diáriodonordeste fortaleza,cearÁ sÁbadoedomingo ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e...

6
DiáriodoNordeste | FORTALEZA, CEARÁ SÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018 Gente diariodonordeste.com.br/gente C Niedja Bezerra é reumatologista e encabeça o grupo Panapaná FOTO: HELENE SANTOS Uma sentença de vida F eliz, produtiva, ativa. As- sim era a fase que a médi- ca Niedja Bezerra, 43, vi- via quando recebeu o diagnóstico de câncer linfático. Desacostumada a se enxergar na posição de paciente, a reu- matologista deixou de notar di- versos sinais e sintomas do pro- blema. “Parece que a gente é treinado pra curar e não pra adoecer”, relata Niedja. Se o caminho havia de ser necessariamente de dor, ela subverteu a regra. Durante to- do o processo, desde o momen- to em que recebeu a dura notí- cia ao tratamento e conquista da cura, a cearense esteve cer- cada de bons sentimentos – ou foi “mimada”, como gosta de descrever. Apoio, carinho, ora- ções e presentes vinham de todos os lados, de amigos e familiares. Empatia De toda essa positividade rece- bida, surgiu o grupo Pana- paná, carinhosamente apelida- do de “coletivo de borboletas”. “Eu expliquei às pessoas mais próximas e queridas que atra- vessaria um deserto, mas al- cançaria um oásis com arco- íris e borboletas no final. Dali em diante, 50 amigas se uni- ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, hoje ela repassa todos os “mi- mos” que recebeu para outros 43 “mimados”. Os beneficia- dos são pessoas de baixa ren- da do Grupo de Apoio a Pacien- tes Onco-hematológicos do Es- tado do Ceará (Gapo), que es- tão sendo submetidas ao trata- mento quimioterápico em bus- ca da cura. Espalhar bondade não é a única coisa que as “borbole- tas” já fizeram por esses pa- cientes. Uma das maiores con- quistas do grupo foi a aquisi- ção da sede própria do Gapo, que antes não tinha um lugar definitivo. Superação Apesar de doloroso, o câncer marcou um recomeço positivo na vida de Niedja. A médica, por outro lado, reconhece que nem todos têm essa sorte. “Du- rante minha travessia, encon- trei diversas dificuldades, ain- da que com todo apoio e con- forto financeiro. Se foi comple- xo pra mim, imagina pra quem tem problemas com o acesso a médicos, alimenta- ção, medicamentos, orienta- ção?”, questiona, com uma consciência de quem já esteve naquele lugar, mas reconhece seus privilégios. Passadas todas as prova- ções, Niedja Bezerra, apesar de melhor, maior, mais forte, continua com a mesma essên- cia. Se antes a alegria e deter- minação já se faziam presen- tes, hoje elas permanecem, mas com um importante adi- cional: o da serenidade. E o ensinamento que ela carrega é basicamente um só: “não preci- sa ser fácil. Basta ser possível”. Após enfrentar um câncer linfático, a médica Niedja Bezerra deu novo sentido à sua trajetória: encabeçou o grupo Panapaná, que hoje auxilia vítimas da doença

Upload: vucong

Post on 28-Nov-2018

230 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DiáriodoNordeste FORTALEZA,CEARÁ SÁBADOEDOMINGO ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, ... com direito a pipoca,

DiáriodoNordeste | FORTALEZA, CEARÁSÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018

Gentediariodonordeste.com.br/gente

CNiedjaBezerraéreumatologistae

encabeçaogrupo

PanapanáFOTO: HELENE

SANTOS

Umasentençade vida

Feliz, produtiva, ativa. As-sim era a fase que a médi-ca Niedja Bezerra, 43, vi-via quando recebeu o

diagnóstico de câncer linfático.Desacostumada a se enxergarna posição de paciente, a reu-matologista deixou de notar di-versos sinais e sintomas do pro-blema. “Parece que a gente étreinado pra curar e não praadoecer”, relata Niedja.

Se o caminho havia de sernecessariamente de dor, elasubverteu a regra. Durante to-do o processo, desde o momen-to em que recebeu a dura notí-cia ao tratamento e conquistada cura, a cearense esteve cer-cada de bons sentimentos – oufoi “mimada”, como gosta dedescrever. Apoio, carinho, ora-ções e presentes vinham detodos os lados, de amigos efamiliares.

Empatia

De toda essa positividade rece-bida, surgiu o grupo Pana-paná, carinhosamente apelida-do de “coletivo de borboletas”.“Eu expliquei às pessoas maispróximas e queridas que atra-vessaria um deserto, mas al-cançaria um oásis com arco-íris e borboletas no final. Daliem diante, 50 amigas se uni-ram em torno de mim paraorar, cuidar e mimar”, resumea médica.

Em uma lição de empatia,hoje ela repassa todos os “mi-mos” que recebeu para outros43 “mimados”. Os beneficia-dos são pessoas de baixa ren-

da do Grupo de Apoio a Pacien-tes Onco-hematológicos do Es-tado do Ceará (Gapo), que es-tão sendo submetidas ao trata-mento quimioterápico em bus-ca da cura.

Espalhar bondade não é aúnica coisa que as “borbole-tas” já fizeram por esses pa-cientes. Uma das maiores con-quistas do grupo foi a aquisi-ção da sede própria do Gapo,que antes não tinha um lugardefinitivo.

Superação

Apesar de doloroso, o câncermarcou um recomeço positivona vida de Niedja. A médica,por outro lado, reconhece quenem todos têm essa sorte. “Du-rante minha travessia, encon-trei diversas dificuldades, ain-da que com todo apoio e con-forto financeiro. Se foi comple-xo pra mim, imagina praquem tem problemas com oacesso a médicos, alimenta-ção, medicamentos, orienta-ção?”, questiona, com umaconsciência de quem já estevenaquele lugar, mas reconheceseus privilégios.

Passadas todas as prova-ções, Niedja Bezerra, apesarde melhor, maior, mais forte,continua com a mesma essên-cia. Se antes a alegria e deter-minação já se faziam presen-tes, hoje elas permanecem,mas com um importante adi-cional: o da serenidade. E oensinamento que ela carrega ébasicamente um só: “não preci-sa ser fácil. Basta ser possível”.

Apósenfrentarumcâncer linfático,amédicaNiedjaBezerradeunovosentidoàsuatrajetória:encabeçouogrupoPanapaná,quehojeauxiliavítimasdadoença

Page 2: DiáriodoNordeste FORTALEZA,CEARÁ SÁBADOEDOMINGO ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, ... com direito a pipoca,

2 | Gente DIÁRIODONORDESTE

FORTALEZA, CEARÁ-SÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018

LuxoporMárciaTravessoni

Seleções

EspecialDiadosNamorados

n Para quem busca presentes diferenciados, a novidade daPrada é uma boa opção: o PRADA Chess, tabuleiro de jogo dexadrez exclusivo da grife, em edição limitada. A peça contacom detalhes em metal e couro saffiano, material bastanteutilizado pela maison. No Brasil, a única loja a receber as peçasserá a Prada Cidade Jardim, em São Paulo.

n Quem preferir optar por mimos mais tradicionais tem, naseleção especial da Bvlgari para a data, um vasto leque depossibilidades. O estiloso Serpenti Spiga Ceramic é umatimepiece de alta tecnologia, que dá duas voltas no braço, éelaborada em cerâmica e apresenta inserções de diamante e ouro.Já o Octo Finissimo Automatic Full Titanium, relógio masculino,tem design clean e 40mm de diâmetro de caixa, fabricada em

titânio. A seleção da grife também abrange joias como os anéis epulseiras Serpenti Viper, e a bolsa Serpenti Forever, produzida emcouro de vitelo e com acabamento que traz a simbólica serpente damaison.

n Os amantes de eyewear podem apostar na série Reloaded, daRay-Ban, que acaba de ganhar um novo modelo renovado: oOutdoorsman. A peça, com revestimento detalhado na armação,tem ar arrojado, misturando o perfil icônico da marca com umtoque de diversão. O Ray-Ban Outdoorsman apresenta trêscombinações de cores e está disponível em edição limitada.

LANÇAMENTOS

OJOGOdebem-me-queremal-me-quer, clássicodosapaixonados, foi ressignificadopelaH.SternnanovacoleçãodeDiadosNamorados,apresentadaporSashaMeneghel.Oscolares,brincoseanéisda linha trazemdetalhesdeumadelicadapétaladesprendendo-sedaflor, fazendoreferênciaàbrincadeira.Aspeçasestãodisponíveisnas lojasH.SternemtodooBrasil enositedamarca.

Gente

Destaques

AcoleçãoPre-Fall 2018daCalvinKlein205W39NYC trazoolhar futurísticoemodernodeRaf Simons,mantendoaoriginalidadee identidadedamarca.Continuandoaparceria comaFundaçãoAndyWarhol, aspeçasapresentamestampaspop,como imagensdabandeiraamericana, animalprintemaxestampas.

CONFORTO

HOTELARIA

ELEITOEM2018pelasextavezconsecutivacomoumdosmais luxuososhotéisdeSingapura,oTheFullertonBayHoteléumpontoaltonahotelariadacidade-Estado.Aoentrarnohotel,o lobby jáédeencherosolhoscomaltospés-direitos, lustresdecristal e ricaarquitetura.Alémdoconforto, espaçoe luxooferecidos,oFullertontemcomopontoaltoasopçõesgastronômicas, comooTheLandingPoint,oLanternRooftopeoCliffordPier, sendooLaBrasserieodestaquedeles.

EDITORA VERDES MARES LTDA - PRAÇA DA IMPRENSA CHANCELER EDSON QUEIROZ - DIONÍSIO TORRES - CEP 60135690 - FORTALEZA - CEARÁ - TELEFONE - (085)32669791/ 32269792 - FAX (O85) 32669797 - EDITORA- MÁRCIA TRAVESSONI -REPÓRTER - JÉSSICA COLAÇO - ESTAGIÁRIA - STÉPHANIE SOUSA - DIAGRAMAÇÃO/DESIGN EDITORIAL/CAPA: LOUISE ANNE DUTRA

Page 3: DiáriodoNordeste FORTALEZA,CEARÁ SÁBADOEDOMINGO ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, ... com direito a pipoca,

DIÁRIO DO NORDESTE

Gente | 3FORTALEZA, CEARÁ-SÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018

MárciaTravessoniEventosn A cidade de Aracati realiza, em outubro, asegunda edição do Festival de Gastronomia eCultura. O evento, produzido pela Prefeitura emparceria com o Sebrae-CE, trará um panorama daculinária e da arte regional, com exibições deempreendimentos e negócios, apresentaçõesculturais e shows, exposições de artesanato eoutras atrações. As datas do festival ainda serãodivulgadas pela organização, mas a expectativa ésuperar o sucesso da edição de 2017.

n Sob a organização do professor e escritorGonzaga Mota, a Feira de Livros de EscritoresCearenses acontece dia 16 de junho, das 9h às19h, em Fortaleza, no Center Um Shopping. Oevento é gratuito e reúne prosa, poesia, infantil,cordel e diversos trabalhos de cerca de 300autores. Realizado pela Livraria de EscritoresCearenses, a feira tem o objetivo de aproximar,valorizar e evidenciar a produção literária local,editoras e autores de destaque e novos talentos.

Roteirosn Daniela e Afrânio Barreira, aniversariantes domês de julho, escolheram comemorar os 35 anosde casados em romântica viagem em Londres. ///Chef Hervé Tassigny viajou ao sul da França paratemporada de três meses aprimorando seusconhecimentos na culinária francesa eadministrando um resort. Mônica Tassignyseguirá, em julho, ao seu encontro.

Emfestan Adauto Bezerra e Humberto Bezerra, AnaVirgínia Ribeiro, Waleska Quezado, NellieLafuente, César Oliveira, Miriam Carlos, MariaHelena Filgueiras Lima e Thais Jereissati Ary sãoos aniversariantes do fim de semana.

n Morgana Dias Branco já está em Lugano, ondefoi buscar a filha Lissa, que faz intercâmbio naSuíça e agenda férias de verão em Fortaleza apartir do dia 7 de junho.

n Inara de Almeida está articulando mais umaedição do Mulheres em Pauta para o dia 7 dejunho, em almoço no L’Ô.

Destaque

ObrindedePriscoeNiedjaBezerra,NadjaeJorgeParente, Célia, Beta,Olga,MarceloeClaraEdwirges

[email protected]

Felipe, Júlia,Marcela eFredPinto

AATUAÇÃOàfrentedoLarAmigosdeJesustemnoveanos,mas IrmãConceiçãopromoveobemhámuitomais tempo.A Instituição,localizadanobairroJoaquimTávora, recebecriançase jovenscomcâncereosauxilia comacompanhamentosocial,psicológico,atividadesde lazereoutroscuidados.

SOLIDARIEDADE

PERSONA

CLICADAemrecenteeventopromovidopelaamiga,Dra.MarianaPimenta,noPipo,VanessaAlmadaQueirós,semprefocadanoesporte,participarádeumameiamaratonanoRiodeJaneiro.Naplateia, omaridoMárioQueiróseos filhosPedroHenrique,NatáliaeDeusmarNeto.Afamíliapassaráo fimdesemanacurtindoaCidadeMaravilhosa.

Noaniversáriode183anosdaPolíciaMilitar doEstadodoCeará,ColomboCialdini foi agraciadocomamedalhaJoséMartinianodeAlencar, patronoe fundadordoquedeuorigemàPMCE, alémdepaidoescritor JosédeAlencar

Dequeformasedeuoiníciodasuaatuaçãocomomis-

sionáriaehumanitária?Eu me consagrei em 1982. Já nasci com essavocação de ser religiosa, especialmente paracuidar de crianças com câncer. Em 1987,iniciamos um trabalho junto ao Hospital Al-bert Sabin, e em 2009 foi fundado o LarAmigos de Jesus, embora eu já trabalhassecom essas crianças antes. É realmente umamissão que Deus me deu.

ComosurgiuoLarAmigosdeJesus?Ele nasceu pela necessidade de acolher essascrianças que não tinham onde ficar. Eu fuivisitar o Albert Sabin, conhecia a situação delá, e aí recebemos um chamado de Deus pararealizar essa atividade. A criança com câncerprecisa não só de tratamento, mas de amor,de cuidado, de ter a sua autoestima elevada.

Dequemaneiraeleatua?

Temos 15 projetos sociais nas áreas recreati-va, pedagógica, música, evangelização, ofici-

na de costura, bijuteria, palestras socioeduca-tivas, acompanhamento com assistente so-cial e psicólogos, transporte para ir e voltardo hospital. Sempre fazemos eventos de da-tas comemorativas, como o Dia das Mães eCarnaval. Neste ano, vamos assistir aos jogosda Copa do Mundo, com direito a pipoca,suco, muita alegria! Teremos festas juninas,também. Temos 70 voluntários, 22 funcioná-rios e 5 religiosas, e uma média diária de 80pessoas (40 crianças e 40 acompanhantes)do Hospital Albert Sabin e da AssociaçãoPeter Pan, vindas de toda a região Norte eNordeste.

VocêrecentementerecebeuaMedalhadoMéritoJudi-

ciárioClóvisBeviláqua.Qualaimportânciadessereco-

nhecimento?O reconhecimento da sociedade é muito im-portante para a gente ficar sempre motivado.E quando vem de um poder judiciário, é maisainda, porque é um reconhecimento do Go-verno do Estado. Isso quer dizer que nósestamos trabalhando direito.

ComooInstitutosesustenta?Principalmente de cupom fiscal, de doaçõesde alimentos, eletrodomésticos, itens de hi-giene e fazemos bazares. A Prefeitura deFortaleza paga as contas de energia e deágua, e o Governo do Estado, em uma espéciede convênio com a STDS (Secretaria do Tra-balho e Desenvolvimento Social), nos ajudaprincipalmente com a parte de alimentação.

GIRO

ALEXANDRAeFredPinto, comos filhosFelipe, Júlia,MarcelaeFredinhoPinto,viajaramaNovaYorkparacelebraroaniversáriode16anosdeJúlia.A famíliacomemorouadatanocartão-postaldacidade,oCentralPark. ///NOANIVERSÁRIOdeJorgeParente,NadjaParentepromoveuumjantaremcasa (assinadopelaConfité,deRobertaBrígido) sóparaa família, representadaporPrisco,Niedjaefilhos,alémdos irmãos, irmãsecunhadasdocasal.Obolo teveaassinaturadaDolceDivinoeosbonitosarranjos florais foramfeitospelaprópriaanfitriã.

Page 4: DiáriodoNordeste FORTALEZA,CEARÁ SÁBADOEDOMINGO ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, ... com direito a pipoca,

4 | Gente DIÁRIODONORDESTE

FORTALEZA, CEARÁ-SÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018

MaraOliveiraeHarnonCarvalho

SávioKelvinBatistaeManoellaLinharesFernandoLaprovíteraeNatérciaSaboya

AndréMontenegroeRafaelaRocha

BrunaWaleskaeRodrigoFrota

Gentil eLiaLinhares

MorganaLinhares, SávioKelvinBatista,ManoellaeManoel Linhares

WagnerFernandes, LuizianeCavalcanteePantaNeto

RobertoAlves,AdrianaXimenes,noivos,PáduaCosta,AlexiaFonteseDudu

Ferreira

VitorFrotaeDanielaEloy

PaulaQueirozFrotaeSilvioFrota

CarlosLimaeRachelCardoso

LarissaeFranciscoMesquita

VitorAbreueDéboraBasto, SávioKelvinBatista,ManoellaLinhares,Rodri-

goFrotaeBrunaWaleska

BrunoMenezeseMariaValeDiógeneseAuxiliadoraLinhares

CarlotaeRobertoPinheiro

AntônioBatistaeFátimaBotelho,SávioKelvinBatista,ManoellaLinhares,ManoelLinharesePaulaFrota

BrancaeRacineMourão

AndréCostaeVitóriaSara

ValdomiroeAnaPaulaTávora

Em cerimônia intimista, Sávio Kelvin Batis-

ta eManoella Linhares trocaram alianças

no último dia 25. Após selarem a união, o ca-

sal recebeu convidados no Salão Cidade do

LaMaison, especialmente decorado pela

Triart com rosas espalhadas por todo o am-

biente. A festa, cujo cerimonial foi assinado

pela Celebre, teve animação comandada

por Gustavo Serpa e Dorgival Dantas.

MirelaeCláudioRocha

Casamento

Galeria porMárciaTravessoni

Page 5: DiáriodoNordeste FORTALEZA,CEARÁ SÁBADOEDOMINGO ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, ... com direito a pipoca,

DIÁRIO DO NORDESTE

Gente | 5FORTALEZA, CEARÁ-SÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018

FloranyMotaeAntônioOneildoAntonioMelo,PedroAmorimeAmauriGomes

RicardoBacelar,ManoelaQueirozBacelareMarceloMota

PauloQuezado,José Inácio, IsmêniaPonteseMarceloMota RobertaVasquez,ManoelaQueirozBacelareElieteSampaioElioeCristianeLeitãoeGeorgiaCarioca

OadvogadoemúsicoRicardoBacelar

lançou,emFortaleza,aobra“Temascon-

temporâneosdapropriedadeintelec-

tual”.Alémdeassumiraorganizaçãodo

livro,Bacelaréautordeumdos14arti-

gospresentesnapublicação.Ao ladoda

mulherevice-presidentedaFundação

EdsonQueiroz,ManoelaQueirozBace-

lar,oadvogadorecebeuconvidadospa-

raumanoitedeautógrafosnodia24.

RafaelViana,RicardoBacelar, José InácioeAndersonFeitosa CaioFalcão,AnaPaulaAraujoeJulianaFalcão

Obrajurídica

Galeria porMárciaTravessoni

RicardoBacelar

Ao lado da esposa Dalva Guilherme e dos filhos Ana Cristina, Ashton Filho, Andrea e Armando,

Ashton Guilherme da Silva celebrou 90 anos de vida em festa na La Brasilerie, no último dia 25.

O espaço, decorado por Willfridy Mendonça, reuniu familiares e amigos do aniversariante, que

curtiram a noite ao som da banda D. Dreams. O bem cuidado cerimonial levou a grife de Raquel

Mendonça. No lugar de presentes, Ashton pediu aos convidados doações de fraldas e leite para a

Santa Casa de Misericórdia.

90 anos Ashton Guilherme da Silva

Armando, Andrea, Asthon, Dalva, Asthon Filho e Ana Cristina.

Ariadna Ribeiro, Perpetua Coelho, MariaLucia Rocha e Jose Nilton Ribeiro.

90 anos Asthon Guilherme.

Rafael Guilherme, Flavio Oliveira, OneidaOliveira, Adolfo Oliveira, Andreia Guilherme,Igor Oliveira e Asthon e Dalva Guilherme.

Alfredo Fortuna e Dalila.

Pedro Angelo, Socorro Ximenes eAsthon e Dalva Guilherme.

José Wilmar Bezerra e Mª do CarmoMota, Margarida e Claudio Martins.

André, Cristiane Wanderley, Amanda, Ygor,Rafael, Andréa, Asthon e Dalva, Isadora, So-corro, Nathalia, Ana Cristina, Armando, Adolfo,

Asthon Filho e Asthon Neto.

Ibernon Ribeiro, Asthon e Dalva, Tozel, MªLucia Carvalho e Tereza Ribeiro.

Flora Mascarenhas e AndréGuilherme Pimentel.

Asthon Neto, Socorro Guilherme, AsthonFilho, Isadora Guilherme e Asthon e

Dalva Guilherme.

Rita e Coronel Ararunacom os anfitriões.

Natalia GuilhermeHomenagem 90 anos Asthon

Guilherme.

Adauto e Silvana Bezerra e Asthone Dalva Guilherme.

Bena Guilherme, Augusto Guilherme, AnaCristina Guilherme, Helena Guilherme e

Neuza Guilherme.

Narcélio e Angelica Sobreira, Marta e AntºCambraia, Florismar e Edmo Linhares.

Celio e Janice Fontenele e Maria deLourdes Vanderlei.

Cibele e Fabio Campos. Renata Montenegroe Vitor Arruda.

Julia e Edson Lopes.

364098058

Page 6: DiáriodoNordeste FORTALEZA,CEARÁ SÁBADOEDOMINGO ... · ram em torno de mim para orar, cuidar e mimar”, resume a médica. Em uma lição de empatia, ... com direito a pipoca,

8 | Gente DIÁRIODONORDESTE

FORTALEZA, CEARÁ-SÁBADOEDOMINGO,2E3DEJUNHODE2018

ReginaUchoa,GabrieladeCastro,SuelyBelém,Cons-

tançaTávaroe IedaPacheco

ZenaideBezerra, ZeneideFujitaeTerezaMaslowaSuelyBelémeConstançaTávora

Marcandooencontromensaldo

grupodeamigas,oConsórcioHar-

moniasereuniuparaumanimado

almoçonoBarbra’sEden,noúlti-

modia24.AnfitrionadasporGa-

brieladeCastroeZeneideFujita,

as integrantesaproveitaramomo-

mentoparacantarosparabéns

dasaniversariantesAnaFláviaCar-

valhoeReginaUchoa.

ZeneideFujitaeGabrieladeCastro

RafaelaFujita,ZeneideFujita, FláviaCarvalhoeZuleneBezerra

Encontro

Galeria porMárciaTravessoni

Estrelas esquecidas

Se arrependimentomatasse

Existem tipos de insô-nia que são classifica-dos de acordo com otempo de duração ecausa. Existem a insô-

nia primária – quando não hánenhuma doença causando a in-sônia, e a secundária, quando ésintoma de alguma condiçãomédica, distúrbio mental ouefeito colateral de alguma dro-ga. Descobrir o que causa a insô-nia é o primeiro passo parasselivrar dela e aí é que está oproblema maior: quando vocêsabe a causa, conhece as formasem todos os detalhes, incluindotodos, sente o cheiro, a macieze... puxa, vida! – os apelidosdengosos que ecoam dentro dacabeça sem parar, às vezes umanoite inteira, até o raiar do dia.Culpa-se o estresse, por exem-plo, que é qualquer tipo de even-to êxtero-superior que altere oestado de equilíbrio do organis-

mo. Ora, quando uma pessoaera interna no coração e paramundo exterior, seja lá por qualmotivo, principalmente se nãosaiu com a nossa aquiescência,como uma proposta melhor,mais atraente, mais vantajosa,aí é que são elas e o sono nãovem, noite após noite, denun-ciando a condição miserável doindivíduo através de olheiras oucara de quem rói a corda inter-mitentemente. Evento externo,convenhamos, é quando a pes-soa ficou só as no dia anteriorachava-se a cereja do bolo. Nemera, mas não sabia, nem descon-fiava. Numa busca eletrônica so-bre a insônia e suas causas, en-contram-se mil explicações, co-mo problemas no trabalho, si-tuações maçantes que causamexaustão que podem impediruma boa noite sono para se recu-perar de tudo isso. Existem asinsônias intermitentes, aquelas

que acontecem eventualmente:quando você pensa que se li-vrou das lembrança, quando jáestá em outra ou na maior gan-daia e, de repente, sente o perfu-me que ficou só nos lençóis quenunca mais mandou lavar maso tempo se encarregou de apa-gar. Pouca valia! Certos cheirosficam incrustados até na alma.Dizem os entendidos que bastasaber que o estresse mental po-de ser a causa dessa insôniaque, felizmente, simples mudan-ças de hábitos rotineiros podemsolucionar o problema. Discor-do! Um amigo meu mudou atéde endereço, de número de ma-nequim, de namorada e nãoadiantou p... nenhuma – descul-pem a insinuação da chulice –aqui e ali, no meio do nada, elenão consegue dormir. Olha, emum artigo no Google, diziamque locais desconfortáveis, baru-lhentos e com muita luz dificul-tam a hora de adormecer. Emcasos específicos, como esse, domeu amigo, nem mesmo a ba-gunça desrespeitosa de algunsjovens alterados que bebem to-das, num pub da moda, a cin-

quenta metros do quarto dessemeu amigo seria motivo paratirar-lhe o sono, mas quando alembrança daquela mocinhachega sem avisar e se planta ali,na cabeceira da cama, não temjeito. É um tal de vira para umlado, vira para o outro, colocaum travesseiro no rosto, vira debruços e nada. Olho aceso! Pe-ga um livro, lê duas páginas,liga a TV, põe headphones, escu-ta Karunesh... E necas! E sabequal é o pior de tudo? No diaseguinte, por uma desagradávelcoincidência, na fila do caixa dosupermercado paralela à sua, asua insônia estava lá, alegre efaceira a razão da sua insônia,abraçada a uma nova realidade,com rosto brilhando de felicida-de, cara de quem dormiu superbem. Aliás, “dormiu” aqui é for-ça de expressão. Ansiedade,stress pós-traumático, esquizo-frenia, transtorno bipolar, trans-torno obsessivo-compulsivo,etc., tudo junto e misturado es-tá nesse pacote. Se arrependi-mento matasse, esse meu ami-go não teria ido pesquisar sobreinsônia.

A.CAPIBARIBENETO [email protected]

364098481364096342