domingo xi | tempo comum 12 de junho de 2016 série ii ... · de – ao saber que ele estava à...

2
CONVÍVIO DOMINGO XI | TEMPO COMUM | ANO C 12 de junho de 2016 Série II Número 492 Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora A parábola que Jesus conta, parece significar, não que o perdão resulta do muito amor manifestado pela mulher, mas que o muito amor da mulher é o resultado da atitude de misericórdia de Jesus: o amor manifestado pela mulher nasce de um coração agradecido de alguém que não se sentiu excluído nem marginalizado, mas que, nos gestos de Jesus, tomou consciência da bondade e da misericórdia de Deus. (…) Jesus empenha -se em mostrar a Simão que não é marginalizando e segregando que se pode obter uma nova atitude do pecador; mas que é amando e acolhendo que se pode transformar os cora- ções e despertar neles o amor: essa é a perspectiva de Deus. O perdão não se dá a troco de amor, mas dá-se, simplesmente, sem esperar nada em troca. | in site dos Dehonianos Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa. Então, uma mulher uma pecadora que vivia na cida- de ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e, chorando muito, banhava-Lhe os pés com as lágrimas e enxugava-lhos com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume. Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pensou consigo: «Se este homem fosse profe- ta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora». Jesus tomou a palavra e disse- lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele respondeu: «Fala, Mestre». Jesus conti- nuou: «Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?» Respondeu Simão: «Aquele suponho eu a quem mais perdoou». Disse- lhe Jesus: «Julgaste bem». E voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-Me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos peca- dos, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama». Depois disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados».

Upload: votu

Post on 07-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CONVÍVIO DOMINGO XI | TEMPO COMUM | ANO C

12 de junho de 2016 Série II – Número 492

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

A parábola que Jesus conta, parece significar, não que o perdão resulta do muito amor manifestado pela mulher, mas que o muito amor da mulher é o resultado da atitude de misericórdia de Jesus: o amor manifestado pela mulher nasce de um coração agradecido de alguém que não se sentiu excluído nem marginalizado, mas que, nos gestos de Jesus, tomou consciência da bondade e da misericórdia de Deus. (…) Jesus empenha-se em mostrar a Simão que não é marginalizando e segregando que se pode obter uma nova atitude do pecador; mas que é amando e acolhendo que se pode transformar os cora-ções e despertar neles o amor: essa é a perspectiva de Deus. O perdão não se dá a troco de amor, mas dá-se, simplesmente, sem esperar nada em troca. | in site dos Dehonianos

Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa. Então, uma mulher – uma pecadora que vivia na cida-de – ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e, chorando muito, banhava-Lhe os pés com as lágrimas e enxugava-lhos com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume. Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pensou consigo: «Se este homem fosse profe-ta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora». Jesus tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele respondeu: «Fala, Mestre». Jesus conti-nuou: «Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?» Respondeu Simão: «Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou». Disse-lhe Jesus: «Julgaste bem». E voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-Me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos peca-dos, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama». Depois disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados».

LEITURAS | DOMINGO XI | TEMPO COMUM | ANO C

Ref: Perdoai, Senhor, minha culpa e meu pecado.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

2 Sam 12, 7-10.13

31(32), 1-2.5.7.11

Gl 2, 16.19-21

Lc 7, 36-50

Informações

PEDRAS VIVAS| PÃEZINHOS DE SANTO ANTÓNIO Os Pedras Vivas realizam, neste sábado e domingo, a venda dos “Pãezinhos de Santo António”.

COMUNIDADE JUVENIL E O EUROPEU DE FUTEBOL Comunicado da Comunidade Juvenil: "A CJA quer Portugal Campeão! Convida-mos toda a paróquia para que venha aplaudir connosco os golos de Ronaldo e companhia. Temos caracóis, tremoços e a boa da imperial. Os jogos serão visu-alizados no salão paroquial, num ecrã de grandes dimensões, nos próximos di-as 14 (20H), 18 (20H) e 22 (17H). Os fundos angariados serão destinados aos jovens da nossa comunidade que vão participar na Jornada Mundial da Juven-tude em Cracóvia. Contamos consigo?"

NOITE DA SANTIDADE Dia 17 de junho (sexta feira), às 21H30, na igreja matriz, realiza-se um momen-to de oração organizado pela Comuni-dade Juvenil: “Noite da Santidade: bem aventurados os misericordiosos”.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO| PASSEIO Relembra-se o passeio que o grupo do Apostolado da Oração vai realizar a Aveiro, no dia 25 de junho. Informações: cartório ou Palmira Silva: 214939128.

MÁQUINA DE BEBIDAS QUENTES No espaço do cartório está instalada uma máquina de bebidas quentes: cafés (expresso / longo / pingado / com leite), chá com limão, capuccino, leite, choco-late. Passe por lá!