direito constitucional - · pdf filedireito constitucional ... (cespe/aguadm/2010) o tribunal...

3

Click here to load reader

Upload: hoanganh

Post on 06-Feb-2018

213 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIREITO CONSTITUCIONAL - · PDF fileDIREITO CONSTITUCIONAL ... (CESPE/AGUADM/2010) O Tribunal de Contas é órgão que ... Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto

DIREITO CONSTITUCIONAL

EXERCÍCIOS 06

Poder Legislativo

Prof. Daniel Sena

01. (CESPE/AGUADM/2010) O Tribunal de Contas é órgão que auxilia o Poder Legislativo no exercício docontrole financeiro externo da administração pública. Por ter função de caráter administrativo, suasdecisões poderão ser submetidas ao controle judicial.

02. (CESPE/BRB/2010) É admissível emenda à Constituição Federal de 1988 (CF) mediante proposta demais da metade das assembléias legislativas das unidades da Federação, desde que haja manifestação,em cada uma delas, da maioria relativa de seus membros.

03. (CESPE/INCA/2010) Nas Casas do Congresso Nacional, as emendas constitucionais são aprovadascom quorum de três quintos dos componentes de cada uma, em dois turnos de discussão e votação.

04. (CESPE/INCA/2010) O silêncio do chefe de Poder Executivo, no prazo de quinze dias de que dispõepara se manifestar sobre um projeto de lei, enseja sanção tácita, razão pela qual o veto deverá ser feito noreferido prazo e de maneira expressa.

05. (CESPE/INCA/2010) À exceção das medidas provisórias em vigor na data da sua convocação, queserão automaticamente incluídas na pauta de convocação, o Congresso Nacional somente poderádeliberar sobre matéria para as quais foi convocado, durante as sessões legislativas extraordinárias. Essaconvocação ocorre mediante pagamento de parcela indenizatória.

06. (CESPE/TREBA/2010) Para matérias reservadas a lei complementar, ao presidente da República évedado editar medida provisória.

07. (CESPE/AGU/PROC/2010) Pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, o vetopresidencial a projeto de lei poderá ser rejeitado. Em tal hipótese não haverá mais a participação dopresidente da República no processo legislativo, já que a subseqüente promulgação ficará a cargo dopresidente do Senado Federal.08. (CESPE/DPUADM/2010) A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitospelo sistema majoritário, em cada estado, em cada território e no Distrito Federal.

ANULADA 09. (CESPE/IPAJM/2010) A respeito do processo legislativo, assinale a opção correta.

A A discussão e a votação dos projetos de lei de iniciativa do chefe do Poder Executivo, do STF, dostribunais superiores e de senadores terão início na Câmara dos Deputados.

B O presidente da República tem competência privativa para propor projetos de lei que extingam funçõesou cargos públicos; todavia, para isso, segundo a Emenda Constitucional n.º 32/2001, é necessário queeles estejam vagos.

Questão anulada pelo CESPE pois não possui resposta correta. A letra “B” que apareceu nogabarito provisório como sendo a questão correta, está em desacordo com o previsto no artigo 84,VI da CF. Neste artigo está indicado que o Presidente pode dispor sobre a extinção de funções oucargos mediante decreto e não mediante lei. Logo a questão está incorreta também.

C Segundo a CF, os temas a respeito do regime jurídico de servidores públicos, civis e militares são deiniciativa de lei reservada ao presidente da República, assim como as disposições normativas referentes à

Page 2: DIREITO CONSTITUCIONAL - · PDF fileDIREITO CONSTITUCIONAL ... (CESPE/AGUADM/2010) O Tribunal de Contas é órgão que ... Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto

organização e ao funcionamento da administração federal que não impliquem aumento de despesa nemcriação ou extinção de órgãos públicos.

Este item também está incorreto, pois contraria o previsto no artigo 84, VI da CF. Neste artigo estáindicado que o Presidente pode dispor sobre a organização e funcionamento da AdministraçãoFederal mediante decreto e não mediante lei. Logo a questão está incorreta também.

D O veto presidencial poderá ser rejeitado pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta, com o quorumde maioria simples de deputados, e pelo Senado Federal, com o mesmo quorum.

E Se o veto presidencial for mantido, poderá ser objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa,desde que mediante proposta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional.

10. (CESPE/TREMT/2010) Assinale a opção correta quanto ao processo legislativo devidamenteestabelecido na CF.A) No que se refere a leis delegadas, se a resolução determinar a apreciação do projeto de lei peloCongresso Nacional, este a fará em votação única, sendo vedada qualquer emenda.

B) A CF poderá ser emendada mediante proposta de um terço das assembléias legislativas das unidadesda Federação, mediante a maioria relativa de seus membros.

C) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma republicana degoverno.

D) É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a direito civil.

E) Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, osilêncio do presidente da República importará veto, em razão da impossibilidade de ocorrer sanção tácita.

11. (CESPE/PMDF/CAPELÃO/2009) Considere a seguinte situação hipotética. Governador recém-eleitode um estado da Federação, em entrevista coletiva à imprensa, anunciou um projeto para criar um tribunalde contas no âmbito de cada município, com o objetivo de auxiliar no sistema de controle interno de cadaPoder Executivo municipal. Após a entrevista, um advogado declarou à imprensa que o projeto dogovernador era inconstitucional, pois a Constituição Federal proíbe essa criação. Nessa situação, adeclaração do advogado está em conformidade com a Constituição Federal, que veda a criação detribunais de contas municipais.

12. (CESPE/TCEAC/2009) Acerca do processo legislativo brasileiro, assinale a opção correta.

A Segundo a CF, emenda constitucional disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidaçãodas leis.

B A CF prevê a hipótese de iniciativa popular, que pode ser exercida pela apresentação, à Câmara dosDeputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores de qualquer estado daFederação.

C As medidas provisórias perderão a eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazode trinta dias a contar de sua publicação, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicasdela decorrentes.

D A reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenhaperdido sua eficácia por decurso de prazo será permitida apenas uma vez, por igual período.

E O procurador-geral da República tem competência para propor projeto de lei ordinária ou complementar.

Page 3: DIREITO CONSTITUCIONAL - · PDF fileDIREITO CONSTITUCIONAL ... (CESPE/AGUADM/2010) O Tribunal de Contas é órgão que ... Decorrido o prazo de quinze dias para o exame do projeto

DIREITO CONSTITUCIONAL

EXERCÍCIOS 06

Poder Legislativo

Prof. Daniel Sena

13. (CESPE/TRT17/2009) É constitucional medida provisória que discipline o trâmite da ação rescisória noâmbito da justiça do trabalho, desde que se atente para os limites materiais da CF, tais como a ampladefesa e o contraditório.

14. (CESPE/TCU/2009) A CF conferiu ao TCU a competência para julgar as contas dos administradores edemais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, porém nãoatribuiu a esse tribunal competência para aplicar sanções aos responsáveis quando constatada aocorrência de ilegalidade de despesa ou de irregularidade de contas, por se tratar de competênciaexclusiva do Congresso Nacional.

15.(CESPE/TCU/2009) Apesar de ser órgão que auxilia o Poder Legislativo no controle externo, o TCUpode realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária,operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

16. (CESPE/TCU/2009) No exercício de suas competências constitucionais, o TCU deve observar, emtodo e qualquer procedimento, o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa.

17. (CESPE/TCU/2009) Do terço dos ministros do TCU cuja escolha incumbe ao presidente da República,apenas um é de sua livre escolha, pois os demais são indicados entre os auditores e os membros doMinistério Público junto ao tribunal.