campanha da fraternidade 2013

21
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 Fraternidade e Juventude Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8)

Upload: rinaldo-santos

Post on 17-Dec-2014

647 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

conteúdo da campanha da Fraternidade 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Campanha da fraternidade 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

2013

Fraternidade e Juventude

Eis-me aqui,

envia-me (Is 6,8)

Page 2: Campanha da fraternidade 2013

MOTIVAÇÃO

Por que a Campanha da Fraternidade retoma o tema da juventude?No contexto do Ano da Fé (2012-2013) e da JMJ no Rio de Janeiro, a Igreja deseja:

- acolher os jovens com toda a riqueza de seu potencial propiciando-lhes caminho para o seguimento de Jesus e colaboração de seus dons e talentos na comunidade.

- compreendê-los diante de uma realidade de profundas mudanças culturais

- ser solidária com os jovens em seus sofrimentos e angústias principalmente aos mais excluídos.

- contribuir para seu protagonismo, isto é, de seu papel na transformação da sociedade e na vida da Igreja.

Page 3: Campanha da fraternidade 2013

VER A REALIDADE

Mudança de época- Mundo globalizado-Nova visão de mundo-Crise de sentido-Crise da estrutura familiar- Desenvolvimentos dos Meios de Comunicação Social- Consumismo e hedonismo- Vulnerabilidade da Juventude diante desta realidade

Page 4: Campanha da fraternidade 2013

A INTERNET

A internet com suas redes sociais como o Facebook, o Youtube, entre outras, expande as possibilidades de conhecimento e informação. Cada vez mais cedo as crianças e os jovens tem acesso a este vasto mundo.

Page 5: Campanha da fraternidade 2013

CONSEQUÊNCIAS E DESAFIOS

Excesso de informações

Relativismo Competitividade Afetividade

autônoma Individualismo Crise familiar Indiferença

religiosa

Desorientação Desenraizament

o cultural Materialismo Empobrecimento

da vida comunitária

Drogas Negação da vida

Page 6: Campanha da fraternidade 2013

Os adolescentes e jovens conhecem e dominam as linguagens das novas mídias mais que os próprios pais e educadores e isto os torna socialmente fortes e valorizados.

Nesta realidade, criam um novo modo de se relacionarem e assumirem compromissos com a família, a educação, a sociedade, a Igreja, o ambiente e outros.

Page 7: Campanha da fraternidade 2013

DESAFIOS SOCIAIS

Desigualdade de rendas

Vida urbana/fuga do campo

Falta de escolaridade

Desigualdade de raça, cor e gênero

Desemprego Violência Exclusão digital Trabalho escravo Pornografia e

abuso sexual Narcotráfico

Page 8: Campanha da fraternidade 2013

O JOVEM E A IGREJA

A Igreja tem uma longa caminhada com os jovens. Recordemos a JAC, JEC, JIC,JOC e JUC; a Campanha de 1992, sobre a Juventude e os documentos sobre a Juventude.

O avanço tecnológico não impede uma atitude de fé; os membros da geração internet não parecem dispostos a abandonar a fé, ao contrário, acreditam em Deus e buscam o sagrado.

O envolvimento dos jovens na Igreja deve ser visto a partir da interatividade nas relações; querem ser ouvidos e autores das atividades da Igreja: liturgia, catequese, pastorais sociais, etc.

Eles se envolvem como missionários quando têm apelo e veem a autenticidade nas relações e organizações a serviço dos outros. Os jovens demonstram amar Jesus Cristo, “não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida”.

Page 9: Campanha da fraternidade 2013

O Papa Bento XVI expressa um olhar positivo em vista dos novos tempos: “A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste ‘continente digital’”.

Em outra Mensagem diz: “Quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana. [...] Convido, sobretudo os jovens, a fazerem bom uso da sua presença no areópago cultural”.

PAPA BENTO XVI, Mensagem para o 43º Dia Mundial das Comunicações sociais «Novas

tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade», Vaticano, 24 de maio de 2009 - Mensagem para o 45º. Dia Mundial das Comunicações Sociais - Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital. Vaticano, 05 de junho de 2011.

 

Page 10: Campanha da fraternidade 2013

Eclesialmente também é preciso abrir espaços de diálogo sobre os direitos e participação dos jovens em nossas comunidades. Não é raro certo fechamento de comunidades eclesiais às organizações juvenis, que em muitas vezes são até desvalorizadas e desmotivadas por parte dos adultos.

Page 11: Campanha da fraternidade 2013

JULGAR

Numa mudança de época, cujo maior desafio é acompanhar a velocidade das mudanças em todas as esferas da vida humana, desponta a urgente necessidade de aprofundarmos o tema da juventude à luz da Sagrada Escritura, da Tradição e do Magistério da Igreja, e destas características que marcam nossa época.

Page 12: Campanha da fraternidade 2013

A Palavra de Deus e a história da Igreja apresentam vários testemunhos de jovens que, uma vez valorizados e chamados por Deus, assumiram sua vocação de missionários da vida plena em contextos não condizentes com o projeto divino. Deus nunca deixou de confiar nos jovens e reconhecê-los como grandes potenciais transformadores da realidade.

Exemplos de jovens chamados na Escritura:- José do Egito - Profeta Samuel- Profeta Jeremias- Profeta Isaías- O Rei Davi- A Virgem Maria

JOVENS NA SAGRADA ESCRITURA

Page 13: Campanha da fraternidade 2013

A Juventude de Jesus: O Evangelista Lucas diz que Jesus “ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça, diante de Deus e dos homens” (Lc 2,52). Isto nos mostra que Jesus recebeu todas as condições para o amadurecimento integral de sua vida, ou seja, conforme a vontade de Deus que sempre deseja que seus filhos cresçam em todas as suas dimensões.

Page 14: Campanha da fraternidade 2013

JOVENS NA HISTÓRIA DA IGREJA

Dentre os vários jovens que marcaram a História da Igreja destacamos a brasileira:

Beata Albertina Berkenbrock. Nasceu no Brasil, no estado de Santa Catarina, em abril de 1919. Aos 12 anos de idade foi assassinada porque quis preservar a sua pureza. O martírio e a consequente fama de santidade se espalharam rapidamente. Foi uma menina que cultivou uma grande sensibilidade em sua relação com Deus e com o próximo. É invocada como “virtuosa nos valores evangélicos”.

Page 15: Campanha da fraternidade 2013

A OPÇÃO PREFERENCIAL PELOS JOVENS A Igreja deve ser para o jovem o lugar do conhecimento e da

experiência, do encontro e da amizade. Espaço propício para esta educação são nossos grupos de jovens, pastorais, movimentos, novas comunidades e demais experiências em grupos. Esses espaços educativos e evangelizadores devem ser incentivados, apoiados desenvolvidos em todas as nossas comunidades. Congregações religiosas, paróquias e outras estruturas eclesiais precisam engajar-se radicalmente nesta tarefa, a fim de que, realizando a opção preferencial pelos jovens, proporcionem inúmeras propostas e oportunidades para o desenvolvimento global dos jovens.

Page 16: Campanha da fraternidade 2013

AGIR

Ciente do impacto que essa mudança de época traz, a sociedade precisa, mais do que nunca, aproximar-se do mundo juvenil, de sua realidade cheia de feridas e de belezas, de sua potencialidade e de sua criatividade, de sua cultura e de seus modos de existência. Pais, educadores, religiosos e lideranças sociais, sob as diversas formas de serviço para a formação da pessoa humana, devem sentir-se impelidos por essa realidade desafiadora, animados ao perceberem os traços de avanço, provocados para uma integração madura e para um diálogo frutuoso, visando ao bem de todos.

Page 17: Campanha da fraternidade 2013

INDICAÇÕES PARA AÇÕES TRANSFORMADORAS

Conversão Pastoral Acolhida afetiva e efetiva aos jovens Abertura da sociedade aos jovens Recriar o sentido da existência e da realidade Recriar relações significativas com Deus Recriar relações afetivas e a vida comunitária Recriar as relações com o meio ambiente Recriar mecanismos de renovação social Recriar a razão para além da razão instrumental

Page 18: Campanha da fraternidade 2013

PESSOA

- O jovem sempre busca perfis e modelos a seguir.

- A construção da personalidade.

- Desenvolvimento da afetividade e sexualidade.

- O jovem sente atraído pelo sagrado, pelo transcendente.

- Muitos jovens dispõem seu tempo livre para desenvolver atividades de grupos, artes, danças, teatros.

- Desenvolvimento da dimensão política e da consciência de cidadania e responsabilidade social.

- Apresentar Jesus Cristo e o seu projeto: o Reino de Deus.

- Favorecer a presença atenciosa e orientadora de pais, amigos, mestres, profesores e educadores, catequistas, sacerdotes.

- Educar para o amor compromissado, responsável e livre.

- Aprofundar o espírito religioso do jovem através da catequese, da leitura e meditação da Palavra de Deus, do conhecimento de Cristo e da Igreja

- Valorizar e apoiar as manifestações artísticas e orientá-las para o serviço do Evangelho.

Page 19: Campanha da fraternidade 2013

IGREJA- Propiciar espaços para que os jovens

tenham um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo e presente na Igreja.

- Renovar as atitudes pastorais e a catequese, utilizando também de forma justa os novos meios de comunicação

- “Dar a melhor catequese”, uma catequese sólida, que desperte as crianças e os jovens para o que há de mais belo no coração do homem e para assumir com afinco suas responsabilidades cristãs.

- Reconhecer o jovem como sujeito de direito, com seu lugar e colaboração dentro da comunidade

- Difundir o Youcat (Catecismo Jovem) e a formação sobre a Doutrina Social da Igreja.

- Incentivar os seminaristas e vocacionados a serem agentes de evangelização jovem.

- Apoiar a organização do Setor Juventude nas Dioceses e Paróquias.

- Apoiar as pastorais de juventude, movimentos eclesiais, que são verdadeiros celeiros de formação de discípulos e missionários.

- Fomentar os encontros vocacionais, semanas jovens, congressos jovens, cenáculos, como ocasiões de evangelização dos jovens.

- Favorecer o diálogo ecumênico e o diálogo inter-religioso

- Integrar as comunidades rurais, quilombolas e indígenas .

Page 20: Campanha da fraternidade 2013

SOCIEDADE- Valorizar a família constituída no

matrimônio entre o homem e a mulher como célula e garantia da estabilidade social

- Os pais devem ser os primeiros educadores e catequistas de seus filhos

- O Estado deve ser cobrado quanto ao seu papel na educação social e o acesso aos jovens à formação humana e intelectual

- Reconhecer, valorizar e apoiar as Escolas, as Universidades, como lugares do conhecimento e da integração humana e social.

- Promover o acesso às redes sociais e orientar os jovens e crianças no correto uso destes meios e favorecer sobretudo, ações que promovam a vida e a dignidade humana.

- Valorizar as pastorais familiar, os cursos para noivos, as semanas e congressos sobre a família.

- Promover o voluntariado e apoiar as formas associativas que lutam pelos direitos dos jovens e por uma sociedade mais justa e igualitária.

- Organizar encontros e cursos profissionais, que possa ser porta d entrada para os jovens no mundo do trabalho e da realização social.

- Fomentar a participação dos jovens em Diretórios Acadêmicos, Partidos Políticos, Conselhos Sociais, Associações de Bairro e outros órgãos que lutam por um mundo melhor.

- Valorizar a cultura e a tradição de cada povo, principalmente as referentes às próprias cidades e comunidades.

- Desenvolver, apoiar e suscitar órgãos e mecanismos de denúncia ao abuso sexual, trabalho escravo e narcotráfico.

Page 21: Campanha da fraternidade 2013