direito penal complementar – aula 07

1
DIREITO PENAL COMPLEMENTAR – AULA 07 Tráfico de drogas – Cont. Forma privilegiada de tráfico – parag. 2ndo. Auxiliar, induzir ou instigar alguém ao uso de drogas. É uma figura de participação e não de autoria. Leonardo diz que tal parágrafo deveria ser na verdade uma participação no delito de uso de drogas. O curioso é notar que o uso de drogas não é mais penalizado, incidindo contra ele apenas uma advertência. A participação pode ser material (meios e modos de execução) ou moral (instigação). O induzir e o instigar terão que realmente influenciar o indivíduo para que este venha a usar em razão desta influência. Caso não surta efeito o convencimento, o fato será atípico. Segunda forma privilegiada Quando alguém oferece de forma gratuita para alguém de seu relacionamento drogas para ambos consumirem. Se houver a figura da habitualidade, a figura não será mais a privilegiada, mas sim a do caput do art. 33. Art. 34 – Crime de mera conduta, não admite tentativa.

Upload: eduardo-lemos

Post on 19-Dec-2015

7 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Aula sobre o direito penal complementar, em que são tratadas questões sobre lavagem de dinheiro

TRANSCRIPT

DIREITO PENAL COMPLEMENTAR AULA 07

Trfico de drogas Cont.

Forma privilegiada de trfico parag. 2ndo.

Auxiliar, induzir ou instigar algum ao uso de drogas.

uma figura de participao e no de autoria. Leonardo diz que tal pargrafo deveria ser na verdade uma participao no delito de uso de drogas. O curioso notar que o uso de drogas no mais penalizado, incidindo contra ele apenas uma advertncia.

A participao pode ser material (meios e modos de execuo) ou moral (instigao).

O induzir e o instigar tero que realmente influenciar o indivduo para que este venha a usar em razo desta influncia. Caso no surta efeito o convencimento, o fato ser atpico.

Segunda forma privilegiada

Quando algum oferece de forma gratuita para algum de seu relacionamento drogas para ambos consumirem.

Se houver a figura da habitualidade, a figura no ser mais a privilegiada, mas sim a do caput do art. 33.

Art. 34 Crime de mera conduta, no admite tentativa.