direitos homoafetivos lgbt keythila...

8
___________________________________________________________________ • Ano I | Nº. 26 | Terçafeira, 11 de agosto de 2015 • ___________________________________________________________________ Olá. Destacamos, nesta semana, os vários cursos e eventos cuja participação está sendo incentivada pelo CEJUR. Um deles, sobre política de drogas, poderá realizar o seu próximo encontro sob o impacto de uma decisão histórica: na quintafeira, 13 de agosto, esperase que o Supremo Tribunal Federal descriminalize o uso de drogas para consumo pessoal. Uma boa leitura para todos. Continua na sextafeira o Curso de Capacitação sobre Política de Drogas O Prof. Marcelo Cruz é o expositor da quinta aula do Curso de Capacitação sobre Política de Drogas, que acontecerá na próxima sextafeira (14/08/15), versando sobre a classificação das substâncias psicoativas e seus efeitos. Marcelo Cruz é médico do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde coordena o Programa de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas. Clique aqui para ver a programação completa do curso, cujas aulas ocorrem na FESUDEPERJ, às sextasfeiras, de 09:00 às 12:00 horas. Mais dois relatórios atinentes a aulas anteriores foram disponibilizados eletronicamente: para acessar o relatório da aula ministrada pela Prof. Ilona Szábo (“Impacto das experiências internacionais da descriminalização nos indicadores de criminalização e no aumento do consumo”), clique aqui ; para acessar o relatório da aula ministrada pelo Prof. Maurício Fiore (“Perspectivas sobre o uso de drogas e a contribuição das ciências sociais”), clique aqui .

Upload: vodung

Post on 07-Nov-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

___________________________________________________________________

• Ano I | Nº. 26 | Terçafeira, 11 de agosto de 2015 •___________________________________________________________________

Olá. Destacamos, nesta semana, os vários cursos e eventos cuja participação está sendo

incentivada pelo CEJUR. Um deles, sobre política de drogas, poderá realizar o seu próximo

encontro sob o impacto de uma decisão histórica: na quintafeira, 13 de agosto, esperase

que o Supremo Tribunal Federal descriminalize o uso de drogas para consumo pessoal. Uma

boa leitura para todos.

Continua na sextafeira o Curso de Capacitação sobre Política de Drogas

O Prof. Marcelo Cruz é o expositor da quinta aula do Curso de Capacitaçãosobre Política de Drogas, que acontecerá na próxima sextafeira (14/08/15),versando sobre a classificação das substâncias psicoativas e seus efeitos.Marcelo Cruz é médico do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, onde coordena oPrograma de Estudos e Assistência ao Uso Indevido de Drogas. Clique aqui paraver a programação completa do curso, cujas aulas ocorrem na FESUDEPERJ,às sextasfeiras, de 09:00 às 12:00 horas.

Mais dois relatórios atinentes a aulas anteriores foram disponibilizadoseletronicamente: para acessar o relatório da aula ministrada pela Prof. IlonaSzábo (“Impacto das experiências internacionais da descriminalização nosindicadores de criminalização e no aumento do consumo”), clique aqui; paraacessar o relatório da aula ministrada pelo Prof. Maurício Fiore (“Perspectivassobre o uso de drogas e a contribuição das ciências sociais”), clique aqui.

Curso de Capacitação em Mediação de Conflitos começa na próximasemana

Terá início no dia 21 de agosto o curso “Capacitação em Mediação de Conflitos– Módulo Teórico Básico”, a ser ministrado pelas instituições ISAMediare, coma participação de 22 (vinte e dois) defensores públicos e 5 (cinco) servidores,selecionados nos termos do edital nº 06/2015. Confira aqui, mais uma vez, alista de classificação.

Inscrições para os concursos de teses e de práticas exitosas do XII CONADEP

vão até 17 de agosto

O CEJUR está fomentando a participação proativa e inovadora de defensorespúblicos do Estado do Rio de Janeiro no XII Congresso Nacional de DefensoresPúblicos, a se realizar entre os dias 5 e 7 de novembro, em Curitiba. Paratanto, vai custear as passagens aéreas dos defensores que se inscreverem nosconcursos de teses e de práticas exitosas do Congresso. Será uma passagempor prática/tese inscrita (e depois apresentada no evento). As inscrições junto àAssociação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP) vão até as 18h do dia 17de agosto. Para a obtenção da passagem aérea, o defensor deve comunicar aoCEJUR a sua inscrição, logo depois que ela for realizada. O edital do concursode teses pode ser acessado aqui; e o edital do concurso de práticas exitosas,aqui. Participem!

Curso de ambientação de servidores disponível no site da FESUDEPERJ

O curso de ambientação para novos servidores foi gravado e estádisponibilizado na plataforma de ensino à distância da FESUDEPERJ (cliqueaqui), que realiza o curso em parceria com o CEJUR. O acesso pode ser feitomediante cadastro no site e se destina aos servidores que tenham participado

de concurso de alteração de designação, mudando de área de atuação, bemcomo para aqueles que desejam se reciclar nas rotinas básicas dos órgãos deatuação nas seguintes áreas: criminal; fazenda pública e plantão; núcleos deprimeiro atendimento; CRC; família, cível e órfãos e sucessões.

“Fala, Defensor” aborda a questão da transexualidade

Os próximos programas do “Fala Defensor”, que serão exibidos nos dias 16 e23 de agosto, vão abordar os desafios de se garantirem os direitos das pessoastransexuais e de se combater a discriminação. Participaram do debate adefensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual eDireitos Homoafetivos Livia Casseres, a conselheira do Conselho EstadualLGBT Keythila Katerine e a assistente técnica e integrante da equipemultidisciplinar do Nudiversis Thalita Thomé. Os programas anteriores podemser acessados no canal da Defensoria Pública no youtube.

Notícias da Biblioteca Defensor Público Mário José Bagueira Leal

Reaberta ao público em geral desde janeiro último, a Biblioteca cadastrou nesteprimeiro semestre 193 usuários, atendeu em média 322 pessoas mensalmentee a seu acervo foram acrescentados 91 títulos de obras e 102 exemplares derevistas jurídicas.

Esforços especiais têm sido feitos para catalogar e tornar mais acessíveis osatos normativos da Defensoria. Informese a propósito que todas as Ordens deServiço da Corregedoria Geral já foram catalogadas e estão disponíveis parapesquisa através do link da Biblioteca na página do CEJUR, onde inclusive épossível consultar as obras disponíveis no acervo da Biblioteca. Além disso,renovouse o contrato com a empresa fornecedora de base de dados depesquisa em Diários Oficiais do Poder Executivo, sendo possível pesquisar naBiblioteca publicações a partir de 1975. Cabe lembrar que o atendimento podeser realizado também através de email ([email protected]) e telefone(23326249 / 23326248). A Biblioteca e sua equipe estão à disposição para asua consulta ou pesquisa!

Provido no TJ/RJ o agravo no caso em que a Defensoria se habilitou como

amicus curiae

No informativo nº 23, havíamos noticiado o ingresso da Defensoria comoamicus curiae no Agravo de Instrumento 002414159.2015.8.19.0000 (relatorDes. Alexandre Câmara), versando sobre gratuidade de justiça e,principalmente, sobre a autonomia da Defensoria Pública. Comunicamos agorao provimento do recurso, significando o julgado um excepcional precedentepara a instituição. Eis a ementa do acórdão: “Direito constitucional. Direitoprocessual civil. Princípios institucionais da Defensoria Pública. Não se admiteque, por decisão judicial, seja a Defensoria Pública destituída dopatrocínio de seu assistido, pouco importando se será ou não deferido obenefício da gratuidade de justiça. É prerrogativa do Defensor Públicodefinir quem faz ou não jus a ser assistido por aquela Instituição. Parte,ademais, que faz jus ao benefício da gratuidade de justiça, já que os elementosdos autos demonstram não ter ela condições de arcar com o custo do processo.Autora que está desempregada e tem saldo bancário baixo. Provimento do

recurso.” Parabéns ao subscritor do agravo, defensor André Bernardes Lopes,e à subscritora da manifestação de amicus curiae, a coordenadora cívelAdriana João! Clique aqui para rever a petição de amicus curiae e clique aquipara acessar a íntegra do acórdão.

Contestação por negativa geral é presente de grego do novo CPC para

defensores – Franklyn Roger Alves Silva

Você sabia que, pela letra do novo Código de Processo Civil, toda contestaçãoapresentada pela Defensoria Pública, mesmo não sendo caso de curadoriaespecial, poderá ser feita por negação geral? Tal inovação é questionada pelodefensor público Franklyn Roger Alves Silva, em artigo publicado no Conjur.Trecho: “O defensor público, no desempenho de função típica, em regra dispõede meios suficientes para elaborar uma defesa em favor da parte ré, que estápresente a sua porta, com documentos e fatos a serem apresentados, razãopela qual não nos pareceria adequada a utilização da contestação por negativageral. O réu presente tem direito de exercer o contraditório pleno com aimpugnação especificada dos fatos e ter a seu favor a ampla defesa,consubstanciada na possibilidade de apresentação de uma resposta efetiva ecom apresentação de teses jurídicas.” Clique aqui para ver a íntegra do artigo.

Alteração recente da Lei 8.009/90

A Lei 13.144, de 06/07/15, mexe com temas com os quais trabalhamoscotidianamente. Ela alterou o inciso III do art. 3º da Lei 8.009, que disciplina oinstituto do bem de família, para assegurar proteção ao patrimônio do novocônjuge ou companheiro do devedor de pensão alimentícia. De acordo com anova Lei, a cobrança movida por credor de pensão alimentícia continuarepresentando exceção à impenhorabilidade do bem de família, resguardadosporém “os direitos, sobre o bem, do seu coproprietário que, com o devedor,integre união estável ou conjugal, observadas as hipóteses em que ambos

responderão pela dívida”.

Lançada revista virtual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

versando sobre o tema do dano moral coletivo

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro divulgou a 12ª Edição de suaRevista Jurídica, dedicada ao tema do dano moral coletivo. A obra é compostapor farto material sistematizado de jurisprudências do Superior Tribunal deJustiça e dos Tribunais estaduais do Rio de Janeiro, de São Paulo, do RioGrande do Sul e do Espírito Santo, separado pelos seguintes temas: proteçãoao meio ambiente, interesse dos consumidores, improbidade administrativa edeclarações preconceituosas contra determinado grupo. Conta, ainda, com umaparte doutrinária que destaca o conceito, a fundamentação, a abrangência, acaracterização e os parâmetros de aplicação do dano moral coletivo, institutoque se revela um importante instrumento de defesa dos interesses decoletividades, o que interessa muito à Defensoria Pública, considerando a sualegitimação para a propositura da ação civil pública (reconhecida amplamentepelo Supremo Tribunal Federal). Clique aqui para acessar a íntegra darevista.

Carmen, de Cervantes Toda mulher tem direito a uma vida semviolência!

A defensora pública e coordenadora do NUDEM Arlanza Rebello recomenda a peça Carmen,

de Cervantes. No mês em que se comemoram nove anos da Lei 11.340/06 Lei Maria da

Penha, o questionamento sobre os estereótipos e condicionamentos sociais sobre a condição

feminina vem na voz de Carmen. Na peça baseada em conto homônimo de Marcos Arzua, a

personagem Carmen, a cigana do autor francês Prosper Mèrimée que é tragicamente

assassinada, encontra o escritor e poeta espanhol Miguel de Cervantes, acreditando poder

mudar o seu destino. É uma boa oportunidade de reflexão! Serviço: Terças e quartas às

19:30, até 26 de agosto, no Teatro Eva Herz (Rua Senador Dantas 45, Cinelândia).

Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia).

“Que mundo é esse?” Jardim Botânico recebe exposição defotografias do povo curdo

Fica em cartaz no período do dia 24/07 a 24/08 a exposição “Que mundo é esse?”, que

consiste em imagens do povo curdo captadas por Michel Coeli. O trabalho é parte de uma

série da Globo News que pauta “realidades polêmicas e surreais do mundo caótico em que

vivemos”. A exibição retrata o maior povo do mundo sem território em seu cotidiano,

vivendo em tendas de campos de refugiados ao fugirem do Estado Islâmico e da guerra na

Síria. As lentes do fotógrafo captam os curdos em momentos de luta na defesa dos territórios

onde vivem e na busca pelo reconhecimento de seus direitos, bem como a esperança e a

alegria que, apesar das circunstâncias, preservam. O Jardim Botânico fica localizado no

número 1008 da Rua Jardim Botânico, aberto de segunda a domingo (segunda de 12:00h às

17:00h e no restante da semana de 08:00h às 17:00h). A censura é livre e o valor da entrada

é R$ 9,00. Crianças com menos de 7 anos de idade e adultos com mais de 60 anos não pagam.

Mais informações podem ser obtidas no site do Jardim Botânico (clique aqui).

Colabore com o “CEJUR Notícias”

Para colaborar com o nosso informativo envie críticas, sugestões e conteúdospara [email protected]. Muito importante sua participação!