dicas importantes de quimica

2
7/18/2019 Dicas Importantes de Quimica http://slidepdf.com/reader/full/dicas-importantes-de-quimica 1/2 DICAS IMPORTANTES DE QUIMICA Por: Equipe Kzuka Confira 15 dicas importantes de Química que o Prof. Paulo Silva, do Universitário, mandou pra dar uma força na resolução da prova. 1. processo de separação de misturas denominado destilação fracionada separa os componentes da mistura pelos diferentes pontos de e!ulição. 2. "l#tropos são su!st$ncias simples derivadas de um meso elemento químico. Por e%emplo, os al#tropos do elemento car!ono& car!ono diamante e car!ono 'rafite diferenciam(se pela estrutura cristalina. s al#tropos do o%i')nio& 'ás o%i')nio e o 'ás o*+nio diferenciam(se pela atomicidade. 3. s#topos são átomos do mesmo elemento -mesmo nmero at+mico/ que possuem nmeros de massas diferentes. 0idro')nio, deutrio e trítio são os is#topos do elemento 2idro')nio. . 3uma li'ação i+nica, os íons mant)m(se unidos atravs de atraç4es eletrostáticas. s compostos i+nicos são s#lidos, na temperatura am!iente, cristalinos, t)m altos pontos de fusão e e!ulição e condu*em a corrente eltrica quando fundidos ou em solução aquosa. !. " li'ação covalente ocorre atravs de um compartil2amento de pares eletr+nicos enquanto que na li'ação i+nica temos uma transfer)ncia de eltrons e os átomos atraem( se eletrostaticamente. ".  "s pontes de 2idro')nio são responsáveis pelo aumento anormal do ponto de e!ulição da á'ua. s compostos capa*es de formar li'aç4es de 2idro')nio normalmente possuem maiores pontos de e!ulição e menor volatilidade. #. 3os 2idrocar!onetos quanto maior a cadeia car!+nica, maior o nmero de interaç4es  por forças de van der aals -forças de 6ondon/, lo'o, maior o ponto de e!ulição. $. Car!ono quiral o car!ono saturado por quatro radicais diferentes. Por e%emplo, o ácido láctico. " presença deste tipo de car!ono na e%trutura desencadeia a isomeria #ptica. %.  Para que uma reação ocorra, necessário que as molculas colidam entre si, de modo que 2a7a que!ra de li'ação e formação de novas li'aç4es. 8 necessário que as molculas colidam com uma orientação favorável e com ener'ia suficiente. " ener'ia necessária que uma molcula deve possuir c2ama(se ener'ia de ativação. comple%o ativado o está'io de má%ima ener'ia de uma reação química. 1&. " ener'ia de ativação de uma reação química a ener'ia que dá início ao processo. s catalisadores atuam de forma a diminuí(la, aumentando a velocidade da reação. " faísca eltrica e a c2ama fornecem a ener'ia suficiente para que as molculas c2e'uem 9 formação do comple%o ativado. 11.  " utili*ação de tal2eres de prata em alimentos contendo derivados do en%ofre, como,  por e%emplo, ovos e ce!ola, escurece a prata.

Upload: daniel-soares-de-souza

Post on 02-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

quimica

TRANSCRIPT

Page 1: Dicas Importantes de Quimica

7/18/2019 Dicas Importantes de Quimica

http://slidepdf.com/reader/full/dicas-importantes-de-quimica 1/2

DICAS IMPORTANTES DE QUIMICA

Por: Equipe Kzuka Confira 15 dicas importantes de Química que o Prof. Paulo Silva, do Universitário,

mandou pra dar uma força na resolução da prova.

1. processo de separação de misturas denominado destilação fracionada separa oscomponentes da mistura pelos diferentes pontos de e!ulição.

2. "l#tropos são su!st$ncias simples derivadas de um meso elemento químico. Pore%emplo, os al#tropos do elemento car!ono& car!ono diamante e car!ono 'rafitediferenciam(se pela estrutura cristalina. s al#tropos do o%i')nio& 'ás o%i')nio e o 'áso*+nio diferenciam(se pela atomicidade.

3. s#topos são átomos do mesmo elemento -mesmo nmero at+mico/ que possuemnmeros de massas diferentes. 0idro')nio, deutrio e trítio são os is#topos do elemento

2idro')nio.. 3uma li'ação i+nica, os íons mant)m(se unidos atravs de atraç4es eletrostáticas. scompostos i+nicos são s#lidos, na temperatura am!iente, cristalinos, t)m altos pontos defusão e e!ulição e condu*em a corrente eltrica quando fundidos ou em solução aquosa.

!. " li'ação covalente ocorre atravs de um compartil2amento de pares eletr+nicosenquanto que na li'ação i+nica temos uma transfer)ncia de eltrons e os átomos atraem(se eletrostaticamente.

". "s pontes de 2idro')nio são responsáveis pelo aumento anormal do ponto de e!uliçãoda á'ua. s compostos capa*es de formar li'aç4es de 2idro')nio normalmente possuemmaiores pontos de e!ulição e menor volatilidade.

#. 3os 2idrocar!onetos quanto maior a cadeia car!+nica, maior o nmero de interaç4es por forças de van der aals -forças de 6ondon/, lo'o, maior o ponto de e!ulição.

$. Car!ono quiral o car!ono saturado por quatro radicais diferentes. Por e%emplo, oácido láctico. " presença deste tipo de car!ono na e%trutura desencadeia a isomeria#ptica.

%. Para que uma reação ocorra, necessário que as molculas colidam entre si, de modoque 2a7a que!ra de li'ação e formação de novas li'aç4es. 8 necessário que as molculascolidam com uma orientação favorável e com ener'ia suficiente. " ener'ia necessáriaque uma molcula deve possuir c2ama(se ener'ia de ativação. comple%o ativado oestá'io de má%ima ener'ia de uma reação química.

1&. " ener'ia de ativação de uma reação química a ener'ia que dá início ao processo.s catalisadores atuam de forma a diminuí(la, aumentando a velocidade da reação. "faísca eltrica e a c2ama fornecem a ener'ia suficiente para que as molculas c2e'uem 9formação do comple%o ativado.

11. " utili*ação de tal2eres de prata em alimentos contendo derivados do en%ofre, como, por e%emplo, ovos e ce!ola, escurece a prata.

Page 2: Dicas Importantes de Quimica

7/18/2019 Dicas Importantes de Quimica

http://slidepdf.com/reader/full/dicas-importantes-de-quimica 2/2

:"'-s/; <0<S-'/; <-'/ = <"'<S-s/ ; <0<-l/

Para remover a cor escura dos o!7etos de prata sem eliminar a superfície do metal osíons "'; constituintes do sulfeto de prata usamos um redutor. >nvolve(se o material de

 prata em fol2a de alumínio, e em se'uida mer'ul2amos o material em solução diluída

de !icar!onato de s#dio. alumínio ( redutor mais forte que a prata ( o%idado a "l;?,enquanto os íons prata são redu*idos a prata metálica, que novamente @epositadaso!re a superfície do metal sem ter 2avido corrosão.

!serve a reação que ocorre& <"l-s/

; ?"'<S-s/ = <"l;? ; ?S(< ; A"'-s/ 

12. "l'uns insetos podem andar so!re a á'ua. Uma l$mina de !ar!ear, se colocada2ori*ontalmente, tam!m flutua na á'ua. sto deve(se 9 tensão superficial da á'ua& uma

 propriedade que fa* com o líquido se comporte como se tivesse uma mem!rana elásticaem sua superfície.

13. Solu!ilidade dos sais& são sempre solveis& nitratos, compostos de metais alcalinos eam+nioB cloretos, !rometos e iodetos -e%ceto os de "', P! e 0'/B sulfatos são solveis,e%ceto os de a, Ca, P! e SrB os car!onatos e fosfatos são insolveis, e%ceto do 'rupo 1Bos sulfetos são insolveis, e%ceto os dos 'rupos 1 e <.

1. s efeitos coli'ativos dependem da nature*a do solvente -i+nico ou molecular/ e donmero de partículas em solução. Quanto maior o nmero de partículas& menor a

 pressão de vapor ( menor o ponto de con'elamento ( maior o ponto de e!ulição ( maiora pressão osm#tica.

1!. 3a eletr#lise e nas pil2as a o%idação ocorre no $nodo e a redução ocorre no cátodo.

 3a eletr#lise os cátions -;/ mi'ram para o Cátodo -(/ e os Dnions -(/ mi'ram para oDnodo -;/. 3as pil2as os sinais do cátodo e $nodo se invertem. Para determinar a ddpda pil2a conserve o sinal de quem se redu* -maior valor/ e inverta o sinal de quem seo%ida -menor valor/ e simplesmente some os dois. Se o resultado for positivo a reação espont$nea.Um mol de eltrons movimentam EA5FF Coulom!s de ener'ia o queequivale a 1 GaradaH.