deus nos reÚneaves.org.br/wp-content/uploads/2018/12/caminhada05marco1...façamos juntos a oração...

4
5 DEUS NOS REÚNE N.º 2608 ANO C ROXO 3.º DOMINGO DA QUARESMA – 24/3/2019 1. ACOLHIDA 2. INTRODUÇÃO Anim.: A liturgia de hoje nos coloca diante do Deus misericordioso e paciente que, nesta Quaresma, novamente nos dá um tempo para nos convertermos ao Reino que Jesus veio inaugurar. Somos convocados a ser agentes de transformação da sociedade e sementes do Reino para que em nós se manifeste a vida em plenitude. A Campanha da Fraternidade é um convite para maior participação das pessoas na elaboração e na implementação de Políticas Públicas, para que a sociedade seja amparada no direito e na justiça, livre de desigualdades que atingem os mais pobres. Entoemos o canto de abertura. 3. CANTO DE ABERTURA: 119 (CD 1) / 125 4. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 5. ATO PENITENCIAL: 189 / 190 Dir.: Todos somos chamados à conversão. A Quaresma é o tempo da paciência de Deus, é o tempo que Ele nos dá para que possamos produzir os frutos da justiça e da fraternidade. Reconheçamo-nos pecadores e necessitados da misericórdia de Deus (silêncio). – Senhor, vivemos ocupados com as coisas do mundo e quase não temos tempo para estar convosco e partilhar a vida com os irmãos e irmãs. Nós vos pedimos, tende piedade de nós. – Cristo, há irmãos sofrendo em nosso meio, carentes de pão, de amor, e nem sempre fomos solidários com eles. Nós vos pedimos, tende piedade de nós. – Senhor, nem sempre fomos agentes de trans- formação da sociedade e do Reino. Por isso vos pedimos, tende piedade de nós. Dir.: Deus, paciente e compassivo, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém. 6. ORAÇÃO Oremos (pausa): Ó Deus, sois bondade infinita e misericórdia sem fim. Por isso, todo pecador consegue o vosso perdão pela oração, pela esmola e também pelo jejum. Concedei que o vosso povo, curvado pela consciência do pecado, possa erguer-se com ajuda da vos- sa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 7. PRIMEIRA LEITURA: Ex 3,1-8a.13-15 8. SALMO RESPONSORIAL: 102(103) O Senhor é bondoso e compassivo. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! DEUS NOS FALA

Upload: dangthu

Post on 11-Feb-2019

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DEUS NOS REÚNEaves.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Caminhada05MARCO1...Façamos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade: Oração Campanha da Fraternidade 2019 Pai misericordioso

5DEUS NOS REÚNE

N.º 2608 – ANO C – ROXO3.º DOMINGO DA QUARESMA – 24/3/2019

1. ACOLHIDA

2. INTRODUÇÃO

Anim.: A liturgia de hoje nos coloca diante do Deus misericordioso e paciente que, nesta Quaresma, novamente nos dá um tempo para nos convertermos ao Reino que Jesus veio inaugurar. Somos convocados a ser agentes de transformação da sociedade e sementes do Reino para que em nós se manifeste a vida em plenitude.

A Campanha da Fraternidade é um convite para maior participação das pessoas na elaboração e na implementação de Políticas Públicas, para que a sociedade seja amparada no direito e na justiça, livre de desigualdades que atingem os mais pobres. Entoemos o canto de abertura.

3. CANTO DE ABERTURA: 119 (CD 1) / 125

4. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

5. ATO PENITENCIAL: 189 / 190

Dir.: Todos somos chamados à conversão. A Quaresma é o tempo da paciência de Deus, é o tempo que Ele nos dá para que possamos produzir os frutos da justiça e da fraternidade. Reconheçamo-nos pecadores e necessitados da misericórdia de Deus (silêncio).

– Senhor, vivemos ocupados com as coisas do mundo e quase não temos tempo para estar convosco e partilhar a vida com os irmãos e irmãs. Nós vos pedimos, tende piedade de nós.

– Cristo, há irmãos sofrendo em nosso meio, carentes de pão, de amor, e nem sempre fomos solidários com eles. Nós vos pedimos, tende piedade de nós.

– Senhor, nem sempre fomos agentes de trans-formação da sociedade e do Reino. Por isso vos pedimos, tende piedade de nós.

Dir.: Deus, paciente e compassivo, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

6. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, sois bondade infinita e misericórdia sem fim. Por isso, todo pecador consegue o vosso perdão pela oração, pela esmola e também pelo jejum. Concedei que o vosso povo, curvado pela consciência do pecado, possa erguer-se com ajuda da vos-sa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

7. PRIMEIRA LEITURA: Ex 3,1-8a.13-15

8. SALMO RESPONSORIAL: 102(103)

O Senhor é bondoso e compassivo.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor,e todo o meu ser, seu santo nome!Bendize, ó minha alma, ao Senhor,não te esqueças de nenhum de seus favores!

DEUS NOS FALA

Page 2: DEUS NOS REÚNEaves.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Caminhada05MARCO1...Façamos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade: Oração Campanha da Fraternidade 2019 Pai misericordioso

02

O Senhor é bondoso e compassivo.

Pois ele te perdoa toda culpa,e cura toda a tua enfermidade;da sepultura ele salva a tua vidae te cerca de carinho e compaixão.

O Senhor é indulgente, é favorável,é paciente, é bondoso e compassivo.Quanto os céus por sobre a terra se elevamtanto é grande o seu amor aos que o temem.

9. SEGUNDA LEITURA: 1Cor 10,1-6.10-12

10. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Glória e louvor a vós, ó Cristo.Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o Reino dos céus está perto.

11. EVANGELHO: Lc 13,1-9

12. PARTILHA DA PALAVRA

13. PROFISSÃO DE FÉ

14. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: Ó Deus, vós ouvistes o clamor de vosso povo oprimido no Egito. Escutai-nos também a nós que clamamos vosso auxílio misericor-dioso, rezando:

Convertei-nos, ó Senhor, e libertai-nos!

Senhor, fortalecei-nos para que sejamos uma igreja viva, humilde e comprometida com vosso projeto de vida, justiça e igualdade, para com os mais necessitados. Nós vos suplicamos.

Senhor, tocai a inteligência de nossos governan-tes, para que governem com o direito e a justiça, construindo Políticas Públicas que ajudem os mais necessitados. Nós vos suplicamos.

Senhor, neste tempo Quaresmal, a humanidade se abra à graça da conversão e, a exemplo de Jesus Cristo, coloque-se a serviço uns dos outros. Nós vos suplicamos.

Senhor, abençoai todos os catecúmenos que se preparam para receberem as águas do batismo e por nós que já fomos batizados, para que correspondamos com generosidade à vocação santa à qual nos chamastes. Nós vos suplicamos.

Façamos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade:

Oração Campanha da Fraternidade 2019

Pai misericordioso e compassivo,que governais o mundo com justiça e amor,dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reinoentre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,o Filho amado, habitando entre nóstestemunhou o vosso infinito amore anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolheros pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãscom políticas públicas justas,e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igrejaa caridade sincera e o amor fraterno;a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedadee sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”Amém.

Dir.: Ouvi, Senhor, as súplicas de vosso povo e, como só confiamos em vossa graça, guardai--nos sob a vossa proteção. Por Cristo, Nosso Senhor.

15. PARTILHA DOS DONS: 428 /429

Dir.: Sabemos com certeza que estamos nos convertendo quando começamos a nos de-sapegar das coisas e passamos a olhar para mais necessitados, partilhando com eles o que somos e o que temos. Sinal de que estamos preparados para celebrar a Páscoa. Repartir um pouco do que temos é tornar farta a mesa de pão e de vida. Cantemos.

RITO DA COMUNHÃO

16. PAI-NOSSO

Dir.: Jesus veio fazer a vontade do Pai. En-tendeu que para isso era preciso rezar muito. Aprendendo com Ele, rezemos: Pai nosso....

17. SAUDAÇÃO DA PAZ: 778 (CD 26) / 781 (CD 26)

DEUS FAZ COMUNHÃO

Page 3: DEUS NOS REÚNEaves.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Caminhada05MARCO1...Façamos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade: Oração Campanha da Fraternidade 2019 Pai misericordioso

DEUS NOS ENVIA

03

Dir.: Quando em nossa sociedade houver igualdade, justiça, pão em todas as mesas, trabalho e condições de saúde para todos, Políticas Públicas que atendam aos interesses do povo. Quando forem banidas a corrupção, a violência, então poderemos sentir paz em nosso meio. Comecemos em nós. Saudemo-nos com abraço de paz.

(Após o abraço da paz, em silêncio, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão dirige-se à capela onde a Reserva Eucarística está cuida-dosamente depositada no sacrário. Abre a porta do sacrário, faz uma genuflexão como sinal de adoração. Com reverência pega a âmbula que contém a Sagrada Reserva Eucarística, leva-a até o altar, de onde parte para a distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Terminada a distribuição, leva a Sagrada Reserva até o sacrário.)

18. COMUNHÃO: 595 (CD 14) / 584

19. RITO DE LOUVOR: 820 (CD 18) /821 (CD 18)

(O dirigente motiva a comunidade a expressar os seus louvores e, depois, canta-se um salmo ou canto bíblico.)

20. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus, celebrando este encontro com os irmãos e irmãs, recebemos já na terra a Palavra e o Pão da alegria que se reparte no céu. Fazei, agora, que todos nos vejam no dia a dia como gente que vos ama, servindo sempre aos irmãos. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

21. NOTÍCIAS E AVISOS

22. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa. Amém.

O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

24. LEITURAS DA SEMANA

2.ª-feira: Is 7,10-14;8,10 Sl 39(40),7-8a.8b--9.10.11(R/. 8a.9a) Hb 10,4-10

Lc 1,26-383.ª-feira: Dn 3,25.34-43 Sl 24(25),4bc-5ab. 6-7bc.8-9 (R/. 6a) Mt 18,21-354.ª-feira: Dt 4,1.5-9 Sl 147(147B),12-13.15-

16.19-20 (R/. 12a) Mt 5,17-195.ª-feira: Jr 7,23-28 Sl 94(95),1-2.6-7.8-9

(R/. 8) Lc 11,14-236.ª-feira: Os 14,2-10 Sl 80(81),6c-8a. 8bc-

9.10-11ab.14.17 (R/. cf. 11.9a) Mc 12,28b-34Sábado: Os 6,1-6 Sl 50(51),3-4.18-19.20-

21ab (R/. cf. Os 6,6) Lc 18,9-14

ORIENTAÇÕES

• Continuar com ambiente sóbrio.• Os instrumentos usados sejam mais suaves.• O hino da Campanha da Fraternidade não cumpre as exigências e as finali-dades de um canto de abertura para a Celebração da Eucaristia ou da Palavra. Portanto, pode-se usá-lo como “Canto do Envio” (canto final).• O ritual do catecumenato prevê uma imposição de mãos sobre aqueles que receberão os sacramentos de iniciação. Depois da homilia, os escolhidos para o batismo, com padrinhos e madrinhas, põem-se diante da comunidade, e quem preside reza e impõe as mãos sobre eles.

O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

Abençoe-nos Deus todo-poderoso, o Pai e o Filho e o Espírito Santo.

Vamos em paz, e o Senhor vos acompanhe!

Todos: Graças a Deus!

23. CANTO DE ENVIO: Hino da CF 2019

Page 4: DEUS NOS REÚNEaves.org.br/wp-content/uploads/2018/12/Caminhada05MARCO1...Façamos juntos a Oração da Campanha da Fraternidade: Oração Campanha da Fraternidade 2019 Pai misericordioso

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

Tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICASLema: Serás libertado pelo direito e pela justiça. Is 1,27

EDUCAR PARA O HUMANISMO SOLIDáRIO

Há meio século, São Paulo VI publicou a Encíclica Populorum Progressio. Com esse ensinamento social, ele convida mulheres e homens de boa vontade a olharem para as questões sociais e a abraçar um modelo ético--social. Os pressupostos dessa ética par tem da in-terdependência global e do destino comum de todos os homens, ou seja, aquilo que se faz em uma parte do mundo, tem consequências em outra. Por isso, “ninguém pode, a priori, sentir-se se-guro em um mundo em que há sofrimento e miséria”. Para uma eficaz participação nas Po-líticas Públicas é importante nesse tempo revisitar a Doutrina social da Igreja e a partir dela, percorrer um caminho de subsidia-riedade para uma melhor integração social que nasça do encontro das dimensões individual e comunitária. É preciso criar caminhos para uma educação de participação nas Políticas Pú-blicas. Esse processo educacional ajuda a se libertar de certas visões antropológicas permeadas de valores antiéticos como: materialismo, ideias que desrespeitam a

dignidade e a vida humana, individualismo e coletivismo, que de forma muito insistente influenciam a cultura de hoje. “Geralmente, tais visões con-cebem a educação como um caminho de formação do indi-víduo à vida pública, na qual entram em ação diferentes correntes ideológicas, compe-tindo entre si pela hegemonia cultural”.(...)Neste sentido, é possível falar

de uma educação das pessoas para uma eficaz par ticipação na elaboração das Políticas Públicas. Por meio das Políticas Públicas, colocam-se a pessoa humana e o seu modo de viver em sociedade no centro das suas elaborações, não prevendo espa-ços de divisão e contraposição, mas pelo contrário oferecendo lugares de encontro e debate para realizar projetos que ajudem a população. Nesse processo de elaboração de Políticas Públicas, derrubam-se os muros da exclusividade e se promovem a riqueza e a diversidade dos talentos individuais, tornando-se uma experiência social geradora de solidariedade, partilha e comunhão.

Fonte: Texto na íntegra no TEXTO-BASEDA CF-2019 – p. 83-88.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2019