de ti - reginaldo brito de ti.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de...

7
nov-18 1 de TI Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tablets, netbooks, iPhones e Androids que são usados nas empresas por funcionários e que tendem* a aumenta a produtividade. A CONSUMERIZAÇÃO de TI é o uso de equipamentos pessoais (ablets, netbooks, iPhones e Androids, além de serviços e aplicativos de fornecedores independentes, de fora do âmbito da empresa, para a gestão, processamento e armazenagem de dados na nuvem. Segundo o Gartner (empresa de consultoria nos EUA), a “consumerização da TI” será a tendência mais importante a afetar a TI nos próximos dez anos. Isso inclui o gerenciamento de dispositivos móveis, gerenciamento de aplicativos, proteção de dados, segurança de TI e muito mais Fonte: http://www.trendmicro.com.br/br/grandes-empresas/ desafios/ti-consumerizacao/. 2013. Acesso em: 3 fev. 2013 http://www.gartner.com/technology/home.jsp SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO É um estágio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de seus membros (cidadãos, empresas e administração pública) de OBTER e COMPARTILHAR qualquer informação e da maneira mais adequada. Sociedade caçar e coletar Sociedade agrícola Sociedade industrial Sociedade em rede...

Upload: others

Post on 03-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

1

de TI

Consumerização é o termo dado para o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tablets, netbooks, iPhones e Androids que são usados nas empresas por funcionários e que tendem* a aumenta a produtividade.

A CONSUMERIZAÇÃO de TI é o uso de equipamentos pessoais (ablets, netbooks, iPhones e Androids, além de serviços e aplicativos de fornecedores independentes, de fora do âmbito da empresa, para a gestão, processamento e armazenagem de dados na nuvem.

Segundo o Gartner (empresa de consultoria nos EUA), a “consumerização da TI” será a tendência mais importante a afetar a TI nos próximos dez anos. Isso inclui o gerenciamento de dispositivos móveis, gerenciamento de aplicativos, proteção de dados, segurança de TI e muito mais

Fonte: http://www.trendmicro.com.br/br/grandes-empresas/ desafios/ti-consumerizacao/. 2013. Acesso em: 3 fev. 2013

http://www.gartner.com/technology/home.jsp

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO É um estágio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de seus membros (cidadãos, empresas e administração pública) de OBTER e COMPARTILHAR qualquer informação e da maneira mais adequada.

Sociedade caçar e coletar

Sociedade agrícola

Sociedade industrial

Sociedade em rede...

Page 2: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

2

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para manipulação de informações e conhecimento, baseando-se em hardware, software, teleco-municações e gestão de informações.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO: é o conjunto de procedimentos organizados que, quando execu-tados, proveem informação para suportar a tomada de decisão e o controle numa organização.

É um conjunto organi-zado de pessoas, hardware, software, redes de comunica-ções e recursos de dados que coleta, transforma e disse-mina informações em uma organização.

A INTERNET é uma gigantesca rede de redes. Ela conecta milhões de computadores globalmente que se comunicam por meio de uma variedade de linguagens conhecidas como protocolos.

Porque a informação é importante para um negócio?

Porque a informação é importante para um negócio?

INTUIÇÃO (feeling)

INFORMAÇÃO (análise de cenário)

E a relação dessa informação com a tecnologia, como fica? ?

Uma novidade que pode mudar a direção do que entendemos sobre SISTEMA DE INFORMAÇÃO...

O amadurecimento do software como serviço e as novidades da Internet na Web 2.0, provocam um impacto “amargo” na informática corporativa.

Page 3: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

3

Shadow IT, também conhecido por TI INVISÍVEL ou seja, são tecnologias e serviços adquiridos pelos usuários das áreas de negócio, à margem da TI.

BYOD, BYOA

e BYOC

BYOD (Bring Your Own Device): Traga o seu próprio dispositivo. Essa é a nova tendência do mercado de trabalho. 1. A empresa tem o direito de controle sobre

o aparelho se ficar estabelecido que haverá acesso aos dados internos.

Três formas de incorporar o BYOD à cultura da empresa:

2. O funcionário pode utilizar seu dispositivo pessoal caso sintam-se mais confortável (e seja tão ou mais produtivos do que com o da empresa).

Três formas de incorporar o BYOD à cultura da empresa:

3. A transferência legal do dispositivo para o funcionário.

Três formas de incorporar o BYOD à cultura da empresa:

DA EMPRESA

DO FUNCIONÁRIO

Page 4: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

4

BYOA (Bring Your Own App): Traga seu próprio aplicativo. Dentro do ambiente do trabalho funcionários usam cada vez mais, aplicativos customizados para realizar tarefas da própria empresa.

*

*

Os usuários de TI deixaram de ser ignorantes sobre tecnologia e estão usando cada vez mais dispositivos móveis, serviços de cloud computing, redes sociais e outras ferramentas de software.

As lojas publicas de aplicativos, como Apple Store ou Google Play, já no início de 2013 somavam cerca de 1,5 milhão de títulos de apps que os usuários já se acostumaram a usar. Algumas estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads.

BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente de dispositivos, as pessoas passam a ter seu próprio acesso à internet através de contas de telefonia móvel.

Em três anos, o acesso à internet pelo celular cresce cinco vezes, são 400% de aumento.

Revista digital do Ministério das Comunicações 28 mar. 2014

Cresce uso da Internet móvel no Brasil | 2:41 min.

Fonte: http://www.conexaominicom.mc.gov.br/video/1683-em-tres-anos-acesso-a-internet-pelo-celular-cresce-cinco-vezes - 28 mar. 2014. Acesso em 18 jan. 2014.

Mas afinal de contas, quem manda nesse negócio, o usuário ou o “pessoal” da TI?

?

Histórico de poder e acesso ao sistema: momentos bem diferentes... 4

Page 5: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

5

Um grande conflito! HISTÓRICO DE PODER E ACESSO AO SISTEMA:

1. Cartões perfurados. Eram utilizados por especialistas em computadores e programas únicos. Domínio pleno dos especialistas.

Um grande conflito! HISTÓRICO DE PODER E ACESSO AO SISTEMA:

Até os anos 50, os equipamentos utilizaram os cartões perfurados para armazenar dados (não existia o HD).

Na década de 60, surgiram as fitas magnéticas: um rolo de fita poderia guardar informa-ções equivalentes a dez mil cartões perfurados. (backup...)

Um grande conflito! HISTÓRICO DE PODER E ACESSO AO SISTEMA:

A IBM desenvolveu em 1956 os primeiros discos rígidos com 5MB de espaço. Ele fazia parte do IBM 350 RAMAC. A tecnologia, na época, era cara e os discos muito grandes.

60 cm

Um grande conflito! HISTÓRICO DE PODER E ACESSO AO SISTEMA:

2. Terminais ligados ao servidor central que era regido pelos “especialistas” do CPD e tudo era controlado: aceso a dados, tipos de operações, software, horários, nível de acesso etc.

Um grande conflito! HISTÓRICO DE PODER E ACESSO AO SISTEMA:

3. A computação pessoal permitiu ao usuário ter sua interface própria (customizada), com acesso ao Sistema, aplicativos e internet. Tudo com controle e níveis de acesso. Mas já houve um grande “avanço”.

Um grande conflito! HISTÓRICO DE PODER E ACESSO AO SISTEMA:

4. A partir daí surge a Shadow IT (sombra ou margem da TI) onde os usuários ganham cada vez mais autonomia tanto nos dispositivos computacionais quanto ao acesso à internet e outros sistemas.

Page 6: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

6

Um grande conflito!

De um lado a área de TI (departamento) que detém (detinha) o controle de uso e acesso a conteúdo da e na rede.

Um (novo) usuário que de posse de acesso “livre” à rede começa a deter em suas mão o controle das ações na rede.

Mas o que acontece é que “TUDO” está indo para as “nuvens”. Para acessar basta conectar...

“Na nuvem os dados seguirão os usuários, e não o contrário”.

Rishi Chandra (gerente sênior de produtos do Google)

LEMBRA? “... Estamos nos tornando um ‘nó’ comunicacional. Todos CNECTADOS”

A Microsoft inaugurou em 2012, em Chicago, um data center de 45.000 metros quadrados estimado em 500 milhões de dólares e que já contava com 400.000 servidores.

Terminais (computador) “burros” ligados ao datacenter da Symantec.

Balcão de Check in da Azul Terminal de acesso da Azul

ALGUMAS VANTAGENS DO SI NAS NUVENS:

- Terminais com menor poder de complexidade (mais simples) e custo menos de aquisição / implantação.

- Redução da despesa e complexidade de manutenção.

- Terminais não necessitam de atualização de software.

- “Impossibilidade” de infecção por vírus.

Tomando como base a experiência da Azul

Page 7: de TI - Reginaldo Brito de TI.pdf · estimativas apontam que em 2016 houve cerca de 300 bilhões de downloads. BYOC (Bring Your Own Cloud): Traga sua própria Nuvem. Como uso crescente

nov-18

7

Alguns dos CONCEITOS ligados a sistemas de informação com suporte de computadores:

Alguns dos CONCEITOS ligados a sistemas de informação com suporte de computadores:

E-Business (negócio eletrônico): apropriação da instrumentalidade do ambiente eletrônico para pensar e agir estrategicamente um negócio.

Alguns dos CONCEITOS ligados a sistemas de informação com suporte de computadores:

E-Commerce (comércio eletrônico): é efetivamente o ato de compra e venda pela internet

E-Commerce – comercial Bom negocio.com| 0:41 seg.

BI - Business Intelligence (Inteligência de Negócios ): é a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa.

SIST. DE INF. INTERNO

DADOS DE CONTROLE DE QUALIDADE

PESQUISA COM CLIENTE

Alguns dos CONCEITOS ligados a sistemas de informação com suporte de computadores:

Portanto a CONSUMERIZAÇÃO DA TI, aqui representada pelo BYOD, BYOA e BYOC, está se consolidando como referência de uso dos sistemas de informação nas empresas pelos usuários.

Alguma pergunta?