design

64
76 72 110 114 80 Arte Solidária Exposição Coletiva Tecnologia Imagem é Tudo Design Decoração Natalina Ambientes Variedades e Oportunidades Almanaque Cult Centésima Edição # 100, Brasil netcult.com.br Suplemento Design, Arte & Cultura parte integrante da Revista Cult edição novembro 2013

Upload: revista-cult

Post on 10-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

67

7672

110114

80

Arte SolidáriaExposiçãoColetiva

TecnologiaImagem é Tudo

DesignDecoração Natalina

AmbientesVariedades e Oportunidades

AlmanaqueCult Centésima Edição

# 100, Brasilnetcult.com.br

Suplemento Design, Arte & Cultura parte integrante da Revista Cult

edição novembro 2013

68

69

70

Esta é uma edição realmente especial e a arte se faz presente no suplemento “Arte & Design” - um espaço para divulgar o trabalho dos artistas plásticos de nossa cidade, cada um deles com os traços característicos de suas obras e todos juntos por uma causa nobre em prol do Hospital do Câncer de Uberlândia, doando seus trabalhos de forma solidária ao nosso projeto.

Papo Cult capa

Célio Cardoso, DiretorFoto, Mauro Marques

design

_cult

Av. Francisco Galassi, 990 - Salas 1/234 3219 7949 - Bairro Morada da ColinaUberlândia - MG - CEP 38411-120

conselho editorial: Célio Cardoso, Cássia Lacerda, Chico Lúcio, Viviane Santos e Camila Lemeswww.netcult.com.br

Os anúncios, artigos e imagens publicados e assinados são de responsabilidade de seus autores. É expressamente proibida a reprodução, parcial ou total, sem autorização prévia dos seus autores. O conteúdo editorial desta edição não reflete necessariamente a opinião da revista.

& arte

70A4

A começar pela capa, onde os pincéis de Charles Chaim retratam o ator Reynaldo Gianecchini, esta é uma iniciativa também pioneira porque gerou a criação de um espaço/galeria que ainda não existia no Teatro Municipal de Uberlândia. Ele está agora inaugurado com a exposição coletiva de nossos 22 artistas convidados: Afonso Lanna, Adélia Lima, Alexandre França, Assis Guimarães, Charles Chaim, Dequete, Eliete Vilela, Fuka, Graça Strack, Galba Crosara, Hélvio Lima, Helena Manzan, Humberto Carneiro, Lamartine Cecchi, Lilian Tibery, Marcos Caratta, Mauro Marques, Raphael Caram, Rejane Gussoni, Solangea Carneiro, Suzanne Gomide e Vânia Vilela. Todos eles personagens de uma mostra de arte preciosa em pintura, escultura e fotografia. A exposição ficará aberta à visitação no Teatro Municipal até o dia 22 de dezembro, com entrada franca, das 14h às 18h.

Nossos agradecimentos aos artistas convidados, à Prefeitura Municipal de Uberlândia, através da Secretaria de Cultura, e à empresa Paz Universal que disponibilizou a estrutura dos painéis, que agora serão doados ao Teatro Municipal para futuras exposições e ações culturais.

Ainda no suplemento “Arte & Design” você confere conteúdo especial sobre decoração, arquitetura, cinema, fotografia e também sugestões para decorar ambientes neste Natal e fim de ano. Sentimo-nos felizes e honrados por esta iniciativa em nome da cultura de nossa cidade e as páginas da revista Cult continuarão abertas para as manifestações culturais e, principalmente, para o talento de todos que se propõem a fazer um trabalho sério e que contribua para o enriquecimento da arte, enquanto instrumento de transformação social.

Esperamos que este projeto, cujo tema é “Renovação”, encontre ressonância em outros segmentos, despertando uma nova concepção no sentido de reconhecer e valorizar a arte de nossos artistas.

71A5A5

72

Almanaque entrevista

A6

73A7

74

Almanaque entrevista

A8

75A9

76

77A11A11

78A12

Poderíamos começar falando como a imagem de massa revolucionou e mudou o mundo nos últimos anos. Mas essa é uma discussão já antiga. É um fato que, mesmo recente, já não cabe mais discutir. No meio a tantos produtos que nos causam fascínio e desejo, principalmente os eletrônicos, como cada um deles, ou melhor, poucos deles conseguem a tal da diferenciação? A resposta é tão simples quanto a embalagem branca e limpa dos produtos da Apple: puro Design.

Sem uma marca forte e um designque convença, fica difícil concorrer

Luciano Araújo, ProfessorFotos, Divulgação

Almanaque tecnologia

Não só o produto e suas funcionalidades, baterias mais duráveis e apps para todos os gostos ganham o consumidor, é preciso um algo a mais que torne não só a imagem do produto algo especial, mas também a imagem de quem usa esse produto e, além de tudo, algo que transforme a experiência do consumo. Design, por definição técnica, é projeto, no entanto, para a grande massa ganhou significado de imagem, e quanto melhor essa imagem, mais status e desejo ela causa, mais apego às marcas e aos produtos e, consequentemente, mais caro a gente paga, e o melhor de tudo, pagamos felizes.

Em todos os mercados temos outras gigantes de áreas que não viveriam sem uma boa dose de design. A Nike, que além de pesquisar os melhores materiais, os mais confortáveis e duráveis, coloca o Design para trabalhar a seu favor e produz a cada dia a vanguarda dos produtos de esporte. Já outras empresas, como a Kitchen AID, que fabrica eletrodomésticos e utensílios de cozinha, aposta no design retrô. Na indústria automobilística é possível encontrar todo tipo de exemplo, enquanto a grande maioria como coreanos, japoneses e americanos caminham a passos largos em busca dos painéis de led e de todo tipo de elemento visual que cause algum frisson, a Alemã BMW, com seu Mini Cooper, também optou pelo charme do design retrô. A verdade é que atoladas em mercados cada vez mais saturados de marcas e produtos similares, as grandes empresas investem pesado em todas as áreas a fim de encontrar o seu porto seguro. Não importa se vende softwares, carros, utensílios de cozinha, tênis ou reprodutores de música, sem uma marca forte e um design que convença, fica difícil concorrer.

Luciano Araújo é professor na Faculdade ESAMC, especialista em Criatividade pela Universidade de Franca e ACE (Adobe Certified Expert) em Adobe Photoshop..

Imagem é tudo, sim.

_cult

79A13

80A14

O Núcleo AD é uma associação que foi criada para incentivar profissionais de arquitetura, decoração e design de interiores para promoverem um novo ciclo de negócios no mercado da construção civil. É formado por um grupo seleto de empresas conceituadas que estão sempre antenadas com o que há de melhor e mais moderno em termos de produtos e serviços. Além disso, prezam pela qualidade, oferecendo um atendimento diferenciado, propondo a troca de experiências e a formação de sólidas parcerias.

Cristiane Guimarães, Jornalista - Kompleta ComunicaçãoFotos, Divulgação

Almanaque núcleo ad

Em janeiro de 2014, o Núcleo AD completa seu primeiro ano e os lojistas já estão preparando novidades para oferecerem ainda mais vantagens e benefícios. Conheça as lojas que compõem o Núcleo AD: Classe A - Móveis Planejados, Espaço G, Empório dos Tapetes, Isafer, Marmomax, Moda Ambiente, Moldura Minuto, Nakka Áudio e Vídeo, Paisagem Brasil, Paula Decorações, Portoro, Riolax Hidromassagem, Sollar Shopping, Tano Climatização, Triângulo Tintas, Varanda Móveis, Vidroall e WCA Office.

Núcleo AD propõe umnovo ciclo de negócios

_cult

81A15

Transformando sonhos em realidade.

Bruno Felipe Designer34 3216-1134

Rua João Caetano de Resende, 285B. Santa Mônica - Uberlândia - MG

[email protected]

Fotos Equipe Antônio Rizza

82A16

Foto, Mauro Marques

Adélia Lima 34 [email protected]/adelia.lima.54

Foto, Mauro Marques

Assis Guimarães 34 9216-6148

Adélia Lima, escultora, iniciou-se na carreira artística em 1982, participando de exposições coletivas, individuais e salões de arte. A sua obra consta em acervos públicos e particulares no Brasil e no exterior. A análise de seu processo criativo é tema do livro “A Transfiguração da Realidade - Duas vezes Adélia”, da escritora e psicanalista Sandra Augusta de Mello. O livro “Poéticas Visuais”, através do texto de Márcia Maria de Sousa e Maricele Vilela Miguel Vannuci, traz um estudo de sua obra. A estilização da figura oferece ao espectador a poética da sutileza, leveza e movimento em sua obra. Ela se expressa através dos diversos materiais como a argila, o ferro, o concreto celular, o bronze, o alumínio e os arames. Adélia Lima, a presença de uma expressiva escultora, uma artista de personalidade marcante.

Mais do que apenas um artista visual, Assis Guimarães é composição histórica da evolução de uma cidade no campo das artes. Ele não só a retrata, como se tornou parte integrante dessa paisagem. Mineiro de Carmo do Paranaíba, radicado desde a infância em Uberlândia, encantou-se aqui com a perspectiva de traduzir o mundo por meio da arte. Desde a visita à primeira exposição, de um de seus mentores, o artista plástico polonês Maciej Babinski, descobriu ali o único caminho para expressar-se diante da vida. Eternizou imagens do nosso bioma cerrado e de outros continentes, como as vielas e paisagens da bela Itália. Dedicou-se também à experimentação de outras linguagens, tornando-se também escultor, gravador e desenhista. De Assis, há registros de Uberlândia nas últimas três décadas. Da cidade que evolui em seu contexto urbano e do entorno, com suas paisagens cerradianas, cuja plasticidade a sensibilidade do artista consegue captar.

Almanaque arte solidária

_cult

Obra, Mãe e FilhoEsculturaValor, R$ 500,00

Obra, Sem Título76x59cmValor, R$ 900,00

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer,

em E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia, n

o T

eatr

o M

unic

ipal

, de

22 d

e no

vem

bro

a 2

2 de

dez

embr

o.

83A17

34 3216-1134 / 9977-4479 / 9961-9461Rua João Caetano de Resende, 285

Bairro Santa Mônica - Uberlândia - MGwww.classeadesign.com.br

[email protected]

Desenvolver ambientes com requinte e personalidade é o que

a Classe A tem feito ao longo dos seus 20 anos de atuação no

mercado. Um bom exemplo é este ambiente projetado pelo designer

Bruno Felipe, que conseguiu juntar materiais diferente com

muito bom gosto.

Foto

Equ

ipe

Antô

nio

Rizz

a

84A18

Foto, Mauro Marques Alexandre França 34 [email protected]

Foto, Mauro Marques

Afonso Lana 34 3255-0214 / 34 [email protected]

Alexandre França é artista plástico e designer. Desenvolve projetos em seu Studio Casa de Ideias. Foi professor das disciplinas de Desenho, Pintura, Cor e Composição, entre outras, do Departamento de Artes da Universidade Federal de Uberlândia - MG. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil, além de participação e premiação em salões de arte. Sua poética transita entre linguagens, tendo produção em arte, design gráfico, design de interiores, mobiliário, figurinos, cenografia, ilustração e vídeo.

Afonso Lana nasceu em Rio Casca - MG em 1944. Estudou Artes Plásticas na Faculdade Hochschule für Bildede Kunste, em Dresden, Alemanha e mestrado em Teoria literária pela UFU. De 1982 até 2013 foi professor concursado no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia. Em março de 2013, aposentou-se na Universidade e desde então trabalha na Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia. Principais exposições individuais: As Quatro Peles, 2009. Galeria Ido Finotti, Uberlândia; Casulo, 1998, Galeria Ido Finotti; Metamorfose, 1991, Galeria de Artes da UFU, Der Bedrohte Mensch, Galerie Neue Zeit, Erfuhrt, Alemanha. Principais Exposições Coletivas: Processos em Diálogo, 2013, Galeria Lourdes Saraiva, Exposição NUPPE, 2013, Galeria ITV Empreendimentos Imobiliários; 1º Salão de Artes de Uberlândia, 2005; Nós, Exposição Coletiva dos Professores do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia, MUNA, Museu Universitário de Artes da UFU; Panorama da Produção Plásticas/Visual do Triângulo Mineiro, 1988; Acervo e Fragmento, 1996, Câmara Municipal Uberlândia; Coletiva de Artes Plásticas, 1993, Museu Ferroviário, São João Del Rey; Onze Dias de Arte Mineira, 1985, Casa de Cultura de Uberlândia; Exposição dos Artistas do Departamento de Artes Visuais, Galeria da UFU, 1985; Lateinamerikanische Künstler, 1981, Museu de Freiberg, Alemanha, Ausstellung der Jugend Künstler, Museu Zwinger, 1981, Alemanha.

_cult

Almanaque arte solidária

Obra, Sem Título 60x60cmValor, R$ 1.200,00

Obra, Auto Retrato60x80cmValor, R$ 1.200,00

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer,

em E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia, n

o T

eatr

o M

unic

ipal

, de

22 d

e no

vem

bro

a 2

2 de

dez

embr

o.

85A19

Com 10 anos de tradição, a Empório dos Tapetes traz para Uberlândia e região tapetes exclusivos de alta qualidade de diversos países, como Egito, Irã, Índia, Bélgica, Israel e Arábia Saudita. É a única loja especializada somente em tapetes de Uberlândia, onde possui um grande e diversificado estoque de tamanhos, cores e texturas de tapetes. Também oferece um atendimento exclusivo e com horário marcado e faz serviço de condicional, levando os tapetes até sua casa. A loja confecciona tapetes sob medida para sua escolha, de várias texturas e cores em um prazo máximo de 30 dias. A Empório dos Tapetes conta também com uma lavanderia especializada em todos os tipos de tapetes com serviço delivery. Venha conhecer as novidades!

34 3236-1000Rua Olegário Maciel, 987Centro - Uberlândia - MG

Empório dos Tapetes, qualidade e exclusividade

Decoração publi editorial

85

Fotos, Mauro Marques

A19

86A20

Charles Chaim nasceu em Prata - MG. Passou a adolescência em Uberlândia-MG onde mais tarde cursou Jornalismo - trabalhou como repórter e editor de vídeo. Paralelamente trabalhou com teatro, como ator e cenógrafo, o que teria impulsionado seu interesse pelas artes plásticas. Sua primeira exposição foi também uma experimentação e um alerta sobre como utilizar melhor o nosso lixo, trabalhou com colagem e pintura sobre embalagens de pizza onde ainda homenageou a sétima arte. As experimentações artísticas continuaram com outros materiais recicláveis. Nas mãos do artista, caixas de sapato se transformaram em oratórios religiosos, sacolas de papel em painéis coloridos. Há 15 anos começou pintar telas, apaixonado pela cultura de massa, Chaim encontrou na pop art o caminho para se expressar. Os retratos, os preferidos do artista, lhe renderam participações em importantes exposições como o Salon Du Carrousel Du Louvre - Paris 2009 e Artexpo em New York em 2010. Atualmente vive em São Paulo. Chaim é autor do retrato de Reynaldo Gianecchini que ilustra a capa do suplemento Design & Arte desta edição.

Obra invendável, alusiva à edição 100 da Cult, que presenteará o ator Reynaldo Gianecchini

Natural de Belo Horizonte, Dequete é graduado em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG. É escritor urbano/grafiteiro, artista visual e arte-educador. Desde 1999 produz intervenções urbanas em muros, paredes e outros suportes na região da Grande BH e São Paulo (onde viveu) e Uberlândia (onde vive), dentre outras cidades do país por onde passa. Já participou de diversas mostras, como Verão Arte Contemporânea no Palácio das Artes (BH), Meeting Of Favela (RJ), performance “Imagens do Interativo (Fragmentos de Cidades)” pelo “Tridimencional na Arte Contemporânea” no MAC/USP - Prédio da Bienal (SP) e na Casa D’Itália (DF), dentre outros. Produz live paints e ministra workshops em eventos públicos e particulares, atua junto a arquitetos, urbanista e designers na elaboração de projetos com graffiti art.

Foto, Mauro Marques

Charles Chaim 11 98731-2678www.charleschaim.com.brartecharleschaim.blogspot.com.brInstagram@charleschaim

Foto, Mauro Marques

Dequete34 9670-5154Instagram@[email protected]

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, O Gato com Máscara 49x70cmValor, R$ 1.000,00

Obra, Reynaldo Gianecchini80x100cm

87A21

88A22

Foto, Mauro Marques Eliete Vilela 34 3214-9134 / 34 9134-4003www.elietevilela.com.brfacebook.com/eliete.vilela.52

Foto, Mauro Marques

Fuka34 3214-5656 / 34 [email protected]

Mineira da cidade de Prata, Eliete Vilela é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Inicialmente dedicou-se à cerâmica, encontrando na argila o prazer pela modelagem, podendo expressar seus primeiros desejos e formas. Participou de diversos simpósios e feiras. Em 1986, trabalhou com resina, concreto, vidro e metal. Em 1990 partiu definitivamente para a escultura. Autodidata na arte de esculpir. “Tenho em minhas esculturas as perguntas e respostas dos meus sonhos, esculpir, moldar, dobrar, fundir. Não importa que material uso, o resultado é o manifesto materializado que emana d’alma. Então, de repente, sei que arte serve para comunicar, completar e contemplar o momento maior das nossas manifestações. Não é moda ou tendência. É obra de arte. Confesso que são momentos únicos de pura criação, que valem ser vividos”, revela Eliete.

O jornalista e crítico de arte Mário Margutti assinalou que a pintura deste artista mineiro ousa um mergulho mais profundo no reino do abstracionismo assumido. Em 1969, Fuka mudou-se para o Rio de Janeiro, porém 12 anos depois, decidiu encerrar suas atividades na iniciativa privada para se dedicar exclusivamente à pintura. O colecionador e marchand Marcello Niemeyer, impressionado com sua arte, apresentou seus trabalhos em várias galerias e casas de leilão. Principais exposições: Artexpo Los Angeles, Artexpo Nova York, Overseas Gallery - Miami, Inauguração da Nova Chancelaria do Brasil em Portugal, Inauguração do Espaço Cultural Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Reinauguração da Casa da Cultura de Uberlândia, Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro. Fuka é membro da Academia Brasileira de Belas Artes, no Grau Acadêmico Titular - ocupante da Cadeira nº 13, Comendador e Grande Oficial da Ordem do Mérito das Belas Artes. Ganhador do Prêmio Internacional “Leocosia” - Sta Mª di Castellabate - Italia. É catalogado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e na Biblioteca do Congresso - Washington.

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, SilhuetaEsculturaValor, R$ 2.800,00

Obra, Abstração80x100cmValor, R$ 4.500,00

89Masotti Donaflor - Varanda

Reginez

Thonart

• Móveis• Móveis para varanda• Objetos para decoração• Colchões• Tapetes• Quadros

Tramontina - Linha Exclusiva

34 3231-5220Av. Rio Branco, 166 - Uberlândia - MG

[email protected]

Leve mais requinte e conforto para o melhor lugar do mundo: a sua casa.

_cult

90A24

Foto, Mauro Marques

Galba Crosara 34 [email protected]

Foto, Mauro Marques

Graça Strack 34 3212-1817

Galba Crosara é atual presidente da AICA - Artes integradas do Camaru, associação que comemora 30 anos de trajetória cultural em Uberlândia - MG. Mulher, esposa, mãe, avó, amiga e artista do fogo. Com visão futurista sempre primou pelo seu profissionalismo e dos integrantes da AICA, oferecendo-lhes cursos e workshops com renomados orientadores vindos de fora. Desenvolveu desde cedo a paixão e o dom pela arte. Seus desenhos e pinturas em porcelana, faiança, painéis em azulejos e vidro são produtos com identidade diferenciados, originais e criativos que vêm sendo mostrados em galerias convencionais, espaços alternativos e várias residências. Galba é apaixonada pela arte. Com delicadeza, sabedoria e dedicação contagia a todos que dela se aproxima.

Artista plástica autodidata, Graça Strack é também professora de História da Arte, Desenho, Pintura e Escultura. Em sua trajetória de conhecimento, frequentou o Curso de Arquitetura na Universidade Gama Filho e Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia. Sua primeira exposição no universo das artes foi realizada na Biblioteca da Universidade Gama Filho. Ao longo de sua carreira, Graça Strack participou de diversas mostras coletivas e realizou várias exposições individuais. Sua arte interpreta a crítica social, as expressões humanas e retratos da vida com sensibilidade e apurado rigor técnico, fruto do seu talento, sensibilidade e ampla visão do mundo.

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, Sem Título103x83cmValor, R$ 900,00

Obra, Sem Título100x100cmValor, R$ 1.200,00

91A25

Projetos de Áudio - Vídeo e Automação. Você que gosta de filmes ou um bom show musical, canais em HD, jogos em 3D, som com efeitos superiores dos cinemas, conforto e tranquilidade em sua casa? Visite a Loja Nakka Áudio e Vídeo. Descubra as novidades sobre automação residencial, controle os equipamentos e áudio e vídeo a distância, iluminação, ar-condicionado, cortinas, programe, crie cenas, tudo no seu smartphone ou tablet. Vendas de equipamentos de todas as marcas, amplificadores, projetores e telas de vários tamanhos. Caixas acústicas grandes, pequenas, de teto, de jardins, cabos de alta qualidade, suportes e acessórios. Soluções para cada ambiente da casa. Projetos, instalações e configurações além da imaginação. Peça uma visita!

Visite a Nakka Áudio e Vídeo e conheça todas as marcas.

Faça um projeto, iremos realizar o seu sonho.

34 3219 2591 /31 9918-6894Rua Coronel Antônio Alves Pereira, 798

Centro - Uberlândia - MGwww.nakka.com.br

Nakka Áudio e Vídeo,o máximo em tecnologia!

Tecnologia publi editorial

91

_cult

92A26

93A27

94A28

Foto, Mauro Marques

Helena Manzan 34 3238-4203 / 34 [email protected]

Foto, Mauro Marques

Hélvio Lima 34 [email protected]/helviodelima47

Helena Manzan é nascida no Brasil, de pai italiano e mãe brasileira. Formada em academia de arte pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) - Brasil, com especialização em programação visual. No final dos anos 90 começa a expor na América e Europa. A partir de 2002 transfere-se para a Itália, onde vive e trabalha. Manzan tem numerosas exposições no Brasil, Itália, New York, Londres, Lisboa e Novosibirsk. Com participação na 54ª Biennale di Venezia, Padiglione Italia. Principais exposições: 54º Biennale di Venezia, Padiglione Italia. Espaço Cultural Elizabeth Nasser, Uberlândia, Brasil Madre, Museo Art Contemporanea, Napoli, Italia. Aeroporto Leonardo Da Vince, Fiumicino, Roma, Italia. Trailersfilmfest, Catania,Sicilia, Italia Maci - Museo Arte Contemporanea. Isernia, Italia, Novosibirsk State Art Museum, Russia. Abazia di San Vincenzo al Volturno, Italia. Art - Expo, New York (USA). Castel Dell’Ovo, Napoli, Italia Complesso Monumentale dell’Annunziata, Napoli, Italia. Sociedade Brasileira de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Plenário da Câmara dos Deputados, Brasilia - Brasil.

Hélvio Lima, artista plástico e escritor, é natural de Uberlândia-MG. Desde 1968 participa de exposições coletivas, individuais e salões de arte no Brasil e no exterior. A sua obra consta em acervos públicos e particulares. A análise crítica de seu trabalho aparece em vários livros, jornais e revistas no Brasil e no exterior. O livro “Artistas, imagens e a cidade”, de Marileusa Reducino, traz um estudo sobre uma de suas obras. “Poéticas Visuais em Uberlândia - vol. 1”, através das escritoras Maricele Vilela Miguel Vannucci e Olaia Alves Cruvinel, analisa a obra de Hélvio Lima e a sua personalidade artística. O traço e a cor em pessoal registro fornecem a leitura de sua personalidade no fazer artístico. Transita com liberdade entre os vários suportes e dimensões, através do desenho, da pintura, da gravura e das técnicas mistas.

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, Medo de Onça73x66cmValor, R$ 4.200,00

Obra, Forever60x80cmValor, R$ 1.200,00

95A29

34 3214-3779 / 9123-1486 / 9257-8183 / 9111-7888Av. Nicodemos Alves dos Santos, 322Bairro Saraiva - Uberlândia - MGwww.bortolini.com.br

Linha Legale Bortolinio mobiliário que se adapta à sua vida.

Linha multi funcionalUm mesmo produto pode compor bibliotecas, home-offi ces e complexas estações de trabalho.

Mude, monte e desmonte Racks, estantes, nichos e mesas integradas, que permitem composições intuiti vas.

Eco LegaleOpção com reaproveitamento de material com certi fi cação ambiental.

Agregue valor à sua empresa e utilize nossas linhas produzidas a partir de madeira de florestas com manejo ecologicamente adequado, certificadas pelo FSC . Consulte-nos para conhecer as linhas certificadas.

Acesse o QrCode, confi ra o vídeo do Sistema Legale e surprenda-se com sua versati lidade.

www.bortolini.com.br

Linha Legale Bortolinio mobiliário que se adapta à sua vida.

96A30

Paula Decorações, 35 anos de tradição, qualidade e as melhores opções

para decoração do seu ambiente!

Mundo Cult publi editorial

_cult

96

Confira novidades em papéis de paredes com exclusividade da Paula Decorações (alguns modelos com pronta entrega)A30

97A31

34 3211-2288 / 34 3232-4946Av. Afonso Pena, 1951

Bairro Aparecida - Uberlândia - MGwww.pauladecoracoes.com.br

_cult

97

Visite nosso showroom e confira as novidades. Conheça e encante-se!

Papel parede instalado no teto A31

98A32

Espaço G Decoração natalina com exclusividade

e bom gosto Fotos, Mauro Marques

Decoração publi editorial

O Natal é uma das datas mais especiais do ano, onde a família e os amigos se reúnem em clima fraterno. Quando deixamos o espírito do Natal entrar em nossas casas, a paz e esperança renascem em nossas vidas. Pensando nisso, a decoração natalina deve ser elegante e com muito brilho. Tradicionalmente, a decoração natalina é baseada nas cores vermelha, verde, dourado e prata. Mas com muita atitude e personalidade, você pode fazer uma decoração que tenha a sua cara, explorando as tendências que hoje são de encher os olhos.

98

_cult

99A3399

_cult

100A34100

Decoração publi editorial

_cult

101A35

Móveis e Objetos de Arte LtdaFone 34 3231-3748Fax 34 3086-2131

Rua Bernardo Guimarães, 710Bairro Fundinho Uberlândia - MG

www.espacogdecoracao.com.br

101

No espaço G você encontra toda decoração natalina para os ambientes da sua casa com completa consultoria para sua casa ou presentear neste Natal.

_cult

102A36

Foto, Mauro Marques

Lamartine Cecchi 34 8805-2629 / 34 9238-7993

Lamartine Cecchi Ribeiro nasceu em Uberaba - MG, mas está em Uberlândia desde a infância. Autodidata e observador dos grandes artistas, tem 30 anos de carreira no universo das artes plásticas, onde consolidou um estilo próprio, dando vida às suas criações que ganham formas figurativas e abstratas. Com exposições em Uberlândia e várias cidades brasileiras, possui obras em acervos de grandes colecionadores, como Dr. Celso Queiroz, Ivan Bittes e Juarez Altafin. Suas obras também estão presentes em Portugal e outros países. Uma das vertentes da sua arte são os retratos que faz de ilustres personalidades da sociedade uberlandense, retratando-as com absoluta fidelidade. Lamartine também é um dos poucos restauradores de obras de arte, trabalho que exige rigorosa técnica e sabedoria. Com a simplicidade e grandeza que só os verdadeiros artistas possuem, Lamartine Cecchi tem hoje o seu nome na galeria dos grandes mestres da pintura.

Foto, Mauro Marques

Lilian Tibery 34 3214-9155 / 34 [email protected]

Natural de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, reside em Uberlândia há vários anos. Com um trabalho gráfico e figurativo iniciou seus estudos de desenho e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Rio de Janeiro e Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica PUC, também no Rio de Janeiro. Participou de diversas exposições nacionais e premiações como Medalha de Ouro pela Sociedade Brasileira de Desenho. Posteriormente graduou-se em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente seu trabalho divide-se entre seu próprio atelier e a galeria anexa, o Estúdio Ponto Azul, onde acontecem exposições, cursos e eventos ligados a Arte e Cultura.

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, Sem Título69x50,5cmValor, R$ 800,00

Obra, Sem Título85x67cmValor, R$ 1.000,00

103A37Zapi Impermeabilizantes 20 anos fornecendo

as melhores soluções em impermeabilização para Construção Civil. Infi ltração, vazamento, umidade e trinca. Fale com o Dr. Zapi, autoridade no assunto, e deixe sua casa livre dessas ameaças.

Casa bonita, moderna e sofisticada.É CASA IMPERMEABILIZADA.

Loja 1 -

Rua Ceará, 1652 - Umuarama.

3232-8990loja 2 - Av. João Naves de Ávila, 3737 Santa Mônica.

3291-2500

www.drzapi.com.br/drzapi

www.drzapi.com.br/drzapi

Anuncio Zapi Casa Bonita.indd 1 26/7/2013 13:01:47

104A38

Paulistano de nascimento e uberlandense de coração, Mauro Marques atua como fotógrafo em Uberlândia desde 1998 e exerce a profissão desde 1986. Apaixonado pelo que faz, busca sempre desenvolver trabalhos diferenciados para seu público, atua em diversas áreas da fotografia: ministra cursos e workshops de fotografia para amadores e fotógrafos profissionais. Estudou fotografia na Kodak, Oficina de Photografia (Paulo Reichert), Danilo Russo, Escola Focus de Fotografia, fez Artes com as professoras Norma Cury e Thais Tormim, aprendendo técnicas de óleo sobre tela, pastel, carvão e entalhe em madeira, recebendo assim a base artística que aplica em suas fotos. Participa ativamente de congressos relacionados à fotografia e tem seus trabalhos registrados em revistas nacionais e regionais.

Foto, Mauro Marques

Humberto Carneiro Contato: 34 [email protected]

O empresário Humberto Pereira Carneiro já foi citado no livro “Empreendendo o Sucesso”, do professor Alexandre Rangel, como um dos 10 empresários bem-sucedidos que ajudaram a construir o potencial do Triângulo Mineiro e região. Formado em Administração de Empresas, é sempre requisitado para proferir palestras em treinamentos, universidades e empresas, assim como entrevistas e matéria sobre o mercado econômico brasileiro, como Revista Exame, Isto é Senhor, Card News e Jornal Valor Econômico. Entretanto, a agitação do mundo empresarial não tirou dele a sensibilidade para a arte. E Humberto é um grande artista plástico, autodidata, que retrata em suas telas imagens, cores e nuances do que vai em sua alma. O abstracionismo de seu trabalho leva o espectador a momentos de reflexão e harmonia diante da beleza de suas telas. Tintas, pincéis e sensações que traduzem um olhar sempre atento e receptivo às imagens da vida em toda a sua plenitude.

Foto, Mauro Marques

Mauro Marques34 3211-8810 / 9941-6617Fan Page Mauro Marques

Untitled-1 1 11/6/13 10:14 AM

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, Sem Título90x90cmValor, R$ 1.200,00

Obra, Sem Título70x100cmValor, R$ 600,00

105A39

Untitled-1 1 11/6/13 10:14 AM

106A40

Foto, Mauro Marques

Marcos Caratta 34 3229-6308 / 34 9192-6222 / 34 9129-6245www.marcoscaratta.com.brfacebook.com/ArtistaMarcosCaratta

Foto, Mauro Marques

Raphael Caram 34 3236-8998 / 34 [email protected]

Natural de Goiatuba - Goiás, Marcos Caratta iniciou suas atividades em 1995. Como um artista autodidata, desenvolveu técnicas exclusivas para óleo sobre telas. Muitos anos e uma grande dedicação trouxe a ele maturidade e a possibilidade de criar seu próprio estilo. Especializado em obras de decoração para ambientes. Por meio de seu estilo único, o artista abriu caminho para suas telas se tornarem obras de arte abstratas verdadeiramente contemporâneas.

Nascido em maio de 1973, Raphael Caram iniciou sua carreira nas artes gráficas já na juventude, no Jornal de Ribeirão, uma publicação da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP- SP, na época editado em linotipo. Mais tarde acompanhou, em todas as suas etapas, a entrada do maquinário off-set. Raphael Caram cresceu com as artes gráficas, conheceu e trabalhou em todos os processos. Cursou Artes Plásticas e Artes Visuais na UFU - Universidade Federal de Uberlândia - MG, cidade onde reside. Desenvolveu pesquisa sobre novas interfaces gráficas com maior usabilidade, através da FAPEMIG - Fundação de Apoio à Pesquisa em Minas Gerais. É consultor e designer de várias empresas em Uberlândia e outras localidades, que através da net têm solicitado seus trabalhos. Curioso, desbravador e investigativo, não há processos que não lhe interessem.

VÁRIAS POSSIBILIDADES. UM SÓ LUGAR.SUA CASA. SEU MUNDO

Uberlândia / MGAv. Getúlio Vargas, 3587 - Tubalina - 34 3238-3441Av. Floriano Peixoto, 4212 - Umuarama - 34 3212-0099Av. João Naves de Ávila, 4535 - Santa Mônica - 34 3222-6100

As novidades que irão tornar sua casa única como você.Louças, metais, pisos, revestimentos e porcelanatos.Conte com nossa decoradora.

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, Sem Título180x120cmValor, R$ 1.500,00

Obra, Sem Título103x38cmValor, R$ 800,00

107A41

VÁRIAS POSSIBILIDADES. UM SÓ LUGAR.SUA CASA. SEU MUNDO

Uberlândia / MGAv. Getúlio Vargas, 3587 - Tubalina - 34 3238-3441Av. Floriano Peixoto, 4212 - Umuarama - 34 3212-0099Av. João Naves de Ávila, 4535 - Santa Mônica - 34 3222-6100

As novidades que irão tornar sua casa única como você.Louças, metais, pisos, revestimentos e porcelanatos.Conte com nossa decoradora.

108A42

Foto, Mauro Marques

Rejanne Gussoni 34 [email protected]

Nascida na estância balneária de Poços de Caldas - Minas Gerais, Rejanne Gussoni é graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, e graduada em Artes Plásticas pela Unaerp, Ribeirão Preto. Foi assessora do professor Pedro Manuel Gismondi, artista plástico, crítico de arte e escritor (O espaço Arquitetônico no Aleijadinho, Arte no Brasil - Cinco Séculos de Pintura, Escultura, Arquitetura e Artes Plásticas). É sócia e co-fundadora, ao lado do publicitário Beto Gussoni, da agência R&B Propaganda e Mercado Ltda, exercendo, entre outras funções, o cargo de redatora publicitária por 18 anos. Participou de várias exposições individuais e coletivas, com destaque para as mostras nas embaixadas brasileiras em Roma e Madri. Atualmente, Rejanne Gussoni vem se dedicando aos trabalhos de uma nova exposição e publicação de uma obra de literatura infantil, com lançamento previsto para dezembro de 2013.

Natural de Coromandel - MG, Solangea Alves Carneiro Lúcio é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com especialização em Técnicas de Expressão pela Universidade de Franca - SP. Atuou como professora de Artes na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e ministrou diversos cursos pela Secretaria Municipal de Cultura. Com 34 anos de carreira, realizou mais de 100 exposições em nível nacional, conquistando prêmios em importantes salões de artes plásticas. Possui várias obras em acervos de colecionadores no Brasil e outros países. Reconhecida pela crítica especializada, Solangea reside em Uberlândia - MG, onde desenvolve sua arte, assim definida pela consagrada artista plástica Yara Tupynambá: “À sua pintura, tecnicamente limpa e bem feita, acrescenta-se uma magia que vem daquele brilho de uma estrela maior que guardamos internamente, e que só se exterioriza quando também percebemos a beleza da vida e do mundo”.

Foto, Mauro Marques

Solangea Carneiro 34 3238-4950 / 34 [email protected]

_cult

Almanaque arte solidária

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Obra, São Miguel Arcanjo130x70cmValor, R$ 500,00

Obra, Renascer103x83cmValor, R$ 1.500,00

109

110A44

Foto, Mauro Marques

Suzanne Gomide 34 3236-1253 / 34 9111-9000Instagram@[email protected]

Suzanne Gomide é natural de Rio Verde - Goiás e tem sua arte traduzida pela beleza plástica e sublimidade criativa. Em sua trajetória profissional, destacam-se as seguintes realizações: em 1988/1989/1981/1996 participou de Simpósios de Arte em Uberlândia. Em 1988 fez sua 1ª Individual na Biblioteca Municipal de Uberlândia. Em 1991, a 2ª Individual na Boite Poison em Uberlândia. Em 1992, a 3ª Individual na Boite Poison em Uberlândia. Em 1993, a 4ª Individual no Espaço Personal em Uberlândia, em 1996, a 5ª Individual no Center Shopping em Uberlândia. Em 2001, a 6ª Individual no Hotel Plaza Inn – Uberlândia e em 2001 fez sua 7ª Individual no Center Shopping em Uberlândia. Entre 1989 e 2001 participou de 15 exposições coletivas. Suzanne Gomide foi membro da diretoria da Aica (Artes Integradas do Camaru) na gestão 92/93, vice presidente na gestão 93/94 e presidente da entidade na gestão 95/96/97.

Nascida em Uberlândia - MG, Vania Vilela iniciou seus estudos em 1976 aprendendo a técnica de óleo sobre tela. Em 1991 ingressou na Escola Mineira de Arte em Belo Horizonte, frequentou o circuito de arte e ateliers de artistas, participou de vários salões de arte, dentre eles o de Franca, Fundação Clóvis Salgado em BH, Salão Nacional de Artes Plásticas Goiânia, Franca - SP e V Bienal Nacional de Artes Visuais de Santos. Realizou individuais e participou de coletivas em diversas

cidades brasileiras. Participou como artista convidada dos livros de Arte Brasileira - Brasilian Art Book em 1999 e 2005 e recentemente do livro Poéticas Visuais. Foram publicadas matérias nas revistas Casa Jardim, Estilos & Projetos, Viver Bem, Veja São Paulo, Arq’Decor AD, Casa Vogue, Espaço D, entre outras. Teve obras suas incorporadas nos acervos: Parque Ministro Ivan Lins no RJ, no Museu dos Bandeirantes em SP, Correios Rio de Janeiro e no Parque Sabiá. Suas obras foram expostas nas mostras Casa Cor de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Triângulo Mineiro. Atualmente, Vania Vilela trabalha em uma nova série de esculturas e pinturas.

Foto, Mauro Marques

Vania Vilela 34 3236-9119 [email protected]/vania.vilela.3

SEU PROJETO REFLETE SUA PERSONALIDADE.SUA EXPECTATIVA, NOSSA CRIATIVIDADE.

A Revest Minas busca o que há de melhor em acabamento com qualidade, tecnologia e inovação.

PORCELANATO I PISOS I REVESTIMENTOS I BANHEIRAS I CUBASLOUÇAS I METAIS I PASTILHAS ARQUITETA DISPONÍVEL

Fone: (34) 3234-0044www.revestminasacabamentos.comFacebook.com/RevestMinasAcabamentosAv. João Naves de Ávila, 3571 - Santa Mônica

_cult

Obr

as d

ispo

níve

is p

ara

vend

a em

pro

l do

Ho

spita

l do

Cân

cer e

m E

xpo

siçã

o C

ole

tiva

Art

e So

lidár

ia n

o T

eatr

o M

unic

ipal

de

22 n

ove

mbr

o à

22

de d

ezem

bro

Almanaque arte solidária

Obra, Revelação200x130cmValor, R$ 2.500,00

Obra, Re-novarEsculturaValor, R$ 1.200,00

111A45

SEU PROJETO REFLETE SUA PERSONALIDADE.SUA EXPECTATIVA, NOSSA CRIATIVIDADE.

A Revest Minas busca o que há de melhor em acabamento com qualidade, tecnologia e inovação.

PORCELANATO I PISOS I REVESTIMENTOS I BANHEIRAS I CUBASLOUÇAS I METAIS I PASTILHAS ARQUITETA DISPONÍVEL

Fone: (34) 3234-0044www.revestminasacabamentos.comFacebook.com/RevestMinasAcabamentosAv. João Naves de Ávila, 3571 - Santa Mônica

112A46

Preparamos um novotempo para você!

Fotos, Mauro Marques

Design publi editorial

112Casa Móbile inicia uma nova fase, um novo tempo de saber que mudar faz bem. Tudo isso fez com que nós pudéssemos oferecer aos nossos clientes um estacionamento para proporcionar-lhes mais conforto, segurança e tranquilidade. Aceitar o novo fez com que a Casa Móbile preparasse para você os melhores ambientes, com uma variedade de produtos e bom atendimento, preparando você para realizar o sonho de ter o melhor dentro de sua casa. Confira nesta edição algumas sugestões de ambientes e faça-nos uma visita para conhecer esta nova fase da Casa Móbile. Conheça e encante-se!

_cult

113113

34 3237-1200 Av.: João Pessoa, 443

34 3232-3255Av.: Floriano Peixoto, 3222

Uberlândia - MG

A47

_cult

114A48

Conforto e funcionalidadeem ambientes integrados

Ambientes publi editorial

Pelos jardins (Paisagem Brasil), que rodeiam esta residência em um condomínio fechado de Uberlândia, percebe-se o clima aconchegante que o interior da casa proporciona. A rampa de entrada em mármore bege Bahia levigado se une ao mármore crema marfil que compõe todo o interior da casa (Marmoraria Calábria). Todo revestimento travertino (Metal Nobre) compõe os ambientes e dá charme às paredes e balcão.

Cristiane Zumpano, Designer de InterioresFotos, Mauro Marques | Kaká Fotografias

_cult

115A49

34 3219-1200 / 34 9667-6003 Av. Rondon Pacheco, 2259

Uberlândia - MG

34 3221-6000Av. Vasconcelos Costa, 405

B. Martins - Uberlândia - MGwww.metalnobreacabamentos.com.br

34 3238-4160 / 3238-4270 / 3238-2869Av. Rio Mississipi, 1340

Jardim Europa - Uberlândia - MG

34 3219-6720R. Felisberto Carrejo, 316

[email protected]

34 3238-3144Av. Marcos de Freitas Costa, 1751

B. Daniel Fonseca - Uberlândia - [email protected]

Em ambientes integrados, cada cantinho tem o dedo da dona, que juntamente com a decoradora conseguiram dar aos espaços, pinceladas de estilo clássico com toques provençal, percebido no lustre original da sala de jantar.

Na varanda, as poltronas estampadas em tons azuis integram-se à marcenaria (SP Cozinhas) saindo do tradicional e executando peças laqueadas e molduras trabalhadas. Assim todo mobiliário, como divisórias de porta de correr, adega e aparadores, tiveram o mesmo acabamento. As áreas de circulação permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais, proporcionando aos ambientes e aos moradores mais conforto térmico e bem-estar no dia a dia.

_cult

Os melhores reclináveis do mundo em um só lugar

A CORAZZA não é só móveis, qualidade, conforto, credibilidade. Ela é o design da sua imaginação.

Av. João PessoA, 525 | Centro | UberlândiA - MG | 34 3214-1601

CONFORTO é um padrãointernacional nos reclináveis CORAZZA. Uma linguagem universal.

118A52

Elas são sinônimos de luxo e requinte

Wesley Meneses, Designer de InterioresFotos, Arquivo Pessoal | Divulgação

Na maioria das casas, a sala de estar é decorada com extremo cuidado e é talvez o ambiente mais bonito da casa

A sala de estar é como um quarto em nossa casa, um espaço necessário e importante, onde podemos entreter os convidados ou hóspedes. Na maioria das casas, a sala de estar é decorada com extremo cuidado e é talvez o ambiente mais bonito da casa. É também um espelho da sua personalidade. Muitas pessoas acham que a sala de estar precisa ser mantida sempre bem organizada e com uma imagem perfeita para entreter os convidados, por isso esse espaço é pouco usado pelos moradores da casa.

Às vezes, uma sala de estar decorada com muito charme e estilo pode dar uma sensação desconfortável nas pessoas, mas as salas devem ser uma fonte de prazer e relaxamento. É importante que os convidados, bem como os membros da família, se sintam confortáveis com a decoração. Se você precisa de uma inspiração ou ideias de decoração para deixar sua sala de estar confortável e charmosa, confira aqui diversas fotos de sala de estar decoradas. Deleite-se!

Wesley Meneses é estudante de Design de Interiores, Gráfico e Produtos.

Ambientes decoração

_cult

119

Vila Feliz, especialcomo o seu evento!

Fotos, Mauro Marques

Vila Feliz Festas e Eventos é um lugar lindo e especial para aquele evento que você sempre sonhou. Localizado próximo ao centro de Uberlândia, no Bairro Panorama, é amplo e ideal para qualquer tipo de evento: casamentos, confraternizações, festas infantis, eventos empresariais, escolas, igrejas e eventos em geral. Possui estrutura completa com salão de festas, bar, churrasqueira, fogão a lenha e cozinha industrial. Parquinho infantil com casa da árvore, escorregador, balanço, gangorras e casinhas de bonecas. Pracinha com bancos, espaço gourmet próximo ao campo de futebol society e espaço para cerimônias. Piscina com quiosque. Áreas ajardinadas para colocação de tendas e estacionamento para até 20 carros. Faça seu evento conosco!

34 3215-2497 | 34 9994-469034 3225-3129 | 34 9232-1900 | 34 9643-0900Rua Sibipiruna, 663Bairro Panorama - Uberlândia - MG www.vilafelizfestaseeventos.com.br

Eventos publi editorial

A53

120A54

A construção sustentávelcomeça na prancheta

Eduardo Ribeiro, Arquiteto e UrbanistaFoto, SXC

Os materiais não biodegradáveis podem ocupara função de revestimento em áreas de lazer

Poucas são as iniciativas do poder público no intuito de incentivar - ou mesmo exigir - que as construções em áreas urbanas sigam os princípios da sustentabilidade. Contudo, já podemos perceber que a sociedade de um modo geral começa a enxergar a necessidade de mudanças. E a mudança, se não parte de novas leis que venham exigir construções sustentáveis, ou da iniciativa dos empreendedores em construir se preocupando com o meio ambiente deve, então, partir da prancheta.

O arquiteto passa a ser, a partir de agora, o agente que deve dar início ao processo de transformação da matéria-prima - natural ou industrializada - visando não apenas a qualidade de vida, a viabilidade econômica e o cumprimento de um programa específico para contemplação do projeto, mas também a afinidade e o relacionamento que estes materiais desenvolverão com a sua função específica e com o conjunto da edificação. Em outras palavras, cabe a ele buscar formas de otimizar o emprego dos materiais no intuito de diminuir os impactos ao meio ambiente e - por que não - fazer com que estes materiais (ou o emprego em conjunto de dois ou mais materiais) passem a desenvolver novas funções.

Desta forma, um telhado pode cobrir uma edificação, mas também pode atuar no controle da temperatura interna. O sistema de esgotamento de águas pode,

Arquitetura sustentável

além de eliminar a água servida, gerar matéria-prima para limpeza externa ou irrigação. Os materiais não biodegradáveis podem ocupar a função de revestimento em áreas de lazer. E mais uma infinidade de soluções - ilimitadas pela criatividade - que podem transformar, otimizar e, principalmente, minimizar os impactos ao meio ambiente.

Contudo, a maior ferramenta do arquiteto neste sentido vem da racionalização das ideias, que nada mais é do que ter em mente - durante TODO o processo criativo - que os ambientes projetados (externos ou internos) devem permitir a economia de materiais, o aproveitamento dos espaços e, principalmente, a utilização consciente dos recursos naturais de iluminação, ventilação e arrefecimento. E isto não significa maior gasto na execução; ao contrário, a racionalização do projeto pode trazer economia na execução de uma obra. Se o projeto for sustentável, a construção tende a ser sustentável. E o meio ambiente? Bom... o meio ambiente agradece!

Eduardo Ribeiro é arquiteto e urbanista e atua há 15 anos nos mercados de Minas e São Paulo nas áreas de arquitetura residencial, empresarial e institucional. Dá consultoria em acessibilidade e mobilidade urbana, trânsito e transportes. Tudo isto, de maneira sustentável!

_cult

121A55A43

A telha Thermocomfort foi desenvolvida especialmente para proporcionar maior conforto térmico para residências em estilo contemporâneo. Feita com fibras de PVA e coberta por uma tinta criada exclusivamente para este fim, a telha Thermocomfort tem alta reflexão de radiação solar e, assim, reduz o calor transmitido entre a cobertura/laje e o interior da residência. O Sistema Integrado Thermocomfort permite o ciclo na troca do ar quente do ambiente e aumenta ainda mais o desempenho na cobertura da casa.

As telhas Prime Tégula resultaram de um duplo compromisso: fornecer produtos que protejam sua casa contra fatores externos, sem sacrificar a harmonia e estilo arquitetônico. Esta superfície inovadora é mais suave e uniforme do que a das telhas tradicionais, graças a maior densidade e compactação com que é produzida. As telhas Prime são ainda recobertas com uma camada de verniz de altíssima resistência, o que garante maior durabilidade ao seu telhado. Por ser lisa e apresentar baixa porosidade, essa camada permite um acabamento único ao telhado e evita a formação de fungos e outras sujidades.

Teste realizado sob condições controladas, simulando a temperatura no sótão de uma casa.

Maior conforto térmico Menor consumo de madeira

Economia no consumo do ar-condicionado

Processo exclusivo, comcamada mineral de altaresistência e durabilidade.

Altíssima impermeabilidadedevido à baixa absorvição.

Por ter a superfície mais lisado mercado, inibe a formaçãode fungos e sujidades.

Redução da proliferação de fungos

Resistente (6mm de espessura) Seu telhado limpo por mais tempo

Espaço Tégula Rondon

Tégula ThermoConfortLouças Sanitárias

Tégula PrimeEvita a formatação de fungos e outras sujeiras

Telhadomais limpo

Cobertura mineral:é mais suave e uniforme

Acabamentoúnico

Av. Rondon Pacheco, 3150

B. Santa Maria - Uberlândia - MG

Thiago Roque 9966 0178

Sérgio Marques 9196 4039

Espaço Tégula Rondon

34 3210 5974

122A56

Começam os preparativos para o Carnaval 2014

Cristiane Guimarães, Jornalista - Kompleta

Foto, Beto Oliveira

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Em 2013 movimentou 3,5 bilhões de reais, gerando emprego e renda em todo o país. Em Uberlândia, a festa já começou a ser preparada e vai trazer, em 2014, inovações que visam envolver a população para uma participação mais efetiva, proporcionando diversão, brincadeira e alegria para as famílias, crianças, jovens e idosos. O secretário municipal de Cultura, Gilberto Neves, conta nesta entrevista quais as novidades e o que está sendo preparado para marcar o evento em Uberlândia.

Como será o próximo Carnaval?Pensamos que o Carnaval, sendo a maior festa popular do Brasil, precisa crescer em participação da população. Queremos fortalecer as tradições em Uberlândia e criar novas opções de participação sob a diversidade de formas de brincar o Carnaval. Para isso, a Secretaria de Cultura convidou a Associação das Escolas de Samba (Assossamba) e criou a Comissão do Carnaval, com a participação dos mais diferentes segmentos interessados. Além das escolas de samba e blocos, participaram clubes sociais, faculdades, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), associações, ONGs, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), artistas e estudantes. Deste grupo nasceu a proposta de inovação e diversificação do Carnaval para atender aos mais diferentes gostos populares. Teremos desfiles de escolas de samba e apresentação de bandas, porém mais opções de shows com as marchinhas do Carnaval à moda antiga, nos bairros e distritos rurais. Haverá o Baile de Máscaras e também de fantasias, e introduziremos a matinê para as crianças. Mas a grande inovação será o Desfile de Blocos Carnavalescos durante o dia com a participação popular que vai envolver as famílias, crianças, idosos e jovens para brincar, resgatando o tempo dos blocos do Flamengo, do Praia Clube e das Piranhas. Porém, agora surgirão blocos dos mais variados segmentos. Dentre as inovações, haverá a mudança do local da avenida do samba para a Av. José

O secretário de Cultura, Gilberto Neves Almanaque cultura

“Já aprovamos as propostas inovadoras eagora vamos começar a executar o projeto”

Roberto Migliorini, ao lado do Parque Sabiá. Faremos também shows no pátio do Teatro Municipal. Como estão os preparativos?Já aprovamos as propostas inovadoras e agora vamos começar a executar o projeto. A próxima etapa será elaborar o regulamento dos desfiles das escolas e dos blocos de participação popular. Em seguida, iniciaremos a divulgação do Carnaval com a agenda das atividades. Qual será o tema?Repetiremos o tema de 2013: “O Carnaval da diversidade para brindar a igualdade” porque queremos que a população se veja em cada modalidade de brincadeira de Carnaval e participe de alguma das opções: desfile das escolas de samba, blocos de participação popular, baile de máscaras, baile de fantasias (local fechado), matinês das crianças, marchinhas à moda antiga nos distritos rurais, bairros e locais tradicionais. Quais eventos serão promovidos e onde?No dia 2 de dezembro acontecerá o evento “Esquentando os Tamborins”, com apresentação dos sambas de enredo das escolas e blocos. Em janeiro de 2014, teremos os ensaios itinerantes das escolas de samba nos bairros, aproximando as escolas da população. Esta é outra inovação. Haverá também a escolha do Reinado de Momo, com a Rainha e as Princesas pela Assossamba. Ainda serão escolhidas as bandas de músicas de marchinhas tradicionais, samba e pagode. Qual o investimento da Prefeitura no evento?A previsão orçamentária da Prefeitura do Carnaval 2014 será superior a R$ 1 milhão. Porém, estamos trabalhando na construção de parcerias com empresas, instituições e comerciantes com interesse nas atividades econômicas do Carnaval. O crescimento do Carnaval de Uberlândia depende de parcerias e patrocínios.

_cult

123

Av. Vasconcelos Costa, 1919Uberlândia - MGTel. (34) 3255-4900www.espacotr i lhosuisso.com.br

Espaço Trilho SuissoUberlândia

: cortinas : persianas : papéis de parede : almofadas

novo conceitoem

um

decoração

: paradise: persianas

: cortinas

: rolôs

: EXIJA: PRODUTOS CERTIFICADOS TRILHO

SU

ISS

O® :

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

an_uberlândia_11-13.pdf 1 14/11/13 09:18

124

La Habana - New York,um Diálogo Possível

Por, Glênio Silveira RosaFotos, Rogério Cunha / Charles Chaim

“A cidade é uma grande obra de arte, um parque de esculturas...”

A economia se globaliza de forma inexorável, apesar de alguns recuos a cada crise. A Arte, que sempre se antecipa ou acompanha os movimentos econômicos e sociais, está, mais do que nunca, ignorando as fronteiras. Temos um enclave - Cuba -, a uns poucos quilômetros dos EUA que, por questões ideológicas e pelo embargo econômico, se mantém isolada e, há décadas, não tem um diálogo consistente com seu vizinho. As principais cidades, Havana e Nova York, não poderiam ser mais diferentes. A primeira, fechada, com seus prédios e automóveis, uma herança dos americanos, paralisados no tempo há mais de 50 anos, compõem, com a sua população desesperançada, mas pulsante, um cenário poético na sua decrepitude. A segunda, talvez a mais cosmopolita, moderna e pujante do mundo, é o seu oposto. Para o artista Marcel Duchamp, que revolucionou a arte moderna, “a cidade é uma grande obra de arte, um parque de esculturas...”. Pois a Glen Arte mostra, através desses três artistas, Charles Chaim, Marcos Rosset e Rogério Cunha, que com seus olhares sensíveis nos trouxeram a alma dessas cidades, no confronto de suas imagens, que há um diálogo entre elas, hoje só possível na Arte. A mostra é composta por 16 imagens de Rosset, feitas em Nova York, 16 fotografias de Rogério Cunha, registradas em Havana e 12 quadros de Chaim, pintados a partir da viagem à capital cubana.

Almanaque fotografia

_cult

A58

125

_cult

A59

126

JobsKelson Venâncio, Jornalista

Fotos, Arquivo Pessoal | Divulgação

Jobs é um filme que se encaixa perfeitamentena disputa pelas principais categorias do Oscar

Para mim, filmes que são baseados em histórias reais, antes mesmo de estrear nos cinemas, já merecem minha atenção. Ainda mais quando se trata nada mais, nada menos, que a história do conhecidíssimo Steve Jobs. Digo isso por que inventar algo na sétima arte pode até ser mais difícil do que já ter um roteiro pronto feito pela própria vida. Porém, adaptá-lo de uma forma fiel e ao mesmo tempo interessante para as telonas já é um feito que poucos cineastas conseguem. E felizmente este é mais um caso que deu muito certo. De hippie sem foco nos estudos a líder de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Este é Steve Jobs (Ashton Kutcher), um sujeito de personalidade forte e dedicado, que não se incomoda de passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que faz com que tenha dificuldades em manter relações amorosas e de amizade. E aqui o que mais chama a atenção é exatamente o roteiro, que é muito consistente e amarrado e como se trata da cinebiografia de um ícone da tecnologia e informática, necessita de um mínimo de conhecimento prévio da história real e de bastante atenção nos rápidos diálogos que acontecem no filme, como foi em A Rede Social. Os espectadores que não sabem absolutamente ou praticamente nada podem ficar perdidos em alguns momentos importantes da projeção.

A trama se desenvolve mais no início da carreira de Steve, quando ele ainda era um jovem ambicioso até se tornar um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Porém, dá um enorme salto quando Jobs é forçado a sair da empresa que ele mesmo fundou até ser chamado novamente para reerguê-la. Nesta parte ficamos

Almanaque cinema

um pouco perdidos, pois não sabemos exatamente o que acontece nesse período. E logo em seguida, após reassumir o seu cargo de CEO (Chief Executive Officer ou Diretor Executivo no Brasil), o filme termina na parte em que a maioria das pessoas já tem conhecimento, ou seja, no auge da Apple e no domínio tecnológico que a empresa conseguiu até os dias de hoje. Para muitos, isso soa até como frustrante já que parte do público queria ver o Steve Jobs mais velho, de barba branca e com poucos cabelos e até talvez a parte em que ele luta contra um câncer no pâncreas que lhe tirou a vida. Mas, sabiamente, o diretor Joshua Michael Stern agiu certo contando apenas a parte da história que poucos conhecem.

Para os entendedores, o filme trata de forma bem superficial a enorme briga bilionária que existiu entre Jobs (Apple) e Bill Gates (Microsoft), acredito que para evitar influências opinativas, mantendo uma espécie de imparcialidade. Essa disputa pode ser verificada no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, Piratas do Vale do Silício, que aborda a biografia deles e das suas empresas, algumas vezes de forma exagerada. E pra terminar não poderia deixar de elogiar a ótima atuação do jovem ator Ashton Kutcher que, sem dúvida, faz deste o melhor papel de sua carreira até aqui. O jeito de falar, as expressões faciais e principalmente na maneira de caminhar, ajudado pelas equipes de maquiagem e figurino, fazem de Kutcher um ótimo Steve Jobs. Acredito que tem cheiro de Oscar no ar. Em minha modesta opinião, Jobs é um filme que se encaixa perfeitamente na disputa pelas principais categorias do maior prêmio do cinema mundial. E torço pra isso!

Nota 8Kelson Venâncio é jornalista, crítico de cinemae diretor presidente da rede de mídias Cinema&Vídeo.

_cult

A60

127127

Fotos, Mauro Marques

Prédio comercial à venda:• Construção nova• 05 pavimentos• 1.016 m² de construção• 10 vagas de garagem• Elevador para 08 pessoas• Instalação pronta, telefonia, informática em rede, categoria 6• Estrutura completa para Call Center ou escritório de grande empresa• Excelente localização próximo a João Naves, Rondon e Center shopping

Preço: R$ 4.800.000,00

Vendas: Cityval ImobiliáriaFones: 34 3236-0099 ou Plantão: 34 8849-6269

Endereço do empreendimento: Av. Rio Branco, 1662

Atenção investidores!

Imovéis publi editorial

A61

_cult

128

129

130

O eFácil é o site de vendas do grupo Martins, o maioratacadista-distribuidor do Brasil com 60 anos de história.E toda compra tem sempre uma boa história por trás,ao fazer você feliz agente segue escrevendo a nossa.

efácil.com.br#efacilserfeliz

REALIZOU O SONHO DA

CASA NOVAo eFácil tem de tudo para deixá-la do seu jeito

feliz casa novaEletrodomésticos, Portáteis, MóveisEletrônicos e muito mais.

*Condições para Entrega Expressa:Pedidos autorizados e liberados até 9 horas (de segunda a sexta) serão entregues até 20h30 do mesmo dia.Pedidos autorizados e liberados até 21 horas (de domingo a sexta) serão entregues até 17h30 do dia seguinte.Exceto feriado. A primeira tentativa de entrega é feita dentro do prazo informado acima, caso não haja uma pessoa disponível para recebimento do pedido no endereço informado, a entrega poderá ser agendada para outro dia.Condição válida apenas para os produtos indicados para entrega expressa, não é válido para todo o site.

MAS ELA AINDA ESTÁ VAZIA?