curitiba, janeiro de 2014 - sindehoteis.org.br · a adoção de sistema manual, mecânico ou...

6
Muito trabalho pela frente, depois de uma greve reveladora em Curitiba e Região. Cuidado com a exploração de mão-de- obra durante a Copa do Mundo, no Brasil. Os riscos daqueles que aceitam emprego sem o registro na Carteira de Trabalho. Veja na Página 2 CURITIBA, JANEIRO DE 2014 - ANO IX - 102ª EDIÇÃO - CIRCULAÇÃO DIRIGIDA FILIADO A Empresas voltam a enrolar nas negociações Até o fechamento desta edi- ção os empresários não ace- naram com uma solução para acabar com a greve da categoria em Curitiba e Região. Mesmo depois de um encontro no Tri- bunal Regional do Trabalho, os patrões, que se encenaram amistosos e dispostos a acordo, apresentaram uma ata onde exageram nas concessões do Sindehotéis e colocam que te- ríamos aceitado o inadmissível banco de horas. Assim, continua o estado de greve, esperando um julgamento da Justiça para o dissídio da categoria. Pelo que consta, os empresários só sor- riem na frente da Justiça, mas não cumprem o que prometem nos bastidores. Aguardem boletins extraordinários. Empresários fazem cena para a Justiça, mas se fecham quando devem dar respostas para a categoria. O impasse continua. Médico Vardiceu Genaro faz o alerta Kits escolares já estão disponíveis Associados e seus filhos até 18 anos podem re- tirar, a partir do dia 15, os kits escolares para 2014. Basta que estejam matriculados e comprovem vínculo escolar. A entrega é feita na sede do Sindehotéis, no horário de expediente. Mais detalhes na página 5. Garçons preparados para a Copa Ao final do ano passado mais uma turma de garçons foi formada pelo Instituto Profissionalizante Paraná Aliança - IPPA. Este ano, além de quinze opções já disponíveis, novidades serão introduzidas entre as ofertas. Em janeiro começa o Curso de Inglês. Página 3. Cuidado com as doenças do trabalho Nesta edição, na página 6, o médico Vardiceu Genaro, especialista em doenças do tra- balho, faz um alerta para quem atua na área de gastronomia e hospitalidade, sobre as doen- ças mais comuns da categoria. Trabalhar em pé, erguer peso, exposição constante ao calor e a câmaras frias podem trazer doenças irreversíveis.Saiba aqui como prevenir cada uma delas.

Upload: duongdieu

Post on 09-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Muito trabalho pela frente, depois de uma greve reveladora em Curitiba e Região.

Cuidado com a exploração de mão-de-obra durante a Copa do Mundo, no Brasil.

Os riscos daqueles que aceitam emprego sem o registro na Carteira de Trabalho.

Veja na Página 2

CURITIBA, JANEIRO DE 2014 - ANO IX - 102ª EDIÇÃO - CIRCULAÇÃO DIRIGIDA

FILIADO A

Empresas voltam a enrolar nas negociaçõesAté o fechamento desta edi-

ção os empresários não ace-naram com uma solução para acabar com a greve da categoria em Curitiba e Região. Mesmo depois de um encontro no Tri-bunal Regional do Trabalho, os patrões, que se encenaram amistosos e dispostos a acordo, apresentaram uma ata onde exageram nas concessões do Sindehotéis e colocam que te-ríamos aceitado o inadmissível banco de horas. Assim, continua o estado de greve, esperando um julgamento da Justiça para o dissídio da categoria. Pelo que consta, os empresários só sor-riem na frente da Justiça, mas não cumprem o que prometem nos bastidores. Aguardem boletins extraordinários.Empresários fazem cena para a Justiça, mas se fecham quando devem dar respostas para a categoria. O impasse continua.

Médico Vardiceu Genaro faz o alerta

Kits escolares já estão disponíveis

Associados e seus fi lhos até 18 anos podem re-tirar, a partir do dia 15, os kits escolares para 2014. Basta que estejam matriculados e comprovem vínculo escolar. A entrega é feita na sede do Sindehotéis, no horário de expediente. Mais detalhes na página 5.

Garçons preparados para a Copa

Ao fi nal do ano passado mais uma turma de garçons foi formada pelo Instituto Profi ssionalizante Paraná Aliança - IPPA. Este ano, além de quinze opções já disponíveis, novidades serão introduzidas entre as ofertas. Em janeiro começa o Curso de Inglês. Página 3.

Cuidado comas doenças

do trabalho

Nesta edição, na página 6, o médico Vardiceu Genaro, especialista em doenças do tra-balho, faz um alerta para quem atua na área de gastronomia e hospitalidade, sobre as doen-ças mais comuns da categoria. Trabalhar em pé, erguer peso, exposição constante ao calor e a câmaras frias podem trazer doenças irreversíveis.Saiba aqui como prevenir cada uma delas.

A Copa está aí

02

Luís Alberto dos SantosWilson Pereira

Muito trabalho pela frente

Sem carteira assinada

ANO IX - 102ª EDIÇÃO - jANEIrO 2014

Edson Massaro Postalli

expediente

rua Voluntários da Pátria, 233 – 14º andar - Curiti ba Pr * Fone (41) 3072-4451 – Fax (41) 3072-4452Circulação dirigida aos trabalhadores do comércio hoteleiro, meios de hospedagem e gastronomia de Curiti ba e rMC.

E-mail: [email protected] * Site: www.sindehoteis.org.br * Impressão: Hellograff * Filiado a FETHEPAr – CONTrATUH – NCSTjornalista responsável e diagramação: Osni Gomes (MTE 015) - Sindijor Pr (673) * Tiragem: 6 mil exemplares.

DIRETORIA DO SINDEHOTÉIS Diretor Presidente: Luís Alberto dos Santos; Diretor Vice-Presidente: Moacyr roberto Tesch Auersvald; Diretor-Tesoureiro: josé Ademir Petri;

Diretor-Secretário: raphael Estevam da Silva Auerswald; Diretor de Assuntos jurídicos: Claudeir Aparecido Albunio; Diretor de Aposentados, Pensionistas e Seguridade Social: Cláudio Tomasini;

Diretor da juventude da Mulher do Idoso de Gênero e Igualdade racial: Margarida Maria Pereira.

Estamos em 2014. Mais cinco meses e começa ofi cialmente a Copa do Mundo no Brasil. Todos sabem a importância deste evento para o setor de turismo e hospi-talidade. Talvez o maior entre os anos de nossas vidas. É o momento de mostrarmos o nosso profi ssionalismo e de aproveitarmos o momento para os melhores desempenhos, seja no trabalho, arrecadação e principal-mente no desenvolvimento de nosso futuro profi ssional.

A exploração de mão-de-obra não habi-litada e o achaque a quem tem qualifi cação profi ssional já começou com a intransigência patronal em Curitiba, que será uma das Co-pas, oferecendo um salário de fome para os nossos trabalhadores, muito aquém daquilo que eles podem pagar e exageradamente longe do que merecemos receber.

Por esta e outras é que devemos fi car atentos para a exploração em 2014 e con-sequentemente nas Olimpíadas de 2016. Estamos sendo vergonhosamente despres-tigiados e relegados a um segundo plano, quando deveríamos ser parceiros e divisores dos lucros e perdas. Infelizmente a ganância

patronal diz não a esta grande oportunidade de um bom e salutar relacionamento entre patrão e empregado.

Descaradamente eles ampliam seus custos, elevam suas diárias a valores estra-tosféricos. Enquanto isso achatam, cada vez mais, os salários e conquistas dos trabalha-dores. Não são nem um pouco razoáveis com o bom senso. Foram pernósticos em negociações, negaram seus faturamentos, baseiam-se em defender os “menores” como se os pequenos empresários fossem os gran-des vilões dos baixos salários. Na realidade são os pequenos que melhor honram seus profi ssionais, que mais valorizam a mão-de--obra que dispõem. Já os soberbos e abas-tados são os que lançam mão das gorjetas e que pagam os mais baixos salários da cate-goria. É preciso, portanto, fi car bem alerta com os “patrões espertos”, principalmente durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O grande lesado pode ser você, trabalhador!

A experiência de nossa última greve nos acena com a possibilidade de muito trabalho pela frente neste ano que se inicia. O Sindehotéis continua se conso-lidando a cada momento como o grande canal de apoio ao trabalhador. Isso fi cou muito claro em nossas negociações. Zelar pelos salários, pela qualifi cação profi s-sional e principalmente pela garantia de bons empregos aos profi ssionais da gastronomia e hospitalidade será uma tarefa de compromissos redobrados no ano da Copa do Mundo.

Mas isso não nos intimida, porque te-mos uma categoria bastante preocupada com a sua atividade fi m, disposta a não abrir mão de seus direitos e conquistas e principalmente voltada para o aperfeiço-amento profi ssional constante.

A nossa certeza é de que se uma parte de nossos trabalhadores não somou co-nosco na greve é porque sofreram fortes pressões da classe patronal. Entendemos que no momento em que os riscos de esta-bilidade de emprego e sustento familiar são colocados em jogo, o trabalhador, por mais motivado que esteja, olhará primei-ro para o seu lado individual, mesmo que ele continue a não esquecer a importância de sua participação na defesa dos seus interesses e conquistas trabalhistas.

O episódio da greve nos mostra com muita clareza que temos que continuar unidos e participativos dentro das nossas reais possibilidades. Quem pode mais, representa aqueles que são ameaçados e com isso a categoria se fortalece.

Assim, o nosso desejo, neste ano de 2014 é que todos tomem consciência de sua missão profi ssional e entendam o va-lor do nosso Sindehotéis, sempre disposto a participar de cada momento da vida profi ssional de cada um. Venham para o Sindicato, fi liem-se e tenham a garantia de uma entidade totalmente voltada aos interesses do trabalhador, disposta a representá-lo quando necessário.

A previsão de anotação do Contrato de Tra-balho na CTPS está no artigo 29 da CLT, que diz:

Art. 29 - A Carteira de Trabalho e Previdência So-cial será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especifi camente, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, sendo facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Evidente que, a falta desse registro por parte do empregador, não pode signifi car um prejuízo para o trabalho ou uma indevida vantagem para aquele que descumpre a Lei.

Por isso que, quando a Lei (no caso a CLT) explica o que é um contrato de trabalho, ela diz que ele pode ser escrito ou não (tácito ou expresso),vejamos:

Art. 442 - Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.

É sempre importante alertar os trabalhadores da importância da anotação do contrato na Car-teira de Trabalho. Muitas vezes, com a aparente vantagem de não sofrer descontos em seu salário, como INSS, o trabalhador acaba por aceitar que

não ocorra a anotação em CTPS.Outras vezes, o que além de uma enganadora

vantagem é também um crime, qual seja, quando o trabalhador concorda em não ter o contrato de trabalho registrado por estar recebendo o seguro desemprego.

A Lei 7998/90, que trata do benefício do seguro-desemprego, alerta em seu artigo 25, § 2º sobre isso:

Art. 25. O empregador que infringir os dispositivos desta Lei estará sujeito a multas de 400 (quatrocentos) a 40.000 (quarenta mil) BTN, segundo a natureza da infração, sua extensão e intenção do infrator, a serem aplicadas em dobro, no caso de reincidência, oposição à fi scalização ou desacato à autoridade.

§ 1º Serão competentes para impor as penalidades as Delegacias Regionais do Trabalho, nos termos do Título VII da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

§ 2º Além das penalidades administrativas já referidas, os responsáveis por meios fraudulentos na habilitação ou na percepção do seguro-desemprego se-rão punidos civil e criminalmente, nos termos desta Lei.

ANO IX - 102ª EDIÇÃO - jANEIrO 2014

Copa do Mundo exige garçons bem preparadosO turismo em grande escala exige novas necessidades e satisfação de desejos gastronômicos. Entretanto o bom atendimento é fundamental.

Todas as situações da prática de garçom são treinadas durante o curso.

Regras de higiene, postura profissional, comportamento, recepção ao cliente, perfeita conservação, o que é desele-gante ao conversar, o que é desaconselhável com o públi-co, comportamentos corretos, regras de serviço e abordagem de clientes, tipos de serviço, de-coração de mesa, atendimento, como tirar pedido de comidas e bebidas, apresentação da nota e cobrança, como substituir utensílios e roupas em caso de acidentes, auxílio ao cliente, atendimento às reclamações, montagem da mesa, domínio de bandeja, tipos de coquetéis, buffet em pé, prática de carregar copos, cardápio, menu básico, tipologia de restaurante, descri-tivo de funções, etiqueta, copos certos para brindes, gentilezas, conceito de “mise en place”, bar, formação do bar, preparar o salão para serviços e banque-

tes, material, quantidade e uso, tabela de drinks, fechamento do restaurante e vocabulário técnico. São algumas das ins-truções previstas no Curso para Garçom do instrutor Ivo Var-dânega Jr., que em dezembro

ofereceu mais um treinamento no Instituto Profissionalizante Paraná Aliança, mantido pelo Sindehotéis.

“Agora com a chegada da Copa do Mundo o mercado de trabalho de hotéis, restaurantes

e similares vai precisar de gente muito bem treinada para receber os clientes que não conhecem ou que conhecem muito pouco da nossa língua. Neste caso, vale o conhecimento técnico do gar-çom”, explica Ivo, lembrando que o IPPA possui cursos de línguas básicas que serão utilizadas na Copa como o Espanhol e o Inglês.

O curso elaborado por Ivo segue o mais alto padrão de atendimento e da etiqueta pro-fissional, indispensáveis para o desempenho da atividade. São aulas, inicialmente teóricas e fi-nalmente práticas, que deixam os alunos aptos para atuar nos mais sofisticados ambientes dentro das normas internacionais.

Cada item é tratado com ex-tremo cuidado principalmente quando aparecem imprevistos, todos elencados e treinados simulando situações reais que ocorrem no dia-a-dia.

03

Quinze cursos já estão disponíveis,mas teremos novidades em 2014

No site do Instituto Pro-fissionalizante Paraná Aliança – IPPA tanto associados, como interessados poderão escolher um dos quinze cursos dispo-níveis.

Basta acessar em http://

www.institutoippa.org.br/lista-gem_cursos que terá em detalhes cada uma das ofertas, com datas, custos e fechamento de turmas.

Em janeiro já está disponível para matrículas, mais um curso de Inglês, direcionado a traba-lhadores da área de hospedagem e gastronomia. É indicado tanto para quem já está no ramo, como para pretendentes da carreira.

Os custos são compatíveis, com descontos especiais para os associados do Sindehotéis.

Há vantagem para quem já atua na área. Ao receber o certifi-cado de conclusão, o profissional poderá solicitar junto a empresa em que atua, um aumento de 2% no seu salário, pois esta é uma conquista classista, que consta na Convenção Profissional, indepen-dente de qualquer negociação.

Se você se interessa pela área também poderá escolher o curso que melhor se adaptar ao seu ob-jetivo. Basta acessar o site e fazer a sua matrícula “on line”.

Nova diretoria da NCST/PR já está empossadaEm solenidade no Hotel Lizon, em Curitiba, tomou posse a nova diretoria da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, eleita em Foz.

ANO IX - 102ª EDIÇÃO - jANEIrO DE 2014

Tomou posse dia 2 de de-zembro de 2013, a nova dire-toria da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná, eleita durante o Congresso Estadual da Nova Central, realizado nos dias 21 e 22 de outubro no Hotel Carimã, em Foz do Iguaçu.

O Presidente da Fetracons-par - Federação dos Trabalhado-res nas Indústrias da Constru-ção e do Mobiliário do Estado do Paraná Geraldo Ramthun - em-possou a diretoria encabeçada pelo companheiro Denílson Pestana da Costa.

O evento foi realizado no Hotel Lizon em Curitiba, onde na sequencia ocorreu reunião da Diretoria empossada, onde se fez um balanço das atividades de 2013, elaboração do Plano de Ação para 2014, entre outros.

EMPOSSADOSPresidente, Denilson Pes-

tana Da Costa; Primeiro Vice--Presidente, Alcir Antonio Ga-nassini; Vice-Presidente da Região Norte, João de Deus Correia; Vice-Presidente da Região Noroeste, Jorge Moraes; Vice-Presidente da Região do Centro e Campos Gerais, Olim-pio Mainardes Filho; Vice-Presi-dente da Região Sudoeste, Enio Antonio da Luz; Vice-Presidente da Região Oeste, Anacir Antônio de Andrade; Vice-Presidente da Região Sul, Gerti José Nunes; Vice-Presidente da Região Les-te – Litoral, Adilson Carlos da Silva; Diretor Secretário Geral, Titular, Reinaldim Barboza Pe-reira; Suplente, Sirlei César de Oliveira; Diretor de Finanças, Titular, Luis Alberto dos Santos; Suplente, José Guimarães; Dire-tor de Organização e Relações Sindicais, Titular, Josiel Veiga; Suplente, Claudeir Aparecido Albuino; Diretor de Relações Internacionais e Comunicação Social, Titular, Marcos Antônio Beraldo; Suplente, Antônio Bar-ros França; Diretor de Assuntos Jurídicos, Titular, Wilson Pe-reira; Suplente, Vilson Osmar Martins; Diretor de Assuntos Parlamentares, Titular, Nilton Pereira Campos; Suplente, Ade-

mir Dias; Diretor de Assuntos Trabalhistas, de Segurança e Saúde no Trabalho, Titular, Josiel Tadeu Teles; Suplente, Carlos Roberto da Cunha; Dire-tor de Assuntos Econômicos, Ti-tular, Sérgio Paulo Kampmann; Suplente, Gilmar Tim; Diretor de Assuntos de Seguridade So-cial, Aposentados e Pensionis-tas, Titular, Claudio Francisco Mistura; Suplente, Joaquim Alves dos Santos; Diretora Para Assuntos da Mulher, do Idoso, da Juventude, de Gênero e da Igualdade Racial, Titular, Rita De Cassia Assis Santos; Suplen-te, Cleusa Francisco Gastão; Diretor de Educação, Cultura, Desportos e Turismo, Titular, Jesuíno Pereira Oliveira; Su-plente, Luiz Carlos Queiroz; Di-retor de Assuntos de Economia Solidária, Titular, Ronaldo José da Silva; Suplente, Adão Ribeiro dos Santos; Conselho Fiscal, Efetivos: José Zierhut, Almir Guedes Fernandes e Claudir dos Santos; Suplentes: Anibaldo Klais, Ilson Kondratoski e Mar-garethe Fernandes Martins; Se-cretaria Estadual do Plano dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, Titular, José Luiz Kongeraski; Suplente, Ricardo Alexandre Peloze; Secretaria Estadual dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes de Passageiros, Titular, Luiz Adão Turmina; Suplente, Hailton Gonçalves; Secretaria Estadual dos Trabalhadores nas Empre-sas de Transportes de Cargas, Titular, Aparecido Nogueira da Silva; Suplente, Ernani Ribeiro

Dos Santos; Secretaria Estadual dos Motoristas e Condutores de Veículos Rodoviários (Cate-gorias Diferenciadas), Titular, Idenildo Dias Alves; Suplente, Jonas Cleiton Comissio; Se-cretaria Estadual do Plano dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Titular, Jadson Antonio Pereira Santos; Su-plente, José Guimarães Junior; Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Titular, Josiane de Oliveira; Suplente, Álvaro Lima Pinto; Secretaria Estadual do Plano dos Trabalhadores em Segurança Pública, Titular, Ro-sicler Maria Torquato; Suplente, José Ávido Pacheco; Secretaria Estadual de Habitação, Titular, Clovis Marques Lima; Suplente, Ronaldo Winklan; Secretaria Estadual dos Trabalhadores na Indústria Gráfica, Titular, Cícero Carlos da Silva; Suplente, José Soares de Souza; Secretaria Estadual do Plano dos Traba-lhadores Metalúrgicos, Titular,

04

Adriano Carlesso; Suplente, Sidnei Luiz Iarek; Secretaria Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias da Madeira e do Mobiliário, Titular, Altamir Laureano da Silva; Suplente, Nilton Antunes Betim; Secre-taria Estadual dos Servidores Públicos, Titular, Daiane do Rocio Campos Luna; Suplente, Willian José da Silva Costa; Se-cretaria Estadual dos Servidores Públicos Municipais, Titular, Juliano Castagnole; Secretaria Estadual dos Trabalhadores Rurais, Titular, Jairo Jair Tava-res; Suplente, Rubens Barbieri; Secretaria Estadual do Plano da Indústria, Titular, Paulo Sergio de Andrade; Suplente, Cornélio Ferreira; Secretaria Estadual do Plano da Alimentação, Titular, Sergio Aparecido Marinho; Su-plente, Maria Aparecida Souza de Almeida; Secretaria Esta-dual dos Motofretistas, Titular, Mauro Afonso Garcia; Suplente, Antonio Roberto Rozzi.

A solenidade de posse aconteceu no Hotel Lizon, em Curitiba, dia 2 de dezembro.Denilson Pestana terá novo mandato.

Este ano de 2014 o Sin-dehotéis vai procurar a cate-goria para ampliar o seu qua-dro de associados. O objetivo é tornar a categoria cada vez mais forte, levando ao conhe-cimento dos trabalhadores da área os vários benefícios que são oferecidos tanto na sede como através de inúmeros convênios que preveem uma série de vantagens para o associado.

E partir de janeiro a men-salidade foi arredondada em seu custo mensal. Dos R$ 40,50 que eram cobrados ano passado, agora o trabalhador pagará R$ 40. Uma correção pequena, mas que vai facilitar a quitação mensal.

Através do nosso site http://www.sindehoteis.org.br os interessados poderão fazer suas inscrições. É fácil e rápido.

Mensalidade foi arredondada

ANO IX - 102ª EDIÇÃO - jANEIrO DE 2014

Como já é praxe, este ano os associados do Sindohotéis tem direito a kits de material escolar para seus fi lhos. Distribuição começa dia 15.

Denilson Pestana da Costa

Companheiros! A Nova Central Sindi-cal de Trabalhadores nasceu autônoma e independente dos partidos políticos e aos governos. Nossa central é apartidária, mas não apolítica. É papel das entidades sindicais discutirem e debateram os projetos que serão apresentados à população e aos trabalhado-res neste ano (2014) de eleições para Depu-tado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da Republica.

Nossa relação com os partidos tem ocor-rido nas negociações dos temas que envolvem os trabalhadores em cada nível de governo (Prefeitos, Governadores e com o Governo Federal), ou com os parlamentares (Vereado-res, Deputados Estaduais, e Federais), nesta última, com êxito na maioria das questões demandadas pelos trabalhadores.

Hoje a nossa atuação no legislativo está cada vez mais difícil, os empresários mu-daram a sua forma de se relacionar com o poder. Na década de 80, 90 eram poucos os empresários que abandonavam suas ativi-dades empresariais para se dedicar a uma atuação no parlamento brasileiro. O quadro desenhado pelo Diap - Departamento Inter-sindical de Assessoria Parlamentar é outro, o empresariado que até então fi nanciava as campanhas eleitorais, tomaram a decisão

CLÍNICO GERAL Dr. Edmilson Mário Fabbri - Fone: (41) 3072-4451

PEDIATRIADra. Marina Cortes Del Grossi - Fone: (41) 3072-4451

GINECOLOGIADra. Malu Dolinski - Fone: (41) 3014-5876

ODONTOPEDIATRIADra. Ana Cristi na Farah Fone: (41) 3225-3661

PSICOLOGIADr. Geraldo Magalhães

Fones: (41) 3223-9101 e (41) 9141-3141

PSICÓLOGA - Dra. Tati ana Posansky Fabbri - Fone: (41) 3262-6699

ACESSO SAÚDE – CURITIBA/COLOMBO/PINHAISFone: 0800-601-3500, (41) 3025-3500

CENTRO MÉDICO DR. BERNARDOFone: (41) 3232 0392

CENTRO MÉDICO SAÚDE PLENA rua Isaac Ferreira da Cruz, 3899 Cj 12 a 14 - Síti o Cercado

Clínico Geral, Emagrecimento, Geriatria, Dermatologia, Acupuntura, Psicopedagogia, Nutricionista, Fisioterapia Ortopédica ou respiratória, Fisioterapia Neurológica,

Cardiologista, Eletrocardiograma, Pneumologista e Ortopedista.Marcação de consulta

Fones: (41) 3287-5534 ou (41) 3287-0754

HOSPITAL MENINO DEUSFone (41) 3302-2600, (41) 3264-6412

CENTRO DIAGNÓSTICO BOM JESUSFone: 3016-9060

CLIFAME – ÁREA DE SAÚDEFone: (41) 3223-1262

CLÍNICA DE ORTODONTIA ORTOTALFone: (41) 3324-8237

CLÍNICA DE OLHOSFone: (41) 3222-6065

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA, ESTÉTICA E ACUPUNTURA Dra. Vanessa - Fone: (41)3323-5606

CLÍNICA ODONTO TERCEIRO MILÊNIOFone 0800-6432-7575 (41) 3321-7150

DOENÇA DA PELE, CABELOS, UNHAS, COSMIATRIA E ESTÉTICADra. Emmanuelle Bertoldi

Fones: (41) 3244-8888 e (41) 3342-2363

INSTITUTO FORLANINIFones: (41) 3224-6422 e (41) 3232-6636

PADRÃO SERVIÇOS RADIOLÓGICOSFone: (41) 3029-4010

ABRIL ECOGRAFIAFone: (41) 3323-1556, (41) 3233-2754

PR ANÁLISEFone: (41) 3324-1254

ÓTICA BARÃOFone (41) 3233-2626

AUTOESCOLA CRISTO REIFone (41) 3324-7141

ASSISTÊNCIA JURÍDICA TRABALHISTAConsultas Gratuitas

atendemos na sede do Sindehotéis

ESSENCIALE CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROSFone: (41) 3019-1665

GRUPO UNINTER (FACINTER) - Fone (41) 3072-4451

Associados com mais de 6 meses de fi liação recebem auxílio material escolar

para fi lhos até 18 anos

Kits de material escolar já estão disponíveis

Todo ano é a mesma coisa! Chega janeiro e a grande preocupação das famílias é com as diversas despesas que chegam, implaca-velmente, para serem quitadas. É o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, sobre o valor dos imóveis; é o emplacamento do veí-culo através do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA; é a matricula na escola que se não demanda custo, pelo menos exige dos pais mobilização e perda de tempo em fi las e reservas de vagas; são as despesas inerentes da sobrevivência natural de uma família, com luz, água, telefone, ali-mentação e outros compromissos geralmente assumidos com os presentes de fi m de ano e das festas cristãs. Além de tudo isso chega também a hora de preparar as crianças ou adolescentes para frequentar a escola, com uniforme e material escolar.

Para contribuir um pouco com todo esse processo o Sindehotéis, vem mantendo há algum tempo a distribuição de um kit escolar, que varia conforme a série em que os fi lhos dos seus associados serão matriculados.

O kit do Sindicato já faz parte dos bene-fícios entregues todos os anos aos associados

CONVÊNIOS

Apartidária, mas não apolítica

política de não mais terceirizar o poder, as-sumiram eles próprios a responsabilidade de defender seus interesses, com uma bancada de 246 deputados e 27 senadores no con-gresso nacional, situação que não é diferente nas câmaras municipais e nas assembleias legislativas, enquanto a bancadas dos tra-balhadores é de somente 91 congressistas, sendo 83 deputados e 08 senadores.

A Nova Central em seu Congresso Es-tadual realizado em outubro deste ano, de-senvolveu um plano de ação para o próximo ano, onde defi niu que a entidade terá uma atuação forte nas eleições de 2014, realizando reuniões, debates e seminários para tratar desta questão.

O objetivo é incentivar os ativistas e militantes sindicais das entidades fi liadas à Nova Central Sindical de Trabalhadores a atuarem em mais uma frente de luta, a luta política partidária e dar um passo a frente na defesa das bandeiras históricas da classe trabalhadora.

Os protestos realizados em junho deste ano mostraram a insatisfação da população com a saúde, transporte público, educação, corrupção, entre outros, porém, tanto estas quanto diversas outras bandeiras levantadas pelo povo brasileiro só serão atendidas, se tomarmos consciência do nosso poder e mu-darmos o quadro político nas urnas, votando em candidatos que realmente represente nossos interesses no Congresso Nacional.

Denílson Pestana da CostaPresidente da NCST/PR

05

e dependentes até os 18 anos, que estejam em dia com a mensalidade sindical e que comprovem matrículas em estabelecimen-tos de ensino regular em Curitiba e Região Metropolitana, na área de abrangência do Sindicato.

Este ano de 2014 a distribuição será efetuada em nossa sede a partir do dia 15 de janeiro, ainda sem data para encerramento, o que deve ocorrer quando houver a con-templação de todos aqueles que tem direito ao benefício.

Na opinião de várias mães de estudantes que apanharam o kit no ano passado e em ocasiões anteriores, “esta é um excelente contribuição do Sindicato, pois nos alivia em várias despesas com cadernos e assessórios tão importantes para o atendimento de nos-sos fi lhos”. Além dos materiais, a mochila ca-racterizada é também uma excelente opção. A grande maioria dos benefi ciados sai de nossa sede feliz com o “presente” que oferecemos o que nada mais é do que mais uma das tantas contribuições que damos a nossa classe de associados, frisa o presidente do Sindehotéis, Luís Alberto dos Santos.

ANO IX - 102ª EDIÇÃO - jANEIrO DE 2013

Médico alerta sobre problemas osteomuscularesOs maiores desacertos estão na postura e não na repetição de ações. Muitos exercícios, alongamentos e ações preventivas são recomendadas.

O Ministério do Trabalho e do Emprego recomenda garantir condições de trabalho seguras e sau-dáveis, com a preservação da saúde e da vida do trabalhador, evitando acidentes e doenças ocupacionais.

O trabalho ocupa grande parte da vida das pessoas e as posturas inadequadas, mantidas por tempo prolongado durante a jornada de trabalho, são fatores que constituem riscos para o desenvolvimento de doenças ou desconforto dos traba-lhadores.

SÉCULO XXO adoecimento físico e psíquico

no mundo laboral se acentuou espe-cialmente em meados do século XX, quando o sistema produtivo incor-porou definitivamente a mecaniza-ção e a automação. Problemas como DORTs (Distúrbios Osteomuscu-lares Relacionados ao Trabalho) em determinadas profissões foram reconhecidos, no final desse último

06

século, como uma afecção epide-miológica impactante. Isso já atinge uma ampla gama de trabalhadores, em diferentes tipos de atividades.

PREVENÇÃOPrevenir as doenças ocupacio-

nais melhora a atuação e a qualida-de de vida no trabalho. Mas estas doenças são apenas uma pequena parcela das causas de mortalidade e morbidade dos empregados. Na frente delas aparecem as doenças cardiovasculares e outras crônico--degenerativas que vamos tratar em próximas reportagens deste informativo.

MAIS COMUNSReconhecida pela Previdência

Social desde 1987 a DORT têm sido, nos últimos anos, dentre as doenças ocupacionais registradas, as mais prevalentes, segundo estatísticas referentes à população trabalhadora segurada pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.

MTE adverte: Cuidado com doenças da atividade laboral!

O médico especialista em Saúde Ocupacional, Vardiceu Genaro, da MAG Saúde Ocu-pacional de Curitiba, alerta que os problemas como DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) pode atingir diretamente os trabalhadores das áreas de gas-tronomia e hospitalidade, em virtude de suas posturas físicas, na execução de suas atividades laborais. Mas ele desconsidera o que popularmente se chama de movimento repetitivo. “Isso não ocorre, a menos dentro de uma atividade em que não haja qualquer desvio ou pequenas paralisações”. O ideal, segundo doutor Genaro, é “não ficar mui-to tempo numa única posição, estática.” Ele recomenda a pro-cura por apoio para descansar os pés e as pernas e mudar de posição de tempos em tempos, o que ajuda a evitar as doenças osteomusculares.

MULHERESAs mulheres devem ficar

atentas para os problemas de varizes, observando se não há precedentes na família. “É muito importante cuidar desse problema, o mais cedo possível.

Há grande risco para quem toma pílulas anticonceptivas ou durante a gravidez, além de tendências genéticas. Estes são os principais fatores de risco.”

Para que trabalha muito tempo em pé, o ideal é utilizar meia elástica ¾ ou o “confort line”, principalmente para quem já tem determinada tendência.

MÃOS AO ALTOAs lesões não ocorrem com

muita facilidade para os gar-çons. O maior problema é fazer esforços com os braços abertos.

Evitar fazer esforços com os braços abertos é uma das reco-mendações mais eficientes. Isso ocorre principalmente em am-bientes apinhados de pessoas, quando o profissional tem que levantar o braço para conduzir a bandeja. “É muito difícil, mas pode ocorrer uma lesão dos ligamentos”, explica o médico.

Genaro lembra também aqueles que trabalham em bo-ates, que estão sujeitos a pro-blemas de som alto e ruídos constantes. “Isso pode afetar a audição”.

As lesões começam a ocorrer com a constante exposição ao som acima de 90 decibéis, com

uma constância de 4 horas, aproximadamente.

MUITO PESOPara as camareiras, o ideal é

não levantar peso e quando for inevitável, evitar fazê-lo com a coluna arcada. “Sempre procure levantar peso com a coluna reta, senão todo o esforço afeta a coluna e pode ocasionar lesões irreversíveis com o decorrer do tempo”.

O ideal é a prevenção, atra-

vés de ginásticas laborais, alon-gamentos e exercícios orien-tados. “Notem que nas regiões frias é comum os cães e gatos, quando acordam ou saem de uma posição de descanso, sem-pre realizam um alongamento”.

ALONGAMENTOQuem levanta peso, por

menos que seja, precisa estar atento para o alongamento da musculatura. Nossos músculos precisam estar constantemente preparados para enfrentar va-riados exercícios. Toda e qual-quer postura inadequada leva a riscos ergonômicos.

As cozinhas precisam ser bem ventiladas, evitando tem-pos seguidos de exposição aos ambientes com altos índices de calor por mais de duas a três horas.

Nas pizzarias os fornos su-peraquecidos são um risco cons-tante. O pizzaiolo deve evitar mais de 20 minutos em contato direto com o fogo do forno. Até a claridade das chamas pode ser prejudicial e aumentar os riscos de catarata. O ideal é usar óculos de proteção. E também o calor em excesso pode levar a proble-mas cardiovasculares.

Dr. Genaro, da MAG Saúde Ocupacional.