desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

44
Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM Disciplina: Tecnologia de Gestão Prof.Me. Jefferson Teruya de Sousa Aprendiz: Roosevelt Ferreira Abrantes Ra: 298764

Upload: rusgat

Post on 05-Jun-2015

10.469 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Universidade Anhanguera – UniderpCentro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Disciplina: Tecnologia de GestãoProf.Me. Jefferson Teruya de Sousa

Aprendiz: Roosevelt Ferreira Abrantes Ra: 298764

São Luis - Ma2011

Page 2: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Atividade Avaliativa Desafio de AprendizagemDisciplina: Tecnologias de Gestão

Prof.Me. Jefferson Teruya de Sousa

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Tecnologias de Gestão ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

São Luis - Ma2011

Page 3: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Etapa n° 1:

1° PASSO

Curso C.S.Tecnologia em Gestão Publica

Período Letivo

2011/2

Semestre 2º Sem Disciplina TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Nome Tutor Presencial

Nome

Prof° Moises

Nome Professor EAD

Me. Jefferson Teruya de Sousa

Nome Aluno(a)

Nome

Roosevelt F. Abrantes

RA Número

298764

ETAPA 1º: DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Nome: EMPRESA TEC MAX S/A Localizada na Rua da Osvaldo Cruz – 9549 Atua no mercado de tecnologia desde ano 2003.

Missão: “Nossa Tecnologia é Feita Para Pessoas e Com as Pessoas”

Valores: Atitudes e Comportamentos; - Valores Pessoais; - Valores da Organização; - Crenças de uma Organização são praticadas através das Pessoas.

Motivo da Escolha: Esta empresa foi escolhida por ter a melhor estrutura e tecnologia, sendo a maior empresa de Tecnologia do Brasil. (fonte: Edvaldo Moura; Supervisor Técnico do Departamento de Qualidade – STDQ).

Page 4: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Conceito Institucional: A Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do moderno administrador de empresas e pessoas devem aprender rápido, tanto que é possível observar em muitas organizações, a existência de programas especiais para ouvir sugestões e idéias dos colaboradores para transformação ou adaptação que possibilitem a melhoria continua dos processos fabris de serviços ou administrativos.

Desafios da Empresa: Os profissionais de Tecnologia da Informação tem um importante desafio: como definir novos modelos e promover a internalização destes para que as pessoas da empresa aceitem aprender novamente aquilo que já sabem fazer.

Política Empresarial: A política interna da empresa deve premiar ou promover os agentes que compartilham o conhecimento e trabalham em equipe, evitando tais ações para com os que não o fazem.

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL

Uma Gestão Empresarial bem-sucedida deve focar, principalmente, no fator humano e, em particular, no perfil do gestor que sabe integrar objetivo, ação e resultado através de pessoas. Um Gestor Baseado em Valor zela pelo princípio de colocar o ser humano em primeiro lugar, ou seja, ele cria condições para a expansão pessoal e o crescimento dos membros do time, forma equipes coesas e comprometidas com os objetivos fixados, estimulando-os a encarar dificuldades como desafios ou limites a serem superados. O Gestor Baseado em Valor agrega valor, priorizando o que realmente faz a diferença na condução do negócio: equipe capacitada e motivada, organização fluida, serviços e produtos diferenciados, conhecimento compartilhado, investimento em benefício maior que custo. No mundo de hoje, pouco adianta a técnica, se não houver no gestor a constante busca de excelência. A meu ver, existem três excelências-chave: excelências comportamentais, que busca formar uma equipe de talentos e líderes; excelências gerenciais, que busca avançar na Gestão Empresarial com suporte da tecnologia de informação e excelência operacional, alinhando propósito, pessoas e processo. É através do equilíbrio destas excelências que o Gestor Baseado em Valor supera seus limites e ajuda os outros no mesmo propósito. O Gestor Baseado em Valor sabe que sozinho não consegue chegar aos resultados esperados. Portanto ele busca o apoio da sua equipe. Fator de sucesso é uma liderança que exige do gestor que ele pratique o que prega, que

Page 5: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

derrube barreiras entre ele e sua equipe, que busque o feedback sobre sua performance sem medo de críticas. Ele deve ser visível quando as coisas vão mal, invisíveis quando as coisas vão bem, e, principalmente, precisa saber delegar, na proporção de 20% direcionando e corrigindo e 80% do tempo dando autonomia, espaço e responsabilidade aos membros da equipe. Assim, o Gestor Baseado em Valor torna-se o facilitador para alcançar o sucesso. No seu dia-a-dia, o Gestor Baseado em Valor dirige seu trabalho como se estivesse sentado num cockpit, numa cabine de comando, interagindo com os subordinados, colegas e superiores, mantendo sempre a visão total do "painel de controle". É neste raio de ação que o gestor monitora os sete comandos-chave da sua área de atuação, tais como, (1) objetivos ousados; (2) estratégia com foco e responsabilidade; (3) prioridades que impacta no resultado – de fato; (4) pessoal preparado e atuante; (5) produto ou serviço diferenciado; (6) processo racionalizado e (7) cliente satisfeito (externo ou interno). Todo líder é um gestor, mas nem todo gestor é um líder. O líder consegue que a equipe seja o espelho da sua gestão empresarial, conquista seguidores, faz com que seus liderados se expandam, ajuda o negócio a crescer e, por fim, faz a empresa vencer.

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA

Todos necessitamos, vez ou outra, de uma consultoria, seja na explicação de um simples extrato bancário, na localização de um endereço ou na elaboração do imposto de renda. Até mesmo os clientes, antes de adquirir um produto, consultam amigos ou outros clientes para opinar a respeito. Na empresa e na vida profissional não é diferente. Simplificando, consultoria é aconselhar, direcionar. É ajudar enxergar o que outrora era obscuro. O consultor é o psicanalista do seu negócio. Ele tem uma visão privilegiada em relação a empresa e ao profissional, pois observa tudo de um ângulo diferente. Ele traça os caminhos, elaboram diagnósticos, faz com que se aprenda a traçar estratégia sem precisar ditar regras. Analisa os resultados levantados, não desprezando as qualidades do consultado, e sim as colocando à mostra, dentro da sua realidade. Antes de planejar algo, ele se preocupa com a realidade da sua empresa. Por meio do levantamento de informações, criar diagnósticos para auxiliar na mudança da situação atual. O consultor consegue apontar o potencial que a empresa tem (seus pontos fortes), e ajudar no planejamento feito pelo próprio empresário, orientando-o a se organizar no tabuleiro e a

Page 6: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

jogar com segurança, sendo criterioso, inovador, inteligente, mas acima de tudo, estrategista. Portanto, não se deve ter receio em consultar com um profissional ou grupo de profissionais, já que a consulta fornecida pode significar o sucesso da carreira ou a sobrevivência da empresa.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL E QUEBRA DE PARADIGMA

Mudança organizacional é o conceito e a ação de mudança em toda uma organização. Geralmente essa mudança consiste numa reorganização fundamental e drástica na maneira de operar. Começando com uma avaliação organizacional, ela muda a maneira de perceber, pensar e desempenhar. Mudanças na missão e visão, gerenciamento de processos, tecnologia e estratégia empresarial são áreas que determinarão algum tipo de transformação organizacional. A liderança pode fazer uma grande diferença e sua importância está se intensificando, no que se refere ao sucesso organizacional e na quebra de paradigmas. Entretanto, muitas organizações ainda conhecem pouco sobre as qualidades e a prática de uma liderança organizacional eficiente e do gerenciamento de mudanças. O paradigma, portanto, oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos, contudo quando muitas questões surgem, já não são solucionadas pelo paradigma vigente, as teorias entra em crise e da inicio a uma revolução e a um novo paradigma. Convém lembrar que uma mudança em geral implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido, e não necessariamente, uma transformação radical.

O CONCEITO E OS PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para, um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas, sociedades de economia mistas ou privadas, com ou sem fins lucrativos. Atualmente se utiliza esta palavra para designar os estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, etc., grandes ou pequenos, o que não revela seu sentido no título da profissão. A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a

Page 7: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

revolução industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a aplicação de métodos de ciências diversas para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração. Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal, que tem sua arte própria, porém empírica, com a gerência de uma instituição. A gerência de instituições requer conhecimento e aplicação de diversos modelos e técnicas administrativas, ao passo que a gerencia pessoal pode ser feita por pessoas sem qualificações adicionais.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Segundo Gustavo Torres Lamarte, todas as mudanças evidenciadas dentro das empresas atuais, são reflexos de uma época completamente compensada a adequação vigente e dependente das tecnologias da informação, que pode ser observada na medida em que "a humanidade têm experimentado varias turbulências de diferentes ordens; instabilidade de muitos processos ambientais, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e institucionais", que promovem uma perda dos "marcos de referência" que direcionavam modelos que vigoravam anteriormente, e têm como resultado uma "vulnerabilidade generalizada" e expostas a tendências efêmeras do cotidiano rápido das convivências sociais que a Internet e telefonia tem nos propiciado.

RELATORIO DE GESTÃO

A mudança tornou-se uma constante na vida moderna, como fator de sobrevivência para as organizações que buscam, no redimensionamento, a visualização da adaptação à evolução do ambiente externo. Neste processo de mudança que, em muitas oportunidades, torna-se doloroso, gerando ansiedade, perda da autoconfiança e resistências, o sucesso empresarial passa a depender não somente de novos modelos organizacionais, mas também da satisfação integral das pessoas, no atendimento às necessidades e aspirações humanas, calcado na idéia de humanização do trabalho, e na responsabilidade social da empresa. O Gestor Organizacional deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais de tal forma que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. Gestor é em tese o velho conhecido “administrador” com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que devem

Page 8: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

estar alinhadas as necessidades e exigência do mundo contemporâneo. Portanto a organização que planeja sobreviver, crescer e alcançar a perenidade terá de mudar, tantas vezes quantas forem necessárias, para que possa se manter. Além disso, o mercado está altamente concorrido e o processo de mudança também contribuem para melhoria continua da empresa e satisfação do cliente interno e cliente final.

ETAPA 2: TECNOLOGIA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

SOBRE AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL

A gestão de uma organização seja de manufatura ou de serviços, com ou sem fins lucrativos, do governo, social ou de família trata de duas coisas: as transações e os relacionamentos. A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos (Crosby, 1998). Sobre um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de atividades, procedimentos e eventos. É baseada em uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação e treinamento contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria contínua.

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE QUALIDADE

Em plena revolução da qualidade e da organização das empresas, não se verifica ainda uma política intensiva dos conceitos da Qualidade Total, principalmente nas empresas de pequeno e médio porte, normalmente por desinformação e não entendimento da linguagem técnica a respeito da Qualidade Total.

1. TERCEIRIZAÇÃO

Page 9: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

É um processo gerenciado de transferência a terceiros das atividades, acessórias e de apoio ao objetivo da empresa (atividade de meio), permitindo que esta concentre seus esforços na sua atividade principal (atividade fim). A terceirização de determinados serviços dentro de uma empresa é, muitas vezes, a solução para grande parte dos problemas de agilidade, especialização, eficiência, custo. Mas muitos detalhes devem ser pensados antes do fechamento do contrato para que seja firmada realmente uma parceria de sucesso. Checar a idoneidade da empresa especializada em terceirização, cumprir a legislação trabalhista e estar ciente das responsabilidades do trabalhador terceirizado é alguns dos pontos fundamentais. A Terceirização é um conceito moderno de produção, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirização é o conjunto de transferência de produção de partes que integram o todo de um mesmo produto. Para que a terceirização cumpra a sua verdadeira função será preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traçado a ser atingido e uma noção real de modernidade e busca da qualidade do produto a ser terceirizado. Com a necessidade de sobrevivência das empresas, devido a crise em que o Mundo se encontra, lembramos que a palavra CRISE significa oportunidade mais riscos no ideograma Chinês; ocorreu maior espaço para a busca do aperfeiçoamento de técnicas novas e modernas de administração, visando sempre resultados raiz nos processos de gestão das empresas. É exatamente neste âmbito que se enfoca a terceirização; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de Administração, onde se busca claramente a qualidade, eficiência ligada a uma redução de custos aparentes e concentrando seus esforços e energia na atividade principal da empresa, atingindo desta forma a eficácia, com a otimização da gestão. No entanto, deve-se observar que para a mudança dar resultados; precisa ser encarada como um enfoque estratégico e não como modismo, ou seja, é necessário uma mudança geral na mentalidade da empresa no sentido de seus processos e de seus funcionários, para que todos possam buscar os mesmos objetivos, que vertem ao crescimento da empresa. Para que se atinja o objetivo é preciso conhecer a palavra CULTURA; que para muitos é apenas o desenvolvimento intelectual, mas é também a capacidade de poder criar, produzir, transformar a natureza e colocar os bens que ela oferece de forma bruta em benefícios do ser Humano.

Quais os riscos ou problemas que podem ocorrer na  contratação de terceirizados?

Page 10: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Desconhecimento do que seja a verdadeira terceirização, ou de uma fraude, e a busca de uma simples redução imediata de custos financeiros sem se avaliar os riscos e a legislação pertinente (muito cuidado com empresas que oferecem serviços com preços baixos ou muitas vantagens).

Os maiores problemas são demandas trabalhistas com riscos desde simples responsabilidade subsidiária até vínculo empregatício direto com a tomadora, multas e fiscalizações dos órgãos competentes, responsabilização por acidente do trabalho, até responsabilização criminal por agenciamento de mão-de-obra.

E ainda, a responsabilidade civil por danos a terceiros por execução de serviço sem preparo técnico, por exemplo.

Como agir para evitar esses problemas?

Verificar a idoneidade da empresa exigindo as certidões comuns em contratações - civis, protestos, PROCON, FGTS.

Contratar empresas em terceirizações regulares, ou seja, contratar empresas realmente especialistas no trabalho a ser prestado.

Verificar essa correção e fugir das "agências de mão de obra" e falsas cooperativas de serviços.

Só terceirizar serviços passíveis de terceirização.

Ter-se em mente que o que se terceiriza é serviço, não existe terceirização de mão de obra, isso é crime.

A terceirização legal é aquela que segue os preceitos jurídicos e da legislação, respeitando as normas regulamentares.

Page 11: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Principais áreas da terceirização dentro de uma empresa.

1. Setores de Limpeza 2. Segurança Patrimonial

Observação importante: Essas são umas das principais áreas de atuações de muitas empresas prestadoras de serviços no Brasil. Já que a indústria e o comercio são segmentos que contratam esses serviços. Terceirização se tornou palavra chave na economia moderna, não se tratando de um modismo, mas sim de uma opção de sobrevivência para as empresas.

São exemplos de áreas terceirizáveis:

1. Advocacia 6. Portaria2. Arquivo 7. Segurança3. Engenharia 8. Transportes4. Limpeza 9. Recrutamento e seleção5. Mensageiros 10. Dentre outros

Vantagens Empresariais com a Terceirização:

A terceirização traz para as empresas várias vantagens:

Proporciona a concentração dos recursos liberados para área produtiva, melhorando a qualidade e competitividade do produto. Incrementa a produtividade, reduz os controles, libera a supervisão para outras atividades produtivas, reduz as perdas, evita o sucateamento dos equipamentos, libera recursos para a aplicação em outras tecnologias, concentra esforços na criação de novos produtos, reduz os custos administrativos e de pessoal, transforma os custos fixos em variáveis, gera ganhos de competitividade, pulveriza á ação sindical, otimiza o uso de espaço colocados em disponibilidade, aumenta a especialização, agiliza as decisões, simplifica a estrutura empresarial, proporciona o aumento do lucro,proporciona a somatória das qualidades na atividade-meio, gera melhoria na administração do tempo, gera efetividade e eficiência, diminui o nível hierárquico, proporciona melhor distribuição de renda, gera mais empregos para novas empresas e reduz o passivo trabalhista.

Page 12: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Desvantagens Empresarias com a Terceirização:

Risco de desemprego e não absorção da mão de obra na mesma proporção;

Resistências e conservadorismo;

Risco de coordenação dos contratos;

Falta de parâmetros de custos internos;

Demissões na fase inicial;

Custo de demissões;

Dificuldade de encontrar a parceria ideal;

Falta de cuidado na escolha dos fornecedores;

Aumento do risco a ser administrado;

Conflito com os sindicatos;

Mudanças na estrutura do poder;

Aumento da dependência de terceiros;

Perca do vínculo para com o empregado;

Desconhecimento da legislação trabalhista;

Dificuldade de aproveitamento dos empregados já treinados;

Perda da identidade cultural da empresa, em longo prazo, por parte dos funcionários. 

PASSO 4° PRINCIAPAIS CARACTERÍSTICAS, VANTAGENS E APLICAÇÕES DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO 1. BENCHMARKING

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

E torna as organizações mais competitivas, e por conseqüências, promover o

Faz uma importante analise(investigação – qual o objeto, ou objetivo da organização,

A tecnologia do benchmarking é bastante utilizada atualmente, pois permite

Page 13: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

desenvolvimento e o crescimento organizacional por meio do aperfeiçoamento dos processos. Aponta praticas erradas que comprometem o bom desempenho das empresas.

o que investigar e como vai investigar) da competitividade em vários detalhes, de forma que privilegie as melhores praticas existentes no mercado, minimizando os erros e potencializando com ações planejadas as excelências dos resultados esperados.

aos administradores de sucesso buscar parcerias formais e o comprometimento com a alta cúpula dessas empresas.

2. OPEN – BOOK MANAGEMENT

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

Chamado também de gestão do livro aberto, permite envolver as pessoas e fazer que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio do conhecimento de todos os dados organizacionais. Propõe a tão disseminada aplicação de delegação de responsabilidades com respectivas autoridades(empowerment), levando e permitindo que todos os integrantes da empresa provem da sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal, permitido se sentirem

Possui uma gestão mais participativa, propõe um modelo voltado para transparência nas informações, de modo que todos reconheçam, com clareza a situação estabelecida, contribui com os gestores a possibilitar de um inter-relacionamento de cultura mais aberta, se aplicada de forma ética.

No planejamento de implantação do OBM, na analise de fatores críticos, e nas especificidades de realidade da empresa. Aplicando ações que favoreça um clima organizacional tanto na missão, na visão, nos valores, na política de qualidade, nos objetivos, nas metas, e em seus resultados , inclusive o contábil e financeiro.

Page 14: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

desafiadas a darem o seu melhor resultado.

3. REENGENHARIA

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

Propõe que a organização seja reinventada por meio da analise dos processos, buscando fases dispensáveis, pautada na idéia de satisfazer as expectativas dos clientes e conseqüentemente, melhorar o desempenho organizacional.

Possibilitar mudanças que renovam e estruturam as organizações, reconstroem não só parcialmente ou totalmente as diretrizes de uma instituição mas redefine os desenhos organizacionais, dando a empresa um caminho operacional totalmente novo e diferente. Ou seja substituir completamente os velhos processos.

No melhoramento dos processos que passaram por um novo desenho institucional.

4. EMPOWERMENT

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

Essa ferramenta atribui um compartilhamento nas tomadas de decisão da empresa, delegando poderes, transfere decisão a funcionários individuais e a equipes. Esta ferramenta alem de transferir poderes aos membros de escalas de hierarquias inferiores, dentro de cada função

Com essa tecnologia há um incremento na qualidade das decisões, pelo de seu compartilhamento e das lideranças, com o aprendizado continuo que ela oferece e a possibilidade de se discutir as varias opiniões relativas aos objetivos pretendidos.

Ela faz uma abordagem de projetos de trabalho, que objetiva a delegação de poder de decisão , autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Ainda é possível afirma que a maior vantagem seria a aplicação de um

Page 15: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

que dirigem, autoriza o uso de autoridade e responsabilidade as pessoas, com o intuito de torná-las mais ativas e proativas dentro das organizações.

Há também a melhoria dos resultados pela maior contribuição e comprometimento da equipe com eles e pela maior motivação gerada pelo sentimento de pertencimento originado pela maior autonomia e transparência.

programa que seqüência envolver uma tolerância a erros, desenvolvendo confiança, visão, fixação de metas e avaliação e motivação, buscando a excelência em seus resultados.

5. SISTEMAS DE INFORMACOES GERENCIAIS – SIG

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

É um conjunto estruturado de atividades que inclui a maneira como a empresa obtém, distribui e usa informações e conhecimento, a informação é muito mais que dados; ela tem relação com a ordem das coisas e registros, de forma sistêmica, ajudando o sistema administrativo na rapidez com que controla as informações e os processos de tomadas de decisão.

A base dos processos administrativos esta em manter a informação,os dados e conhecimento interligados dentro dos diversos setores de hierarquias, quebrando a falta de comunicação entre as camadas da empresas. Converte as informações em ações, agilizando os processos e resultados. Propiciar uma maior tomada de decisões gerenciais, apoiadas por sistemas de informações formais, reduzindo os riscos e incertezas desta corporação, fazendo com que cada funcionário seja responsável pelo sucesso ou fracasso da

Aplicação é feita dentro dos métodos desenvolvidos para tomadas de decisões. Melhorando diretrizes essenciais para um bom desenvolvimento dos processos, principalmente no foco do atendimento e nas ações a serem tomadas. Contanto com mais velocidade no fluxo de informações, o SIG permite recuperar o espaço no mercado, reduz os custos de manutenção de TI e de comunicação, podendo oferecer uma maior rentabilidade.

Page 16: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

empresa em que trabalha.

6. BALANCED SCORECARD – BSC

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

É uma ferramenta empresarial que traduz a missão(as razoes da empresa existir) e a estratégia da organização em um conjunto compreensível de medidas de desempenho, proporcional a formação de uma estrutura de mensuração estratégica e de um sistema de gestão eficiente. O BSC compreende um modelo de avaliação de desempenho baseado em diversas dimensões, que amplia o aspecto da analise fundamentada apenas em indicadores puramente financeiros .

Usa uma metodologia que liga atividades de curto e longo prazo de uma organização, com a visão, a missão e a estratégia desta, por meio do estabelecimento de metas mensuráveis. Alem disso ela cria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia em objetivos e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro, a missão e a estratégia se traduz quatro objetivos e medidas, estruturado em expectativas diferentes, a financeira, a do cliente, a de processos internos e do aprendizado e crescimento.

No alinhamento dos objetivos estratégicos da empresa implementadas nas suas quatro dimensões são elas: Na arquitetura do programa de medição – buscar promover uma compreensão e uma analise do foco do negocio e a visão de futuro. Um segundo objetivo dessa etapa é resgatar as diretrizes estratégicas, analisando sua ocorrência como foco do negocio e a visão da empresa. No inter-relacionamento de objetivos estratégicos – implica alocar os objetivos estratégicos. Nesses processos poderão ou não surgir lacunas no inter-relacionamentos, que deverão ser eliminados ou preenchidas com base em novas discussões e analise do planejamento estratégico da organização. Na escolha

Page 17: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

e na elaboração dos indicadores – busca identificar os indicadores que sejam coerentes com as estratégias da organização e por fim a elaboração do plano de implementação – na qual uma vez definidos e associados aos diferentes objetivos estratégicos, definem-se metas, as ações, seus devidos planos e responsáveis, afim de direcionar a implementação da estrategia.

7. SEIS SIGMAS

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

É uma estratégia de negócios que envolvem o uso de ferramentas estatísticas, dentro de uma metodologia estruturada para ganho do conhecimento necessário, afim de se ter produtos e serviços melhores, mais rápidos e de menor custo. É ainda considerando como uma estratégia

Gera um sucesso sustentado, com características de manter, ao longo do tempo, os ganhos obtidos. Determinar uma meta de desempenho comum, busca alinhar os esforços de todos os funcionários para um objetivo comum (metas e alvos) buscando

No desenvolvimento de uma estrutura para a melhoria continua de processos, por meio de indicadores de monitoramentos do programa.Nos processos escolhidos pela gerencia, e em pessoas com conhecimentos mais profundos do processo em todos os

Page 18: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

gerencial de mudanças e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor

produtos e serviços livres de defeitos para atender as expectativas dos clientes. Intensifica o valor para os clientes, eliminação de atividade e serviços que não agregam valor. Acelera a taxa de melhoria, com a tecnologia da informação ditando um ritmo forte de atualização, a expectativa do cliente por melhorias intensifica-se, o concorrente que melhora mais rápido o seu produto tem mais chances de ganhar a corrida. Utilizando ferramentas do sistemas de qualidade. Promover aprendizagem, o SS prepara o pessoal para o gerenciamento de times de trabalho e também para a melhoria de processos. Executa mudanças de estratégias, uma melhor compreensão dos processos e procedimentos ira trazer as empresas uma maior capacidade de realizar ajustes menores, como mudanças maiores.

níveis da organização.Nas avaliações de necessidades de treinamento.No processo de sistemas que estabelecem comunicação mais próxima com os clientes.

Page 19: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

8. GESTÃO E ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

9. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS VANTAGENS APLICAÇÕES

PASSO 4° VENDER UMA TECNOLOGIAS DE GESTÃO A UMA EMPRESA

RELATÓRIO

O SI – sistema de informação é uma das melhores tecnologias de gestão mais bem elaborada e com um auto nível de aprovação entre empresas que provaram que os seus desempenhos estão intrinsecamente ligados a alta produção de qualidade e nos processos de qualidade e de administração interna, com ótimas obtenções de resultados, considerados satisfatórios, o sucesso só pode ser atingido por que a divisão do trabalho foi bem distribuída, esta ferramenta apóia a organização de maneiras diversas, onde em cada nível da organização será apoiado de modos diferentes. A gestão empresarial pode receber apoio em diversos suportes dos processos operacionais, nas tomadas de decisões de seus funcionários e gerentes, alem do suporte nas estratégias para ganho de vantagens competitivas. Enquadra-se nesta mesma ramificação a gestão pela qualidade que no ponto de vista da gestão operacional apenas equaciona, soma-se com o SI no gerenciamento dos processos, adequada ao padrão, uso, custo e necessidade emergente das expectativas dos clientes, a gestão moderna a qual não busca organização de forma isolada, mas sim, busca a satisfação dos stakeholderes.

ETAPA 3: FERRAMENTAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE GESTÃO

Page 20: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

As empresas precisam utilizar certa tecnologia para executar suas operações e realizar suas tarefas. A tecnologia pode ser rudimentar ou satisfatória. Todavia uma coisa e certa, todas as empresas dependem de um ou mais tipos de tecnologias no desempenho eficiente de suas funções. A tecnologia é algo que se desenvolvem nas empresas por meios de conhecimentos acumulados e pelas suas manifestações físicas como maquinas ou equipamentos. A realidade das tecnologias permeia toda a atividade industrial, tendo ampla participação em qualquer tipo de atividade humana em todos os campos de atuação. o homem modelo utiliza em seu comportamento cotidiano, quase sem perceber a tecnologia. Como os veículos, relógio, celular etc.

A tecnologia pode ser: 1) incorporada ou 2) não incorporada:

1. Tecnologia incorporada – esta contida em bens e capital, matérias primas básica ex. uma placa de metal que com a ajuda da tecnologia, foi transformada em portão inclinável de um condomínio.

2. Tecnologia não incorporada – encontra se na cabeça das pessoas. Ex: como técnicos, peritos, pesquisadores, etc.

Estratégia empresarial:

Cada empresa procura desenvolver seus negócios e operação de um modo coerente por meio de operações distintas de estratégia. Estratégia e o movimento integrado e a capacidade de mudança, ação, reação para alvos a serem atingidos.A estratégia pode constituir um padrão de comportamento uma posição desejada ou futura. Ex.

Escola do planejamento Escola do design Escola do poder Escola cultural Etc.

A estratégia representa uma integração e a compatibilização de três componentes:

1. Ambiente2. Empresa3. Adequação entre ambos.

Page 21: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

O planejamento proporciona um conceito clássica sendo a determinação da futura postura da empresa como sua lucratividade, seu tamanho e seus produtos etc. o planejamento elaborado de três formas:

Análise ambiental Organizacional Formulação de estratégias

A estratégia empresarial constitui o conjunto de políticas capazes de guiar e orientar o seu ambiente externo.

1. Planejamento de ação empresarial:E elabora do por meios diferentes nos vários níveis organizacionais.

2. Planejamento estratégico: Apresenta as seguintes características – e projetado a longo prazo quase sempre entre 2 e 5 anos , esta voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, envolve a empresa como um todo.

3. Planejamento tático: E a função administrativa que determina o que se deve fazer e quais objetivos a serem traçados. O planejamento apresenta as principais características, o planejamento e interativo, e um processo permanente, e uma técnica cíclica etc.

4. Planejamento operacional:Se preocupar com o que fazer no nível em que as tarefas são executadas. Eles podem ser classificados em procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos.

5. Desenho organizacional:Constitui uma das prioridades da adm. Pois define como a organização vai funcionar. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras. Como estrutura básica, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e mecanismo de coordenação entre as partes.

Centralização Vantagens e desvantagens

As decisões são tomadas por administradores que tem uma visão global da empresa, reduzem custos operacionais etc. pó outro lado as decisões são tomadas por administradores que estão mais próximos dos fatos, os

Page 22: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

administradores são frustrados por que estão fora do processo decisório da empresa. A melhor forma de escolher estes sistemas é consultando os cases do mesmo, sabendo onde o mesmo foi implantado com sucesso e se a empresa responsável é sólida e pode garantir por algum tempo o suporte e atualização do mesmo, pois você vai gastar uma nota na implantação e depois não vai querer correr o risco de não ter mais suporte ao mesmo e então ter que trocar de sistema e gastar mais uma vez na licença e implantação do mesmo. O ideal é procurar uma empresa que tem um bom produto e que está começando agora (pois se a empresa for antiga e ainda for pequena, pode ser indício da mesma não ter um bom produto). A importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) na gestão empresarial para tomada de decisões. Em função do processo de mudanças aceleradas, principalmente no que diz respeito aos avanços da tecnologia atrelada a era da informação, o bom sistema de informação será fator preponderante na tomada de decisão. Um desenvolvimento gerencial eficaz e eficiente pressupõe, em qualquer organização, a existência de infra-estrutura informacional para tomada de decisão, de forma ágil e segura. O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garante uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.

Os riscos que os gestores correm, é bem simples, tomar decisões equivocadas com mais facilidade, pois não tem informações compiladas de forma a suportar suas decisões corretamente, ou seja, os sistemas suportam as decisões. Avaliar as implicações dos sistemas de informação, seja nos aspectos fiscais, tributários e econômicos, analisando sua periodicidade, complexidade, seus objetivos específicos tipos de informação nas entradas e saídas, para que posamos ter uma visão holística destas obrigações e melhor planejar as mesmas, contribuindo assim com a classe de profissionais que lidam diariamente com esse tipo de informação, sempre numa linguagem fácil e a mais didática possível, esperando colaborar com a classe contábil. Outro fator de escolha esta no excesso de sistemas de informações Fiscais obrigatórios e exigidos pelas esferas: Federal, Estadual e Municipal. A tomada de decisão é muito mais do que os momentos finais da escolha, sendo um processo complexo de reflexão, investigação e análise.

ETAPA 4: NOVAS DEMANDAS E AMBIENTE PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Page 23: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

EMPRESA TEC MAX S/A Localizada na Rua da Osvaldo Cruz – 9549

Nossa História:Nasceu na Virada do Século; Líder Absoluta no Segmento; Maior Empregadora do Brasil; Mais de 4 mil Funcionários; Perfil Colaborador: Faixa Etária Média de 25 anos; Capacidade de Mudar, Renovar e Aprender; Adaptação para Atendermos e Superarmos Todas as Necessidades e Expectativas dos nossos Clientes; Pessoas que gostam de desafios, se preparam, se aprimoram, motivam-se e inspiram-se e são comprometidas, são aquelas que diferenciam nosso negócio.

Visão Estratégica:“Nossa Tecnologia é Feita Para Pessoas e Com as Pessoas” Valores TEC MAX:Atitudes e Comportamentos; - Valores Pessoais; - Valores da Organização; - Crenças de uma Organização são praticadas através das Pessoas.A empresa TEC MAX S/A move ações na instituição como campanha de energia.Essa medida foi tomada para reduzir o custo de energia e contribuir com meio ambiente.Tem também coletas de lixos recicláveis onde são segmentados os tipos de lixo.Ainda, não possuímos uma política ambiental documentada, estamos em processo de adequação e desenvolvimento.

CIPA:A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Ela funciona sim, seu objetivo é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.Atividades da CIPA:

Page 24: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

Proceder a investigação dos acidentes de trabalho, elabora mapas de risco com orientação do Sesmt e agenda e organizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto com o SESMT.A Atribuição da CIPA é elaborar o mapa de risco da empresas.

RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL

A empresa doa papeis e outros materiais do gênero que não servem mais para serem utilizados pela mesma a uma cooperativa de reciclagem.A empresa também possui um sistema de coleta e recebimento de materiais eletro e eletrônicos (destinados a recicladoras, inutilizadoras, incineradoras ou reaproveitados dentro da empresa)A empresa doa equipamento tecnológicos (computadores, impressoras e etc) a instituições beneficentes.

O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHOA exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e não éticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego. Quando a empresa não dá a devida importância ao assédio moral, julgando ser este um meio comumente utilizado por outros dirigentes a se atingir seus objetivos ou por simples falta de interesse em tentar estagnar essa situação, temos a demonstração do seu descaso com a integridade do trabalhador, o que futuramente lhe dará muitas conseqüências negativas e desastrosas. Ao se colocar um profissional em um papel humilhante no seu ambiente de trabalho, seja o assédio moral provocado pela empresa ou por um colega de trabalho, temos uma total falta de respeito ao princípio da Dignidade Humana que presa pelo bem estar de todos, onde constitui um valor fundamental da ordem jurídica para a ordem constitucional que pretenda se apresentar como Estado democrático de direito. Todos nós temos o direito à integridade física e emocional e esta não pode ser violada.

1. CONCEITO DE ASSÉDIO SEXUAL

Page 25: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

“Pedido de favores sexuais pelo superior hierárquico, com promessa de tratamento diferenciado em caso de aceitação e/ou ameaças, ou atitudes concretas de represálias no caso de recusa, como a perda de emprego, ou de benefícios".“O assédio sexual é um ato que, pela sua própria natureza, se pratica secretamente”. Portanto, a prova direta dificilmente existirá. Por conseguinte, os Tribunais têm levado em conta a conduta similar do agente, como forma de prova indireta. Comprovado que o agente agiu da mesma maneira em relação a outras possíveis vítimas, demonstrando um comportamento desvirtuado da normalidade, o assédio sexual restará admitido. No caso dos autos, entretanto, a conduta reiterada do agente não restou comprovada. Não há qualquer elemento de prova, mesmo a indireta, que corrobore as assertivas da reclamante, razão pela qual não se pode atribuir ao empregador a responsabilidade que a autora pretende lhe imputar”.

2. CRIME DE ASSÉDIO SEXUAL“Constranger alguém com o intuito de levar vantagem ou fornecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua forma de superior hierárquico, ou ascendência inerente a exercício de emprego, cargo ou função”.

Obs: O crime de assédio sexual foi introduzido pela Lei 10.224/01.

3. ASSÉDIO SEXUALO assédio sexual é uma forma de abuso de poder no ambiente de trabalho. Há dois tipos de assédio sexual:

1. Chantagem: é o tipo criminal previsto pela Lei 10.224/01.2. Intimidação: intenção de restringir, sem motivo, a atuação de alguém ou criar uma circunstância ofensiva ou abusiva no trabalho.

4. CONCEITO DE ASSÉDIO MORALO assédio moral no trabalho é o "terror psicológico" impingido ao trabalhador,"ação estrategicamente desenvolvida para destruir psicologicamente a vítima e com isso afastá-la do mundo do trabalho"

"“Mobbing”, assédio moral ou terror psicológico no trabalho” são sinônimosdestinados a definir a violência pessoal, moral e psicológica, seja ela vertical, horizontal ou ascendente no ambiente laboral.

Page 26: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

O termo mobbing foi empregado pela primeira vez pelo etiologista Heinz Lorenz, ao definir o comportamento de certos animais que circundando de forma ameaçadora outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque.

5. ASSÉDIO MORALNo mundo do trabalho, o assédio moral ou mobbing pode ser de natureza:vertical- a violência parte do chefe ou superior hierárquico;horizontal- a violência é praticada por um ou vários colegas de mesmo nívelhierárquico;ou ascendente - a violência é praticada pelo grupo de empregados contra umchefe.

Page 27: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

CONCLUSÃO

A Reegenharia, o Benchmarking e o Open-Book mostraram-se ótimas ferramentas que propiciam uma gestão de qualidade satisfatória e muito eficaz no direcionamento da correção da melhoria continua de processos, valorizando as três principais lições que cada ferramenta induz, o recriar, o comparar e o compartilhar. Devemos ter em mente que fatores como bom gerenciamento, consultoria e mudanças organizacionais são condições mínimas para que uma empresa permaneça no mercado. O diferencial a ser oferecido é que vai cativar o cliente e agregar valor ao negócio, chegando ao ponto do cliente estar disposto a pagar mais caro pelo serviço, em relação a outras opções do mercado. Os diferenciais dependem da relação entre os negócios ou serviços, e podem estar fundamentados em ofertas de serviços distintos da maioria oferecida pelos concorrentes, como por exemplo: flexibilidade nos pedidos, ou na forma de pagamento, capacidade para realiza serviços mais complexos, ou de serviços especializados, variação dos produtos, entre muitas outras opções. Nas organizações de forma geral é preciso entre outras coisas o respeito pelos colaboradores, e o cumprimento das leis e normas vigentes por parte das organizações institucionais e empresarias.

Page 28: Desafio aprendizagem tecnologia de gestao (01)

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PLT-148, Tecnologias e Ferramentas de Gestão ( Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues, Moises Miguel Cazela ).www.sebrae.com.br / www.brasilsemfronteiras.org–acesso em 26/10/2011www.tecnlogiagerencial.com.br / www.fapema.com.br–acesso em 28/10/2011