documento eap 2010

22
MOVIMENTO PÓLEN Documento do EAP 2010

Upload: theodor-konrad-wojcikiewicz

Post on 22-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Documento do Encontro de Avaliação e Planejamento 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Documento EAP 2010

MOVIMENTO PÓLEN

Documento do EAP 2010

Page 2: Documento EAP 2010

APRESENTAÇÃO

O EAP 2010 aconteceu na Pousada Verde Ambiente, em Antônio Carlos, nos dias 04, 05, 06 e 07 de fevereiro. Em meio a um clima de oração, espiritualidade, seriedade, alegria, amizade e descontração foram feitos a avaliação e o planejamento do Movimento Pólen, 2009 e 2010 respectivamente. Para este encontro, foram feitas reuniões na Catedral, onde estiveram presentes os membros da coordenação 2009 e 2010 e os membros da equipe de Assessoria. Sendo assim o clima de comunidade e fraternidade já estava se construindo para um melhor encontro de avaliação e planejamento.

O Pe. Pedro iniciou este momento falando da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, sobre o documento de Aparecida e sobre os valores cristãos.

Nosso EAP de 04 a 07/02 de 2010 quer ser, como os demais, além de um encontro de Avaliação e Planejamento do Movimento Pólen um Encontro de Oração Comunitária, Litúrgica e de Estudo de um Tema, que orientará a vida dos Polens em 2010, desde a Palavra de Vida até o testemunho cristão diário nos mais diversos ambientes e situações.

O tema escolhido na reunião preparatória em 19/01 de 2010 é: "ser cristão missionário; o discipulado e a missão evangelizadora no Movimento Pólen.

Vamos estudar este tema: de forma bíblica e orante ao longo do EAP, em momentos reservados para a oração. O tema de 2010 e o tema "A arte de Amar" (2009) serão a base para a nossa avaliação, e o planejamento 2010.

2

Page 3: Documento EAP 2010

Ser cristão católico (pólen) é ser discípulo missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ser discípulo supõe um mestre que chama; é aprender com ele.

Supõe a resposta alegre, dada ao mestre por quem foi chamado. Isto acontece quando há o encontro entre Cristo que chama e quem aceita o chamado.

Ser discípulo supõe uma missão que, para o cristão, é a de Evangelizar. Por isso, o cristão é chamado a ser discípulo missionário.

3

Page 4: Documento EAP 2010

Lista de Presença - XXXVII EAP – Fevereiro de 2010NOME COMUNIDADE/ETAPA/REPRESENTA1. Graziella Rodrigues Medeiros

Bom Caminho/Renovação/Secretária 2009

2. Arielle Francine Wojcikiewicz

Cristo Encarnado/Aprofundamento/Secretária 2010

3. Fernanda Maria Trentini Carneiro

Grão de Mostarda/Renovação/Assessoria 2010

4. Viviane Pereira Machado

Terra Fértil/Básico/comunidade

5. Gabriel Laus de Oliveira Terra Fértil/Básico6. Mateus Santana Reis Permanecer no

amor/Renovação/Formação 20097. Rodrigo Guedes Vieira Bom Caminho/Renovação/Coordenador

2009/ Formação 20108. Pe. Pedro Martendal Diretor Espiritual9. Canda Warken Maria do Sim/Casais/Casal assessor

201010. Miguel Warken Maria do Sim/Casais/Casal assessor

201011. Larissa Campos da Silva

Cristo Ressuscitado/Aprofundamento/Liturgia 2010

12. Alice Parisi Freitas Bom Caminho/Renovação/Canto 201013. Eliziane Silva Bom Caminho/Renovação/Canto 200914. Rafaella Rodrigues Medeiros

Bom Caminho/Renovação/Assessoria2009

15. Daniel Dias de Oliveira Jacques

Bom Caminho/Renovação/Comunidade

16. Bruno Carlos Gomes Permanecer no Amor/Renovação/Assessoria 2009/10

17. Eduardo Medeiros Laureano

Bom Caminho/Renovação/Liturgia 2009

18. Alexandre Guedes Vieira

Permanecer no Amor/Renovação/Assessoria 2009

19. Dayana Fernandes da Silva

Permanecer no Amor/Renovação/Assessoria 2010

4

Page 5: Documento EAP 2010

20. Willian João de Souza Permanecer no Amor/Renovação/Acolhida 2009

21. Tânia Aparecida Campos da Silva

Maria do sim/Casais/Espirituais Básico

22. Carlos da Silva Maria do sim/Casais/Espirituais Básico23. Rosiani Siveira Coelho Maria do sim/Casais/Espirituais

Renovação24. Lucio Maria do sim/Casais/Espirituais

Renovação25. Imara Maria do sim/Casais/Espirituais

Renovação26. Rodrigo Ramos Matos Espírito Santo/Casais/Espirituais Básico27. Priscila Medeiros Wagenführ Matos

Espírito Santo/Casais/Espirituais Básico

28. Aleksandra Mãe Peregrina/Casais/Espirituais Básico29. Marcelino Osmar Vieira

Maria do sim/Casais/Espirituais Renovação

30. Raquel Heloisa Guedes Vieira

Maria do sim/Casais/Espirituais Renovação

31. Carlos Eastman Espírito Santo/Casais/Espirituais Básico32. Lucas Eastman Permanecer no

Amor/Renovação/Comunidade33. Matias Eastman Permanecer no Amor/Renovação/

Síntese 2009 e Acolhida2010

34. Jaime Laus Divina Luz/Casais/Casal assessor 2009

5

Page 6: Documento EAP 2010

INTRODUÇÃO E TEMA DO EAP 2010

Meditação da passagem de Mt 4, 18-22 - “Ser pescadores de homens”A reunião da manhã iniciou com o tema “ser cristão”. Falou em ajudar os católicos a descobrirem o seu batismo, a evangelizar quem sabe menos. ‘Quem está mais próximo, ajudar a quem está longe. Ajudar as pessoas que não conhecem Jesus’. O movimento passou por dificuldades e muitos acharam que iria acabar, mas houve um grupo de pessoas que reacendeu a chama. Quem reavive a chama do Movimento é Jesus. Devemos conhecer a missão evangelizadora do Movimento Pólen, se o movimento não seguir essa missão, ele não irá para frente. Estar atento para o que Jesus tem para nos mostrar. Tudo o que existe no Mov. Pólen é estudado, nada é decidido na hora, apesar de ter sido notado há uns tempos pra cá uma forma de escolha muito precipitada. Renovar o nosso “ser cristão” nos retiros. Em todos os espaços ter a missão de evangelizar. O pólen é por natureza desprender-se de uma flor e ir à outra e fecundar, o pólen garante a continuidade da vida. Se desprender de si, de gostos pessoais, do seu grupo. O estudo do EAP será orante, acredita-se ser inspirada pelo espírito santo.O que entendemos por discípulos? Sinônimo de aluno. Discípulo vem do verbo aprender, alguém que se entrega aos ensinamentos do mestre e quer sempre aprender mais. E quando o mestre vê que o discípulo quer aprender mais, o mestre fica muito feliz. Quem se torna discípulo têm o desejo de ser missionário, fazer o que Jesus fez. O mestre não é o Pe. Pedro é Jesus. O mestre da unidade e comunhão é Jesus. ‘Estamos na vitrine do mundo e muita gente passa por nós’.

6

Page 7: Documento EAP 2010

Fidelidade é uma resposta que precisa ser trabalhada e estudada. Existem hoje no mundo três ditaduras, a do individualismo, do relativismo e do sexualismo. Somos todos alunos da ditadura, com elas perdemos o equilíbrio e paz. Não se encontra mais nos jovens o entusiasmo em seguir Jesus. O entusiasmo maior é em conseguir uma carreira. A todos Jesus confia a missão de evangelizar.

TRABALHO EM GRUPO I – TEMA DO EAP

- Com base no tema proposto para o EAP: "O discipulado e a missão", discutir entre os membros do grupo as seguintes perguntas (será partilhado em grande grupo):

1. O que é ser discípulo?2. Onde, como e porque o Pólen deve ser discípulo?3. A que o Pólen é chamado?4. Como realizamos a missão?

1. Uma das maneiras de ser discípulo é estudando a bíblia, vamos entender o que é ser discípulo, como ser um. Com a palavra de vida nós temos uma base do que seguir. Discípulo é o aluno que segue o mestre pra todo lado. Na antiguidade eles aprendiam sobre moral e ética e se passava muito tempo com o mestre para aprender sempre mais. Ser discípulo é estar próximo de Jesus, o pólen nunca se afastou de Jesus, sempre teve a certeza de agir com Cristo. Acontece do pólen às vezes não entender o chamado de Jesus. O pólen nunca deixou de ser discípulo. O discípulo tem prazer em sentar com Jesus para aprender, ver as coisas que Jesus ensinava e sempre aprender

7

Page 8: Documento EAP 2010

mais e mais. o conhecimento que vem de Jesus é divergente do que nós aprendemos na sociedade. Os cientistas procuram as pessoas sempre com mais conhecimento para repassar esse conhecimento para outros. Jesus pega o seu conhecimento supremo e divide entre as pessoas simples, para que elas espalhem. O nosso ideal tem que ser Jesus Cristo. Madre Paulina também é um exemplo. O poder não nos leva para frente. Só o que é de Jesus que nos leva para frente. Apego as coisas de Deus e desapego as coisas materiais. Não buscar o poder e sim servir. O pólen te a característica de serviço. O pólen é um exemplo de humildade para os que vêm de fora. O pólen é marcado pela espiritualidade, que é uma força grande. Nós acreditamos na espiritualidade, ela que nos leva, mesmo afastados.

2. O discípulo se forma primeiramente na família, depois na vida social. A igreja reza por todos. Por mais sozinho que você possa pensar que esteja, a igreja sempre está rezando pelas pessoas. Estudar, ler e rezar a palavra de Deus. Com a leitura orante se formam discípulos. Deixar o mestre falar, falando ele ensina e nós aprendemos, aprendendo nós seguimos, seguindo nós podemos fazer o que o mestre faz. O mestre sempre indica as pessoas.

3. A missão do pólen é em ações. Fazendo campanhas, se esse é o apostolado? Se a missão do pólen é visitar crianças em lares onde os pais são ausentes? ‘Não quero ser pólen para deixar esperanças frustradas’. Viver intensamente o momento que nos é dado para fazer o bem. Onde o pólen vai evangelizar; a quem o pólen vai evangelizar? O pólen tem como missão principal o ambiente, ele é chamado a passar o

8

Page 9: Documento EAP 2010

evangelho onde ele está. A maneira como brinca, como lidera, as atitudes, a seriedade com os estudos, todo pólen tem que mostrar a diferença. O Movimento muitas vezes funciona como um salva-vidas. O discípulo é chamado a viver cada dia de cada vez.

4. Durante o EAP vamos tentar tornar claro como realizamos a missão durante o ano de 2010. De forma humilde e simples, escutamos o Espírito Santo para que ele nos mostre a missão.

COMUNIDADE CENTRAL Avaliação:

O Movimento não pode ser a cabeça de uma pessoa só, mas sim a cabeça de todos da Comunidade Central. Cabeça e coração, o bom funcionamento dos dois proporciona o bom funcionamento do resto do corpo. Explicação da Comunidade Central e da representatividade do Pólen na Catedral.Se todos os representantes fossem na Com. Central a divulgação seria feita de forma melhor dentro do Mov. O site facilita essa divulgação. A representação é maior com os chefes de equipe, falta a representação das comunidades. Tem comunidades que já vão representantes ocupando outros cargos dentro do movimento, mas há comunidades que não tem nenhum representante. Falta mostrar a importância das comunidades no conselho, pois há momentos de partilha de vida e do movimento que são importantes para todos os polens. A central é o elo que une todas as comunidades e lá se

9

Page 10: Documento EAP 2010

consegue mostrar o que está acontecendo e tentar melhorar. Falta unidade dentro do movimento.A comunicação com as pessoas que faltaram as centrais deve ficar com uma pessoa fora da coordenação do mov. Foi sugerido se criar um cargo de comunicação só para entrar em contato com as pessoas para a participação no Mov. Pólen, dentro da Equipe de Síntese e Comunicação. Foi votado e determinado que seja indicada, de dentro da Equipe de Síntese e Comunicação, uma pessoa para entrar em contato com as pessoas que faltam as reuniões.

REPRESENTATIVIDADE DO MOVIMENTO PÓLEN NA CATEDRALAvaliação:

Houve uma falta de representação esse ano por motivos de compromissos. O Conselho Paroquial da Pastoral tem um representante de cada movimento; grupo. Seriam cerca de 30 pessoas se todos fossem. Na Assembléia são três representantes de cada grupo. O Mov. Pólen nasceu na catedral e o diretor espiritual sempre foi um padre da paróquia e as reuniões da central acontecem na Catedral. Somos conhecidos pelo Movimento jovem da catedral. Quando há a reunião e o representante do pólen falta, é sentido. Falta um jovem, sente-se falta de mostrar o que está acontecendo no movimento. O pólen sempre esteve bem representado na crisma, como catequistas. Quando o vice-coordenador foi criado, o cargo de representação na Paróquia foi incumbido a ele. O representante na paróquia seria o coordenador ou o vice e na falta deles, outra pessoa da coordenação. Não havendo possibilidade convidar alguém para representar. Para facilitar,

10

Page 11: Documento EAP 2010

sair do EAP com as funções todas dadas, ou na primeira reunião da coordenação. Reunião do CPQ sempre aos sábados de manhã, mensalmente. Pode ser um casal, mas o jovem terá uma boa representação.

ATIVIDADESAvaliação:Lava-pés; Senhor Morto; Vigília; Domingo de Páscoa; interessante de participar, muitos são os convidados, poucos os que vão. Muitas pessoas viajam no feriadão. A semana santa deveria ser para o cristão um cultivo de fé, amor a Jesus Cristo, uma participação ativa nas missas e igrejas. As celebrações devem ser assistidas na paróquia perto de casa ou na Catedral, e cada um deve fazer um esforço para participar das celebrações e fazer uma boa confissão. Participar da procissão de Ramos, um jovem dar um testemunho eloqüente. Sugestão da equipe de formação fazer uma reunião para falar sobre a semana santa. Corpus Christi foi bom, bem organizado, descobriu-se que o sal grosso foi um bom material para colorir, melhor que a serragem. Orientações das atividades igual a do ano passado. Sugestão da Festa a Fantasia se fazer em um sábado à noite. Gincana teve problemas de data. O dinheiro que ano passado ia para pagar as sínteses, esse ano será só para pagar o site, pois as sínteses não serão mais impressas. Sugestão de expandir o bingo para fora do Movimento para conseguir uma boa arrecadação. Foi pedido para a Assessoria, se possível, uma pequena orientação às atividades.

TRABALHO EM GRUPO II – “AMAMOS NOSSA COMUNIDADE?”

Partilhar uma experiência de comunidade que, por vezes, apesar de simples, pouco se pratica em nossas

11

Page 12: Documento EAP 2010

comunidades de vivência. Explorar temas simples como saúde, escola/trabalho, família e lazer, entre outros, procurando conhecer cada membro e perguntando as dificuldades, a existência de problemas dentro desses temas e o que mais lhe preocupa; bem como, seus sonhos e suas metas, suas qualidades, talentos, etc.

Concluir avaliando a atividade, se houve dificuldade de compartilhar o particular de cada um e finalizar lembrando e ressaltando a importância que esta conversa simples deveria ser comum dentro da comunidade de vivência e fortalecimento como grupo. Essa atividade não tem apresentação em grande grupo.

PERGUNTAS

• O que falta na nossa comunidade?

Renovação: Falta se aprofundar mais na fé, na certeza.

Dá prioridade a falta de tempo e a outros compromissos, falta um pouco de comprometimento de alguns.

Básico: Não sabe dizer o que falta; as reuniões são muito boas e com bastante gente. Só alguns que às vezes ficam meio confusos quanto ao que querem.

Aprofundamento: Dificuldade de reunir todos os membros da etapa.

• O que nos mantém na nossa comunidade?

12

Page 13: Documento EAP 2010

A vida que há nela; a unidade e amizade que sabemos que ali tem nos aproximando de Deus. A espiritualidade do pólen mantém as comunidades.

• Qual a importância da minha etapa para o Movimento Pólen?

Renovação: É a etapa do exemplo mostra o caminho para os outros jovens.

Fundamental no movimento.

Básico: é a nova chama.

ESPIRITUALIDADE PÓLENAvaliação:

Quanto à evangelização, essa é a missão do pólen e do cristão, mostrar o cristo amado e o amor de Cristo para os que não o conhecem. Ser todos os dias um cristão entusiasmado por Cristo. Temos que nos evangelizar sempre mais. A mística tem que estar sempre à vista e sempre a mão, para que haja uma leitura e vivência diária. Descobrir meios novos de evangelizar. Manter uma convivência com os retirantes básicos. Bíblia foi o livro que nos foi dado para ler, meditar e estudar durante toda a nossa vida, aos poucos. O compromisso tem que ser total, em todas as reuniões, mas não o compromisso pessoal, mas levar as pessoas junto. Foi votado e decidido que sempre após cada missa do pólen haveria uma confraternização para que haja uma integração entre os membros do pólen.

13

Page 14: Documento EAP 2010

TRABALHO EM GRUPO IV

Dentro da Espiritualidade Pólen e o tema "O discipulado e a missão", discutir com os membros do pequeno grupo as seguintes questões (depois será partilhado em grande grupo):

1) Qual a Missão do Mov. Pólen?1. Ser Igreja, evangelizar, primordialmente os jovens,

ser exemplo, testemunho vivo do evangelho e de seus ensinamentos, ser pescador de jovens, viver o estilo de vida de Jesus, formar líderes cristãos.

2. O jovem tem um vazio e eles procuram preenche-lo, o pólen tenta preencher com o Retiro Básico, mostrar Deus a eles. O movimento mostra o caminho de se chegar a Jesus, nós aprendemos seus ensinamentos e tentamos passar ao jovem e utilizá-los para a nossa vida. Cada dia temos uma missão. O pólen está descobrindo sua missão a cada ano, que é apresentar Jesus para os jovens, se deixar educar como discípulos e evangelizar. Estando a mais tempo no movimento, sabemos como é importante continuar a mostrar a palavra de Deus para as outras pessoas.

3. Evangelizar, não só o básico, como todos, em todos os momentos. Proporcionar um ambiente de conversas, amizades, onde todos se sintam livres para partilhar.

2) Quais são as nossas prioridades?1. Envolver o jovem na vida cristã. Valorizar a

espiritualidade e resgatá-la; valorizar também o

14

Page 15: Documento EAP 2010

estilo de Vida Pólen dividindo experiências e conhecimentos.

2. Nossas prioridades são os jovens e o retiro básico, o caminho que eles entram para conhecer Jesus.

3. Haver a renovação do próprio movimento, para termos cada vez mais jovens vivendo como polens. Dar a oportunidade de eles terem essa vida que temos como membros polens. E não são só os que estão para vir, ou que acabaram de chegar ao pólen, como os que já estão. Termos a prioridade de dar atenção também aos que continuam no movimento para que consigam perseverar no pólen, sem se sentirem, de certa forma, esquecidos.

3) Qual a importância da Bíblia para o discípulo e sua missão?1. É o nosso “manual”, nos indica o caminho a seguir,

ela é fundamental no nosso dia-a-dia, nossa referência.

2. Para evangelizar precisamos do evangelho. O exemplo, o ensinamento está escrito para nós seguirmos, termos uma base. Somos discípulos com a bíblia. A bíblia leva a evangelizar. O discípulo precisa estudar e se aprofundar, para depois passar para os outros os ensinamentos. Tem que estudar a fé, para que haja perseverança.

3. A importância é total, porém sabemos que não são todos que tem esse costume. Deveríamos ler pelo menos um pequeno pedaço ao dia, como muitos fazem, para não só aprender cada vez mais sobre a

15

Page 16: Documento EAP 2010

religião, sobre a vida de Jesus, para nos sentirmos melhor, com uma maior espiritualidade.

4) Como inserir a Missa Mensal, a Palavra de Vida, a Mística Pólen e a Vivência em Comunidade como fatores essenciais na vida de um pólen?1. É necessário partir de cada um desenvolver esta

responsabilidade de valorizar estas atividades e momentos. Notou-se a necessidade de circular a vida, no sentido da espiritualidade, entre os jovens, fazendo com que todos se envolvam. Foi ressaltada a importância de resgatar e valorizar a oração.

2. Não adianta, ouvir, ler se não colocar em prática a palavra de Deus. Colocar no dia-a-dia, no trabalho, na escola, a palavra de vida, a mística, os ensinamentos aprendidos. A missa mensal é importante para mostrar e comungar a nossa vivência todos os meses. Mostrar que a celebração pascoal é a mais importante para o cristão. Fazer reuniões de comunidade nos dias da missa mensal ajuda a trazer pessoas para a missa e também é visto a palavra de vida nas reuniões. Esses são fatores essenciais e contínuos na vida do pólen, no seu dia-a-dia. Mostrar o sentido importante de Jesus a cada novo dia na vida do pólen. Explicar para as pessoas que ainda não perceberam a importância, o sentido do Pólen, a importância de estar dentro do Movimento.

3. Acreditamos que não tem tanto mistério, cada um precisa se estimular e ao próximo para terem essa vivência pólen. A vivência em comunidade é uma

16

Page 17: Documento EAP 2010

das formas de ajudar nesses pontos, mas seria uma coisa natural.

EQUIPES DE TRABALHOAvaliação:

São diretamente responsáveis pelo acontecimento das atividades gerais, mensais e atividades complementares do Movimento. É uma grande oportunidade de crescimento para os membros das Equipes.Foi decidido que se mantém todas as equipes existentes e não inclui nenhuma nova equipe.

Proposta para Equipes:

o Liturgia:

Reuniões com a equipe de canto; fazer com que o Pe. Pedro faça parte da equipe; fazer estudos de liturgia das missas; participar das reuniões da equipe de liturgia da catedral; divulgação da adoração (site); fazer convite pessoal para as leituras com antecedência; comunicar o celebrante sobre os cantos ou se houver procissão no ofertório ou algo diferente com antecedência (comunicar tudo que vai acontecer na missa).

o Canto:

Cuidado com os cantos desconhecidos; mais folhas de canto, grande número de participantes na missa; maior comunicação com o celebrante; sugestão de novos membros para violão; equipe de canto conhecer cantos da campanha da fraternidade; maior divulgação da adoração; introdução de cantos novos, aos poucos.

17

Page 18: Documento EAP 2010

o Acolhida:

Utilização da síntese, banner, site para o recrutamento; freqüentar os colégios com folder e cartazes para a apresentação do movimento; lembrar o movimento da importância do recrutamento, e que a responsabilidade não é só da equipe e sim de todos os polens; este ano a equipe contará com auxílio do manual elaborado pela equipe de assessoria; dia de lazer deve permanecer uma vez por semestre a cargo da equipe; procurar novas formas de recrutamento ao jovem, em 2009 foi o folder.

o Síntese e Comunicação:

Fazer a síntese progressivamente, sem deixar para o último dia; observar os detalhes da síntese (calendário atualizado, autores dos textos, revisão dos textos...); a síntese deve ser feita por polens, evitando “artigos da internet”; disponibilizar a palavra de vida no site do movimento antes do sábado da missa mensal (1º do mês); em março deve ser feita a última síntese impressa, na qual se deve ser avisado da mudança, a síntese estará no site, e é de responsabilidade de cada comunidade a impressão. Obs.: caberá à coordenação do movimento imprimir duas cópias, uma para o arquivo do movimento e uma para o Pe. Pedro; fica a cargo da Equipe de Síntese o cuidado do site (atualização de dados, calendário, síntese, palavra de vida, minuta no 1º ou 2º dia após a central); ver manual da Equipe com assessoria; designar um membro da Equipe para fazer o feedback com os faltantes da central (telefones, e-mail, site, a escolha).

18

Page 19: Documento EAP 2010

o Formação:

Apostolado: disponibilizar uma lista no site do movimento para acesso e organização.Palavra de vida: realizar partilha após a missa mensal (de forma breve); reservar sala antecipadamente; divulgar no site; apresentação da palavra de vida atual, realizada pelo Pe. Pedro (15 min.); partilha da palavra de vida do mês anterior através de questões que propõe o conhecimento e vivência da Palavra de Vida, como trabalho em grande grupo; ao final, realizar breve confraternização.Escola da Fé: propõe-se a realizar quatro encontros nos meses de: maio, julho, setembro e novembro. De forma a não cair em meses de retiro; os encontros devem ter ligações entre si, mas cada um com caráter único; realizar com temas bíblicos: introdução, leitura, oração e vivência da Bíblia (sugestão Pe. Pedro); estratégias de divulgação: site e folders (qualidade); pré-inscrição e apostila com os temas (no ato da inscrição).

o SecretariaArquivo: catalogar todos os documentos, onde estão e quais são;Arquivos físicos serão apenas listados;Arquivos em mídia serão enviados por e-mail, Cd, etc.;Cobrar os relatórios de retiros (Bom Pastor e Oração e Serviço): 1 impresso e 1 em mídia;Lista nomes: simples e completa (endereços); Fazer um trabalho paralelo: assessores e secretária.Atentar a coordenação quanto às salas da catedral, e a necessidade de ajuda para limpeza.

APOSTOLADOAvaliação:

19

Page 20: Documento EAP 2010

o Casa Lar – Plantão a cada cinco semanas, de sábado

de manhã até domingo à noite. Os jovens vão pra lá para brincar, ajudar nas atividades e na alimentação das crianças. Os polens que estão à frente são o Mateus R, a Dayana e o Alexandre. Pode-se participar por fora também e na questão financeira.

O grupo de polens que participam na casa lar vai entrar em contato com a coordenação da casa para colocar uma pessoa lá dentro como responsável, havendo negativa, o nome pólen será retirado do apostolado e de todas as decisões sobre o mesmo.

o Apostolado de Crisma – Falta de Casais para realizar o

apostolado. O pólen tem que entrar mais em contato, se responsabilizar em contatar casais para fazerem o apostolado. Falta um pouco de didática, muita informação. A catequese está se reorganizando e as inscrições já estão abertas para esse ano até 15 de março, quando começará as duas catequeses. Quem quiser participar da crisma, dando catequese, falar com o Pe. Pedro.

o Missa do Asilo – 5º domingo do mês às 8:30

Eduardo L responsável pela liturgia e Rodrigo G e Alexandre G responsáveis pelo canto.

o Retiro de Adictos – casa para reabilitação química na

fazenda de Angelina.Os retirantes são bem atentos. O retiro é bem bonito e deve ser encarado como todos os outros, para estar bem engajado no retiro, participando e estando presente durante todo o retiro. A

20

Page 21: Documento EAP 2010

preparação foi boa, mas meio em cima da hora por causa da decisão do chefe em aceitar.“Nosso principal apostolado é o apostolado do testemunho de vida”.

Passagens Bíblicas para meditação e reflexão quanto ao tema:Gl 5, 13-26 Mt 4, 18-22Jo 1, 35-42Lc 10, 17-24

21

Page 22: Documento EAP 2010

CALENDÁRIO 2010MaioAtividade Data LocalMissa Mensal 01 CatedralComunidade Central 04 CatedralRetiro de Casais 14, 15 e 16Missa Jovem 15 CatedralDia de Lazer I 23 Colégio Bom JesusMissa Jovem 29 CatedralJunhoAtividade Data LocalComunidade Central 02 CatedralCorpus Christi 03 CatedralMissa Mensal 05 CatedralMissa Jovem 19 CatedralBingo Pólen 19Retiro de Aprofundamento 25, 26 e 27 Morro das PedrasJulhoAtividade Data LocalMissa Mensal 03 CatedralFesta Julina 03Comunidade Central 06 CatedralEazinho 17Missa Jovem 17/31 CatedralAdoração ao Santíssimo 29 CatedralAgostoAtividade Data LocalComunidade Central 03 CatedralMissa Mensal 07 CatedralFeijoada PólenRetiro Básico 20, 21 e 22 Morro das PedrasMissa Jovem 28 CatedralAniversário Pólen 26Confraternização do Aniversário Pólen 28SetembroAtividade Data LocalMissa Mensal 04 CatedralComunidade Central 08 CatedralMissa Jovem 18 CatedralDia do Fazer II 19Adoração ao Santíssimo 30 CatedralOutubroAtividade Data LocalMissa Mensal 02 CatedralComunidade Central 05 CatedralMissa Jovem 16 CatedralGincana- missão 17Missa Jovem 30 CatedralNovembroAtividade Data Local

22