curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. o fato é que muitas informações...

12

Upload: others

Post on 16-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,
Page 2: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

Mandaguari

2 21 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.com

editorialOpiniãOJúlio César Raspinha

Rogério CurielDiagramação e Arte

A equipe:Júlio César RaspinhaDiretor e Jornalista ResponsávelRosana OliveiraDepto. FinanceiroRoberto JuniorRedação

Sede:Avenida Amazonas, 1472 - Centro CEP: 86975-000 Mandaguari/PRAtendimento geral:(44) 3133-4000E-MAIL: [email protected]ão:Grafinorte - ApucaranaTiragem:2.000 exemplares

Este jornal é um produto

Espaço Aberto

Memória

em

imagem

Farmácias de

plantãoMandaguari - (21/3 a 27/3)

Os artigos publicados com assinatura não expressam necessariamente a opinião do jornal. O intuito, com as publicações, é esti-mular o debate e a reflexão sobre temas di-versos, históricos e da contemporaneidade.

Para colaborar, basta enviar e-mail para: [email protected].

Psicóloga e Coach. CRP 08/14993

Sabrina Vendramini

Tem alguma foto do passadointeressante que quer compartilharEnvie para [email protected]

?

O cinema americano se es-pecializou em produções vul-tosas sobre enormes tragédias. Eles, por sinal, flertam de forma sedutora com a autodestruição, com a catástrofe em grandes produções de Hollywood.

O que o mundo enfrenta nos dois atuais é bastante pa-recido, mas na vida real. Para a primeira ministra alemã, An-gela Merkel, o mundo vive sua maior tragédia desde a Segun-da Guerra Mundial.

Os números de vítimas do coronavírus são assustadores e

Filme de terrorse multiplicam diariamente em progressão geométrica em to-dos os cantos do planeta. O que ocorre na Itália é de dar deses-pero, mas também serve para nos alertar aqui no Brasil, onde infelizmente as coisas tendem a piorar muito.

Em meio a caneladas en-tre políticos, uma verdadeira operação de guerra é monta-da no país. Dispensa de aulas, fechamento de comércio, in-terrupção de serviços, e muito mais interrupções que devem ocorrer nos próximos dias de

acordo com a evolução do pro-blema.

Boa parte da população, talvez até a maioria, ainda não se atentou para o que está na nossa antessala. Para muitos, estamos em férias. Há até aque-les que estão saindo de viagem em busca de lazer e descanso.

À medida que os dias forem passando a tendência é esse cenário mudar e as famílias tomarem consciência daquilo que deve ser feito. O negócio é muito sério, preocupante de verdade, e acordo diariamente

me imaginando em um filme de terror.

Para piorar, a única certe-za é que haverá notícias ruins, que novas mortes serão anun-ciadas, que novos casos serão investigados e descobertos.

A você que me lê, um pe-dido. Tome consciência, prote-ja seus idosos e suas crianças, tome as precauções necessá-rias, e evite exposição pública. Como todo filme de terror, esse também vai passar, e teremos a oportunidade que aprender li-ções com ele. Se cuide!

O Coronavírus é o assunto em pauta. O tema está presente nas redes sociais, mídias digi-tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu, transmite o conteúdo de acordo com seu entendimento, crenças e parti-cularidade.

E neste contexto, a indús-tria da informação é essencial

Como manter o autocontrole em momentos de crise? para conhecermos e compreen-dermos a respeito de um assun-to que é matéria de interesse em nível mundial. Porém, vale res-saltar que há fontes que se apro-veitam da ocasião para incenti-var o pânico e gerar audiência.

Desta forma, com tantas informações e opiniões diver-gentes, associado à estimulação das mídias sobre o assunto, nós, sociedade, precisamos resgatar a sobriedade sobre nossa critici-dade. Por isto, como psicóloga,

meu conselho é: foque na Solu-ção que você pode fazer, como por exemplo, lavar as mãos e usar álcool em gel. Negocie com sua mente para não operar no limbo do Problema e permitir que sua mente viva estados pa-ranoides desnecessários.

Em qualquer situação de-sagradável da vida, como por exemplo, a crise em que esta-mos vivenciando, o ingrediente principal para vencer o desafio é o autocontrole. Nossa mente

será conduzida por onde a le-varmos. Busque informações seguras e se baseie em fatos. E principalmente, esteja atento para não perder o humanismo que nos torna tão especiais en-quanto espécie, mesmo em tem-pos onde a orientação é evitar abraços. Pense nisso!

A foto histórica desta semana retrata o Banco de Curitiba S.A., em 1956. O prédio ficava na Avenida Amazonas. Anos mais tarde foi utilizado pelo escritório 19 de Março. Recente-mente, o imóvel foi demolido.

- Drogaria Bom Preço (Filial), na Avenida Ama-zonas, esquina da Praça Independência. Fone: (44) 3233-9776

- Farmelhor – Vilafarma, na Avenida Amazo-nas, próximo ao Posto Novo Centro. Fone: (44) 3233-2368

Page 3: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

321 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.com

curtas

Júlio César RaspinhaEmail: [email protected] agora?

Conversa Antes de tomar a decisão de fechar o comércio local a partir desta semana, o prefeito Romualdo Batista se reuniu com membros da Associação Comercial. Ouviu a todos e houve consenso na decisão.

Esforço Deise Vernillo, secretária de saúde do município, tem se destacado à frente da força tarefa que o mu-nicípio montou para enfrentar o coronavírus. Sob seu comando, houve a elaboração de um plano de contingência que começa a funcionar nesta segun-da-feira (23).

AcordoMunicípio e Hospital Cristo Rei ampliaram a parceria para suporte no enfrentamento ao Coronavirus. Em reunião durante a semana, ficou acertado que haverá uma maior utilização de leitos caso necessário.

PreocupaçãoAs duas maiores fontes de preocupação das autoridades de saúde para as próximas semanas é justamente a ausência de leitos e de respiradores suficientes para atendimento aos eventuais atingidos pelo Covid-19

PolíticaEm meio à janela partidária e com o país parado, a clas-se política entra em stand-by, ou seja, aguarda a evolu-ção dos fatos. O prazo final para filiações termina em 4 de abril e por ora não há previsão de alteração.

EleiçõesAlguns parlamentares, entre eles o paranaense Luis Nishimori (PL), já defendem o adiamento das eleições, de outubro para dezembro. Por ora, o Tribunal Supe-rior Eleitoral não trabalha com a hipótese.

InteressesÉ provável que um eventual adiamento se dê somente em condições extraordinárias, isto é, se a situação se agravar muito. Há muitos interesses por trás e a possi-bilidade real é de extensão apenas do prazo de filiações.

CPEstá suspensa provisoriamente a comissão que inves-tiga as obras do Canil Municipal do município. Com os trabalhos do legislativo suspensos, a CPP suspendeu seus trabalhos por 30 dias, a princípio.

ViagemGuilherme Gonçalves, advogado do prefeito Romual-do Batista, estava no aeroporto de Londrina, vindo de Curitiba para Mandaguari quando soube da decisão. Ele viria para acompanhar o chefe do executivo em seu depoimento, o que só ocorrerá após 20 de abril, no mí-nimo.

Page 4: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

4 21 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.comcovid-19

Em meio a tanta comoção e medo da pandemia, algumas iniciativas “aquecem o coração”. Um grupo de jovens chamado Wave Movement se colocou à dis-posição para fazer compras para idosos e demais pessoas que estão nos grupos de risco. Eles se vo-luntariam a irem até farmácias e mercados para que quem está em quarentena não precise sair de casa, e não cobram pelo serviço.

"Pedimos que escreva uma lista das coisas que precisa e que deixe junto do valor em dinhei-ro a ser gasto", diz o grupo em arte publicada em redes sociais. Quem precisar, pode entrar em contato com o grupo pelo What-sApp (44) 9 9804-9953.

Outra iniciativa é da jovem Jamili Jamal, que está recolhen-do doações de alimentos para montar cestas básicas e distri-buir a famílias carentes e que ficarem desassistidas durante o período de quarentena. Quem quiser colaborar, pode acionar a jovem no Instagram, no @jami-lijamal.

Além do número crescente de casos suspeitos e confirmados em todo o país, fechamento de escolas, estabelecimentos comerciais e setor de serviços, a pandemia do novo coronavírus tem causado muitas consequências. Veja a seguir alguns fatos da “quarentena” em Mandaguari.

Por conta da pandemia, a Viação Gar-cia anunciou, na quinta-feira (19), que iria limitar os horários de circulação de ônibus metropolitanos da linha Mandaguari-Ma-ringá. O objetivo, alega a empresa, era evi-tar aglomerações.

No entanto, como muitas empresas ainda não fecharam as portas, a medida causou efeito contrário. No primeiro horá-rio da sexta-feira (20), o coletivo da linha metropolitana para Maringá estava lotado.

Para o leitor André Freitas, a redução de horários foi uma ação ineficaz. “Muita gente necessita desse transporte para ir ao trabalho, já que muitas empresas estão tra-balhando normalmente”, relata.

Transtorno

O Procon de Mandaguari fiscalizou, nesta semana, as 21 farmácias do município e uma casa de produtos naturais. O ob-jetivo era monitorar preços de produtos usados na prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Segundo o advogado Thiago Silva, coordenador do órgão de defesa do consumidor, “todos os estabelecimentos foram noti-ficados para apresentarem, no prazo de 48 horas, notas fiscais de entrada e saída de produtos utilizados no combate à pandemia, como o álcool em gel 70% e mascaras de proteção”.

“A população também deve ficar de olho, e caso se depare com preços muito elevados, solicite nota fiscal ou mesmo foto-grafe o produto e preço, e leve imediatamente ao conhecimento do Procon, que tomará as medidas necessárias”, acrescenta.

Iniciativas

Até o fechamento desta edição, a em-presa não respondeu se pretendia voltar atrás na medida, e não se posicionou sobre alterações nos horários na linha Manda-guari-Apucarana.

Procon

Page 5: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

Roberto JuniorJornal Agora

Reprodução

521 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.com

covid-19

Os estoques de álcool gel em farmácias, mercados e outros es-tabelecimentos mandaguarienses zeraram na última semana por conta da pandemia do novo co-ronavírus (Covid-19).

Aos poucos, a rotina mu-dou, e tornou-se cada vez mais comum ver poucas pessoas cir-culando por lojas. As igrejas sus-penderam cultos e missas pre-senciais. A Paróquia Bom Pastor, por exemplo, começou a trans-mitir celebrações pelo Facebook.

Cena que chamou atenção, aliás, foi que até o tradicional ponto onde idosos se reuniam para jogar cartas na Avenida dos Pioneiros, próximo da estação rodoviária, foi interditado pelo município.

Situação de emergên-cia

Na quarta-feira (18), a Pre-feitura de Mandaguari decretou situação de emergência por conta do novo coronavírus. A medida fez com que fossem suspensos atendimentos em órgãos munici-pais que não sejam de saúde.

O município também es-tabeleceu um comitê que vai gerenciar medidas de combate à propagação do vírus e alte-rou horários e funcionamento de Unidades Básicas de Saúde

Portas fechadasPandemia limita ações religiosas, comércio e outras atividades. Grupo de risco,

idosos deixaram até “carteado” de lado.

(UBS).As UBS da Vila Vitória e Jar-

dim Progresso farão apenas ex-pediente interno, com triagem de casos da rede pública. A UBS do Centro, ao lado da Secretaria de Saúde, vai atender pacientes com queixas respiratórias e casos sus-peitos de coronavírus.

A unidade do Jardim Mo-rumbi atenderá exclusivamente gestantes. No Jardim Esplanada atenderá crianças e somente pela manhã. Unidades do Boa Vista e Cinco Conjuntos vão manter con-sultas de rotina. O Pronto Atendi-mento (PAM) vai receber apenas casos de urgência e emergência.

Haverá tendas instaladas nas proximidades de todas as UBS para atender pacientes e realizar triagem. Consultas eletivas (ou seja, aquelas agendadas com an-tecedência) foram todas cancela-das. Mesmo quem tem consulta agendada em Maringá não terá transporte e nem atendimento.

Comércio fechado

Na quinta-feira (19), Man-daguari decretou fechamento do comércio local por pelo menos 15 dias a partir de segunda-feira (23). Só poderão funcionar far-mácias; mercados e supermerca-dos, padarias, açougues e centro de abastecimento de alimentos; distribuição de gás e água; pos-tos de combustíveis; serviços de saúde de urgência e emergência; loja de venda de alimentação e atendimento de urgência e emer-gência para animais.

Restaurantes, lanchonetes e afins poderão funcionar apenas por serviço exclusivo de entrega, o delivery. Os horários dos mer-cados serão limitados, de segun-da a sábado, das 8h às 18h.

Os prestadores de serviços considerados pelo município como não-essenciais devem per-manecer fechados. Ou seja, locais como lava-car, oficinas, salões de beleza, barbearias, lojas de aces-sórios e papelarias, por exemplo, não poderão atender o público.

Segundo a procuradora ju-

rídica da Prefeitura de Manda-guari, Aline Salvador, o decreto funciona como uma suspensão temporária de alvará, ou seja, es-tabelecimentos que forem flagra-dos funcionando e descumprin-do as medidas determinadas pelo município serão autuados como se estivessem atuando sem o al-vará, e o valor da multa varia de caso a caso.

Bancos e lotéricasO decreto aborda ainda ban-

cos, casas lotéricas e correios. “Recomenda-se a suspensão dos atendimentos presenciais às ins-tituições financeiras, casas lotéri-cas e correios, mantendo atendi-mento preferencialmente Home Office”.

Caso esses estabelecimentos decidam continuar funcionan-do, devem adotar medidas como limitação ao acesso e disponi-bilização de álcool em gel para servidores e usuários, bem como distanciamento de um metro en-tre as pessoas.

HotelariaO decreto proíbe o setor ho-

teleiro de hospedar pessoas que vieram do exterior ou de muni-cípios com casos confirmados de coronavírus.

ObrasFicam suspensas obras pú-

blicas de caráter não-essencial. Obras de construção civil priva-das com mais de 15 trabalhadores envolvidos também ficam sus-pensas.

IndústriaNão está decretado fecha-

mento da indústria. No entanto, o decreto regulamenta que “fica estabelecido neste momento que as indústrias também deverão adotar medidas de contingência”.

TributosFicam suspensos os venci-

mentos de tributos municipais a partir de 23 de março, quando o decreto entra em vigor, pelo pra-zo de 30 dias.

Estiveram reunidos na quinta-feira (19) na prefeitura municipal, o prefeito Benedito José Pupio “Ditão”, o presiden-te da Associação Comercial e Empresarial de Jandaia do Sul – ACEJAN, Marcos Alexandre Dário, presidente da Câmara

Jandaia também vai fechar o comércioRedação do Jornal Agoracom assessoria de imprensa

Professor Milton Lopes, além de diretores de departamento e funcionários da ACEJAN.

Ficou definido que a par-tir desta segunda-feira (23) o comércio jandaiense vai parar pelo período de 10 dias. Far-mácias, mercados, distribui-doras de gás e água, açougues e padarias podem funcionar normalmente, mas devem re-

forçar medidas de prevenção.O prefeito “Ditão” refor-

çou a decisão e a necessidade da medida. “Decidimos por bem e também seguindo nos-sos municípios vizinhos op-tar pela paralização do nos-so comércio. A gente sabe da dificuldade que é para nosso comércio, mas essa ação é ne-cessária para conter o avanço

desse vírus e também como medida de precaução”.

O presidente da Acejan fez um apelo à população que se conscientizem, que ao irem a uma farmácia ou mercado, comprem apenas o que preci-sem, sem exageros, para que não falte ao próximo. Disse ainda que essas medidas são necessárias pelo bem comum

de nossa cidade e que todos entendam e colaborem.

Durante a semana, a pre-feitura já havia decretado ou-tras medidas cautelares como suspensão das aulas da rede municipal e privada, suspen-são de jogos, competições e o fechamento dos espaços públi-cos para que não haja aglome-rações de pessoas.

Local onde idosos se reuniam para jogar cartas foi interditado, para evitar aglomerações do grupo de risco.

Comércio local fecha as portas a partir de segunda-feira (23).

Page 6: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

6

Page 7: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

721 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.com

covid-19

Redação do Jornal AgoraReprodução

Ter pânico no momento de pande-mia mais atrapalha do que auxilia. Ao longo da semana, o Jornal Agora ouviu profissionais da medicina, entrou em contato com o Ministério da Saúde, e separou dicas para esclarecer ao máxi-mo informações sobre o novo coronaví-rus. Em alguns casos, são dicas que po-dem parecer óbvias, mas os especialistas apontam que informação precisa nunca é demais!

O que é coronavírus?Coronavírus é uma família de vírus

que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi desco-berto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronaví-rus, em decorrência do perfil na micros-copia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais pro-pensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o al-pha coronavírus 229E e NL63 e beta co-ronavírus OC43, HKU1.

Se informar é a melhor prevençãoSaiba como evitar o contágio e quais os grupos de risco do novo coronavírus

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão do novo coronavírus ocorre pelo contato com o vírus, que é transportado por gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas doentes. A infecção se dá quando estas gotículas en-tram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca.

Estas gotículas com o vírus podem es-tar presentes no ar, ao serem expelidas, ou podem estar sobre superfícies contamina-das, como o rosto ou mãos, e objetos, como maçanetas, botões de elevador, corrimão, e apoios em transporte público, por exemplo.

Quais são os sintomas?Os mais comuns são tosse seca, febre

e cansaço, segundo a Organização Mun-dial de Saúde. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestio-namento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Ainda de acordo com a OMS, esses sintomas são normalmente leves. Já os sin-tomas em casos mais graves são síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Quais são os grupos de risco?Idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas

com insuficiência renal crônica, doença res-piratória crônica ou doença cardiovascular.

Como não se contaminar?Para evitar o contágio, a Organi-

zação Mundial de Saúde (OMS) reco-menda que se mantenha uma distân-cia de 2 metros do indivíduo doente. A limpeza das superfícies também pode evitar a proliferação do vírus. Ela pode ser feita com produtos de-sinfetantes como álcool 70%, água sanitária ou até água com sabão. O Ministério da Saúde alerta para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toa-lhas.

Tem cura? Quais medica-mentos recomendados?

Onde buscar informação?Segundo o médico cardiologista

Marcos César Valério, o novo coro-navírus ainda não tem um tratamen-to definido. “A doença tem cura, mas também pode levar à morte se não for tratada corretamente. O mais indica-do é sempre procurar um profissional da saúde. Quem puder, fique em casa. Não é necessário pânico, apenas ado-tar medidas de precaução recomen-dadas pela OMS. Outra recomenda-ção é buscar informação apenas em fontes confiáveis, como boletins dos órgãos de saúde e veículos de im-prensa que passem informações ve-rídicas. Não compartilhar fake news também auxilia”, afirma.

Para o médico Márcios César Valério, o momento não é de pânico, e sim de prevenção.

Page 8: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

8 21 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.comcotidiano

Agricultores que residem na região da Estrada Alegre se reuniram segunda-feira (16) com o prefeito de Mandagua-ri, Romualdo Batista. O ob-jetivo do encontro foi cobrar explicações sobre as multas que estão sendo aplicadas no cruzamento da estrada com a Rodovia PR-444.

Durante o encontro, o grupo entrou em contato com o capitão da Polícia Rodoviá-ria Estadual (PRE) de Rolân-dia, Rodrigo dos Santos Perei-ra, que esclareceu dúvidas dos

Agricultores cobram explicações por multas

Redação do Jornal Agoracom assessoria de imprensa

Redação do Jornal Agoracom assessoria de imprensa

Redação do Jornal Agora

agricultores presentes. Segundo o capitão, foram

multados motoristas que fi-zeram conversão à esquerda para entrar nas estradas Ale-gre e Vitorinha do Meio, além de condutores que estavam sem cinto ou falando ao ce-

lular. Ainda durante o encon-

tro, foi marcada uma reunião no posto da PRE de Rolândia, responsável pela segurança da PR-444, para debater quais medidas podem ser tomadas para resolver o problema.

O número de casos con-firmados de dengue em Man-daguari mais que dobrou em

Mandaguari tem 78 casos confirmados de dengueuma semana, aponta boletim divulgado no começo da se-mana pela Secretaria de Saú-de. Já são 180 notificações de casos suspeitos, sendo 78 con-

firmados, 75 descartados e 27 aguardando resultado. Até a semana passada, 37 casos de dengue haviam sido confirma-dos.

Um grave acidente na BR-376 foi registrado na manhã da última terça-feira (17) e dei-xou uma vítima fatal. A batida aconteceu em frente ao Café Jandaia, próximo ao fim da pis-ta dupla, no sentido Jandaia do Sul.

Nelson José da Silva, 43 anos, conduzia uma Honda

Mandaguariense morre em acidente

na BR-376Tornado 2006 de Mandaguari e reduziu a velocidade para fazer uma conversão proibida, para chegar ao seu local de trabalho. Um Hyundai HB20 de Jandaia que vinha logo atrás não redu-ziu a tempo e bateu na moto, arrastando o veículo por pouco mais de 100 metros.

Silva, que era morador do Jardim Progresso, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito momentos após a batida.

Page 9: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

921 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.com cotidiano

No final da manhã de terça-feira, um acidente envolveu uma composição férrea na região da an-tiga estação ferroviária.

Conforme informações de populares uma criança de 11 anos que estava retornando da escola teve sua bicicleta arrastada pelo trem, sendo arremessado a mar-gens da linha férrea.

Apesar da violência do im-pacto a criança estava consciente com um corte na região da cabeça e algumas escoriações pelo corpo. A criança já se encontra em casa e fora de risco.

Criança é atropelada por trem

Redação do Jornal Agora

Redação do Jornal Agora

Por volta das 14h de quar-ta-feira (18), um cadáver foi en-contrado próximo da Associação Atlética Romagnole, às margens da BR-376 em Mandaguari.

Segundo a polícia, uma pes-soa que realizava roçada no local encontrou o corpo, que seria de um homem de aproximadamente 30 anos.

A vítima, que ainda não foi identificada, apresentava marcas

Homem é encontrado morto em Mandaguari

de violência. O corpo foi recolhi-do pelo Instituto Médico Legal

(IML), e a Polícia Civil investiga o caso.

Moradores de Jandaia do Sul passaram por momentos de ten-são no início da noite de quarta-feira. Isso ocorreu por conta de um temporal que atingiu a cida-de.

A chuva com vento forte du-rou aproximadamente 20 minu-

Temporal causa danos e interdição de ponte

em Jandaia Redação do Jornal Agoracom informações do Portal do Tossinha

tos e causou alguns estragos. Na região do Parque de Exposições, em uma rua que liga o Jardim Planalto ao Parque Industrial, rachaduras apareceram.

O início da rua que passa so-bre o Ribeirão Dourados acabou deslizando, deixando o asfalto oco. Além disso, a ponte daquela região chegou a ser interditada pela Defesa Civil.

Eu Ana Maria da Silva, brasileira, solteira, cozinheira, inscrita no CPF sob o número 608.816.409-30 e no RG numero 5.702.366-0, residente e domiciliada na Rua Renê Tacola, 9 Centro, Mandagua-ri PR, declaro para os devidos fins que o contrato do terreno que fica localizado QD 04 LT 11- REM Jardim Paris, contrato 1887 em Mandaguari PR , foram extraviados na data Fevereiro de 2020. Por ser expressão da verdade, firmo a presen-te declaração para que surta seus efeitos legais. Mandaguari, 07 de março de 2020.

Ana Maria da Silva

Page 10: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

10 21 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.comcolunista

O cromossomo Y é o princi-pal responsável por definir o sexo no homem, ele é passado apenas pelos pais aos filhos homens. En-quanto os homens possuem um cromossomo X e um cromosso-mo Y, as mulheres possuem ape-nas o cromossomo X. A carência desse cromossomo sexual Y ou de outro X, acarretará na impos-sibilidade de nascimento de um homem.

A Trama de Y – O Último Homem, série publicada pela Ver-tigo em 2002, narra a história de Yorick, um jovem ilusionista que repentinamente se torna o único sobrevivente do sexo masculino no Planeta Terra. Uma praga de origem desconhecida extermina instantaneamente todos os seres com cromossomo Y, dentre eles homens, animais, embriões e es-permatozoides, com exceção de Yorick e seu macaco de estimação.

O que esperar de uma socie-dade que emerge de uma catás-trofe como essa? Do dia para a noite, o mundo se torna um caos, o impacto emocional e político que isso causa nas mulheres ao redor do planeta são gigantescos, e elas não veem alternativas a não ser se adequar a esse novo cená-rio. Todo esse genocídio acabou exterminando 48% da população global, aproximado a 2,9 bilhões de homens. Com isso, o modelo de gestão de toda uma sociedade entra em colapso e seus sistemas

Y: O Último Homemde governo ruem.

Nesse mundo repleto de mu-lheres conhecemos Yorick Brown, o último homem da Terra. Yorick foi de um desempregado formado em literatura inglesa para a pos-sível solução de evitar a extinção do ser humano. Essa dinâmica envolvendo o protagonista e as mulheres que passam por ele ao longo da história merece um des-taque especial, mesmo que por poucos quadros, como é o caso onde Yorick se senta junto de uma mulher, para observar o mo-numento de Washington, agora uma ode em homenagem a todos os homens, e comentam que em um só dia perderam os Rolling Stones, Bob Dylan, U2, The Who, além de outros imortais do Rock e terminam o diálogo, citando American Pie de Don McClean.

Yorick viaja o mundo em busca de uma resposta para essa catástrofe e também à procura de sua namorada que está na Austrá-lia. Aliás, seu principal objetivo é esse, ir até lá e dar um jeito de aju-dar a humanidade fazendo papel de Adão e Eva com ela. A histó-ria é cheia de reviravoltas e mis-térios e, no decorrer dela, vamos descobrindo como a sociedade li-dou com a praga, nos deparamos com situações bem-humoradas com algumas mulheres que tem segundas intenções com Yorick, além de conhecermos as Filhas das Amazonas, um segmento da

sociedade, extremistas que ale-gam que o mundo dos homens acabou por intervenção divina.

Brian K. Vaughan é um rotei-rista competente e já demonstrou isso em outros trabalhos como Leões de Bagdá, Ex Machina e Fu-gitivos, mesclando momentos de tensão e ótimos diálogos em um grande roteiro central. O modelo de sociedade distópico criado em Y – O Último Homem é muito in-

teressante e bastante incomum. A arte de Pia Guerra só vem somar ao trabalho de Vaughan, apesar de simples, se encaixa perfeitamente à proposta do texto. Os traços são dinâmicos, coesos e nítidos, além de um grande acerto em colocar uma mulher desenhando a série.

Y – O Último Homem é uma história de ficção científica com um olhar humano e repleto de mistérios, metáforas à nossa so-ciedade e indivíduos, referências à cultura pop, tudo isso mesclado com bom humor, pitadas de dra-ma e assuntos polêmicos que vão desde clonagem a preconceito.

Page 11: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,

1121 a 27 de março de 2020 | Ano | VIII | N°341www.portalagora.com social

Parabéns para Carolini Farineli, que completou mais um ano de vida no

último dia 20.

Felicidades para Giselle Cancine que vai assoprar as velinhas no próximo dia 26.

Feliz aniversário para o Dr. José Carlos Oliveira, que no último dia

19 comemorou idade nova.

Jacqueline faz aniversário hoje (21), e toda a família Tâmbalo a homanageia nesse dia tão especial (na foto aparecem da esquerda para direita: Delenilson Biscoito,

Jacque, Sandra, Murilo, Antônio, Pablo, Mateus e Bruna).

CLICK DO JHONES: Mariana, Marcos e princesinha Liz Maria em um ensaio de família em comemoração de seu primeiro aninho.

CLICK DO JHONES: Renata e Vinicius

se casaram no último domingo (14).

Page 12: curtas 3...tais, nas piadinhas entre amigos e outros canais. O fato é que muitas informações chegam e algumas delas, desencontradas. E para quem lê, ouve e replica o que aprendeu,