deco in

20
1 | Dezembro 2012 | 2.50€ ARQUITETOS COM ATITUDE PSICOLOGIA DAS CORES OS QUARTOS IDEAIS Interiores Aquitectura Design QUARTOS DE TRABALHO

Upload: tatiana-inacio

Post on 31-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista de Decoração de Interiores

TRANSCRIPT

Page 1: Deco In

1

| De

zemb

ro 2

012

|2.50€

ARQUITETOS COM ATITUDE

PSICOLOGIA DAS CORES

OS QUARTOS IDEAIS

Interiores Aquitectura Design

QUARTOS DE TRABALHO

Page 2: Deco In

2

O Mundo em CASA.

Dormir 8Ideias para criar um lugar onde seja tão bom dormir, como estar acordado.

Psicologia das cores 14

Torafu Archichets 6

São diversas as sugestões dos especialistas para a cria-ção de um ambiente descontraído e tranquilo .Aqui ficam algumas para a sua casa.

Trabalho 18Trabalhar no computador, trabalhar em casa ou trabalhar no seu passatempo? Damos-lhe algumas ideias para que tudo resulte na sua casa.

Índice

Page 3: Deco In

3

Page 4: Deco In

4 Editorial

Ficha Técnica | Colaboradores

MoradaUrbanização Silgarmar Lote 1008300-051 SilvesAlgarve

EditorTatiana Gregório

Director Tatiana Gregório

RedaçãoAlexandra NovoTatiana Gregório

PaginaçãoTatiana Gregório

Impresso

Publicidade

IKEAGANMinotti

Editora

Tatiana Gregório nasceu em Portimão, Algarve. Ingressou no secundá-rio pela área de Huma-nidades. Posteriormen-te, candidatando-se á universidade entrando na sua primeira opção, Educação e Comunicação Multimédia no Institu-to Poltécnico de Beja, na Escola Superior de Educação. Actualmente está no 2º ano do cur-so e está a gostar bas-tante embora haja uma enorme diversidade de áreas para ingressar no Mundo do Trabalho.

Manifestação de individualismo numa embalagem carismática, ESTI-LO é memória e ideologia traduzidos numa marca temperamental, instintiva e única. Sob o tema ESTILO, esta edição é mais uma afirmação de autenticidade expres-sa nos contéudos que vamos recolhendo e seleccionando nos quatro cantos do mundo.Pretende não ser apenas mais uma revista de decoração dedicada ao universo do Design,mas sim uma referência para todos aqueles que quiserem estar informadossobre a mais recentes novidades.Dar nova vida à sua casa pode ser acrescentar algo de novo, ou simplesmen-te renovar uma antiga peça favorita. DecoIn é uma versão melhorada da antiga DecoraçãoInto.Queremos dar-lhe mais do que nunca. Por isso, as ideias neste Catálogo não se limitam às 24 páginas que tem nas mãos.Estes conteúdos incluem imagens inspiradoras e dicas para viver mais feliz em casa.Muitas vezes, são as mudanças mais subtis que fazem a maior diferença. Em vez de reno-var a casa com grandes mudanças, já pensou nos têxteis? Cortinados, roupa de cama, tapetes,almofadas e mantas fazem uma diferença maior do que possa pensar. Além disso, consti-tuem uma parte vital para o bem estar no seu dia a dia. Uma forma fácil, rápida e acessível de expora sua criatividade e dar um ar aconchegante e acolhedor à sua casa. É só imaginar e fazer. Pela sua felicidade.E assim levantamos o véu sobre a última edição 2012.

Page 5: Deco In

5

Page 6: Deco In

6 Arquiteto com atitude

Fundado em 2004 por Koichi Suzuno e Shinya Kamu-ro, o gabinete Torafu desenvolve projectos que tÊm po base o pensamento arquitectónico e que contem-plam áreas tão diversas como a arquitectura, planea-mento urbano, design de interiores para diversas lo-jas, organização de cenários para exposições, design de produto, instalações e produção cinematográfica.O display de parede “Template” desenvolvido para o hotel CLASKA em Tóquio, os interiores da loja Nike 1love, o ‘Bo-olean’, uma estrutura concebida para o interior do café da Universidade de Tóquio, a singular ‘HouseinKohoku’, ‘Air vase’, uma taça feita de um molde de papel transformável ou ‘Light Loom’, uma instalação imersiva realizada para a Canon Milano Salone 2011 reconhecida com o Grande Prémio Elite Design Award compõem o portfólio de Koi-chi e Shinya, dois artífices num mundo interdisciplinar.

Assumindo-se como um gabinete orientado para um vasto leque de intervenções, a base do seu trabalho tem como ponto de partida o desenvolvimento de modelos e maque-tas, e o seu consequente estudo. Cada projecto é analisado de acordo com o lugar, a envolvente e o feedback do clien-te como fase inicial de um processo que visa a busca de soluções. Em vez de realçar a importância da metodologia universal, a dupla de criativos transforma cada solução fa-zendo-a evoluir para conceitos de design. Quer seja uma mesa, uma cadeira ou um edifício, a atitude permanece inalterável e surpreendentemente simples, sugerindo o re-torno à ideia base que traduz o ato de criar coisas. A inspira-ção nasce de uma viagem ao quotidiano acompanhada por uma luz refrescante, redescobrindo novas perspectivas e

atribuindo um outro valor e dimensão aos lugares comuns.

Torafu ArchitectsOs fazedores de coisas

Page 7: Deco In

7

Page 8: Deco In

8

Nada melhor que ter uma noite descansada.

DormirDormir | Quartos

Page 9: Deco In

9

Quando dorme, o corpo e a mente recu-peram. Uma boa noite de sono contribuipara uma saúde de ferro. Mas, o que é uma noite bem dormida? Para começar,a cama tem de ser confortável. E o am-biente onde adormece e acorda tambémtem de ser o adequado. Um lu-gar para os livros. Um candeeiro que crieambiente. Algodão suave sobre a pele. Acreditamos que o quarto deve ser olugar mais confortável da casa. Um con-forto que permita ter a família toda nacama na hora de contar uma histó-ria, aconchegar-se com quem mais ama ou,

simplesmente, acordar revigorado.

Uma boa noite de sono é algo tão pessoal quenem o amor pode mudar. Escolha o colchãoadequado a cada um. De seguida, escolha a capade edredão e a fronha que o deixem confortável.E porque não continuar e escolher capas deedredão no seu estilo pessoal? Tudo é possível.

Page 10: Deco In

10 A importância das cores em interiores e sua influ-ência em nossas vidas tor-nam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.A cor é um dos principais fatores determinantes da forma como nos relaciona-mos com nosso ambiente e o que ele nos transmite. É no quarto que podemos estar com o que nos é mais íntimo,onde buscamos o descanso e onde podemos imprimir nos objetos e na decoração, os traços de personalidade com mais liberdade. Portanto, vale ob-servar também a influên-cia da cor neste ambiente.Quarto de dormir: esse é um local de conforto e tranqüilidade. As cores de-vem ser suaves e sutis, em vez das contrastantes e nítidas. As cores pesa-das devem ser evitadas.Quarto das crianças: para as crianças até 13 anos, é recomendável cores da fai-xa do vermelho, laranja e amarelo, com a finalidade de criar um ambiente cla-ro e luminoso. Acima des-

Page 11: Deco In

11sa idade, as tonalidades mais claras do verde e do azul são geralmente pre-feríveis. Cores escuras de-vem ser evitadas. Preste atenção na iluminação, a fim de atenuar o esforço visual durante a leitura.Quarto do casal: quando um quarto de dormir for com-partilhado por um casal, veja se você pode encontrar

um projeto de cores que se adapte a ambos. Evite cores vívidas ou escuras, a menos que o objetivo seja criar um ambiente vibran-te ou muito forte. Procure dar preferência às tonalida-des sutis ou suaves, como: rosa, pêssego, limão claro ou lilás e rosa, que são co-res quentes e relaxantes.

Page 12: Deco In

12

Page 13: Deco In

13

Page 14: Deco In

14

Psicologia das CoresA cor é o principal instrumento utilizado pelo Feng Shui na busca de equilíbrio e harmonia em um am-biente. Cada cor é relacionada a um dos cinco elemen-tos do Feng Shui (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal) e proporciona sentimentos e emoções diferentes.É importante compreender as características de cada cor para aplicá-la corretamente. Além disso, as cores podem ter tanto significados positivos quanto negativos, dependendo de sua intensidade, local e forma de aplicação no ambiente.

Vermelho: é relacionado ao elemento fogo, ao verão. É a cor do sangue e por isso também está relacionado à vida e à força e energia vital máxima. Esta é uma cor Yang e por isso, o ideal é que seja utilizada em ambientes que tenham como objectivo a interação entre pessoas como a sala de estar, a sala de TV, ou mesmo a sala de jantar.Não é recomendado o uso de vermelho na casa de banho. Além deste ser um lo-cal Yin por natureza, é ligado ao elemento água; Na cozinha: este ambiente já é muito Yang, a colo-cação da cor vermelha pode causar desequilíbrios; Nos quartos: o objetivo deste local é promover tranquili-dade e repouso, por isso o ideal é o uso de cores suaves.

Amarelo: Apesar do amarelo estar relacionado ao ele-mento terra, também é uma cor Yang. O amarelo re-presenta a luz do Sol e o brilho do ouro. O uso desta cor melhora a concentração e a facilidade de comunicação.A cor amarela, assim como a vermelha, deve ser utilizada em ambientes Yang como a sala de TV. Também é necessá-rio evitar o uso em WC e quartos. Já na cozinha o amarelo pode ser utilizado em detalhes ou em uma das paredes.Laranja: A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das carac-terísticas dos dois elementos. Também é uma cor Yang e segue as recomendações feitas para o uso da cor amarela.A diferença é que o laranja, com o devido cuidado, pode ser aplicado nos quartos, principalmente de adultos e de preferência na parede atrás da cama.Azul: A cor azul está relacionada ao elemento água e remete para a natureza, seja no céu ou no mar. O azul, quando usado de forma regrada, proporciona tranquilidade, porém, usado em demasia pode favorecer a introspecção e isolamento.Deve usar-se o azul em ambientes que visem descan-so e tranquilidade, como quartos e sala de meditação.De forma geral, não é recomendado o uso de azul em:

Salas de estar, de TV e de jantar. A cor azul é Yin e não propicia ou facilita a comu-nicação e a interação entre pessoas, por isso não é reco-mendado o seu uso em am-biente Yang, como os citados; Cozinha: este ambiente é Yang e relacionado ao elemen-to fogo, assim o uso de azul pode significar a redução do “fogo”, ou seja, a diminuição da energia vital do ambiente, da casa e de seus moradores

Preto: A cor preta relaciona-se ao elemento água e é o símbolo do máximo Yin. Por isso mesmo, seu uso em

Page 15: Deco In

15

paredes não é recomendado para ambientes internosVerde: O verde é ligado ao elemento madeira e à primavera. Representam o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. A cor verde pode ser utilizada com bastante liberda-de em todos os ambientes da casa, independente de sua função. Neste caso, deve-se apenas tomar cuidado para colocar tons suaves de verde nos ambientes como quarto

e cozinha, podendo nas salas utilizar tons mais brilhantes.É relacionada ao elemento metal e nos remete a pureza, lim-peza, e abertura para novas possibilidades e oportunidades, assim como uma tela em branco que espera ser pintada.Branco: A cor branca pode ser utilizada com total liber-dade em toda a casa, tanto externamente como nos am-bientes internos. Essa é a cor escolhida pela maioria

Page 16: Deco In

16

Page 17: Deco In

17

das pessoas tanto para ambientes residenciais como profissionais.O único detalhe que deve ser observa-do é a procura pela utilização da cor branca sem brilho em ambientes Yin (quarto, banheiro, etc.) e com brilho em ambientes Yang (sala TV, cozinha...)

Page 18: Deco In

18

Trabalhar no computador, trabalhar em casa ou trabalhar no seu passatempo

Trabalho

Trabalho

Uma estante que é comoum livro aberto.

Page 19: Deco In

19

Para nós, a organização faz-nos sen-tir bem. Saber onde ontem deixou aschaves ou onde estão guardados os do-cumentos importantes. Imagine não terde se preocupar tanto com estes porme-nores. Bem organizada, a sua casa vaicomeçar a trabalhar para si e não o con-trário. Além disso, como mais-valia,a organização também torna a sua casa mais bonita. Por exemplo, as suas

preciosidades ganham uma nova vida num armário com portas de vidro.E aqueles objetos menos atraentes po-dem ocultar-se por trás de portas emmadeira maciça. A isto chamamos bons princípios de organização.

Page 20: Deco In

20