dica de concessão e permissão de serviço público

2
DICA: CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO Os concessionários de serviços públicos e os estabelecimentos de caráter público ou que exerçam funções delegadas de poder público poderão promover desapropriações mediante autorização expressa, constante de lei ou contrato. Toda concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, será objeto de prévia licitação, nos termos da legislação própria e com observância dos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critérios objetivos e da vinculação ao instrumento convocatório. É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente. Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização. O poder concedente poderá intervir na concessão, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes. Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido na Lei 8987/95, nas formas pertinentes e no respectivo contrato. Parceria público-privada, conhecida como PPP, é o contrato administrativo de concessão de serviço, e possui duas modalidades notadamente, patrocinada e administrativa. Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a administração pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens. Não se caracteriza como descontinuidade do serviço público a sua interrupção em situação de aviso prévio, quando por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade. É legítima a cobrança da tarifa de água, fixada de acordo com as categorias de usuários e as faixas de consumo. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes

Upload: joyce-sarquiz

Post on 12-Apr-2016

7 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Algumas dicas sobre Concessão e Permissão de Serviço Público.

TRANSCRIPT

Page 1: Dica de Concessão e Permissão de Serviço Público

DICA: CONCESSÃO E PERMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO

Os concessionários de serviços públicos e os estabelecimentos de caráter público ou que exerçam funções delegadas de poder público poderão promover desapropriações mediante autorização expressa, constante de lei ou contrato.

Toda concessão de serviço público, precedida ou não da execução de obra pública, será objeto de prévia licitação, nos termos da legislação própria e com observância dos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critérios objetivos e da vinculação ao instrumento convocatório.

É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.

Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização.

O poder concedente poderá intervir na concessão, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.

Toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários, conforme estabelecido na Lei 8987/95, nas formas pertinentes e no respectivo contrato.

Parceria público-privada, conhecida como PPP, é o contrato administrativo de concessão de serviço, e possui duas modalidades notadamente, patrocinada e administrativa. Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a administração pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.

Não se caracteriza como descontinuidade do serviço público a sua interrupção em situação de aviso prévio, quando por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.

É legítima a cobrança da tarifa de água, fixada de acordo com as categorias de usuários e as faixas de consumo.

O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil e em língua portuguesa.