currÍculo unificado para fundamental i 4º ano 1º … · poliedros (faces, vértices e arestas)....

17
CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I – 4º ANO 1º BIMESTRE – 4º ANO ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES MATEMÁTICA À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades. Na interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal. À construção do significado do número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos. À resolução de situações-problema e à consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais. À reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado. Escrita numérica. Regularidades na série numérica. Números naturais (valor posicional). Números naturais na reta numérica. Números racionais na representação decimal. Resolução e elaboração de problemas no campo aditivo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Resolução e elaboração de problemas no campo multiplicativo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Cálculo de adição, subtração, multiplicação e divisão com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental (com dois ou mais termos). Estimativa. Ao estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições. À identificação e características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções. Pontos de referência (descrição, representação e interpretação da posição). Corpos redondos (igualdades e diferenças). Figuras geométricas (representação) Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas. À construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social. À utilização de procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado. Grandezas e mesma natureza (comparação). Unidades de medidas: Comprimento Unidades usuais de medida (metro, centímetro, quilômetro, milímetro). Estabelecimento das relações entre unidades usuais de medida de uma mesma grandeza. Transformações entre unidades de medidas. À leitura, na análise e na interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos. Gráficos de pictogramas e tabelas (interpretação, pesquisa, coleta de dados, organização e leitura).

Upload: doantu

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CURRÍCULO UNIFICADO PARA FUNDAMENTAL I – 4º ANO

1º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

MATEMÁTICA

À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades.

Na interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal.

À construção do significado do número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.

À resolução de situações-problema e à consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais.

À reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado.

Escrita numérica. Regularidades na série numérica. Números naturais (valor posicional). Números naturais na reta numérica. Números racionais na representação decimal. Resolução e elaboração de problemas no campo aditivo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Resolução e elaboração de problemas no campo multiplicativo, utilizando diferentes procedimentos de cálculo. Cálculo de adição, subtração, multiplicação e divisão com agrupamentos e desagrupamentos. Cálculo mental (com dois ou mais termos). Estimativa.

Ao estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições.

À identificação e características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.

Pontos de referência (descrição, representação e interpretação da posição). Corpos redondos (igualdades e diferenças).

Figuras geométricas (representação) Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.

À construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.

À utilização de procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.

Grandezas e mesma natureza (comparação). Unidades de medidas: Comprimento Unidades usuais de medida (metro, centímetro, quilômetro, milímetro). Estabelecimento das relações entre unidades usuais de medida de uma mesma grandeza. Transformações entre unidades de medidas.

À leitura, na análise e na interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.

Gráficos de pictogramas e tabelas (interpretação, pesquisa, coleta de dados, organização e leitura).

1º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA

À utilização da linguagem oral com eficácia nas diferentes situações de comunicação.

À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas.

Roda de conversa. Elaboração coletiva de rotinas diárias. Avaliação de atividades realizadas. Rodas de leituras. Debates. Dramatização de cenas. Enquete.

À leitura autônoma de textos de diferentes gêneros.

À escolha de livros para ler e apreciar.

GÊNEROS: reportagem, conto narrativo, história em quadrinhos, anúncio, carta pessoal, rótulo, texto informativo.

Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando corretamente as regras ortográficas e de pontuação.

À revisão de seus próprios textos a partir de uma primeira versão com ajuda do professor.

Palavras variáveis e invariáveis. Uso de QUE e QUI. Uso de GUE/GUI e GE/GI. Pontuação em diálogos. Produção de textos com coesão e coerência acompanhando os gêneros estudados no bimestre. Reescrita de textos.

CIÊNCIAS NATURAIS e

SOCIAIS

Ao reconhecimento das relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras, seja no presente ou no passado.

À identificação das ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade.

Identidade do aluno com base na sua família e de seus antepassados. Estrutura da linha do tempo: momentos significativos da história local, regional e nacional. Nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes das pessoas de sua localidade. Sistemas de governo: monarquia, república, parlamentarismo e ditadura. Primeiros habitantes do Brasil. Modo de vida dos índios. Influência indígena na cultura brasileira.

À identificação e compreensão das relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos diferentes ambientes.

À compreensão do corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo.

À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte.

Planeta Terra. Camadas do planeta. Abalos sísmicos. Vulcanismo. Principais rochas e formação do solo. Prevenção de acidentes domésticos. Primeiros socorros. Formato do Planeta Terra e sua relação com outros planetas.

À compreensão do alimento como fonte de matéria e

energia para o crescimento e manutenção do corpo.

Alimentação (alimentos reguladores, construtores e energéticos). Hábitos alimentares. Vitaminas (carências, fontes e distúrbios).

1º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

Ao reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas.

À utilização da linguagem cartográfica para representar informações observando a necessidade de indicação de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Relações entre o rural e o urbano.

Espaço geográfico: trabalho humano e as diferentes formas de apropriação da natureza. Espaço geográfico: continentes e oceanos. Unidades de relevo do Brasil.

ARTE

A R T E S V I S U A I S

À apropriação de elementos das artes visuais para construção de formas bidimensionais e tridimensionais.

À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos.

Ao aprofundamento da análise e sensibilização do olhar sobre diferentes formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.

Ao reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.

Gravura (matriz em isopor). Gravura (matriz em argila ou similar). Experimentação com cores primárias, secundárias, complementares e neutras. Observação de obras de arte que explorem a criação a partir da gravura.

Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

D A N Ç A

À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento.

Ao refinamento das sequências de movimento.

À instrumentalização e construção de conhecimento em/por meio da dança.

À fruição de manifestações de dança de variadas culturas.

À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança.

À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade.

À capacidade de relacionar características e simbologias entre diversas danças.

Ao contato com informações sobre artistas.

Brincadeiras cantadas. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos populares brasileiros e estrangeiros. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de imagens. Criação de sequências de movimento. Elaboração de esquemas gráficos para representar os movimentos pesquisados. Contextualização e discussão sobre ritmos e estilos populares brasileiros e estrangeiros.

Vida e obra de coreógrafos e dançarinos populares brasileiros.

1º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

ARTE

M Ú S I C A

À utilização expressiva dos parâmetros do som.

À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições.

Ao registro de suas ideias e criações musicais.

À elaboração de estratégias para concretização de seus projetos musicais.

À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores.

À compreensão da música como veículo de comunicação.

À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música.

À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética.

À compreensão de como a música é afetada pelo contexto em que é produzida.

Brincadeiras utilizando canções populares brasileiras e estrangeiras. Apreciação, interpretação, contextualização e discussão sobre ritmos e estilos populares brasileiros e estrangeiros. Instrumentos e elementos musicais típicos dos ritmos estudados. Criação de arranjos para canções populares brasileiras e estrangeiras. Criação de paródias de canções populares brasileiras e estrangeiras. Sonorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. Experimentação com formas de registro de suas criações musicais, por meio da escrita e da criação de partituras

não-convencionais e/ou convencionais (partitura).

Vida e obra de compositores e intérpretes populares brasileiros.

T E A T R O

À utilização expressiva do corpo e do movimento na realização de projetos teatrais.

À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação.

À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros.

À improvisação e criação teatral.

À organização de narrativas.

À criação teatral a partir do estudo de variadas obras de arte.

À ampliação do contato com a linguagem teatral.

Ao reconhecimento de elementos básicos da linguagem teatral.

À compreensão da existência de múltiplos sentidos nas várias formas de dramatização existentes ao longo da história.

Jogos de improvisação a partir de pinturas, esculturas e desenhos. Improvisação com objetos de uso cotidiano. Criação de esquetes em pequenos grupos. Leitura de textos teatrais infantis.

Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

2º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

MATEMÁTICA

À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades.

À interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal.

À construção do significado do número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.

À resolução de situações-problema e à consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais.

À reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado.

Decomposição de números naturais. Números naturais na reta numérica. Cálculos mentais e escritos envolvendo números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Estimativa. Resolução de situações-problemas com números naturais no campo aditivo e multiplicativo. Número racional (identificação das diferentes representações). Números racionais (comparação e ordenação na representação decimal). Escrita decimal de cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro. Análise combinatória.

Ao estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições.

À identificação e características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.

Pontos de referência (posição de uma pessoa ou objeto em diferentes localizações). Poliedros (faces, vértices e arestas). Planificações de algumas figuras tridimensionais.

Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.

À construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.

À utilização de procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.

Unidades de medida: Volume. Estabelecimento das relações entre unidades usuais de medida de uma mesma grandeza. Transformações entre unidades de medidas.

À leitura, à análise e à interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.

Gráficos de barras horizontais e verticais e tabelas (interpretação, coleta de dados, leitura e análise).

2º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA

À utilização da linguagem oral com eficácia nas diferentes situações de comunicação.

À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas.

Roda de conversa. Elaboração coletiva de rotinas diárias. Avaliação de atividades realizadas. Rodas de leituras. Exposição oral. Dramatização de peças teatrais. Entrevistas.

À leitura autônoma de textos de diferentes gêneros.

À escolha de livros para ler e apreciar.

GÊNEROS: slogan, conto narrativo, poema, roteiro de teatro, entrevista, documentos pessoais. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando corretamente as regras ortográficas e de pontuação.

À revisão de seus próprios textos a partir de uma primeira versão com ajuda do professor.

Sílaba tônica. Acento agudo e circunflexo. Sons nasais. Regras de acentuação. Pronomes possessivos. Produção de textos com coesão e coerência. Reescrita de textos.

CIÊNCIAS NATURAIS e

SOCIAIS

Ao reconhecimento das relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras, seja no presente ou no passado.

À identificação das ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade.

Grandes navegações. Divisão das terras do Novo Mundo. Os portugueses no Brasil. Diferenças culturais entre indígenas e portugueses. Atividades econômicas do período colonial: extração do pau-brasil e cana-de-açúcar.

À identificação e compreensão das relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos diferentes ambientes.

À compreensão do corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo.

À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte.

Definição e composição do solo. Permeabilidade nos diferentes tipos de solos. Solo produtivo. Papel dos decompositores. Desertificação. Doenças da infância (contagiosas e não contagiosas). Desidratação. Dengue (Prevenção/ Transmissão). Força gravitacional da Terra.

À compreensão do alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo.

Pirâmide alimentar e Calorias. Alimentos industrializados. Elementos das paisagens. Efeito estufa e aquecimento global.

2º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

Ao reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas.

À utilização da linguagem cartográfica para representar informações, observando a necessidade de indicação de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Transformações da paisagem e efeitos da ação do homem sobre a natureza. Climas do Brasil. Limites e fronteiras do território brasileiro.

ARTE

A R T E S V I S U A I S

À apropriação de elementos das artes visuais para construção de formas bidimensionais e tridimensionais.

À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos.

Ao aprofundamento da análise e sensibilização do olhar sobre diferentes formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.

Ao reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.

Modelagem: experimentos de criação a partir da manipulação de materiais maleáveis. Escultura: experimentos de criação a partir de variados materiais semirrígidos. Observação de obras de arte tridimensionais. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

D A N Ç A

À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento.

Ao refinamento das sequências de movimento.

À instrumentalização e construção de conhecimento em/por meio da dança.

À fruição de manifestações de dança de variadas culturas.

À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança.

À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade.

À capacidade de relacionar características e simbologias entre diversas danças.

Ao contato com informações sobre artistas.

Brincadeiras cantadas. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos tradicionais. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de histórias. Criação de sequências de movimento. Elaboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados.

Contextualização e discussão sobre ritmos e estilos das danças tradicionais.

2º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

ARTE

M Ú S I C A

À utilização expressiva dos parâmetros do som.

À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições.

Ao registro de suas ideias e criações musicais.

À elaboração de estratégias para concretização de seus projetos musicais.

À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores.

À compreensão da música como veículo de comunicação.

À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música.

À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética.

À compreensão de como a música é afetada pelo contexto em que é produzida.

Brincadeiras cantadas e danças a partir de canções tradicionais. Apreciação, interpretação, contextualização e discussão sobre ritmos e estilos da música tradicional. Instrumentos e elementos musicais típicos dos ritmos estudados. Criação de arranjos para canções tradicionais. Criação de paródias de canções tradicionais. Sonorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros.

Experimentação com formas de registro de suas criações musicais, por meio da escrita e da criação de partituras não-convencionais e/ou convencionais (partitura).

T E A T R O

À utilização expressiva do corpo e do movimento na realização de projetos teatrais.

À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação.

À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros.

À improvisação e criação teatral.

À organização de narrativas.

À criação teatral a partir do estudo de variadas obras de arte.

À ampliação do contato com a linguagem teatral.

Ao reconhecimento de elementos básicos da linguagem teatral.

À compreensão da existência de múltiplos sentidos nas várias formas de dramatização existentes ao longo da história.

Jogos de improvisação e experimentação a partir de canções, poemas e peças musicais instrumentais. Improvisação com objetos imaginários (fisicalização). Criação de esquetes em pequenos grupos. Leitura de textos teatrais infantis. Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

3º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

MATEMÁTICA

À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades.

À interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal.

À construção do significado do número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.

À resolução de situações-problema e à consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais.

À reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado.

Decomposição de números naturais. Números naturais na reta numérica. Resolução de situações-problemas com números naturais no campo aditivo e multiplicativo. Cálculos mentais e escritos envolvendo números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Número racional (identificação das diferentes representações). Números racionais (leitura, escrita e ordenação na representação decimal). Localização na reta numérica, de números racionais na forma decimal. Frações (significados: parte-todo, quociente e razão). Fração e seus diferentes significados. Números racionais expressos na forma decimal. Cálculos com números racionais no campo aditivo. Probabilidade.

Ao estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições.

À identificação e características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.

Pontos de referência: Percurso. Figuras tridimensionais (composição e decomposição). Figuras tridimensionais (bases poligonais e circulares). Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.

À construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.

À utilização de procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.

Unidades de medidas: temperatura. Grau Celsius (reconhecimento e utilização). Situações-problema (que apresentem as diferentes unidades de medidas já trabalhadas).

À leitura, à análise e à interpretação de informações e dados apresentados em tabelas

e gráficos.

Gráficos de setores circulares (interpretação, coleta de dados, leitura, análise).

3º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA

À utilização da linguagem oral com eficácia nas diferentes situações de comunicação.

À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas.

Roda de conversa. Elaboração coletiva de rotinas diárias. Avaliação de atividades realizadas. Rodas de leituras. Debates. Exposição oral.

À leitura autônoma de textos de diferentes gêneros.

À escolha de livros para ler e apreciar.

GÊNEROS: conto narrativo, poema, resenha, e-mail, lendas e mitos. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando corretamente as regras ortográficas e de pontuação.

À revisão de seus próprios textos a partir de uma primeira versão com ajuda do professor.

Artigo. Pronomes demonstrativos. Tempos verbais. Frases e orações. Uso de Ç, S e C. Produção de textos com coesão e coerência. Reescrita de textos. Revisão de seus próprios textos.

CIÊNCIAS NATURAIS e

SOCIAIS

Ao reconhecimento das relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras, seja no presente ou no passado.

À identificação das ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade.

Capitanias hereditárias. Engenhos no Brasil. Trabalho escravo.

Surgimento das primeiras vilas. Influência dos negros na cultura brasileira.

À identificação e compreensão das relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos diferentes ambientes.

À compreensão do corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo.

À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte.

Relação do solo com a atmosfera. Intemperismo. Estruturas da atmosfera. Gases que compõem o ar. Propriedades do ar. Doenças transmitidas pelo ar. Drogas lícitas e ilícitas (prevenção). Movimentos de rotação e translação.

3º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

CIÊNCIAS NATURAIS e

SOCIAIS

À compreensão do alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo.

Ao reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas.

À utilização da linguagem cartográfica para representar informações observando a necessidade de indicação de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Hábitos alimentares e higiene alimentar. Vegetações do Brasil. Relação: clima e vegetação. Florestas no Brasil. Desmatamento. Preservação da natureza.

Registros de informações: desenhos, quadros, tabelas, esquemas, listas, maquetes e mapas.

ARTE

A R T E S V I S U A I S

À apropriação de elementos das artes visuais para construção de formas bidimensionais e tridimensionais.

À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos.

Ao aprofundamento da análise e sensibilização do olhar sobre diferentes formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.

Ao reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.

Pontilhismo. Observação de obras de arte baseadas no pontilhismo. Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

D A N Ç A

À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento.

Ao refinamento das sequências de movimento.

À instrumentalização e construção de conhecimento em/por meio da dança.

À fruição de manifestações de dança de variadas culturas.

À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança.

À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade.

À capacidade de relacionar características e simbologias entre diversas danças.

Ao contato com informações sobre artistas.

Brincadeiras cantadas. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir da música erudita. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de poemas. Criação de sequências de movimento. Elaboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Danças ligadas à música erudita: valsa.

Vida e obra de compositores brasileiros e estrangeiros que se dedicaram à valsa.

3º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

ARTE

M Ú S I C A

À utilização expressiva dos parâmetros do som.

À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições.

Ao registro de suas ideias e criações musicais.

À elaboração de estratégias para concretização de seus projetos musicais.

À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores.

À compreensão da música como veículo de comunicação.

À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música.

À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética.

À compreensão de como a música é afetada pelo contexto em que é produzida.

Brincadeiras a partir de peças eruditas. Apreciação, contextualização e discussão sobre ritmos e estilos da música erudita. Estrutura de uma orquestra sinfônica: naipes, regente, spalla etc. Vida e obra de compositores e intérpretes eruditos brasileiros. Criação de arranjos para acompanhamento de gravações de peças eruditas. Sonorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros.

Experimentação com formas de registro de suas criações musicais por meio da escrita e da criação de partituras não-convencionais e/ou convencionais (partitura).

T E A T R O

À utilização expressiva do corpo e do movimento na realização de projetos teatrais.

À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação.

À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros.

À improvisação e criação teatral.

À organização de narrativas.

À criação teatral a partir do estudo de variadas obras de arte.

À ampliação do contato com a linguagem teatral.

Ao reconhecimento de elementos básicos da linguagem teatral.

À compreensão da existência de múltiplos sentidos nas várias formas de dramatização existentes ao longo da história.

Jogos de improvisação a partir de situações cotidianas ou de histórias em quadrinhos. Jogos de improvisação com máscaras, acessórios e objetos. Criação de esquetes em pequenos grupos. Montagem de cenas a partir de textos teatrais. Leitura de textos teatrais infantis.

Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.

4º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

MATEMÁTICA

À ampliação do significado do número natural pelo reconhecimento de relações e regularidades.

À interpretação e produção de escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal.

À construção do significado do número racional e de sua representação fracionária a partir de seus diferentes usos.

À resolução de situações-problema e à consolidação de significados das operações fundamentais que envolvam números naturais e racionais.

À reflexão e ampliação dos procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado.

Decomposição de números naturais (forma polinomial). Números naturais na reta numérica. Resolução de situações-problemas com números naturais no campo aditivo e multiplicativo. Cálculos mentais e escritos envolvendo números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Representações fracionárias de uso frequente (leitura, escrita, comparação e ordenação). Números racionais expressos na forma decimal. Fração e seus diferentes significados: parte-todo, quociente e razão. Cálculos envolvendo frações. Cálculos com números racionais no campo aditivo.

Ao estabelecimento de pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições.

À identificação e características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções.

Figuras tridimensionais (simetria). Polígonos (número de lados, número de ângulos, eixos de simetria). Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.

À construção de significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social.

À utilização de procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.

Unidades de medidas: Massa. Transformações de medidas. Instrumentos de medida (utilização e precisão dos resultados). Situações-problema (que apresentem as diferentes unidades de medidas já trabalhadas).

À leitura, à análise e à interpretação de informações e dados apresentados em tabelas e gráficos.

Gráficos de linhas e tabelas. (coleta, organização, descrição de dados, leitura, interpretação)

4º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA

À utilização da linguagem oral com eficácia nas diferentes situações de comunicação.

À compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas.

Roda de conversa. Elaboração coletiva de rotinas diárias. Avaliação de atividades realizadas. Rodas de leituras. Relatos orais. Debates.

À leitura autônoma de textos de diferentes gêneros.

À escolha de livros para ler e apreciar.

GÊNEROS: texto argumentativo, manual, charge, piadas, histórias em quadrinhos, paródia. Leitura individual. Leitura compartilhada. Leitura coletiva.

À produção de textos escritos coesos e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando corretamente as regras ortográficas e de pontuação.

À revisão de seus próprios textos a partir de uma primeira versão com ajuda do professor.

Pronomes interrogativos. Frases afirmativas e negativas. Tempos verbais. Substantivos coletivos. Produção de textos com coesão e coerência. Reescrita de textos. Revisão de seus próprios textos.

CIÊNCIAS NATURAIS e

SOCIAIS

Ao reconhecimento das relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras, seja no presente ou no passado.

À identificação das ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade.

A invasão holandesa; A economia mineradora: a descoberta do ouro. Os bandeirantes. Movimentos sociais no Brasil colônia e império: revoltas coloniais. Inconfidência Mineira. A vinda da família real para o Brasil. Brasil Imperial (1822 – 1889): Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado.

À identificação e compreensão das relações entre solo, água e seres vivos nos fenômenos de escoamento da água, erosão e fertilidade dos solos, nos diferentes ambientes.

À compreensão do corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do indivíduo.

À caracterização dos movimentos dos corpos celestes no horizonte.

Água nos ambientes. Distribuição da água no planeta. Características e ciclo da água. Uso da água. Micro-organismos presentes na água. Movimento de translação e as variações climáticas.

À compreensão do alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo.

Ao reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas.

Anorexia, bulimia e obesidade. Água: disponibilidade de água doce no Brasil. Aquíferos e rios. Rio Amazonas: o maior rio do mundo. Importância do rio São Francisco para o nordeste.

4º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

CIÊNCIAS

NATURAIS e SOCIAIS

À utilização da linguagem cartográfica para representar informações observando a necessidade de indicação de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação.

Poluição e desperdício das águas. Interpretação e elaboração de mapas físicos: relevo, hidrografia, clima e vegetação.

ARTE

A R T E S V I S U A I S

À apropriação de elementos das artes visuais para construção de formas bidimensionais e tridimensionais.

À nutrição estética mediante a apreciação dos trabalhos artísticos.

Ao aprofundamento da análise e sensibilização do olhar sobre diferentes formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas.

Ao reconhecimento da importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.

Assemblage. Confecção de móbiles. Observação de obras de arte que explorem a técnica da assemblage. Observação de móbiles.

Contextualização social e histórica sobre as obras / artistas estudados.

D A N Ç A

À expressão e comunicação de sensações, sentimentos e ideias por meio do gesto e do movimento.

Ao refinamento das sequências de movimento.

À instrumentalização e construção de conhecimento em/por meio da dança.

À fruição de manifestações de dança de variadas culturas.

À identificação de elementos expressivos em manifestações de Dança.

À valorização e ampliação do repertório de manifestações em dança, com respeito à diversidade.

À capacidade de relacionar características e simbologias entre diversas danças.

Ao contato com informações sobre artistas.

Brincadeiras cantadas. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de ritmos da região norte. Improvisação individual e coletiva de movimentos a partir de histórias. Danças e folguedos tradicionais da região norte. Elaboração de esquemas gráficos simples para representar os movimentos pesquisados. Observação de espetáculos de dança que explorem ritmos da região norte.

Espetáculos/profissionais da dança estudados (contexto social e histórico).

4º BIMESTRE – 4º ANO

ÁREA AONDE CHEGAR CONTEÚDOS / ATIVIDADES

ARTE

M Ú S I C A

À utilização expressiva dos parâmetros do som.

À expressão de sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, interpretações e composições.

Ao registro de suas ideias e criações musicais.

À elaboração de estratégias para concretização de seus projetos musicais.

À escuta atenta e sensível de sons do ambiente e de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas bem como seus contextos e compositores.

À compreensão da música como veículo de comunicação.

À reflexão sobre os elementos formais, expressivos e históricos da música.

À reflexão sobre diferentes aspectos da música tais como ética e estética.

À compreensão de como a música é afetada pelo contexto em que é produzida.

Brincadeiras utilizando canções e ritmos da região norte. Apreciação e contextualização de ritmos da região norte. Sonorização de imagens e histórias com instrumentos musicais e objetos sonoros. Experimentação com formas de registro dos sons pesquisados e/ou produzidos, por meio da escrita e

da criação de partituras não-convencionais.

T E A T R O

À utilização expressiva do corpo e do movimento na realização de projetos teatrais.

À utilização de objetos variados e brinquedos em jogos de improvisação.

À elaboração de cenas, cenários, figurinos e outros.

À improvisação e criação teatral.

À organização de narrativas.

À criação teatral a partir do estudo de variadas obras de arte.

À ampliação do contato com a linguagem teatral.

Ao reconhecimento de elementos básicos da linguagem teatral.

À compreensão da existência de múltiplos sentidos nas várias formas de dramatização existentes ao longo da história.

Jogos de improvisação a partir de textos literários. Adaptação e dramatização de textos literários, em pequenos grupos. Contação de histórias adaptadas a partir de espetáculos teatrais.

Contextualização dos estilos e autores teatrais apreciados.