doenças de pele relacionadas ao trabalho

21
Segurança do Trabalho Segurança do Trabalho

Upload: sianerj

Post on 01-Dec-2015

26 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

Page 2: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

DOENÇAS DE PELE RELACIONADAS AO TRABALHO.

Page 3: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

DERMATITE DE CONTATO

Umas das doenças mais comuns em trabalhadores são as chamadas dermatite de contato. Ela afeta principalmente as mãos e os pés,mas pode, nos casos mais graves, atingir toda a superfície do corpo. São mais comuns nas pessoas com pele sensível ou seca, ou em crianças. E podem ocorrer pelo contato prolongado com substâncias químicas presente nos produtos em geral.

Cerca de 80% das dermatoses ocupacionais são produzidas por agentes químicos, substâncias orgânicas e inorgânicas, irritantes e sensibilizantes. A maioria é de tipo irritativo e um menor número é de tipo alergênicas (sensibilizante).

Page 4: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

DERMATITE DE CONTATO

Apesar de, na maioria dos casos, não produzirem quadros considerados graves , porém, são com muita frequência, responsáveis por desconforto, prurido, ferimentos, traumas, alterações estéticas e funcionais que interferem na vida social e no trabalho.

Page 5: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

DERMATITE DE CONTATO

Para diagnosticar e manter um correto tratamento para as doenças de pele é necessário:o Observar o quadro clínico;o Histórico da exposição ocupacional, observando o início do quadro e o início da exposição ao agente e localização das lesões;o Melhora com o afastamento e piora com o retorno ao trabalho;o E outros recursos como exames, entre outros podem auxiliar. No entanto, a melhor maneira de identificar a doença é estudando os produtos nos quais a vítima está exposta e o real contato com os produtos afim de definir corretamente a dermatose relacionada.

Page 6: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

MAIS NA VERDADE O QUE É DERMATITE?

Dermatite é uma doença de pele que se caracteriza por inflamação e irritação. Os sintomas são vermelhidão e descamação, podendo ser acompanhados por dor.

Page 7: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

OS VILÕES DA DERMATITE DE CONTATO

o Agentes Químicos: drogas ou qualquer produto químico, como solventes (thinner, gasolina e querosene), tintas, resinas, ácidos e álcalis (cimento, cal, ácido clorídrico, sulfúrico e nítrico). o Agentes Físicos: luz solar, radiações, eletricidade, traumas, fricção, atrito, calor e frio. Agentes biológicos: vírus, bactérias, parasitas, fungos e plantas. missão da doença para outras pessoas.o Agente Biológicos: vírus, bactérias, parasitas, fungos e plantas. missão da doença para outras pessoas.

Page 8: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

COMO SE PREVINIR

De acordo com as estatísticas as dermatites alérgicas de contato e as dermatites de contato por substâncias irritantes representam cerca de 90% dos casos das dermatoses ocupacionais. Para manter a pele saudável, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como luvas, capacete, sapatos e macacões ou roupas adequadas, e creme protetor nas partes expostas do corpo.Também é de responsabilidade da empresa orientar para evitar esses problemas durante as atividades laborativas, sendo de extrema importância, a adequada higiene individual e o uso do EPI conforme a atividade desenvolvida.

Page 9: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

COMO PREVENIR

Uma das melhores maneiras de se prevenir as doenças de contato é utilizando sempre a Luva de PVC corretamente, sem que para isso tenha que vira-lá ao contrário levando assim a não proteção das mãos. Pois somente desta forma estará protegendo suas mãos de agentes químicos, esses os maiores causadores das dermatites. Lembre-se: Realizar a dobra de dois dedos no final do cano da Luva para evitar que o resíduo entre em contato com a pele.

Page 10: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

COMO PREVENIR

Os seus pés é uma área também muito afetada por dermatites. E a maneira não menos importante para se prevenir é o uso adequado do Calçado de Segurança, além de prevenir a contaminação com produtos químicos, protege contra materiais perfurocortantes e nos casos de Botas de PVC protege os pés das áreas molhadas. Lembrando que meias, anti-séptico, calçados úmidos, também podem gerar dermatite de contato, por isso procure diariamente trocar as meias e manter o calçado limpo e assiado.

Page 11: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

COMO PREVENIR

A infecção micótica é uma causa frequente de erupção nos pés, especialmente sob a forma de bolhas pequenas ou profundas erupções vermelhas. Em determinados casos, a pessoa que tem uma infecção micótica crônica nos pés desenvolve dermatite nas mãos devido a uma reação alérgica ao fungo. Os fungos costumam fixar-se em zonas úmidas do corpo, onde roçam duas superfícies cutâneas: entre os dedos dos pés, nas virilhas e por baixo das mamas. As pessoas obesas são mais propensas a sofrer estas infecções porque possuem muitas pregas cutâneas.

Page 12: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

COMO PREVENIRPara que se evite possíveis dermatites relacionadas a roupas, uso de bijuterias, calçados úmidos, reações alérgicas entre outras. É recomendado um correto asseio pessoal, evitando sempre o contato direto com o agente ( químico, físico e o biológico) sendo realizado a prevenção por meio dos EPI’s adequados, Luvas, Calçados de Segurança, Respiradores. Além de um apropriado cuidado individual com a sua higiene diária, com simples hábitos como: Secar bem as mãos após lavá-las, evitar o uso demasiado de produtos que já de seu conhecimento o processo de alergia, secar rigorosamente entre todos os dedinhos dos pés, evitando o acumulo de umidade, trocar diariamente as meias, aos que possuem um pouco mais de gordura localizada procurar manter o local das dobrinhas bem seca.

Page 13: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO

Sendo uma infecção micótica o diagnóstico será realizando quando houver suspeita, de presença de fungos quando for observado uma erupção vermelha e inflamada numa das áreas frequentemente afetadas. O médico pode habitualmente confirmar o diagnóstico raspando uma pequena porção de pele para a examinar ao microscópio ou colocando-a num meio de cultura que fará desenvolver o fungo de forma que seja possível identificá-lo.

O tratamento como sempre é baseado principalmente em evitar a exposição ao produto. Para alívio dos sintomas, usar pomada corticóide e, se necessário, o uso de antihistamínicos por via oral.

Page 14: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

Page 15: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

Page 16: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

É provocada pelo dano cumulativo relacionado ao uso reiterado de substância cáustica. Predominam os elementos eritema, ressecamento, hiperqueratose (espessamento cutâneo significativo) e fissuras, com prurido, ardor e dor relativos. São exemplos clássicos os eczemas das mãos das donas-de-casa, provocados por sabões e detergentes, as dermatites de contato dos dentistas e cirurgiões, em geral, produzidas pela lavagem freqüente das mãos.

Page 17: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

Dermatite de contato em indústria metalúrgica proveniente do contato com fluído de corte.Ou seja, líquido ou gás aplicado na ferramenta utilizada no processo de usinagem, facilitando o processo de corte.

Page 18: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

Contato com Cromo e Borracha do EPI

Contato com Cimento molhado

Contaminação ambiental ou por contato com agressivos agrícolas.

Page 19: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

Dermatite de contato proveniente das áreas expostas (rosto) assim como cobertas (joelho) á produtos frequentemente usados em metalurgia (óleo de corte). As áreas de mecânica também sofrem constantemente com essas dermatites como por exemplo as graxas que são utilizadas diariamente nos processo de trabalho.

Page 20: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

ALGUNS EXEMPLOS

Leuconíquia: Contaminação por corantes têxteis. Metahemoglobinemia

Dermatose em faxineira devido a acidente com soda cáustica.

Page 21: Doenças de Pele Relacionadas ao Trabalho

Segurança do Trabalho

DERMATITE DE CONTATO

ENTÃO, POR QUE NÃO FAZER A SUA PARTE NA HIGIENE DIÁRIA E NA PREVENÇÃO

CONSTANTE?