É preciso investir na rastreabilidade dos alimentos · alimentos sistemas de automação e...

36
ALIMENTOS - BEBIDAS Editora Casa Grande Ltda - Revista técnica para fabricantes de alimentos e bebidas. Ano V - 2014 Edição 12 ALIMENTOS BEBIDAS & A REVISTA DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS REVISTA É preciso investir na rastreabilidade dos alimentos Sistemas de Automação e Controle de Processos Elevator sanitário para esvaziamento de tambores Dicas de inspeção de produto para ficar a frente da concorrência

Upload: vankhanh

Post on 10-Oct-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ALI

MEN

TOS

- BE

BID

AS

Edito

ra C

asa

Gra

nde

Ltd

a

- R

evi

sta

téc

nic

a p

ara

fab

rica

nte

s d

e a

lime

nto

s e

be

bid

as.

Ano V - 2014Edição 12

ALIMENTOSBEBIDAS&

A REVISTA DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS

REVI

STA

É preciso investir na rastreabilidade dos alimentos

Sistemas de Automação e Controle de ProcessosElevator sanitário para esvaziamento de tamboresDicas de inspeção de produto para ficar a frente da concorrência

Diretor Presidente: Eric Mitsuo ToguchiDept. Com. e Mkt: Elizabeth Cabral

Comercial:[email protected] - 11-95956-5767

Imprensa:[email protected]

Representante comercial:Gerson Candido

Contato geral:[email protected]

Publicação: TrimestralDistribuição: Indústrias e Fabricantes de:Alimentos e Bebidas

Alimentos & Bebidas é uma revista técnica de circulação nacional, direcionada às Indústria e Fabricantes de Alimentos e Bebidas traz informa-ções e tecnologias importantes para o desenvol-vimentos e manutenção das empresas do setor.

Editora Casa Grande Ltda MeSão Bernardo do Campo - SP / Amparo - SPTel: 19-3808-4654 - 11-95956-5767

*As matérias, artigos assinadas por colaboradores, são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião da revista. As opiniões expressas no veículos da Editora Casa Grande são de responsabilidade exclusiva de seus autores

04

FACEBOOK.COM / REVISTAALIMENTOSEBEBIDAS

Imagem da capa fornecida pela Henkel.Créditos

Quando os clientes tem em mente a lucrativi-dade de seus negócios, devem acompanhar as tendências de mercado referentes à automação de processos produtivos e estarem em dia com as inovações técnicas e tecnológicas.

Sistemas de Automação e Controle de Processos 06

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A Cargill e a Copersucar concluíram com sucesso todas as autorizações regulatórias exigidas para formar a Alvean, nova joint venture de comercia-lização de açúcar, com 50% de participação de cada empresa sócia.

Alvean - Nova empresa no mercado de açúcar, formada por Cargill e Copersucar

14

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Por: João Carlos de Oliveira - Presidente da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação

É preciso investir narastreabilidade dosalimentos

18

Com foco na segurança alimentar, a iniciativa é voluntária e vai ajudar ao consumidor na hora da compra

Águas minerais e potáveis de mesa terão o selo do Inmetro 15

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A empresa passa a distribuir e comercializar o gim super premium, feito com uma mistura de 12 botânicos de oito países diferentes.

Campari do Brasil entra no segmento de gim com marca britânica BULLDOG

16

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Lançado com exclusividade no país, YO-MIX® T proporciona melhor viscosidade e textura para iogurtes e bebidas.

DuPont Nutrição & Saúde apresenta solução para o mercado brasileiro delácteos

17

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

As indústrias de alimentos, nutrição esportiva e suplementos nutricionais em todo o País serão beneficiadas.

Grupo MCassab anuncia parceria com a BASF 19

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Em embalagens da Tetra Pak®, sem conservantes e sem açúcar adicionado, novidade é a primeira do mercado brasileiro voltada para o público infantil.

Próativa lança linha de sucos integrais da GalinhaPintadinha

20

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Em Videira, a empresa iniciou suas operações e hoje o complexo industrial exporta para importan-tes mercados internacionais.

BRF celebra 80 anos 21

Este equipamento foi idealizado para transferir fluidos de baixa e média viscosidade desde de seus recipientes originais para linhas de envase ou processo, sem a necessidade de elevar o tambor ou conteiner, resultando em operação segura e eficiente.

Graco lança elevatorsanitário para esvaziamento de tambores e containers

23

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Sete dicas fornecerão conselhos especializados para que você possa escolher e usar sistemas de raios X, e irão suprí-lo com o conhecimento neces-sário para tirar o máximo proveito deste vantajoso investimento.

Dicas de inspeção deproduto para ficar afrente da concorrência

24

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A BASF está apresentando o novo claim “We create chemistry” em seu logotipo. Essa mudança de identidade da marca enfatiza como a BASF co-labora e inova, junto com seus clientes e parceiros, para construir um futuro sustentável.

BASF se prepara para o seu 150 º aniversário em 2015 27

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) detectou, em recente pesquisa de mer-cado, que alguns fabricantes de alimentos estão descumprindo o acordo para redução de sódio firmado com o Ministério da Saúde, desde 2011, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Empresas estrangeiras saem na frente no cumprimento do acordo de redução de SÓDIO em alimentos

22

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Fermentação é o processo pelo qual carboidratos fermentáveis são convertidos pelo fermento em álcool, gás carbônico e numerosos subprodutos.

Medição de grau plato online durante o processo defermentação da cerveja usando o Transmissor de Densidade - DT302

28///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Vanessa Costa - gerente de produto da Basilar, fala um pouco sobre a história da empresa e a campa-nha realizada dos 50 anos da Basilar.

Basilar comemora 50 anos 30

índice - editorial

artigo

om o constante aumento de requisitos quanto à varie-dade de produtos produzi-dos, qualidade assegurada,

otimização da produção e rastreab-ilidade dos produtos na indústria de bebidas e alimentos, bem como à crescente pressão da con-corrência nesse mercado, há cada vez mais a necessidade de que todos os processos apresentem um alto grau de automação e flexibilidade desde o recebimen-to da matéria prima, controle do processo até o envase ou embal-agem do produto final e, portan-to, cada vez mais novas soluções para o controle dos processos in-dustriais estão sendo requeridas.

Os sistemas de automação de processos são constituídos de equipamentos, softwares e técni-cas que possibilitam o controle de determinado equipamento ou processo industrial tendo como objetivo final aumentar a sua eficiência, produzir com menor consumo de energia e de matéria prima, com melhores condições de segurança seja para os op-eradores quanto para o produto, possibilitando assim, uma maior repetibilidade dos produtos pro-duzidos, com menor interferên-cia humana e assegurando uma qualidade final constante.

C

Quando os clientes tem em mente a lucratividade de seus negócios, devem acompanhar as tendências de mercado referentes à automação de processos produtivos e estarem em dia com as inovações técnicas e tecnológicas.

Sistemas de Automação e Controle de Processos

A automação de processos tem como base 2 itens principais:

• Sistema pelo qual os equipamentos, através de medições de operação e de processo, efetuam correções e controles para o funcionamento automático sem necessidade de interferência do homem. Podem fazer parte da automação: hardwares de controle, hardwares de supervisão, e softwares de supervisão e controle.

- Automação:

• Dispositivos instalados nas linhas de processo, chão de fábrica ou equipamentos, para medição das grandezas e características físicas do processo. Entre as principais grandezas medidas temos: temperatura, volume, vazão, nível, pressão, Ph e condutividade.

- Instrumentação:

1) Controladores discretos e de multi loopsEquipamentos com menor capacidade e poucas ferramentas de programação, são utilizados principalmente para controles discretos.

2) PLC/CLP – (controlador lógico programável) Equipamento digital programável com memória para armazenamento de instruções lógicas e implementação de funções específicas como sequencias de operação, temporização, contagem, formulas aritméticas, intertravamentos, controlando processos através de módulos de entradas e saídas das grandezas e situações de chão de fábrica.

Apresentam alta disponibilidade e capacidade, várias ferramentas de programação e propiciam uma automação de alto nível.

Hardwares de Controle

1) Software do PLCResponsável por receber os dados de chão de fábrica através dos instrumentos, analisar e corrigir os mesmos de acordo com o programa, atuando nos dispositivos de campo como atuadores.

2) Software de SupervisãoResponsável pela comunicação com o PLC para apresentar os dados e status do processo para o operador.

Software para sistemas de controle

06

1) SDCD/DCS - Sistemas Digital de Controle DistribuídoEquipamento desenvolvido para controle de processos industriais visando a otimização dos mesmos, diminuição dos custos de pro-dução e melhoria na qualidade dos produtos finais. Apresentam software

Tipos de Sistemas de Controle de Processo

TOPOLOGIA

de programação e hardwares de controle integrados e dedicados.É um sistema de baixa velocidade o que inviabiliza o controle de motores para transportadores “motion”, não permite upload no PLC, apresen-ta alta disponibilidade e robustez, porém o custo de manutenção é alto.

2) SCADA - Supervisory Control and Data AcquisitionSistemas de supervisão e monito-ração de variáveis, equipamentos e processos produtivos.

São softwares específicos conecta-dos ao PLC/CLP através de drives de comunicação e que tem como principais características: software e hardware não são integrados, o sistema apresenta alta flexibilidade com drives de comunicação desen-volvidos para diversos PLC/CLPs, sistema com poucas funcionali-dades, sempre necessitam de 02 bancos de dados (PLC - supervisório).

3) Sistemas de Controle de Processo (Híbridos)São sistemas desenvolvidos de forma integrada para uma única plataforma de PLC/CLP (propri-etária), utilizando um único banco de dados, ferramentas altamente desenvolvidas para análise con-trole de processos, apresentando múltiplas funcionalidades, porém, são desenvolvidos para uma única plataforma de hardware (PLC/CLP) conforme citado acima.

4) Sistemas de Controle de Processos Híbridos - MultiplataformasDesenvolvidos de forma integrada com controladores das melhores marcas do mercado, com um único banco de dados, todas as variáveis de processo pré-desenvolvidas, sistema de aquisição e análise de dados integrados, funcionalidades de MES integradas, possibilidade de conectividade com sistemas

Soluções de TI para grande transparência dos custos e alta produtividadeA Planta de alimentos e bebidas Integrada

Temos hoje no mercado siste-mas de controle integrados para a produção de alimentos e bebidas - Sistema de Execução de Manufa-tura (MES), que combina soluções de TI com controle dos processos operacionais. Além de organizar a execução de ordens de produção, o MES também monitora os pro-cessos e especificações técnicas de produção online, enquanto indica os estados da planta inteira.

Imagine ter a tranquilidade de saber que sua fábrica de alimentos e bebidas está sempre rodando com lucro. O sistema apresenta os dados de produção em tempo real, atribui automaticamente os custos reais para cada ordem e analisa online se a planta está funcionando de forma eficiente. O supervisor de turno teria uma visão geral de toda a planta em sua tela e seria capaz de reagir a eventuais problemas antes que haja um impacto na produção. As especificações do produto atual

seriam exibidas como um tacômetro, a fim de intervir de imediato e de forma eficaz se os valores excederem o nível prescrito. Este não é apenas um sonho de uma planta de alimentos e bebidas, mas uma solução que já está em funcionamento em várias empresas - Sistema Integrado de Controle de Processos e Produção.

Esses sistemas fornecem para a área de TI e Automação as respostas para muitas das perguntas feitas diariamente pela administração da planta de alimentos e bebidas: “Como podemos utilizar melhor o capacidade de nossa fábrica? Além de nossos próprios produtos, nós podemos também ser subcontratados para produzir e/ou engarrafar outras marcas conhecidas, podendo se dar ao luxo de assumir pequenas encomendas especiais?”.

Já para o gerente técnico a grande preocupação é: “As principais receitas de novos produtos muitas vezes

têm de ser adaptadas durante a fase de introdução. Será que este processo requer um programador externo para cada receita? E como podemos manipular as alterações regulares do produto de forma mais eficiente?”.

O gerente de qualidade está preocupado com o cumprimen-to das exigências regulamentares: “Que mudanças no processo são necessárias para cumprir com as normas de produção comuns, como “Segurança Alimentar Inter-nacional” (IFS)? Podemos garantir a rastreabilidade perfeita do produto para garantir a segurança total?”

Todos esses pensamentos levam a uma pergunta-chave: “Como po-demos obter dados de produção atuais, a fim de ser capaz de decidir e reagir de acordo a qualquer mo-mento?” Levantamentos iniciais realiza-dos mostram que esta questão não é tão fácil de responder.

A construção de uma fábrica de alimentos e bebidas em geral exige a participação de muitos fornece-dores de máquinas e instalações, com cada um se concentrando em suas próprias funções específicas.

O fornecedor A fornece o sistema de tratamento de água, o fornecedor B sala de xarope,... muitas vezes vários fornecedores são responsáveis pelas fábricas de engarrafamento. Cada fabricante de máquina usa um sistema operacional ou controle diferente que normalmente só ma-peia a parte do processo que roda em seu próprio equipamento.

ERP e 100% das funcionalidades disponíveis para as principais marcas de PLC/CLP presentes no mercado.A tendência atual do mercado de controle de processos é cada vez mais utilizar os Sistemas de Controles de Processo Híbridos - Multiplataformas em detrimen-to aos sistemas SCADA e SDCD, por que os mesmos apresentam maior funcionalidade e confiabilidade com muito mais flexibilidade.

Os inúmeros fabricantes de equipamentos envolvidos em uma fábrica de bebidas (por exemplo) introduzem vários sistemas de controle de processos. Desta forma, a informação sobre a produção continua distribuida por toda a planta, não há um fluxo contínuo de dados.

08

O processo como um todo rara-mente é levado em conta - e para não mencionar o processo de pro-dução completo.

As informações assim permane-cem distribuídas em toda a plan-ta, nem com um banco de dados comum, nem um fluxo contínuo de dados. Como as ferramentas de planejamento de negócios estão desconectadas dos procedimentos operacionais, a transferência de

Integração através do MES

Instalando um sistema de controle de produção integrada - Sistema de Execução de Manufatura (MES) - em um novo nível, acima da tecnologia de controle de processo heterogêneo, formamos o elo entre o TI da empresa e o controle de processos operacionais.

Ele organiza o processamento de ordens de produção e monitora os processos e especificações técnicas de produção, enquanto exibe o status de toda a planta.

Ao final, todos os sistemas individuais do nível de controle do processo são conectados ao MES. Isto envolve geralmente a utilização de interfaces do banco de dados, ou os sistemas são alternativamente conectados diretamente aos controladores e terminais de operação.

Assim, ilhas de informação fragmen-tadas, são transformadas em uma paisagem integrada de TI com possi-bilidade de conexão a um sistema de negócios de ordem superior, geralmente um sistema de plane-jamento empresarial de recursos, amplamente conhecido como ERP.

O MES usa as ordens de produção emitidas pelo sistema ERP para gerar ordens individuais e adaptá-las para a planta específica. Por exemplo, para fabricar um xarope, misturar isso em uma bebida de um de-terminado lote,..., até o engarra-famento e embalagem. Enquanto

informações de ordem de pro-dução é baseada em papel.

As folhas anexas são transferidas de uma estação de processamen-to para a próxima e requerem uma quantidade considerável de es-forço para garantir que o fluxo de informações permaneça intacto.

Os dados de produção são reg-istrados manualmente e entram muitas vezes no sistema de ERP um

dia depois, com o risco associado de erros de entrada de dados.

Portanto, é impossível para os supervisores acompanhar todo o processo de produção e garantir o seu controle em toda a planta. É claro que essa situação não é possível de ser corrigida do dia para a noite, mas demonstraremos como você pode gradualmente alcançar o obje-tivo de um sistema de controle de processo integrado.

o pedido está sendo processado, o MES recolhe automaticamente e comprime os dados de produção atuais antes de retransmitir os dados preparados para o sistema ERP, onde é avaliado em termos de sua viabilidade comercial.

Caso o MES seja executado em um servidor separado, continua a fun-cionar mesmo se a conexão com o sistema ERP for interrompida temporariamente.

Para uma implementação sem problemas do MES exige-se grandes preparativos. Inicialmente todas as partes do processo fabril devem ser envolvidas, como o laboratório, pro-dução e gestão, pois cada um tem

diferentes necessidades e demandas. Só assim é possível otimizar os pro-cessos e definir onde e quais os da-dos podem ser coletados; ou seja, é um sistema sob medida.

Com esse conceito de sistema inte-grado o cliente alcança o máximo de benefícios com investimentos razoáveis. Se, por exemplo, um operador verificar uma matéria-prima para a linha, o seu consumo é simulta-neamente documentado no MES. Onde o registro automático dos dados não é possível, ou se a in-terligação com o equipamento é muito complexa, a informação também pode ser inserida através de tabelas de entrada de dados.

O novo nível de MES combina Tecnologia da Informação com Controle de Processos Operacionais

10

Com base na matéria-prima e na receita, é possível produzir várias versões de um produto utilizan-do um sistema integrado. Como o MES abrange todas as áreas de produção - dos processos em lote dos tanques de preparação para a produção direta nas linhas de engarrafamento - o gerente de

turno pode, por exemplo, alterar a sequência de ordens, a fim de otimizar a capacidade da planta. Os operadores de fábricas de alimen-tos e bebidas integradas podem se sentir confiantes sobre o futu-ro do seu negócio, mesmo que as exigências do mercado e normas legais mudem.

Muitos clientes afirmam que após o MES eles foram capazes de responder a maioria das perguntas de audito-ria IFS. E se a emissão de carbono precisa ser especificada em cada garrafa, não há problema, pois com esses sistemas integrados avança-dos isso já está em vigor.

Otimização através da transparência

Uma solução integrada fornece à gestão de fábrica de alimentos e bebidas, novas oportunidades para controlar e otimizar os pro-cessos de negócios e técnicos. O MES recolhe automaticamente os dados correntes de produção; ou seja, o tempo de set-up. Que matérias-primas são necessárias / usadas? Quanta energia é usada? Etc.

Estes dados não são transferidos de forma unitária, mas postos em relação com os dados operacionais, de máquinas e ordem especificada. O MES usa esses dados compacta-dos para calcular a Eficácia Geral dos Equipamentos (OEE) e mostrar onde ocorrem perdas de produção.

Dessa forma, CEOs, Diretores e Ge-rentes de fábrica são providos com

uma visão geral de toda a planta, de cada ordem e, portanto, obtêm transparência de dados - a partir do nível operacional para o plane-jamento de negócios das ativi-dades de produção.

Este nível de transparência gar-ante que os gestores tenham os custos reais de cada ordem sobre controle e possam maximizar os impactos nas produções sobre a rentabilidade. O gerente técnico pode reconhecer gargalos e plane-jar investimentos para a otimização de máquinas e instalações de eq-uipamentos.

A qualidade do produto é a prin-cipal prioridade para todos os fabricantes de alimentos e bebidas. Integração online do laboratório no MES permite ao

laboratório e gerente de turno monitorar as especificações em tempo real e intervir prontamente sempre que necessário.

O monitoramento e gravação de dados ajuda a otimizar receitas e processos, por exemplo, a curva da temperatura durante a pasteuri-zação. Durante a produção, o MES orienta o operador quando colher amostras, garantindo assim um alto nível de qualidade.

A gravação precisa de dados de materiais para cada ordem de pro-dução permite o rastreamento do lote ao longo de todo o processo produtivo. O arquivamento a longo prazo de dados de produção pro-tege a empresa no caso de uma reclamação de responsabilidade do produto.

Vista detalhada de uma linha de engarrafamento com informações sobre o status da operação, ordens de engarrafamento em andamento e indicadores de produção.

12

Um Sistema de Automação e Con-trole de Processo Integrado garan-tirá o total suporte à produção e controle de processos em fábricas de alimentos e bebidas. Usuários

Um Sistema de Controle de Processo Integrado

Com a implementação de uma solução MES, os lucros dos fabri-cantes de alimentos e bebidas provém dos benefícios de uma planta integrada. Mas, mesmo que todas as partes da instalação sejam integradas, existe ainda o problema de ter que conviver com inúmeros e diferentes sistemas de controle do processo.

Quanto mais sistemas em operação, mais especialistas são necessários: funcionários ou prestadores de serviços externos para cuidados con-tínuos e manutenção de hardware e software. Assim como a maioria dos fabricantes de alimentos e bebidas trabalham com apenas um siste-ma ERP, eles devem também con-siderar que empregar uma única

solução integrada de controle/ TI é a melhor solução: uma plataforma de sistema integrado para MES, sistema de controle de processos e gestão da linha. Essa integração pode ocorrer gradualmente, ou seja, pode-se migrar o sistema de controle da planta por seções, mas ao final tudo deverá ser moderniza-do de qualquer maneira.

compreenderão cada aspecto do processo tornando-o eficiente e eficaz - por ex.: a partir da entre-ga de matéria-prima e de armazena-

mento, através da produção de xarope controlado por receita e a mistura de bebidas para o engarrafamento, embalagem e expedição.

Artigo escrito por ProLeiT Automação Ltda.Contatos: Bruno Pinto Gil - Diretor Geral | email: [email protected] | telefone: (19) 33747987

Hans Peter Krohn - Comercial | email: [email protected] | telefone: (19) 33747987

Conceito para uma solução integrada de Sistema de Controle de Processos com funcionalidades MES inclusas para uma planta de bebidas e alimentos.

13

indústria

Cargill e a Copersucar con-cluíram com sucesso todas as autorizações regulatórias exigidas para formar a Alvean,

nova joint venture de comercialização de açúcar, com 50% de partici-pação de cada empresa sócia.

Alvean irá operar como uma enti-dade independente e começará a integrar as atividades globais de originação, comercialização e ne-gociação de açúcar bruto e branco.

Conforme anunciado em março de 2014, a Alvean reunirá duas das operações de comércio de açúcar mais importantes e respeitadas do mundo. “Nossos clientes se benefi-ciarão das forças complementares da Copersucar e Cargill”, afirmou Ivo Sarjanovic, novo CEO da Alvean. “Teremos uma sólida cadeia de su-primentos global combinada, uma presença mundial e excelente ges Sarjanovic, que anteriormente diri-

A

• Todas as autorizações regulatórias foram recebidas• Nova empresa será chamada Alvean• Meta é iniciar operações em 1º de outubro de 2014

Alvean - Nova empresa no mercado de açúcar, formada por Cargill e Copersucar

giu o negócio de açúcar global da Cargill, prosseguiu: “Estou muito confiante de que estamos iniciando uma jornada emocionante, que vai remodelar o setor de açúcar.

Estamos reunindo o melhor do tal-ento, da experiência e das capaci-dades da Cargill e da Copersucar, que serão a base sobre a qual vamos construir a nossa empresa nova e diferenciada, a Alvean”.

Soren Hoed Jensen, COO da Alvean, explicou a origem do nome da nova empresa: “Alvi, derivado da palavra latina albus, significa bran-co/cristalino e simboliza o nosso compromisso de ser ético e inclu-sivo perante os nossos parceiros.

O sufixo ‘an’ traz a noção de movi-mento, expressando o dinamismo do mercado de açúcar e o nosso compromisso em ser o elo exclu-sivo entre a oferta e a demanda em todo o mundo.

Alvean buscará novas maneiras de ser inovadora e ágil em benefício dos nossos clientes e fornecedores, trazendo conhecimento do merca-do global abrangente e experiência de negociação”. As atividades de comercialização da Alvean serão sediadas em Gene-bra, Suíça. A joint venture também terá escritórios em Bancoc, Bilbao, Déli, Dubai, Hong Kong, Jacarta, Moscou, São Paulo e Xangai.

www.alvean-sugar

14

Inmetro acaba de publicar a Portaria 307/2014, que esta-

belece os Requisitos de Avaliação da Conformidade para as águas minerais naturais e potáveis de mesa envasadas, comercializadas em embalagens descartáveis e de vidro retornáveis. O objetivo é es-tabelecer os critérios para a cer-tificação voluntária, com foco na segurança alimentar, para ajudar ao consumidor a ter mais uma im-portante informação na hora da compra. Para obterem o Selo de Identifi-cação da Conformidade, as águas mineral e a potável de mesa en-vasadas terão que ser aprovadas em uma série de testes realiza-dos em laboratórios acreditados pelo Inmetro, que incluem desde a inspeção do rótulo e da tampa da

O

Com foco na segurança alimentar, a iniciativa é voluntária e vai ajudar ao consumidor na hora da compra

Águas minerais e potáveis de mesa terão o selo do Inmetro

selo

embalagem, até a determinação das suas características químicas e microbiológicas. O processo de certificação inclui ainda auditorias na empresa responsável pelo en-vase da água, que avaliarão requisitos de boas práticas de fabricação e o atendimento à legislação vigente. A decisão pelo estabelecimento da certificação visa atender pedidos dos próprios envasadores. “Leva-mos em consideração a demanda, nos grandes eventos, por águas minerais e águas potáveis de mesa envasadas.

A segurança alimentar da água é uma das preocupações da popu-lação ao comprar o produto”, afir-ma Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técni-ca e Programas de Avaliação da

Conformidade (Dipac) do Inmetro. Os envasadores que desejam cer-tificar o produto devem procurar um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro no site:

www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp A certificação é voluntária e toma por base regulamentos da Agên-cia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Departamento Nacio-nal de Produção Mineral (DNPM) do Ministério de Minas e Energia.

Por isso, nem todas as marcas terão o selo, mas o consumidor terá um critério a mais para decidir com se-gurança a sua compra em estabe-lecimentos formais.

15

mercado

partir de setembro de 2014 a Campari do Brasil expan-diu seu portfólio com a distribuição de BULLDOG,

considerado um dos gins mais versáteis do mundo.

O acordo assinado pelo Gruppo Campari em 2013, garante a distribuição e comercialização da marca em diversos países, como o Brasil e demais mercados interna-cionais. “BULLDOG é um gim super premium, autêntico, de altíssima qualidade e emocionalmente atraente para consumidores exigentes em todo o mundo”, diz Anshuman Vohra, fundador e CEO da BULL-DOG.

“É uma grande honra firmar par-ceria com uma organização de primeira classe como o Gruppo Campari, que desfruta de uma história tão rica.

Esta parceria se encaixa perfeita-mente em nossa estratégia de ex-pansão global e ajudará a asse-gurar que BULLDOG continue a garantir sua expansão no cenário mundial de gim premium”.

“Estamos muito satisfeitos com a nossa parceria. Com essa novi-dade expandimos nosso portfólio de marcas premium no Brasil, estreando em uma categoria em que não estávamos presentes. BULLDOG chega para completar nossa lista de ingredientes para um Negroni perfeito.”, afirmou Carlos Moura, Diretor Comercial da Campari do Brasil.

Lançado em 2007, o gim BULLDOG foi desenvolvido com uma atitude

A

A empresa passa a distribuir e comercializar o gim super premium, feito com uma mistura de 12 botânicos de oito países diferentes

Campari do Brasil entra no segmento de gim com marca britânica BULLDOG

inovadora em um segmento tradi-cional e conservador de gim super-premium. Desenvolvido por Anshuman Vohra, um ex-banqueiro da JP Morgan, que adquiriu sua paixão pela bebida ainda jovem, quando desfrutava de gim-tônicas com seu pai.

Inspirado por suas viagens pelo mundo, Vohra, com a aju-da de seu master distiller, desenvolveu o blend de 12 botânicos originários de oito países que garantem à BULLDOG seu sabor único e harmonioso.

BULLDOG é comercial-izado pela Campari do Brasil em todo o ter-ritório nacional e tem o preço sugerido de R$100,00.

16

mercado brasileiro de iogurtes é único e exige soluções customizadas para atender os desafios e as exigên-

cias desta indústria. Em linha com as demandas deste setor, a DuPont Nutrição & Saúde apresenta aos fabricantes de pro-dutos lácteos um produto mais prático e inovador, que auxilia na produção de iogurtes e bebidas lácteas. YO-MIX® T é uma nova geração de culturas, desenvolvida para melhorar a textura dos produ-tos lácteos produzidos e comercializa-dos no Brasil, atendendo as neces-sidades dos fabricantes quanto ao tempo de fermentação e pós-acidi-ficação.

OLançado com exclusividade no país, YO-MIX® T proporciona melhor viscosidade e textura para iogurtes e bebidas

DuPont Nutrição & Saúde apresenta solução para o mercado brasileiro de lácteos

Desenvolvido com exclusividade para o país, o lançamento oferece importantes benefícios, como sa-bor suave devido ao pH estável, controle do processo de fermen-tação e produção, transporte e arma-zenamento mais práticos devido ao formato liofilizado. Diferenciais importantes e que abrem novas oportunidades para os fabricantes de iogurtes. “É um segmento estratégico devido ao seu grande potencial de cresci-mento, principalmente, no que diz respeito às alternativas que podem ser levadas aos consumidores fi-nais, considerando aspectos físicos e sensoriais no produto acabado”, destaca José Fernandes, gerente

de Vendas para Lácteos, Sorvetes e Bebidas DuPont Nutrição & Saúde Brasil. O executivo também desta-ca que testes de qualidade com-provam a eficiência de YO-MIX® T para iogurtes e bebidas lácteas, sendo a solução mais indicada para a indústria no Brasil. “Esta-mos trazendo mais uma tecnologia de ponta, alinhada às necessidades do mercado de lácteos no Brasil. A combinação do amplo conheci-mento da empresa em tecnologia de alimentos, suporte técnico alta-mente qualificado e plantas-piloto de aplicação, reforça o compromis-so da empresa com este mercado”, completa o Fernandes.

fabricante de válvulas espe-ciais de alta performance AZ Armaturen acaba de conquis-tar a certificação SIL 3 (Safety

Integrity Level), em conformidade com a IEC 61508 Ed.2 – 2010, para os produtos fabricados em sua uni-dade brasileira.

A companhia é a primeira em sua área de atuação no País a conquistar esta rigorosa certificação.

Emitida pela Exida, principal agência certificadora nesse segmento, a certificação concedida à AZ Arma-turen do Brasil atesta a integridade,

A

Companhia é a primeira em sua área de atuação no País a obter a rigorosa certificação que atesta produtos industriais mais seguros e menos suscetíveis a acidentes

Fabricante de válvulas especiais AZ Armaturen do Brasil conquista certificação SIL

repetibilidade, confiabilidade e asse-gura a menor susceptibilidade de falhas em produtos.

“É importante ressaltar que, apesar da crescente demanda e exigência por produtos de qualidade assegu-rada, os mercados brasileiro e lati-no-americano ainda são carentes de válvulas com tais níveis de certifi-cação” enfatiza Alexander Schmidt, diretor da AZ Armaturen do Brasil.

Ao adquirir produtos com certifi-cação SIL, companhias de todos os segmentos garantem processos industriais mais seguros e menos

suscetíveis a acidentes.

O processo de certificação SIL da AZ Armaturen exigiu investimen-tos de US$ 180 mil e teve início em maio de 2013. Projetos detalha-dos das válvulas e suas respectivas análises de falha, bem como a ca-pacidade técnica da AZ Armaturen foram minuciosamente avaliados e aprovados pela agência certifica-dora Exida.

A AZ Armaturen recebeu certifi-cação SIL 3 para sua unidade fabril em Itatiba (SP) e para toda sua linha de válvulas Macho e Esferas.

novidade

artigo

as últimas semanas, os con-sumidores brasileiros se de-pararam, novamente, com a retirada de produtos das

gôndolas dos supermercados. No-vos lotes de leite com suspeita de contaminação passaram por recall, assim como um lote de achoco-latado com alteração no sabor e odor. O recolhimento dos itens das prateleiras é cautelar, e busca examinar amostras dos alimentos para garantir a segurança de quem os consome.Quando uma situação dessas acontece, é preciso agir com rapi-dez para evitar que mais unidades sejam vendidas e, assim, evitar que o problema tome proporções maiores.

É aí que a rastreabilidade assume um papel fundamental. Graças

N

É preciso investir na rastreabilidade dos alimentos

João Carlos de OliveiraPresidente da GS1 Brasil

Associação Brasileira de Automação

a ela, é possível adotar medidas emergenciais, já que o processo permite identificar onde ocorreu a contaminação química, biológi-ca ou perda de qualidade e retirar logo o produto de circulação.

Tudo isso acontece em função das informações que podem ser capturadas por meio do códi-go de barras ou por sistemas de identificação por radiofrequên-cia, e que permitem acompanhar todo o trajeto do produto, desde a matéria-prima, passando pela indústria até chegar às prateleiras do varejo. É possível agregar infor-mações adicionais como: o número lote, a data de validade ou o peso.

A padronização de dados dos bens alimentares na cadeia de su-primentos se torna cada vez mais

necessária e gera maior confiança por parte do consumidor. Com um sistema de identificação em to-das as fases de produção dos ali-mentícios, é possível a localização ágil e segura de cada item.

O Brasil não pode perder mais tem-po. É preciso investir na rastreabi-lidade, pois, o mais importante, é estar preparado para enfrentar e resolver eventualidades.

Quem faz a lição de casa ganha duas vezes: conquista a confiança do consumidor e abre as portas para o comércio mundial, que tam-bém tem sido criterioso quanto ao controle de origem. Tecnologias existem. O que precisamos é que elas sejam aplicadas.

18

Unidade de Negócios Nu-trição Humana do Gru-po MCassab, que fabrica pré-misturas de vitaminas

e minerais há 25 anos, comemo-ra sua recente parceria com a líder mundial na indústria química, a em-presa alemã BASF. “Após um inten-so estudo do mercado brasileiro, a BASF selecionou o Grupo MCassab como seu parceiro no Brasil para a fabricação de misturas nutricionais utilizando os seus ingredientes e para a distribuição exclusiva dos seus ingredientes funcionais em sua forma pura”, informa Gustavo Dosualdo, diretor da divisão Life-Science do Grupo MCassab. Com esta iniciativa, segundo Dosualdo, as empresas passam a aproveitar as muitas sinergias que possuem

A

As indústrias de alimentos, nutrição esportiva e suplementos nutricionais em todo o País serão beneficiadas

Grupo MCassab anuncia parceria com a BASF

indústria

para oferecer aos seus clientes soluções mais completas e um maior suporte para as indústrias dos setores de alimentos e bebi-das, nutrição esportiva e suplemen-tos nutricionais. “Para nós, da BASF, a complementaridade entre nossa alta qualidade na fabricação de vi-taminas e ingredientes funcionais e a expertise do Grupo MCassab em produzir pré-misturas e distribuir rapidamente ao mercado é o pon-to-chave da nossa parceria e trará o nível de excelência que queremos proporcionar aos nossos clientes”, afirma Cláudio Tacconi, gerente de Nutrição Humana para América Latina.

“Nosso objetivo é oferecer um produto diferenciado e criar mais oportunidades de crescimento

aos nossos clientes”, conta Flávio Campos, Gerente da Unidade de Negócios da Nutrição Humana.

Sobre a parceria com a BASF, o executivo ressalta o fato de a companhia ser reconhecida mun-dialmente pelo pioneirismo e alta qualidade no fornecimento de in-gredientes nutricionais, como vita-minas, e os ingredientes funcionais ômega-3, Licopeno, Luteína e Fi-tosterol. A parceria envolve o atendimento a empresas de todo o Brasil. “A sinergia do trabalho das duas em-presas deverá elevar a capacidade de atendimento às demandas dos clientes para o fornecimento de vitaminas e minerais”, afirma Cam-pos.

novidade

A PróAtiva Alimentos apre-senta ao mercado a linha de sucos 100% integrais e água de coco verde da Galinha

Pintadinha. Nos sabores maça, uva, laranja, maça com morango e maça com uva, a linha ainda conta com água de coco verde.

Os sucos são produzidos na con-ceituada Vinícola Kranz, por meio de uma rigorosa seleção onde são processadas somente as melhores frutas. Além disso, os sucos de uvas são compostos por uma mescla de quatro variedades, proporcionan-do o melhor sabor.

Em embalagens da Tetra Pak®

H

Em embalagens da Tetra Pak®, sem conservantes e sem açúcar adicionado, novidade é a primeira do mercado brasileiro voltada para o público infantil

Próativa lança linha de sucos integrais da Galinha Pintadinha

de 200 ml, os sucos Galinha Pin-tadinha são 100% puros, não têm adição de açúcar e conservantes, têm tonalidade e sabores naturais e não contem glúten.

De acordo com Benni Cejkinski, Diretor da PróAtiva Alimentos, o lançamento atende a crescente de-manda dos consumidores por pro-dutos integrais e saudáveis. “Alia-mos a imagem positiva e cativante da Galinha Pintadinha a um produ-to de qualidade incomparável, com 100% de fruta, em uma embala-gem segura”, afirma Benni.

As embalagens cartonadas da Tetra Pak® são formadas por seis

camadas de materiais - quatro de polietileno, uma de papel e uma de alumínio -, que criam uma barreira protetora impedindo a entrada de luz, água, ar e microorganismos.

De acordo com Eduardo Eisler, Vice-presidente de Estratégias de Negócios, a embalagem preserva o sabor, o aroma e as características nutricionais dos alimentos. “So-mando essa proteção ao tratamen-to térmico, os produtos ganham longa vida e podem ser transporta-dos sem adição de conservantes ou refrigeração aos locais mais remo-tos, com total segurança”, explica Eisler.

20

Em Videira, a empresa iniciou suas operações e hoje o complexo industrial exporta para importantes mercados internacionais

BRF celebra 80 anos

BRF comemora 80 anos de atividades. A escolha da data remete à instalação da pri-meira fábrica da companhia

destinada à produção de proteína animal, ocorrida em 18 de agosto de 1934 na cidade de Videira (SC).

A unidade deu origem à Perdigão que, após a fusão com a Sadia, passou a denominar-se BRF. Com a união das duas empresas líde-res de mercado, criou-se no Brasil um dos maiores players mundiais do setor alimentício, reforçando a

A posição do país como potência no agronegócio.

A BRF atua nos segmentos de carnes, alimentos processados, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados.

Hoje, detém as marcas Perdigão e Sadia, classificadas entre as mais valiosas do Brasil, além de Qualy, Batavo e Elegê, líderes de em suas categorias.A marca Perdigão é admirada pelo consumidor por seu custo

benefício favorável e está presente na mesa dos brasileiros com uma ampla linha de produtos, como Mortadela Ouro, Meu Menu, Mini Chicken, Sanduba, Na Brasa e Clay-bon.

Assim como todo o portfólio de marcas da BRF, a vocação pela inovação também está no DNA da Perdigão e o lançamento da marca Chester®, em 1983, é um exemplo emblemático: a ave especial tornou-se sinônimo de categoria nas comemo-rações de final de ano.

indústria

legislação

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) de-tectou, em recente pesquisa de mercado, que alguns fabri-

cantes de alimentos estão descum-prindo o acordo para redução de sódio firmado com o Ministério da Saúde, desde 2011, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, OMS.

O acordo prevê uma redução no consumo de sódio até 2020 de pelo menos cinco gramas de sal por pessoa diariamente, o equiva-lente a 2000 mg de sódio.

Entre os produtos avaliados, 11% apresentaram maior teor de só-dio do que o permitido, caso de macarrões instantâneos, pães de forma, bolos, biscoitos, salgadin-hos e temperos, inclusive de marcas multinacionais.

Outro estudo encomendado pelo

O

Empresas estrangeiras saem na frente no cumprimento do acordo de redução de SÓDIO em alimentos

Ministério da Saúde em conjunto com a ABIA (Associação das In-dústrias da Alimentação) indicou também que, algumas marcas ain-da não cumprem o estabelecido. A pesquisa foi feita com 172 marcas de massas instantâneas, 102 de pães de forma e 13 de bisnaguinhas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, foi a responsável pela análise de 54 produtos coleta-dos em nove estados e 40 tiveram seus índices de sódio reduzidos para abaixo da meta. No entanto, o restante ainda não está de acordo com a recomendação.

Neste sentido, as empresas es-trangeiras saíram na frente e têm seguido à risca esta determinação. É o caso da empresa alemã de ali-mentação especial, Dr. Schär, de-tentora da marca ComidaMed. Entre os alimentos, distribuídos exclusivamente no Brasil pela

CMW Saúde, estão aqueles volta-dos para pacientes com os chama-dos Erros Inatos do Metabolismo (EIMs) como fenilcetonúria, acide-mia glutárica ou orgânica, homo-cistinúria, tirosinemia, distúrbios no ciclo de ureia e do catabolismo da leucina e a doença do xarope de bordo.

“As empresas estrangeiras vêm cumprindo rigorosamente as recomendações da OMS. A CMW Saúde distribui produtos de ali-mentação especial e a responsabi-lidade aumenta.

No caso dos Erros Inatos do Me-tabolismo, a concentração pro-teica deve ser maior, porém com menos quantidade de sódio. Isso representa economia e praticidade para o paciente, além de risco zero de ingestão de sódio acima do recomendado”, disse Carlos Eduardo Gouvêa, diretor da CMW Saúde.

22

ocê ainda usa talhas e cor-rentes para levantar e des-carregar tambores e con-teiners?

O Elevador Graco Saniforce é a solução ideal, rápida, segura e san-itária.

Este equipamento foi idealizado para transferir fluidos de baixa e média viscosidade desde de seus recipientes originais para linhas de envase ou processo, sem a ne-cessidade de elevar o tambor ou conteiner, resultando em operação segura e eficiente.

Graco lança elevador sanitário para esvaziamento de tambores e containers

A Graco possui linha completa de bombas sanitárias além de sistemas para esvaziamento de tambores e conteiners com até 99% de eficièn-cia de transferência.

As bombas de duplo diafragma e pistão atendem às especificações FDA e tem capacidadde para trans-ferir diversos fluidos na indústria de alimentos, bebidas, cométicos e farmacêuticos, mesmo aqueles mais viscosos, até 1.000.000 cps.

O exclusivo selo inflável nos des-carregadores de tambor e con-teiner fornecem solução eficiente, segura e completamente sanitária para a indústria.

O elevador Graco Saniforce é uma estrutura em aço inox capaz de manipular com facilidade bombas de pistão nas relações 2:1, 5:1 e 6:1. O equipamento conta com con-trolador de ar comprimido para elevação e operação da bomba, sendo completamente fechado e selado, permitindo sua limpeza no local de trabalho.Seu braço articulado permite ainda o esvaziamento de múltiplos recipi-entes em um mesmo local.

O equipamento é oferecido nas versões fixo e móvel e atende as exigèncias FDA quanto aos mate-riais e construção.

novidade

V

23

dica

om tantos sistemas de inspeção de produto disponíveis para a indústria de fornecimento de alimentos, os fabricantes

e processadores de alimentos precisam conhecer que sistema melhor atende as suas exigências e como utilizá-lo para desfrutar de todo seu potencial. Estas sete

C

Dicas de inspeção de produto para ficar a frente da concorrência

Por Kyle Thomas, Gerente da Unidade de Negócios Estratégicos (SBU), Eagle Product Inspection

dicas fornecerão conselhos espe-cializados para que você possa escolher e usar sistemas de raios X, e irão suprí-lo com o conhecimen-to necessário para tirar o máximo proveito deste vantajoso investi-mento.

1. Saia na frente da concorrência

com uma estratégia eficiente de inspeção de produto. Dentro da indústria de produção e processamento de alimentos, é vital identificar e remover corpos estranhos antes que os produtos cheguem ao consumidor. Uma estratégia de inspeção de produto abrangente permite a você prote-

24

ger seus clientes, o consumidor fi-nal e a reputação da sua marca, ga-rantindo que os produtos estejam livre de contaminação além de re-duzir o risco de recalls de produtos.

Para saber que tipo de tecnologia de inspeção de produto você deve escolher e onde ela deve ser imple-mentada, é aconselhável que você siga os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Con-trole (HACCP) por toda sua linha de produção. Primeiramente, você deve conduzir uma auditoria da análise de perigo para identificar os pontos mais vulneráveis de con-taminação, bem como as maiores ameaças de contaminação.

Se o risco potencial para sua pro-dução está no metal, borracha, plástico, vidro e/ou mesmo ossos calcificados, então a tecnologia de raios X é a escolha recomendada para a inspeção de produto.

Uma vez selecionada a tecnologia de inspeção correta, então você precisa estabelecer seus Pontos Críticos de Controle (CCPs), isto é, pontos de fragilidade na sua linha, aplicar ações corretivas e promover os processos de gerenciamento de dados.

Seguindo os princípios HACCP, você não só prevenirá a contami-nação por toda sua linha de pro-dução, mas também auxiliará a conformidade com a maioria das diretrizes de segurança alimentar, que estão agora baseadas na HACCP. Estas incluem a Norma mundial do Consórcio Britânico de Varejistas (BRC),

Padrão Internacional Certificado (IFS) e o US Food and Drug Adminis-tration (FDA). Os fabricantes que estão em conformidade com as normas de segurança alimentar e com as di-retrizes do varejo são elegíveis a exportar seus produtos a mercados lucrativos e lojas conhecidas por todo o mundo.

2. Verifique futuramente sua aquisição de sistema de raios XQuando você decide investir em um novo sistema de inspeção de produto, o potencial cenário de alterações de sistema deve sempre ser levado em conta. As modernas

máquinas de raios X são projeta-das com um alto grau de compati-bilidade e são, portanto, capazes de lidar com uma diversa gama de produtos de diferentes formas e tamanhos. Além disso, alguns siste-mas de raios X permitem atualizações, melhorias ou a implementação de recursos adicionais.

As tecnologias de raios X atuais são versáteis e capazes de inspe-cionar uma variedade de produtos embalados, incluindo alimentos multitexturizados, úmidos e secos, e produtos pequenos a médios e a granel, recipientes rígidos, frascos de vidro e latas metálicas. Em re-sumo, não há limites relacionados ao tipo de produtos que os raios X podem inspecionar em busca de contaminantes.

3. Os recursos adicionais dos raios X podem proteger ainda mais seus lucrosA tecnologia moderna de raios X pode oferecer diversidade e flexibili-dade, ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro e a melhorar a repu-tação da sua marca, preservando seus produtos.

A tecnologia de inspeção atual, como a de raios X, oferece benefícios adicionais para a detecção de con-taminantes, como por exemplo, a capacidade de desempenhar uma ampla gama de verificações de qualidade em linha, como contar componentes, identificar produtos quebrados ou faltantes, inspecio-nar a integridade do selo e verificar danos de embalagem.

Avaliando os níveis de enchimento, o sistema também ajuda a evitar o enchimento excessivo ou insufici-ente de seus produtos, levando à redução de custos nos produtos excessivamente cheios e, conse-quentemente, do desperdício cau-sado pela imprecisão, bem como evitar a não conformidade dos requisitos de rotulagem de con-teúdo.

Os regulamentos atuais relaciona-dos com as declarações do conteú-do líquido não são rigorosos com as poucas orientações das agências reguladoras quanto aos critérios de aplicação. Entretanto, as reformas sugeridas na legislação, como o reforço na verificação de confor-

midade com os requisitos de rotu-lagem para conteúdos líquidos, da Federal Trade Commission (FTC) (Comissão de Comércio Federal) enfatizam a importância de se ter sistemas multifuncionais em locais que facilitam a conformidade com tais legislações.

Normas de segurança alimentar à parte, a fidelidade e a confiança do cliente são altamente dependentes da integridade dos produtos ali-mentares e isto pode ser preser-vado com os benefícios adicionais que a tecnologia de raios X pode fornecer.

4. Proteja a reputação da sua marca e documente os proces-sos de inspeção do produto As normas de segurança do produ-to estão sendo reforçadas em todo o mundo e é, portanto, essencial que você atenda as rigorosas nor-mas industriais.

Os fabricantes que buscam ex-pandir seus negócios e fortalecer suas capacidades de exportação devem estar em conformidade com as diretrizes de segurança alimentar do varejo, bem como com os regulamentos internacio-nais e regionais.

Programas de proteção internacio-nal, como a Iniciativa Global para a Segurança dos Alimentos (GFSI), ajudam produtores a exportar mundialmente através da harmoni-zação das normas de segurança ali-mentar, tornando seu cumprimento mais fácil às empresas. Como resul-tado, os requisitos de segurança ali-mentar estão se tornando cada vez mais similares em todo o mundo. As novas tecnologias oferecem aos fabricantes e processadores a ca-pacidade de coletar e documentar dados. Os processos operacionais vitais estão conectados à coleta de conjunto de dados, como dados históricos dos sistemas de inspeção de produtos da rede.

Os dados a seguir são armazenados em um banco de dados em um ser-vidor que pode ser fácil e remota-mente acessado, com um software de estatística que pode recuperar informações valiosas, como linhas de tendência, relatórios de produto

25

ou informação de código de barra, permitindo que você aja de modo efetivo e melhore suas operações. A tecnologia avançada como ca-pacidades de documentação pode servir como prova de qualidade e integridade do produto e for-necer diligência apropriada no caso de recall de produto, quando for necessário provar que as pre-cauções de segurança alimentar foram tomadas durante os estágios de produção e processamento.

5. Reduza o tempo de higieni-zação, escolhendo um sistema de raios X robustoA limpeza de máquinas de raios X não tem que ser penosa. Estão dis-poníveis sistemas que fazem este processo tão fácil como contar até três. Na indústria de produção e processamento alimentar, é essen-cial manter os mais altos padrões de higiene. Portanto, as máquinas precisam ser robustas para supor-tar processos químicos de limpeza em ambientes agressivos de la-vagem, como os encontrados nas instalações de processamento de carne e laticínios.

O ciclo de lavagem pode ser de-morado, devido à dificuldade de remover proteções pesadas, en-tretanto, máquinas especifica-mente projetadas podem ajudá-lo a tornar o processo de limpeza e manutenção muito mais simples e rápido.

Alguns sistemas, por exemplo, são construídos agora com chapas grossas de aço inoxidável, cor-tadas e soldadas entre elas, para garantir limpeza fácil e sanitização melhorada, eliminado pontos de acúmulo de resíduos de alimentos. Você também deve procurar adotar sistemas de raios X onde a esteira transportadora levanta facilmente através da liberação rápida de uma alavanca.

Isto beneficia significativamente os operadores, visto que podem acessar rapidamente áreas cruciais internas da máquina; uma operação que pode levar até 20-30 minutos com outros sistemas, causa tempo de inatividade indesejado, produtivi-dade reduzida e assim contratem-pos financeiros.

6. Garanta que você tem o nível correto de assistência para seu negócioA assistência que seu negócio oferece aos clientes também de-pende da assistência que seu for-necedor de máquina oferece a você. Portanto, você deve avaliar as necessidades do seu negócio com base na sua capacidade de pro-dução: você precisa de assistência local durante as horas de trabalho, assistência 24 horas, manutenção on-line remota e ainda com que rapidez você precisa da solução?

Antes de suporte corretivo, você também deve considerar o suporte proativo, por exemplo, um Acordo de Manutenção Preventiva ajudará você a garantir que seu equipa-

mento seja mantido na sua melhor condição de operação, antecipan-do qualquer potencial problema de assistência no futuro. Além disso, tra-balhar com um parceiro respeitável pode garantir que você e sua equipe sejam treinados adequada-mente para tirar o maior proveito do seu sistema. Do conhecimento básico sobre como usar e fazer a manutenção da sua máquina até o treinamen-to de segurança radiológica, os agentes de serviço técnico devem estar aptos a fornecer assistência e orientação de acordo com as suas necessidades.

7. Não se esqueça das peças de reposiçãoEm um evento improvável, se algu-ma coisa estivesse errada com seu sistema de raios X, você saberia o que fazer e onde solicitar as peças de reposição, se necessário?

Antes de investir em um novo siste-ma de raios X, sempre leve em con-ta uma rede de assistência e vendas do fornecedor de tecnologia - uma rede global de distribuidores, es-pecialistas em manutenção e as-sistência oferece a você um conta-to direto e garante que você terá ajuda técnica e peças de reposição para sua máquina fácil e rapida-mente onde quer que você esteja.

No final, os custos de implemen-tação e manutenção de um sistema efetivo de inspeção por raios X são muito mais baixos do que os po-tenciais custos com a contaminação do produto. Seu negócio pode realmente se dar ao luxo de não possuir um?

Kyle Thomas, Gerente da Unidade de Negócios Estratégicos (SBU)

Kyle Thomas, Gerente da Unidade de Negócios Estratégicos (SBU) da Eagle Product Inspection, é re-sponsável pela pesquisa e desen-volvimento e pela expansão do portfólio de produtos da Eagle para atender às demandas de clientes e potenciais clientes no mercado de processamento e produção de ali-mentos e bebidas.

Kyle trouxe uma vasta experiência e um alto nível de perspicácia de negócios para este papel, desen-volvido por mais de 28 anos na Mettler-Toledo, que adquiriu a Ea-gle Product Inspection no início de 2011.

Kyle tem ocupado posições se-niores em várias partes do negócio, mais recentemente como Diretor de Marketing na Mettler-Toledo Hi-Speed nos EUA.

Kyle detém um BA em Gerencia-mento de Marketing pela University of Northern Iowa.

26

BASF está apresentando o novo claim “We create chemistry” em seu logotipo. Essa mudança de identidade

da marca enfatiza como a BASF colabora e inova, junto com seus clientes e parceiros, para construir um futuro sustentável.

A nova abordagem é derivada da estratégia “We create chemistry”, que foi anunciada em 2011. “Desde que lançamos esta estratégia, a BASF está cada vez mais focada em oferecer aos seus clientes produtos e soluções funcionais baseados na química, como uma combinação inteligente de compostos.

Por isso, este é o momento certo para dar o próximo passo e mudar do ‘The Chemical Company’ para o ‘We create chemistry’. O novo claim refere-se não só a ciência, mas também a química entre as pessoas, que é o core da BASF e sua marca” explica Dr. Kurt Bock, presidente do Conselho Administra-tivo e Executivo da BASF.

Inicialmente, “We create chemistry” será utilizado no logotipo em cir-cunstâncias diretamente relaciona-das ao aniversário de 150 anos da empresa.

A partir de primeiro de janeiro de 2015, será aplicada de forma generalizada em toda a BASF. Os outros elementos de design corpo-rativo da companhia, por exemplo, as seis cores da empresa, permanecerá inalterada.

De acordo com o propósito da companhia “We create chemistry for a sustainable future”, o objetivo

A

BASF se prepara para o seu 150º aniversário em 2015

da BASF é reunir pessoas e ideias em um processo de co-criação.

A empresa está convidando todos a colaborar no desenvolvimento de soluções para os desafios globais relacionados com a vida urbana, energia inteligente e comida du-rante o ano de aniversário. Para estimular a discussão, a empresa lançou uma plataforma online in-terativa chamada Creator Space™ em www.creator-space.basf.com. Aqui, os clientes, os cientistas, o público e os especialistas da BASF são convidados a trocar ideias e pensamentos.

Em 2015, percepções das con-versas online será a base para as discussões em inúmeros eventos de co-criação virtuais em todo o mundo. O objetivo é usar o ano de aniversário para impulsionar a inovação e fazer uma contribuição duradoura para a sociedade e os negócios da BASF. “A nossa história de 150 anos mostra que a química é um facilitador para ideias e soluções. Inovação no sé-culo 21 exigirá novas estratégias e ferramentas, por isso as redes so-ciais são uma parte importante do mix. Convidamos todos a participar da conversa no Creator Space™on-line”, disse Bock.

As discussões de aniversário são

focadas em três temas:

“We create chemistry” é apresentado como o novo claim do logo da BASF Ampla discussão sobre os futuros desafios da vida urbana, energia inteligente e alimentos Lançamento da plataforma online Creator Space™

Em 2050, haverá mais de nove bilhões de pessoas vivendo na terra. As ne-cessidades da crescente população mundial por boas condições de vida, de energia e de alimentos só podem ser alcançados por meio de

inovações. A BASF identificou três tópicos em que a química desem-penha um papel importante e que formará o foco do programa de aniversário:

Vida urbana: Estima-se que mais de 70% da população mundial será urbana em 2050. As cidades crescem rapidamente, assim como os desafios sociais, ambientais e econômicos. Um exemplo é garantir o fornecimento de água potável, melhor a gestão de resíduos, bem como oferecer mobilidade e habi-tação eficiente e acessível.

Energia inteligente: Dramatica-mente crescente a demanda energéti-ca é um dos desafios mais urgentes do mundo. Um futuro de energia mais inteligente requer mais energia proveniente custo-eficiente de re-cursos limpos e renováveis como a eólica e a solar, aumentando a eficiência energética e melhorando o armazenamento e transporte de energia.

Alimentação: O desafio de alimen-tar a crescente população mundial, proporcionando uma oferta sustentável de alimentos é um dos mais cruciais para as próximas décadas. Evitar o desperdício de alimentos, garantin-do alimentos nutritivos; e melhorar a eficiência da produção de ali-mentos é necessário para evitar a desnutrição.

Mais detalhes do programa de aniversário serão anunciados em uma conferência de imprensa no dia 4 de dezembro de 2014 e, em seguida, haverá atualizações regu-lares sobre todas as atividades no Creator Space online.

indústria

27

artigo

ermentação é o processo pelo qual carboidratos fermentáveis são convertidos pelo fermen-to em álcool, gás carbônico

e numerosos subprodutos. O pro-cesso de fermentação é depen-dente da composição do mosto, do fermento, e das condições de fermentação.Os fatores que afetam as condições de fermentação são tempo, tem-peratura do mosto, volume, design do fermentador, pressão, agitação, e correntes no mosto. Estes fatores podem afetar a taxa de fermentação, a extensão da fermentação, e a qualidade da cerveja produzida. Para se moni-torar o processo de fermentação é utilizado o Grau Plato, que é uma unidade de concentração definida como a porcentagem em massa de sacarose presente em uma solução. Conhecendo-se o Grau Plato é pos-sível monitorar e controlar o pro-cesso de fermentação da cerveja.

F

Medição de grau plato online durante o processo de fermentação da cerveja usando o Transmissor de Densidade - DT302

• O processo de fermentação da cerveja

Transmissor de Densidade

Modelo Sanitário DT302S

O DT302, Transmissor de Densidade e Concentração, é um instrumento projetado para medição contínua e online da densidade e concen-tração de líquidos, diretamente nos processos industriais.

Este instrumento utiliza o princípio do diferencial de pressão hi-drostático (d=Δp/g.h), para calcu-lar a densidade do fluido depro-cesso. É um produto patenteado que apresenta uma sonda, imersa no fluido de processo, onde se lo-calizam dois sensores de pressão e um sensor de temperatura, que é usado para compensar automati-camente qualquer variação do pro-cesso.

Técnicas especiais usadas na pro-dução e montagem dos sensores de pressão e de temperatura permitem que pequenas variações no processo sejam instantaneamente informadas ao transmissor, que calcula a densidade do fluido com grande precisão, através de um software dedicado.

Conhecendo-se a densidade e a temperatura do fluido de processo, o software calcula o Grau Plato. O transmissor fornece um sinal de saída proporcional à faixa calibra-da, que pode ser usado para moni-toração e controle do processo de fermentação da cerveja.

• Medição contínua e online do Grau Plato

• Instalação do DT302S - Modelo Sanitário

A instalação do DT302 é feita direta-mente no tanque de fermentação. Foi desenvolvido um adaptador que pode ser instalado em tanques novos ou existentes e que evita a necessidade de se utilizar solda,

portanto não é necessário polir o tanque novamente.O Transmissor de Densidade modelo sanitário utiliza conexão do tipo tri-clamp para acoplar o equipamento ao processo.O formato da sonda foi espe-cialmente projetado para permitir a limpeza CIP sem a necessidade de se retirar o equipamento do pro-cesso. O acabamento superficial da sonda segue as recomendações da norma 3A da FDA.

O DT302 é uma unidade única e integrada, sem eletrônica remo-ta. Informações para identificação, configuração, ajuste de range e diagnósticos podem ser acessados remotamente, via ferramentas de configuração.

Este equipamento que utiliza dois fios para alimentação e comu-nicação, pois é alimentado pela própria malha, proporciona leitura direta da densidade, do Grau Plato e da temperatura em unidades de engenharia, via protocolo de co-municação digital ou no indicador local. Caso necessário pode-se re-calibrar o instrumento online sem retirá-lo do tanque e sem interromper o processo.

DT302S - Instalado no Tanque de Fermentação

28

• Comparação entre os resultados obtidos com o DT302 (online) e o Beer Analyzer (laboratório)Muitas cervejarias ainda utilizam a amostragem manual e análise em laboratório para monitorar o Grau Plato durante o processo de fermentação da cerveja.

Este processo pode facilmente ser controlado pela medição do Grau Plato, utilizando-se o DT302 em uma malha de controle.

Medições on line indicam o exato status do processo, em tempo real, permitindo ao operador reagir ime-diatamente caso ocorra qualquer variação indesejada no processo. Isto reduz erros e perdas comu-mente associadas à tomada de amostras.

Análises de laboratório somente mostram uma fotografia instantânea do processo.

O DT302 indica o exato instante que o processo de fermentação terminou e portanto o tanque está pronto para ser refrigerado, dando início ao processo de maturação da cerveja, permitindo a otimização do consumo de energia do sistema de refrigeração do tanque, reduzin-do custos.

Seguem análises reais (tabela e gráfico) comparativas entre a medição online do Grau Plato feitas com o DT302 e análises de labo-ratório feitas com o Beer Analyzer, que necessita que a amostra seja filtrada e desgazeificada antes de realizar a medição:

Curva real de fermentação com DT302 e Beer AnalyserDT302

Muitas são as vantagens de se utilizar o Transmissor de Densidade DT302 durante o processo de fermentação da cerveja, dentre as quais:• Medição contínua em tempo real do Grau Plato, da Densidade, da Temperatura e do Volume Compensado;• Possibilidade de automatização do processo;• Otimização do sistema de refrigeração dos tanques, reduzindo os custos de energia;• Eliminação ou grande redução do custo de mão de obra, relacionado com tomadas de amostras;• Eliminação de perdas e leituras erradas resultantes de tomadas de amostras;• Possibilidade de reação imediata no caso de desvios do Grau Plato durante o processo de fermentação;• Provisão de dados em tempo real para o sistema de gerenciamento e controle de processo;• Disponibilização máxima de dados para a execução do controle estatístico do processo (melhora do controle de qualidade);• Aumento da confiabilidade do processo, garantindo maior uniformidade e qualidade ao produto final.

• Conclusão

29

entrevista

história da BasilarEm 1964, uma época em que fazer macarrão de qualidade era um privilégio de poucos,

a Basilar, um modesto pastifício de Jaboticabal, interior de São Paulo, se propôs a comercializar a sua receita especial de família, aquela com sabor irresistível, passada de

A

Vanessa Costa - gerente de produto da Basilar, fala um pouco sobre a história da empresa e a campanha realizada dos 50 anos da Basilar

Basilar comemora 50 anos

mãe pra filha, feita com amor e que sempre fica no ponto certo.

Trazendo em seu próprio nome o significado de “fundamental” e “base de tudo”, o pequeno comércio logo expressou sua personalidade e ficou conhecido como fabricante do “macarrão de verdade”.

Em 2003, a marca foi adquirida pela M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, uma em-presa do setor de alimentos que produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. Atualmente, a MDB conta com mais de sessenta anos

30

de existência, é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compro-misso com fatores importantes para o desenvolvimento econômi-co e social do país. E a Basilar é, atualmente, líder em vendas de massas no interior de São Paulo.

O que significa para a Basilar comemorar 50 anos de história?Conquistar 50 anos no mercado nos deixa muito felizes, pois reflete a qualidade dos nossos produtos e a confiança dos varejistas e dos consumidores finais na marca. É a recompensa do trabalho de nossa equipe que se esforça para atender às expectativas dos clientes e do mercado, oferecendo o que há de melhor.

A marca realizou alguma ação específica para comemorar seus 50 anos?Em março, a Basilar lançou a cam-panha “Uma história em cada mesa” com ações em TV aberta, blitz em rádios, exposição em mídia exterior, PDVs e mídias sociais.

A campanha reforçou a preocu-pação da marca em acompanhar a constante evolução dos consumi-dores e do mercado, bem como, incentivou o compartilhamento e o reconhecimento de histórias em um momento único de reunião, celebrando a troca de experiências: as refeições.

É em torno da mesa que diversas histórias são compartilhadas e são nesses momentos que a Basilar está sempre presente.

Para a TV, além de ações de merchandising em programas lo-cais do SBT e da Band, foram pro-duzidos dois filmes de 15 segundos que foram veiculados nas redes afiliadas da Rede Globo no interior de São Paulo.

Os filmes retrataram situações corriqueiras vividas pelas famílias no momento das refeições. Outros dois vídeos foram produzidos para veiculação exclusiva no canal do YouTube e no Facebook da marca.

Com esta campanha, a Basilar ini-ciou sua participação nas mídias sociais, com ações em plataformas como Instagram e Facebook, im-plementando assim sua presença no meio online. No Instagram, um perfil foi criado para postagem de fotos e vídeos com passo a passo de receitas preparadas com os pro-dutos da marca.

Já o Facebook é alimentado diaria-mente com novidades e notícias da Basilar. O site também foi renova-do. Com layout simples e moderno, o conteúdo está direcionado para a linha de produtos e receitas.

Nos meses de setembro e outubro, a Basilar realizou uma campanha de comunicação em Jaboticabal, cidade onde começou sua história e onde se localizam sua fábrica e centro de distribuição. O objetivo era celebrar o aniversário da marca, que há 50 anos leva produtos de qualidade e tradição às mesas de milhares de famílias no interior de São Paulo.

A campanha contou com ações em veículos impressos, rádio, rede social e mídia externa. Nos jornais foram incluídos encartes que contém receitas deliciosas, todas feitas com produtos Basilar e criadas espe-cialmente para a data.

Qual é a área de atuação da Basilar?A área de atuação da Basilar é grande, marcando presença em todo o interior de São Paulo, exceto na Baixada Santista e no Vale da Paraíba.

Há muitos anos a marca é líder absoluta em seu principal merca-do, mas também está no norte do Paraná e no triângulo mineiro. Essa posição de destaque vem sendo mantida há muitos anos, fruto de uma conquista que pode ser resu-mida em uma única palavra: quali-dade.

A fábrica e o centro de distribuição da Basilar ficam em Jaboticabal? O que a marca representa para a cidade e como ela contribui com o seu desenvolvimento? A Fábrica e o Centro de distribuição estão há 50 anos na cidade de Ja-boticabal e sem dúvida, foi e é muito importante para o desen-

volvimento econômico da região através da geração de empregos diretos e indiretos para os mora-dores de Jaboticabal e arredores.

A fábrica fica em um local espe-cífico para facilitar a logística?A atuação da marca Basilar é especificamente no interior de São Paulo que é onde sua fábri-ca e CD estão localizados, isso é um fator importante para redução das despesas e agilizar o processo logístico.

Como funciona a logística da marca?Hoje 70% das entregas são feitas via frota própria e 30% por agrega-dos.

Recentemente a empresa realizou algum investimento em equipamentos? Por pertencer a M.Dias Branco, uma empresa de capital aberto, a Basilar não pode falar sobre investi-mentos.

Houve algum lançamento ou mudança nas embalagens recentemente?Em comemoração aos seus 50 anos, a Basilar está apresentando novas embalagens para todas as linhas.

O logo está com formas mais modernas, acrescentamos a data de fundação da empresa que re-força a tradição e houve a inclusão de traços dourados para refina-mento.

Em relação ao layout, a principal mudança foi a inclusão de janela nas duas laterais do pacote, o que permite que o consumidor tenha uma melhor visualização do produ-to, além de favorecer a sua exposição lateral na gôndola.

Também alteramos a hierarquia das informações nas embalagens, dando maior importância ao novo logotipo da marca que agora está centralizado.

Optamos por dar destaque espe-cial ao prato preparado, que ilustra nossa massa e traz um maior appetite appeal ao produto. A informação do tempo de cozimento também ganhou destaque a fim de auxiliar o consumidor no preparo da massa.

31

cobertura de feira

e 5 a 7 de agosto o Expo Center Norte tornou-se o principal ponto de encontro do setor de ingredientes ali-

mentícios na América Latina, quan-do recebeu a 18ª Food ingredients South America 2014 (FiSA), evento do portfólio da UBM Brazil.

A feira reuniu 700 marcas expositoras nacionais e internacionais, contabi-lizando mais de 13 mil visitantes qualificados. “Recebemos importantes fabricantes, distribuidores e em-presas do setor, que apresentaram inovações em matérias-primas e tecnologias para a indústria de alimen-tos e bebidas”, diz Fernando Alon-so, gerente do evento. “Este ano a FiSA veio com força total na parte de nutrição. Para a DSM, a partici-pação é importante, pois passamos por várias mudanças e aproveit-

D

Novas empresas expositoras, produtos surpreendentes e realização de negócios marcaram esta edição do evento

Food ingredients South America 2014 reúne marcas líderes da indústria e especialistas no principal evento do setor de ingredientes alimentícios no Brasil e América Latina

amos o evento para expor novas propostas, como novas tecnologias e serviços”, explica Fabiana Assis, vice-presidente para Nutrição Humana na América Latina.

Para a Döhler, que lançou no evento a linha de Sucos Detox, uma das principais qualidades do evento é a visibilidade que o mesmo pro-porciona. “Durante os três dias re-cebemos muitos clientes, com vários projetos que foram concretizados na feira. Poderemos ampliar nossa participação no setor de bebidas”, analisa a gerente de Marketing Jane Vieira.

Atrações e Congresso Entre os destaques das conferên-cias, o Health Ingredients, organi-zado pela drª Gláucia Maria Pastore (UNICAMP/FEA) mostrou proprie-

dades funcionais de frutas brasile-iras pouco pesquisadas. O estudo apresentado sugere que o merca-do brasileiro tem enorme potencial na produção de insumos naturais para a indústria de alimentos.

Pesquisas de mercado também foram apresentadas por empresas conceituadas mundialmente, como Mintel e Euromonitor, que apon-taram fortalecimento do ativismo do consumidor e o aumento da venda de sucos, água engarrafada e chás, respectivamente. Segundo Ewa Hudson, da Euromonitor Inter-national, 65% do crescimento do setor de bebidas até 2019 deve se originar da venda desses produtos.

Muitas empresas aproveitaram sua participação no evento para apre-sentar novidades que aguçaram

32

o paladar dos visitantes, a exem-plo dos queijos em pó da Tovani Benzaquen Ingredientes, aromas naturais para bebidas da Univar e diversos tipos de azeites pro-duzidos com extratos de frutas da Amazônia da Beraca.

Innovation Tours Cerca de 50 visitantes participaram do Innovation Tours, visita focada e guiada nos estandes de empresas expositoras da Food ingredients South America, tais como DSM, Döhler, Ingredion, Merck, Gelita, entre outras, que apresentaram as principais tendências em produtos naturais. O programa, coordena-do em conjunto com a Equilibrium Consultoria, foi testado e aprovado pelos participantes.

New Products Zone Pela primeira vez na Food ingredients South America, o espaço New Products Zone, em parceria com a

Mintel, apresentou os lançamen-tos de produtos de expositores e as tendências em ingredientes e produtos de consumo. Entre as novidades expostas, o Kokumi Taste Yeast Extract, pó de levedura que evidencia o sabor dos produ-tos da Angel Yeast; a linha de Su-cos Detox da Döhler, as Gominhas de Nutrição da DSM, o Chocolate Veggie Milkshake, achocolatado com vegetais como batata-doce, cenoura, brócolis e adoçado com cana-de-açúcar, entre outros.

Fi Excellence AwardsNa noite do dia 5 de agosto, os vencedores do Fi Excellence Awards – o Oscar da indústria al-imentícia – foram anunciados no jantar de celebração no Restaurante VIP durante a Fi South America.

Na categoria Produto Alimentício Funcional Mais Inovador, a bebida a base de frutas de baixa caloria “Lu-

minus Life”, da W Pesquisa, Tecno-logia e Indústria de Alimentos foi a vencedora. Em Produto Alimentício Mais Inovador, quem levou o troféu foi a “Pipoca Gourmet”, da Pipó. Já na categoria Ingrediente Ali-mentício Mais Inovador, a Ingredion foi a vencedora com o substituto de farinha de trigo “Precisa Bake GF”, solução para produtos sem glúten.

Além disso, a FiSA aconteceu em paralelo com a CPhI South America, único evento focado em ingredientes farmacêuticos da America Latina e que possibilitou a sinergia entre empresas e especialistas de ambos os setores, que oferecem, cada vez mais, produtos voltados ao bem estar e que atuam na manutenção da saúde. Em 2015 os eventos acontecerão no final de agosto, de 25 a 27, em novo local, no Transamérica Expo Center.

Assista o vídeo da cobertura da Fi South America no portal:www.alimentosebebidas.com.br

seção cobertura de feiras.

33

34

rincipal fabricante de equipa-mentos para processamento de alimentos, a FOODesign, uma empresa do grupo tna,

lançou internacionalmente sua série automatizada a óleo quente batch-pro® 12 de fogões e frita-deiras. Já bastante conhecido nos EUA, o modelo inovador da FOODe-sign oferece uma forma eficiente de cozinhar raízes e outros vegetais, como batata, cenoura, taro, beterraba e chips de cherovia.

Com capacidade de aquecimento variando entre 90 e 272 quilo-gramas por hora, a fritadeira in-dustrial de última geração da FOODesign otimiza a produção, oferecendo níveis incomparáveis de desempenho e confiabilidade.

O sistema batch-pro® 12 de aquecimento direto da FOODesign oferece eficiência e sustentabilidade para o processamento de chips de raízes vegetais. Juntamente com o design de alta eficiência do queima-dor do equipamento, a produção pode ser aumentada enquanto a consistência é mantida.

Por exemplo, um sistema batch-pro® 12 da FOODesign permite o cozimento lote a lote de fatias mais grossas de batata para obter chips mais crocantes e de melhor qualidade, tornando cada mordi-da uma ótima experiência de de-gustação. Os sistemas precisos de perfilamento de temperatura e os

P

Foodesign lança internacionalmente a série Batch-Pro® 12 de fogões e fritadeiras

recursos de recuperação rápida de aquecimento garantem consistên-cia de sabor e cor em cada lote.

Com maior ênfase na redução do desperdício, a FOODesign tem feito grandes esforços para garan-tir a sustentabilidade e a eficiên-cia de seus produtos. A série de fogões batch-pro® 12 incorpora um inovador sistema de filtra-gem contínua de óleo para ajudar a remover partículas pequenas e grandes.

Durante o cozimento, as fatias de batata usam 30 por cento do óleo, ou seja, 70 por cento permanece após a fritura do lote. O óleo rema-nescente é posteriormente filtrado e misturado com o novo óleo para voltar a níveis de 100 por cento. Paralelamente a este sistema de circulação contínua de óleo, o con-trole total da temperatura também é mantido por meio de sistemas de controle constantes e por zona, oferecendo a regulação definitiva do calor no processo de cozimento e fritura.

Além de oferecer recursos incom-paráveis em termos de processa-mento, os componentes mecânicos do equipamento são facilmente acessíveis e podem ser consertados rapidamente, assegurando uma produção estável e a garantia de longa vida útil. Graças a seu design de concepção robusta, a série batch-pro® 12 da FOODesign pode su-

portar décadas de uso exigente, permitindo um longo período de funcionamento e a redução do custo total de propriedade.

Ao comentar sobre esse lançamen-to, o gerente de vendas da FOOD-esign, Neil Anderson, afirmou: “Após 20 anos levando soluções inovadoras aos nossos clientes nos EUA, decidimos lançar nossa revo-lucionária série batch-pro® 12 de fogões e fritadeiras internacional-mente. Estamos empenhados em oferecer os mais altos níveis de de-sempenho e conhecimento técnico aos nossos clientes. Desta forma, a série batch-pro® 12 é a melhor solução para todos os fabricantes de alimentos que desejam aumentar a produtividade, oferecendo o mais alto padrão de qualidade em ali-mentos, sabor e segurança.”

A FOODesign também oferece uma linha completa de acessórios para equipamentos que otimizam seu design, permitindo que o produ-to atenda a diversas necessidades industriais. Entre esses acessórios estão exaustores, eliminadores de névoa de óleo, equipamentos ali-mentadores e fatiadores de bata-tas, máquinas condimentadoras e muito mais.

Para mais informações sobre a linha completa de equipamentos e soluções de processamento de alimentos da FOODesign, acesse www.foodesign.com

novidade