deuses da administracão - charles handy

6
Conceito de Cultura Organizacional elemento vivo, onipresente que regula as e sobre os indivíduos o poder de absorvê-los canismo adaptativo e portanto dentro de gulador.” enças, símbolos, regras, procedimentos que e de homogeneizar as relações das pessoas im, a identidade da Instituição.” erísticas da cultura é sua capacidade de visto que ela é introjetada nos indivíduos e elos grupos humanos.”

Upload: adalid-zeballos

Post on 30-Dec-2014

411 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: Deuses da Administracão - Charles Handy

Conceito de Cultura Organizacional

“A cultura é um elemento vivo, onipresente que regula as relações. Exerce sobre os indivíduos o poder de absorvê-los dentro de um mecanismo adaptativo e portanto dentro deum mecanismo regulador.”

“Conjunto de crenças, símbolos, regras, procedimentos quetem a finalidade de homogeneizar as relações das pessoase assegurar assim, a identidade da Instituição.”

“Uma das características da cultura é sua capacidade de invisibilidade visto que ela é introjetada nos indivíduos einternalizada pelos grupos humanos.”

Edgard Schein

Page 2: Deuses da Administracão - Charles Handy

ZEUS APOLO ATENAS DIONÍSIO

OS DEUSES DA ADMINISTRAÇÃO – CHARLES HANDY

CulturaFunção

CulturaTarefa

CulturaEu

CulturaClube

Page 3: Deuses da Administracão - Charles Handy

Zeus deus dos deuses, todo poderoso, seus sentimentos oscilam da raiva intensa ao amor imenso.Do desejo de vingança ao sentimento de compaixão e pena.impetuoso, afetivo, colérico e possessivo.A organização padrão Zeus é a cultura do clube ou da panela,dos afetos e desafetos; é a cultura dos puxa-sacos. O desempenhodos membros desta cultura é medida pela lealdade, fidelidade epela confiança; é por excelência a cultura da camuflagem (verniz)do puxa-tapete, da traição, da cena e da mentira.A motivação básica é o poder a qualquer custo. Todos os membrosestão voltados com seu olhar para cima (o saco de Zeus), nuncaolham para os lados ou para baixo. A ascensão é pessoal e a quedadramática. O poder é definido pela afinidade com Zeus. Nesta culturaa facilidade para mudança é grande pois o que muda são as pessoas.As decisões dessa cultura são muito rápidas porque são permeadas pelasrelações pessoais.

CulturaClube

ZEUS

Page 4: Deuses da Administracão - Charles Handy

Deus da harmonia, do equilíbrio, da ordem e estabilidade.

É a cultura da função e o seu símbolo é o templo grego. As

colunas são as divisões do trabalho e dão base de equilíbrio

à organização. Nesta cultura a busca de estabilidade é uma

obsessão dos seus membros. É a certeza de que o sol vai

nascer e se por, ou seja, a rotina não deve sofrer rupturas

ou mudanças. Quando tem que mudar se faz gambiarras,

muda-se as coisas e não as pessoas. É a cultura do formal,

da regra, dos procedimentos, da obediência à hierarquia.

não há lugar para dúvidas, questionamentos. Não se pergunta

porquê. Cultura do anonimato (yes man).

CulturaFunção

APOLO

Page 5: Deuses da Administracão - Charles Handy

Atena deusa protetora da cidade de Atenas e da democraciagrega. É a cultura do resultado. O símbolo é a rede,onde cada célula gera energia e sinergia abastecendo o conjunto. Palavra chave: compromisso com resultados, espírito de equipe,transparência, comunicação clara. Avalia-se o desempenhoavaliando-se o resultado gerado pelo esforço e pelo trabalho.A doença desta cultura é o democratismo, o palpitismo, fazemmuitas reuniões e ninguém toma decisão alguma. As decisõessão demoradas e os projetos adiados e as ações morosas, lentas.Palavras chaves são criatividade, flexibilidade, participação ecomprometimento com o resultado. Cultura que adora criticar,questionar, analisar, refletir, reavaliar, etc.O “porque” é fundamental.

CulturaTarefa

ATENAS

Page 6: Deuses da Administracão - Charles Handy

CulturaEu

DIONÍSIO

Dionísio, deus do vinho e da música, preside esta cultura.Ele e nenhum outro deus, representa a ideologia existencial.A responsabilidade pela vida é tão somente nossa e somosnós os responsáveis pelo nosso destino. A capacidade de transformar o mundo depende única e exclusivamente do meutalento, determinação e persistência. Na cultura existencial,a organização existe para ajudar o indivíduo a atingir o seu objetivo. Esta cultura é portanto, excelente onde o talento ouhabilidade do indivíduo é o recurso crucial da organização.O símbolo é uma estrela porque representa a luz solitária que brilha acima dos chefes e dos colegas de trabalho, luz que reflete sua genialidade e liberdade de ser o que é.Um estilode vida autentico.