departamento de contabilidade e finanças - unifesp.br · apresentação - relatório de gestão...

86
Apresentação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356 Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão 1. Apresentação Vinculada ao Ministério da Educação, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma universidade pública especializada no campo específico das ciências da saúde. Mantém Cursos de Graduação, Programas de Residência (Médica e de Enfermagem) e Programas de Pós-Graduação. Fundada em 1º de junho de 1933 a Escola Paulista de Medicina ampliou suas atividades na área da graduação com a criação dos cursos de Enfermagem (1939), Tecnologia Oftálmica (1962), Ciências Biológicas/Modalidade Médica (1966) e Fonoaudiologia (1968). Foi a pioneira na proposta de curso superior em Tecnologia Médica com o curso de Tecnologia Oftálmica e na formação de profissionais biomédicos com a introdução de modalidade médica na área de Ciências Biológicas. Aos programas de Residência Médica, início de suas atividades de pós-graduação, seguiram-se em 1970 os primeiros programas de pós- graduação stricto sensu. Em 1958, a Escola Paulista de Medicina passou a integrar o sistema público federal de ensino superior como uma Escola Federal Isolada. O Hospital São Paulo foi oficializado como o hospital de ensino da EPM sob gestão da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-SPDM. A UNIFESP/EPM não se comporta unicamente como uma escola profissionalizante em Ciências da Saúde, mas possui características distintas, ultrapassando os limites da graduação na formação dos recursos humanos, ao oferecer inúmeras opções de pós- graduação (mestrado, mestrado profissionalizante, doutorado) e especialização nas mais diversas áreas do conhecimento em saúde. Indissociáveis do ensino, a pesquisa e as atividades de extensão são de comprovada excelência, com menção especial à qualidade de seus serviços de assistência médica e de saúde em geral. Estas atividades são desenvolvidas por docentes altamente qualificados, tendo como resultado uma produção científica de qualidade e uma prática profissional moderna, abrangente, que se estende da assistência primária a procedimentos de ponta, como: transplantes diversos, tratamentos radioterápico e quimioterápico, avançados métodos de diagnóstico, etc. Além do atendimento em saúde à população, incluindo atividades de prevenção, o que constitui a prática de extensão inerente à sua especificidade, a UNIFESP/EPM oferece, ainda, cursos de reciclagem e atualização profissional, para treinamento de pessoal especializado, e programas voltados para esclarecimentos da população sobre assuntos relacionados à file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/01.htm (1 of 3) [07/07/2010 16:17:00]

Upload: lyhanh

Post on 25-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Apresentação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

1. Apresentação

Vinculada ao Ministério da Educação, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma universidade pública especializada no campo específico das ciências da saúde. Mantém Cursos de Graduação, Programas de Residência (Médica e de Enfermagem) e Programas de Pós-Graduação.

Fundada em 1º de junho de 1933 a Escola Paulista de Medicina ampliou suas atividades na área da graduação com a criação dos cursos de Enfermagem (1939), Tecnologia Oftálmica (1962), Ciências Biológicas/Modalidade Médica (1966) e Fonoaudiologia (1968). Foi a pioneira na proposta de curso superior em Tecnologia Médica com o curso de Tecnologia Oftálmica e na formação de profissionais biomédicos com a introdução de modalidade médica na área de Ciências Biológicas. Aos programas de Residência Médica, início de suas atividades de pós-graduação, seguiram-se em 1970 os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu.

Em 1958, a Escola Paulista de Medicina passou a integrar o sistema público federal de ensino superior como uma Escola Federal Isolada. O Hospital São Paulo foi oficializado como o hospital de ensino da EPM sob gestão da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-SPDM.

A UNIFESP/EPM não se comporta unicamente como uma escola profissionalizante em Ciências da Saúde, mas possui características distintas, ultrapassando os limites da graduação na formação dos recursos humanos, ao oferecer inúmeras opções de pós-graduação (mestrado, mestrado profissionalizante, doutorado) e especialização nas mais diversas áreas do conhecimento em saúde. Indissociáveis do ensino, a pesquisa e as atividades de extensão são de comprovada excelência, com menção especial à qualidade de seus serviços de assistência médica e de saúde em geral.

Estas atividades são desenvolvidas por docentes altamente qualificados, tendo como resultado uma produção científica de qualidade e uma prática profissional moderna, abrangente, que se estende da assistência primária a procedimentos de ponta, como: transplantes diversos, tratamentos radioterápico e quimioterápico, avançados métodos de diagnóstico, etc.

Além do atendimento em saúde à população, incluindo atividades de prevenção, o que constitui a prática de extensão inerente à sua especificidade, a UNIFESP/EPM oferece, ainda, cursos de reciclagem e atualização profissional, para treinamento de pessoal especializado, e programas voltados para esclarecimentos da população sobre assuntos relacionados à

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/01.htm (1 of 3) [07/07/2010 16:17:00]

Apresentação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

área da saúde, ampliando assim a sua interface de trabalho com outras regiões geográficas.

A UNIFESP tem programas de pós-graduação bem conceituados pela CAPES, e seu corpo docente é responsável por uma das maiores médias de produção científica por professor dentre as universidades federais brasileiras.

Suas atividades são exercídas numa área total de 201.070,84 m2. Na Vila Clementino, mantém uma área construída de 152.697,78 m2 na qual situam-se, além do complexo Hospital São Paulo-ambulatórios, laboratórios de pesquisa e ensino (8.873,59 m2 em 386 salas) modernamente equipados, salas de aula (2.290,11 m2 em 68 salas) e 28 anfiteatros (2.193,57 m2). Todas as suas unidades estão integradas em rede informatizada com acesso à Internet. Em 2001, estimamos em 1.750 os microcomputadores ligados à rede acadêmica da UNIFESP, o número de servidores de rede de diversos portes totalizou 63 computadores, mais de 5.400 usuários cadastrados mantiveram contas nesses servidores, além dos milhares de acessos dos usuários que utilizaram os computadores nos laboratórios de informática e que necessariamente não possuem contas nos nossos servidores.

Juntos, Hospital São Paulo e Hospital de Vila Maria, administrados pela UNIFESP por intermédio da SPDM, somam 905 leitos, equipados com tecnologia de ponta.

A UNIFESP gerencia ainda, através de convênios, o Hospital Pirajussara, o Hospital Geral de Diadema, Centro de Saúde de Vila Mariana permitindo que os alunos tenham campo para a prática do atendimento à saúde em diversos níveis de complexidade. Em 1999 a instituição passou a administrar, também, o Lar Escola São Francisco e em 2000 a COLSAN (Sociedade Beneficiente de Coleta de Sangue).

Voltada também para a comunidade interna, a UNIFESP/EPM tem oferecido creche e pré-escola aos filhos de seus funcionários, além de contribuir para a formação dos funcionários com a oportunidade de acesso aos cursos supletivos, de aperfeiçoamento e profissionalizantes. Em 2001 a Escola Paulistinha de Educação manteve matriculadas 543 crianças: 135 crianças no berçário e maternal (de 4 meses a 2 anos de idade); 204 crianças na pré-escola; 204 crianças no ensino fundamental (1ª a 4ª séries) e 60 crianças no Centro de Recreação e Ensino. Também foram beneficiadas 618 crianças através da assistência pré-escolar, via folha de pagamento dos funcionários.

Ainda em 2001, a universidade promoveu a qualificação de seus funcionários técnico-administrativos, ministrando cursos de: Aceleração para a Conclusão do Ensino Fundamental e Médio (supletivo) a 411 servidores (Alfabetização 145, Ensino Fundamental 139 e Ensino Médio 127); aperfeiçoamento de 1.216 funcionários (837 destes em infórmática) em suas Escolas de Artes e Ofícios; além de 163 alunos nos cursos de inglês.

Para a comunidade, foram ministrados cursos de alfabetização e supletivo a 2.463 pessoas (alfabetização 2.389; supletivo 74).

A instituição mantém também, a TV UNIFESP, integrante do Canal Universitário de São Paulo, que tem como proposta levar ao telespectador um panorama da área das ciências da saúde - informando, orientando e educando - para uma maior conscientização da sociedade

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/01.htm (2 of 3) [07/07/2010 16:17:00]

Apresentação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

sobre educação e saúde, duas das áreas mais carentes em nosso país. Com programação de disseminação de informações sobre saúde a público especializado e leigo em linguagem acessível, a TV UNIFESP mantém uma qualidade de material produzido muito elevada, e de aprovação geral da comunidade, de acordo com pesquisa desenvolvida no ano de 2001.

Voltada também para a comunidade interna, a UNIFESP/EPM tem oferecido creche e pré-escola aos filhos de seus funcionários, além de contribuir para sua formação com oportunidade de acesso a cursos supletivos, de aperfeiçoamento e profissionalizantes.

A UNIFESP mantém um compromisso de propiciar melhor formação aos seus 3.533 funcionários técnico-administrativos (incluindo pessoal docente) através de cursos internos e externos à instituição.

Em 2001 contamos com uma diminuição de 119 (3,3%) funcionários técnico-administrativos em relação aos 3.652 do ano de 2000.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/01.htm (3 of 3) [07/07/2010 16:17:00]

Área Física - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

1.1. Área Física

O campus da UNIFESP é formado por prédios próprios ou alugados distribuídos em quarteirões próximos. Prédios e imóveis menores são utilizados para tarefas de Ensino, Pesquisa e Assistência, formando o complexo UNIFESP/EPM.

A área física total da universidade em 2001 foi de 152.697,78 m2 de área construída (incluídas as áreas da Escola, Centros de Pesquisa, de Atendimento e o Hospital Universitário – HSP-Hospital São Paulo). A UNIFESP é proprietária de um sítio na área urbana de São Paulo com 182.412 m2 de terreno (1.176,75 m2 de área construída). O campus da UNIFESP possui laboratórios de pesquisa e ensino (8.873,59 m2 em 386 salas) modernamente equipados, salas de aula (2.290,11 m2 em 68 salas) e 28 anfiteatros (2.193,57,78 m2) dotados de equipamentos áudio-visuais.

A Universidade também conta com um teatro de 490,00m2, além de instalações destinadas aos alunos para suas práticas esportivas e de lazer em uma área de 6.655,97 m2. As bibliotecas sediadas na instituição ocupam 3.009,63 m2 e foram reformadas em 2000 com recursos provenientes de órgãos de fomento à pesquisa. A Universidade também provém as bibliotecas de recursos necessários à manutenção de seu acervo, bem como compra de livros, periódicos e informatização das mesmas. Essas bibliotecas, juntas, contam com 5.937 títulos correntes de revistas nacionais (516) e internacionais (5.421), 3.072 títulos descontinuados, 6.069 títulos de Livros (10.162 exemplares) e também 10.142 teses na área das Ciências da Saúde (aproximadamente 6.919 títulos só da UNIFESP/EPM).

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/02.htm [07/07/2010 16:17:00]

Corpo Docente - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

1.2. Corpo Docente

A instituição continua mantendo o alto nível de ensino além de estimular e propiciar condições para a evolução de seus docentes.

A UNIFESP, como instituição de ensino especializada na área da saúde, é formadora de profissionais e de docentes para as demais universidades do país e do exterior, possui um quadro de docentes altamente qualificado, sendo este um dos indicadores de excelência da instituição.

Com o passar do tempo, observa-se o aumento do número de docentes com titulação mais alta assim, no ano de 2001, 83,5% de nossos docentes possuíam titulo de Doutor ou superior (contra 82,7 em 2000; 82,4% em 1999, 75,7% em 1998 e 75,4% em 1997), se considerarmos os títulos de mestre e superior, esse percentual sobe para 96,1 (96,9% em 2000, 96,7% em 1999, 95% em 1998 e 94,7% em 1997).

Distribuição do Corpo Docente segundo Titulação nos anos de 1997 a 2001

1997 1998 1999 2001

Nº % Nº % Nº % Nº %Livre-Docência 95 14,1 93 14,1 130 20,5 138 21,6Pós-Doutorado 45 6,7 45 6,8 113 17,8 112 17,5Doutorado 369 54,7 360 54,7 280 44,1 279 43,6Mestrado 130 19,3 127 19,3 91 14,3 91 14,2Especialização 36 5,3 33 5,0 21 3,3 20 3,1

Total 675 100,0 658 100,0 635 100,0 640 100,0

Vale ressaltar a perda de docentes altamente qualificados das universidades federais para o setor privado, onde o salário é maior. Uma perda lamentável, pois esses profissionais levaram anos para atingir esse nível de formação na instituição pública, com custos inegavelmente elevados.

A UNIFESP em 2000, possuía 35 docentes substitutos/visitantes; em 2001 esse número passou para 24.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/03.htm (1 of 3) [07/07/2010 16:17:01]

Corpo Docente - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Os docentes da UNIFESP também possuem um elevado grau de comprometimento com a instituição: 96,7% atuam em período integral, sendo que 44,5% do total estão em regime de dedicação exclusiva.

Distribuição do Corpo Docente segundo Regime de Trabalho 2001

TITULAÇÃODedicação Exclusiva 40 horas 20 horas TOTAL

Nº % Nº % Nº % Nº %Doutorado, Pós-Doutorado e Livre-Docência 243 89,3 254 79,6 13 65,0 510 83,5

Mestrado 27 9,9 48 15,0 2 10,0 77 12,6Especialização 2 0,7 17 5,3 5 25,0 24 3,9

Total 272 100,0 319 100,0 20 100,0 611 100,0

Nossos docentes estão sendo avaliados anualmente pelo programa de Gratificação de Estímulo à Docência (GED) instituído pelo MEC, onde obtêm pontuação segundo suas atividades na instituição, com ênfase na presença em sala de aula. Os critérios dessa pontuação são definidos pelo MEC e permitem premiar os docentes mais atuantes com uma gratificação no salário.

Dos 611 docentes ativos do quadro em 2001, 91,8% (561) acabaram por atingir pontuação necessária para receber a gratificação. Se não considerarmos os 47 docentes que não responderam por estarem impedidos (visitantes/substitutos) ou afastados por vários motivos (licenças, cessões, afastamento sem vencimentos por época do preenchimento da GED, novembro/dezembro de 2001), esse percentual de concessão da gratificação sobe para 99,5% dos docentes.

Distribuição dos docentes da instituição quanto ao preenchimento do relatório GED, UNIFESP 2001/2002

Docentes UNIFESP - 2001. No. Docentes %Impedidos (visit./subst.) 24 3,9Não responderam* 23 3,8Responderam >= 80 pontos em Atividades de Ensino 561 91,8Responderam < 80 pontos 3 0,5

Total de docentes Ativos 611 100,0

Em 2001, ainda segundo a avaliação GED, quatro de nossos docentes solicitaram afastamento de suas funções para atividades de qualificação. Outros três, estiveram representando a universidade em instituições de pesquisa internacionais ou órgãos federais, porém sem vencimentos. Um docente esteve afastado para tratamento de saúde.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/03.htm (2 of 3) [07/07/2010 16:17:01]

Corpo Docente - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/03.htm (3 of 3) [07/07/2010 16:17:01]

Pesquisa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

1.3. Pesquisa

Desde sua fundação, a pesquisa foi meta da UNIFESP/EPM. Ao longo de sua existência, o exercício continuado da pesquisa levou a instituição a ocupar lugar de destaque na produção científica nacional e internacional, na área das ciências da vida.

As atividades de pesquisa na instituição estão estreitamente relacionadas às atividades de pós-graduação. Consideramos então, cada um dos projetos de pesquisa de nossos pós-graduandos como pesquisas em andamento. Só em 2001 esse total foi de 2.976; somam-se a essas, as 255 bolsas (CNPq) de pesquisa do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC. A UNIFESP possui 127 grupos de pesquisa cadastrados junto ao Diretório de Grupos de pesquisa da CAPES com 387 linhas de pesquisa.

Há ainda, um número grande de pesquisas desenvolvidas em nossos departamentos, coordenadas pelos docentes, onde o financiamento é conseguido pelo prestígio destes junto a instituições de pesquisa e órgãos de fomento nacionais e internacionais.

As bolsas do PIBIC são mantidas pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As bolsas concedidas para a Pós-Graduação normalmente integram os programas da CAPES – Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Alguns alunos de Especialização recebem ainda bolsas da FUNDAP – Fundação do Desenvolvimento Administrativo da Secretaria de Administração do Estado de São Paulo.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/04.htm [07/07/2010 16:17:02]

Produção Científica - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

1.4. Produção Científica

A produção científica da universidade é coletada pelo sistema da CAPES e, a produção do ano de 2001, está em fase de consistência, não estando ainda disponível.

A UNIFESP está desenvolvendo um sistema interno de coleta de dados de sua produção científica que possa contemplar as necessidades da CAPES, sem prejuízo da apuração em tempo real, na própria instituição.

TRABALHOS PUBLICADOS 1992 – 2000*Tipo de Publicação 92 93 94 95 **96 **97 **98 **99 **2000

Artigos em Revistas Nacionais 424 451 684 677 1.232 1.361 2.013 2.015 2.038Artigos em Revistas Internacionais 168 174 262 268

Resumos em Congressos Nacionais 610 685 1042 1038

1.435 2.264 2.245 2.450 1.999Resumos em Congressos Internacionais 306 327 466 489

TOTAL 1508 1637 2454 2472 2.667 3.625 4.258 4.465 4.037*A produção científica do ano de 2001, ainda não foi consistida pelo sistema da CAPES. **O Sistema de Coleta de produção científica da CAPES não distingue trabalhos Nacionais e Internacionais.

A produção descrita na tabela anterior, refere-se apenas aos tipos de produção mais relevantes. Além dessas podemos citar (em 2001): autoria de 34 livros (16 “texto integral” e 18 “Coletâneas”), 575 capítulos de livros, editoria de 51 livros, tradução de 4 livros, 2.669 apresentações de trabalhos (comunicação, conferência, seminários, simpósios, etc.), 1454 cursos de curta duração (aperfeiçoamento, especialização e extensão), organização de 232 eventos, desenvolvimento de 2 técnicas e produtos, 16 desenvolvimentos de materiais didáticos, desenvolvimento de 1 aplicativos computacionais multimídia, participação em 63 programas de TV, 66 serviços técnicos de diversas naturezas, entre outros.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/05.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:02]

Produção Científica - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/05.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:02]

Ensino - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2. Ensino

Desde a década de 1930, quando foi fundada, a UNIFESP/EPM vem ministrando o curso Médico e, atualmente, além deste curso, forma profissionais na área de Enfermagem, Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica. Estes cursos têm sido classificados, pela imprensa especializada e leiga, entre os melhores do país, tendo um índice de evasão global nos últimos anos inferior à média das universidades brasileiras.

Ao lado das atividades curriculares obrigatórias, os alunos podem aprofundar-se nos conhecimentos básicos de metodologia científica e da prática de algumas especialidades, exercendo, opcionalmente, junto aos Departamentos/Disciplinas da Instituição, atividades de monitoria e iniciação científica, sob orientação docente.

O ensino prático dos alunos em seus diversos níveis (internato da graduação, residência médica, especialização e pós-graduação) é realizado no Hospital São Paulo, Hospital Municipal Vereador José Storopolli( Hospital de Vila Maria), Hospital Geral de Pirajussara, Hospital de Diadema e Centro de Saúde da Vila Mariana.

Distribuição do número de alunos e cursos/programas da UNIFESP, segundo nível de curso e ano.

1998 1999 2000 2001

Nº Cursos/

Programas

Nº Alunos

Nº Cursos/ Programa

Nº Alunos

Nº Cursos/ Programa

Nº Alunos

Nº Cursos/ Programa

Nº Alunos

Cursos Sequenciais - - - - 5 77 9 195Graduação 5 1.283 5 1.296 5 1.306 5 1.281Pós-Graduação Lato Sensu 131 1.272 135 1.968 140 2.178 200 1.897

Pós-Graduação Stricto Sensu *75 2.407 *75 2.557 *75 2.657 **77 2.721

Mestrado Profissionalizante - - - - 6 65 9 325

Residência Médica 35 430 36 430 36 436 36 425Ensino a Distância (internet) - - - - 8 202 12 3.769

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/06.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:03]

Ensino - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Cursos à Terceira Idade - - - - ***6 85 ***6 162

Total 248 5.392 254 6.251 275 6.921 348 10.775* 37 programas no nível de doutorado e 38 no nível de mestrado. ** 38 programas no nível de doutorado e 39 no nível de mestrado. *** Curso ministrado em 6 módulos.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/06.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:03]

Graduação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.1. Graduação

A UNIFESP ofereceu cinco cursos de graduação - Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas em Modalidade Médica, Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica - em 2001, não havendo mudanças significativas em relação aos anos anteriores.

No ano de 2001 a UNIFESP passou a gerir o seu processo seletivo em separado do processo FUVEST (que incluía outras universidades também da área da saúde), permitindo entender melhor a procura de vagas nos seus cursos e dimensionar o processo seletivo de acordo com suas necessidades. O processo seletivo, agora, é promovido através da VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho), que elaborou, aplicou e corrigiu as provas.

O número de inscritos que fizeram como primeira opção a UNIFESP, o número de vagas oferecidas e a relação entre ambos

estão representados no quadro a seguir:

Curso1999* 2000* 2001*

Inscritos Vagas Relação C/V Inscritos Vagas Relação

C/V Inscritos Vagas Relação C/V

Medicina 2.169 110 19,7 2.525 110 23,0 2.517 110 22,8Ciências Biológicas mod. Médica 456 25 18,1 604 25 24,3 554 30 18,4

Enfermagem 724 80 9,0 894 80 11,2 1.060 80 13,2Fonoaudiologia 327 33 9,9 268 33 8,12 384 33 1,6Tecnologia Oftálmica. 182 30 6,0 194 20 9,7 195 20 9,5

Total 3.858 278 13,9 4.485 268 16,7 4.710 273 17,2*Fonte: Relatório FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular. **Fonte: Relatório VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho

O número de inscritos considerado é dos candidatos que deram preferência à UNIFESP como primeira opção (entre as escolas possíveis em 1999 e 2000). Não são computados os inscritos que elegeram a UNIFESP como uma das opções seguintes (até quatro opções, dependendo do curso).

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/07.htm (1 of 3) [07/07/2010 16:17:04]

Graduação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

O índice de ocupação das vagas oferecidas foi de 100% ano após ano em todos os cursos, uma vez que a procura pelos mesmos é muito grande, podendo ainda exceder o número de vagas, através das transferências ex-ofício (1 em 2001: aluno no curso de Medicina) e/ou PEC-G (1 em 2001, aluna de Medicina através do Convênio Cultural Brasil-Cabo Verde) que têm vagas asseguradas por lei.

Entre os matriculados de 2001, 18 alunos eram estrangeiros (15 alunos de Medicina e 2 alunos do curso de Tecnologia Oftálmica e 1 aluno do curso de Enfermagem).

Nos últimos anos, a UNIFESP/EPM contou com o seguinte alunado de graduação:

Distribuição do Alunado de Graduação da UNIFESP nos anos de 1997 a 2001Curso 1997 1998 1999 2000 2001

Medicina 681 672 675 674 670Ciências Biológicas mod. Médica 84 87 94 99 98Fonoaudiologia 129 132 132 132 134Tecnologia Oftálmica 39 59 68 74 65Enfermagem 348 333 327 327 314

Total 1.281 1.283 1.296 1.306 1281

Os índices de aprovação e os índices simplificados de evasão de alunos nos cursos de graduação ainda não estão disponíveis, em virtude do ano letivo de 2001 ainda não ter terminado (previsão de término em março de 2002) devido à greve dos professores federais em 2001.

No ano de 2001, o curso médico da UNIFESP participou do Exame Nacional de Cursos – ENC, uma avaliação sistemática do ensino de graduação no Brasil. Como pode ser observado na tabela a seguir, a UNIFESP obteve, como em 1.999 o conceito “A”.

Distribuição do percentual de alunos segundo pontos padronizados no Exame Nacional de Cursos do curso de Medicina da UNIFESP 1999 – 2001.

Percentual de alunos nos grupos delimitados pelos percentis da distribuição de notas dos graduandos-Brasil

Especialidade das Questões P25 P50 P75 > P75 Conceito ENC

1999 7,9 15,8 36,0 40,4 A2000 11,0 11,9 25,7 51,4 B2001 3,6 20,7 29,7 45,9 A

Fonte: Sistema de Avaliação Superior, INEP/MEC 2001 - “Relatório Síntese”, Quadro de Referência de desempenho: Curso Medicina, pág. 430.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/07.htm (2 of 3) [07/07/2010 16:17:04]

Graduação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

A relação Aluno/Docente (Total de Alunos/Total de Docentes) foi de 11,2 alunos por docente (6.844/611) em 2001, computados os alunos dos cursos de graduação, especialização, pós-graduação, mestrado profissionalizante, residência médica e cursos sequenciais. Não computamos os alunos do “Ensino à Distância” face as diferenças existentes entre o ensino presencial e o não presencial, mas não podemos deixar de frisar o grande aumento da procura por estes cursos (202 alunos em 2000, 3.769 em 2001).

Deve-se levar em conta, as características dos cursos da área da saúde, onde professores não podem e nem devem dar aulas a um número muito grande de alunos em todas as séries e/ou disciplinas, como em cursos de outras áreas do conhecimento. Os alunos são divididos em pequenos grupos e por vezes são assistidos um a um em situações onde o aprendizado se faz num procedimento complexo, como uma cirurgia ou num programa de pós-graduação onde a atenção é personalizada.

Uma vez que os cursos de graduação se desenvolvem em período integral, a média de carga horária semanal manteve-se em torno de 36h em 2001.

Em 2001 a UNIFESP ofereceu aos seus alunos de graduação 255 bolsas de iniciação científica, 100 bolsas de monitoria, 24 bolsas-trabalho, 30 bolsas de extensão além de 21 outras bolsas de auxílio aos estudantes.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/07.htm (3 of 3) [07/07/2010 16:17:04]

Pós-Graduação - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.2. Pós-Graduação

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/08.htm [07/07/2010 16:17:04]

Pós-Graduação Stricto Sensu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.2.1. Pós-Graduação Stricto Sensu

Os cursos de pós-graduação da UNIFESP/EPM foram criados em 1970. O início da pós-graduação, associado à implantação da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) no mesmo campus, induziu o desenvolvimento acelerado da pesquisa na Instituição, fazendo com que logo se projetasse, nacional e internacionalmente, como um centro de excelência para a formação de mestres e doutores.

A instituição mantém em funcionamento 39 cursos de pós-graduação em nível de mestrado e 38 de doutorado, sendo 5 em área básica e o restante em área clínica. A grande maioria dos programas foi credenciada entre 1973 e 1984, ou seja, já está em funcionamento há mais de dez anos. Em 2001 foi criado o programa de Informática em Saúde, o programa de Medicina de Urgência foi cancelado, embora ainda existam alunos matriculados.

A atividade de pós-graduação da UNIFESP/EPM é dirigida pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) formada pelos coordenadores dos cursos e por um representante dos pós-graduandos. O Presidente da CPG é o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.

Cada curso de pós-graduação mantém uma Comissão de Ensino (CEPG) formada por parte dos professores orientadores (esse número varia de acordo com a área específica de atuação do curso). Cabe à CEPG estabelecer os critérios de seleção e promoção dos alunos, trancamento ou cancelamento da matrícula, indicação dos membros das bancas de mestrado e doutorado, determinar as disciplinas obrigatórias e optativas, além de decidir sobre outros problemas relacionados à área específica de atuação. O Coordenador do curso, eleito pelos membros da CEPG, tem o papel de representar o curso na CPG.

Os alunos de pós-graduação da UNIFESP, ao longo do ano que passou, obtiveram 814 bolsas de mestrado e doutorado das financiadora, CAPES (422), CNPq (230) e FAPESP (162).

Em 2001 foram defendidas e aprovadas 654 teses (533 em 2000), 403 no nível de mestrado e 251 no nível de doutorado. Os egressos de nossos cursos de pós-graduação são absorvidos pelas melhores Instituições do país, públicas ou privadas, e mesmo do exterior, consolidando assim o treinamento de pessoal especializado pela UNIFESP/EPM e ampliando o intercâmbio científico nacional e internacional. A UNIFESP, desta maneira, contribui na formação do corpo docente de disciplinas ligadas à área da saúde de outras universidades.

A tabela a seguir apresenta o número de matriculados, ingressantes e teses defendidas por programa de Pós-Graduação no ano de 2001, segundo o nível, com o respectivo conceito

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/09.htm (1 of 4) [07/07/2010 16:17:05]

Pós-Graduação Stricto Sensu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

CAPES. O número total de matriculados ao final de 2001 era de 2.721, contra 2.557 no ano de 2000. Do total de alunos, 1.241 (56,0%) estavam matriculados no nível de mestrado e 968 (44,0%) no nível de doutorado.

Número de alunos matriculados nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, ingressantes, e teses defendidas no ano de 2001.

ProgramaConceito

CAPESEm curso

no ano 2001Ingressantes no

ano 2001

Teses defendidas em

2001

Me/do Me Do Me Do Me DoBiologia Molecular 7 88 95 30 23 23 12Cardiologia 5 39 27 7 2 7 7Cirurgia Cardio Vascular 3 33 25 7 8 6 5Cirurgia Pediátrica 2 16 7 4 1 1 2Cirurgia Plástica Reparadora 5 17 14 5 5 4 6Dermatologia 2 21 6 4 3 6 0Distúrbios da Comunicação Humana-campo Fonoaudiológico 5 24 23 4 - 12 7

Doenças Infecciosas e Parasitárias 6 57 44 10 6 21 12Endocrinologia Clínica 5 46 36 14 5 9 7Enfermagem 4 76 52 44 22 29 7Epidemiologia 3 29 - 12 - 3 -Farmacologia 5 44 42 8 8 16 8Gastrocirurgia 3 28 9 7 4 15 1Gastroenterologia Clínica 5 34 33 8 7 8 1Ginecologia 4 64 35 15 4 18 8Hematologia 5 26 20 3 5 4 3Informática em Saúde - - - - - - -Medicina de Urgência - 1 2 - - - -Medicina Interna e Terapêutica 4 7 15 3 7 - 2Microbiologia e Imunologia 7 54 61 25 14 8 8Morfologia 3 58 41 18 10 13 1Nefrologia 4 89 45 23 7 14 6Neurocirurgia 3 24 13 2 2 8 4Neurologia Clínica 5 40 52 10 15 13 7Nutrição 4 37 33 12 8 12 4Obstetrícia 4 27 25 11 7 9 5Oftalmologia 4 7 48 2 16 4 14Ortopedia e Traumatologia 4 40 37 16 5 8 8Otorrinolaringologia 4 53 31 22 7 9 4

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/09.htm (2 of 4) [07/07/2010 16:17:05]

Pós-Graduação Stricto Sensu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Patologia 4 26 27 7 2 2 0Pediatria 4 141 56 44 8 31 17Pneumologia 4 24 27 8 7 7 3Psicobiologia 4 22 30 9 9 7 5Psiquiatria 5 53 44 11 12 15 7Radiologia Clínica 4 31 17 11 2 3 4Reabilitação 2 126 21 39 5 36 5Reumatologia 5 17 16 6 1 4 4Técnica Operatória e Cirurgia Experimental 2 38 40 3 - 15 13

Urologia 5 12 23 - 4 3 7Total - 1.569 1.152 464 251 403 214

Obs. O Programa de “Patologia” anteriormente era denominado "Anatomia Patológica". O Programa de “Morfologia” absorveu os programas "Anatomia" e "Histologia". O Programa de Epidemiologia não possui o nível Doutorado. O atual conceito CAPES atribui aos programas valores entre 1 e 7.

Em 2000 foram criados cinco programas de mestrado profissionalizante (Cardiologia, Fisiologia do Exercício, Medicina Interna e Terapêutica, Morfologia, Neurologia Clínica), quatro novos programas foram criados em 2001 (Economia e Gestão em Saúde, Enfermagem, Nutrição, Oftalmologia) totalizando 195 alunos de mestrado.

Número de alunos matriculados nos programas de Mestrado Profissionalizante, ingressantes, e teses defendidas no ano de 2001.

Programa Conceito CAPES

Em curso no ano 2001

Ingressantes no ano 2001

Teses defendidas em

2001

Cardiologia* 5 - - -Economia e Gestão em Saúde 4 38 38 -Enfermagem* 4 - - -Fisiologia do Exercício 3 33 33 -Medicina Interna e Terapêutica 4 47 31 -Morfologia 3 49 - -Neurologia Clínica* 5 - - -Nutrição* 4 - - -Oftalmologia 4 28 28 -Total - 195 130 -* Programas com nível Mestrado Profissionalizante sem nenhum aluno matriculado, porém já credenciado pela CAPES.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/09.htm (3 of 4) [07/07/2010 16:17:05]

Pós-Graduação Stricto Sensu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/09.htm (4 of 4) [07/07/2010 16:17:05]

Pós-Graduação Lato Sensu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.2.2. Pós-Graduação Lato Sensu

A instituição oferece cursos de pós-graduação lato sensu: Programa de Residência Médica e Estágios/Cursos de Aperfeiçoamento/Especialização que obedecem a resolução do Conselho Federal de Educação Nº 12/83 de 06/10/83.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/10.htm [07/07/2010 16:17:06]

Residência Médica - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.2.2.1. Residência Médica

A Residência Médica é, atualmente, a maior, mais testada e melhor estruturada modalidade de formação profissional. Seu princípio básico é o do treinamento em serviço, em tempo integral, sob supervisão de docente ou profissional qualificado. Desta maneira, o jovem profissional aprende o seu ofício exercendo plenamente a atividade médica, mas sob supervisão de indivíduo mais treinado, em ambiente de ensino e pesquisa.

A Residência Médica no Brasil é regulamentada desde a década de 70, quando o Ministério da Educação criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão que autoriza o funcionamento de novos programas e fiscaliza aqueles em andamento a cada cinco anos.

Número de alunos nos programas de Residência Médica da UNIFESP, segundo programa e ano de curso, 2001.

Programas R-1 R-2 R-3 R-4 R-5 TotalAnatomia Patológica 3 2 2 0 0 7Anestesiologia 6 6 6 0 0 18Cardiologia 4 4 4 0 0 12Cirurgia Cardiovascular 1 1 0 0 0 2Cirurgia Gastroenterológica 2 2 0 0 0 4Cirurgia Geral 12 12 0 0 0 24Cirurgia Pediátrica 1 1 0 0 1 3Cirurgia Plástica 2 2 0 0 0 4Cirurgia Torácica 1 1 0 0 0 2Cirurgia Vascular Periférica 2 2 0 0 0 4Clínica Médica 3 3 3 0 0 9Dermatologia 6 6 7 0 0 19Doenças Infecciosas e Parasitárias 3 3 3 0 0 9Endocrinologia-Metabologia 4 4 5 0 0 13Gastroenterologia 2 2 2 2 0 8Geriatria-Gerontologia 2 2 2 0 0 6Ginecologia e Obstetrícia 10 10 10 0 0 30Hematologia-Hemoterapia 3 3 3 0 0 9

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/11.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:06]

Residência Médica - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Medicina Física e Reabilitação 3 3 2 0 0 8Medicina Preventiva e Social 0 0 0 0 0 0Nefrologia 8 3 3 0 0 14Neurocirurgia 1 2 2 2 0 7Neurologia 5 5 5 0 0 15

Neuropediatria 2 2 2 0 0 6

Oftalmologia 8 7 8 0 0 23Oncologia 2 2 2 0 0 6Ortopedia e Traumatologia 10 8 6 0 0 24Otorrinolaringologia 3 3 3 0 0 9Patologia Clínica 2 2 2 0 0 6Pediatria 16 15 16 0 0 47Pneumologia 3 3 3 0 0 9Psiquiatria 6 5 5 0 0 16Radiologia 11 11 11 0 0 33Radioterapia 2 2 2 0 0 6Reumatologia 3 3 3 0 0 9Urologia 2 2 0 2 0 4

T o t a l 154 144 122 4 1 425

O Programa de Residência Médica na UNIFESP/EPM teve início em 1960, constituindo-se em um dos primeiros do país. Temos atualmente 36 programas credenciados pela CNRM, implantados progressivamente desde 1960 até 1992, e que foram recredenciados no ano de 1998.

No ano de 2001, estes programas contaram com 154 médicos no 1º ano (R1), 144 no 2º (R2), 122 no 3º (R3), 4 no 4º (R4) e 1 no 5º (R5), totalizando 425 alunos, procedentes de todas as partes do país.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/11.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:06]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.2.2.2. Especialização / Aperfeiçoamento

Profissionais de outras áreas, principalmente os formados em ciências humanas, tais como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, além de nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiras, interessaram-se, também, por estágios, desenvolvendo interfaces de trabalhos com projetos interdisciplinares. Estes estágios e cursos criados inicialmente no âmbito de ensino dos Departamentos se avolumaram nos últimos 10 anos. A partir de 1992 foram cadastrados formalmente pela UNIFESP/EPM os cursos de Aperfeiçoamento/Especialização com mais de 360 horas de duração.

A qualidade do ensino e da prestação de serviços em saúde oferecidos pela UNIFESP/EPM desencadeou, pelos profissionais da área, uma enorme demanda por cursos de aperfeiçoamento/especialização. Nos últimos 5 anos houve uma grande expansão no número de cursos de Especialização e Aperfeiçoamento oferecidos, de 81 até os atuais 200 (182 cursos de Especialização e 18 de Aperfeiçoamento). O número de matriculados nesses cursos em 2001 foi de 1.897.

Atualmente a UNIFESP desenvolve junto ao seu Departamento de Informática em Saúde cursos de especialização à distância com ampla utilização de novas tecnologias, como a internet e multimídia, pesquisa on-line, abrindo a possibilidade da “Universidade Virtual”, com preceptores altamente qualificados, a alunos de qualquer parte do mundo. No ano de 2001, 3.744 alunos foram atendidos pelos cursos ministrados à distância.

Número de alunos matriculados nos cursos de Especialização na UNIFESP, segundo curso, dezembro de 2001.

Código Curso Alunos em Curso

012 Acupuntura 08041 Adolescência 04157 Adolescência para Equipe Multidisciplinar 16021 Alergia e Imunologia Clínica 12177 Algia Pélvica e Endometriose -163 Atendimento às Psicoses da Infância 05

055 Atividade Física e Condicionamento para Portadores de Deficiências Físicas 01

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (1 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

222 Avançado em Alergia e Imunologia Clínica -224 Avançado em Gastroenterologia Pediátrica -223 Avançado em Hematologia Pediátrica -221 Avançado em Nefrologia Pediátrica -225 Avançado em Pneumologia Pediátrica -220 Avançado em Reumatologia Pediátrica -

169 Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo - Extensivo -

168 Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo - Intensivo -

200 Biologia Celular e Histologia Geral Aplicada às Ciências Biológicas e da Saúde 79

140 Biologia Da Reprodução e do Desenvolvimento -112 Broncoscopia 3085 Cardiologia 21015 Cardiologia Infantil -106 Cardiologia UTI Geral 9132 Cirurgia Cardiovascular 1005 Cirurgia da Mão e Membro Superior 1070 Cirurgia do Joelho 2092 Cirurgia do Ombro e Cotovelos 2035 Cirurgia Plástica 6215 Cirurgia Torácica -063 Cirurgia Vascular e Angiologia 1086 Clínica Médica 16164 Dependência Química 45209 Dependência Química - Virtual 33107 Dermatologia Avançada 2037 Dermatologia Eletiva 6108 Dermatologia p/ Estrangeiros -154 Desenvolvimento em Medicina Chinesa-Acupuntura 117162 Desnutrição Energético-Proteica e Recuperação Nutricional 18064 Diagnóstico por Imagem 4115 Diagnóstico por Imagem em Pediatria -117 Diagnóstico por Imagem Músculo Esquelético 2114 Diagnóstico por Imagem de Cabeça e Pescoço 1113 Diagnóstico por Imagem do Abdome 1116 Diagnóstico por Imagem em Ginecologia/Obstetrícia /Mastologia 1172 Diagnóstico por Imagem em Medicina Nuclear -121 Diagnóstico por Imagem em Neurologia 4

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (2 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

131 Diagnóstico por Imagem em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética -

133 Diagnóstico por Imagem em Tórax -082 Diagnóstico por Imagem p/ Estrangeiros 1

024 Dist. Da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico p/ Fono Módulo I 23

130 Dist. Da Comunicação Humana: Campo Fonoaudiológico p/ fono Módulo II 11

053 Dist. Da Comunicação Humana: Campo fonoaudiológico p/ Psicólogos 7018 Doenças Infecciosas e Parasitárias 1196 Dor 4101 Ecocardiografia 5215 Economia e Gestão em Saúde 24228 Educação Continuada -118 Educação Em Saúde 11105 Eletrofisiologia Clínica 6047 Endocrinologia Pediátrica e do Adolescente 3079 Endoscopia Digestiva 5159 Enfermagem Cirúrgica -060 Enfermagem do Trabalho 32150 Enfermagem em Centro Diagnóstico -179 Enfermagem em Emergência 19149 Enfermagem em Nefrologia 83227 Enfermagem em Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço -033 Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica -031 Enfermagem em Saúde Pública 19180 Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva 18158 Enfermagem Gerontológica e Geriátrica 30203 Enfermagem Ginecológica -062 Enfermagem Modalidade Residência 44032 Enfermagem Obstétrica 13048 Enfermagem Pediátrica -148 Epidemiologia Hospitalar 19210 Farmacodependências 12051 Fisiatria 3088 Física Médica -099 Fisiologia do Exercício - Extensivo 194167 Fisiologia do Exercício - Intensivo -170 Fisiologia e Metodologia da Atividade Física Personalizada - Intensivo -171 Fisiologia e Metodologia da Atividade Física Perzonalizada - Extensivo -

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (3 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

135 Fisioterapia do Aparelho Locomotor no Esporte 4151 Fisioterapia em Clínica Médica 33199 Fisioterapia em Pneumologia 103084 Fisioterapia Motora Hospitalar e Ambulatorial 24014 Fisioterapia Respiratória 20069 Fixadores Externos 2057 Fonoaudiologia em Reabilitação Neurológica 1075 Gastroenterologia Cirúrgica 2109 Gastroenterologia Clínica 5077 Gastroenterologia Pediátrica 7067 Genética Médica 3061 Gerenciamento de Serviços de Enfermagem 38100 Geriatria 7073 Gerontologia 6211 Gerontologia Clínica -127 Ginecologia Endócrina e Climatério 7217 Ginecologia Molecular 0068 Hematologia e Hemoterapia 9080 Hematologia Pediátrica 4089 Hemodinâmica e Cardiologia Invasiva 4174 Hidroterapia na Reabilitação de Doenças Neuromusculares -178 Histeroscopia 4081 Infectologia Pediátrica 5160 Informática em Enfermagem 8

216 Intervenções Breves para Prevenção e Tratamento em Depedências em Adultos e Adolescentes -

119 Mastologia 2205 Medicina Comportamental 42184 Medicina de Urgência e Terapêutica 2138 Medicina Desportiva 36120 Medicina do Sono 8004 Medicina e Cirurgia do Pé 1182 Medicina Farmacêutica 23195 Medicina Intensiva 2

194 Morfologia - Desordens da ATM e Músculos da Mastigação (especialização) 41

146 Multidisciplinar em Gastroenterologia Pediátrica 6016 Nefrologia -039 Nefrologia Pediátrica 8

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (4 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

049 Neonatologia 8040 Neurocirurgia 2090 Neurofisiologia Clínica 4226 Neurologia Clínica -229 Neurologia Infanti -201 Neuropsicologia 17183 Nutrição e Metabolismo na Infância e Adolescência -185 Nutrição e Saúde Aplicada a Prática Pedagógica -029 Nutrição em Saúde Pública 4152 Nutrição em Saúde Pública – Virtual -019 Nutrição Materno Infantil para Médicos 22212 Nutrição Pediátrica 2137 O Aparelho Locomotor no Esporte 148213 Oftalmologia 6165 Onco-Hematologia Pediátrica e Transplante de Medula Óssea 1144 Oncologia Cirúrgica Pediárica -083 Oncologia Clínica 2022 Oncologia Pediátrica 7122 Oncologia Pélvica 1013 Ortopedia e Traumatologia 9136 Ortopedia e Traumatologia do Esporte 4123 Ortopedia Oncológica 2076 Ortopedia Pediátrica 1186 Otoneuropsicologia 5066 Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço 8102 Otorrinolaringologia Pediátrica 3087 Patologia Clínica 3129 Patologia do Trato Genital Inferior -091 Patologias da Coluna Vertebral -071 Patologias do Quadril – Adulto 1197 Perfusão 12017 Pneumologia 7078 Pneumologia Pediátrica 6208 Procedimentos Diagnósticos Invasivos em Mastologia 1126 Psicologia Aplicada à Nutrição 8126 Psicologia Aplicada a Nutrição -043 Psicologia da Infância 10026 Psicologia da Saúde 5094 Psicologia do Deficiente Físico -

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (5 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

166 Psicologia e Psicanálise em Oncologia Pediátrica -058 Psicologia em Reabilitação Neurológica -198 Psicoterapia Ambulatorial: Cuidados Primários em Saúde Mental 5192 Psicoterapia de Orientação Psicanalítica 11142 Radioterapia -052 Reumatologia p/ Fisioterapêutas e Terapêutas Ocupacionais I 6098 Reumatologia para Fisioterapêitas e Terapêutas Ocupacionais II 1065 Reumatologia para Médicos 5023 Reumatologia Pediátrica 3155 Saúde Coletiva -095 Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil – Enfoque Multiprofissional 17027 Serviço Social na área de Saúde Mental 1153 Teórico-Prático em Citotecnologia Genital e Mamária -104 Terapia da Mão e Membro Superior 6096 Terapia Familiar em Hospital 16050 Terapia Intensiva Neonatal 4093 Terapia Intensiva Pediátrica (UTI) 6189 Terapia Ocupacional em Reabilitação 3025 Terapia Ocupacional em Saúde Mental 4

219 Tratamento da Incontinencia Uninária e Reabilitação do Assoalho Pélvico em Ginecologia para Fisioterapeutas -

124 Traumatologia Ortopédica -125 Uroginecologia 8173 Urologia 1143 Urologia Pediátrica -

Total 1881

Número de alunos matriculados nos cursos de Aperfeiçoamento na UNIFESP, segundo curso, dezembro de 2001.

Código Curso Alunos em Curso

207 Aperfeiçoamento em Aleitamento Materno -145 Aperfeiçoamento em Colo-proctologia Cirúrgica Pediátrica 2193 Aperfeiçoamento em Comunicação em Saúde -054 Aperfeiçoamento em Distúrbios da Comunicação Humana 7188 Aperfeiçoamento em Eletrofisiologia da Audição -175 Aperfeiçoamento em Histeroscopia Diagnóstica 4

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (6 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Especialização / Aperfeiçoamento - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

181 Aperfeiçoamento em Imunobiologia do Periodonto -139 Aperfeiçoamento em Líquido Cefalorraquian -204 Aperfeiçoamento em Medicina Comportamental -187 Aperfeiçoamento em Medicina de Urgência -134 Aperfeiçoamento em Microcirurgia -

128 Aperfeiçoamento em Morfologia – Desordens da ATM e Músculos da Mastigação -

206 Aperfeiçoamento em Neurocirurgia Pediátrica 1218 Aperfeiçoamento em Ortopedia Oncológica a distância 2191 Aperfeiçoamento em Reabilitação Vestibular -176 Aperfeiçoamento em Urodinâmica -190 Aperfeiçoamento em Vestibulometria -202 Aperfeiçoamento Introdutório à Neuropsicologia -

Total 16

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/12.htm (7 of 7) [07/07/2010 16:17:08]

Extensão - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3. Extensão

As atividades de extensão da UNIFESP/EPM têm sido caracterizadas por projetos multidisciplinares de atenção primária e secundária à saúde que levam nossos alunos a enfrentar a realidade da estrutura de serviços e necessidades em saúde da população.

Os resultados destes trabalhos têm se mostrado amplamente positivos, conquistando o apoio e incentivo do corpo docente, discente e administrativo, o que tem motivado a Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP/EPM a assumir sempre novos desafios.

Para que os projetos citados e todas as atividades extra-muros possam ser organizadas de maneira planejada, informatizada e coerente frente às necessidades da instituição, a Pró-Reitoria de Extensão mantém várias atividades.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/13.htm [07/07/2010 16:17:08]

Atividades Assistenciais - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1. Atividades Assistenciais

Juntos, Hospital São Paulo e o Hospital da Vila Maria treinaram 509 alunos de graduação no ano de 2001 contra 508 alunos do ano de 2000, sem contar os 425 alunos da Residência Médica, os alunos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, com envolvimento direto no trato do paciente ou em outras práticas hospitalares. Somam-se a força de trabalho nossos docentes e médicos contratados.

Comparando-se 2001 com 2000, houve um crescimento no número de consultas ambulatoriais (30,0%), consultas Emergenciais (7,0%), procedimentos cirúrgicos (2,0%), partos (5,0%) e exames laboratoriais (10,0%).

Na tabela a seguir, os indicadores para comparação:

Indicadores Hospitalares 1997 1998 1999 2000 2001Consultas Ambulatoriais 413.434 454.217 539.084 668.698 871.775Consultas Emergenciais 352.381 358.590 507.357 552.150 592.774Procedimentos Cirúrgicos 11.370 9.246 11.974 12.981 13.283Partos 1.283 1.224 3.172 3.346 3.506Taxa de Cesarianas (%) 40,6 45,7 39,0 22,08 38,45Leitos 1.070 1.070 1.067 1.067 905Internações 22.376 25.248 35.676 40.318 47.315Média de Permanência (em dias)

7,65 7,06 6,37 5,77 6,52

Taxa de Ocupação (%) 72,83 75,7 63,40 65,38 70,57Taxa de Infecção Hospitalar 4,7 4,7 5,3 5,2 3,97Exames Laboratoriais 1.515.196 1.540.219 2.011.021 2.047.768 2.248.560Diag. Por Imagem 214.730 215.628 234.972 363.816 369.348

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/14.htm [07/07/2010 16:17:09]

Hospital São Paulo - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.1. Hospital São Paulo

O Hospital São Paulo, inaugurado em 1940, é o hospital-universitário da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). É gerido pela Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-SPDM, entidade civil sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e municipal.

A partir do 3º ano médico, as matérias curriculares ministradas no interior do hospital aumentam de 65% a 88% no 4º ano, 93,3% no 5º ano e 100% no 6º ano. O mesmo fato pode ser observado no currículo dos demais cursos.

O programa de residência médica desta instituição é um dos mais conceituados do país, com um corpo de residentes em ativa posição de cobrança quanto a qualidade de ensino e assistência. A pesquisa, aspecto fundamental da Universidade encontra-se firmemente alicerçada no Hospital São Paulo, onde as ações de promoção à saúde se coordenam no trinômio pesquisa, ensino e assistência. Ressalte-se a interação dos alunos de pós-graduação na atividade cotidiana do complexo hospitalar.

O Hospital São Paulo contribui com projetos sociais dirigidos pela UNIFESP-EPM, como por exemplo o Projeto Xingu (atendimento à população indígena do Xingu, que está completando 30 anos), atendimento às crianças desnutridas (moradoras em favelas), dentre outros.

O alcance desta obra social que se realiza diariamente no Hospital São Paulo é inestimável ao Estado de São Paulo e ao país, não só na atenção ao doente, mas também na formação e capacitação de novos profissionais, e de forma geral, no avanço da medicina brasileira.

CARACTERIZAÇÃO

É um hospital geral, de grande porte, de tratamento de doenças de alta complexidade, onde são realizados:

● Transplantes: Rim, Medula Óssea, Coração, Osso, Pulmão, Córnea e em fase de implantação, transplante de Fígado.

● Especialidades: Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia, Cardiovascular, Vascular, Plástica, Torácica, Gastrocirurgia, Gastroclínica, Pneumologia, Dermatologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Pediatria, Quimioterapia (Adulto/Infantil), Ginecologia, Obstetrícia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Clínica Médica, Hemoterapia,

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/15.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:09]

Hospital São Paulo - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Medicina de Urgência, Neurocirurgia, Neurologia, Moléstias Infecciosas, Anatomia Patológica, Medicina Legal.

● Serviços: Pronto-Socorro Adulto/Pediátrico, Recepção Médica, Ambulatórios, Raio X, Radioterapia, Ultras-sonografia, Tomografia, Ressonância Magnética, medicina Nuclear, Cineangiocoronariografia, Densitometria, Laboratório de Análises Clínicas, Laboratório de Líquor, Endoscopia, Hemocentro, Eletrocardiograna, Gama câmara, Eletroencefalograma, etc.

● UTIs: Pneumologia, Pediatria, Gastroclínica, Cardiovascular, Neurocirurgia, Diálise, Cardiologia, Anestesiologia, DIPA.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/15.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:09]

Hospital de Vila Maria - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.2. Hospital Municipal Vereador Jóse Storopolli (Hospital de Vila Maria)

Em 31 de Julho de 1992 a Prefeitura de São Paulo e a Escola Paulista de Medicina celebraram, entre si, Convênio por prazo indeterminado tendo por objeto a prestação conjunta de serviços à comunidade, pertinentes à área de assistência à saúde pública. No dia primeiro de agosto de 1994, o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, sito à rua Francisco Fanganiello e a Av. Emílio Giaquinto, passou a ser gerenciado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), como conseqüência de um aditamento ao convênio existente entre as partes (Prefeitura Municipal de São Paulo e UNIFESP).

O Hospital Municipal Vereador José Storopolli, também conhecido como Hospital de Vila Maria, já se insere na rotina do campus da UNIFESP como sua efetiva extensão, cumprindo a vocação de local para atividades assistenciais e didáticas do corpo docente e discente do complexo UNIFESP/Hospitais. Mantém as seguintes características:

Hospital geral ●

Hospital de complexidade secundária ●

Hospital de caráter universitário

As atividades de ensino no Hospital de Vila Maria cumprem a programação didática dos seguintes departamentos da UNIFESP:

Em curso regular, alunos do Departamento de Enfermagem; ●

Em curso regular, alunos do 6º ano do Departamento de Medicina; ●

Em curso regular, alunos do 6º ano do Departamento de Pediatria; ●

Em curso regular, alunos do 6º ano do Departamento de Cirurgia; ●

Em curso regular, alunos do 6º ano da Disciplina de Neonatologia do Departamento de Pediatria;

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/16.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:10]

Hospital de Vila Maria - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Em caráter voluntário, alunos do 5º ano do Curso de Medicina

Estas atividades propiciam aos alunos de Graduação e Pós-Graduação dos Cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Tecnologia Oftálmica e Ciências Biológicas-modalidade médica, elevado nível de ensino e ampliação do campo para o desenvolvimento das pesquisas científicas e tecnológicas, bem como propiciar à população paulistana atendimento médico-hospitalar digno e eficaz.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/16.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:10]

Hospital Pirajussara - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.3. Hospital Pirajussara

Em 4 de junho de 1998 o governador Mário Covas promulgou a lei complementar nº 846 que dispõe sobre as Organizações Sociais (públicas, não-estatais, sem fins lucrativos), aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado; assim, a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – S.P.D.M pôde ser habilitada como tal, credenciando-se a receber e gerenciar um hospital construído e equipado pelo Estado.

Em função das raízes históricas da UNIFESP- EPM com a cidade de Embú das Artes, o hospital designado foi o Hospital Geral de Pirajussara, localizado entre as cidades de Taboão da Serra e Embu das Artes. O município de Taboão da Serra, com 182.506 habitantes distribuídos em 20 km quadrados, faz divisa com São Paulo e Embu.

Este hospital fazia parte do Plano Metropolitano de Saúde de 1986, com sua construção iniciada em 4 de outubro de 1989 e ocorrendo a interrupção da obra em 17 de março de 1991. Após longo período de paralisação, os trabalhos foram retomados em 26 de abril de 1997.

Em julho de 1998 houve o convite oficial para UNIFESP- EPM/ SPDM assumir a gestão do hospital.

Em área de absoluta carência de leitos hospitalares, com coeficiente de leito/1000 habitantes igual a 0,77, tem o Hospital Geral de Pirajussara a missão de atender a população mais carente, exclusivamente dentro do Sistema Único de Saúde.

O Hospital Geral de Pirajussara, com 13.000 m2 de área construída, conta com 6 pavimentos, contendo Pronto-Socorro, Ambulatório de Odontologia e Cirurgia Buco-Maxilo, Centro Cirúrgico e Obstétrico, UTI, Internação, Laboratório de Análises Clínicas, Radiologia (Imaginologia com 2 salas de radiodiagnóstico, 1 tomógrafo, 2 aparelhos de ultrassonografia, 1 ecocardiógrafo, 1 mamógrafo), Hemoterapia, Reabilitação Física, exames cardiológicos (teste ergométrico e holter), exames de função pulmonar, Endoscopia e serviços de apoio (cozinha, lavanderia, lactário, CME, etc).

Possui 224 leitos distribuídos da seguinte forma:

18 de ginecologia, 36 de obstetrícia, 42 de pediatria, 74 de clínica médica, 37 de clínica cirúrgica, 17 de psiquiatria, além de 10 leitos de UTI, 32 de neonatologia e 12 de pronto-socorro.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/17.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:11]

Hospital Pirajussara - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

O perfil é de um hospital secundário de média complexidade.

Os objetivos da parceria entre a Universidade e o Estado é levar o que há de mais avançado em conhecimento médico para as populações mais necessitadas, além de ser um posto avançado de capacitação de recursos humanos.

A diretriz primordial da UNIFESP-EPM/SPDM é inserir o hospital no sistema de saúde local, atendendo as prerrogativas de regionalização e hierarquização, não só o direcionando para o tratamento, mas preocupado com a prevenção e a promoção à saúde, estreitando laços com a comunidade, ampliando sobremaneira o conceito de hospital com compromisso social.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/17.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:11]

Centro de Saúde de Vila Mariana - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.4. Centro de Saúde de Vila Mariana

O movimento em torno da lntegração Docente Assistencial teve início na década de 50, acompanhando, ao longo dos últimos quarenta anos, as sucessivas propostas de reforma no ensino, na prática médica e na organização dos serviços de saúde na América Latina.

A Universidade Federal de São Paulo, como parte desse processo, vem também desenvolvendo experiências de integração docente assistencial há mais de vinte anos, muitas delas reconhecidas em todo o país.

Em fase inicial, a parceria entre a UNIFESP e a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, objetivando o desenvolvimento de atividades no Centro de Saúde Vila Mariana, visa a construção do Distrito Docente Assistencial, que abrange seis regiões administrativas do Núcleo 5 da Secretaria de Estado da Saúde, área que inclui o Hospital São Paulo. Constitui-se em mais uma iniciativa da UNIFESP com a finalidade de avançar nesse processo e atingir um novo patamar, superando obstáculos identificados a partir de experiências anteriores.

Essa iniciativa busca romper com falsas dicotomias entre cura e prevenção, entre áreas clínicas e saúde coletiva, integrando departamentos e disciplinas nas atividades de ensino, assistência e pesquisa, favorecendo inovações, mesmo diante de um contexto de crise e de reorientações das relações entre o Estado e a Sociedade, que ameaça a viabilização de um sistema de saúde baseado nos princípios da universalidade, integralidade e eqüidade.

Objetivos:

Ensino

Proporcionar ao aluno da graduação e pós-graduação da UNIFESP uma atuação no Sistema Único de Saúde, capacitando-o para o desenvolvimento de atividades assistenciais nos diferentes níveis desse Sistema, incluindo a perspectiva populacional na definição de programas e ações de saúde. Proporcionar ao aluno uma atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar;

Desenvolver programas de educação permanente dirigidos aos profissionais de saúde que atuam nos serviços.

Assistência

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/18.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:11]

Centro de Saúde de Vila Mariana - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Atuar de forma articulada ao poder local regional e à comunidade, desenvolvendo a gestão, execução e avaliação de ações de saúde.

Pesquisa

Desenvolver pesquisas de base populacional que visem a identificação de problemas de saúde da população.

Desenvolver pesquisas com o objetivo de avaliar ações de saúde e novas práticas de ensino e assistência.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/18.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:11]

Atividades Assistenciais Extramuros - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2. Atividades Assistenciais Extramuros

As atividades externas são normalmente iniciadas por força de convênios celebrados com entidades filantrópicas, sem fins lucrativos, e objetivam garantir à comunidade um atendimento médico-hospitalar digno e de excelência. Muitas das atividades fazem parte da política extramuros da instituição e são desenvolvidas com recursos próprios.

Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, 65 projetos de extensão estão cadastrados. Inúmeros destes programas assistenciais têm se destacado, tendo em vista os resultados positivos para a população carente e o público em geral:

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/19.htm [07/07/2010 16:17:12]

Programa Universidade Solidária - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.1. Programa Universidade Solidária

O Projeto Universidade Solidária iniciado em 1995 integra o Programa Comunidade Solidária e visa colocar estudantes universitários em contato com as comunidades carentes.

Criaram-se organismos para apoiar programas de extensão universitária, estabelecendo objetivos, conteúdo, organização, avaliação e comunidade. Criado pelo o Ministério da Educação e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, os objetivos do projeto são:

articular com as Universidades Brasileiras o desenvolvimento de programas que valorizem no estudante o seu sentimento de cidadania, possibilitando a inter-relação entre o modo de vida da população e o conhecimento sistemático;

mobilizar estudantes e professores para participação voluntária e solidária em ações de combate à pobreza e à exclusão direcionada às comunidades municipais;

estimular a participação direta da população valorizando o sentido da cidadania; ●

estimular a participação direta da população em iniciativas que revertam em melhoria da sua qualidade de vida;

subsidiar a educação de agentes multiplicadores na comunidade, através da área de educação e educação para saúde.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/20.htm [07/07/2010 16:17:12]

Parque Indígena do Xingu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.2. Formação de Agentes Indígenas de Saúde no Parque Indígena do Xingu

A Escola Paulista de Medicina passou a colaborar na assistência à saúde dos índios do Parque Indígena do Xingu (PIX) a partir de 1965, quando, a convite de Orlando Villas Boas, um grupo médico da EPM, coordenado pelo Dr. Roberto Baruzzi, lá esteve para avaliar as condições de saúde da população. A partir desta avaliação foi proposto o desenvolvimento de um programa regular de saúde a longo prazo. Em 1967, com a criação da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, um convênio com o mesmo objetivo foi firmado entre esse órgão e a UNIFESP/EPM, sendo sucessivamente renovado. Equipes são enviadas, pelo menos quatro vezes por ano, ao Parque Indígena do Xingu. São formadas por médicos, enfermeiras, dentistas e alunos que procedem a vacinação dos suscetíveis, ao atendimento de ocorrências clínicas e cadastramento médico da população. Equipes são igualmente enviadas em situações epidêmicas.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/21.htm [07/07/2010 16:17:13]

Integração Docente-Assistencial - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.3. Integração Docente-Assistencial

A integração docente-assistencial permeia todo o processo de formação na medida em que, em todas as atividades desenvolvidas há participação de docentes da Unidade de Saúde e Meio Ambiente / UNIFESP, alunos de graduação em medicina e enfermagem, residentes e pós-graduandos da UNIFESP e outras universidades. As equipes têm caráter multidisciplinar e contam com a assessoria nas áreas de educação e antropologia. As relações hierárquicas dentro do grupo não têm a rigidez e o autoritarismo que, em geral, caracterizam o trabalho dentro dos hospitais, o que facilita a valorização do trabalho das diferentes áreas que compõem a equipe. Os trabalhos desenvolvem-se em campo, proporcionando aos alunos e residentes uma experiência da prática médica desprovida dos recursos tecnológicos aos quais têm acesso durante sua formação no Hospital-Escola - Hospital São Paulo, privilegiando os recursos clínico-propedêuticos, a perspectiva da saúde coletiva e o contato direto com o paciente, sua família, seu ambiente e sua cultura.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/22.htm [07/07/2010 16:17:13]

Programa de Esquizofrenia - PROESQ - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.4. Programa de Esquizofrenia - PROESQ

O Programa de Esquizofrenia, vinculado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP - EPM, é um projeto multidisciplinar que integra assistência, ensino e pesquisa no campo do tratamento ambulatorial de pacientes adultos com o diagnóstico de esquizofrenia. O programa atende a cerca de dezenas de pacientes. A partir da abordagem clínica, psicoterápica e psicossocial, visa definir, num referencial multiprofissional, modelos de intervenção e avaliar cientificamente novas terapêuticas mais pertinentes à população institucional. Os pacientes são triados por uma equipe multiprofissional. Além do acompanhamento clínico, podem ser encaminhados para psicoterapia individual ou grupal e para grupos de terapia ocupacional. Todos os pacientes têm acesso a um grupo de convivência semanal. Os familiares recebem orientação e auxílio em um grupo semanal próprio.

Está também vinculado a diversos projetos de pesquisa em psiquiatria e saúde mental. O PROESQ é um programa desenvolvido desde 1989, em contínuo desenvolvimento.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/23.htm [07/07/2010 16:17:14]

Assistencial do Embu - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.5. Programa de Integração Docente-Assistencial do Embu

Em 1970, a UNIFESP-Escola Paulista de Medicina iniciou suas atividades de ensino, assistência e pesquisa em unidades básicas de saúde do Município de Embu, em consonância com o movimento da medicina geral comunitária que ocorria no nosso país e na América Latina como um todo. O objetivo principal desses programas era proporcionar aos alunos dos diversos cursos da área da saúde uma atuação junto à comunidade, mais próxima da realidade do país. Durante 25 anos o PIDA-Embu desenvolveu um trabalho integrado aos gestores locais - Secretaria Municipal de Saúde e Direção Regional da Secretaria de Estado da Saúde, e à população, de forma sólida, incorporando importantes transformações políticas, particularmente àquelas referentes à saúde e ao ensino superior. As atividades, inicialmente restritas à saúde materno-infantil, ampliaram-se sobretudo a partir da década de 80 e, atualmente, o Programa envolve os cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia Oftálmica.

Proporciona ao aluno uma atuação no Sistema Único de Saúde, capacitando-o para o desenvolvimento de atividades assistenciais nos diferentes níveis desse Sistema. Proporciona também ao aluno da área da saúde uma atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/24.htm [07/07/2010 16:17:14]

Projeto CACM - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.6. Projeto de Integração Docente Assistencial do Departamento de Enfermagem da UNIFESP com o Centro Assistencial Cruz de Malta (CACM)

Mantido pelos docentes do Departamento de Enfermagem da UNIFESP, junto a uma instituição filantrópica, que presta serviços à comunidade através de creche, ambulatório e Centro da Juventude.

São objetivos do projeto a promoção da saúde da criança e do adolescente, assim como nortear as ações dos professores em assistência, ensino e pesquisa: a promoção de saúde da criança que freqüenta a creche, o centro de juventude e o ambulatório do CACM; ensino de graduação em enfermagem, e de pós-graduação lato e stricto sensu; centro de referência para treinamento da consulta de enfermagem; pesquisas envolvendo docentes, alunos de graduação e diferentes níveis de pós-graduação, assim como outros profissionais, em projetos integrados. Parceiros Externos: Centro Assistencial Cruz de Malta.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/25.htm [07/07/2010 16:17:14]

Projeto Favela - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.7. Projeto Favela - Atenção Primária à Saúde no Contexto Domiciliar

Uma equipe formada por docentes e profissionais da saúde da UNIFESP escolheram a área onde a Instituição está localizada para desenvolver o Projeto Favela, em função da proximidade e da possibilidade de integrar a Universidade com a realidade imediata.

Com o desenvolvimento de um programa de atenção primária domiciliar enfatizando a educação em saúde e nutrição centrados na unidade familiar, atenuam-se os riscos de doenças aos quais a população de baixa renda está exposta, em função das más condições de moradia, dos baixos salários e escolaridade e do próprio atendimento à saúde, que caracterizam a vulnerabilidade social deste grupo da população.

Assim, desenvolve-se um modelo de atenção primária em saúde que responda às reais necessidades dessa população. Este trabalho destaca-se como campo de estágio e de formação de profissionais de nível superior e mostra-se como um fecundo espaço de pesquisa.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/26.htm [07/07/2010 16:17:15]

Projeto Quixote - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.8. Projeto Quixote

O Projeto Quixote é uma parceria entre o PROAD - Programa de Orientação e Atendimento à Dependentes do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- Escola Paulista de Medicina) e a Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social do Governo de São Paulo, que vem atuando junto à população de crianças e adolescentes em situação de risco. Compreende atendimentos clínicos e trabalhos de rua (teatro, esportes, brincadeiras,etc.). Desenvolve pesquisas voltadas para a questão das crianças e adolescentes em situação de rua, além de ser um espaço de referência para pensar a prática do atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco, suas dificuldades e possibilidades.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/27.htm [07/07/2010 16:17:15]

Projeto UNIFESP Virtual - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.9. Projeto UNIFESP Virtual - Departamento de Informática em Saúde

A UNIFESP, acompanhando as tendências mundiais de disseminação do conhecimento através da Internet, desenvolveu, através do Departamento de Informática em Saúde, o projeto de criação da UNIFESP-Virtual, uma universidade na área da saúde onde são usados não somente os recursos de informática, mas todas as outras tecnologias que permite o aprimoramento do ensino, como a tecnologia de telecomunicações, produção de vídeo, “broadcasting”, entre outros. Trata-se de uma nova metodologia de ensino na área da saúde, através de recursos da tele-informática e inovadores métodos pedagógicos.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/28.htm [07/07/2010 16:17:16]

Sexualidade na Adolescência - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.2.10. Sexualidade na Adolescência - Departamento de Informática em Saúde

O objetivo principal do projeto é promover a conscientização e orientação de professores, através de técnicas interativas e recursos de multimídia, sobre temas relacionados à Sexualidade Humana. Como objetivos específicos podemos citar: subsidiar o professor com uma teoria adequada como suporte para o desenvolvimento do seu trabalho pedagógico a partir de suas dúvidas e questionamentos; capacitar o professor de forma a torná-lo um multiplicador do conhecimento. O desenvolvimento do projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar, constituída por profissionais da área da saúde (pediatras, ginecologistas, obstetras e pedagogos) e da área de informática (programadores e analistas de sistemas). O material desenvolvido no projeto será disponibilizado em diversas mídias, principalmente em CD-ROM e Internet.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/29.htm [07/07/2010 16:17:16]

Origem e Aplicação dos Recursos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

4. Origem e Aplicação dos Recursos

No ano de 2001 as despesas foram executadas de acordo com sua classificação funcional-programática, permitindo a Autarquia atender aos compromissos decorrentes de suas atividades com os recursos oriundos do Orçamento da União, segundo os programas previstos:

Os programas de trabalho consignados no orçamento foram os seguintes:

Classificação Funcional-Programática Meta/2.001 Realizado01.01.058734.12.306.0100.2012.0249 - Auxílio Alimentação aos Serv.E Empreg.

Proporcionar aos servidores públicos o recebimento dos auxílios referentes ao auxílio alimentação, além de outros benefícios sociais estabelecidos em legislação própria.

servidores beneficiados 3.700 3.48001.02.058742.12.331.0100.2011.0273 - Auxílio Transporte aos Serv. E Empreg.

Proporcionar aos servidores públicos o recebimento dos auxílios referentes ao vale-transporte, além de outros benefícios sociais estabelecidos em legislação própria.

servidores beneficiados 2.636 2.22701.06.058785.12.364.0041.4002.0033 - Assit.ao Educando do Ens.de Graduação

Proporcionar aos educandos de graduação benefícios médicos, odontológicos, psicológicos, de restaurante universitários e afins.

alunos assistidos 112 1.281

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/30.htm (1 of 5) [07/07/2010 16:17:17]

Origem e Aplicação dos Recursos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

01.03.058751.12.363.0044.2992.0129 – Funcionamento da Educação Profissional

Assegurar os meios para a manutenção e o desenvolvimento de ensino nos cursos sequencias mantidos pela instituição.

alunos matriculados 39 7701.08.058807.12.364.0043.3079.0001 - Ensino de Pós-Graduação a Distância

Assegurar os meios para a manutenção e o desenvolvimento de ensino e instrumental nos cursos de especialização à distância ministrados pela instituição.

alunos matriculados 50 19501.08.058807.12.364.0043.3079.0001 - Ensino de Pós-Graduação a Distância

Assegurar os meios para a manutenção e o desenvolvimento de ensino e instrumental nos cursos de especialização à distância ministrados pela instituição.

alunos matriculados 200 3.76901.09.058815.12.364.0043.4005.0045 – Funcionamento da Residência Médica

Manutenção de bolsa trabalho aos alunos de Residência Médica, egressos do curso de medicina, com vistas ao seu aperfeiçoamento/especialização no atendimento hospitalar.

médicos residentes mantidos 413 42501.10.058823.12.364.0043.4006.0045 – Funcion. dos Cursos de Pós-Graudação

Contribuir para a manutenção e o desenvolvimento de ensino na pós-graduação (Lato Sensu, Stricto Sensu e Mestrado Profissionalizante) na instituição.

alunos matriculados 5.316 4.943

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/30.htm (2 of 5) [07/07/2010 16:17:17]

Origem e Aplicação dos Recursos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

01.11.058831.12.364.0050.4004.0039 – Funcionamento da Extensão Universitária

Contribuir para a manutenção e o desenvolvimento de atividades de extensão e eventos de disseminação de informação a público leigo e especializado.

eventos realizados 28 1701.15.058874.12.365.0067.2010.0295 - Assist.pré-Escolar aos Depend. dos Serv. Emp.

Propiciar assistência educacional aos dependentes dos servidores públicos da administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional na faixa etária de 0 a 6 anos e aos excepcionais, cujo desenvolvimento corresponda a idade mental relativa a faixa etária estabelecida

crianças atendidas 587 61801.17.058891.12.571.0461.3080.0027.Produção e Melhoria da Pesq. Universitária

Assegurar a Manutenção das ações e dos meios, que concorram para o fomento da pesquisa , na busca da melhoria da qualidade de vida da coletividade

pesquisas publicadas 13 1101.04.058769.12.364.0041.3075.0019 - Ampliação do Acervo Bibliog.

Auxiliar a aquisição de livros e publicações científicas para acervo das bibliotecas institucionais.

volumes adquiridos 973 28101.05.058777.12.364.0041.3082.0007- Reforma das Instal. Físicas das IFES

Propiciar a reforma das instalações físicas da Instituição.

área reformada 647 19401.07.058793.12.364.0041.4009.0057 - Funcionamento de Cursos de Graduação

Assegurar a Manutenção e o Desenvolvimento das ações do Ensino de graduação.

alunos matriculados 2.031 1.281

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/30.htm (3 of 5) [07/07/2010 16:17:17]

Origem e Aplicação dos Recursos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

02.22.058947.12.302.0046.4086.0015 - Funcionamento dos Hospitais de Ensino

Apoiar o desenvolvimento de ações de assistência médica e odontológica em regime ambulatorial e de internação, bem como, executar o controle das doenças infecto-contagiosas e parasitárias, outras doenças transmissíveis, endêmicas e atendimento de traumas.

leitos ofertados 1.070 90601.16.058882.12.302.0046.4509.0020. Apoio ao funcionamento de Hospitais de Ensino

Propiciar recursos que complementem os custos de de manutenção do hospital de ensino, no que tange a melhoria do ensino dos profissionais.

alunos matriculados 1 101.16.058882.12.301.0100.2004.0429. Assistência Média e Odontológica aos servidores

Propiciar assistência médico/odontológica aos funcionários.

servidores beneficiados 500 7.884 *

* Soma da média dos atendimentos mensais nas unidades médica e odontológica para os funcionários, não houve como aferir quantas vezes o mesmo funcionário passou pelo serviço ao longo do ano.

Tabelas

01 - Relatório de Atividades 2001 Apresentação 02 - Movimento do Hospital São Paulo por Departamento 03 - Movimento Geral do Ambulatório 04 - Movimento Geral do Laboratório 05 - Pronto Socorro Atendimentos 06 - Serviço de Recepção Médica e Pronto Atendimento 07 - Departamento de Diagnóstico por Imagem 08 - Movimento do Centro Cirúrgico 09 - Movimento Geral 10 - Moveimento do Centro Obstétrico 11 - Movimento Geral do Pronto Socorro 12 - Cirurgias e Procedimentos Terapêuticos Pacientes Externos

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/30.htm (4 of 5) [07/07/2010 16:17:17]

Origem e Aplicação dos Recursos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/30.htm (5 of 5) [07/07/2010 16:17:17]

Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

5. Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa

A execução das despesas dos programas “Auxílio Alimentação aos Servidores e Empregados” (3.700 de meta / 3.480 realizados) e “Auxílio Transporte aos Servidores e Empregados” (2.636 / 2.227) foram executados abaixo da meta fixada, por envolver um número maior de funcionários na época do planejamento; como este número vem caindo, beneficiou-se um número menor do que a meta. Além disso, os números apresentados como realizados são a média de funcionários beneficiados ao longo do ano (somatória dos beneficiados no ano, dividida por 12, no entanto, cada funcionário recebe os benefícios em 11 meses do ano). O número de beneficiados, portanto, é um pouco maior do que o apresentado.

Na execução do programa “Assistência Pré-escolar aos Dependentes dos Servidores e Empregados”, foram beneficiadas 618 crianças da meta planejada de 587, não havendo maiores problemas para ultrapassar esta meta.

A verba destinada a “Ampliação do Acervo Bibliográfico”, mostrou-se insuficiente para o cumprimento da meta fixada (973 volumes), permitindo no máximo a aquisição de 281 volumes.

Nos recursos destinados ao “Funcionamento de Cursos de Graduação” e à “Assistência ao Educando do Ensino de Graduação” (112/1.281), foram computados os alunos de graduação que usufruíram, no ano de 2001 do restaurante universitário, Serviço Médico, Psicológicos e Odontológicos para os alunos, obviamente os recursos foram suficientes apenas para suprir parte dessa demanda, muito maior do que o planejada.

As despesas do “Funcionamento dos Cursos de Graduação” mantiveram, ao longo do ano, 1.281 alunos de graduação, os programas do orçamento, destinados à graduação, também contribuem para a manutenção da instituição, despesas com diárias, material de consumo, passagens e outros serviços de terceiros, etc.

O cursos de graduação oferecidos por esta instituição têm sido classificados, pela imprensa especializada e leiga, entre os melhores do país.

O curso de medicina da UNIFESP, avaliado no Exame Nacional de Cursos, ainda mantém desempenho superior à média das universidades do resto do Brasil e do Estado de São Paulo. Isto não impediu que nosso curso médico caísse da classificação “A” (em 1999) para “B” (em 2000), ainda que por uma pequena diferença pontos. Ações foram tomadas para

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/31.htm (1 of 6) [07/07/2010 16:17:18]

Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

que esta pequena queda na nota do ENC fosse corrigida e, já em 2001, o curso Médico voltou ao conceito máximo “A”.

A falta de recursos vem prejudicando a qualidade do ensino, principalmente no tocante às aulas práticas que vêm, gradativamente, sendo substituídas por demonstrações teórico-práticas ou sendo baseadas em experimentos menos complexos, devido à falta de investimento em equipamentos. Além disso os recursos tem se mostrado escassos na manutenção de salas de aula e equipamentos já existentes, compra de suprimentos, construção de novas salas de aula e laboratórios de ensino.

Essa escassez de recursos vem sendo suprida em parte, mas de forma ainda insatisfatória, por convênios de re-equipamento de aparelhagem destinada a alunos de graduação, reformas de salas de aula e de laboratórios. Estes convênios são firmados com instituições de fomento não pertencentes ao governo federal.

Ainda assim, a UNIFESP tem procurado cumprir as metas previstas e tem melhorado seus indicadores de desempenho. A universidade mantém programas contínuos de avaliação de seu ensino, como o Perfil dos Alunos Ingressantes, que visa o direcionamento dos benefícios e apoio necessário, que vão se modificando ano a ano. Essas ações nortearam a criação do Serviço Médico dos Alunos, instituição do Apoio Psico-Pedagógico, criação do Espaço de Apoio ao Discente, distribuição de bolsas de monitoria e de iniciação científica, entre outros.

No programa de Avaliação de Disciplinas, os alunos expressam sua opinião a respeito das disciplinas ministradas, através de um formulário próprio, não identificado, com questões que avaliam objetivos, conteúdo, dinâmica, professores, e sua auto-avaliação no processo de aprendizagem. Esses programas em conjunto com o conhecimento dos índices de evasão, retenção e aprovação, orientam a modificação dos conteúdos programáticos dos cursos ministrados na instituição.

A pesquisa de Avaliação dos Egressos da UNIFESP, procura conhecer a inserção dos formandos no mercado de trabalho após um período de tempo. Essas ações são decisivas na manutenção dos cursos, seu conteúdo e especificidades com as necessidades dos alunos e do mercado.

Procurando fazer, com que o processo seletivo de ingresso dos alunos de graduação, melhor correspondesse às necessidades de conhecimentos dos nossos alunos, em 2001 a UNIFESP promoveu seu próprio exame vestibular através da VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho), que elaborou, aplicou e corrigiu as provas.

Não pudemos aferir o número de concluintes dos cursos de graduação no ano de 2001, devido ao atraso do cronograma programático dos diversos cursos (com previsão de término em março de 2002), causado pela greve dos professores federais deflagrada no último ano. O número total de alunos matriculados (mantidos) no ano de 2001 foi de 10.613 assim distribuídos: 1.281 alunos nos cursos de graduação, 2.721 alunos na pós-graduação Stricto Sensu, 1.897 alunos na pós-graduação Lato Sensu, 425 alunos de Residência Médica, 3.769 alunos nos cursos de ensino à distância (internet), 195 alunos nos cursos seqüenciais e 325 alunos matriculados nos programas de mestrado profissionalizante.

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/31.htm (2 of 6) [07/07/2010 16:17:18]

Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Para cálculo de meta e execução do programa “Funcionamento dos Cursos de Pós-Graduação” (5.316 / 4.943), computamos os alunos de pós-graduação Stricto Sensu, Lato Sensu e Mestrado profissionalizante. Os recursos contribuíram em parte para a manutenção destes programas, mas sem as bolsas oferecidas pela CAPES aos programas da pós-graduação Stricto Sensu da UNIFESP, seria difícil alcançar esse número.

As atividades de pesquisa na UNIFESP estão estreitamente relacionadas às atividades de Pós-Graduação Stricto Sensu. Em 2001, o número de projetos de pesquisa em andamento de nossos pós-graduandos foi de 2.721 Somando-se a este número 255 projetos de pesquisa em iniciação científica (bolsas do CNPq), temos um total de 3.976 projetos de pesquisa. A UNIFESP possui 127 grupos de pesquisa cadastrados junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa, com 387 linhas de pesquisa.

Um grande número de pesquisas são desenvolvidas em nossos departamentos, coordenadas pelos docentes, onde o financiamento é conseguido pelo prestígio destes junto a instituições de pesquisa e órgãos de fomento nacionais e internacionais.

Os recursos destinados pelo Orçamento da União à “Produção e Melhoria da Pesquisa Universitária” (13 / 11) são pouco expressivos, permitindo o complemento de despesas de apenas 11 pesquisas.

Quanto ao “Funcionamento da Residência Médica” (413 / 425) a UNIFESP ofereceu 36 programas de residência médica, todos credenciados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica). Em 2001, o corpo de residentes totalizou 425 alunos provenientes de várias instituições do país.

Atualmente, a UNIFESP desenvolve cursos de especialização à distância com ampla utilização de novas tecnologias, como internet e multimídia, pesquisa “on line”, abrindo a possibilidade da universidade virtual com preceptores qualificados a alunos de qualquer parte do mundo. Os recursos do programa “Ensino de Pós-Graduação a Distância”, não permitiriam a manutenção de 3.769 alunos em curso no ano de 2001, muito acima da meta planejada (200). Esse aumento da demanda por cursos de especialização à distância deverá receber um planejamento mais acurado nas estimativas de metas.

No “Funcionamento da Educação Profissional”, a UNIFESP manteve, em 2001, 195 alunos em nove cursos seqüenciais. Este número ultrapassou a meta estipulada em 34%. Os quatro novos cursos criados em 2001, foram credenciados, mas não estiveram em funcionamento durante o ano.

A meta do programa “Reforma das Instalações das IFES” era a reforma de 647 m2 das instalações destinadas aos alunos; os recursos contribuíram para a restauração de apenas 194m2 de instalações, outras reformas foram efetuadas com recursos da SPDM e de órgãos de fomento à pesquisa.

Em sendo uma Universidade voltada às Ciências da Saúde, a extensão universitária é uma atividade preponderante, oferecida sob a forma de assistência à população, nos Hospitais

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/31.htm (3 of 6) [07/07/2010 16:17:18]

Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

São Paulo, Vereador José Storopolli (Hospital de Vila Maria), Hospital Geral de Pirajussara e Hospital de Diadema.

Os recursos para a manutenção do ”Funcionamento de Hospitais de Ensino” demonstraram-se insuficientes frente à demanda crescente de pacientes provenientes de diversas partes do estado e do país. Por reunir profissionais especializados nas mais diversas áreas, a UNIFESP acaba por receber casos clínicos complexos, sem possibilidade de tratamento em outras instituições, e de custo elevado. A complementação dos recursos se faz por intermédio da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-SPDM e, parcialmente, pelo convênio padrão do Fundo Nacional de Saúde-FNS/SUS, mesmo assim, de forma deficitária.

Comissões internas – Epidemiologia Hospitalar, Ética Médica, Farmácia e Terapeutica, Revisão de Prontuários e Óbitos, Nutrição Enteral e Parenteral, Transplantes de Órgãos, Residência Médica, Planejamento e Custos, Economia de Energia, entre outras - são instituídas permanente ou temporariamente para regular a análise crítica do funcionamento dos Hospitais, bem como a racionalização dos recursos e padrões de qualidade.

A UNIFESP é uma universidade de pesquisa, pressupondo uma instituição com ensino de graduação, mas claramente vocacionada para a pós-graduação. O objetivo, portanto, é formar profissionais da mais alta competência técnica e científica. A UNIFESP, inegavelmente, acaba por especializar e qualificar docentes nas disciplinas da área da saúde para outras universidades do país.

Essas características, somadas aos custos elevados dos cursos ministrados na área da saúde, dos procedimentos hospitalares, sua manutenção e de seus equipamentos e suprimentos, dos projetos de pesquisa, da produção científica, da formação de docentes qualificados e assistência à população, devem nortear, no mínimo, a discussão de novos critérios para repasse de recursos a este tipo de instituição, com impacto social muito maior do que qualquer outro tipo de universidade.

Nossos departamentos e disciplinas mantêm políticas de incentivo aos docentes na melhoria de sua qualificação profissional, na orientação de alunos de pós-graduação (stricto e lato sensu), à sua produção científica, criação de cursos que proporcionem créditos para os programas de pós-graduação, criação de cursos de aperfeiçoamento e especialização. Essas ações induzem, direta e indiretamente, os docentes a procurar formas de obtenção de recursos junto a instituições de fomento à pesquisa, nacionais e internacionais.

A instituição ocupa lugar de destaque na produção científica nacional na área da saúde. É responsável por uma das maiores médias de produção por docente entre as universidades brasileiras nesta área .

Metas a serem melhoradas

A UNIFESP poderia ter suas metas melhoradas nos programas “Produção e Melhoria da Pesquisa Universitária”, “Funcionamento de Cursos de Graduação”, “Reforma das Instalações Físicas das IFES” e ”Funcionamento de Hospitais de Ensino”, desde que

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/31.htm (4 of 6) [07/07/2010 16:17:18]

Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

houvesse previsão de aumento de dotação para os mesmos. Os recursos destinados a esses programas em especial, têm se revelado insuficientes e vêm sendo complementados, quando possível, com projetos patrocinados por instituições de fomento à pesquisa e/ou recursos da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina-SPDM, na intenção de não prejudicar estas atividades.

Economias Obtidas

Mesmo com a diminuição, ano após ano, da dotação orçamentária, a UNIFESP tem mantido sua excelência no ensino médico como podem atestar seus indicadores. Tem formado o mesmo número de alunos de graduação nos últimos anos, bem como alunos da residência médica. Aumentou de forma significativa o número de cursos de especialização com conseqüente aumento do número de alunos matriculados e também teve aumento no número de alunos da pós-graduação.

Comissões internas para avaliação e racionalização de custos de procedimentos e de recursos, tanto no que tange a operacionalização do ensino, como na assistência, são mantidos pela instituição. Mesmo com a economia obtida, a UNIFESP tem dificuldades para manter a qualidade de ensino e aumentar a oferta de serviços à comunidade, com a atual transferência de recursos.

Essas dificuldades vem interferindo no cumprimento das metas atuais e poderá, num futuro próximo, afetar a qualidade do ensino e da prestação de assistência.

A falta de dotação orçamentária para investimentos é também crucial para uma universidade de pesquisa, onde a necessidade de expansão da área física não obedece a mesma lógica que as instituições predominantemente voltadas para a graduação, nas quais os locais de ensino comportam grande número de alunos. A UNIFESP, para atender a demanda de novos espaços, não recebendo verbas de investimento, tem alugado imóveis com considerável ônus financeiro dos valores pagos em aluguéis e manutenção, que seriam menores, com a concentração dos mesmos em prédios.

Deve-se ressaltar ainda, a grande diferença nas depesas de manuteção de prédios que contemplam apenas salas de aulas, e os que mantêm laboratórios de ensino e pesquisa. Tomando-se como exemplo dois de nossos prédios, os gastos com a manutenção (apenas água, luz, telefone e gás) de um prédio com apenas salas de aula é, em média por m2, cinco vezes menor do que um prédio com laboratórios utilizados para ensino e pesquisa. Essa diferença pode ser atribuída ao maior consumo de recursos na utilização de equipamentos de laboratório.

Não foram computados neste cálculo, aquisição de equipamentos, seus suprimentos, calibragem, manutenção preventiva, consertos, treinamento e manutenção de técnicos especializados. Essa diferença muito grande no custo de manutenção de laboratórios, numa Universidade de Pesquisa, não vem sendo ponderada nos indicadores de área física nas atuais propostas de distribuição de verbas do MEC às IFES.

PROF. DR. HÉLIO EGYDIO NOGUEIRA

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/31.htm (5 of 6) [07/07/2010 16:17:18]

Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

REITOR

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/31.htm (6 of 6) [07/07/2010 16:17:18]

Cursos Sequenciais - Prestação de Contas - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

2.2.2.3. Cursos Sequenciais

Em 2001 72 alunos frequentaram nosso cursos sequenciais. Segundo a Legislação que regulamenta estes Cursos (Resolução CES n. 1 de 27/01/99), estes não poderão ter carga horária inferior a 1.600 horas.

Número de alunos matriculados nos cursos Seqüenciais de Formação Específica na UNIFESP, segundo curso em 2001.

Curso Alunos em CursoAdministração em Saúde 46Patologia Clínica 6Radiodiagnóstico 9Citologia 4Histologia 3

Total 68Obs: Os Cursos Seqüenciais tem uma carga horária prevista de 20 horas semanais.

Número de alunos matriculados nos cursos Seqüenciais de Complementação de

Estudos na UNIFESP, segundo curso em 2001.Curso Alunos em Curso

Cirurgia do Aparelho Digestório Módulo – I 1Cirurgia do Aparelho Digestório Módulo – I 1Cirurgia do Aparelho Digestório Módulo – I 1Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica 1

Total 4

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/32.htm [07/07/2010 16:17:19]

Hospital Geral de Diadema - Prestação de Contas - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.4. Hospital Geral de Diadema

O Hospital Geral de Diadema, começou a ser gerido pela UNIFESP em 2000, convênio foi firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, uma das mantenedoras da universidade.

O hospital tem 224 leitos operacionais e outros 37 divididos entre as três UTIs (pediátrica, adulta e neonatal) e pronto-socorro, realiza cirurgias de pequeno e médio porte e partos de alto risco. Possui das áreas de apoio como os centros cirúrgico e de diagnóstico por imagem, o laboratório de análises clínicas, a lavanderia e a nutrição. O Hospital só não tem pronto atendimento.

O contrato, assinado em 23 de agosto de 2000, deu à UNIFESP uma gestão inicial de cinco anos, renovável no final do período. A repetição da parceria entre UNIFESP e a Secretaria de Estado da Saúde se deu graças ao excelente trabalho da UNIFESP/SPDM junto ao Hospital Geral de Pirajussara. A parceria garante à população do SUS um serviço público de melhor qualidade.

Sete municípios do ABCD - Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra - são beneficiados com o hospital.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/33.htm [07/07/2010 16:17:20]

Lar Escola São Francisco - Prestação de Contas - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.6. Lar Escola São Francisco

Em 1999 a UNIFESP firmou convênio com o Lar Escola São Francisco, e passou a administrar a instituição. Anteriormente, a universidade tinha uma parceria na qual seus profissionais de saúde trabalhavam na área assistencial do Lar Escola.

Com a administração da UNIFESP o Lar Escola ampliou o seu atendimento, porém, as características da instituição não foram mudadas. O trabalho filantrópico continua a tratar da reabilitação de pessoas com seqüelas de doenças que comprometem o sistema motor, sejam problemas neurológicos, ortopédicos, vasculares ou reumatológicos. Por mês, o Lar Escola totaliza uma média de 15 mil atendimentos. Além disso, a entidade também oferece reabilitação pulmonar e para idosos.

Para trabalhar as dificuldades do paciente, incentivando a criatividade e a coordenação, é oferecida a oficina terapêutica, na qual os participantes - geralmente adultos - realizam trabalhos manuais. Os que melhoram, são encaminhados para os cursos de capacitação: mosaico, pátina, pintura em seda, textura, reciclagem de papel, confecção e encadernação. Essas atividades são direcionadas àqueles que não têm condições de competir no mercado de trabalho. Essas pessoas ganham uma porcentagem do que é arrecadado com a venda das peças produzidas.

Fornece treinamento, para aqueles que ainda podem ser recolocados no mercado, em computação e telemarketing.

Mas não é só na área de assistência que o Lar Escola se destaca. Ele também oferece oito cursos de especialização para 75 alunos.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/34.htm [07/07/2010 16:17:20]

COLSAN - Prestação de Contas - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.7. COLSAN - Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue

É função da COLSAN, gerenciar e controlar a qualidade do sangue, comprar insumos, fazer a coleta, processar e distribuir as bolsas de sangue, além de cuidar da manutenção dos equipamentos de hemoterapia dos 14 hospitais municipais. A parceria com a Secretaria Múnicipal da Saúde, iniciada em 2001, vai durar enquanto a rede municipal de hemoterapia, recém-saída do extinto Plano de Assistência à Saúde (PAS), estiver sendo reestruturada.

Os estoques de sangue dos 15 hospitais públicos da capital passaram a ser responsabilidade da Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), entidade filantrópica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O acordo com a Prefeitura também prevê o treinamento de funcionários municipais.

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/35.htm [07/07/2010 16:17:21]

Outros Projetos - Prestação de Contas - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

3.1.11. - 3.1.50. Outros Projetos Assistenciais Extramuros mantidos pela UNIFESP

3.2.11. A Importância da Atividade Física Para o Tratamento e Prevenção de Maiores Riscos do Diabetes Tipo II 3.2.12. Acidentes na Infância: Uma oportunidade de prevenção 3.2.13. Aplicação do Método Krieger-Kunz de Repadronização Energética 3.2.14. Assistência Psicológica em Psicoterapia Breve 3.2.15. Atuação Fonoaudiológica em Creches 3.2.16. Avaliação das Alterações Endócrinas e Metabólicas em Crianças Desnutridas 3.2.17. Avaliação das Intercorrências de Crianças Desnutridas Atendidas no CREN 3.2.18. Avaliação de Desenvolvimento Neuropsicomotor de Criança Desnutrida Atendidas no CREN para Futuras Intervenções Específicas utilizando teste de triagem de desenvolvimento de Denver 3.2.19. Avaliação Pós-Natal da Evolução das Crianças Portadoras de Anomalias Congênitas Submetidas a Tratamento Intra-Uterino no Setor de Medicina fetal da UNIFESP/EPM 3.2.20. Capacitação de Docentes de Enfermagem na Área de Álcool e Drogas e Inserção do Conteúdo no Currículo de Graduação em Enfermagem, de 25 Universidades Federais, Estaduais e Particulares Brasileiras. 3.2.21. Consulta de Aconselhamento Genético à Gestantes de Risco para Anomalia Fetal 3.2.22. Consulta de Enfermagem na Saúde do Adulto com Ênfase no Tratamento de Feridas Crônicas Curativos Crônicos 3.2.23. Consulta de Enfermagem na Saúde do Adulto e Criança com Ênfase nos Distúrbios da Micção Consulta de Enfermagem Obstétrica a Gestante, Puérperas e Recém-Nascidos e orientações sobre a amamentação 3.2.24. Educação Continuada aos Pais das Crianças e Adolescentes com Câncer 3.2.25. Educação, Comunicação e Vigilância Saúde em Distritos de Saúde Escola da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo 3.2.26. Influência das Doenças Associadas e da Ingestão Allimentar no Ganho de Peso e Estatura em Crianças Desnutridas Atendidads no CREN 3.2.27. Lar Escola São Francisco/Centro de Reabilitação 3.2.28. Levantamento da Situação Nutricional de Crianças Atendidas em Creches ou Moradores de Favelas da Região Sul de São Paulo 3.2.29. Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Processo de Envelhecimento / NEPPE 3.2.30. Núcleo Interdisciplinar de Educação em Diabetes - NIED 3.2.31. Prática da visão sanitarista, um percurso transformador 3.2.32. Programa de Extensão Interdisciplinar no Município de Cananéia São Paulo - Projeto: Oficinas Comunitárias sobre Saúde 3.2.33. Programa de Extensão Interdisciplinar no Município de Cananéia São Paulo -

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/36.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:21]

Outros Projetos - Prestação de Contas - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Projeto: Qualificação e Requalificação Proffissional de Agentes e Líderes Comunitários em Saúde 3.2.34. Programa de Orientação e Assistência a Dependentes (Álcool e Drogas)/PROAD 3.2.35. Programa Educacional em Multimídia na Internet 3.2.36. Projeto Avaliação da Situação Socio-Econômica de Famílias com Crianças Desnutridas Atendidas no CREN, para Futura Intervenções Junto as Famílias 3.2.37. Projeto Corporalidade e Saúde 3.2.38. Projeto de uma Unidade Comunitária de Álcool e Drogas (UCAD) no Jardim Ângela 3.2.39. Projeto Desenvolver 3.2.40. Projeto Disque Sol 3.2.41. Projeto Educar 3.2.42. Projeto Germinar 3.2.43. Projeto KID´S 3.2.44. Projeto Massagem e Estimulação de Bebês 3.2.45. Projeto Moradores de Rua 3.2.46. Projeto Quíron 3.2.47. Projeto Saúde Solidária: Rondônia 3.2.48. Tratamento Ambulatorial para Dependência Química 3.2.49. Universidade Aberta à Terceira Idade/UAT 3.2.50. Visita Domiciliária ao Idoso Favelado

Voltar página R.G. Índice Relatório de Gestão Próxima página R.G.

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/36.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:21]

Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças

Prestação de Contas Exercício 2001 Índice Relatório de Gestão 2001 1. Apresentação 1.1. Área Física 1.2. Corpo Docente 1.3. Pesquisa 1.4. Produção Científica 2. Ensino 2.1. Graduação 2.2. Pós-Graduação 2.2.1. Pós-Graduação Stricto Sensu 2.2.2. Pós-Graduação Lato Sensu 2.2.2.1. Residência Médica 2.2.2.2. Especialização / Aperfeiçoamento 2.2.2.3. Cursos Sequenciais 3. Extensão 3.1. Atividades Assistenciais 3.1.1. Hospital São Paulo 3.1.2. Hospital Municipal Vereador Jóse Storopolli (Hospital de Vila Maria) 3.1.3. Hospital Pirajussara 3.1.4. Hospital Geral de Diadema 3.1.5. Centro de Saúde de Vila Mariana 3.1.6. Lar Escola São Francisco 3.1.7. COLSAN - Sociedade Beneficiente de Coleta de Sangue 3.2. Atividades Assistenciais Extramuros 3.2.1. Programa Universidade Solidária 3.2.2. Formação de Agentes Indígenas de Saúde no Parque Indígena do Xingu 3.2.3. Integração Docente-Assistencial 3.2.4. Programa de Esquizofrenia - PROESQ

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/index.htm (1 of 2) [07/07/2010 16:17:22]

Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

3.2.5. Programa de Integração Docente-Assistencial do Embu 3.2.6. Projeto de Integração Docente Assistencial do Departamento de Enfermagem da UNIFESP com o Centro Assistencial Cruz de Malta (CACM) 3.2.7. Projeto Favela - Atenção Primária à Saúde no Contexto Domiciliar 3.2.8. Projeto Quixote 3.2.9. Projeto UNIFESP Virtual - Departamento de Informática em Saúde 3.2.10. Sexualidade na Adolescência - Departamento de Informática em Saúde 3.2.11. - 3.2.50. Outros Projetos Assistenciais Extramuros mantidos pela UNIFESP 4. Origem e Aplicação dos Recursos 5. Aspectos Qualitativos da Ação Administrativa

Voltar para Prestação de contas exercício 2001

Rua: Botucatu, 740 - 5º andar -sala 514 Cep:04023-900 Tel.: (11)

5571-4356Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/index.htm (2 of 2) [07/07/2010 16:17:22]

Relatório de Atividades 2001 - Relatório de Gestão - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

01 - Relatório de Atividades 2001

Apresentação

Apresentamos o relatório de atividades do Hospital São Paulo em 2.001, que espelha o atendimento médico hospitalar de pacientes internados e externos desta instituição.

O Hospital São Paulo cadastrou 36.473 pacientes novos durante o ano de 2.001:

2000 2001Cidade de São Paulo 79,35% 79,39%Grande São Paulo 7,57% 11,75%Interior de São Paulo 11,62% 7,13%Outros Estados 1,46% 1,73%

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab01.htm [07/07/2010 16:17:22]

Movimento do HSP - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu,740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

02 - Movimento do Hospital São Paulo por Departamento

DEPARTAMENTOS LEITOS INTERNAÇÃO ALTAS ÓBITOS TRANSF. PACIENTES DIA

MÉDIA PERMANÊNCIA

COEFICIENTE OCUPAÇÃO

DEPTO DE ORTOP. E TRAUMAT.ORTOPEDIA 30 903 849 17 44 6.440 7,08 56,81ORTOPEDIA PEDIATRICA 8 285 279 0 5 901 3,17 35,08

TOTAL 38 1.188 1.128 17 49 7.341 6,15 52,93

DEPTO DE CIRURGIAGASTROCIRURGIA 24 906 855 45 10 5.943 6,53 67,84CIRURGIA DE TORAX 3 111 93 1 17 789 7,11 72,05UROLOGIA 15 652 630 7 17 3.550 5,43 64,84CIRURGIA VASCULAR 15 356 313 24 20 4.056 11,36 74,08CIR. CARDIOVASCULAR 18 869 572 11 287 4.121 4,74 62,72UPO-CIR.CARDIO VASCULAR 6 442 28 47 367 1.457 3,30 66,53

CIRURGIA PLÁSTICA 18 912 866 6 38 2.871 3,15 43,70CIRURGIA PEDIÁTRICA 9 292 282 2 5 2.381 8,24 72,48

TOTAL 108 4.540 3.639 143 761 25.168 5,54 63,85

DEPTO DE PSIQUIATRIAPSIQUIATRIA 18 225 224 0 4 5.385 23,62 81,96

DEPTO DE MEDININAGASTROCLÍNICA 14 648 596 33 16 3.248 5,04 63,56PROPEDÊUTICA II 22 426 341 41 44 6.244 14,66 77,76PROPEDÊUTICA I 37 509 415 45 58 8.333 16,47 61,70REUMATOLOGIA 7 168 154 4 10 1.674 9,96 65,34TRANSPLANTE DE MEDULA 2 34 29 1 4 459 13,50 62,88

D. I. P. A. .17 358 295 49 17 4.878 13,51 78,61CARDIOLOGIA 26 1.053 809 81 158 7.215 6,88 76,03NEFROLOGIA 11 338 281 31 23 2.707 8,08 67,42TRANSPLANTE RENAL 9 494 445 17 35 2.511 6,51 57,33ENDOCRINOLOGIA 6 188 173 1 15 1.152 6,10 52,60PNEUMOLOGIA 18 340 228 76 35 4.293 12,66 65,34HEMATOLOGIA 6 177 152 14 13 2.886 16,12 131,78HEMODINÂMICA 2 450 320 3 127 371 0,82 50,82GERIATRIA 4 32 20 1 7 286 10,21 58,61

TOTAL 181 5.215 4.258 397 562 46.257 8,89 70,24 DEPTO DE DERMATOLOGIADERMATOLOGIA 5 83 76 0 8 1.045 12,44 57,26 DEPTO DE OTORRINOOTORRINOLARINGOLOGIA 6 597 556 1 40 1.164 1,95 53,01

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab02.htm (1 of 3) [07/07/2010 16:17:24]

Movimento do HSP - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

OTORRINO PEDIATRICA 2 485 480 0 5 384 0,79 52,60OTORRINO CABEÇA E PESCOÇO 3 211 171 5 36 760 3,78 69,22

TOTAL 11 1.293 1.207 6 81 2.308 1,78 57,48

DEPTO DE OFTALMOLOGIAOFTALMOLOGIA 9 1.111 1.098 0 14 1.892 1,70 57,44

DEPTO DE PEDIATRIABERÇÁRIO 30 582 551 35 5 7.682 13,00 70,16PEDIATRIA CLÍNICA 32 806 756 27 30 8.165 10,04 69,91INFECTO PEDIATRIA 13 250 242 4 3 3.065 12,31 64,59

TOTAL 75 1.638 1.549 66 38 18.912 10,49 91,76

DEPTO DE NEUROCIRURGIA E NEUROLOGIANEUROCIRURGIA 30 641 560 54 22 7.839 12,33 71,39NEUROLOGIA 14 336 311 3 19 3.856 11,58 75,25

TOTAL 44 977 871 57 41 11.695 12,07 72,82

DEPTO DE TOCOGINECOLOGIAGINECOLOGIA 28 1.075 1.037 21 17 5.402 5,03 52,86OBSTETRÍCIA 29 2.138 2.110 3 23 7.975 3,73 75,34

TOTAL 57 3.213 3.147 24 40 13.377 4,17 64,30

RETAGUARDA DO P.S. I 20 1.049 653 67 325 6.889 6,59 94,37RETAGUARDA DO P.S.II 11 721 253 97 370 3.803 5,28 94,72RETAGUARDA DO P.S. III 9 508 39 254 216 3.154 6,20 96,01APARTAMENTO 3 114 97 3 12 747 6,67 68,22

TOTAL RETAGUARDA 43 2.392 1.042 421 923 14.593 6,12 92,98 CONVÊNIO 6º 16 751 618 39 97 3.582 4,75 61,34CONVÊNIO 7º 12 668 550 29 86 3.044 4,58 69,50CONVÊNIO 9º 13 687 611 12 69 2.617 3,78 55,15CNVÊNIO 11º 10 554 443 28 83 2.586 4,67 70,85

TOTAL CONVÊNIO 51 2.660 2.222 108 335 11.829 4,44 63,55

TOTAL GERAL 1 640 24.535 20.461 1.239 2.856 159.802 6,57 66,07

PRONTO SOCORRO - ADULTO - MACA 0 6.330 2.707 255 3.362 13.865 2,19 0,00PRONTO SOCORRO - ADMINISTRAÇÃO 0 221 133 1 87 387 1,75 0,00PRONTO SOCORRO - U.T.I. 0 230 46 63 122 2.753 11,92 0,00PRONTO SOCORRO DE PEDIATRIA - MACA 0 1.511 976 6 526 3.252 2,16 0,00

TOTAL PRONTO SOCORRO 0 8.292 3.862 325 4.097 20.257 2,05 0,00

TOTAL GERAL 2 640 32.827 24.323 1.564 6.953 180.059 5,49 77,14

ONCO PEDIATRIA 23 740 669 67 6 6.208 8,37 94,49HOSPITAL DO RIM - NEFROLOGIA 2 85 96 0 0 425 4,43 58,22PSICO - POLISSONOGRAFIA 16 3.358 3.358 0 0 3.371 1,00 57,72

TOTAL 41 4.183 4.123 67 6 10.004 2,38 66,85

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab02.htm (2 of 3) [07/07/2010 16:17:24]

Movimento do HSP - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab02.htm (3 of 3) [07/07/2010 16:17:24]

Movimento Geral do Ambulatório - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu,740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

03 - Movimento Geral do Ambulatório

C.CUSTO

DISCIPLINAS JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL

1107 PLÁSTICA CIRÚRGICA 0 0 358 655 506 463 497 523 431 301 342 232 4.308 1635 TRANSP. MED. ÓSSEA 60 43 64 56 52 53 94 68 0 0 102 0 592 2002 GPO M. ONCOLOGICA 125 134 128 137 102 128 97 167 134 163 163 87 1.565 2005 REPRODUÇÃO HUMANA 0 0 0 0 0 351 308 410 264 313 267 92 2.005 2100 ACUPUNTURA 505 1.112 1.697 1.697 2.568 2.849 2.250 2.901 2.153 1.242 2.234 948 22.1562101 CARDIO-HOLTER 219 292 515 405 377 570 468 990 835 660 698 519 6.548 2102 CIRURGIA PLÁSTICA 1.109 1.035 1.246 778 880 1.184 1.049 1.272 961 704 591 397 11.2062103 DERMATO ( CASA ) 102 144 103 73 70 92 90 77 152 93 51 0 1.0472104 AMB. DOR 528 811 898 811 939 1.054 986 1.152 678 286 765 304 9.2122105 FONOAUDIOLOGIA 0 166 516 365 387 339 203 424 349 352 298 158 3.5572106 GASTRO/HEPATITE 173 313 80 234 304 0 0 0 242 285 250 185 2.0662107 GINECO/CLIMATÉRIO 533 428 839 442 721 877 511 610 516 492 500 346 6.8152108 URO GINECO 128 631 662 642 783 1.118 802 1.112 779 559 630 408 8.2542109 AMB. CERESO 0 0 588 588 664 788 627 811 660 626 614 511 6.4772110 AMB. INCAT. 0 0 2.866 2.866 3.852 3.916 4.182 4.202 4.090 3.337 3.492 1.845 34.6482111 OTORRINO PEDIÁTRIA 135 267 489 419 612 576 463 847 861 854 242 444 6.2092112 OTORRINO TRIAGEM 897 1.014 2.011 1.130 1.423 1.431 1.225 1.495 1.161 85 1.285 380 13.5372113 INST. OTORRINO 34 28 55 64 81 88 130 34 24 33 0 79 650 2114 PED. ADOLESCENTE 16 119 181 144 365 213 423 437 401 470 296 169 3.2342115 PED./NEONATAL 109 236 199 194 252 244 189 249 107 209 208 88 2.2842116 PSQUIATRIA/PROAD 140 231 287 263 218 267 162 417 281 373 274 270 3.183 2117 PROJETO QUIXOTE 677 377 498 429 483 432 444 556 584 729 542 276 6.0272118 CREI 722 541 903 1.305 1.620 1.394 931 1.072 712 658 1.494 1.175 12.5272119 PSQUIATRIA/UNIAD 596 541 928 1.314 865 895 2.371 1.420 759 1.244 2.184 2.802 15.9192120 PSQUIATRIA/PRODAE 274 566 1.014 1.020 1.121 1.533 553 1.141 803 988 1.467 464 10.9442121 TRANSPLANTE RENAL 1.615 1.333 2.688 896 0 0 0 0 0 0 0 0 6.5322123 REUMATO ( CASA ) 0 633 815 803 961 1.166 1.276 2.089 850 1.201 758 563 11.1152124 PSIQUIATRIA/HOSP. DIA 1.078 810 1.232 965 868 696 653 783 470 541 657 508 9.2612125 AMB. REFRATIVA 0 0 1.182 1.182 1.428 1.646 1.566 1.740 1.845 1.763 1.984 730 15.0662127 PULSOTERAPIA 37 40 182 147 50 60 38 86 50 83 72 39 8842203 LARINGOLOGIA E VOZ 0 0 0 0 0 0 0 323 226 397 270 169 1.3852204 ORTOPEDIA 422 863 1.114 1.023 1.288 1.149 1.113 1.200 953 1.162 1.065 774 12.1262205 NEUROLOGIA 1.110 1.379 1.541 1.246 1.359 1.305 1.434 1.586 1.220 1.415 1.146 728 15.4692210 DERMATOLOGIA 3.233 2.777 3.894 3.175 4.114 3.775 3.332 4.554 2.811 4.571 4.020 1.167 41.4232212 PA PNEUMO 881 832 720 777 737 1.143 1.088 823 709 544 338 469 9.0612213 CCDI 294 409 586 498 584 493 607 651 675 625 471 228 6.1212214 ORTOPEDIA DA MÃO 1.061 1.544 1.743 1.817 2.096 1.822 2.054 2.199 1.846 2.159 2.062 1.265 21.6682224 PEDIATRIA 860 1.607 2.087 1.833 2.246 2.133 1.864 2.749 2.093 2.113 2.205 1.294 23.0842225 GINECOLOGIA 1.670 1.568 1.586 1.921 2.333 1.994 2.318 2.530 2.114 1.884 2.042 1.438 23.3982229 OBSTETRICIA 577 738 1.027 829 1.048 986 894 822 618 582 473 291 8.8852230 DIÁLISE PEDIATRIA 11 32 54 100 19 0 0 0 0 0 0 0 2162231 GASTRO/PEDIATRIA 101 813 1.195 967 1.162 1.087 1.184 1.329 896 578 1.161 356 10.8292232 CIRURGIA INFANTIL 339 269 337 385 466 602 463 541 451 361 367 443 5.0242233 ONCO GINECO 282 336 430 375 455 352 360 396 345 393 362 299 4.3852234 PLANEJAMENTO FAMILIAR 234 557 303 278 610 707 349 924 555 493 613 193 5.816

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab03.htm (1 of 3) [07/07/2010 16:17:27]

Movimento Geral do Ambulatório - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

2240 GASTROCIRÚRGIA 978 969 1.211 890 1.056 984 1.002 1.124 916 974 1.065 594 11.7632242 GASTROCLÍNICA 972 973 1.209 1.078 1.221 1.156 1.060 1.376 1.086 1.273 1.171 743 13.3182243 CARDIOLOGIA 953 847 1.036 968 1.380 1.197 1.290 1.406 1.242 1.390 1.355 862 13.9262244 MARCAPASSO 56 73 97 248 246 226 199 270 222 239 265 146 2.2872246 CIRÚRGIA DO TÓRAX 62 90 57 115 134 123 89 129 119 118 118 61 1.2152247 NUTRIÇÃO 0 95 98 81 108 116 148 133 104 131 111 81 1.2062248 UROLOGIA 984 1.094 1.273 1.110 1.155 1.358 1.452 1.686 1.457 1.598 1.607 886 15.6602249 VASCULAR 911 754 856 681 910 872 935 994 710 857 880 539 9.8992250 REUMATOLOGIA 524 871 1.170 1.038 1.275 1.242 1.314 1.472 1.187 1.496 1.310 809 13.7082251 ENDOCRINOLOGIA 755 875 1.205 725 622 1.193 1.054 1.185 889 1.049 1.038 597 11.1872252 NEFROLOGIA 154 314 410 318 380 428 373 505 407 457 614 262 4.6222254 HEMATOLOGIA 562 553 622 579 721 609 611 660 513 661 1.272 359 7.7222255 PNEUMOLOGIA 239 249 295 275 223 267 314 1.088 276 301 240 172 3.9392256 CIRURGIA PLÁSTICA 805 918 1.214 958 1.082 971 1.031 0 883 945 1.008 476 10.2912258 ANESTESIA 957 989 1.284 1.392 1.612 1.444 1.406 1.693 1.403 1.502 1.356 755 15.7932263 GERIATRIA 386 509 472 571 834 593 577 980 536 571 789 346 7.1642264 PEDIATRIA ALERG/

REUMATO877 976 1.020 1.085 1.171 1.258 1.010 1.366 975 1.242 1.368 717 13.065

2266 OTORRINOLARINGOLOGIA 576 1.093 1.293 1.352 1.602 1.564 1.586 1.637 1.479 1.332 1.618 987 16.1192267 PSIQUIATRIA 34 195 336 120 272 280 299 465 205 242 256 142 2.8462268 ODONTO 105 174 244 170 200 171 207 167 139 78 139 49 1.8432271 NEUROCIRURGIA 239 273 362 384 411 410 386 395 290 472 444 229 4.2952272 DIPA 73 62 33 35 61 42 80 71 55 78 57 42 6892273 DST 189 178 90 107 105 139 181 140 123 180 275 110 1.8172274 FONOAUDIOLOGIA 0 403 180 173 494 261 219 431 282 405 395 236 3.4792276 CARDIO/LÍPIDIOS 99 342 435 436 381 415 334 558 352 308 305 194 4.1592280 AMB.GERAL E FAMILIAR 289 264 341 1.002 1.290 822 743 923 688 762 840 369 8.3332282 NASF 2.229 2.265 1.462 3.048 3.763 4.607 3.852 6.424 3.535 2.763 3.204 1.931 39.0832286 AMB. ALUNOS 0 152 944 859 1.019 951 697 1.050 723 627 740 459 8.2212287 AMB. ATEND. AO ÍNDIO 0 0 38 39 57 40 40 28 0 62 36 10 350 2302 NUPAIG 196 188 163 253 168 215 141 160 139 155 174 128 2.0802303 MASTOLOGIA 392 573 727 673 778 1.017 800 1.062 587 544 717 351 8.2212304 OTORRINO PEDIÁTRICA 68 269 380 319 386 318 260 334 375 383 390 237 3.7192307 ORTOPEDIA ESPORTES 72 224 251 97 590 266 433 549 299 0 42 387 3.2102308 HEMODIÁLISE

PEDIÁTRICA15 0 12 11 21 14 13 15 0 0 0 0 101

2309 EPILEPSIA NEURO 141 244 250 212 267 227 285 270 250 228 221 174 2.7692310 OTONEUROLOGIA 4 31 88 168 239 202 80 83 142 9 294 0 1.3402314 PESQ. CLÍNICA/UPC 14 8 11 8 0 0 0 0 0 0 0 0 412328 NEUROMUSCULAR 0 366 69 398 340 659 315 723 428 1.021 231 523 5.0732329 NÚCLEO ASSIST. MULHER 562 633 773 702 689 752 507 1.214 980 628 746 657 8.8432421 HEMOFILIA ( CASA ) 1.036 848 806 902 850 1.068 832 1.957 781 677 883 194 10.8342451 CIR. MÃO / MEMBRO SUP. 49 16 59 49 53 72 86 0 0 264 0 0 6482682 AIDS PED/CEADIPE 236 333 360 380 447 463 382 560 381 473 467 272 4.7542765 CARDIOPATIA 326 526 852 694 817 945 866 860 722 685 710 260 8.2632766 CARDIO HIPERTENSIVA 80 264 307 243 447 504 368 730 408 422 816 235 4.8242770 QUIMIOTERAPIA 645 753 957 742 947 1.051 790 621 949 456 0 487 8.3982772 CLÍNICA MEDICA/MED.

URGÊNCIA96 92 151 141 218 177 140 167 109 106 171 99 1.667

2790 GENÉTICA MÉDICA 141 348 430 401 502 451 314 506 876 336 386 268 4.9592791 DIABETES 1.542 1.861 2.188 810 742 1.148 1.061 1.178 965 1.023 840 532 13.8902792 ORTOP. PEDIATRICA 507 472 463 382 501 461 462 473 381 482 478 304 5.3662795 CAENF 102 98 111 279 279 464 302 553 204 186 364 150 3.0922796 AMB. CENTRO ALFA 0 0 0 0 0 107 498 543 329 470 474 328 2.7493102 NEUROFISIOLOGIA 98 99 50 66 241 370 103 299 0 192 0 6 1.5243115 REPRODUÇÃO HUMANA 119 343 356 383 246 0 0 0 0 0 0 72 1.5193122 EXAME CISTOLOGIA 7 240 36 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2833123 ULTRASOM GINECO 33 14 32 31 14 31 0 0 0 0 0 0 1553207 ULRASOM OBSTETRICIA 0 0 0 0 0 4 9 0 0 0 0 0 13

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab03.htm (2 of 3) [07/07/2010 16:17:27]

Movimento Geral do Ambulatório - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

3209 ELETROENCEFALOGRAMA 85 60 24 21 263 44 130 42 0 290 0 0 9593227 LAB. CIR. PEDIÁTRICA 0 2 7 19 0 0 0 0 0 0 0 0 283238 LAB. UROLOGIA 109 199 211 30 277 249 219 17 150 0 8 0 1.4693239 GASTRO CIR. ( CASA ) 300 301 344 333 407 390 379 489 329 347 289 25 3.9333327 POLISSONOGRAFIA 32 63 97 103 104 85 88 115 125 54 168 0 1.0343420 RADIOTERAPIA 255 392 393 345 454 494 381 393 731 181 456 272 4.7475260 DIV.ENFERMAGEM/AMB. 235 191 118 96 49 51 0 0 0 0 0 0 7407215 CEMAFE 76 36 124 172 157 99 87 97 118 92 82 8 1.1487283 ESCOLA PAULISTINHA 0 243 400 367 387 287 116 251 340 356 360 115 3.2222277 OFTALMOLOGIA 1.120 935 1.049 6.498 7.591 7.998 7.684 8.724 7.156 8.422 11.482 2.784 71.443

TOTAL GERAL 43.588 53.384 71.777 71.413 84.325 86.393 80.268 99.053 75.714 76.516 84.180 45.164 871.775

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab03.htm (3 of 3) [07/07/2010 16:17:27]

Movimento Geral do Laboratório - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

04 - Movimento Geral do Laboratório

INTERNADOS JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL

HEMATOLOGIA 13.412 13.944 14.865 13.972 15.651 13.952 15.245 12.686 11.858 12.820 13.305 11.995 163.705BIOQUÍMICA 32.288 31.213 33.952 32.364 35.892 32.203 35.474 29.686 27.622 30.444 30.719 31.171 383.028PARASITOLOGIA 111 91 98 39 47 43 48 31 12 36 69 28 653UROANÁLISE 574 714 592 576 663 536 591 448 422 557 657 549 6.879IMUNOLOGIA 545 507 607 550 757 581 488 511 361 488 533 498 6.426GASES/ELETR. 3.202 3.483 3.281 2.998 3.648 3.486 4.045 3.213 2.996 3.389 3.512 3.795 41.048HORMÔNIOS 250 208 369 326 285 297 300 154 134 252 268 209 3.052LÍQUIDO ORGÂNICO 255 295 245 278 273 338 390 266 235 324 270 296 3.465

MICROBIOLOGIA 5.323 5.913 5.224 4.832 5.535 5.065 6.318 4.176 4.593 5.980 5.800 5.224 63.983SUB-TOTAL 55.960 56.368 59.233 55.935 62.751 56.501 62.899 51.171 48.233 54.290 55.133 53.765 672.239

EXTERNOS JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL

HEMATOLOGIA 27.514 25.888 34.721 33.245 34.524 31.383 32.073 27.161 20.787 22.281 30.860 19.770 340.207BIOQUÍMICA 53.179 48.913 63.224 60.962 64.459 59.342 62.573 50.758 39.193 41.069 60.423 37.513 641.608PARASITOLOGIA 2.070 2.696 3.327 2.687 2.890 2.955 2.826 1.07 173 331 2.647 1.105 24.744UROANÁLISE 4.439 4.150 5.153 4.753 4.950 4.632 4.684 3.544 2.629 3.058 4.546 2.833 49.371IMUNOLOGIA 5.616 5.784 6.706 6.900 7.539 6.625 6.697 5.378 3.903 3.540 5.687 3.607 67.982GASES/ELETR. 2.318 1.860 2.568 2.301 2.463 2.497 2.683 2.606 2.140 2.473 2.387 2.065 28.361HORMÔNIOS 5.315 6.240 7.172 6.573 7.383 6.829 7.084 4.999 3.549 3.677 6.930 3.964 69.715LÍQUIDO ORGÂNICO 525 431 703 678 600 623 686 642 464 585 629 584 7.150

MICROBIOLOGIA 9.407 9.082 11.565 10.602 10.569 9.178 9.056 9.745 7.796 8.656 9.582 7.785 113.023SUB-TOTAL 110.383 105.044 135.139 128.701 135.377 124.064 128.362 105.870 80.634 85.670 123.691 79.226 1.342.161

TOTAL GERAL 166.343 161.412 194.372 184.636 198.128 180.565 191.261 157.041 128.867 139.960 178.824 132.991 2.014.400

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab04.htm [07/07/2010 16:17:28]

Pronto Socorro Atendimentos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

05 - Pronto Socorro Atendimentos

MÊS PS GERAL PS ORTOPEDIA TOTALJANEIRO 13.849 3.827 17.676FEVEREIRO 11.348 2.917 14.265MARÇO 13.754 3.756 17.510ABRIL 11.854 3.286 15.140MAIO 11.429 3.270 14.699JUNHO 10.301 2.934 13.235JULHO 10.909 3.052 13.961AGOSTO 11.173 3.199 14.372SETEMBRO 10.134 2.748 12.882OUTUBRO 10.879 2.893 13.772NOVEMBRO 11.144 3.311 14.455DEZEMBRO 10.913 2.808 13.721

TOTAL 137.687 38.001 175.688

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab05.htm [07/07/2010 16:17:28]

Serviço de Recepção Médica - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

06 - Serviço de Recepção Médica e Pronto Atendimento

MÊS S.R.M ADULTO S.R.M iNFANTIL TOTALJANEIRO 14.482 2.762 17.244FEVEREIRO 10.065 2.143 12.208MARÇO 14.089 3.110 17.199ABRIL 13.364 3.679 17.043MAIO 13.000 3.393 16.393JUNHO 12.140 3.098 15.238JULHO 13.639 3.376 17.015AGOSTO 13.033 3.023 16.056SETEMBRO 10.303 2.215 12.518OUTUBRO 10.766 2.377 13.143NOVEMBRO 11.545 2.460 14.005DEZEMBRO 9.491 1.835 11.326

TOTAL 145.917 33.471 179.388

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab06.htm [07/07/2010 16:17:29]

Departamento de Diagnóstico por Imagem - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

07 - Departamento de Diagnóstico por Imagem

MÊS TOMOGRAFIA RX ULTRA-SOM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

JANEIRO 1.119 18,097 2.006 241FEVEREIRO 824 17.095 1.961 450MARÇO 1.410 23.614 2.563 542ABRIL 1.224 22.31 2.161 473MAIO 1.202 26.069 2.341 464JUNHO 1.185 21.455 2.210 489JULHO 1.343 22.421 2.223 544AGOSTO 257 6.293 414 118SETEMBRO 910 17.361 743 365OUTUBRO 1.213 21.747 1.985 474NOVEMBRO 1.044 22.781 2.208 554DEZEMBRO 1.087 16.356 1.418 408

TOTAL 12.818 235.920 22.233 5.122

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab07.htm [07/07/2010 16:17:29]

Movimento do Centro Cirúrgico - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

08 - Movimento do Centro Cirúrgico

SETORES JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTALCIRURGIA UROLÓGIA - NEFROLÓGICA 65 77 91 90 75 48 124 65 88 3 83 39 848CIRURGIA CARDIOVASCULAR E LINFÁTICA 66 76 78 103 71 53 94 52 85 5 78 37 798CIRURGIADO APARELHO DIGESTIVO 134 136 133 129 117 94 155 108 118 15 126 63 1.328CIRURGIA GINECOLÓGICA 51 67 81 67 61 57 70 58 79 7 72 34 704CIRURGIA OBSTETRÍCIA 2 4 1 2 1 1 0 3 3 1 0 0 18CIRURGIA OFTALMOLÓGICA 121 106 111 142 107 97 153 116 116 3 142 76 1.290CIRURGIA OTORRINOLARINGOLÓGICA 92 33 76 126 101 33 118 64 107 52 117 70 989CIRURGIA PLÁSTICA 71 84 91 76 89 57 106 88 89 10 78 44 883CIRURGIA ORTOPÉDICA 94 89 96 114 115 76 141 93 126 18 110 42 1.114CIRURGIA NEUROLÓGICA 69 64 62 89 67 45 98 64 72 23 62 48 763CIRURGIA ENDOCRINOLÓGICA 9 5 3 6 7 1 28 5 3 2 6 6 81CIRURGIA DE TORÁXICA 33 28 28 44 34 17 53 31 33 4 43 25 373CIRURGIA ODONTOLÓGICA 0 0 0 2 0 0 1 0 2 0 0 0 5CIRURGIA PEDIÁTRICA 116 169 68 115 86 90 98 100 119 5 101 50 1.117ANESTESIOLÓGICA (DOR) 9 7 26 30 24 14 20 13 18 0 15 23 1990PSIQUIATRIA-PROCEDIMENTO TERÁPICO 0 0 17 14 12 7 22 11 5 2 5 9 104

TOTAL 932 945 962 1.149 967 690 1.281 871 1.063 150 1.038 566 10.614

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab08.htm [07/07/2010 16:17:30]

Movimento Geral - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

09 - Movimento Geral

NÚMERO DE LEITOS : 703

MÊS INTERNAÇOES ALTAS ÓBITOS

TOTAL DE

SAÍDOSPACIENTES

DIACOEFICIENTE MORTALID.

COEFICIENTE OCUPAÇÃO

MÉDIA DIÁRIA

OCUPAÇÃO

UNIDADE DE

RENOV.MÉDIA DE

PERMANÊNCIAJAN 2.342 1.993 139 2.132 14.708 6,52 67,49 474,45 3,03 6,90FEV 2.174 2.152 120 2.272 14.526 5,28 73,80 518,79 3,23 6,39MAR 2.626 2.382 137 2.519 17.116 5,44 78,54 552,13 3,58 6,79ABR 2.640 2.551 126 2.677 16.665 4,71 79,02 555,50 3,81 6,23MAI 2.798 2.567 152 2.719 17.637 5,59 80,93 568,94 3,87 6,49JUN 2.566 2.493 140 2633 16.401 5,32 77,77 546,70 3,75 6,23JUL 2.709 2.529 164 2.693 16,786 6,09 77,02 541,48 3,83 6,23AGO 2.702 2.634 139 2.773 16.454 5,01 75,50 530,77 3,94 5,93SET 2,354 2,216 119 2,335 14,288 5,10 67,75 476,27 3,32 6,12OUT 2.609 2.437 120 2.557 15.467 4,69 70,97 498,94 3,64 6,05NOV 2.493 2.350 142 2.492 15.834 5,70 75,08 527,8 3,54 6,35DEZ 2.038 2.142 133 2.275 14.329 5,85 65,75 462,23 3,24 6,30

TOTAL 30.051 28.446 1.631 30.077 190.211 5,42 74,13 521,13 3,57 6,32

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab09.htm [07/07/2010 16:17:30]

Moveimento do Centro Obstétrico - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

10 - Moveimento do Centro Obstétrico

Mês JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTAL

PARTO NORMAL 35 38 51 56 60 27 38 44 58 48 51 44 550

PARTO FÓRCEPS 0 1 2 2 3 2 4 0 1 4 0 0 19

PARTO CESÁRIA 48 40 60 49 49 25 32 60 60 56 49 51 579

TOTAL DE PARTOS 83 79 113 1007 112 54 74 104 119 108 100 95 1.148

PARTO GEMELAR 1 2 1 0 0 0 0 1 2 0 2 1 10

PARTO TRIGEMELAR 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2

PARTO QUADRIGEMELAR 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1

OUTROS PROC. OBST. 28 19 9 19 11 18 12 24 20 16 29 0 205

NASCIDOS VIVOS 87 80 116 106 111 54 72 107 117 107 101 96 1.154

NATIMORTO 0 1 0 1 1 0 2 0 4 1 1 0 11

ÓBITO BERÇÁRIO 2 3 4 2 4 6 5 5 5 4 3 4 47

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab10.htm [07/07/2010 16:17:31]

Movimento Geral do Pronto Socorro - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

11 - Movimento Geral do Pronto Socorro

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTALCLÍNICA 2.961 2.829 3.522 2.649 2.260 2.432 2.561 2.442 2.032 2.239 2.353 2.278 30.558CIRURGIA 2.295 2.164 2.213 1.753 1.563 1.568 1.655 1.541 1.362 1.458 1.442 1.530 20.544PEDIATRIA 1.109 991 1.519 1.630 1.396 1.172 1.434 1.325 1.247 1.400 1.404 1.482 16.109GINECOLOGIA 1.247 992 1.236 1.113 1.051 941 919 1.021 976 1.079 1.169 1.054 12.798NEUROLOGIA 579 508 559 373 345 301 310 295 309 273 283 339 4.474PSIQUIATRIA 462 10 20 23 278 268 264 257 170 169 203 176 2.300ORTOPEDIA 3.827 2.917 3.756 3.286 3.270 2.934 3.052 3.199 2.748 2.893 3.311 2.808 38.001OFTALMO 2.953 2.242 2.652 2.455 2.575 2.175 2.403 2.728 2.489 2.411 2.553 2.452 30.088OTORRINO 2.243 1.612 2.033 1.858 1.961 1.444 1.3363 1.568 1.549 1.850 1.737 1.602 20.816TOTAL GERAL 17.676 14.265 17.510 15.140 14.699 13.235 13.961 14.372 12.882 13.772 14.455 13.721 175.688

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab11.htm [07/07/2010 16:17:32]

Cirurgias e Procedimentos Terapêuticos - Relatório de Gestão 2001 - Departamento de Contabilidade e Finanças - Unifesp/EPM

Departamento de Contabilidade e Finanças Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Rua Botucatu, 740 - 5º andar - sala 514 - Tel.: (11) 5571-4356

Prestação de Contas Exercício 2001 Relatório de Gestão

12 - Cirurgias e Procedimentos Terapêuticos Pacientes Externos

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ TOTALOFTALMOLOGIA 75 82 131 108 112 104 99 96 73 102 99 39 1.120CIRURGIA PLÁSTICA 1 8 26 5 19 15 7 18 20 0 8 0 127CIRURGIA PEDIÁTRICA 30 36 51 36 39 41 42 36 28 41 34 19 433CIRURGIA DE MÃO 106 125 193 194 220 213 244 261 207 264 202 125 2.354CIRURGIA VASCULAR 4 7 6 6 10 6 2 2 0 2 0 0 45UROLOGIA 1 5 7 5 5 4 5 7 4 5 5 2 55ONCO INFANTIL 4 6 0 21 22 14 19 28 18 10 0 0 142ANESTESIA 0 1 1 3 0 0 1 11 1 3 0 19 40IMUNO BIOLOGIA ESPECIAL 6 4 0 6 3 7 11 10 6 14 6 4 77CASA DA MAMA 8 23 17 12 17 11 13 11 13 18 2 6 151OTORRINO 11 12 9 17 19 11 26 25 14 35 18 18 215DIÁLISE 0 0 0 0 0 29 0 0 0 0 0 0 29DEFIC. IMUNOLÓLICA 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2OBSTETRICIA 4 4 0 2 5 0 4 7 1 5 2 0 34HEMODIALISE 18 16 11 9 0 19 14 17 34 29 18 10 195

TOTAL GERAL 268 329 453 425 471 474 487 529 419 528 394 242 5.019

Voltar página

Contato: [email protected] Última atualização:

file:///T|/unifesp/reitoria/dcontab/contas/2001/gestao/tab12.htm [07/07/2010 16:17:32]