ctâÄÉ `tÇâxÄ wx vtÜätÄ{É gÉÅöá - uc.pt · 3 designadamente em aulas práticas e...

38
1 ctâÄÉ `tÇâxÄ wx VtÜätÄ{É gÉÅöá Professor Auxiliar do Departamento de Geografia Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra exÄtà™Ü|É wt tvà|ä|wtwx wxáxÇäÉÄä|wt? ÇÉ ÑxÜ•ÉwÉ wx D wx ]âÄ{É wx ECCH t DH wx fxàxÅuÜÉ wx ECCL? vÉÅ ä|áàt õ ÅtÇâàxdžûÉ wx vÉÇàÜtàÉ wx àÜtutÄ{É xÅ yâdžÆxá ÑØuÄ|vtá ÑÉÜ àxÅÑÉ |ÇwxàxÜÅ|ÇtwÉ Nos termos do artigo 25º do Decreto-Lei 448/79 de 13 de Novembro (Estatuto da Carreira Docente Universitária), com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 205/2006 de 31 de Agosto e, ainda, com a deliberação do Conselho Científico da Faculdade de Letras de Coimbra de 26 de Julho de 2008.

Upload: dangdung

Post on 11-Feb-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

ctâÄÉ `tÇâxÄ wx VtÜätÄ{É gÉÅöá

Professor Auxiliar do Departamento de Geografia

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

exÄtà™Ü|É wt tvà|ä|wtwx wxáxÇäÉÄä|wt? ÇÉ ÑxÜ•ÉwÉ wx D wx ]âÄ{É wx ECCH t DH wx fxàxÅuÜÉ wx ECCL? vÉÅ ä|áàt õ ÅtÇâàxdžûÉ wx vÉÇàÜtàÉ wx àÜtutÄ{É xÅ yâdžÆxá ÑØuÄ|vtá ÑÉÜ

àxÅÑÉ |ÇwxàxÜÅ|ÇtwÉ

Nos termos do artigo 25º do Decreto-Lei 448/79 de 13 de Novembro (Estatuto da Carreira Docente Universitária), com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 205/2006 de 31 de Agosto e, ainda, com a deliberação do Conselho Científico da Faculdade de Letras de Coimbra de 26 de Julho de 2008.

2

NOTA PREAMBULAR

Paulo Manuel de Carvalho Tomás defendeu em provas públicas na Universidade de Coimbra a sua Dissertação de Doutoramento em Letras, na área de Geografia, especialidade de Geografia, intitulada “Património cultural e trajectórias de desenvolvimento em áreas de montanha. O exemplo da Serra da Lousã”, a 30 de Junho de 2005, na qual obteve a classificação final1 de “aprovado com distinção e louvor por unanimidade”.

No dia 1 de Julho de 2005 foi contratado, por conveniência urgente de serviço, com contrato provisório válido por um quinquénio, como professor auxiliar além do quadro da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde exercia serviço docente, vinculado ao Instituto de Estudos Geográficos (actual Departamento de Geografia), desde o ano lectivo de 1993/1994 (primeiro como Assistente Estagiário, de 18 de Junho de 1993 a 17 de Fevereiro de 1997, e depois como Assistente, de 18 de Fevereiro de 1997 a 30 de Junho de 2005).

No âmbito deste contrato, exerceu a sua actividade docente em regime de dedicação exclusiva (de tempo integral) e assegurou diversas unidades curriculares de licenciaturas (Geografia; Turismo, Lazer e Património; Estudos Europeus), mestrados e pós-graduações (Geografia. Ordenamento do Território; Geografia Humana. Ordenamento do Território e Desenvolvimento; Lazer, Património e Desenvolvimento) e doutoramentos (Lazer, Turismo e Cultura; Geografia. Ramo de Geografia Humana – com início em 2009/2010) da Faculdade de Letras de Coimbra.

A componente lectiva decorreu com assiduidade, pontualidade e empenho. No que diz respeito ao último ano lectivo (2008-2009), leccionou a totalidade das aulas previstas para os dois semestres (incluindo as horas relacionadas com a participação no programa Erasmus, através de aulas de substituição) e cumpriu os programas em todas as unidades curriculares – tendência que marcou o exercício docente no período em apreciação no presente relatório.

De forma complementar, através de conferências, palestras e aulas, participou em cursos livres e de licenciatura (Universidade de Coimbra e Universidade da Extremadura), de mestrado (Universidade da Extremadura e Universidade de Las Palmas de Gran Canaria – por via de missões de ensino no âmbito da actividade Teaching Mobility do Programa Erasmus) e de doutoramento (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), organizou diversas saídas de campo/viagens de estudo e implementou aulas direccionadas para um processo de ensino/aprendizagem que valorizou a componente do saber/fazer (desenvolvimento de competências),

1 O Júri foi constituído pelos Professores Doutores José Maria Amado Mendes (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Fernanda Maria da Silva Dias Delgado Cravidão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Ana Paula Santana Rodrigues (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Luciano Fernandes Lourenço (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Norberto Nuno Pinto dos Santos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), José Alberto Rio Fernandes (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Luís Manuel da Costa Moreno (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

3

designadamente em aulas práticas e seminários2, a partir de conteúdos teóricos sólidos e actualizados.

Para além do tempo de leccionação de aulas, manifestou total disponibilidade para acompanhar e auxiliar os discentes nas actividades lectivas; elaborou e colocou à sua disposição os programas das unidades curriculares, os sumários de cada aula (com a indicação da matéria leccionada e a bibliografia de apoio) e materiais didácticos actualizados; desenvolveu uma pedagogia dinâmica e actualizada; cultivou uma boa relação pedagógica com os discentes; promoveu a sua integração efectiva nas actividades lectivas; e assegurou a orientação de estudantes de licenciatura (Geografia; Turismo, Lazer e Património) no âmbito dos estágios profissionalizantes da Faculdade de Letras de Coimbra. Os resultados finais obtidos pelos alunos, nas unidades curriculares que assegurou no período em análise, com taxas de aprovação superiores a 75% (dos alunos que realizaram provas de avaliação), são mais um elemento importante para avaliar a qualidade do processo de ensino/aprendizagem, a dedicação do docente e a motivação dos discentes. Esta última pode ser analisada, ainda, através da participação nas aulas, em que se verificaram taxas de presença superiores a 80% (do universo de alunos em avaliação contínua e em avaliação final a realizar trabalho prático) – de acordo com os registos realizados pelo docente, em 2007/2008 e 2008/2009.

Apesar da carga horária lectiva elevada (11 horas/ano, em média, excedendo o limite fixado pelo Estatuto da Carreira Docente Universitária), desenvolveu uma intensa actividade de investigação, com a organização de reuniões científicas, a participação em comissões científicas de eventos realizados em Portugal e no estrangeiro, a apresentação de comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais (em duas situações como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian), a publicação de textos (em livros, revistas, actas, relatórios, edições em CD-ROM, entre outros suportes), a participação em júris de provas académicas (mestrado), a orientação de estagiários (dos estágios profissionalizantes) da Faculdade de Letras de Coimbra (licenciaturas em Geografia, e em Turismo, Lazer e Património), a orientação de mestrandos (Geografia. Especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento; Lazer, Património e Desenvolvimento; Turismo. Especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos) e de doutorandos (Turismo, Lazer e Cultura).

De igual modo, desempenhou funções de gestão relacionadas com o Conselho Pedagógico, a Comissão Coordenadora do Conselho Científico, as provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, a Comissão Pedagógica de Geografia, a Comissão Científica de Geografia e a Comissão de Curso do Mestrado em Geografia Humana (Ordenamento do Território e Desenvolvimento); realizou actividades de extensão universitária, nomeadamente acções de formação, orientação de visitas de estudo, palestras e conferências (através da colaboração com instituições públicas e privadas de ensino básico, secundário e superior; associações de desenvolvimento regional e local; entidades públicas e associativas); e coordenou projectos vinculados a estudos de suporte e planos no âmbito de candidaturas a programas da União Europeia relacionados com o novo período de execução das políticas públicas (2007-2013), como aconteceu, por exemplo, com a candidatura da Dueceira (Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça) ao 2 A título de exemplo, apresentamos, em anexo, uma listagem de trabalhos práticos realizados em algumas das unidades curriculares do ano lectivo de 2008/2009.

4

programa PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente), através do Centro de Estudos Geográficos (Universidade de Coimbra).

Por outro lado, evidenciou capacidade de integração em equipas de trabalho, como demonstra as parcerias em comunicações apresentadas em congressos, colóquios e seminários, em textos publicados (e em publicação), em projectos de investigação (designadamente duas candidaturas em 2006 no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), em estudos realizados pelo Centro de Estudos Geográficos (no âmbito de serviços prestados a entidades externas), em visitas de estudo/saídas de campo e em eventos científicos (organização), envolvendo colegas de diferentes instituições de ensino superior (universitário e politécnico) e alguns alunos (e ex-alunos) das unidades curriculares que leccionou na Faculdade de Letras de Coimbra.

Para explicitar as actividades que desenvolveu neste período de provimento provisório/experimental importa destacar no presente relatório, de acordo com o disposto na legislação em vigor, as seguintes:

1. Actividades pedagógicas

1.1 Serviço docente

1.2 Mobilidade docente

1.3 Conferências, palestras e acções de formação

1.4 Viagens de estudo/saídas de campo

1.5 Estágios profissionalizantes da FLUC

2. Actividades de investigação científica

2.1 Comunicações em eventos científicos

2.2 Publicações

2.2.1 Livros (edição/autoria; capítulos)

2.2.2 Artigos em revistas

2.2.3 Artigos em suportes electrónicos

2.2.4 Comunicações em livros de actas

2.2.5 Comunicações em CD-ROM

2.2.6 Resumos, notas e notícias

2.2.6.1 Resumos

2.2.6.2 Notas e notícias

2.2.7 Artigos na imprensa regional

2.2.8 Guias de viagens de estudo/saídas de campo

2.3 Orientação de dissertações

2.3.1 Mestrado

2.3.2 Doutoramento

5

2.4 Participação em júris de provas académicas

2.4.1 Mestrado

2.5 Participação em projectos de investigação

2.6 Organização de reuniões científicas

2.7 Integração em comissões científicas de eventos

2.8 Integração em comissões científicas de revistas

2.9 Bolsas

3. Outras actividades relevantes

3.1 Cargos e funções exercidas

3.2 Actividades de extensão universitária

3.3 Moderação/coordenação de sessões/mesas em eventos científicos

3.4 Orientação de trabalhos científicos publicados (realizados no âmbito curricular da licenciatura em Geografia)

3.5 Arguição de relatórios no âmbito dos estágios profissionalizantes da FLUC

3.6 Participação em congressos, colóquios, seminários e outros eventos científicos

1. ACTIVIDADES PEDAGÓGICAS

1.1 Serviço docente

No ano lectivo de 2005/2006 leccionou as unidades curriculares (componentes teórica e prática) de Planeamento Local (4º ano da licenciatura em Geografia, 1º semestre, 6 horas); Geografia da União Europeia (3º ano da licenciatura em Geografia, 2º semestre, 6 horas); Geografia das Comunidades de Expressão Portuguesa (disciplina de opção transversal da FLUC, 1º ano, 2º semestre, 1.5 horas – em colaboração com João Luís Fernandes); Turismo e Desenvolvimento (2º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 2º semestre, 3 horas); Geografia da Europa II. População e Território (1º ano da licenciatura em Estudos Europeus, 2º semestre, 3 horas). A carga horária anual foi de 9.75 horas.

No ano lectivo de 2006/2007 foi responsável pela docência das unidades curriculares de Planeamento Local (aulas teorias e práticas, 4º ano da licenciatura em Geografia, 1º semestre, 4 horas); Turismo e Desenvolvimento (aulas teóricas e práticas, 2º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 1º semestre, 3 horas); Seminário Políticas e Instrumentos de Gestão Territorial (Mestrado e Pós-Graduação em Geografia – Área de Especialização em Ordenamento do Território, 1º semestre, 3 horas); Geografia da Europa II. População e Território (aulas teóricas e práticas, 2º semestre do 1º ano da licenciatura em Estudos Europeus, 3 horas); Geografia da União Europeia

6

(aulas teóricas e práticas, 2º semestre do 3º ano da licenciatura em Geografia, 6 horas); Geografia das Comunidades de Expressão Portuguesa (aulas teóricas, disciplina de opção transversal da FLUC – 1º ano, 2º semestre, 1.5 horas). A carga horária foi de 10.25 horas/ano.

Em 2007/2008 teve a seu cargo as unidades curriculares (aulas teóricas e práticas) de Ordenamento do Território (2º ano da licenciatura em Geografia, 1º semestre, 6 horas); Geografia da Europa II. População e Território (1º ano da licenciatura em Estudos Europeus, 2º semestre, 4 horas); Turismo e Desenvolvimento (2º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 2º semestre, 4 horas); Seminários I e II de Turismo, Lazer e Património (3º ano da licenciatura em Turismo Lazer e Património, 1º e 2º semestre, 6 horas).

Para além da componente lectiva, com 10 horas anuais, iniciou a orientação de duas dissertações de mestrado (Geografia – Área de Especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento) e orientou oito estagiários no âmbito dos estágios profissionalizantes da Faculdade de Letras de Coimbra (cinco em Geografia e três em Turismo, Lazer e Património).

Em 2008/2009 foi responsável pelas unidades curriculares de Ordenamento do Território (2º ano da licenciatura em Geografia, 1º semestre, 6 horas); Seminário I de Turismo, Lazer e Património (3º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 1º semestre, 3 horas); Seminário Políticas e Instrumentos de Ordenamento do Território (1º ano do mestrado em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento, 1º semestre, 3 horas); Seminário Turismo, Inovação e Planeamento (1º ano do doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, 1º semestre, 3 horas – em colaboração com Rui Gomes); Geografia da Europa II. População e Território (1º ano da licenciatura em Estudos Europeus, 2º semestre, 3 horas); Turismo e Desenvolvimento (2º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 2º semestre, 4 horas); Seminário II de Turismo, Lazer e Património (3º ano da licenciatura em Turismo Lazer e Património, 2º semestre, 3 horas); Seminário Património Cultural (1º ano do 2º ciclo em Lazer, Património e Desenvolvimento, 2º semestre, 3 horas – em colaboração com João Luís Fernandes); Seminário Projecto de Dissertação I e II (1º ano do doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, 1º e 2º semestre, 3 horas). A componente lectiva foi de 14 horas anuais.

Continuou a orientar duas dissertações de mestrado (Geografia – Área de Especialização em Ordenamento do Território), iniciou a orientação de uma dissertação de mestrado (Turismo – Especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) e de uma dissertação de doutoramento (Turismo, Lazer e Cultura, da Faculdade de Letras de Coimbra) e orientou três estagiárias (de Turismo, Lazer e Património) no âmbito dos estágios profissionalizantes da FLUC.

No 1º semestre do ano lectivo de 2009/2010 é responsável pelas unidades curriculares de Ordenamento do Território (2º ano da licenciatura em Geografia, 6 horas); Seminário I de Turismo, Lazer e Património (3º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 3 horas); Seminário Políticas e Instrumentos de Ordenamento do Território (1º ano do mestrado em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento, 3 horas); Seminário Turismo, Inovação e Planeamento (1º ano do

7

doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, 3 horas – em colaboração com Rui Gomes); Seminário Novas Perspectivas em Geografia Humana (1º ano do doutoramento em Geografia. Ramo de Geografia Humana, 3 horas – em colaboração).

No 2º semestre de 2009/2010 terá a seu cargo as unidades curriculares de Turismo e Desenvolvimento (2º ano da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 4 horas); Seminário II de Turismo, Lazer e Património (3º ano da licenciatura em Turismo Lazer e Património, 3 horas); Seminário Património Cultural (1º ano do 2º ciclo em Lazer, Património e Desenvolvimento, 3 horas – em colaboração com João Luís Fernandes). A componente lectiva será de 11.3 horas anuais. Esta carga horária pode aumentar no caso do docente assegurar a orientação de Seminários no âmbito do Projecto de Dissertação I e II (1º ano do 3º ciclo em Turismo, Lazer e Cultura) e da Organização do Projecto de Dissertação (2º semestre do 1º ano do 3º ciclo em Geografia – Ramo de Geografia Humana).

No que diz respeito a orientações de teses, continuou a orientar uma dissertação de mestrado (Turismo – Especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) e uma dissertação de doutoramento (Turismo, Lazer e Cultura, da Faculdade de Letras de Coimbra, 2008/2011), e iniciou a orientação de três dissertações de mestrado em Geografia Humana – Ordenamento do Território e Desenvolvimento (curso de 2008/2010), cinco dissertações de mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento (curso de 2008/2010) e três estagiárias (de Turismo, Lazer e Património) no contexto dos estágios profissionalizantes da Faculdade de Letras de Coimbra.

1.2 Mobilidade docente

. Deslocação em missão de ensino, no âmbito da actividade TM – Teaching Mobility do Programa Erasmus, ao Departamento de Arte e Ciências do Território, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura, Cáceres (Espanha), 12 a 18 de Maio de 2008.

. Deslocação em missão de ensino, no âmbito da actividade TM – Teaching Mobility do Programa Erasmus, ao Departamento de Geografia, Faculdade de Geografia e História, Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Las Palmas (Espanha), 25 a 29 de Maio de 2009.

1.3 Conferências, palestras e acções de formação

1. Palestra “Turismo, Património e Desenvolvimento”, Coimbra, Sala de Cartas e Relevos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 5 de Dezembro de 2005 (no âmbito do curso Livre Turismo e Cultura, 2005/2006, a convite da Professora Doutora Fernanda Cravidão).

2. Acção de Formação “A participação pública em planeamento urbano”, Salvaterra de Magos, Escola Secundária de Salvaterra de Magos, 16 Maio de 2006.

3. Conferência “O caminho de ferro e a construção da modernidade. Uma geografia da memória da linha férrea Coimbra-Lousã” (no âmbito da Comemoração do

8

Centenário da Linha de Comboio Coimbra-Lousã”), Lousã, Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, 24 de Fevereiro de 2007.

4. Palestra “Geografia e Ordenamento do Território”, Aveiro, ImpaCiências (Café de Ciência), Fábrica (Centro de Ciência Viva de Aveiro), Universidade de Aveiro, 26 de Abril de 2007 (cientistas convidados: Ana Monteiro e Paulo Carvalho).

5. Acção de Formação “Património e Desenvolvimento Local em Portugal: das políticas às intervenções”, Quiaios, Colégio de Quiaios, 9 de Maio de 2007.

6. Conferência “Património construído, turismo e desenvolvimento regional/ local: das políticas às intervenções” (no âmbito do Curso de Doutoramento em Geografia 2007/2010 da FLUP), Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Sala 2.12, 15 de Dezembro de 2007.

7. Palestra “Turismo, recursos eco-culturais e (des)envolvimento: dos lugares às redes”, no âmbito da disciplina de Geografia do Turismo (a convite da Professora Doutora Fernanda Cravidão), Coimbra, Faculdade de Letras, Sala 5, 23 de Abril de 2008.

8. Conferência “Património cultural, território e desenvolvimento” (missão de ensino no âmbito da actividade TM – Teaching Mobility do Programa Erasmus), Cáceres, sala 30, Departamento de Arte e Ciências do Território, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura, 14 de Maio de 2008 (Mestrado em Desenvolvimento Rural).

9. Conferência “Dinâmicas territoriais recentes em áreas de montanha”, (missão de ensino no âmbito da actividade TM – Teaching Mobility do Programa Erasmus), Cáceres, sala 30, Departamento de Arte e Ciências do Território, Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura, 15 de Maio de 2008 (Mestrado em Desenvolvimento Rural).

10. Conferência “Novas oportunidades para os espaços rurais”, Condeixa, Escola Secundária Fernando Namora, Biblioteca, 11 de Novembro de 2008.

11. Palestra “A salvaguarda e a valorização do património cultural: do global ao local”, no âmbito da disciplina de Património Cultural e Turismo (Professora Doutora Fernanda Cravidão), Coimbra, Faculdade de Letras, Sala 11, 17 de Março de 2009.

12. Conferência “O turismo alternativo nas estratégias de desenvolvimento das ilhas atlânticas da região macaronésica” (missão de ensino no âmbito da actividade TM – Teaching Mobility do Programa Erasmus), Las Palmas, Faculdade de Geografia e História, Universidade de Gran Canaria (Espanha), 27 de Maio 2009.

13. Conferência “Montanhas, Sustentabilidade e Coesão Territorial da União Europeia” (missão de ensino no âmbito da actividade TM – Teaching Mobility do Programa Erasmus), Las Palmas, Faculdade de Geografia e História, Universidade de Gran Canaria (Espanha), 28 de Maio 2009.

9

1.4 Viagens de estudo/saídas de campo

1. Viagem de estudo às aldeias serranas da Lousã, em 24 de Novembro de 2005, no âmbito das Jornadas de Turismo da Escola Superior de Educação de Coimbra “Património, Turismo e Animação”.

2. Viagem de estudo a Elvas, Olivenza, Vila Nueva del Fresno, Mourão, Aldeia da Luz e Alqueva, nos dias 5 e 6 de Abril de 2006, com discentes de Geografia da União Europeia e Geografia das Desigualdades no Desenvolvimento (Geografia, FLUC) – em colaboração com João Luís Fernandes.

3. Viagem de estudo às Aldeias do Xisto (Lousã e Pampilhosa da Serra), no dia 3 de Maio de 2006, com alunos de Turismo e Desenvolvimento (licenciatura em Turismo, Lazer e Património – FLUC).

4. Viagem de estudo à Nazaré, São Martinho do Porto e Óbidos, no âmbito das disciplinas de Turismo e Desenvolvimento e Geografia de Portugal II (licenciatura em Turismo, Lazer e Património, da Faculdade de Letras de Coimbra), 14 de Novembro 2006 (em colaboração com Maria de Fátima Velez de Castro).

5. Saída de campo a propósito de “Novas Políticas e Instrumentos de Ordenamento e Desenvolvimento (análise a partir das Serras de Xisto da Cordilheira Central)”, no âmbito dos seminários População, Mobilidade e Território, e Políticas e Instrumentos de Gestão Territorial, do Mestrado e Pós-Graduação em Geografia (Área de Especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento), 10 Novembro 2006 (em colaboração com Fernanda Delgado Cravidão).

6. Saída de campo a Campo Maior (Centro de Formação Pós-Graduada, Museu do Café e Fábrica do Café Delta) e Elvas (centro histórico) no âmbito do Curso Intensivo do Mestrado e Pós-Graduação em Geografia (Área de Especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento), 31 de Maio de 2007 (em colaboração com Fernanda Cravidão e João Luís Fernandes).

7. Saída de campo a Braga e Guimarães no âmbito do Curso Intensivo do Mestrado e Pós-Graduação em Geografia (Área de Especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento), 2 de Junho de 2007 (em colaboração com Fernanda Cravidão e João Luís Fernandes).

8. Viagem de estudo ao Maciço de Sicó, no âmbito dos Seminários de Turismo, Lazer e Património, 7 de Novembro de 2007 (em colaboração com Rui Cascão).

9. Viagem de estudo à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL 2008) com alunos do curso de Turismo, Lazer e Património (FLUC), 18 de Janeiro de 2008.

10. Visita cultural às Aldeias do Xisto (Serra da Lousã) no âmbito do IV ENETUR (Encontro Nacional de Estudantes de Turismo), 5 de Abril de 2008.

11. Viagem de estudo à Beira Interior Sul, no âmbito do Seminário de Turismo, Lazer e Património (FLUC), 9 de Abril de 2008.

12. Viagem de estudo às Aldeias do Xisto (Serra da Lousã), no âmbito do VII Congresso Ibérico de Estudos Rurais (Coimbra), 25 de Outubro de 2008.

10

13. Viagem de estudo ao Candal (Rede das Aldeias do Xisto), 30 de Outubro de 2008, com alunos e docentes de Geografia da Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa).

14. Viagem de estudo à Serra da Lousã, 21 de Novembro de 2008, com alunos do 2º ciclo em Lazer, Património e Desenvolvimento e do 3º ciclo em Turismo, Lazer e Cultura (em colaboração com Norberto Santos).

15. Viagem de estudo à Região do Oeste (Nazaré, São Martinho do Porto e Óbidos), 29 de Abril de 2009, com alunos do 2º ano (Turismo e Desenvolvimento) e do 3º anos (Seminário II) da licenciatura em Turismo, Lazer e Património da FLUC.

16. Saída de campo às cidades de Gaia e Porto (Património Mundial), 15 de Maio de 2009, com alunos do 2º ciclo em Lazer, Património e Desenvolvimento, e em Geografia Humana. Ordenamento do Território e Desenvolvimento, da FLUC (em colaboração com Norberto Santos).

1.5 Estágios profissionalizantes (da FLUC)

1. Luísa Daniela Adelino (Geografia), Câmara Municipal de Miranda do Corvo, 8 de Outubro de 2007 a 8 de Janeiro de 2008.

2. Paulo Celso Lopes Pinto (Geografia), Gabinete Técnico Florestal de Miranda do Corvo, 8 de Outubro de 2007 a 8 de Janeiro de 2008.

3. José Augusto Baptista Vieira (Geografia), Câmara Municipal das Lajes do Pico (Açores), 2 de Janeiro a 2 de Abril de 2008.

4. Tiago Brantuas de Sousa (Geografia), Câmara Municipal da Lousã, 1 de Fevereiro a 30 de Abril de 2008.

5. Susana Maria Pereira da Silva (Geografia), Junta de Freguesia dos Olivais (Coimbra), 14 de Abril a 14 de Julho de 2008.

6. Sara Filipa da Cruz (Turismo, Lazer e Património), Agência de Viagens Halcon (Coimbra), 15 de Agosto a 14 de Novembro de 2008.

7. Joana Ferreira Tavares Santos (Turismo, Lazer e Património), Empresa Municipal de Turismo de Coimbra, 15 de Julho a 15 de Outubro de 2008.

8. João Pedro Bastião, (Turismo, Lazer e Património), Hotel Águas do Gerês, Termas e SPA, 28 de Julho a 27 de Outubro de Novembro de 2008.

9. Ana Paula Mesquita (Turismo, Lazer e Património), Câmara Municipal da Figueira da Foz, 15 de Novembro de 2008 a 15 de Fevereiro de 2009.

10. Ana Jorge Mendes (Turismo, Lazer e Património), Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, 1 de Janeiro a 31 de Março de 2009.

11. Dulce Fernandes Catarino (Turismo, Lazer e Património), Câmara Municipal de Proença-a-Nova, 15 de Junho a 15 de Setembro de 2009.

12. Stella Quandt Trilho y Blanco (Turismo, Lazer e Património), Câmara Municipal de Coimbra (Departamento de Cultura, Desporto e Lazer), 1 de Julho a 30 de Setembro de 2009.

11

13. Ana Daniela Abrantes (Turismo, Lazer e Património), Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra, 15 de Setembro a 15 de Dezembro de 2009.

14. Sara Filipa da Cruz (licenciada em Turismo, Lazer e Património), Câmara Municipal de Cantanhede, 14 de Setembro a 14 de Dezembro de 2009.

2. ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

2.1 Comunicações em eventos científicos

1. Apresentou no “IGU Meeting The Global Challenge and Marginalization”, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) e pela International Geographical Union (C04.27: IGU comission marginalization, globalization and regional and local responses), a comunicação Questionando as trajectórias e as perspectivas de desenvolvimento das áreas de montanha em Portugal – entre marginalização e integração territorial, Natal, Hotel Rifóles, 21 de Setembro de 2005.

2. Apresentou no “V Colóquio Território e Dinâmicas de Desenvolvimento”, organizado pelo Centro de Estudos Geográficos/Instituto de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a comunicação Território e desenvolvimento: novas matrizes em contextos rurais, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 18 de Novembro de 2005.

3. Apresentou no “VI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – O papel das Regiões nas Economias Agrárias”, organizado pela Universidade Internacional da Andaluzia, Associação Espanhola de Economia Agrária e Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, a comunicação Residência Secundária, Patrimonialização e Construção de Novas Ruralidades, La Rábida – Huelva (Espanha), Sala dos Grandes Actos da Universidade Internacional da Andaluzia, 23 de Fevereiro de 2006.

4. Apresentou nas “II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado”, organizadas pela AGIR – Associação de Desenvolvimento e Investigação Sócio-cultural, a comunicação O património construído e o turismo cultural nas novas políticas de desenvolvimento rural, Miranda do Douro, Auditório da Câmara Municipal de Miranda do Douro, 21 de Abril de 2006.

5. Apresentou no “I Congresso Internacional sobre Desafios Sócio-culturais para o século XXI”, organizado pela AGIR – Associação de Desenvolvimento e Investigação Sócio-cultural, a comunicação A montanha em Portugal e na União Europeia: desafios, mudanças e oportunidades no início do século XXI, Póvoa de Varzim, Auditório Municipal, 19 de Maio de 2006.

6. Apresentou no “II Congresso Internacional sobre Etnografia”, organizado pela AGIR – Associação de Desenvolvimento e Investigação Sócio-cultural, a comunicação Do fim do mundo aos refúgios da pós-modernidade. O lugar do património no contexto da revitalização de territórios rurais marginalizados, Montemor-o-Novo, Auditório Municipal, 7 de Julho de 2006.

12

7. Apresentou no “PLURIS 2006 – 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável”, organizado pelas Universidades do Minho (Escola de Engenharia), São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos) e Estadual Paulista (Faculdade de Arquitectura, Artes e Comunicação), a comunicação O planeamento urbano como instrumento da política de desenvolvimento sustentável: para uma nova visão e valorização do binómio território/sociedade, Braga, Universidade do Minho, Complexo Pedagógico II (Auditório B1), 28 de Setembro de 2006.

8. Apresentou no “Congresso Turismo Cultural, Territórios e Identidades”, organizado pelo curso de Turismo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, a comunicação Turismo cultural, património e políticas públicas em territórios rurais de baixa densidade: eixos vertebradores de revitalização e de construção de novas identidades?, Leiria, Escola Superior de Educação de Leiria, Auditório Novo, 29 de Novembro de 2006.

9. Apresentou no “I Seminário Internacional da Memória e da Cultura Visual”, organizado pela AGIR – Associação de Desenvolvimento e Investigação Sócio-cultural, a comunicação O turismo alternativo em Portugal na primeira metade do século XX. Memórias e imagens geográficas da construção e projecção de espaços turísticos, Póvoa de Varzim, Auditório da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, 20 de Janeiro de 2007.

10. Apresentou nas “III Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado”, organizadas pela AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), a comunicação Património construído e políticas de desenvolvimento em áreas de montanha: das intervenções às novas orientações, Almeida, Auditório Municipal de Almeida, 30 de Março de 2007.

11. Apresentou no “II Encontro Internacional “Migrantes Subsarianos na Europa”, organizado pela SociNova/Migration (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), a comunicação Desenvolvimento e mobilidade espacial de recursos humanos especializados entre África e Portugal. O caso dos estudantes africanos de língua portuguesa na Universidade de Coimbra, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 25 de Maio de 2007 (em colaboração com João Luís Fernandes e Fátima Velez de Castro).

12. Apresentou nas “Jornadas Internacionais de Estudos Sobre Questões Sociais”, organizadas pela AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), a comunicação Portugal e as novas orientações da União Europeia para o Desenvolvimento Rural, Ponte de Lima, Universidade Fernando Pessoa, Auditório 1, 28 de Maio de 2007.

13. Apresentou no “13º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional/1º Congresso Lusófono de Ciência Regional”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, a comunicação Património(s), políticas públicas e desenvolvimento local em Portugal: da requalificação urbana aos novos territórios e produtos turísticos, Angra do Heroísmo, Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo, Sala 3.5, 6 de Julho de 2007.

14. Apresentou no “V Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural”, organizado pela AGIR (Associação de Investigação

13

e Desenvolvimento Sócio-Cultural), a comunicação Recursos eco-culturais e turismo: notas de uma reflexão geográfica, Maia, Fórum da Maia (Maia), 25 de Outubro de 2007 (em colaboração com Juliana Correia).

15. Apresentou no “Seminário Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável”, organizado pela PLANICÔA (Cooperativa de Planeamento e Desenvolvimento Rural, Local e Regional, CRL), a comunicação Património, Turismo e Território, Guarda, Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Auditório da ESTG, 26 de Outubro de 2007.

16. Apresentou no “III Congresso de Estudos Rurais”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, a comunicação Turistificação, patrimonialização e dinâmicas territoriais em contexto rural de montanha: o exemplo do Piódão, Faro, Universidade do Algarve (Faculdade de Economia), Sala 1, 2 de Novembro de 2007 (em colaboração com Juliana Correia).

17. Apresentou no “5th International Congress for Spatial Planning”, organizado pelo FUNDICOT (Associação Interprofissional de Ordenamento do Território), Málaga, a comunicação The municipal charter for heritage as an innovative tool in urban planning in Portugal: from conceptualisation to operationalisation?, Málaga, Palácio de Feiras e Congressos, 24 de Novembro de 2007.

18. Apresentou no “IV ENETUR – Encontro Nacional de Estudantes de Turismo”, organizado pelo curso de Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras de Coimbra, a comunicação Património cultural, turismo alternativo e novas ruralidades, Lousã, Cine-Teatro da Lousã, 5 de Abril de 2008.

19. Apresentou nas “I Jornadas de História Local – Pampilhosa da Serra. Sete séculos de História”, organizadas pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a comunicação Património cultural e territorialização das políticas de desenvolvimento, Pampilhosa da Serra, Auditório Municipal, 11 de Abril de 2008.

20. Apresentou no “X Coloquio Internacional de Geocrítica – Diez años de câmbios en el mundo, en la geografía y en las ciencias sociales 1999-2008”, organizado pelo Grupo Geocrítica/Universidade de Barcelona, a comunicação Cultural heritage and development strategies in Portugal: current state and new prospects, Barcelona, Museu de História da Cidade, 29 de Maio de 2008.

21. Apresentou no “14º Congresso Nacional da APDR (Desenvolvimento, Administração e Governança Local)/2º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza”, organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar/Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, a comunicação Os programas LEADER e o desenvolvimento rural em ambientes de montanha, Tomar, Sala B261 do Instituto Politécnico de Tomar, 5 de Julho de 2008.

22. Apresentou no “VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais”, organizado pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Associação Espanhola de Economia Agrária, a comunicação Turismo, património(s) e desenvolvimento rural: a percepção local da mudança, Coimbra, Escola Superior Agrária, Sala A, 23 de Outubro de 2008.

23. Apresentou no “Colóquio Viagem e(m) Movimento”, organizado pelo Instituto de Estudos Clássicos, Instituto de Estudos Geográficos e Secretariado da licenciatura em Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras de Coimbra, a

14

comunicação Viagem ao universo literário de Miguel Torga: a Cordilheira Central através do Diário (1932-1993), Coimbra, Anfiteatro IV da Faculdade de Letras/Universidade de Coimbra, 3 de Março de 2009.

24. Apresentou no “1st Cape verde Congress of Regional Development/15th APDR Congress/2nd Portuguese Speaking Congress of Regional Science/3rd Congress of nature Management and Conservation”, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (em colaboração com a Universidade Jean Piaget de Cabo Verde), a comunicação Planeamento, redes territoriais e novos produtos turísticos eco-culturais, Cidade da Praia, Sala B103, Universidade Jean Piaget, 10 de Julho de 2009.

2.2 Publicações

2.2.1 Livros (edição/autoria; capítulos)

(2005) – “Território e desenvolvimento: novas matrizes em contextos rurais”, in CAETANO, Lucília (coord.) – Territórios e Trajectórias de Desenvolvimento. Coimbra, Centro de Estudos Geográficos, pp. 177-191.

(2006) – “Military Heritage Identity and the Development: a Case Study of Elvas, Portugal”, in MOORE, Niamh and WHELAN, Yvonne (eds.) – Heritage, Memory and the Politics of Identity. New Perspectives on the Cultural Landscape. Ashgate, Aldershot, pp. 121-132. (in collaboration with João Luís FERNANDES).

(2008) – “Questionando as trajectórias e as perspectivas de desenvolvimento das áreas de montanha em Portugal – entre marginalização e integração territorial”, in VALENÇA, Márcio (coord. e org.): Globalização e Marginalidade. Desenvolvimento, na teoria e na prática. Natal, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), pp. 935-946.

(2008) – Terras do Xisto (Entre Serra da Lousã e Zêzere). Análise, diagnóstico e estratégia de desenvolvimento rural. Coimbra, Centro de Estudos Geográficos, 100 pp. (policopiado).

(2009) – Património construído e desenvolvimento em áreas de montanha. O exemplo da Serra da Lousã. Lousã, Edição da Câmara Municipal da Lousã, 657 pp.

(em publicação) – “Caminho de ferro, território e sociedade: uma dialéctica renovada”, in SILVA, Dário (coord.): A Linha da Lousã. Edição REFER e Câmara Municipal da Lousã, pp. 15-20.

(em publicação) – “A Linha da Lousã: perfil e enquadramento geográfico”, in SILVA, Dário (Coord.): A Linha da Lousã. Edição REFER e Câmara Municipal da Lousã, pp. 13-14.

(em publicação) – “Turismo, património(s) e desenvolvimento rural: a percepção local da mudança”. In SIMÕES, Orlando e MORENO, Luís (org.): Cultura, Inovação e Território (VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, Coimbra, 23-25 de Outubro de 2008), Edição da Escola Superior Agrária, Coimbra, 13 pp. (em colaboração com Juliana CORREIA).

15

(em publicação) – “News Logics of Development in the Countryside. A Case Study in Central Portugal (the example of the Serra da Lousã)”, in CRAVIDÃO, Fernanda et al. (…). Coimbra, Imprensa da Universidade, 12 pp. (em colaboração com João Luís FERNANDES).

(em publicação) – “Conservation, development and the environment: a conflictual relationship or a different view for new geographies?”, in CRAVIDÃO, Fernanda et al. (…). Coimbra, Imprensa da Universidade, 15 pp. (em colaboração com João Luís FERNANDES).

2.2.2 Artigos em Revistas

(2005) – “Planeamento urbano: entre projectos e realizações. O exemplo do Plano de Melhoramentos da Vila da Lousã (1918), in Arunce. Revista de Divulgação Cultural, n.º 17-18, 2002/2004, Lousã, C.M.L., pp. 3-18.

(2006) – “Património e (re)descoberta dos territórios rurais”, in Boletim Goiano de Geografia, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiania, v. 23, nº 2, Jul./Dez. 2003, pp. 173-196.

(2006) – “Reflexão sobre o desenvolvimento e a participação pública dos cidadãos em planeamento urbano”, in Biblos (Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, Faculdade de Letras, Vol. IV (2ª série), pp. 235-253.

(2008) – “Património cultural, ordenamento e desenvolvimento: uma nova visão e valorização do território”, in Cadernos de Geografia, Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), nº 24/25 (2005/2006), pp. 209-226.

(2008) – “Residência secundária e patrimonialização da paisagem rural. Notas a partir das aldeias serranas da Lousã”, in Cadernos de Geografia, Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), nº 24/25 (2005/2006), pp. 115-122.

(2008) – “Cidades e valorização paisagística de frentes aquáticas”, in Biblos (Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, Faculdade de Letras, Vol. VI (2ª série), pp. 327-338.

(em publicação) – “O caminho de ferro e a construção da modernidade. Uma geografia da memória da linha férrea Coimbra-Lousã, in Arunce, Lousã, Câmara Municipal da Lousã.

(em publicação) – “Turismo e Imagem Turística. Abordagem geográfica a partir da Lousã”, in Arunce, Lousã, Câmara Municipal da Lousã.

(em publicação) – “Literatura, paisagem e geografia histórica. Revisitar Miguel Torga a pretexto dos ambientes de montanha”, in Cadernos de Geografia, Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), nº 26/27 (2007/2008).

16

(em publicação) – “União Europeia, políticas públicas e desenvolvimento rural”, in Cadernos de Geografia, Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), nº 26/27 (2007/2008).

(em publicação) – “Instrumentos de gestão territorial, inovação e cultura: a Carta Municipal do Património”, in Cadernos de Geografia, Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), nº 26/27 (2007/2008).

(em publicação) – “Planeamento, turismo e património em territórios de baixa densidade”, in Biblos (Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Coimbra, Faculdade de Letras, Vol. VII (2ª série).

2.2.3 Artigos em Suportes Electrónicos

(2006) – “Critério de diferenciação rural: algumas considerações”, in Pessoas e Lugares (Jornal de Animação da Rede Portuguesa Leader+, Lisboa, IDRHA, II série, nº 41, p. 16. (também disponível em http://www.dgadr.pt/ar/leader/jornalpl41.pdf). (em colaboração com Norberto SANTOS, Rui GAMA e João Luís FERNANDES).

(2007) – “A Linha da Lousã: perfil e enquadramento geográfico”, in Guia da Exposição Fotográfica “O quotidiano da Linha da Lousã” de Dário Silva, 24 de Junho a 27 de Julho de 2007, Lousã, Biblioteca Municipal da Lousã, 3 pp. (disponível em http://www.ocomboio.net/PDF/042_2007.pdf).

(2008) – “Património cultural e estratégias de desenvolvimento em Portugal: balanço e novas perspectivas”, in ARROYO, Mercedes et al. (ed.): Actas del X Coloquio Internacional de Geocrítica (Diez años de cambios en el Mundo, en la Geografía y en las Ciencias Sociales, 1998-2008), Universidade de Barcelona, 14 pp. (endereço electrónico: http://www.ub.es/geocrit/-xcol/289.htm).

2.2.4 Comunicações em Livros de Actas

(2008) – “Desenvolvimento e mobilidade espacial de recursos humanos especializados entre África e Portugal. O caso dos estudantes Cabo-Verdianos e Angolanos na Universidade de Coimbra”, in Actas do I & II Encontro Internacional Migrantes Subsarianos na Europa, Lisboa, Socinova/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, 16 pp. (em colaboração com João Luís FERNANDES e Fátima Velez de CASTRO). (edição em cd-rom)

(em publicação) – “Turismo cultural, património e políticas públicas em contextos rurais de baixa densidade”, in SANTOS, Graça et al. (orgs.): Território e Identidades (Livro de Actas do Congresso Turismo Cultural, Território e Identidades, Leiria, Escola Superior de Educação de Leiria, 29-30 de Novembro de 2006), Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, 30 pp.

(em publicação) – “The municipal charter for heritage as an innovative tool in urban planning in Portugal: from conceptualisation to operationalisation?”, in Proceedings of 5th International Congress for Spatial Planning (Malaga, Spain), Madrid, Fundicot, 3 pp.

17

(em publicação) – “Património cultural e territorialização das políticas de desenvolvimento”, in Actas das I Jornadas de História Local. Pampilhosa da Serra: Sete Séculos de História. Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, 10 pp.

(em publicação) – “Viagem ao universo literário de Miguel Torga: a Cordilheira Central através do Diário (1932-1993)”, in Actas do Colóquio Viagem e(m) Movimento, Coimbra, Faculdade de Letras, 16 pp.

2.2.5 Comunicações em CD-ROM

(2005) – “Património e (re)descoberta dos Territórios Rurais”, in Comunicações do II Congresso Internacional “El Nuevo Pueblo”. El futuro de los Espacios Rurales. Santander, Escuela Técnica Superior de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos (Universidad de Cantabria), pp. 371-387.

(2006) – “Residência secundária, patrimonialização e construção de novas ruralidades”, in Comunicações do VI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, Huelva, Universidade Internacional da Andaluzia/Associação Espanhola de Economia Agrária e Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, pp. 467-499.

(2006) – “O planeamento urbano como instrumento da política de desenvolvimento sustentável: para uma nova visão do binómio território/sociedade”, in MENDES, José et al. (eds.): Actas das Comunicações do PLURIS 2006. 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, Braga, Universidades do Minho, São Paulo e Estadual Paulista, 13 pp. Também disponível em SOUZA, Léa et al. (eds.) (2008). Anais do 3º Congresso Luso- Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (Pluris 2008), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (Brasil), 13 pp.

(2006) – “O património construído e o turismo cultural nas novas políticas territorializadas de desenvolvimento rural”, in CRUZ, Fernando (org.) – Vestígios do Passado (Actas das Comunicações das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, Miranda do Douro, 21 e 22 de Abril de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 23 pp.

(2006) – “As montanhas em Portugal e na Europa: mudanças, desafios e oportunidades no início do século XXI”, in CRUZ, Fernando (org.) – Desafios Sócio-culturais para o século XXI (Actas do I Congresso Internacional sobre os Desafios Sócio-culturais para o século XXI, Póvoa de Varzim, 19 e 20 de Maio de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 38 pp.

(2006) – “Turismo cultural, património e políticas públicas em contextos rurais de baixa densidade”, in SANTOS, Graça; VIEIRA, Ricardo e MENDES, Maura (eds.): Actas do Congresso de Turismo Cultural, Território e Identidades (29 e 30 de Novembro), Leiria, Projecto de Investigação Identidades & Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria, 21 pp.

(2007) – “Do fim do mundo aos refúgios da pós-modernidade. O lugar do património na revitalização de territórios rurais marginalizados”, in CRUZ, Fernando (org.) – Etnografia (Actas das Comunicações do II Congresso Internacional sobre

18

Etnografia, Montemor-o-Novo, 7 e 8 de Julho de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 30 pp.

(2007) – “O turismo nas estratégias de desenvolvimento do mundo rural português: complemento ou alternativa?, in CRUZ, Fernando (org.) – Actas do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006), Universidade de Guadalajara e AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 1745-1768.

(2007) – “Políticas e iniciativas europeias com incidência no desenvolvimento rural: o exemplo do LEADER+ AD ELO (Centro Litoral de Portugal), in CRUZ, Fernando (org.) – Actas IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006), Universidade de Guadalajara e AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 1771-1808. (em colaboração com Susana SILVA e Jaquelina VENTURA).

(2007) – “Áreas de paisagem protegida, actores públicos e dinâmicas de desenvolvimento: abordagem geográfica a partir da Serra do Açor (Cordilheira Central Portuguesa), in CRUZ, Fernando (org.) – Actas do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006), Universidade de Guadalajara e AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 1349-1380. (em colaboração com Lisete OSÓRIO e Paulo Soares CARVALHO).

(2007) – “Imigração e mercado de trabalho em Portugal. O exemplo da Figueira da Foz (Centro Litoral de Portugal)”, in CRUZ, Fernando (org.): A Imigração em Portugal e na União Europeia - Actas do II Congresso Internacional (Angra do Heroísmo, Açores, 23 e 24 de Novembro de 2006), AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), Póvoa de Varzim, pp. 444-487. (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2007) – “Património construído e políticas de desenvolvimento local em áreas de montanha: das intervenções às novas orientações”, in CRUZ, Fernando (org.): Vestígios do Passado (Actas das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado). Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 327-354. (em colaboração com Juliana CORREIA e Luísa ADELINO).

(2007) – “Caminhos de ferro desactivados e novas funcionalidades: a ecopista Montemor-o-Novo – Torre da Gadanha”, in CRUZ, Fernando (org.): Vestígios do Passado (Actas das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado). Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 173-217. (em colaboração com Jaime LEANDRO e Nuno FERREIRA).

(2007) – “News Logics of Development in the Countryside. A Case Study in Central Portugal (the example of the Serra da Lousã)”, in JONES, G., LEIMGRUBER, W. and NEL, E. (eds.) – Issues in Geographical Marginality: Papers presented during the Meetings of the Commission on Evolving Issues of Geographical Marginality in the early 21 st Century Wold, 2001-2004. Rhodes University, Grahamstown (Sud Africa), 12 pp. (in collaboration with João Luís FERNANDES).

19

(2007) – “Conservation, development and the environment: a conflictual relationship or a different view for new geographies?”, in JONES, G., LEIMGRUBER, W. and NEL, E. (eds.) – Issues in Geographical Marginality: Papers presented during the Meetings of the Commission on Evolving Issues of Geographical Marginality in the early 21st Century World, 2001-2004. Rhodes University, Grahamstown (Sud Africa), 15 pp. (in collaboration with João Luís FERNANDES).

(2008) – “O turismo alternativo em Portugal na primeira metade do século XX. Memórias e imagens geográficas da construção e projecção de espaços turísticos”, in CRUZ, Fernando (org.): Memória e Cultura Visual (Actas do I Seminário Internacional da Memória e da Cultura Visual, Póvoa de Varzim, 20 de Janeiro de 2007), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 42-73.

(2008) – “Património(s), políticas públicas e promoção do desenvolvimento local em Portugal: da requalificação urbana aos novos territórios e produtos turísticos”, in Actas do 13º Congresso da APDR (1º Congresso de Conservação e Gestão da Natureza e 1º Congresso Lusófono de Ciência Regional), Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 27 pp.

(2008) – “Turistificação, patrimonialização e dinâmicas territoriais em contexto rural de montanha: o exemplo do Piódão”, in Actas do III Congresso de Estudos Rurais (Faro 1-3 de Novembro de 2007), Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Universidade do Algarve, Faro, 15 pp. (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2008) – “Requalificação urbana e valorização paisagística de frentes ribeirinhas em Portugal”, in SOUZA, Léa et al. (eds.). Anais do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (Pluris 2008), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (Brasil), 13 pp.

(2008) – “Os programas LEADER e o desenvolvimento rural em ambientes de montanha”, in Actas do 14º Congresso da APDR (e 2º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza), Instituto Politécnico de Tomar e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Coimbra, 30 pp. (em colaboração com Susana SILVA).

(2008) – “Turismo, património(s) e desenvolvimento rural: a percepção local da mudança”, in SIMÕES, Orlando e MOREIRA, Jorge (org.): Actas do VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (Coimbra, 23-25 de Outubro de 2008), Edição da Escola Superior Agrária, Coimbra, 13 pp. (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2009) – “Cultura, Território e Desenvolvimento: o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz”, in CRUZ, Fernando (org.): Actas das Jornadas Internacionais de Estudos Sobre Questões Sociais. AGIR, Póvoa de Varzim, 21 pp. (em colaboração com Lisete OSÓRIO e Paulo Soares CARVALHO).

(2009) – “Recursos eco-culturais e turismo”, in CRUZ, Fernando (org.): Actas do V Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. AGIR, Póvoa de Varzim, 10 pp. (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2009) – “Planeamento, redes territoriais e novos produtos turísticos eco-culturais”. Proceedings 1st Cape Verde Congress of Regional Development/15th APDR

20

Congress/2nd Portuguese Speaking Congress of Regional Science/3rd Congress of nature Management and Conservation (Cape Verde, 6th to 11th July, 2009), Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Ponta Delgada, 19 pp.

2.2.6 Resumos, notas e notícias

2.2.6.1 Resumos

(2005) – “Património cultural, ordenamento e desenvolvimento: uma nova visão e valorização do território”. Programa, Resumo das Comunicações e Lista os Participantes do 5º Colóquio de Geografia de Coimbra, (28 e 29 de Abril de 2005), Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos, p. 6.

(2005) – “Questionando as trajectórias e as perspectivas de desenvolvimento das áreas de montanha em Portugal – entre marginalização e integração territorial. Proceedings of IGU Meeting The Global Challenge and Marginalization (Natal, 19-21 de Setembro de 2005), Natal, Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, p. 28.

(2005) – “Território e desenvolvimento: novas matrizes em contextos rurais”. Resumos das Comunicações do Quinto Colóquio Território e Trajectórias de Desenvolvimento (Coimbra, 18 de Novembro de 2005), Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos/Centro de Estudos Geográficos, s/p.

(2005) – “Cultural heritage and trajectories of development in highland areas. The example of Serra da Lousã (Central Portugal)”. Biblos (Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, Faculdade de Letras, vol. III (2ª série), pp. 423-424.

(2006) – “Turismo cultural, património e políticas públicas em contextos rurais de baixa densidade”, in SANTOS, Graça, VIEIRA, Ricardo e MENDES, Maura (eds.): Actas do Congresso Turismo Cultural, Território e Identidades, Leiria, Projecto de Investigação Identidades & Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria, p. 1.

(2006) – “Built heritage, cultural tourism and new policies for rural development”, in CRUZ, Fernando (org.): Vestígios do Passado (Actas das Comunicações das II Jornadas Internacionais), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp.

(2006) – “Moutains in Portugal and Europe: changes, challenges and opportunities at the beginning of the 21st century”, in CRUZ, Fernando (org.): Desafios Sócio-culturais para o século XXI (Actas do I Congresso Internacional), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp.

(2007) – “From “The end of the world” to refuges of post-modernity. The place of heritage in the context of revitalizing marginalized rural territories”, in CRUZ, Fernando (org.): Etnografia (Actas das Comunicações do II Congresso Internacional, 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp.

21

(2007) – “O turismo nas estratégias de desenvolvimento do mundo rural português: complemento ou alternativa? Actas das Comunicações do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006), Universidade de Guadalajara e AGIR (Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural).

(2007) – “Políticas e iniciativas europeias com incidência no desenvolvimento rural: o exemplo do LEADER+ AD ELO (Centro Litoral de Portugal). Actas das Comunicações do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006), Universidade de Guadalajara e AGIR (Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural). (em colaboração com Susana SILVA e Jaquelina VENTURA).

(2007) – “Áreas de paisagem protegida, actores públicos e dinâmicas de desenvolvimento: abordagem geográfica a partir da Serra do Açor (Cordilheira Central Portuguesa). Actas das Comunicações do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006), Universidade de Guadalajara e AGIR (Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural). (em colaboração com Lisete OSÓRIO e Paulo Soares CARVALHO).

(2007) – “Imigração e mercado de trabalho: o exemplo da Figueira da Foz (Centro Litoral de Portugal), in CRUZ, Fernando (org.): A Imigração em Portugal e na União Europeia (Actas do II Congresso Internacional sobre A Imigração em Portugal e na União Europeia”, Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp. (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2007) – “Património(s), políticas públicas e desenvolvimento local em Portugal: da requalificação urbana aos novos territórios e produtos turísticos”. Livro de Programa e Resumos do 13º Congresso da APDR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional), 1º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza e 1º Congresso Lusófono de Ciência Regional, APDR e Universidade dos Açores, p. 49.

(2007) – “Turistificação, patrimonialização e dinâmicas territoriais em contexto rural de montanha: o exemplo do Piódão”. Caderno de Resumos do III Congresso de Estudos Rurais, Faro, Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Universidade do Algarve, p. 25 (Painel 2). (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2007) – “Património construído e políticas de desenvolvimento em áreas de montanha: das intervenções às novas orientações”, in CRUZ, Fernando (org.): Vestígios do Passado (Actas do III Congresso Internacional sobre Vestígios do Passado), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp. (em colaboração com Julaina CORREIA e Luísa ADELINO).

(2007) – “Caminhos de ferro e novas funcionalidades: a ecopista Montemor-o-Novo - Torre da Gadanha, in CRUZ, Fernando (org.): Vestígios do Passado (Actas do III Congresso Internacional sobre Vestígios do Passado), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp. (em colaboração com Jaime LEANDRO e Nuno FERREIRA).

(2008) – “O turismo alternativo em Portugal na primeira metade do século XX. Memórias e imagens geográficas da construção e projecção de espaços turísticos”, in CRUZ, Fernando (org.): Memória e Cultura Visual, (Actas do I Seminário Internacional

22

da Memória e da Cultura Visual), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), 2 pp.

(2008) – “Património(s), políticas públicas e promoção do desenvolvimento local em Portugal: da requalificação urbana aos novos territórios e produtos turísticos”. Actas do 13º Congresso da APDR (1º Congresso de Conservação e Gestão da Natureza e 1º Congresso Lusófono de Ciência Regional, Angra do Heroísmo, Açores, 2007), Coimbra, APDR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional), 1 pp.

(2008) – “Património cultural, turismo alternativo e novas ruralidades”. Resumos do IV ENETUR (Encontro Nacional de Estudantes de Turismo), Coimbra, 1 pp.

(2008) – “Os programas LEADER e o desenvolvimento rural em ambientes de montanha”. Programa e Resumos do 14º Congresso Nacional da APDR (Desenvolvimento, Administração e Governança Local)/2º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Tomar, Instituto Politécnico de Tomar e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, p. 70. (em colaboração com Susana SILVA).

(2008) – “Turismo, património(s) e desenvolvimento rural: a percepção local da mudança”. Caderno de Resumos do VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (Coimbra, 23-25 de Outubro de 2008), Coimbra, SPER, AEEA, CERNAS e CEG, p. 39. (em colaboração com Juliana CORREIA).

(2008) – “Requalificação urbana e valorização paisagística de frentes ribeirinhas em Portugal”, in SOUZA, Léa et al. (edits.): Programação e Resumo dos Trabalhos do 3º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, São Carlos (Brasil), Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo), p. 158.

(2009) – “Planeamento, redes territoriais e novos produtos turísticos eco-culturais”. Livro de Resumos e Programa do 2º Congresso Lusófono de Ciência Regional/1º Congresso de Desenvolvimento Regional de Cabo Verde (Cabo Verde, 6-11 de Julho de 2009), p. 18.

2.2.6.2 Notas e notícias

(2005) – “Cultural Heritage and Trajectories of Development in Highland Areas. The example of Serra da Lousã (Central Portugal)”. Biblos (Revista da Faculdade de Letras), Coimbra, Faculdade de Letras, Volume III (2ª série), pp. 423-424.

(2006) – “Local Identities and Globalisation. Fifth IFSA European Symposium (Florence, Italy, April 8-11, 2002)”. Cadernos de Geografia, nº 21/23 (2002/2004), Coimbra, FLUC, pp. 165-166.

(2006) – “A temática dos espaços rurais em dois eventos científicos recentes” (Santander, Setembro/Outubro de 2002). Cadernos de Geografia, nº 21/23 (2002/2004), Coimbra, FLUC, pp. 169-173.

(2006) – “Perspectives on Memory, Identity, Heritage and the Cultural Landscape (IGU-Cultural Study Group, Dublin Conference 2002)”. Cadernos de Geografia, nº 21/23 (2002/2004), Coimbra, FLUC, p. 179. (em colaboração com João Luís FERNANDES).

23

(2008) – “The Global Challenge and Marginalization. IGU Meeting 2005 (Natal - Brazil). Cadernos de Geografia, nº 24/25 (2005/2006), Coimbra, IEG/FLUC, pp. 129-130. (em colaboração com João Luís FERNANDES).

(2008) – “O Papel da Regiões na Economia Rural. VI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (Huelva, 23 e 24 de Fevereiro de 2006). Cadernos de Geografia, nº 24/25 (2005/2006), Coimbra, IEG/FLUC, pp. 127.

(2008) – “2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (Braga, 27-29 de Setembro de 2006). Cadernos de Geografia, nº 24/25 (2005/2006), Coimbra. IEG/FLUC, pp. 131.

(em publicação) – “X Colóquio Internacional de Geocrítica” (Barcelona, Maio de 2008)”. Cadernos de Geografia, nº 26/27 (2007/2008), Coimbra. IEG/FLUC.

(em publicação) – “Cultura. Inovação e Território (VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, Coimbra, 23-25 de Outubro de 2008)”. Cadernos de Geografia, nº 26/27 (2007/2008), Coimbra. IEG/FLUC. (em colaboração com Luís MORENO).

2.2.7 Artigos na Imprensa Regional

. “Caminho de ferro, urbanização e planeamento urbano. Nota geohistórica evocativa do Centenário da Linha ferroviária Coimbra-Lousã (1906-2006)”, in Jornal Trevim, nº 1045, 6/12/2006, pp. 4-6.

2.2.8 Guias de viagem de estudo/saídas de campo

. Guia da Viagem de Estudo ao Alentejo e Estremadura Espanhola, no âmbito das disciplinas de Geografia da União Europeia e Geografia das Desigualdades de Desenvolvimento (licenciatura em Geografia da Faculdade de Letras de Coimbra), 5 de Abril de 2006 (em colaboração com João Luís Fernandes), 38 pp.

. Guia da Viagem de Estudo às Aldeias do Xisto, no âmbito da disciplina de Turismo e Desenvolvimento (licenciatura em Turismo, Lazer e Património, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), 3 de Maio de 2006, 25 pp.

. Guia da saída de campo sobre Novas Políticas e Instrumentos de Ordenamento e Desenvolvimento (análise a partir das Serras de Xisto da Cordilheira Central), no âmbito dos seminários População, Território e Mobilidade e Políticas e Instrumentos de Gestão Territorial, do Mestrado e Pós-Graduação em Geografia (área de especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento), 10 Novembro 2006, 78 pp. (em colaboração com Fernanda Cravidão).

. Guia da viagem de estudo à Nazaré, São Martinho do Porto e Óbidos, no âmbito das disciplinas de Turismo e Desenvolvimento e Geografia de Portugal II (licenciatura em Turismo, Lazer e Património, da Faculdade de Letras de Coimbra), 14 de Novembro 2006, 42 pp. (em colaboração com Maria de Fátima Velez de Castro).

. Guia da viagem de estudo ao Norte Alentejano, no âmbito da disciplina de Geografia da União Europeia, da licenciatura em Geografia da Faculdade de Letras de Coimbra), Abril de 2007, 20 pp.

24

. Guia da visita cultural às Aldeias do Xisto (Serra da Lousã), no âmbito do IV ENETUR (Encontro Nacional de Estudantes de Turismo), 5 de Abril de 2008, 17 pp.

. Guia da saída de campo à Beira Interior Sul no âmbito do Seminário (3º ano) do curso de Turismo, Lazer e Património da Licenciatura em Turismo, Lazer e Património, 9 de Abril de 2008, 12 pp.

. Guia da Visita de Estudo às Aldeias do Xisto (Candal, Serra da Lousã), no âmbito do VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (Coimbra, 23-25 de Outubro de 2008), 25 de Outubro de 2008, 4 pp.

2.3 Orientação de dissertações

2.3.1 Mestrado3

. Juliana Bento Correia: “Turismo, recursos eco-culturais e desenvolvimento em áreas de montanha: o caso do Piódão”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Geografia. Especialização em Ordenamento do Território (2006-2008).

. Joaquim Caeiro: “Novas políticas e instrumentos de desenvolvimento em áreas de montanha: o exemplo da Acção Integrada de Base Territorial da Serra da Estrela (2000-2006)”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Geografia. Especialização em Ordenamento do Território (2006-2008).

. Zília Maria de Serpa Barata de Tovar: “Percursos pedestres – inventariação, caracterização e classificação”. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Mestrado em Turismo. Especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos (2007-2009).

. Susana Maria Pereira da Silva: “Turismo Termal e de Saúde na Região Centro” (Estágio na Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal – Aveiro). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Geografia Humana. Ordenamento do Território e Desenvolvimento (2008-2010).

. Marta Amado: “Museus, território e sociedade. O exemplo do Museu do Pão (Seia)”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestrado em Geografia Humana. Ordenamento do Território e Desenvolvimento (2008-2010).

2.3.2 Doutoramento4

3 Para além dos casos referidos, aceitámos o convite para orientar as dissertações de mestrado dos licenciados Joel Carlos Matos da Cunha Fernandes, André Frederico Carvalho Roque, João Pedro Magano Bastião e Joana da Silva Rosa Lopes (Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento, FLUC, 2008-2010), e da licenciada Luísa Daniela Moreira Adelino (Mestrado em Geografia Humana. Ordenamento do Território e Desenvolvimento, FLUC, 2008-2010), cujo registo se encontra em fase inicial de preparação. 4 No início de Setembro de 2009 aceitámos o convite para co-orientar Júlia Kátia Borgneth Petrus, docente da Universidade Federal do Maranhão (Brasil), que prepara o registo da sua dissertação, no

25

. Hugo Luís Teixeira Vaz: “As rotas culturais, o turismo e a sua importância para o desenvolvimento regional e local. A Rota do Românico do Vale do Sousa”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutoramento em Lazer, Turismo e Cultura (2008-2011).

2.4 Participação em júris de provas académicas

2.4.1 Mestrado

. Susana Maria Cavaleiro Meira: “O Hospital Rovisco Pais – um espaço de inovação. A sua importância na estrutura de povoamento da Tocha”. Coimbra, Faculdade de Letras, 27 de Janeiro de 2009 (Aprovada com Muito Bom).

2.5 Participação em projectos de investigação

. Participou no Projecto de Investigação “Portugal e as Contradições da Modernidade. Território, Desenvolvimento e Marginalidade” (1999-2005), aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Programa PRAXIS XXI (1º fase) e POCTI (2ª fase), liderado pelo Centro de Estudos Geográficos de Coimbra, com a colaboração do Instituto de Estudos Regionais e Urbanos de Coimbra, Comissão de Coordenação da Região Centro, Escola Superior de Educação de Leiria e Universidade do Minho (classificação final: excelente).

. Coordenou (como investigador responsável) a candidatura do projecto PTDC/GEO/73242/2006 (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), intitulado “Património e novos usos do território: políticas, intervenções e actores em contexto de baixa densidade em Portugal”, com as Universidades de Coimbra e Lisboa.

2.6 Organização de reuniões científicas

. 5º Colóquio Território e Trajectórias de Desenvolvimento. Centro de Estudos Geográficos, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 18 de Novembro de 2005.

. IV ENETUR (Encontro Nacional de Estudantes de Turismo). Licenciatura em Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 3 a 6 de Abril de 2008.

. VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais. Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Associação Espanhola de Economia Agrária, Coimbra, Escola Superior Agrária, 23 a 25 de Outubro de 2008.

. IV Congresso de Estudos Rurais. Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Aveiro, Universidade de Aveiro, 4 a 6 de Fevereiro de 2010.

âmbito do curso de doutoramento em Planificación Territorial y Gestión Ambiental (Universidade de Barcelona, Espanha).

26

2.7 Integração em comissões científicas de eventos

. I Congresso Internacional sobre Desafios Sócio-culturais para o século XXI. AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural). Póvoa de Varzim, Auditório Municipal, 19 e 20 de Maio de 2006.

. V Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Maia, Fórum da Maia, 25 a 27 de Outubro de 2007.

. IV ENETUR (IV Encontro Nacional de Estudantes de Turismo). Curso de Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras de Coimbra. Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 3 a 6 de Abril de 2008.

. 14º Congresso Nacional da APDR (Desenvolvimento, Administração e Governança Local) / 2º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza. Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional. Tomar, Instituto Politécnico de Tomar, 4 a 6 de Julho de 2008.

. VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais. Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, Associação Espanhola de Economia Agrária, CERNAS (Escola Superior Agrária de Coimbra) e CEG (Faculdade de Letras de Coimbra). Coimbra, Escola Superior Agrária, 23-25 de Outubro de 2008.

. VI Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural. AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Melides (Galiza), Outubro de 2008.

. 1º Congresso de Desenvolvimento Regional de Cabo Verde/2º Congresso Lusófono de Ciência Regional/15º Congresso da APDR, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde e Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Cidade da Praia, 6 a 11 de Julho de 2009.

. VII Congresso da Geografia Portuguesa, Associação Portuguesa de Geógrafos e Instituto de Estudos Geográficos, Coimbra, Auditório da Reitoria, 26 a 28 de Novembro de 2009.

. VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 29 a 31 de Outubro de 2009.

2.8 Integração em comissões científicas de revistas

. Cadernos de Geografia, Departamento de Geografia, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (desde 1 de Julho de 2005).

. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, Universidade dos Açores (número semi-temático de 2009, intitulado “Turismo e Sustentabilidade”, na sequência do Wokshop, com o mesmo título, realizado em Ponta Delgada, em Abril de 2009).

27

2.9 Bolsas

. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do apoio para participação em congressos internacionais: Meeting “The Global Challenge and Marginalization” da Comission on Marginalization Comission on Marginalization, Globalization and Regional and Local Responses, da International Geographical Union (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 19 a 23 de Setembro de 2005).

. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do apoio para participação em congressos internacionais: X Coloquio Internacional de Geocrítica (Universidade de Barcelona, 26 a 30 de Maio de 2008).

3. OUTRAS ACTIVIDADES RELEVANTES

3.1 Cargos e funções exercidas

. Apoio ao secretariado da Comissão Científica do Grupo de Geografia, desde 18 de Julho de 2005 até 20 de Julho de 2006.

. Apoio ao secretariado da Comissão Científica do Grupo de Geografia, desde 21 de Setembro de 2006 até 26 de Julho de 2007.

. Presidente do Júri das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2006.

. Presidente da Comissão Pedagógica de Geografia e representante dos docentes doutorados de Geografia no Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desde 21 de Junho de 2006 até 5 de Junho de 2009.

. Vogal da Comissão Científica do Grupo de Geografia na Comissão Coordenadora do Conselho Científico da Faculdade de Letras, desde 14 de Setembro de 2006 até 26 de Julho de 2007.

. Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, desde 2 de Novembro de 2007.

. Membro do Júri das provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, na Faculdade de Letras de Coimbra, em 2008, em representação do Secretariado do Curso de Turismo, Lazer e Património.

. Co-relator sobre o pedido de equivalência à licenciatura em Geografia (variante em Geografia e História) da Universidade de Coimbra, do licenciado Orlando Manuel Simão Bento (Universidad Pedagógica Experimental Libertador – Instituto Pedagógico de Miranda, Caracas, Venezuela), em Junho de 2008.

. Membro da Comissão de Curso do Mestrado em Geografia Humana. Ordenamento do Território e Desenvolvimento (2008-2010), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

28

3.2 Actividades de extensão universitária5

. Colaboração nos trabalhos/estudos preparatórios do PRODER, designadamente na definição e delimitação dos territórios rurais, a pedido da AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), através do Centro de Estudos Geográficos de Coimbra, em 2006. (em colaboração com Norberto Santos, Rui Gama e João Luís Fernandes). Uma síntese deste trabalho, com o título “Critério de diferenciação rural: algumas considerações”, foi publicada na edição nº 40 do Pessoas e Lugares (Jornal de Animação da Rede Portuguesa Leader+), Lisboa, IDRHA, II série, 2006: 16. (também disponível em http://www.dgadr.pt/ar/leader/jornalpl41.pdf).

. Coordenação de equipa de investigação (e redacção de relatórios) do Centro de Estudos Geográficos de Coimbra, em 2007/2008, no âmbito da análise, diagnóstico e estratégia de desenvolvimento da Dueceira e Pinhais do Zêzere, e participação/colaboração directa na candidatura destas associações de desenvolvimento local do Pinhal Interior ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, 2007-2013) – Medida 3. (esta candidatura obteve o 6º lugar nacional, entre 50 candidaturas, com 16.488 valores).

. Colaboração na candidatura “BuY NATURE – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” ao Programa Operacional da Região Centro (2007-2013) para as acções preparatórias do PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) – esta candidatura, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, com base numa rede de actores públicos e privados, foi aprovada e encontra-se em execução.

3.3 Moderação/coordenação de sessões/mesas em eventos científicos

. Apresentação de comunicações na sessão 24: Teorias e Métodos, do Meeting “The Global Challenge and Marginalization” da Comission on Marginalization Comission on Marginalization, Globalization and Regional and Local Responses, da International Geographical Union, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Hotel Rifóles, 21 de Setembro de 2005.

. Apresentação de comunicações na 3ª sessão de trabalhos do I Congresso Internacional sobre Desafios Sócio-culturais para o século XXI, organizado pela AGIR, Póvoa de Varzim, Auditório Municipal, 19 de Maio de 2006.

. Apresentação de comunicações na 4ª sessão de trabalhos do V Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, organizado pela AGIR, Maia, Fórum da Maia, 25 de Outubro de 2007.

5 Para além de algumas actividades já referidas em 1.3 (conferências, palestras e acções de formação) e em 1.4 (viagens de estudo/saídas de campo).

29

. Apresentação de comunicações (sessões paralelas) no âmbito do “Tema I. Mundo Rural, Representantes, representações e opinião públicas”, do VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais, organizado pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Associação Espanhola de Economia Agrária, Coimbra, Escola Superior Agrária, Sala B, 23 de Outubro de 2008.

3.4 Orientação de trabalhos científicos publicados (realizados no âmbito curricular da licenciatura em Geografia)

ADELINO, Luísa Daniela Moreira (2006): “Gastronomia, a identidade de um povo e um rumo para o desenvolvimento”, in CRUZ, Fernando (org.) – Vestígios do Passado (Actas das Comunicações das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, Miranda do Douro, 21 e 22 de Abril de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 31-63.

CORREIA, Juliana Bento (2006): “Património cultural, ecomuseus e perspectivas de desenvolvimento territorial: o exemplo do Ecomuseu do Sal da Figueira da Foz”, in CRUZ, Fernando (org.) – Vestígios do Passado (Actas das Comunicações das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, Miranda do Douro, 21 e 22 de Abril de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 120-161.

SILVA, Susana Maria Pereira da (2006): “Heranças do Passado…Que Futuro? - Património natural e histórico como recurso para o desenvolvimento: as termas da Cúria e Vale da Mó”, in CRUZ, Fernando (org.) – Vestígios do Passado (Actas das Comunicações das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, Miranda do Douro, 21 e 22 de Abril de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 84-119.

PINTO, Ana Rita Pires (2006): “Museu do Curtume: um Museu à Flor da Pele”, in CRUZ, Fernando (org.) – Vestígios do Passado (Actas das Comunicações das II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, Miranda do Douro, 21 e 22 de Abril de 2006), Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 247-269.

ADELINO, Luísa Daniela Moreira (2007): “A Sociedade da Informação – Coimbra (Centro de Portugal) e a aplicação dos Fundos Estruturais da União Europeia 2000-2006”, in CRUZ, Fernando (org.) – Actas do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (Universidade de Guadalajara, cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006). Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 1835-1860.

CORREIA, Juliana Bento (2007): “A incidência local da Política Regional Europeia: o exemplo da Figueira da Foz (Centro Litoral de Portugal)”, in CRUZ, Fernando (org.) – Actas do IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (Universidade de Guadalajara, cidade do México, 19 a 21 de Outubro de 2006). Póvoa de Varzim, AGIR (Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural), pp. 1258-1296.

SILVA, Susana (2007): A (re)funcionalização do património e o turismo no desenvolvimento do espaço rural: realidade ou utopia? O turismo de habitação no

30

concelho de Anadia”, in CRUZ, Fernando (org.) – Actas das III Jornadas Internacionais Vestígios do Passado (Almeida, 30 de Março de 2007), pp. 135-172.

3.5 Arguição de relatórios no âmbito dos estágios profissionalizantes da FLUC

. Luísa Daniela Moreira Adelino: “Dos recursos aos produtos turísticos (Miranda do Corvo)”. Coimbra, 2008, 39 pp. + anexos

. Paulo Celso Lopes Pinto: “SIG e Floresta: aplicações em ambiente de trabalho”. (Miranda do Corvo) Coimbra, 2008, 38 pp.

. José Augusto Baptista Vieira: “Lajes do Pico. A importância do ordenamento do território para um desenvolvimento sustentável. Uma abordagem geográfica”. Coimbra, 2008, 58 pp.

. Tiago Brantuas de Sousa: “Um olhar sobre as potencialidades turísticas da Serra da Lousã. Análise de três percursos”. Coimbra, 2008, 37 pp.

. Susana Maria Pereira da Silva: “Sociedade e Território. Duas Geografias indissociáveis no processo de Planeamento”. Coimbra, 2008, 63 pp. + anexos

. Sara Cruz (2008): As agências de viagens no início do século XXI. Coimbra, 19 pp.

. Joana Ferreira Tavares Santos (2008): Empresa Municipal de Turismo de Coimbra. Coimbra, 15 pp.

. João Pedro Magano Bastião (2008): Relatório do estágio realizado na Empresa Águas do Gerês (Hotel Águas do Gerês, Termas e SPA), 23 pp.

. Ana Paula Mesquita (2009): Percurso Arte Nova na Figueira da Foz. Coimbra, 39 pp.

3.6 Participação em congressos, colóquios, seminários e outros eventos científicos6

1. Sylff Africa/Europe Regional Forum. The Sylff network in action: Tackling the challenges of sustainable development. Coimbra, Tokio Fundation e Universidade de Coimbra, Faculdade de Economia (Universidade de Coimbra), 20-24 de Julho de 2005.

2. IGU Meeting The Global Challenge and Marginalization, Hotel Rifóles, Natal, Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e 6 No período que decorreu entre a entrega e a defesa da dissertação de doutoramento (Fevereiro a Junho de 2005), proferimos a conferência “Turismo e perspectivas de desenvolvimento dos territórios rurais na era pós-produtivista” (integrada no Encontro Turismo e Perspectivas de Desenvolvimento dos Territórios Rurais, organizado pelo núcleo de estágio de Geografia da Escola C+S José Falcão/Miranda do Corvo), apresentámos as comunicações “Património cultural, ordenamento e desenvolvimento. Uma nova visão e valorização do território” e “O Turismo nas políticas e instrumentos territorializados para o mundo rural” (no âmbito do referido Encontro e do V Colóquio de Geografia de Coimbra, respectivamente) e orientámos uma visita de estudo ao centro histórico da Lousã e às aldeias serranas do Talasnal e Casal Novo, com professores e alunos da Escola Secundária de Salvaterra de Magos.

31

International Geographical Union/Comission on Marginalization, Globalization and Regional and Local Responses, 19 a 23 de Setembro de 2005.

3 Seminário Concepção do Plano de Desenvolvimento Rural Nacional para 2007-2013, CAP, Lisboa, CAP, 16 de Novembro de 2005.

4. V Colóquio Território e Trajectórias de Desenvolvimento, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Geográficos/ Instituto de Estudos Geográficos, 18 de Novembro de 2005.

5. Jornadas de Turismo da Escola Superior de Educação de Coimbra “Património, Turismo e Animação”, Lousã, Meliá Palácio da Lousã, Escola Superior de Educação de Coimbra, 23 e 24 de Novembro de 2005.

6. Colóquio Protecção Civil – Novas Estratégias, Novos Desafios, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra/Universidade de Coimbra, 10 de Fevereiro de 2006.

7. VI Colóquio Ibérico de Estudos Rurais “O papel das Regiões nas Economias Agrárias”, Huelva (Espanha), Universidade Internacional da Andaluzia, Associação Espanhola de Economia Agrária e Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais, 23 e 24 de Fevereiro de 2006.

8. I Colóquio Turismo, Cultura e Recursos Humanos, Coimbra, Secretariado da licenciatura em Turismo, Lazer e Património (FLUC), Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 20 de Abril de 2006.

9. II Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Miranda do Douro, Auditório Municipal, 21 e 22 de Abril de 2006.

10. International Meeting World Heritage of Portuguese Origin, Universidade de Coimbra, Instituto Português do Património Arquitectónico e Comissão Nacional da UNESCO, Coimbra, Auditório da faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 27 a 29 de Abril de 2006.

11. Seminário Agricultura, Desenvolvimento Rural e Conservação da Natureza, Naturlink, Instituto Superior de Agronomia e Fundação de Odemira, Odemira, Cine-Teatro de Odemira, 5 de Maio de 2006.

12. I Congresso Internacional sobre Desafios Sócio-culturais para o século XXI, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Póvoa de Varzim, Auditório Municipal, 19 e 20 de Maio de 2006.

13. II Congresso Internacional sobre Etnografia, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Montemor-o-Novo, Auditório Municipal, 7 e 8 de Julho de 2006.

14. Convenção Europeia sobre as Regiões de Montanha, Associação Euromontana e ADRAT, Chaves, Pavilhão Gimnodesportivo, 16 de Setembro de 2006.

15. Seminário Cartas e Recomendações Internacionais de Património, Ordem dos Arquitectos (Secção Regional Sul), Instituto Português do Património Arquitectónico e Câmara Municipal do Fundão, Fundão, Auditório da Biblioteca Eugénio de Andrade, 23 e 24 de Setembro de 2006.

32

16. 2º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável, organizado pelas Universidades do Minho (Escola de Engenharia), São Paulo (Escola de Engenharia de São Carlos) e Estadual Paulista (Faculdade de Arquitectura, Artes e Comunicação), Braga, Universidade do Minho, Complexo Pedagógico II, 27 a 29 de Setembro de 2006.

17. Seminário Turismo Rural e Desenvolvimento Rural Sustentável – Que Futuro?, APTERN (Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais), Coimbra, Auditório Novo da Escola Superior Agrária de Coimbra (Instituto Politécnico de Coimbra), 3 de Outubro de 2006.

18. IV Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), cidade do México, Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Universidade de Guadalajara, 19 a 21 de Outubro de 2006.

19. II Congresso Internacional sobre A Imigração em Portugal e na União Europeia”, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Angra do Heroísmo (Açores), Palácio dos Capitães Generais, 23 e 24 de Novembro de 2006.

20. Fórum de Turismo de Montanha e de Natureza, ATECO, Universidade de Aveiro e Câmara Municipal da Lousã, Auditório do Melia Palace Hotel da Lousã, Lousã, 25 de Novembro de 206.

21. Congresso Turismo Cultural, Territórios e Identidades, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, Auditório Novo, Leiria, 29 e 30 de Novembro de 2006.

22. Conferência/Debate sobre Geografia e Sociedade: práticas da Ciência do Território, Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Coimbra, Anfiteatro III da Faculdade de Letras, Coimbra, 11 de Janeiro de 2007.

23. I Seminário Internacional da Memória e da Cultura Visual, AGIR – Associação de Desenvolvimento e Investigação Sócio-cultural, Póvoa de Varzim, Auditório da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, 20 de Janeiro de 2007.

24. Conferência/Debate sobre Geografia e Sociedade: práticas da Ciência do Território, Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Coimbra, Anfiteatro III da Faculdade de Letras, Coimbra, 25 de Janeiro de 2007.

25. Conferência A linha da Lousã no contexto do caminho de ferro em Portugal (Professora Doutora Maria do Rosário Campos), integrada nas Jornadas de Comemoração do Centenário da Linha de Comboio Coimbra-Lousã, Lousã, Auditório da Biblioteca Municipal, 27 de Janeiro de 2007.

26. Colóquio Península: Sob o Signo do Sol. Os direitos do património: ambiente e conservação”. Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Anfiteatro VI, Coimbra, 10 de Março de 2007.

27. Colóquio A Indústria Mineira: Passado e Futuro, Instituto de Estudos geográficos, Instituto de História Económica e Social, Instituto de Arqueologia e Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 12-14 de Março de 2007.

33

28. III Jornadas Internacionais sobre Vestígios do Passado, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Almeida, Auditório da Biblioteca Municipal de Almeida, 30 de Março de 2007.

29. II Encontro Internacional Migrantes Subsarianos na Europa, SociNova/Migration, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 25 e 26 de Maio de 2007.

30. III Jornadas Internacionais sobre Questões Sociais, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), Ponte de Lima, Pólo da Universidade Fernando Pessoa, 27 de Maio de 2007.

31. 13º Congresso da APDR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional), 1º Congresso Lusófono de Ciência Regional e 1º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo, 5 a 8 de Julho de 2007.

32. Seminário A ruralidade do futuro e o ordenamento do território, Pampilhosa da Serra, Pavilhão Multi-usos, CCDRC e DRAPC, 12 de Julho de 2007.

33. I Encontro sobre Molinologia, Lousã, Auditório da Biblioteca Municipal, ACTIVAR, Lousã, 14 e 15 de Julho de 2007.

34. 2ª Edição do Seminário Ecoturismo:Para onde?? Porquê? Para quê? Coimbra, Escola Superior Agrária, 27 de Setembro de 2007.

35. Seminário Oportunidades da floresta e do baldio para o desenvolvimento das zonas de montanha, Associação de Compartes do Piódão, Junta de Freguesia do Piódão e Escola Superior Agrária de Coimbra, Piódão, Pousada do INATEL, 19 de Outubro de 2007.

36. V Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, Fórum da Maia (Maia), Maia, AGIR (Associação de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural), 25 a 27 de Outubro de 2007.

37. III Congresso de Estudos Rurais, SPER (Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais), Universidade do Algarve, Faro, 1 a 3 de Novembro de 2007.

38. 5th International Congress for Spatial Planning, Fundicot (Associação Interprofissional de Ordenamento do Território), Málaga, Palácio de Feiras e Congressos, 22 a 24 de Novembro de 2007.

39. Seminário Univer(s)cidade: desafios e propostas de uma candidatura a património da Humanidade, Universidade de Coimbra, Pólo II, Coimbra, 29 e 30 de Novembro de 2007.

40. O PNPOT (Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território), CEOUA, Auditório da Faculdade de Direito, Coimbra, 14 e 15 de Dezembro de 2007.

41. Mesa Redonda Sustentabilidade rural para a Região Centro: convergências e sinergias. CERNAS, Coimbra, Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra, 30 de Janeiro de 2008.

34

42. Encontro Nacional de Riscos, Coimbra, Auditório da Reitoria, 10 de Março de 2008.

43. IV ENETUR (Encontro Nacional de Estudantes de Turismo), Curso de Turismo, Lazer e Património da Faculdade de Letras de Coimbra, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 3 a 6 de Abril de 2008.

44. I Jornadas de História Local. Pampilhosa da Serra: Sete Séculos de História. Pampilhosa da Serra, Auditório Municipal, 11 de Abril de 2008.

45. XI Certamen Profesional del Turismo de Interior y la Natureza, Institución Ferial de Extremadura, Don Benito (Estremadura, Espanha), 17 de Maio de 2008.

46. Seminário Interpretar o Património Cultural. CERNAS, Coimbra, Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra (H1), 20 de Maio de 2008.

47. X Coloquio Internacional de Geocrítica (Diez años de câmbios en el mundo, en la geografía y en las ciencias sociales 1999-2008), Barcelona, Universidade de Barcelona, 26 a 30 de Maio de 2008.

48. 14º Congresso Nacional da APDR (Desenvolvimento, Administração e Governança Local)/2º Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Tomar, Instituto Politécnico de Tomar/Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 4 a 6 de Julho de 2008.

49. Seminário “A dinamização das zonas rurais e diversificação das actividades nas explorações agrícolas”, Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Santarém, Grande Auditório do CNEMA, 9 de Junho de 2008.

50. Colóquio “Caminhos do futuro: novos mapas para as ciências sociais e humanas”, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Coimbra, 21 de Junho de 2008.

51. VII Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (Cultura, Inovação e Território). Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Associação Espanhola de Economia Agrária, Coimbra, Escola Superior Agrária, 23 a 25 de Outubro de 2008.

52. Conferência “O futuro das cidades europeias no século XXI”, proferida por Peter Hall, no âmbito do ciclo de conferências “A cidade no século XXI: reflexões, desafios e estratégias”, Parque Expo, Lisboa, Pavilhão de Portugal, 6 de Novembro de 2008.

53. II Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste (A imagem e a sustentabilidade dos destinos turísticos), Escola Superior de Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, Peniche, Instituto Superior de Tecnologia do Mar, 20 de Novembro de 2008.

35

54. VI Colóquio de Geografia de Coimbra (Sociedade de Informação Geográfica). Instituto e Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Coimbra, Coimbra, Auditório da Reitoria, 12 e 13 de Dezembro de 2008.

55. Workshop Planificação do ensino e supervisão para a promoção da aprendizagem no ensino superior: os desafios de Bolonha, Coimbra, Universidade de Coimbra, Pólo II (FCTUC), 5 de Novembro de 2008.

56. Conferência Ordenamento do Território e Coesão Territorial. Contributo para o debate público do Livro Verde sobre Coesão Territorial Europeia. Associação Portuguesa de Geógrafos, Coimbra, Auditório da CCDRC, 12 de Fevereiro de 2009.

57. Colóquio Viagem e(m) Movimento. Instituto de Estudos Clássicos, Instituto de Estudos Geográficos e Secretariado da licenciatura em Turismo, Lazer e Património, Coimbra, Anfiteatro IV da Faculdade de Letras/Universidade de Coimbra, 3 e 4 de Março de 2009.

58. Conferência Os Territórios de Baixa Densidade em Tempos de Mudança, Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Moitas, Centro Ciência Viva da Floresta, 21 de Março de 2009.

59. Conferência “O Património como Oportunidade e Desígnio: Ciência, Sociedade e Cultura” (no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios). Universidade de Coimbra, IGESPAR, ICOMOS e Plataforma Pelo Património Cultural, Coimbra, Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 18 de Abril de 2009.

60. VII Jornadas Anuais do ICOM “Museus e Turismo”, ICOM – Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 27 de Abril de 2009.

61. Seminário sobre Garantia da Qualidade e Acreditação (Processo de Bolonha). Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e Conferencia de Rectores de las Universidades Españolas, Coimbra, Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, 30 de Abril de 2009.

62. Conferência “Le patrimoine et la mondialisation: quels combats à mener”, proferida por Francoise Choay, Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto e Campo Arqueológico de Mértola, Coimbra, Anfiteatro I da Faculdade de Letras, 12 de Maio de 2009.

63. “II Congresso Ibero-americano de Destinos Turísticos/V Congresso Internacional de Cidades-Santuário (Que desenvolvimento para os destinos turístico-religiosos?)”, Câmara Municipal de Ourém, Fátima, 6 de Junho de 2009.

Coimbra, 18 de Setembro de 2009.

Paulo Manuel de Carvalho Tomás

36

ANEXO

TRABALHOS REALIZADOS EM AULAS PRÁTICAS E SEMINÁRIOS DE ALGUMAS UNIDADES CURRICULARES EM 2008/2009

Turismo e Desenvolvimento (1º ciclo em Turismo, Lazer e Património; 2º ano; 2º semestre)

Tema geral dos trabalhos: “Turismo, património e desenvolvimento local em Portugal (2000-2009)”.

Clara Prates: Fluviário de Mora: “oceanário de água doce”, 26 pp. + anexos.

João Filipe Costa: Ecoparque sensorial da Pia do Urso, 29 pp. + anexos.

Diana Rita Fonseca: Viver Tomar. Programa Polis, 24 pp. + anexos.

Carlos Serrano da Silva: Desenvolvimento rural. O caso das “Aldeias do Xisto” (aldeia de Figueira”), 22 pp. + anexos.

Tuire Niinimaki: Turismo comunitário no Brasil. O caso do REDSTURS (promoção do desenvolvimento sustentável do turismo no Amazonas e Ceará), 23 pp.

Gonçalo Duarte: Espaço museológico da villa romana do Rabaçal, 17 pp.

Francisco Fonseca: Turismo histórico-arqueológico em Coimbra: mosteiro de Santa Clara-a- Velha, 25 pp. + anexos.

Inês Ferreira: Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial, 25 pp. + anexos.

Luísa Gaio: Turismo na Montanha. Uma aldeia do Xisto – Benfeita, 21 pp.

Genilda Costa: Turismo e desenvolvimento sustentável. O caso das políticas de desenvolvimento turístico nas Aldeias Vinhateiras do Douro (Salzedas e Ucanha), 20 pp.

Stella Trilho y Blanco: Arquipélago de Fernando de Noronha, 22 pp. + anexos.

Joana Cristina Silva: Património histórico e arquitectónico da cidade de Pombal, 19 pp. + anexos.

Patrícia Rodrigues: Turismo, património e desenvolvimento: Terras de Bouro e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, 23 pp. + anexos.

Iolanda Fernandes: O golfe e o Oeste, 21 pp. + anexos.

Tânia Oliveira: Geoparque de Arouca, 24 pp. + anexos.

Ana Rita Fernandes: Guimarães, Património Mundial, 26 pp. + anexos.

Ana Rita Corte-Real: Turismo, património e desenvolvimento: o caso da aldeia histórica de Idanha-a-Velha, 22 pp. + anexos.

Inês Carvalho: Turismo, património e desenvolvimento local em Portugal: o caso de Fornos de Algodres, 21 pp. + anexos.

Ana Cristina Santos: Património rural: um contributo para o desenvolvimento sustentado do território – o caso de Póvoa Dão, 22 pp. + anexos.

37

Liliana Gomes: Viver a religião em Braga. Estudo de caso sobre o turismo religioso na cidade dos arcebispos, 18 pp. + anexos.

Ana Luísa Henriques: Recursos endógenos e desenvolvimento regional: o caso das cerejas do Fundão, 30 pp. + anexos.

Maria João Valente: Uma viagem pela rota histórica dos vinhos do Alentejo, 19 pp. + anexos.

Ana Isabel Vinagre: Turismo, património e desenvolvimento local em Portugal: o caso de Évora, 23 pp. + anexos.

Seminário II de Turismo, Lazer e Património (1º ciclo em Turismo, Lazer e Património; 3º ano; 2º semestre)

Temática: “Recursos eco-culturais, turismo e promoção do desenvolvimento regional e

local em Portugal”.

Gina Abreu: Turismo e desenvolvimento nas áreas de montanha: o exemplo do Candal, 37 pp. + anexos (inclui inquéritos).

Dulce Catarino: A importância do TER para o desenvolvimento rural. Estudo de caso: Foz do Cobrão, 33 pp. + anexos (inclui inquéritos).

Bruno Mendonça: Turismo cultural na cidade de Santarém, 35 pp. + anexos.

Hélder Alves: Ecoturismo e desenvolvimento em Timor Leste, 27 pp. + anexos.

Diamantina Araújo: Turismo cultural em Timor Leste, 29 pp. + anexos.

Diana Ferreira: O turismo como agente de desenvolvimento em meio rural: o caso do concelho de Coruche, 24 pp.

Hélder Moreira: Turismo, desenvolvimento e museologia: o exemplo do Museu da Pedra (Cantanhede), 23 pp. + anexos.

Lúcia Costa: Património e desenvolvimento. O Programa das Aldeias do Xisto – o exemplo da aldeia de Água Formosa (Vila de Rei), 25 pp. + anexos (inclui inquéritos).

Bárbara Saraiva: O Programa das Aldeias Históricas de Portugal. O exemplo de Trancoso, 32 pp. + anexos (inclui inquéritos).

Maria Inês Taborda: Turismo em Espaço Rural. O caso de Seia, 39 pp. + anexos.

Márcia Gonçalves: Turismo em Espaço Rural. O caso de Oliveira do Hospital, 25 pp. + anexos.

Maria Antónia Medeiros: Ecoturismo. Estudo de caso: as áreas Protegidas em São Miguel (Açores), 32 pp. + anexos.

Susana Silva: O programa LEADER e o seu contributo para o turismo. O caso das Terras de Sicó, 31 pp. + anexos.

Pedro Serra: Museus e Turismo. O caso das Caldas da Rainha e Óbidos, 32 pp. + anexos.

Ana Daniela Abrantes: O centro histórico de Coimbra: um espaço turístico-cultural de excelência, 33 pp. + anexos.

Ana Jorge Mendes: Montanhas e desenvolvimento rural. O contributo do Programa das Aldeias do Xisto na aldeia do Talasnal (Lousã), 34 pp. + anexos (inclui inquéritos).

Gilda Almeida: Turismo e áreas de baixa densidade: o exemplo de Monsanto, 34 pp. + anexos (inclui inquéritos).

38

Ana Mesquita: Ecoturismo: um caminho a seguir na prática do turismo sustentável. O exemplo da Serra da Boa Viagem, 28 pp. + anexos.

Liliana Valente: Turismo cultural e eventos: o exemplo da Feira Medieval de Santa Maria da Feira, 32 pp. + anexos.

Ana Isabel Gamelas: Museus e Turismo: o exemplo do Museu Marítimo de Ílhavo, 30 pp. + anexos (inclui inquéritos).

Gonçalo Martins: Turismo de Sol e Mar. o caso da Praia da Tocha, 22 pp.

Geografia da Europa II. População e Território (1º ciclo em Estudos Europeus;

1º ano; 2º semestre)

Tema geral dos trabalhos: “A União Europeia e o desenvolvimento dos territórios e das populações no início do novo milénio”.

José Viegas da Costa: PIC LEADER, 20 pp.

Ana Rita Almeida: A Europa do Património, 19 pp.

Carla Almeida: O Programa LEADER, 30 pp.

Filipa Rodrigues: A Europa das Cidades: o ambiente urbano, 15 pp.

Melanie Conceição: Europa das Cidades: desenvolvimento urbano sustentável, 17 pp. + anexos.

Marisa Seabra: A Europa das Cidades: ambiente urbano, 11 pp.

Cristina Encarnação: O Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), 12 pp.

António Pinheiro: Política Agrícola Comum, 16 pp.

Liliana Santos: Rede Natura 2000, 17 pp.

Agna Marques: Património Medieval Europeu, 17 pp.

Luís Freitas: Despovoamento e desenvolvimento rural, 21 pp.

Raquel Sousa: Desenvolvimento urbano sustentável, 21 pp.

Sara Maia: O FEADER e o futuro do mundo rural europeu, 19 pp. + anexos.

Delfina Moreira: PIC LEADER+, 12 pp.

Mafalda Baltazar: Desenvolvimento urbano sustentável, 28 pp.

Carolina Santos: Sistema urbano europeu, 28 pp.

Ana Branco: Europa das cidades: ambiente urbano, 19 pp. + anexos.

Carina Costa: Valorização e salvaguarda do património cultural imaterial, 21 pp.

Nuno Lancha: Desenvolvimento urbano sustentável, 18 pp.

Catarina Pinto: O FEADER e as novas perspectivas para o mundo rural, 21 pp. + anexos.

Mariana Costa: A Europa Verde: o mundo rural europeu e a evolução da Política Agrícola Comum, 21 pp. + anexos.