divulgação energia troca de geladeira · sição pra valer e não aquela oposição que fez aos...

8
www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231 jornaldiariocentral diariocentral WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR CIDADES | 4 Divulgação Assessoria do Governador GOIÂNIA - GO | Nº 443 TERÇA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2019 PAISAGISMO IPVA Comurg usa telhas e blocos de cimento em paisagismo Motoristas podem ter desconto no valor do IPVA JARDIM SUSTENTÁVEL DESCONTOS CIDADES | 4 BRASIL | 6 Estádio Serra Dourada recebe melhorias para o Goianão ESPORTE | 7 ENERGIA Enel Distribuição Goiás troca geladeiras no parque Eldorado Oeste TROCA DE GELADEIRA Divulgação FUTEBOL MELHORIAS BENEFÍCIOS Caiado anuncia 73 novos ônibus escolares para 60 municípios e inicia ano letivo 2019 visitando escola em Ouro Verde de Goiás ÔNIBUS ESCOLARES POLÍTICA | 3 Enel Distribuição Goiás troca geladeiras no parque Eldorado Oeste Enel Distribuição Goiás troca geladeiras no parque Eldorado Oeste

Upload: vanngoc

Post on 08-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231jornaldiariocentral diariocentral

www.diariocentral.com.br

Cidades | 4

Divu

lgaç

ãoAs

sess

oria

do

Gove

rnad

or

Goiânia - Go | nº 443terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019

Paisagismo

iPVa

Comurg usa telhas e blocos de cimento em

paisagismo

Motoristas podem ter desconto no

valor do IPVA

JARDIM SUSTENTÁVEL

DEScoNToS

Cidades | 4

Brasil | 6

Estádio Serra Dourada recebe melhorias para o GoianãoesPorte | 7

eNergia

Enel Distribuição Goiás troca

geladeiras no parque Eldorado Oeste

TRocA DE gELADEIRA

Divu

lgaç

ãoFUteBol

MELHoRIAS

BeNeFíCios

Caiado anuncia 73 novos ônibus escolares para 60 municípios e inicia ano letivo 2019 visitando escola em Ouro Verde de Goiás

ÔNIbUS EScoLARES

PolítiCa | 3

Enel Distribuição Goiás troca

geladeiras no parque Eldorado Oeste

Enel Distribuição Goiás troca

geladeiras no parque Eldorado Oeste

terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 20192 política

Diretor administrativoThiago Moura Fé

RedaçãoCaroline Morais Giullya Franco

Editor de arteDécio Parma

colunistas Ana Flávia Marinho

Divino OlávioJosé Luiz Bittencourt

Marcelo HelenoRafael Vilela

Telefone: (62) 4101-3231circulação:

Estado de Goiás tiragem:

Atende a Lei Estadual n° 17.928/12

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

Fotos: Divulgação

notici@[email protected] olávio

Caiado decreta calamidade financeira em GoiásAnte a incerteza do parecer da comissão de técnicos do Minis-tério da Economia, com base em levantamento feito nas contas públicas de Goiás há poucos dias, se o Estado preenche ou não os pré-requisitos para se enquadrar no Plano de Recuperação Fiscal (PRF), do Governo Federal, o governador Ronaldo Caiado (DEM) optou por decretar o estado de calamidade financeira. Com a iniciativa, Goiás pode ficar liberado de algumas obriga-ções tais como critérios estabelecidos pela Lei de Responsabili-dade Fiscal, parcelar ou atrasar pagamento de dívidas, suspen-der gastos considerados não essenciais e ainda receber ajuda do governo federal. Segundo o governador, a situação fiscal em Goiás chegou a tal ponto de dificuldade que o déficit fiscal che-gará a R$ 6 bilhões, ao final desse ano. O decreto precisa ser con-validado pela Assembleia Legislativa, o que deve ocorrer nessa terça-feira. A duração de sua vigência é de seis meses, podendo ser renovado por igual período, caso haja necessidade. Goiás é o sétimo Estado a lançar mão desse instrumento. O parecer dos técnicos do Governo Federal sobre Goiás está previsto para março. Porém, técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) têm manifestado no sentido de que o Estado não preenche os requisitos para ser enquadrado no PRF.

DEcisão final sERá políticaOs pareceres dos técnicos sobre a situação do Estado terão, certamente, peso importante na decisão do Governo Fede-ral de atender ou não às demandas do governador Ronaldo Caiado, na liberação de recursos, no caso de Goiás, mas não apenas a manifestação dos técnicos. A decisão final de aten-der será política e não e será em relação a todos os Estados cujos governadores passaram a entoar o coro de Caiado, por acesso a recursos. No caso específico de Goiás, a probabilida-de de sucesso na busca dos resultados deve ser considerada a maior entre todos, pela proximidade entre o governador e governo do presidente Jair Bolsonaro, com sua boa rela-ção com o ministro Paulo Gudes (Economia). Ávido pela aprovação do Projeto de Reforma da Previdência, que deve ser encaminhado ao Congresso no início de feverei-ro, o ministro Paulo Guedes deverá atender aos governa-dores, mas não antes de haver o empenho de todos eles para assegurar os votos de suas respectivas bancadas na Câmara e Senado, para a aprovação da reforma.

DaniEl DEvolvE RastEiRaO deputado Daniel Vilela devolveu no sábado a rasteira política que tomou do grupo de prefeitos dissidentes, liderado pelo de Catalão, Adib Elias, que apoiou o democrata Ronaldo Caiado em 2018. Sem mandato a partir do dia 1º de fevereiro, Daniel estruturou diretórios municipais do partido com pessoas da sua confiança e publicou o editar convocando a Con-venção para apenas uma semana de-pois. Com isso, nenhuma outra chapa, além da do próprio Daniel, conseguiu se inscrever. Com ou sem rasteira, Da-niel foi reeleito.

DaniEl Diz quE agoRa sERá oposiçãoCompulsoriamente sem mandato pelo menos pelos próximos dois anos, quando poderá disputar mandato de prefeito ou de vereador em alguma ci-dade, Daniel Vilela se autoproclamou “antagonista” do governo de Ronaldo Caiado, durante a Convenção do MDB no sábado. Tomara que ele esteja re-almente determinado em fazer opo-sição pra valer e não aquela oposição que fez aos tucanos Marconi Perillo e Zé Eliton, em 2018, que de tão amena às vezes dava a impressão de que lhe faltava vontade de ser oposição. Tan-to é que candidato reconhecido como de oposição pelos eleitores foi outro.

só Em junhoHá em Brasília, quem preveja que a liberação dos pleitos tanto do gover-nador Ronaldo Caiado (GO) quanto dos demais Estados, não ocorrerá antes de junho, mês para o qual está prevista a votação do Projeto da Re-forma da Previdência. É que conside-rando o tempo necessário para os trâ-mites burocráticos da documentação e papelada de cada um, não deve sair muito rápido. may vEstE azulA primeira ministra britânica Theresa May usou roupa azul marinho na ses-são em que o Parlamento Inglês votou a moção sua moção de desconfiança, no dia 16 desse mês. Como se pode ver, diferentemente do que ocorre por aqui, na Inglaterra parece não haver

essa preocupação de “meninos ves-tirem azul e meninas vestirem rosa”, não é mesmo? Elegante e simpática como sempre, independente da cor da roupa que está usando, Theresa May (foto) parece ter ganhado uma combinação ainda melhor, resultado do azul marinho da roupa com a sua cor branca. Sobre a moção de censura proposta contra a primeira ministra, ela foi rejeitada.

caiaDo E as cascavéisA levar em conta alguns movimentos dos últimos dias, o governador Ronal-do Caiado parece decidiu a esmagar a “cobra cascavel” que andou lhe pican-do por vários anos na política de Goiás. Sabedor desde a adolescência campe-ando às margens dos Rios Tesoura e Maricá, montado no lombo de mulas, da ameaça que representa o veneno dessas peçonhentas sem aspas, tanto para animais quanto para humanos, Caiado deve ter aprendido que não dá para brincar com esse bicho.

DEsfEchoAo decretar calamidade financeira nas contas públicas estaduais e o provável enquadramento do Estado no Programa de Recuperação Fiscal (PRF), somado à exposição negativa do quadro de comprometimento das contas estaduais, que vem sendo feita pelo próprio governador, dificilmente o desfecho dessa mistura será pelo razoável politicamente falando, para os antecessores tucanos.

mExEm o chocalhoMas voltando ao assunto das pe-çonhentas, as cascavéis sem aspas costumam mexer com o chocalho

que trazem na ponta do rabo, mes-mo depois de mortas, enquanto que as primeiras, as “cascavéis” da polí-tica, dizem que também costumam ser perigosíssimas, e que por medi-da de segurança, em determinados casos o mais recomendado é que sejam “esmagadas e penduradas no varal”, por um bom tempo, para correr o risco de haver a recupera-ção e alguma querer voltar, mes-mo que em “estado zumbi.”

ExplicaçõEs E confiançaJá o governador Ronaldo Caiado foi à Segplan da Avenida República do Lí-bano, sábado de manhã, onde discor-reu sobre a realidade fiscal do Estado, da folha de dezembro, pediu paciência aos servidores, mostrou em detalhes e até didaticamente tudo que tinha na conta do Estado. Fez tudo isso se solidarizando com os servidores e transmitindo esperança à população.

REgistRaDoR Diz tER siDo afastaDo poR ação Da “máfia” Da constRução civil Em scO ex-conselheiro substituto do Tribu-nal de Contas do Estado (TCE), Gui-lherme Valente, vem se defrontando com uma forte resistência via pro-cesso judicial, na cidade de Itampena (SC), onde assumiu a função de Re-gistrador de Imóveis, após aprovação em concurso. Segundo o registrador, em decorrência de sua ação rigorosa com os ditames legais, acabou afas-tado cautelarmente de sua função há mais de seis anos, por ação da “má-fia da construção civil de Itapema e região vizinha, por combater o crime organizado na região”. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgará em breve Reclamação Disciplinar sobre o caso, contra o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, responsável pelo seu afastamento. Também a Rede Peli-cano de Direitos Humanos examina o processo e apontou irregularidades no TJSC e aguarda julgamento. Per-nambucano, Guilherme Valente (foto) é ex-capitão do Exército, engenheiro do IME e bacharel em direito.

3terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019 Economia

Heg

on C

orre

ia

Virar a página

Com as negociações com os sindicatos no final de semana, o início do pagamento da folha de janeiro e a definição do escalo-namento para pagar, a partir de março, o que resta da folha de dezembro, o governo Caiado vai tentando virar a página sobre o tema. Não que esteja resolvido. Mas a or-dem é demonstrar normalidade no funcio-namento do governo. O mesmo vale para a negociação com grandes contratos, como foi o caso das OSs e das instituições da Bol-sa Universitária. Hora de começar a agir. DEcrEto VagoO decreto de calamidade apenas remete, de forma muito sucinta, o que as autoridades do governo vem dizendo desde antes de

assumir sobre as dificuldades do Estado. Os atos decorrentes do decreto serão toma-dos pela área de planejamento. Caiado fez questão de ressaltar o caos financeiro e a impossibilidade de manter os investimen-tos em áreas essenciais, citando saúde, educação e segurança. São 180 dias, que podem ser prorrogados. Os governos que adotaram a medida criaram mecanismos para reduzir pagamentos em contratos fora do preço de mercado e a aquisição de bens e serviços sem licitação.

chEganDo juntoGovernador fez questão de cumprimentar policiais que prenderam em menos de 48 horas suspeito de assassinar motorista de aplicativo na Grande Goiânia. Caiado en-tende que as polícias estão agindo, mesmo com as dificuldades gerados pelo atraso no salário. Resposta positiva para a população.

Férias Do FilhoJair Bolsonaro deve apresentar discurso meticuloso em Davos, na Suíça, tentando traçar as diretrizes de um novo Brasil.

inFErno astralEnquanto isso, Flávio Bolsonaro vai tentan-do se explicar sobre dinheiro que entrou na sua conta. Na semana que vem, o ministro Marco Aurélio deve autorizar a retomada da investigação pelo MP do Rio, onde Flá-vio é apenas um dos enrolados.

VElha alEgoAssembleia Legislativa inicia auto-convocação, para começar a anali-sar medidas de interesse do governo Caiado. O principal é o Orçamento 2019, remodelado, e que deve prever um déficit de R$ 6 bilhões.

noVo líDErBruno Peixoto (MDB) assume a liderança do novo governo na Casa.

VElho mDBEnquanto os caiadistas ganhavam a lide-rança na Assembleia, a ala perdia a elei-ção do diretório estadual para Danil Vile-la, que afina discurso de independência. Como previsto, Daniel ganhou a eleição, mas ainda vai ter tapetão.

Fim Do prazoCom a posse dos novos parlamentares, na semana que vem, termina também o prazo para que os partidos se reorgani-zem para não ficar sem fundo partidário e tempo de propaganda no rádio e na TV. 14 dos 35 partidos saíram das urnas nesta condição em 2018. O PRP de Jorge Kajuru foi encampado pelo Patriotas, enquan-to o PHS foi absorvido pelo Podemos. A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, que tem apenas 1 deputado federal vai minguar mais, pela nova lei partidária.

pazEsMoça talentosa, que tem investido em sua revista digital, Nara Ribeiro lança livro de poemas, com o mesmo nome da sua publicação digital. “Pa-zes” será lançado no dia 16 de feverei-ro, na Leitura do Goiânia Shyopping. Livro no velho e bem querido papel.

[email protected]

“A paz vem de dentro de você. Não a

procure à sua volta”. (Buda)

mElhorias

Caiado anuncia 73 novos ônibus escolares para 60 municípios

alunos e professores do Colégio Estadu-al Roque Romeu

Ramos, de Ouro Verde de Goiás, iniciaram o ano le-tivo de 2019, com a visita do governador Ronaldo Caiado (DEM) e da secre-tária de Educação, Fátima Gavioli. Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado e do prefeito Jai-me Ricardo, o governador foi recebido pelo diretor da unidade, João Ramos, e realizou a entrega de um novo veículo para trans-

porte escolar e utensí-lios para utilização na cantina da escola.

Caiado foi homenagea-do com título de cidadão Ouroverdense e exaltou a importância da educação no resgate da cidadania e na garantia de um futuro promissor aos jovens estu-dantes. “A educação revolu-ciona. É realmente a mola propulsora do Estado, e nós estamos diante de um verdadeiro tesouro, que são nossas crianças”, disse. A unidade atende cerca de

270 alunos, matriculados do 8º ano do Ensino Fun-damental ao Ensino Médio.

“Hoje é um dia muito especial, é o início de um novo ano letivo, momen-to para nós resgatarmos o sentimento de unidade dos professores, junto com os alunos, família e todo o corpo docente da escola que, em parceria com as ações do município e do governo do Estado, che-guemos a um resultado final onde cada vez mais os goianos vão brilhar nos exames de avaliação de qualificação dos jovens”, avaliou o governador.

O prefeito Jaime Ri-cardo enalteceu a parce-ria do governador com o município e relembrou os investimentos que Caiado direcionou a Ouro Verde quando parlamentar na

Câmara Federal e Senado. Jaime agradeceu o com-promisso do governador e da secretária Fátima com as políticas públicas vol-tadas para educação: “Fa-zemos educação por amor, por gostar, e por sabermos que é a ferramenta que garante o futuro do nosso Estado. Tenho confiança no governador, um exemplo de caráter e de zelo com a questão pública”.

A secretária Fátima Ga-violi elogiou a infraestru-tura e o cuidado da dire-ção da escola por garantir todas as condições de fun-cionamento e de qualida-de para o bem-estar dos alunos. Fátima classificou o começo da gestão do governador Caiado como o início de um novo tempo, onde a responsabilidade e os compromissos com a

educação serão priorida-des para o desenvolvimen-to do Estado. A secretária falou ainda sobre um novo projeto que pretende im-plantar à frente da pasta já no próximo ano. De acordo com ela, a partir de 2020, os alunos da rede estadu-al receberão kit uniforme para garantir qualidade e segurança dos alunos. Os uniformes serão con-feccionados na estrutura de malharia dos presí-dios do Estado.

Ônibus escolares Na ocasião, Ronaldo

Caiado e a secretária Fáti-ma Gavioli entregaram os veículos para transporte escolar também a outros municípios do Estado: Anicuns recebeu três uni-dades, dois veículos para Alexânia e uma unidade

para Heitoraí, Inhumas, Ita-guaru, Jaraguá e Jesupólis.

Durante o dia foram entregues um total de 73 ônibus do transporte esco-lar a 60 municípios do Es-tado. Eles fazem parte do lote de 99 veículos a se-rem entregues após regu-lamentação documental.

Desde que assumiu a Seduce, Fátima tem se empenhado para acelerar os trâmites burocráticos a fim de que os ônibus cheguem aos municípios, beneficiando centenas de estudantes, especialmente moradores de áreas rurais. Os 60 municípios que já realizaram o recolhimento da taxa de licenciamen-to receberão os veículos neste início de ano letivo. Os outros 26 ônibus serão entregues tão logo a docu-mentação esteja em dia.

Governador foi homenageado com título de cidadão Ouroverdense e exaltou a importância da educação no resgate da cidadania e na garantia de um futuro promissor aos jovens

4 terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019cidades

eNeRGia

Enel Distribuição Goiás troca geladeiras no parque Eldorado Oeste

a Enel Distribuição Goiás vai trocar 60 geladeiras de mo-

radores do Parque Eldo-rado Oeste. Para partici-par, os clientes podem se cadastrar nesta terça (22), quarta (23), quinta (24) e sexta feira (25), das 9h às 17h, no setor em Goiânia. Desde que iniciou, em novembro de 2017, o pro-grama de troca eficiente para clientes em situação de vulnerabilidade social, a companhia já trocou mais de 6,4 mil geladei-ras em todo o Estado. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos antigos podem ser trocados por novos com selo de efici-ência A do Procel.

No decorrer da sema-na, os clientes também poderão contar com uma unidade móvel de aten-dimento da distribuido-ra. Todos os serviços que são prestados em uma agência fixa serão dispo-nibilizados em uma van itinerante, encurtando distâncias e facilitando o atendimento aos clien-tes. As agências móveis contam com dois aten-dentes e disponibilizam serviços como adesões,

parcelamentos, troca de titularidade, cadastra-mento de baixa renda, religações, negociações de débitos e ligações novas. Em Goiás, os aten-dimentos são realizados por três vans adaptadas.

O programa de troca eficiente de geladeiras é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importân-cia da eficiência energéti-ca. Em pouco mais de um ano de existência, o pro-grama beneficiou alguns bairros de Goiânia, Apa-recida, Anápolis, Águas Lindas, Bela Vista, Caldas Novas, Cachoeira Alta, Ca-choeira Dourada, Catalão, Colinas Sul, Corumbá de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goia-nira, Hidrolândia, Itarumã, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Morrinhos, Mon-tividiu do Norte, Novo Gama, Paraúna, Pirenópo-lis, Rio Verde, Santo An-tônio do Descoberto, São Miguel do Araguaia, San-ta Helena, Senador Cane-do, Trindade e Valparaíso.

Os moradores que qui-serem participar do ca-dastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momen-to do cadastro, o cliente pode trocar até duas lâm-padas incandescentes ou fluorescentes, que têm alto consumo de energia, por outras duas lâmpadas LED, que são mais econô-micas. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás re-frigerante, compressores, óleo compressor, isola-mento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

EconomiaUma geladeira nova

pode consumir até 70% menos que uma antiga. Em watts, esse valor representa, para um aparelho antigo, o con-sumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo “A”, que significa eficiência no consumo de energia elétrica.

De acordo com estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a energia consumida em uma residência. Os apare-lhos antigos e em mau es-

tado, além de consumirem mais energia que o reco-mendado, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

ProjetosA Enel está trazendo para

Goiás uma série de projetos sociais que já são desenvol-vidos regularmente nas ou-tras duas distribuidoras do Grupo no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e no Ceará. Todas as atividades, desen-volvidas de forma integrada, fazem parte do Programa Enel Compartilha, platafor-ma de Sustentabilidade da Enel no Brasil, que busca promover o consumo cons-ciente e o acesso à energia a todas as pessoas e impul-

sionar o desenvolvimento socioeconômico local.

Dentre os objetivos do Programa de Sustentabili-dade, está a promoção de sua integração ao negócio do Grupo, de acordo com a metodologia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) que integra as demandas sociais e comerciais das comunidades, além de di-fundir o compromisso da Enel com a sustentabilida-de para a sociedade. Exem-plo disso são as palestras e oficinas realizadas pe-riodicamente, destinadas à população atendida pelos CRAS, ONGs e instituições do Estado. A iniciativa bus-ca conscientizar o público sobre o consumo cons-ciente de energia.

Nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira, moradores do bairro poderão se cadastrar para concorrer ao sorteio de 60 geladeiras

JaRdiM sUsTeNTÁVeL

Comurg usa telhas e blocos de cimento em paisagismoA Companhia de Urba-nização de Goiânia (Co-murg) iniciou um novo conceito de paisagismo na cidade com o uso de blocos de cimento e telhas de cerâmicas. Quem passa pela Praça Latif Sebba, conhecida como Praça do Ratinho, no cruzamento das Ave-nidas 85 e D, no setor Oeste, já pode apreciar o novo modelo.

Ainda na mesma re-gião, o canteiro da Ave-nida Portugal e o triân-gulo entre a Avenida D

também foram enfeita-dos com novas floreiras. Nestes locais, os jardins foram contornados com bloquetes de cimento e preenchido com mudas de buxinhos, verbenas, moreias, dálias e camo-milas e outras ornamen-tais, além de elementos como areia e brita.

Além de dar um visu-al mais limpo, tanto os blocos como as telhas são limitadores que mi-nimizam a propagação de pragas daninhas e seu tom avermelhado, no

caso da telha, e o branco do blocom, criam um in-teressante contraste com o verde da grama e com o colorido das flores.

O presidente da Com-panhia, Aristóteles de Paula, explicou que os servidores da Diretoria Operacional têm estu-dado novos projetos que visam reaproveitar os itens que chegam até o Aterro de Goiânia ou que são doados pela comuni-dade. Ele ressaltou que a ideia está em fase de adaptação e aprovação

pela comunidade e acei-ta sugestão dos goianie-neses para promover um ajardinamento cada dia mais sustentável.

TelhasAs floreiras concluí-

das são vistas nas ave-nidas Nazareno Roriz, Anhanguera1 e Leste Oeste. Outras estão em implantação no Centro; no setor Coimbra; no Parque Amazônia e no Faiçaville. “O uso das telhas vai ao encontro da responsabilidade

socioambiental que o município busca. São pequenas medidas que além de reaproveitar o que seria descartado, enfeitam a cidade e di-minuiem custos ao po-der público”, comentou o presidente da Comurg.

PreparoAs telhas e os blocos

são preparadas e colo-cadas em valas ao redor do canteiro. Para dar um charme e valorizar a cor, eles recebem uma pin-tura especial com verniz,

tinta ou resina. Flores como exória, camomila e dália, por possuírem cores vibrantes, se ade-quam muito bem ao novo formato de floreira. Desde o início da gestão, 808 praças já foram re-vitalizadas pela Comurg e em todos os projetos o uso de elementos de jar-dins sustentáveis foram priorizados. Madeira, pe-dras, areia, caixa d´água de amiantos são alguns dos itens reutilizados e aproveitados nos cantei-ros e floreiras.

Divu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ão

5terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019 social

WoRKsHoP Os empresários João Nelson de Azevedo Júnior e Lívia Azevedo abrem as portas do showroom

da Bontempo para receber convidados para o workshop

“Sanduíches do Mundo”, ministrado pelo Chef Rodrigo de Melo, no dia 24 de janeiro.

Mostrando técnicas de produção e montagens de sanduíches, o chef, proprietário da marca

Macellaio, apresentará oito tipos de sanduíches de diferentes

nacionalidades, entre eles do Brasil, Estados Unidos, Uruguai,

Itália, França e Japão.

associaDosO Sicredi ultrapassou os 4 milhões de associados em

janeiro. Eles estão distribuídos em 22 estados brasileiros e no

Distrito Federal. Esta marca representa um crescimento

de 37% da base de associados nos últimos cinco anos. Um

dos diferenciais do Sicredi é o modelo de gestão que valoriza

a participação igualitária e colaborativa dos associados,

ou seja, são eles que votam e decidem os rumos das 115

cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi. A instituição atua em

1.263 cidades, sendo que em 200 delas é a única instituição

financeira presente.

aNiTTaDepois de Anitta ser muito

criticada ao contar com a participação de Nego do Borel

no ensaio de seu bloco neste domingo (20), a carioca foi em

seu Instagram na manhã de ontem (21) conversar com seus

fãs e se defender de todas as informações que vem sendo

bombardeada. Em uma série gigantesca de vídeos no

Instagram Stories, Anitta conta que Nego não era participação confirmada em seu show e que

ela já cansou de avisar para ele sobre atitudes erradas que

vem tomando.

EXPosiÇÃoFoi anunciado, que no próximo

mês de fevereiro a cidade de São Paulo recebe uma mostra

com os primeiros curtas, documentários e longas

produzidos por Martin Scorsese, um dos mais emblemáticos

diretores da história recente.

rafael [email protected]

2

4

6

8

1

3

5

7

Foto

s: Jo

ão V

ictor

Ret

rato

s

Na 11ª edição do The Pub Solidário, personalidades goianas se tornaram bartenders por uma noite, servindo os clientes que fizeram doações.

Os empresários Fernando Carvalho e Tadeu Bayma promoveram a 11ª Edição do “The Pub Solidário”. O jornalista Kadu Faria foi padrinho do evento.

Rafael Vilela, Diego Bartelli, Lilian Leite e Armando Gadelha. O coreógrafo Michel Castro e o empresário Vandin Duarte eram bartenders solidários.

Os jornalistas Fausi Humberto, Jorge Neris e Juan Meloni eram bartenders solidários no evento.

Eduardo Teodoro, Marcelle Teodoro, Aryelle Ribeiro e Handerson Pancieri se divertiram no evento.

Luciano Cabral, Guilherme Henrique e Cleiber Ribeiro se encontraram no evento.

O engenheiro Caio Germano e o publicitário Rayam Saraiva eram bartenders solidários.

6 terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019brasil

Educação

Sisu abre inscrições nesta terça

o Sistema de Sele-ção Unificada (Sisu) abre inscrições nes-

ta terça-feira (22) e traz novidades. Especialistas dão dicas de como usar o sistema e como aproveitar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga no ensino superior público.

Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas. Nesta edição, são mais de 235,4 mil vagas distribuídas em 129 univer-sidades públicas de todo o país. Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.

A principal novidade deste ano é que os es-tudantes que forem se-lecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na se-gunda opção podiam ain-da participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

“Os candidatos têm que

estar atentos a essa mu-dança. A dica é se inscrever no que realmente deseja trabalhar, entendendo que a universidade é o período em que se vai estudar para ter uma profissão. Tanto a primeira quanto a segunda opção têm que ser marca-das com o que o estudante quer”, diz o coordenador pedagógico do colégio Mopi, Luiz Rafael Silva.

Com o resultado do Enem disponível desde sex-

ta-feira, o analista de ensino superior do Quero Bolsa, Pedro Amâncio, aconselha os candidatos a pesquisar desde já as notas de corte de anos anteriores do cur-so e da instituição onde desejam ingressar. Além disso, devem analisar se têm possibilidade de estu-dar em outra cidade, qual o custo de vida e quais as possibilidade de emprego que esse local pode ofere-cer após formado.

“São várias as variáveis que os alunos têm que olhar na hora da decisão. Acredito que vale a pena olhar para as possibilida-des e simulações que a internet proporciona, con-versar com amigos. Tudo isso pode ser feito antes da abertura do Sisu”, diz Amâncio. Ele orienta os estudantes a escolherem como primeira opção uma faculdade dos sonhos e, como segunda, uma em

que seja possível ingressar.

Notas de corteUma vez por dia, o sis-

tema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Tra-ta-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma ga-rantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.

“Até o encerramento

das inscrições, o estudan-te consegue observar se há outra instituição, outro turno ou outro estado no qual ele tenha uma colo-cação melhor, que fique mais próximo da nota de corte”, destaca Silva.

O coordenador pedagó-gico pondera no entanto, que a situação pode mu-dar. Ele tem como prova a própria história. Quando foi aprovado para biolo-gia estava 161ª posição para 35 vagas. “Isso é relativo. É interessante que o candidato consul-te a nota de corte dos anos anteriores, quantas chamadas teve naquela instituição, para saber se realmente vai conseguir e até onde pode tentar ficar naquela vaga”, aconselha.

SisuAs inscrições para o

Sisu podem ser feitas de terça a sexta-feira (25). O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.

Do dia 28 ao dia 4 de fe-vereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em ne-nhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de es-pera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Veja dicas para conseguir uma vaga no programa

iPVa

Motoristas podem ter desconto no valor do IPVAO pagamento em cota única e antecipado do Imposto sobre a Proprie-dade de Veículos Auto-motores (IPVA), além da ausência de multas, pode reduzir o valor do tributo em até 30%. Em alguns estados, há tam-bém a possibilidade de usar créditos de progra-mas de incentivo à emis-são de nota fiscal para abater o valor devido.

O maior desconto ofere-cido aos donos de carros é o do Amazonas (30%). No Rio Grande do Sul, quem fez o pagamento anteci-pado do imposto em de-zembro, não tem multas nos últimos três anos e acumulou 100 notas fis-cais no programa Nota

Fiscal Gaúcha conseguiu desconto de 25,48%.

Mas também há esta-dos que não oferecem des-conto, nem mesmo para o pagamento à vista, como

Roraima e Santa Catarina.O diretor executivo de

Estudos e Pesquisas Eco-nômicas da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Adminis-

tração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ri-beiro de Oliveira, explica que os descontos para pagamento à vista são na verdade a retirada de

juros embutidos no par-celamento do imposto, na maioria dos casos.

“Para quem tem o di-nheiro para pagar à vista, sempre vale a pena por-que o desconto é maior do que o rendimento de poupança ou de um fundo de investimento. Quem não tem o dinheiro é melhor parcelar do que recorrer a empréstimo nos bancos que cobram juros mais altos”, disse.

Além do IPVA, os con-tribuintes devem ficar atentos aos prazos de pa-gamento do licenciamento e do seguro obrigatório. Caso um dos três não seja pago, o contribuinte pode ter que pagar multa por atraso e até mesmo ter o

carro apreendido.

GoiásO IPVA pode ser pago

em três parcelas, de ja-neiro a novembro, depen-dendo do final da placa do veículo, ou em cota única. Em Goiás, os descontos são para os contribuintes participantes do Programa Nota Fiscal Goiana. Segun-do a secretaria estadual de Fazenda, neste ano, 408,3 mil pessoas alcançaram descontos entre 5% e 10% no IPVA para 2019, a par-tir da pontuação no pro-grama. Para o cálculo do abatimento no imposto, foram consideradas as no-tas fiscais emitidas de 1° de outubro de 2017 a 31 de outubro de 2018.

Divu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ão

7terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019 esporte

MeLHorIAs

Estádio Serra Dourada recebe melhorias para o Goianão

Ações emergenciais foram feitas pela superintendência

de esportes da Secretaria de Educação, Cultura e Es-porte (Seduce) no Estádio Serra Dourada, em Goiânia,

de forma a garantir melho-rias na praça esportiva que recebeu, no último fim de semana, a primeira rodada dupla do Goianão 2019.

Serviços como roçagem, coleta de lixo, manutenção

do sistema de drenagem do gramado e reparos na parte elétrica precisaram ser feitos com emergên-cia. “Vistoriamos vestiários, parte elétrica, o gramado, onde tivemos que fazer

alguns serviços emergen-ciais, como adubação. De-mos uma olhada geral no estádio”, afirmou o supe-rintendente de esportes da Seduce e futuro secretário de esportes e lazer de Goiás,

Rafael Rahif.No último sábado, dia 19,

o Serra recebeu o jogo de abertura do Estadual, entre Vila Nova e Aparecidense. A partida encerrou com vitória do Vila por 1 a 0. No domin-

go, dia 20, foi a vez de Goiâ-nia e Goiás se enfrentarem no Estádio. A vitória foi do Goiás por 3 a 0. A segurança no local foi garantida pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Divu

lgaç

ão

8 terça-feira, 22 DE JANEIRO DE 2019