destaque abril a junho de 2011

1
NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRA MUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA No início dos anos 70 do século XX, a abertura de valas para a construção de vivendas próximas da Rua Dr. Azevedo Neves (Freguesia da Mina), onde se avistam actualmente dois moinhos de vento recuperados, levou à descoberta do sítio calcolítico dos Moinhos do Penedo. A pressão urbanística que conduziu à descoberta desta jazida arqueológica, levou igualmente a que fossem efectuadas novas escavações para permitir outras construções no local. Foi por este motivo que, em 1994, foram abertas sondagens, tendo-se recolhido materiais arqueológicos respeitantes à ocupação desta elevação durante a Pré-história. Estes materiais são característicos do período de transição do Neolítico para o Calcolítico (finais do IV Milénio e início do III Milénio a.C.) como cerâmicas carenadas, cerâmicas com bordos denteados, copos canelados, vasos hemisféricos, entre outras formas. Quanto aos materiais líticos, surgem pontas de seta, lâminas e furadores em sílex; também artefactos em pedra polida como machados, enxós e goivas. O vaso hemisférico escolhido para destaque do mês é uma peça de significativa dimensão, apresentando um diâmetro de 34 cm. O fragmento de bordo recolhido durante as escavações foi alvo de restauro e permitiu a reconstituição parcial do recipiente de forma a possibilitar uma visão clara da sua forma. Os materiais exumados numa escavação arqueológica assumem um relevante papel na leitura do espaço. Assim, num mundo habitado por comunidades agrícolas e pastoris os recipientes cerâmicos adoptam uma grande importância para o quotidiano. Ainda que com outras possíveis funções, as peças cerâmicas eram fundamentais para o armazenamento, preservação, preparação e consumo dos alimentos oriundos da agricultura e recolecção, como o trigo, a cevada, a ervilha, a bolota, entre outros. Durante este período deparamo-nos com a presença abundante de formas abertas de grandes dimensões, o que pode estar relacionado com hábitos sociais de consumo colectivo devido à crescente importância dos cereais no seio destas comunidades. Vaso hemisférico Representação de oleira. Vaso hemisférico do Povoado do Moinho do Penedo. Destaque do mês 2011 Abril / Junho

Upload: camara-municipal-da-amadora

Post on 22-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Vaso hemisférico.

TRANSCRIPT

Page 1: Destaque abril a junho de 2011

NÚCLEO MUSEOGRÁFICO DO CASAL DA FALAGUEIRAMUSEU MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

No início dos anos 70 do século XX, a abertura de valas para a construção de vivendas próximas da Rua Dr. Azevedo Neves (Freguesia da Mina), onde se avistam actualmente dois moinhos de vento recuperados, levou à descoberta do sítio calcolítico dos Moinhos do Penedo.A pressão urbanística que conduziu à descoberta desta jazida arqueológica, levou igualmente a que fossem efectuadas novas e s c a v a ç õ e s p a r a p e r m i t i r o u t r a s construções no local. Foi por este motivo que, em 1994, foram abertas sondagens, tendo-se recolhido materiais arqueológicos respeitantes à ocupação desta elevação durante a Pré-história. Estes materiais são característicos do período de transição do Neolítico para o Calcolítico (finais do IV Milénio e início do III Milénio a.C.) como cerâmicas carenadas, cerâmicas com bordos denteados, copos canelados, vasos hemisféricos, entre outras formas. Quanto aos materiais líticos, surgem pontas de seta, lâminas e furadores em sílex; também artefactos em pedra polida como machados, enxós e goivas.

O vaso hemisférico escolhido para destaque do mês é uma peça de significativa dimensão, apresentando um diâmetro de 34 cm. O fragmento de bordo recolhido durante as escavações foi alvo de restauro e permitiu a reconstituição parcial do recipiente de forma a possibilitar uma visão clara da sua forma.Os materiais exumados numa escavação arqueológica assumem um relevante papel na leitura do espaço. Assim, num mundo habitado por comunidades agrícolas e pastoris os recipientes cerâmicos adoptam uma grande importância para o quotidiano.Ainda que com outras possíveis funções, as peças cerâmicas eram fundamentais para o armazenamento, preservação, preparação e consumo dos alimentos oriundos da agricultura e recolecção, como o trigo, a cevada, a ervilha, a bolota, entre outros.Durante este período deparamo-nos com a presença abundante de formas abertas de grandes dimensões, o que pode estar relacionado com hábitos sociais de consumo colectivo devido à crescente importância dos cereais no seio destas comunidades.

Vaso hemisférico

Representação de oleira.

Vaso hemisférico do Povoado do Moinho do Penedo.

Destaque do mês

2011Abril / Junho