disciplina: teoria das organizações aula 1 · de taylor. sendo a ciência da administração uma...

22
Disciplina: Teoria das Organizações AULA 1 Assuntos: 1.Conceitos de Administração 2. Surgimento da Administração 3. Objeto de Estudo da Administração 4. Funções do Administrador 4. Funções do Administrador Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: [email protected] MSN: [email protected] Blog: keillalopes.wordpress.com

Upload: lylien

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Disciplina: Teoria das Organizações

AULA 1

Assuntos: 1.Conceitos de Administração2. Surgimento da Administração3. Objeto de Estudo da Administração

4. Funções do Administrador4. Funções do Administrador

Prof Ms Keilla LopesMestre em Administração pela UFBA

Especialista em Gestão Empresarial pela UEFSGraduada em Administração pela UEFS

• Contatos: E-mail: [email protected]

MSN: [email protected]: keillalopes.wordpress.com

1.CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO1. 1 - Conceito Tradicional da Administração

(CHIAVENATO, 2003) :

• A palavra administração vem do latim “AD” (direção,tendência para) e “MINISTER” (subordinação ouobediência).

• Significa aquele que realiza uma função abaixo do• Significa aquele que realiza uma função abaixo docomando de outrem, isto é, aquele que presta umserviço a outro.

• Foco: Profissão

Qual a diferença

entre conceito e conceito e definição?

1.2 Conceitos Modernos de Administração:

• “È o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar osobjetivos tanto da organização quanto de seus membros.“

(CRA)

• “Administração é dirigir recursos humanos, financeiros emateriais, reunidos em unidades organizadas, dinâmicas ecapazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmotempo, proporcionar satisfação aqueles que obtêm o produto /capazes de alcançar os objetivos da organização, e ao mesmotempo, proporcionar satisfação aqueles que obtêm o produto /serviço e àqueles que executam o trabalho". (CRA).

• È buscar os objetivos organizacionais através de planejamento,organização, direção e controle dos recursos organizacionais,ou seja,realizar da melhor forma, com o menor custo e maioreficiência e eficácia. (CHIAVENATO,2003)

• Foco: profissão - pessoas - recursos

• “É o processo de trabalhar com pessoas erecursos para realizar objetivos organizacionais,de maneira eficiente e eficaz.” (BATEMAN &SNELL, 1998 )

• “Processo de planejar, organizar, liderar econtrolar o trabalho, e de usar todos os recursosdisponíveis da organização para alcançarobjetivos estabelecidos.” (STONER, James,1995 )

2. Surgimento da Administração:2.1 Antecedentes ou Influências da Administração:

2.1.1 - Povos antigos

2.1.2 - A Filosofia

2.1.3 - A igreja católica2.1.3 - A igreja católica

2.1.4 - A organização militar

2.1.5 – A Revolução Industrial

• A principal influência para o surgimento daAdministração como ciência é a RevoluçãoIndustrial.

• 2.1.5 A Revolução Industrial (1780-1914):A grande reviravolta ocorreu com a Revolução

Industrial que provocou várias mudanças a nívelIndustrial que provocou várias mudanças a níveleconômico, social, político, industrial e tecnológico.Ocorreu a substituição das oficinas artesanais pelasfábricas e a transferência do centro dos negócios daagricultura para a indústria. Estas mudanças vieramtrazer novas exigências as organizações econtribuíram para o desenvolvimento daAdministração como Ciência

• A Revolução Industrial ocorreu em duas fases evolutivas edistintas ambas inciadas nos EUA:

A Primeira Revolução Industrial (1780 a 1860) com amecanização ou o uso do carvão e ferro nas maquinas de fiar,tear e descaroçador de algodão. O transporte a vapor, asestradas de ferro em grande porte e o telégrafo elétrico,também, são algumas evoluções deste período.

A Segunda Revolução Industrial (1860 e 1914) caracterizando-seA Segunda Revolução Industrial (1860 e 1914) caracterizando-secom a utilização do aço, eletricidade e do petróleo namecanização. O avião, o telégrafo sem fio, o telefone, ocinema e o surgimento de grandes

bancos e do capitalismo são outrosFatores característicos deste período.

Algumas considerações:

• De fato, sempre existiu alguma forma rudimentar deadministrar e a Administração tal como é hoje, éresultado histórico e integrado da contribuição coletivade numerosos precursores: povos antigos, filósofos,igreja católica, militares, economistas, estadistas eempresários.

• Todas as influências mencionadas são antecedentesda Administração como uma Ciência.Esta secaracteriza a partir do final do século XIX (comoconseqüência da revolução industrial) com os estudosde Taylor. Sendo a Ciência da Administração umaforma organizada de trabalho com base em princípiosadministrativos que são até hoje defendidos eutilizados por teóricos.

• A Ciência da Administração exige metodologia diferentedas ciências físicas, pois o objeto da ciência social é ohistórico e a realidade. Este último está sempre emmutação. Assim, sua característica principal é aceitar “oestar” como verdade e não “o ser”.

• Na Ciência Administrativa, como em qualquer outra áreado conhecimento social, os conhecimentos sãodo conhecimento social, os conhecimentos são(re)produzidos a partir da atualidade e o que já existiu,constituindo assim um resgate histórico das teorias jáformuladas e de termos e práticas já utilizadas nosprimórdios da humanidade tanto quanto práticasatualizadas.

• È constituída pelas teorias administrativas.

Administração é uma das Ciências Humanas ou uma

das Ciências Sociais?das Ciências Sociais?

Algumas das Áreas de Conhecimento da Administração como Ciência:

Administração Pública;Administração da Informação; Administração daProdução;Administração de Marketing; AdministraçãoFinanceira;Docência, Ensino e Pesquisa emAdministração;Empreendedorismo; Estudos Organizacionais;

Gestão de Pessoas; Gestão de Micro, Pequenas e MédiasEmpresas;Gestão de Tecnologia e Inovação;GestãoEmpresas;Gestão de Tecnologia e Inovação;GestãoInternacional;Gestão de Serviços;Qualidade;Logística;GestãoAmbiental

• Algumas dessas áreas ainda são relativamente novas na academia,outras ganharam nova roupagem e denominação e outras comcerteza surgirão. Cabe, ainda destacar que, cada uma dessas áreasde conhecimento podem ser desdobradas em outras tantas.

3. O objeto de estudo da Administração:

Qual o objeto de estudo da Administração?

( ) O ser humano

( ) As relações entre as pessoas

( ) O trabalho( ) O trabalho

( ) As teorias administrativas

( ) As empresas públicas e privadas

( ) As indústrias

( ) As organizações

È correto mencionar a Administraçãocomo a gerência de uma casa ou denossa vida pessoal?

4. Funções do Administrador:

• A tarefa da administração é interpretar osobjetivos propostos pela organização etransformá-los em ação organizacional por meiodo planejamento, organização, direção econtrole de todos os esforços realizados emcontrole de todos os esforços realizados emtodas as áreas e em todos os níveis daorganização com a finalidade de alcançar taisobjetivos da melhor maneira. (LODI,2003)

4.Funções do Administrador:

4.1 – PLANEJAR• Significa que os administradores pensam

antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seusatos sejam baseados em algum método, plano ou lógica enão em palpites.

• Pensar antecipadamente o que deve ser feito.

4.2- ORGANIZAR:• É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a

autoridade e os recursos entre membros da organizaçãode modo que eles possam alcançar eficientemente osobjetivos da mesma.

• Como será feito.

4.Funções do Administrador:

4.3Direção:

Significa conduzir e orientar o pessoal.

Ocorre simultânea aos trabalhos de planejamentoe organização.e organização.

È considerada como a essência do trabalho dobom administrador. De nada adianta um bomplanejamento e uma boa organização se aspessoas trabalham sem orientação ecoordenação adequadas. Alguns dos meios dedireção são: a emissão de ordens; instruções;comunicação; motivação; liderança e

coordenação.

4.Funções do Administrador:

4.4 - ControlarÉ o processo de assegurar a realização dos objetivos e

de identificar a necessidade de modificá-los.Significa verificar se o que foi planejado, organizado e

direcionado está sendo, de fato, executado.Envolve os seguintes elementos.• Estabelecer padrões e maneiras de controle• Medir o desempenho atual• Comparar o desempenho atual com os padrões

estabelecidos• Caso sejam detectados desvios, executar ações

corretivas.

Curiosidade:• Os cursos de Administração no Brasil tem uma

história muito curta, principalmente se compararmoscom os EUA, onde os primeiros cursos na área seinicializam no final do século XIX, com a criação daWharton School, em 1881.

• Em 1952, se iniciava o ensino de Administração noBrasil, os EUA já formavam em torno de 50 milbacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano em

Administração..

• A FGV representa a primeira e mais importanteinstituição que desenvolveu o ensino de Administração.Sua origem remonta à criação do Departamento deAdministração do Serviço Público (DASP), em torno de1938. Esse órgão tinha como finalidade estabelecer umpadrão de eficiência no serviço público federal e criarcanais mais democráticos para o recrutamento deRecursos Humanos para a Administração pública, pormeio de concursos de administração. A idéia da criaçãomeio de concursos de administração. A idéia da criaçãoda nova instituição foi bem acolhida pelo entãopresidente da República, Getúlio Vargas, que autorizouo DASP a promover a abertura de uma entidadevoltada ao estudo de princípios e métodos daorganização racional do trabalho (OS&M), visando apreparação de pessoal qualificado para aAdministração Pública e Privada.

• Adm. Rui Ribeiro de AraújoCRA/DF nº 2285

Referências:

• CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral daAdministração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

• LODI, J. B. História da Administração. São Paulo:Pioneira Thomson Learning, 2003

• LUSSIER, Robert N.; REIS, Ana Carla Fonseca; FERREIRA,

Ademir Antonio. Fundamentos de Administração: tradução e

adaptação da 4 edição norte-americana.São Paulo: Cengage

Learning, 2010.

• MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração:da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. SãoPaulo: Atlas, 2004.