dividendos

11
FINANÇAS EMPRESÁRIAIS II FINANÇAS EMPRESÁRIAIS II Profa. Ms. Margareth Marcon

Upload: margareth-marcon

Post on 20-Jun-2015

980 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dividendos

FINANÇAS EMPRESÁRIAIS II FINANÇAS EMPRESÁRIAIS II

Profa. Ms. Margareth Marcon

Page 2: Dividendos

Oportunidades de investimento da empresa

Capacidade de levantar empréstimos Preferência dos acionistas para receita

corrente ou futura Tributação

Page 3: Dividendos

Teoria da Irrelevância dos Dividendos

Teoria de Pássaro na Mão

Teoria da Réplica

Page 4: Dividendos

Defende que a distribuição ou não de dividendos não tem qualquer influência sobre o preço das ações ou custo de capital das empresas, ou seja, a política de dividendos das empresas é irrelevante no tocante aos aspectos.

Page 5: Dividendos

Segundo M e M, o valor da empresa está relacionado com a capacidade de seus ativos gerarem lucro, e não através da retenção ou distribuição destes lucros.

Page 6: Dividendos

Baseada em que o investidor é geralmente avesso ao risco, a prática dos dividendos correntes reduziria a incerteza dos investidores, e faria com que descontassem os ganhos da empresa a uma taxa menor, e, se mantidas as outras variáveis constantes, teríamos uma elevação no preço das ações.

Page 7: Dividendos

Por outro lado se os dividendos fossem reduzidos ou não pagos, a incerteza dos investidores seria maior, e com isso o retorno exigido, trazendo como consequência à queda no preço das ações.

Page 8: Dividendos

Segundo Gitman, os numerosos estudos empíricos sobre a relevância dos dividendos não conseguiram prover evidências conclusivas deste argumento. No entanto na prática as atitudes de administradores financeiros e investidores tendem a sustentar a crença de que a política de dividendos afeta o valor da ação.

Page 9: Dividendos

Segundo M e M, a maioria dos investidores irá reinvestir os dividendos recebidos em ações da mesma empresa ou outra de risco semelhante. E o fluxo de caixa da empresa para investidores, no longo prazo, só depende do risco operacional da empresa, e não de sua política de dividendos.

Page 10: Dividendos

Mesmo que os dividendos correntes fossem menos arriscados do que os dividendos futuros, os investidores podem vender parte de suas ações para obter um caixa equivalente aos dividendos que queria.

Page 11: Dividendos

Então, os investidores são capazes de “fabricar” dividendos para si, independentemente da política de dividendos adotada pela empresa.