direito previdenciário -...

24
(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB) www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS| Simulado 0010 – Mapa do Edital Informações: As questões INÉDITAS de Direito Previdenciário estão comentadas no final do simulado. O link para o gabarito encontra-se na página 22. A prova contém 50 questões de conhecimentos específicos e 70 de conhecimentos básicos, manteremos esta divisão, mesmo sendo diferente da prova, por questões didáticas e para o devido fortalecimento e equilíbrio entre as básicas e específicas. Direito Previdenciário 1. São regimes da previdência Social, de acordo com o Decreto 3.048/1999, o Regime Geral de Previdência Social e os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e dos militares. 2. Pela Previdência Social, o Salário- de-benefício é o valor básico utilizado para cálculo da renda mensal dos benefícios de prestação continuada, inclusive os regidos por normas especiais, exceto o salário-família, a pensão por morte, o salário-maternidade e os demais benefícios de legislação especial. 3. Compete ao poder público organizar a Previdência Social com base nos seguintes objetivos estabelecidos na Constituição pátria: universalidade da cobertura e do atendimento, seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, irredutibilidade do valor dos benefícios, garantia de padrão de qualidade, equidade na forma de participação no custeio, diversidade da base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração. 4. A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social não poderá contratar com o Poder Público, nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. 5. A constituição Federal estabelece como premissa básica a preexistência de Custeio, segundo a qual nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. 6. De acordo com o texto constitucional, são isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes

Upload: vuongliem

Post on 01-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Simulado 0010 – Mapa do Edital Informações: As questões INÉDITAS de Direito Previdenciário estão comentadas no final do simulado. O link para o gabarito encontra-se na página 22. A prova contém 50 questões de conhecimentos específicos e 70 de conhecimentos básicos, manteremos esta divisão, mesmo sendo diferente da prova, por questões didáticas e para o devido fortalecimento e equilíbrio entre as básicas e específicas.

Direito Previdenciário

1. São regimes da previdência Social, de acordo com o Decreto nº 3.048/1999, o Regime Geral de Previdência Social e os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e dos militares.

2. Pela Previdência Social, o Salário-

de-benefício é o valor básico utilizado para cálculo da renda mensal dos benefícios de prestação continuada, inclusive os regidos por normas especiais, exceto o salário-família, a pensão por morte,

o salário-maternidade e os demais benefícios de legislação especial.

3. Compete ao poder público

organizar a Previdência Social com base nos seguintes objetivos estabelecidos na Constituição pátria: universalidade da cobertura e do atendimento, seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, irredutibilidade do valor dos benefícios, garantia de padrão de qualidade, equidade na forma de participação no custeio, diversidade da base de financiamento e caráter democrático e descentralizado da administração.

4. A pessoa jurídica em débito com o

sistema da seguridade social não poderá contratar com o Poder Público, nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

5. A constituição Federal estabelece

como premissa básica a preexistência de Custeio, segundo a qual nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.

6. De acordo com o texto

constitucional, são isentas de contribuição para a seguridade social as entidades beneficentes

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

que promovam a assistência social e o incentivo à educação, cultura e desporto, desde que atendam às exigências estabelecidas em lei.

7. É vedada à União, aos Estados, ao

Distrito Federal e aos Municípios a cobrança de contribuições sociais no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que as instituiu ou aumentou.

8. Independe de carência a concessão

da pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente.

9. É segurado facultativo da

Previdência Social quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego.

10. Ao segurado ou segurada da

Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança, é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias, sendo esse benefício pago diretamente pela Previdência Social.

11. É vedado o recebimento conjunto

do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

12. Consideram-se acidentes em serviço o dano sofrido pelo servidor em atividade que se relacione direta ou indiretamente com as atribuições do cargo e o decorrente de agressão sofrida, desde que o servidor não a tenha provocado.

13. Quando o segurado receber auxílio-

acidente, a renda mensal desse auxílio não integra o salário de contribuição para fins de cálculo do salário-de-benefício da aposentadoria.

14. A origem histórica da tutela ao

acidente de trabalho é atribuída à automação surgida com a Revolução Industrial. Atualmente, dado o progresso legislativo, todo segurado do RGPS e os servidores públicos têm direito ao auxílio-acidente.

15. Constitui contravenção penal,

punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

16. Considera-se como dia do acidente,

no caso de doença profissional ou do trabalho, a data do início da incapacidade laboral para o exercício da atividade habitual, ou o dia da segregação compulsória, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo, para este efeito, o que ocorrer primeiro.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

17. O auxílio-acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes meramente de acidente de trabalho típico, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia.

18. Salvo no caso de direito adquirido,

não é permitido o recebimento de mais de um auxílio-acidente.

19. A perícia médica do Instituto

Nacional do Seguro Social considerará caracterizada a natureza acidentária da incapacidade quando constatar ocorrência de nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relação entre a atividade da empresa ou do empregado doméstico e a entidade mórbida motivadora da incapacidade elencada na Classificação Internacional de Doenças.

20. A dependência econômica de todos

os dependentes do segurado deve ser comprovada.

21. É considerado beneficiário do

RGPS, na condição de dependente do segurado, o irmão não emancipado, de qualquer condição, com menos de vinte e cinco anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental

que o torne absoluta ou relativamente incapaz.

22. Avós de segurado podem ser

considerados beneficiários do RGPS, na condição de seus dependentes.

23. O enteado e o menor tutelado

equiparam-se ao filho mediante apresentação de declaração pelo dependente e comprovação da dependência econômica, na forma estabelecida em regulamento.

24. São considerados beneficiários do

RGPS, na condição de dependentes do segurado, o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental que o torne absoluta ou relativamente incapaz, assim declarado judicialmente.

25. As instituições privadas poderão

participar de forma subsidiária do Sistema Único de Saúde.

26. É permitida a destinação de

recursos públicos para auxiliar as instituições privadas com fins lucrativos.

27. É vedada a participação direta ou

indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde do País, salvo nos casos previstos em lei.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

28. Não compete ao Sistema Único de Saúde ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde.

29. Ao Sistema Único de Saúde,

compete colaborar na proteção do meio ambiente, exceto o meio ambiente do trabalho.

30. Considere que Joana, casada com

Marcos, segurado do RGPS, receba proventos relativos a aposentadoria por tempo de contribuição. Nessa situação, com a morte do esposo, Joana não poderá, de acordo com a lei, passar a receber cumulativamente a pensão por morte, devendo optar pelo benefício mais vantajoso.

31. Suponha que um segurado, em

virtude de condenação pelo cometimento de crime, tenha sido recolhido à prisão para início do cumprimento de pena em regime fechado e solicitado auxílio-reclusão. Nessa situação, segundo a jurisprudência do STF, é necessária a comprovação de situação de necessidade, devendo-se utilizar como parâmetro a renda dos dependentes, sendo irrelevante a renda auferida pelo segurado preso.

32. O salário maternidade da segurada

empregada consistirá sempre em renda mensal equivalente à sua remuneração integral.

33. O prazo para o primeiro pagamento do benefício da previdência social é estipulado em até quarenta e cinco dias contados da data da apresentação, pelo segurado, da documentação necessária à concessão do benefício.

34. O retorno do aposentado à

atividade exercida não prejudica o recebimento de sua aposentadoria, que, em qualquer caso, será mantida no seu valor integral.

35. Os produtores rurais integrantes de

consórcio simplificado de produtores rurais são responsáveis subsidiários em relação às obrigações previdenciárias.

36. O limite mínimo do salário de

contribuição do menor aprendiz corresponde à sua remuneração mínima definida em lei.

37. Integram o salário de contribuição

os valores recebidos em decorrência da cessão de direitos autorais e a importância recebida a título de bolsa de aprendizagem assegurada a adolescentes até quatorze anos de idade.

38. A alíquota de contribuição do

segurado facultativo é de 30% sobre o respectivo salário de contribuição.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

39. Constitui receita da seguridade social a renda bruta proveniente dos concursos de prognósticos.

40. Os benefícios do Serviço Social e da

reabilitação profissional são devidos apenas aos segurados e não aos seus dependentes.

41. A doença degenerativa e a inerente

ao grupo etário estão incluídas no rol das doenças do trabalho para efeitos de equiparação a acidente de trabalho.

42. Os períodos de carência para os

benefícios auxílio-reclusão e salário-família são, respectivamente, de dez e doze contribuições mensais.

43. A doença ou lesão de que o

segurado já era portador, ao se filiar ao Regime Geral da Previdência Social, jamais lhe conferirão direito à aposentadoria por invalidez.

44. A aposentadoria por idade será

devida ao trabalhador rural que, preenchidos os requisitos da comprovação de efetivo exercício de atividade rural e da carência, completar sessenta anos, se homem e cinquenta e cinco anos, se mulher.

45. Lei complementar disciplinará a

cobertura do risco de acidente do trabalho, que deverá ser custeado

concorrentemente pelo regime geral de previdência social e pelo setor privado.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

46. Joaquim é patrão de Maria, segurada empregada doméstica do RGPS, aquele paga a esta dois salários mínimos registrados na carteira e mais quatrocentos reais não registrados. A partir dessa situação hipotética podemos deduzir que Joaquim pratica apropriação indébita previdenciária.

47. As normas internacionais entre organismos estrangeiros e o Brasil, tais como tratados, acordos ou convenções, quando versem sobre matéria previdenciária, devem ser interpretados como lei especial.

48. Prescreve em dez anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil.

49. Os benefícios da previdência social

não podem ser objetos de penhora, arresto ou sequestro, sendo nula de pleno direito a sua venda ou cessão, ou a constituição de qualquer ônus sobre ele, bem como a outorga de poderes irrevogáveis

ou em causa própria para o seu recebimento.

50. Marcel, aposentado pelo RGPS, voltou ao trabalho na empresa em que sempre trabalhou, depois de dois anos de trabalho ele sofreu um grave acidente ficando impossibilitado para o trabalho por mais de quinze dias consecutivos, neste caso, a previdência pagará o auxílio-doença apenas a partir do décimo sexto dia já que os primeiros quinze dias ficará a cargo da empresa o pagamento da remuneração que o segurado habitualmente recebia.

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

QUESTÃO INÉDITA

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

DIREITO

ADMINISTRATIVO

51. Julgue o item subsequente, relativo e à administração pública. O poder de a administração pública impor sanções a particulares não sujeitos à sua disciplina interna tem como fundamento o poder disciplinar.

52. Considere que a companheira de

um servidor investido em cargo de direção de uma empresa pública foi nomeada para exercer função gratificada na mesma entidade. Nessa situação, a nomeação realizada é caracterizada como prática de nepotismo, sendo passível de anulação, visto que fere os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade.

53. A aplicação das penas de perda da

função pública e de ressarcimento integral do dano em virtude da prática de ato de improbidade administrativa situa-se no âmbito do poder disciplinar da administração pública.

54. As empresas públicas e as

sociedades de economia mista são entidades integrantes da administração indireta, portanto, aos seus funcionários aplica-se o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

55. Função, cargo e emprego público são unidades de atribuições para as quais a investidura somente pode dar-se mediante prévia aprovação em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

56. A criação de fundações públicas,

pessoas jurídicas de direito público ou privado, deve ser autorizada por lei específica, sendo a criação efetiva dessas entidades feita na forma da lei civil, com o registro dos seus atos constitutivos, diferentemente do que ocorre com as autarquias.

57. Com relação à organização da

Administração Pública, centralização desconcentrada compreende a atribuição administrativa conferida a uma única pessoa jurídica dividida internamente em diversos órgãos públicos, como se faz em relação aos ministérios.

58. O poder hierárquico é aquele que

confere à administração pública a capacidade de aplicar penalidades.

59. Negar publicidade aos atos oficiais

constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.

60. Os servidores nomeados para cargo

de provimento efetivo em virtude

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

de aprovação em concurso público adquirem a estabilidade após três anos de efetivo exercício.

61. Conforme entendimento do STF,

com base na teoria do risco administrativo, a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva relativamente a terceiros usuários e não usuários do serviço.

62. Se a administração pública

conceder a determinado particular licença para construir, estará praticando ato administrativo negocial.

63. Configura ato ordinatório a

destruição, pela administração pública, de bens particulares impróprios para consumo.

Ética

64. Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal a vedação, ao servidor público, de exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

65. Constitui regra deontológica do

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal o dever do

servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

66. A comissão de ética é encarregada

de orientar e aconselhar o servidor acerca das regras de conduta ético-profissional concernentes ao tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. Além disso, cabe à referida comissão competência para exonerar o servidor que desrespeitar essas normas.

67. O servidor público deve privar-se

do cumprimento de função, poder ou autoridade que apresente finalidade estranha ao interesse público, salvo se observar as formalidades legais.

REGIME JURÍDICO ÚNICO

68. Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remunerações sejam acumuláveis na atividade.

69. O servidor público não pode,

durante o prazo do estágio probatório, ser cedido a outro órgão ou entidade.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

70. Pedro, que é colombiano de nascença, obteve a cidadania brasileira. Nessa situação, mesmo que preenchidos os demais requisitos exigidos, ele não poderá ocupar cargo público, já que não é brasileiro nato.

71. Caso o padrasto de determinado

servidor público esteja acometido de doença em que seja indispensável a sua assistência direta, não podendo esta ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo, poderá ser concedida ao servidor licença por motivo de doença em pessoa da família, por até sessenta dias, ainda que não consecutivos, sem prejuízo da remuneração.

72. Considere a seguinte situação

hipotética. Maria e João, servidores públicos federais, são casados e residem no DF. João foi deslocado, no interesse da administração, no âmbito do mesmo quadro, com mudança de sede. Nessa situação, Maria pode pedir remoção, para acompanhar João, independentemente do interesse da administração.

73. Considere que Pedro, servidor

público estável, tenha retornado ao cargo anteriormente ocupado em razão de sua inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo. Nessa situação, o retorno do servidor ao cargo ilustra a forma de

provimento denominada readaptação.

74. A CF confere aos entes federativos

a competência para adotar, quanto aos agentes públicos, regimes jurídicos diversificados, com a ressalva das carreiras por ela institucionalizadas.

75. É assegurado ao servidor o

exercício do direito de petição, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão; não se admite, contudo, a renovação do pedido de reconsideração.

RLM

76. A sentença “A vida é curta e a morte é certa" pode ser simbolicamente representada pela expressão lógica P ∧ Q, em que P e Q são proposições adequadamente escolhidas.

77. A sentença “Somente por meio da

educação, o homem pode crescer, amadurecer e desenvolver um sentimento de cidadania" pode ser simbolicamente representada pela expressão lógica P ∧ Q ∧ R, em que P, Q e R são proposições adequadamente escolhidas.

78. O texto “O homem inteligente

nunca recebe penalidades, pois somente o homem que erra recebe

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

penalidades e o homem inteligente jamais erra" apresenta um argumento válido.

A figura acima apresenta as colunas iniciais de uma tabela-verdade, em que P, Q e R representam proposições lógicas, e V e F correspondem, respectivamente, aos valores lógicos verdadeiro e falso.

Com base nessas informações e utilizando os conectivos lógicos usuais, julgue os itens 79 e 80.

79. A última coluna da tabela-verdade referente à proposição lógica Pv(Q↔R) quando representada na posição horizontal é igual a

80. A última coluna da tabela-verdade referente à proposição lógica P→(Q∧R) quando representada na posição horizontal é igual a

Rascunho para resolução das questões de RLM _____________________________

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

PORTUGUÊS

Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto I, julgue os itens 81 a 85.

81. Na linha 9, os dois-pontos têm a função de introduzir uma explicação referente à informação anterior.

82. No primeiro parágrafo do texto, a

ausência de conectores entre os quatro primeiros períodos e o uso de formas verbais em primeira pessoa constituem estratégias discursivas que favorecem a construção de uma atmosfera de automatismo e de individualismo no texto.

83. Na linha 5, o emprego do travessão

tem a função de enfatizar a ausência de contato humano nas

atividades realizadas no cotidiano, que são narradas no primeiro parágrafo.

84. De acordo com o autor do texto, a

predição de Lafargue, segundo a qual a máquina libertaria o ser humano para o lazer, ainda não se concretizou.

85. Haveria prejuízo para a correção

gramatical do texto se, feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, o ponto final logo após “século XIX” (R.9) fosse substituído por vírgula.

No que se refere às estruturas linguísticas do texto II e às ideias nele desenvolvidas, julgue os itens 86 a 91.

86. O emprego da palavra “discreto” (R.3) enfatiza a ideia da pequena

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

dimensão em que ocorrem as condições mínimas para a vida humana.

87. Na linha 24, o emprego da vírgula

após o travessão é facultativo.

88. Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o pronome “você”, em suas duas ocorrências (R. 4 e 22), poderia ser substituído por alguém.

89. O texto trata das dificuldades

orgânicas, físicas e sociais impostas aos seres vivos para a sua sobrevivência no ambiente planetário.

90. A correção gramatical e os sentidos

do texto seriam preservados caso o trecho “a zona que abrange quase toda a vida conhecida” (R. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte forma: a área que preserva quase toda a vida de que se têm conhecimento.

91. A argumentação de que o planeta

Terra é o único ambiente suscetível de prover a vida humana no espaço da Via Láctea é desenvolvida de forma decisiva no texto.

Julgue os itens 92 a 94, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto III.

92. Haveria prejuízo para a correção gramatical do texto caso o pronome “se”, em “Amanda recusou-se” (R.5), fosse deslocado para imediatamente antes da forma verbal “recusou”: Amanda se recusou.

93. No trecho “exigiram que ela

alisasse o cabelo, afinasse o nariz e mudasse os traços” (R. 4 e 5), o sujeito da forma verbal “exigiram” é indeterminado.

94. De acordo com o texto, traços

físicos da população negra são aspectos do que se denomina “beleza brasileira”.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

REDAÇÃO OFICIAL

À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens 95 a 97.

95. Deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo, em documentos destinados a chefes de Poder, ao passo que se deve empregar o vocativo Senhor, sem especificação do cargo, em documentos destinados a demais autoridades.

96. Os princípios necessários à redação

de correspondências oficiais incluem a clareza e a concisão, atributos fundamentais para garantir que todos os textos legais sejam compreendidos pelos cidadãos.

97. Em documentos oficiais destinados

a senadores e ministros de Estado, deve ser empregado o pronome de tratamento Vossa Excelência, o qual, embora esteja na segunda pessoa gramatical, exige a concordância da terceira pessoa do singular.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens 98 a 100.

98. A exposição de motivos, documento oficial que formalmente segue o padrão ofício, poderá apresentar, dependendo de sua finalidade, duas estruturas básicas: uma para a comunicação que tenha caráter exclusivamente informativo, e outra para a comunicação que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.

99. Embora ofício e aviso sigam o

mesmo padrão formal, este é utilizado somente para a comunicação entre ministros de Estado, ao passo que aquele é expedido para a comunicação entre demais autoridades.

100. Por ser modalidade de

comunicação que apresenta como principal característica a agilidade, o memorando não pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem implementados em determinado setor do serviço público

INFORMÁTICA

101. No Windows 7, o Windows Update é um utilitário que examina o computador, confere com o banco de dados online do Microsoft Update e recomenda ou instala quaisquer atualizações que estiverem disponíveis para o

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Windows, para os programas do Windows ou para seu hardware.

102. Julgue os próximos itens,

acerca da edição de textos e planilhas. No BrOffice Calc 3, a opção Atingir Metas do menu Ferramentas permite formatar de maneira condicional a cor de uma célula (fundo e fontes), ao se atingir determinado valor ou meta.

103. Para realizar buscas

diretamente no Internet Explorer 9, o usuário pode digitar o termo desejado diretamente na barra de endereços do navegador. Caso seja digitado um termo que não possa ser interpretado como um endereço da Web, o mecanismo de busca padrão entrará em ação.

104. No Internet Explorer, ao

acessar uma página por meio do protocolo seguro HTTP, que utiliza o algoritmo de criptografia SSL (secure socket layer), o usuário é informado pelo navegador, mediante a exibição de um ícone contendo um cadeado, de que a conexão é segura.

105. Para encerrar uma sessão de

trabalho e desligar um computador com sistema Windows, deve-se clicar o botão Iniciar, solicitar o logoff, depois, na janela disponibilizada, clicar o botão Desativar e, em seguida, o Cancelar.

106. Em relação ao uso da Internet e seus recursos, julgue o item a seguir. Certificado digital de email é uma forma de garantir que a mensagem enviada possui, em anexo, a assinatura gráfica do emissor da mensagem.

107. Se o servidor proxy

responder na porta 80 e a conexão passar por um firewall de rede, então o firewall deverá permitir conexões de saída da estação do usuário com a porta 80 de destino no endereço do proxy.

108. Acerca de editores de texto e

planilhas, julgue os itens a seguir. No Microsoft Word, é possível combinar e automatizar comandos por meio do recurso de gravação de macros.

109. Acerca de sistema

operacional e do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os itens a seguir. Antes de iniciar um

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

processo de revisão de um texto no Word 2010, deve-se marcar a opção Controlar Alterações, no menu Revisão, para que o trecho apagado ou alterado seja destacado no texto.

110. É possível a edição de documentos pdf no Word 2007, bastando que o usuário habilite essa função mediante a instalação do Acrobat Reader.

DIREITO

CONSTITUCIONAL

111. Os conscritos, durante o

período militar obrigatório, e os estrangeiros não dispõem da capacidade eleitoral ativa, não sendo, portanto, alistáveis.

112. No Brasil, a nacionalidade

originária é fixada com base no critério do ius soli, excluído o ius sanguinis.

113. O direito à liberdade de

expressão pode ser exercido livremente, independentemente de censura ou licença de quaisquer dos poderes públicos.

114. A proteção à maternidade e à

infância não integra o elenco de direitos sociais.

115. A indenização por danos material, moral e à imagem abrange as pessoas físicas e jurídicas.

116. A CF reconhece a instituição

do júri, assegurando a plenitude de defesa, a publicidade das votações, a soberania dos veredictos e a competência para julgar os crimes culposos contra a vida.

117. A extradição de brasileiro

naturalizado é autorizada para crime praticado após a naturalização.

118. A Constituição Federal de

1988 confere à liberdade de locomoção caráter absoluto, que não comporta restrição de qualquer natureza.

119. É assegurada a participação

dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.

120. A CF assegura a criação de

cooperativas, na forma da lei, independentemente de autorização, vedando a interferência estatal no seu funcionamento.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

QUESTÕES COMENTADAS

QUESTÃO 41 MAPA DO EDITAL

Joaquim é patrão de Maria, segurada empregada doméstica do RGPS, aquele paga a esta dois salários mínimos registrados na carteira e mais quatrocentos reais não registrados. A partir dessa situação hipotética podemos deduzir que Joaquim pratica apropriação indébita previdenciária.

Comentário

De acordo com o Art. 337-A do Código Penal. Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuição social previdenciária e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas: I – omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informações previsto pela legislação previdenciária segurados empregado, empresário, trabalhador avulso ou trabalhador autônomo ou a este equiparado que lhe prestem serviços; II – deixar de lançar mensalmente nos títulos próprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de serviços; III – omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remunerações pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuições sociais previdenciárias: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Note que Joaquim não chegou a ficar com o dinheiro do recolhimento de Maria, já que ele não chegou a descontar, ele simplesmente omitiu parte do pagamento, isso se configura sonegação previdenciária.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 42 MAPA DO EDITAL

As normas internacionais entre organismos estrangeiros e o Brasil, tais como tratados, acordos ou convenções, quando versem sobre matéria previdenciária, devem ser interpretados como lei especial.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Comentário

De acordo com o Art. 85-A da lei 8.212. Art. 85-A. Os tratados, convenções e outros acordos internacionais de que Estado estrangeiro ou organismo internacional e o Brasil sejam partes, e que versem sobre matéria previdenciária, serão interpretados como lei especial. Os tratados e convenções internacionais, por exemplo, que tratem sobre matéria previdenciária serão conduzidos de maneira diferenciada, artigo pouco citado e que pode surpreender muita gente caso apareça na prova. Gabarito: Certo

QUESTÃO 43 MAPA DO EDITAL

Prescreve em dez anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil.

Comentário

Observe o Art. 103, parágrafo único da lei 8.213. Parágrafo único. Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ação para haver prestações vencidas ou quaisquer restituições ou diferenças devidas pela Previdência Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Código Civil. pelo Departamento da Receita Federal; Prescreve em cinco anos o direito dos segurados de haverem as prestações vencidas e devidas pela previdência social, mas há exceções, quanto ao direito dos menores, incapazes e ausentes, nestes casos não prescreve. Gabarito: Errado

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

QUESTÃO 44 MAPA DO EDITAL

Os benefícios da previdência social não podem ser objetos de penhora, arresto ou sequestro, sendo nula de pleno direito a sua venda ou cessão, ou a constituição de qualquer ônus sobre ele, bem como a outorga de poderes irrevogáveis ou em causa própria para o seu recebimento.

Comentário

De acordo com o Art. 114 da Lei 8.213 Art. 114. Salvo quanto a valor devido à Previdência Social e a desconto autorizado por esta Lei, ou derivado da obrigação de prestar alimentos reconhecida em sentença judicial, o benefício não pode ser objeto de penhora, arresto ou sequestro, sendo nula de pleno direito a sua venda ou cessão, ou a constituição de qualquer ônus sobre ele, bem como a outorga de poderes irrevogáveis ou em causa própria para o seu recebimento. Note que podem sim ser objeto de sequestro, arresto ou penhora, no caso do valor ser devido à própria previdência, se for autorizado por alguma lei e ainda no caso prestação alimentícia judicialmente reconhecida. Gabarito: Errado

QUESTÃO 45 MAPA DO EDITAL

Marcel, aposentado pelo RGPS, voltou ao trabalho na empresa em que sempre trabalhou, depois de dois anos de trabalho ele sofreu um grave acidente ficando impossibilitado para o trabalho por mais de quinze dias consecutivos, neste caso, a previdência pagará o auxílio-doença apenas a partir do décimo sexto dia já que os primeiros quinze dias ficará a cargo da empresa o pagamento da remuneração que o segurado habitualmente recebia.

Comentário

Observe Art. 124 da Lei 8.213 Art. 124. Salvo no caso de direito adquirido, não é permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios da Previdência Social:

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

I - aposentadoria e auxílio-doença;

Embora Marcel tenha voltado ao trabalho e preenchido os requisitos para o benefício, ele não poderá acumular com a aposentadoria, logo não será devido o benefício neste caso, mas ele não estará desamparado financeiramente visto que ele recebe aposentadoria. Gabarito: Errado

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Passo 1: baixar planilha com o gabarito

Clique em GABARITO automático para conferir a sua nota automaticamente, mas para isso você precisa ter o Excel instalado em seu computador. Caso não tenha clique em GABARITO manual para conferir questão por questão.

Passo 2: acessar o menu

Esse é o MENU que você encontrará na planilha Excel.

(Clique aqui e confira): 60% DA PROVA DO INSS (CESPE/UNB)

www.mapadoedital.com.br - |Mapas mentais interativos tópico a tópico do edital INSS|

Passo 3: inserir suas respostas

Basta inserir as suas respostas na coluna verde da planilha que a sua nota será gerada automaticamente.

Passe 4: conferir sua nota (Qual mensagem apareceu para você? =D )