de nossa senhora do sagrado coração · de nossa senhora do sagrado coração sejam bem vindos ao...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xii • Nº 126 • setembro/2012 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração Sejam bem vindos ao mês de setembro! Somos chama- dos, neste período, a contemplar com mais intensidade a Bíblia – a Palavra de Deus! A Bíblia, nas nossas vidas, precisa ter uma presença constante, pois tudo o que ela traz é eficaz para es- clarecer nossas dúvidas, angústias e auto-afirmações. Conhecer a Palavra de Deus é incentivar nossa Fé, que se torna fortalecida por meio dos momentos de oração que Ela nos ajuda a realizar, não só na Igreja mas também nos lares cristãos. Explicando o sentido do título deste editorial, a Palavra de Deus une vocações e missões, pois sua ponte no calendário litúrgico também nos convida a fazer de nossas vocações um instrumento de novas missões – inspirados na oração proporcionada pela Bíblia, praticaremos nossas vocações com mais força por meio das missões. Relembrando que agosto foi o Mês das Vocações e outubro será o Mês das Missões! Deixamos para você, na ilustração desta primeira pá- gina, fotos de alguns fatos que marcaram o mês que passou. Tenha uma ótima leitura! Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré Crisma A Palavra que une Vocações e Missões

Upload: ngohuong

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xii • Nº 126 • setembro/2012

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

Sejam bem vindos ao mês de setembro! Somos chama-dos, neste período, a contemplar com mais intensidade a Bíblia – a Palavra de Deus!A Bíblia, nas nossas vidas, precisa ter uma presença constante, pois tudo o que ela traz é eficaz para es-clarecer nossas dúvidas, angústias e auto-afirmações. Conhecer a Palavra de Deus é incentivar nossa Fé, que se torna fortalecida por meio dos momentos de oração que Ela nos ajuda a realizar, não só na Igreja mas também nos lares cristãos.Explicando o sentido do título deste editorial, a Palavra de Deus une vocações e missões, pois sua

ponte no calendário litúrgico também nos convida a fazer de nossas vocações um instrumento de novas missões – inspirados na oração proporcionada pela Bíblia, praticaremos nossas vocações com mais força por meio das missões. Relembrando que agosto foi o Mês das Vocações e outubro será o Mês das Missões!Deixamos para você, na ilustração desta primeira pá-gina, fotos de alguns fatos que marcaram o mês que passou. Tenha uma ótima leitura!

Ewerton Costa, radialista e membro das pastorais da Comunicação e do Pré Crisma

A Palavra que une Vocações e Missões

2 • Santuário • setembro/2012

InternetA propaganda pela internet

é permitida, desde que seja gratuita. Ela pode ocorrer atra-vés de site do candidato, par-tido ou coligação e o endereço eletrônico deve ser comunicado à Justiça Eleitoral e ser de um provedor estabelecido no país.

Outra opção pela rede mun-dial de computadores é o uso de mensagens eletrônicas para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. Nesse caso, a mensagem deverá dispor de mecanismo que permita seu descadas-tramento pelo destinatário, hipótese em que o remetente deverá cumprir em até 48 horas.

Há, ainda, a opção de divulgação de propaganda por meio de blogs, redes sociais, sites de mensagens instantâneas e assemelhados.

São vedadas na campanha eleitoral a confecção, utilização e distribui-ção, por candidato ou comitê, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor. A realização de showmícios ou evento semelhante para a promoção de can-didato, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com o

Eleições 2012 – o que é permitido e o que é proibido nas campanhas eleitorais

Fé e Compromisso Social

Corações sarados

Geralmente, quando se quer um livro, adquire-se aquele de seu in-teresse. Olha-se a capa, o título, as imagens, o conteúdo, e lê-se aqueles textinhos que dão uma pitada da his-tória, as cordas que puxam a atenção.

Sem demora, escolhe-se um mo-mento devido para a leitura. Na corre-ria ou no silêncio. Senta-se na cadeira, no banco do ônibus ou até deita-se na cama. Então, a atenção é total ou, ao menos, investe-se em sua tentativa. O mundo para e o universo literário surge dando vazão à imaginação e à reflexão. Quem já não sentiu isso?

Provavelmente, o livro não foi comprado para fazer uma “leitura de saltos”, isto é, pulando capítulos só para se saber como será o desfecho. Não. Há aquela intensa vontade de saborear a história por completo.

A leitura da conversão pessoalAs mensagens aqui estão dispersas como as nuvens no céu azulado.Basta imaginar e enxergar os desenhos que elas se apresentam para você

objetivo de animar comício e reunião eleitoral é proibida. Os outdoors estão proibidos desde as eleições de 2006.

SomO uso de alto-falantes deve res-

peitar o horário das 8 às 22 horas e manter distância mínima de 200 metros de hospitais escolas, igrejas e teatros quando em funcionamento.

A realização de comícios com apa-relhagem de sonorização fixa e trio elétrico, passeatas, carreatas e reu-niões públicas é permitida no horário compreendido entre 8 e 24 horas.

Rádio e TVA propaganda em rádio e TV é

restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa dia 21 de agosto.

suas cartas: "Seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é pros-seguirmos decididamente” (Fl 3, 16).

É também preciso calma, nada de pressa na leitura. Quando se é deixado guiar pelo Espírito Santo, olhando para trás, para as pegadas marcadas no chão é que se compreende o caminho feito e a seguir. É “ler” com carinho onde se estava, onde se está e onde se quer estar.

E ao chegar na livraria chamada Verdadeira Felicidade, não haverá mais vontade de obter o livro de seu interesse, mas o único disponível lá, escrito pelo único Autor que sabe escrever os melhores inícios, meios e fins e especialmente para você: Deus.

Thiago PucciniGrupo Jovens Sarados – Missão Barra

Funda - coracoessarados.blogspot.com

O mesmo se passa quando se abor-da a questão da conversão pessoal.

Não é possível prosseguir na cami-nhada rumo ao Alto, se não é dado um passo de cada vez, seja ele curto ou longo. Além disso, assim como não faz sentido ler o livro do fim ao iní-cio, não há porquê “andar pra trás” ou parar. São Paulo, que sabia das coisas, disse e ensinou em uma de

Jornais e revistasÉ permitida até 5 de outubro

a divulgação paga na imprensa escrita e a reprodução na inter-net do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral em datas diversas, por veículo, no espaço máximo por edição, para cada candidato, partido ou coligação, de 1/8 de página de jornal padrão e ¼ de página de revista ou tabloide.

Denúncia onlineQualquer cidadão pode de-

nunciar pelos sites dos TREs (www.tse.jus.br/institucional/tribunais-re-gionais) irregularidades na propaganda eleitoral realizada em vias públicas, em bens públicos e naqueles a que a população tem pleno acesso, como igrejas, templos, lojas, restaurantes e pontos de ônibus, entre outros.

O serviço não serve para averiguar propagandas veiculadas em rádio, televisão, jornal, revista ou internet, pois a denúncia sobre tais irregula-ridades somente pode ser feita por candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público. Além disso, elas têm que ser formalizadas diretamente ao juiz eleitoral.

Fonte: www.mcce.org.br/node/760 e www.tre-sp.gov.br/ (com adaptações)

Santuário • setembro/2012 • 3Notícias da Igreja

A jovem nadadora espanhola, Mireia Belmonte, ofereceu as duas medalhas de prata que conquistou nas Olimpíadas de Londres 2012 à Virgem de Monserrat, em Barcelona, na Espanha.

A nadadora, que obteve as meda-lhas nas provas de 800 metros livres e 200 metros borboleta, ofereceu suas medalhas à Mãe de Deus conhecida como a "Moreneta", igual aos jogado-res do Barcelona F.C. quando ganham um título.

A jovem treina entre 8 e 9 horas diárias, disse também que vai trabalhar muito para o Mundial do próximo ano. "Nunca estive em uma competição in-ternacional tão importante em casa e, além disso, a minha família vai poder comparecer, pois desta vez não pôde estar", declarou.

Belmonte nasceu na Badalona, Bar-celona, dia 10 de novembro de 1990. Com 21 anos já foi campeã mundial,

Nadadora oferece à Virgem suas medalhas de prata

europeia e duas vezes vice-campeã olímpica. Começou a nadar aos 4 anos como orientação médica para corrigir sua escoliose. Em 2007 foi Campeã do Mundial Júnior nos 400 metros livres e 400 metros combinados, e também foi Campeã do Europeu Júnior nos 200 metros livres e 400 metros estilos.

A Mireia, assinala a Europa Press, não lhe surpreende o triunfo da ame-ricana Katie Ledecky, que tem somente 15 anos de idade, porque as provas de seleção nesse país são como cam-peonatos mundiais e eles estão mais acostumados a nadar com mais público e com um nível mais alto de estresse.

Ledecky, ganhadora da medalha de ouro nos 800 metros livres também mostrou durante as Olimpíadas sua fé católica e comentou que antes de cada competição reza uma Ave Maria.

Mayara Marim, Agente PasCom. Fonte: www.acidigital.com

Após a oração mariana do Angelus no dia 29 de ju-lho, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI recordou que contando um ano a partir desta data, será realizada a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. “Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza de pertencer à Igreja e de viver a fé. Aguardo com esperança este evento e desejo encorajar os organizadores e agradecer-lhes, es-pecialmente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo em-penho em preparar com diligência a acolhida aos jovens que, de todo o mundo, participarão deste importante encontro eclesial.”

No Rio de Janeiro, ocorreu uma iniciativa de três dias para marcar a contagem regressiva de um ano para o evento de 2013, chamada de “Preparai o caminho”. Centenas de jovens receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, levada pelas mãos do Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis. “Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é também a primeira patrona da JMJ Rio 2013. E é com muito pra-zer que o Santuário Nacional doa a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, afirmou Dom Raymundo, ao entregar a imagem ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Darci Nicioli, falou sobre a importância da Consagração dos jovens a Nossa Senhora e, na ocasião, também e recordou que o título de ‘Padroeira do Brasil’ foi dado a Nossa Senhora em 1931, na cidade do Rio de Janeiro. “Se estivermos juntos com Maria, estamos juntos com

Jesus, pois a missão de Nossa Senhora é nos apresentar Jesus, essa é a missão da Padroeira. Se estivermos perto dela, nós estaremos perto de Jesus. Nós temos fé que a Jornada Mundial da Juventude será um grande sucesso porque a Mãe Aparecida está com a juventude”, disse o reitor do Santuário Nacional de Aparecida.

Mayara Marim, Agente PasCom. Fonte: www.cnbb.org.br

Bento XVI anuncia contagem regressiva para JMJ Rio 2013

deportesonline.com

jovenstriconectados.blogspot.com

4 • Santuário • setembro/2012

Espaço Pastoral

“Temos de ir à procura das pes-soas, porque podem ter fome de pão ou de amizade”. Esta frase de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) serve muito bem para descrever o virtuoso e bonito trabalho que faz a Pastoral da Solidariedade de nossa Paróquia.

Todos os meses, a Pastoral sai em busca de doadores de alimentos, prepara a marmitas, no último final de semana do mês, e as leva ao centro da cidade para distribuir aos moradores de rua.

A ideia de nosso jornal acompanhar o trabalho da Pastoral surgiu por meio de uma conversa com um dos pertencentes mais ilustres da Pastoral, o senhor João Bosco. Sentado em um banco e com muita história para contar, João Bosco relatou a emoção

de participar desse projeto. Sobre a coleta de alimentos, revela: “Todos ajudam um pouco e fazem acontecer. Um pouco de batata doada aqui, um feijão doado ali e logo temos os ali-mentos necessários”, ressaltou. João revelou que a ajuda sempre vem de uma maneira ou outra por estarem ali “a serviço de Deus”.

Com o intuito de relatar ao jornal O Santuário o cotidiano desse projeto, acompanhei a Pastoral nesse zeloso trabalho no dia 28 de julho. Ao chegar, ao local no final da tarde, logo me deparei com o resultado de toda aquela dedi-cação: muitos estavam desde às 8h preparan-do as 370 marmitas, com alimentos doados ao longo do mês, que seriam distribuídas aos mais carentes. Com os carros cheios e um sorriso motivacional no rosto partiram os volun-tários da solidariedade. No caminho, o fotógrafo

Pastoral da Solidariedade no valoroso trabalho de distribuição de alimentos aos moradores de rua

e participante ativo da Pasto-ral Julio Teruel e sua esposa foram me des-crevendo como é gratificante para pastoral alimentar aque-les que mais precisam.

“É muito co-mum chegarmos aos locais de entrega e nos depararmos com pes-soas que logo gritam: Chegaram os enviados de Deus”, destacou Julio. E como Teruel me alertou logo percebi que na chegada de nosso primeiro ponto de distribuição, próximo ao

metrô Belém, o tamanho da educação e da gratidão que aqueles moradores de rua manifestavam a nós era imensurável. Usuários de drogas, crianças, pessoas bem vestidas... As caracte-rísticas eram bem variadas, mas a maioria fazia ques-tão de agradecer de uma maneira singela e tocante: “Deus os abençoe!”

Distribuídas as marmitas partimos para o Viaduto do Glicério, no Braz. Lá a situação é também bastante complicada dos dois lados

embaixo da ponte. Mas, como não poderia deixar de ser, os moradores de rua agradeceram muito a equipe e elogiaram a comida que lhes serviria de jantar. Nesse local, o impressionante era o número de deficientes físicos, idosos e crianças que estavam ali com muita fome e pouca ajuda.

E o nosso último destino foi o Largo São Bento. Próxima a Praça da Sé, a região abrange inúmeros moradores de rua e tem também um número conside-rável de voluntários que, assim como a nossa Pastoral da Solidariedade, estão

ali para alimentar os mais carentes. O que impressionou-me em todas as regiões e principalmente nesta foi o número de pessoas que pediam por agasalhos e cobertores, com destaque para uma menina grávida com seus no máximo 14 anos.

Observar a dedicação da Pastoral da Solidariedade é impressionante. Por nossa Paróquia ter destaque pelos inúmeros trabalhos sociais que desenvolve, muitos paroquianos não conhecem este em específico. Os voluntários trabalharam com uma dedicação forte para que aquelas 370 pessoas tivessem o que comer. E o resultado, além dos agradecimentos é uma satisfação enorme ao escutar frases como a que escutei de dois moradores de rua que estavam na fila de distribuição e que diziam um ao outro “Isso é comida. Isso é muito melhor que cachaça!”

É importante destacarmos que o prefeito de São Paulo recentemente criou um projeto de Lei que proi-bia a distribuição de alimento aos moradores de rua fora de abrigos. Porém, a lei não vigorou por muito tempo devido ao reconhecimento da necessidade de projetos como esse. A Pastoral da Solidariedade atua todos os meses, porque acredita que alimen-tos a essas pessoas esquecidas pela sociedade fazem a diferença. Uma oração utilizada por João Bosco ao agradecer as doações e ao volunta-riado exemplifica bem o motivo dessa

dedicação “Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era estrangeiro e me hospe-dastes” (Mateus 25,35)

Se você quiser cola-borar esse trabalho da Pastoral da Solidarieda-de na doação de alimen-tos entre em contato com nossa Secretaria Paroquial

Aline Rodrigues Imercio

Aline R. Imercio

Júlio Cesar Teruel

Santuário • setembro/2012 • 5

Catequista sempreNesta edição conheceremos a se-

gunda pessoa entre nossos entrevis-tados até agora que também nasceu nesta capital: “Nasci na Av. Renata, Vila Formosa em 1948, onde morei por pouco tempo. Mudei, com meus familiares, por outros endereços até parar aqui, no Parque São Lucas”, conta Natividade Aparecida da Silva.

Ainda na infância, teve participa-ção ativa na Igreja: “Eu fui batizada no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração em 15/11/1948. A primeira eucaristia recebi na paróquia de Santa Luzia e são Pio X. E fui crismada na paróquia Santa Izabel, pois na época não havia preparação e reunia-se um grupo grande quando da passagem do bispo pela região. Até a década de 1970 participava somente nesta paróquia (Santa Luzia e São Pio X). Aos dez anos já era membro da

Legião de Maria. Aos 14 anos comecei como catequista e tive de deixar a Legião. Participei, também, da Cru-zada Eucarística por muitos anos”, relembra ela.

Mas algo sempre chamava sua atenção: “Eu sempre me senti cha-mada, atraída para vir trabalhar nesta comunidade. Na década de oitenta, com as comunidades eclesiais de base (CEBs) comecei a participar da

comunidade Menino Jesus, da mesma paróquia Santa Luzia e São Pio Décimo. Um certo dia o padre me chamou e me disse: ‘Você não é daqui. Somente por Carinho’... Desde então minha motivação foi di-minuindo até que deixei de participar de lá, onde ajudava em tudo, inclusive, fui coordenadora da cate-quese” relembra ela.

Na sequência veio para Vila Formosa: “Comecei a frequentar o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração logo em seguida. O Pároco aqui era o Pe. José Roberto Bertasi, MSC. Como sempre gostei de trabalhar com crian-ças e adolescentes, no início eu ape-nas participava da missa

das 9h. Um dia me coloquei a disposição para ajuda na cate-quese. A respos-ta não foi muito animadora, pois há me sentia chamada para trabalhar aqui e agora que me disponho ainda tinha de esperar. Mas foi por pouco tempo. Logo a Genoveva me chamou para

colaborar na catequese. Pouco antes de Pe. Bertasi sair eu já ajudava na coordenação. Logo vieram os padres Almir e Júlio. Estes nos ajudaram muito, especialmente em nossa forma-ção. Depois veio o Pe. Jorge que me pediu para continuar na coordenação, inclusive me disse sorrindo ‘se tudo estiver bem, parabéns para você. Mas se aparecer alguma coisa errada, o problema é seu’, rememo-

ra sorrindo.Sua atuação

não se resumiu apenas aqui na comunidade: “por muitos anos eu participei e re-presentei a co-munidade junto ao Setor, Região Episcopal Belém e Arquidiocese. Trazia muitas in-

formações para nossos catequistas. Eram muitas atividades externas e, então, ajudava nas salas apenas quando faltava algum catequista. Tanto que minha última turma foi em

2001. Porém, em 2007, devido a uma doença neurodegenerativa (ataxia espinocerebelar) tive de deixar todos os trabalhos. Desde então participo apenas da missa, a das 10h30, pois minha vizinha, Rosa Maria, é quem me leva e traz. Apenas tem uma coisa que preciso dizer. Ainda não pude agradecer, mas ainda o farei, quando o Pe. Air me convidou e tive os pés lavados por ele na celebração do Lava-pés. Eu fiquei muito emocio-nada...”, finaliza ela.

As fotos são de seu arquivo pessoal.Miguel Mota

Santuário 74 anos

6 • Santuário • setembro/2012

Dizimistas aniversariantes de setembro/201201 Marina Miriam P. Petri01 Neusa Prado01 Rosa Persiani Rostelo01 Vinicius Mota Mesquita02 Adriana do Carmo Martins02 Gildete Alves Lopes02 José Roberto dos Santos Messias02 Luiz Carlos Rodrigues02 Manoel Rodrigues Real02 Maria Madalena Santos Breceli03 Aristeu Mauricio da Silva03 Irene Aguiar03 Neusa Vargeti do Nascimento04 Jair Rodrigues Silva04 Shirley Anaya dos Santos05 Altair C. de Oliveira05 Amauri de Oliveira05 Diego Rosendo05 Eraldo Sabino de Sinos05 Ivani Almeida Rocha05 José Simões Gomes05 Ronaldo Rocha06 David Roberto Feijó06 Gemma Padovani Almeida06 Petronilia Francisca C. dos Santos07 Ary Albuquerque de Souza07 LuciannyCadriMartuscelli07 Leonardo Sirera da Tulha07 Miriam Aparecida Bilardo de Lima07 Natividade Aparecida da Silva07 Tânia FiladoroGileno07 Valdecir Rodrigues Escaliante07 Waldeline Alves dos Santos08 Antonio Natividades das Mercês

08 Carlos Pereira de Souza08 Maria Aparecida Costa09 Elsa Rolin Garro09 Helena Fernandes Forte09 Maria Aparecida Masrinho10 Josefa Manoel de Souza10 Maurilia Ferreira Romão11 Rosemary Jacon Alonso11 Terezinha Ap. B. Ricci12 Cintia Bonuzzi12 Francisco de Almeida Dantas12 José Penha12 Maria Sonia Medeiros12 TacianoJodas Nogueira12 Zuleica Cipriano Cardoso13 Maria Dulce Costa da Silva13 Maria Lucia de Aquino13 Paulo Maurílio do Nascimento14 Alfredo Vicente14 Maria de Carvalho Silva14 Zilma Vieira15 Evandro Guastali Ponce15 Kazue Tanaka15 Maria Adelaide Nory15 Maria Aparecida Mira15 Maria Madalena Liro Leite15 Rodrigo Conde Paladino15 Sonia Maria Tenório Nunes16 Aparecido Tiliaque16 Juraci Godinho da Costa16 Maria Civita Ciccone17 Adriano SansonePiemonte17 Agnez Camila Ramos17 Bernadete S. A de Souza

17 Elaine Cristina Barreto17 Fernanda Aparecida Torres17 Maria das Graças M.R.Miquelini18 Maria Aparecida C. Marini Mazaferro19 Elvino Rodrigues da Luz19 Lindalva de Lima19 Leocir da Silva19 Valdevino Borges Leal20 Maria Campos Faria20 Tereza Fernandes da Costa Silva20 Sandra Regina Simão Grecco21 Carlos Braga dos Passos21 Joaquim G. Pinheiro21 Maria José Mian21 MeizeModolo21 Piedade da Conceição R. Santos21 Pietro Guaiato Tunes21 Rosemeire de Fátima Cavalcante21 Walter Moreto Ponce22 Cícera Martins de Oliveira22 Emilça Carvalho22 Gualdino Cerqueira Pinto22 Luiza Barbosa Ribeiro22 Maria da Graça Oliveira da Silva22 Marlene Oliveira Souza22 Rosana Aparecida Spedo22 Vilmar Gonçalves Dias23 Joaquim Gouveia Xavier23 José Manoel de Oliveira Faria23 Pedro Tomaz de Oliveira23 Rebeca Néri do Prado24 Célia Augusto Albino24 Helena Ricce Pires24 Vilma Pereira25 Adilson Dário25 Camila Martins da Silva25 José Ricardo Rallo Lopes25 Firmino Ferreira de Souza25 Maria Bernadete de Souza25 Verci Maria Molina25 Valquiria Meneses Besson26 Deise Ribeiro Souza26 Francisco Nivaldo26 José Benedito Fernandes26 Maria José Furlan Passos27 Graziela Fascina de Andrade27 Lucas Scrovi27 Rui Jorge de Almeida28 Maria Helena Rocha Fontes29 Maria de Lourdes Elias F. dos Santos29 Maria Alves Pinto29 Nelson de Oliveira30 Cleusa Lima dos Santos30 Enoi Nobrega de Araujo0 Oliveira30 Maria Dalexandre Bueno30 Odacyr Lopes da Silva

01 Antonio Carlos Rodrigues de Lima03 Gilda Barbosa Inacio12 Celina Ap Sobral Acioli da Silva17 Ana Conchetta Palmieri Bonfim19 Ana Rosa de Almeida26 Erminia de Oliveira29 Adele Batista de Almeida

Tempo de mudançaTudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu:tempo de nascer e tempo de morrer;tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;tempo de matar e tempo de curar;tempo de destruir e tempo de construir;tempo de chorar e tempo de rir;tempo de lamentar e tempo de dançar;tempo de espalhar pedras e tempo de as ajuntar;tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços;tempo de procurar e tempo de perder;tempo de guardar e tempo de jogar fora;tempo de rasgar e tempo de costurar;tempo de calar e tempo de falar;tempo do amor e tempo do ódio;tempo da guerra e tempo da paz.Que proveito tira o trabalhador do seu esforço?Observei a tarefa que Deus impôs aos humanos, para que nela se ocupassem.As coisas que ele fez são todas boas a seu tempo.Além disso, entregou o mundo ao coração deles.No entanto, o ser humano jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.Compreendi, então, que nada de bom existe senão alegrar-se e fazer o bem durante a vida.Pois todo aquele que come e bebe, e vê o fruto do seu trabalho, isso é dom de Deus.Aprendi que tudo o que Deus faz é para sempre.A isso nada podemos acrescentar, nem disso podemos tirar, do que Deus fez para que o temam. (Eclesiastes 3,1-14)

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

Santuário • setembro/2012 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração

setembro/2012

Geral: Para que os políticos atuem sempre com honradez, integridade e amor à verdade.Missionária: Para que aumente nas comunidades cristãs a disponibilidade para enviar missionários e missionárias - presbíberos, religiosos e leigos - como também recursos materiais, a fim de ajudarem as Igrejas mais pobres.

VicentinosBazar da Solidariedade

Data: 25 e 26 - das 13h às 16hLocal: Rua Angá, 962Domingo do QuiloDia: 16 de setembro

Contamos com sua doação!

Agenda de setembro/2012Dia Hora Descrição Local

01 14h Reunião Pastoral do Menor Sala 15h Gincana Bíblica – Catequese Salão II 16h Reunião Coroinhas Sala 9/16h Encontro Colégio irmã Elvira Salão I 17h45 Encontro de Batismo Salão I02 Todas as missas - Domingo do Dízimista Igreja 07h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 08h30 Reunião do Apostolado Sala 10h30 Dinâmica Pré Crisma Salão II 14h Encontro Pastoral da Criança Sala03 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I04 20h30 Formação de Liturgia Salão I06 19h30 Missa adoração e bênção Santiss. Igreja07 Independência 08 Natividade de Nossa Senhora 8h Reunião Pastoral da Criança Salão I 14h30 Reunião das Capelinhas Sala09 7h30/11h - Aniversário Liga Católica Igreja e SalãoI 10h30 Dinâmica Pré Crisma Salão II 15h Reunião Legião de Maria Salão I11 20h30 Reunião do CPP Salão I14 Exaltação da Santa Cruz 15 8h30 Encontro Pastoral Missionária Sala Liturgia 16h Reunião de Catequistas Salão I 19h30 Pastel e Bingo Beneficente Quadra16 Domingo da Caridade 18 20h30 Formação Ministros Eucaristia Salão I20 15h Missa dos Enfermos Igreja 16h Reunião Pastoral dos Enfermos Sala21 14h30 Adoração Santíssimo Apostolado Igreja22 7h30 Início da Novena de NSSC Igreja25 13h/16h - Bazar Vicentino Sala Vicentinos26 Dia Nacional do Surdo 9h/15h Bazar Vicentino Sala Vicentinos27 20h15 Terço dos homens Igreja29 9h Pastoral da Solidariedade Cozinha SalãoI 14h30/16h - Encontro de Catequese Salão II30 Dia da Bíblia 10h15/12h - Encontro de Catequese Salão II 10h30 Encontro Pré Crisma Salão II 15h Sarau da Legião de Maria Salão I

Todas as quintas-feirasCongregação Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas (dia 08 não haverá catequese)Pastoral do Menor – 13h – Quadra (dia 08 não haverá encontro)Vicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinos

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salasCrisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral da Escuta – das 13h às 19h – igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – salão II

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 17h

08 • Santuário • setembro/2012

A comunidade em ação2º Festival de In-

verno da Juventude / Agradecimentos: As Oficinas de Arte e a Pastoral da Juventude do Santuário de Nos-sa Senhora do Sagrado Coração agradecem a todos que apreciaram mais um evento que reuniu teatro, dança e música. O 2º Festival de Inverno aconteceu em 11 de agosto, às 20h, no Salão Padre Chico (Salão 01).

Abraços especiais: Nossas saudações fraternas a Dom Geraldo Ma-jella, Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador (BA), que nos visitou em 19 de agosto. Saudamos também nosso vigário paroquial, Pe. Milton Tassoni MSC, que comemorou mais um ano de vida em 24 de agosto.

Romaria para Aparecida, com a Província MSC: A comunidade deste Santuário, com as paróquias da Província de São Paulo dos Missionários do Sagrado Coração, realizará em 19 de outubro, uma grande romaria para a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Pessoas interessadas em participar desta romaria, entrem em contato com dona Rosinha, assistente da Sacristia. O valor da passagem de ônibus é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

Retiro Paroquial: Em 23 de setembro, os agentes de pastoral do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração estarão em retiro espiritual, das 9h até o término da missa das 18h. Pedimos orações de toda comunidade pela bem-aventurança deste evento.

Palestras sobre saúde e bem estar no Colégio NSSC: Neste ano de 2012, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração realiza pa-lestras com profissionais abordando importantes temas de interesse para nossa saúde. Em 05 de outubro, o tema será sobre Hipertensão Arterial. O local das palestras é no Auditório do Colégio NSSC, na Rua Planalto nº15, e o horário é das 20h às 22h.

Seja Dizimista: Para que todos os esforços para a preservação do Santuário sejam concretizados, convidamos todos os amigos da comu-nidade a serem dizimistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajudam a igreja a se manter bonita, organizada e aconchegante para você e sua família. Procure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na en-trada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhes pague com bênçãos infinitas!

A Bíblia

e a

primavera

Mês do início da primavera e mês da Bíblia. Em princípio, nada em comum, mas quando, poeticamente, usamos a palavra primavera e o seu sentido para expressar alegria, tempo novo apro-priado para mudanças, podemos dizer assertivamente que as histórias, fatos e relatos contidos na Palavra de Deus foram, em muitos casos, primaveris.

A fuga das garras do faraó, a libertação do povo rumo à Terra Santa foram pri-maveras consecutivas na vida de todo um povo. Profetas que anunciaram e de-nunciaram situações de opressão foram primaveras realizadas na vida de muitos.

O anúncio, o nascimento, a vida cotidiana, a morte e a ressurreição de Jesus tam-bém assim o foram. Há mais primaveras na Palavra de Deus do que imaginamos.

Há momentos de inverno também, frios, difíceis e de muito sofrimento, mas to-dos em função de uma causa, na defesa de um Deus que desde sempre, toma o ser humano nos braços e o embala como a uma mãe com seu filho pequeno.

A Palavra de Deus, que solenemente celebramos neste mês de setembro, quer ser em nossa vida a referência de nossa mudança. Se há algo que precisa ser mudado em nós, a Palavra pode orientar, moldar, apontar o caminho e nos ensinar como ser um cristão de ver-dade. É preciso tempo. É preciso amor. É preciso olhar a Palavra como primaveras sucessivas acontecendo em nossa vida, mesmo sob um tenebroso inverno.

Pe. Air José, MSCwww.facebook.com/air.jose

[email protected]

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 5158-9357Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

CASA DE REPOUSO DOCE LAR Temos Médica Geriatra / Nutricionista / Fisioterapeuta / Enfermagem 24 HorasVenha nos conhecer e fazer parte de uma nova famíliawww.repousodocelar.com.brwww.clinicageriatrica.netEndereço:Rua Baltazar Nunes, 480 - ItaqueraTel: 2217-9887 / 9718-5890

CLÍNICA BEM ESTAR DOS PÉS Todos os tratamentos para os pés.Materiais esterilizados em autoclave descartáveis.

PODÓLOGA SANDRAPraça Sampaio Vidal, 265 – 12º andarVila FormosaFones: 2916.6560 / 7251.5454

NOITE DO PASTEL COM BINGO BENEFICENTE

A comunidade está em festa novamente! No próximo dia 15 de setembro (sábado) a partir das 19h30, na Quadra Paroquial, realizaremos mais uma grande festa. Estamos preparando um BINGO BENEFICENTE COM PASTEL. Será sorteada 1 TV LCD. Convites a R$ 10,00 estão à venda. Cada convite dá direito a um vale pastel também. Ad-quira o seu no Bazar de Velas; na Secretaria Paroquial; e com membros da comunidade. Colabore com os trabalhos pastorais e sociais de nossa comunidade.