de ntro de casa - portal da habitação · “o social, o espacial e o político na pobreza e na...

4
“Entre Nós” é uma newsletter de informação interna e suporte online, que se destina a partilhar conhecimentos sobre decisões e actividades do Instituto, que sejam de interesse daqueles que nele trabalham. Nº 181 23/ Dezembro / 2011 Edição em quatro páginas DENTRO DE CASA Cerimónia de entrega dos Prémio IHRU 2011 Teve lugar na passada terça-feira, dia 20, a cerimónia de entrega dos Prémio IHRU 2011, na Escola Secundária de Pedro Nunes, em Lisboa, cerimónia esta que foi presidida pela Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Doutora Assunção Cristas. O Júri deliberou atribuir os seguintes Prémios e Menções Honrosas: TRABALHOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA TESE DE DOUTORAMENTO Prémio “Casa e Mudança Social uma leitura das transformações da sociedade portuguesa a partir da casa” Autor: Dra. Sandra Marques Pereira Menção Honrosa ”Planning for public realm conservation the case of Portugal’s World Heritage Cities” Autor: Arquitecta Elisabete Maria Pires Cidre Menção Honrosa “O social, o espacial e o político na pobreza e na exclusão – avaliação de iniciativas de regeneração de áreas urbanas “em risco” na cidade do Porto” Autor:Drª Sónia Cristina Nunes Alves TESE DE MESTRADO Prémio “Comportamento ao fogo de vigas de Betão Armado reforçadas à flexão com laminados de fibras de carbono – desenvolvimento de sistemas de protecção ao fogo” Autor: Engenheiro João Pedro Lage da Costa Firmo Menção Honrosa “O endividamento, relativo à habitação, das famílias residentes num Bairro Social, em Lisboa ” Autor: Dra. Arminda Marlene Braga Almeida Monteiro VARIANTE CONSTRUÇÃO PROMOÇÃO MUNICIPAL E REGIONAL Prémio 30 fogos na Urbanização das Bétulas em Vila Nova de Famalicão Promotor: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão VARIANTE REABILITAÇÃO REABILITAÇÃO ISOLADA DE IMOVÉIS Prémio Escola Secundária de Pedro Nunes – Lisboa Promotor: Parque Escolar E.P.E. Menção Honrosa Casas para 2 irmãs na Rua Sá da Bandeira, nº 220 e 222 – Porto Promotor: Joana Carvalho dos Santos e Marta Joana Santos Menção Honrosa Edifício da Rua Miragaia, 13-14 – Porto Promotor: Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, S.A. REABILITAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO Prémio Revitalização do Parque da Ponte em Braga Promotor: Município de Braga REABILITAÇÃO INTEGRADA DE CONJUNTOS URBANOS Menção Honrosa Bairro do Lordelo do Ouro no Porto Promotor: DomusSocial – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, E.E.M. Na ocasião foi distribuído o catálogo dos prémios, edição deste ano.

Upload: phunganh

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“Entre Nós” é uma newsletter de informação interna e

suporte online, que se destina a partilhar conhecimentos

sobre decisões e actividades do Instituto, que sejam de

interesse daqueles que nele trabalham.

Nº 181 23/ Dezembro / 2011

Edição em quatro páginas

DENTRO DE CASA Cerimónia de entrega dos Prémio IHRU 2011

Teve lugar na passada terça-feira, dia 20, a cerimónia de entrega dos Prémio IHRU 2011, na Escola Secundária de Pedro Nunes, em Lisboa, cerimónia esta que foi presidida pela Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Doutora Assunção Cristas.

O Júri deliberou atribuir os seguintes Prémios e Menções Honrosas: TRABALHOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA TESE DE DOUTORAMENTO Prémio “Casa e Mudança Social – uma leitura das transformações da sociedade portuguesa a partir da casa” Autor: Dra. Sandra Marques Pereira Menção Honrosa ”Planning for public realm conservation the case of Portugal’s World Heritage Cities” Autor: Arquitecta Elisabete Maria Pires Cidre Menção Honrosa “O social, o espacial e o político na pobreza e na exclusão – avaliação de iniciativas de regeneração de áreas urbanas “em risco” na cidade do Porto” Autor:Drª Sónia Cristina Nunes Alves

TESE DE MESTRADO Prémio “Comportamento ao fogo de vigas de Betão Armado reforçadas à flexão com laminados de fibras de carbono – desenvolvimento de sistemas de protecção ao fogo” Autor: Engenheiro João Pedro Lage da Costa Firmo Menção Honrosa “O endividamento, relativo à habitação, das famílias residentes num Bairro Social, em Lisboa ” Autor: Dra. Arminda Marlene Braga Almeida Monteiro VARIANTE CONSTRUÇÃO PROMOÇÃO MUNICIPAL E REGIONAL Prémio 30 fogos na Urbanização das Bétulas em Vila Nova de Famalicão Promotor: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão VARIANTE REABILITAÇÃO REABILITAÇÃO ISOLADA DE IMOVÉIS Prémio Escola Secundária de Pedro Nunes – Lisboa Promotor: Parque Escolar E.P.E. Menção Honrosa Casas para 2 irmãs na Rua Sá da Bandeira, nº 220 e 222 – Porto Promotor: Joana Carvalho dos Santos e Marta Joana Santos Menção Honrosa Edifício da Rua Miragaia, 13-14 – Porto Promotor: Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense, S.A. REABILITAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO Prémio Revitalização do Parque da Ponte em Braga Promotor: Município de Braga REABILITAÇÃO INTEGRADA DE CONJUNTOS URBANOS Menção Honrosa Bairro do Lordelo do Ouro no Porto Promotor: DomusSocial – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, E.E.M. Na ocasião foi distribuído o catálogo dos prémios, edição deste ano.

Festa de Natal 2011

No Sábado dia 17 de Dezembro decorreu em ambiente de alegria, uma festa natalícia dirigida aos filhos dos funcionários.

Este ano a organização da festa esteve a cargo de um grupo de “carolas”, que contou com o apoio dos participantes para o “catering” e dos colegas que adquiriram as rifas dos Cabazes de Natal para custear a animação.

A opção da festa decorrer fundamentalmente no foyer da sede do IHRU, revelou-se muito apropriada ao facilitar a circulação e intercomunicação entre os diferentes espaços e actividades, chamando a um convívio descontraído e salutar entre todos os escalões etários, entre brincadeiras e degustações, entre risos e jogos, confidências e preferências, entre a excitação e as pausas, enfim, propiciando um tempo de encontro e de festa.

A caça ao tesouro, os jogos, as pinturas faciais, o lanche e principalmente o insuflável, pôs todos alegres e bem dispostos.

No Auditório, onde a par da representação do Presépio, a Árvore de Natal estava personalizada, exibindo as carinhas lindas dos nossos meninos, as actividades iniciaram-se com algumas músicas de Natal cantadas por saudosistas do ex grupo coral deste Instituto, seguindo-se o sorteio das rifas do Cabaz do Vinhos e culminaram com a entrada do Pai Natal para distribuição das prendas a todos os meninos.

Aqui fica um agradecimento a todos os que se disponibilizaram a comprar as rifas dos Cabazes de Natal que permitiram a viabilidade económica da Festa. E, já agora, parabéns aos felizes contemplados:

O Cabaz do Vinho – Maria Margarida Colaço (Lisboa)

O Cabaz do Bacalhau - Damião Costa Andrade (Porto)

A SABER GLOCAL 2011, conferência anual sobre Agenda 21 e Sustentabilidade Local , 29 e 30 de Novembro de 2011, Cascais. Nesta Conferência, com o mote Pensar Global, Agir Local,

a GLOCAL 2011 pretendeu dar-se a conhecer e debater os princípios, modelos e realidades da sustentabilidade local, com especial destaque para as ferramentas específicas para a acção e as redes colaborativas de carácter internacional.

Na conferência que teve uma grande número de participantes, foram debatidos em sessões plenárias e paralelas, variados temas, nomeadamente: o planeamento sustentável e a democracia participativa, a apropriação do espaço público pelos cidadãos, as cidades culturalmente inclusivas, estilos de vida sustentáveis, a economia verde, biodiversidade e engenharia natural, o empreendedorismo e desenvolvimento local, hortas comunitárias e espaços verdes urbanos, energia e mobilidade, construção sustentável…

Uma especial referência ao painel sobre a Conferência Rio+20 (vai realizar-se de 20 a 22 de Junho 2012) que assinala os 20 anos da Agenda 21 e em que os temas da Economia verde e do quadro institucional para o Desenvolvimento Sustentável vão ser os temas em destaque.

Da “radiografia” efectuada à Agendas locais em Portugal, de referir três destaques finais: (i) diminuição do âmbito territorial, tendo–se iniciado a nível do município e estando agora a nível de freguesia e até de bairro; (ii) 70% das agendas têm financiamento dos promotores, sem financiamento externo; (iii) necessidade de uma maior aposta na divulgação do que está a ser realizado.

IMPRENSA/MEDIA Souto de Moura Mais dois momentos relevantes no ano excepcional vivido por Souto Moura e pela arquitectura portuguesa. A Universidade de Aveiro atribuiu o doutoramento honoris causa a Siza Vieira, Souto de Moura e Alcino Soutinho. E o Pritzker deste ano foi eleito, pela Associação Estrangeira em Portugal, a Personalidade do Ano 2011. In Jornal Público de 16 de dezembro

Reabilitação urbana em Portugal está devoluta Volume de investimento está em queda livre e o número de empreitadas caiu para metade, desde 2001. Nova lei do arrendamento e incentivos fiscais podem ajudar a criar 150 mil empregos nos próximos anos. A posição é unânime: é urgente dinamizar o mercado da reabilitação urbana, defendem os agentes económicos contactados pelo SOL, alarmados com a situação actual. Apesar de as necessidades do sector estarem estimadas em cerca de 28 mil milhões de euros, segundo dados da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI), a aposta neste sector está em queda livre. Mas o sector tem potencial para subir o número de trabalhadores de 140 mil para 290 mil. O investimento efectuado em 2009 “ficou entre os mil e 1,2 mi milhões de euros”, refere o presidente da

CPCI, Reis Campos. Em 2011, o montante deve situar-se “entre 800 e 1,05 mil milhões de euros e, para 2012, se nenhuma medida política for tomada, espera-se que este mercado registe um volume entre os 730 e 950 milhões”, acrescenta o responsável. In Jornal SOL de 16 de Dezembro

As ecocasas portuguesas Em Portugal, também há falta de informação ou imaginação para reduzir a pegada ecológica. De momento, ajuda chega principalmente pelas mãos de organizações não governamentais, autarquias, agências regionais que trabalham na área da energia ou ainda de empresas gestoras de resíduos. “Sem qualquer custo para as pessoas, equipadas da Quercus foram a casa das famílias analisar os consumos e propor medidas de poupança de energia eléctrica. Propusemos várias alterações de comportamentos”, como a instalação de redutores de caudal nas torneiras para poupar água, a substituição do contador simples por um bi-horário, a troca de equipamentos por outros que consomem ou ainda a eliminação dos consumos em stand-by. “Parte do nosso trabalho passou por mostrar quanto é que as famílias podiam, de facto, poupar”. Para tentar colmatar as falhas, a Quercus lançou em Janeiro de 2004 o projecto Ecocasa onde, através de um site, dá dicas nas áreas da energia. Água, construção sustentável e mobilidade – propondo os electrodomésticos mais eficientes, os automóveis alternativos e formas de aproveitar a agua da chuva, por exemplo. In Revista Pública de 18 de Dezembro

OUVIU FALAR Palácio da Cidadela de Cascais Acaba de abrir ao público o Palácio Cidadela de Cascais, um edifício que esteve décadas ao abandono e cujas obras de recuperação agora terminaram. Para assinalar a abertura do Palácio, está patente a exposição “Jogo da Glória – O Século XX Malvisto pelo Desenho de Humor”, que reúne mais de 5000 publicações e pranchas humorísticas publicadas desde finais do século XIX. Fazem parte desta exposição desenhos de Rafael Bordalo Pinheiro, Amadeu de Souza-Cardoso, Almeida Negreiros entre outros. A visita ao palácio custa 5€ e se só visitar a exposição que está patente até 26 de Fevereiro, 2,5€. Villa Galo-Romana de Séviac O primeiro prémio do Concurso Internacional por Pré-selecção para o Projecto de Protecção e Musealização da Villa Galo-Romana de Séviac, em Montréal du Gers, França, foi atribuído ao arquitecto João Luís Carrilho da Graça.

O concurso, promovido pelo S.I.V.U. Elusa-Séviac oferece a oportunidade de criar um sistema de protecção das ruínas da villa, onde os elementos mais importantes são os pavimentos em mosaico. A villa galo-romana de Séviac, localizada na região Midi-Pyrénées em Montreal du Gers, foi inicialmente descoberta no século XIX e é monumento classificado desde 1978. As escavações realizadas nas ultimas quatro décadas colocaram a descoberto uma estrutura de villa romana que teve o seu maior desenvolvimento no baixo império romano nos séculos III e IV d.c. Roald Amundsen, O Primeiro Homem do Mundo no Pólo Sul Esta exposição pode ser vista no Museu da Farmácia, até 15 de Fevereiro e mostra as peripécias da viagem de Roald Amundsen ao Polo Sul. São apresentadas fotografias, trechos de diários escritos pela tripulação e ainda uma curta-metragem. A entrada é livre. Presépios do Mundo De entrada gratuita, uma mostra de 25 representações do nascimento de Jesus em exposição na Academia das Ciências de Lisboa. A exposição Do Estábulo ao Palácio: Presépios do Mundo na Academia das Ciências de Lisboa conta com presépios tradicionais e modernos, feitos por artesãos de todo o mundo. Trabalhos que contam a história da arte “presepista”e a sua influência pela variedade de materiais, técnicas e formas de abordar o tema. A exposição está patente até ao dia 6 de Janeiro, de segunda a sexta. Fashion Stills – Si la mode m’etait conteé São 33 imagens que convidam a partilhar a intimidade e revelam o lado menos acessível do mundo da alta-costura francesa. A exposição está patente no Hotel Sofitel, na Avª da Liberdade, em Lisboa e pode ser vista das 10h00 à 01h00 até ao dia 22 de Janeiro. A entrada é gratuita.

CULTURGEST, BLUES E JAZZ

A música, em especial o jazz e o blues, estarãoem destaque na programação da culturgest, em Lisboa, para os primeiros três meses de 2012, que inclui também ciclos de conferências, teatro, dança e exposições. A fundação destaca a apresentação do primeiro álbum de Filipe Raposo Trio, “First Falls”, a 14 de Janeiro, e o encontro entre o percussionista Pedro Carneiro e o pianista Bernardo Sassetti, a 16 de Março.

Maria do Céu Ferreira

RECEITAS DE NATAL ► Deixamos aqui umas receitas de Natal tradicionais e umas mais criativas para um Natal inovador. Embrulho de Bacalhau de Natal Ingredientes (para 4 pessoas):

4 postas de bacalhau crescido

Água

Azeite Novo

1 cenoura

1 nabo

2 batatas

1 lata pequena de grão cozido

1 couve lombarda

Sal

75gr de margarina

Coloque as postas de bacalhau num tacho com a pele virada para cima. Cubra com água e regue com um fio de azeite Novo. Leve ao lume e deixe ferver suavemente cerca de 10 minutos.

Entretanto, pele a cenoura e descasque o nabo e as batatas. Corte os legumes em pedaços regulares com cerca de 3 cm de comprimentos, deixe cozer até estarem macios. Junte-lhes então o grão escorrido e deixe retomar fervura.

Aproveite o tempo e ponha um tacho ao lume com bastante água, temperada com sal. Separe as folhas de couve lombarda, apare-lhes os talos e introduza-as durante 5 minutos na água a ferver.

Enquanto escalda as folhas de couve, limpe o bacalhau de peles e espinhas, faça-o em lascas e reserve. Ligue o forno e regule-o para os 200°C. Escorra muito bem as folhas de couve e sobreponha as maiores de modo a formar quatro quadrados com cerca de 20 cm de lado. Corte as folhas que sobrarem em pedaços e coloque no centro. Escorra os legumes e distribua-os também pelas folhas de couve.

Por cima disponha o bacalhau. Feche em forma de embrulho, e coloque sobre um tabuleiro de forno com as pontas da couve viradas para baixo. Se achar necessário ate com um cordel de cozinha. Por cima de cada embrulho coloque um pedaço de margarina e leve ao forno durante 10 minutos.

Polvilhe com pimenta preta acabada de moer.facetando as arestas.

Retire o bacalhau do tacho com uma escumadeira, coe o caldo e leve de novo ao lume. Introduza os legumes e

Rabanadas de Chila Ingredientes:

30 fatias de pão de forma sem côdea

100gr de doce de chila escorrida

300gr de açúcar

1lt de óleo

1lt de água

2dl de vinho do Porto

3 ovos

Casca de um limão

200gr de açúcar

30 gr de canela em pó

Leve ao lume a água com o vinho do Porto, casca de limão e o açúcar, deixando ferver durante 5 minutos. Corte a meio as fatias de pão de forma em forma de triângulos e mergulhe na calda a ferver, coloque em escorredor para escorrem bem da calda.

Barre metade das rabanadas com o doce de chila e feche-as com a outra metade, passe-as por ovo batido e frite-as em óleo bem quente, escorra-as bem e coloque em cima de papel absorvente. Passe-as por açúcar e canela e sirva-as com um cálice de vinho do Porto tawny bem fresco.

EFEMÉRIDES ► Com a presença de Beatriz Costa, é inaugurado, em Lisboa, a 23 de Dezembro de 1938, o Teatro Variedades, tendo em cartaz a revista “Ó Meu Rico São João”.

CITAÇÕES ► "Um homem valente pensa em si mesmo por último." Friedrich Schiller

Produção DIEC/IHRU 2011 (em articulação com as diversas unidades orgânicas)Cascais. 5