cooperabaeté | uma cooperativa que fazemos …...os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos...

8
Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região Ltda 10 Outubro a 10 Novembro 13 Ano XV- N 179 - Impresso Distribuição Gratuita nas mãos das CRIANÇAS o futuro da agropecuária Cleonice Rainho InfÂncia Sou pequeno e penso em coisas grandes: pomares e mais pomares, jardins de flores e flores e pelas montanhas e vales grama verdinha e bosques, com milhões de árvores e asas de passarinhos. Rios e mares de peixes — aquários largos e livres — ar dos campos e praias, a manhã trazendo o dia com o sol da esperança e a noite de sonhos lindos, nuvens calmas, lua e astros, minhas mãos pegando estrelas neste céu de doce infância. E pelas estradas claras meu cavalinho veloz no galopar mais feliz: — eu e ele sorrindo, levando nosso cristal para os meninos do mundo.

Upload: others

Post on 04-Feb-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

Publicação da Cooperativa dos Produtores

Rurais de Abaeté e Região Ltda

10 Outubro a 10 Novembro 13Ano XV- N º 179 - ImpressoDistribuição Gratuita

nas mãos das CRIANÇAS o futuro da agropecuária

Cleonice RainhoInfÂncia

Sou pequenoe penso em coisas grandes:pomares e mais pomares, jardins de flores e flores

e pelas montanhas e vales grama verdinha e bosques,

com milhões de árvores e asas de passarinhos.

Rios e mares de peixes — aquários largos e livres — ar dos campos e praias,

a manhã trazendo o dia com o sol da esperança

e a noite de sonhos lindos, nuvens calmas, lua e astros,

minhas mãos pegando estrelas neste céu de doce infância.

E pelas estradas claras meu cavalinho veloz

no galopar mais feliz: — eu e ele sorrindo, levando nosso cristal

para os meninos do mundo.

Page 2: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

10 de OutubrO a 10 de NOvembrO/13PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.2

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) 3541-5454Atendimento ao Cooperado:(37) 3541-5437e [email protected]

COOPERABAETÉ

DisTRiBuiçãO GRATuiTA

CONsELHO DE ADMiNisTRAçãO

Presidente: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Administrativo:José Soares dos SantosDiretor Comercial: Rogério Lage de OliveiraConselheiros Vogais: Arnon José de AraújoEugênio Antônio da Costa Filho José Eustáquio MarcelinoGeraldo Magela de Carvalho

CONsELHO FisCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Rodrigues, 90 - (37) 3541-5456Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145Morada Nova de MinasAv. Arnando Xavier Cordeiro, 231Fone (38) 3755-2119R. Coronel Arnaldo Xavier, 414Fone (38) 3755-1273

FiLiAis:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGIMPRESSãO: Fumarc TIRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

Adelson E. Campos RamiroJoão Mendes Souza FilhoMauri Soares da SilvaSuplentes:Elismar Noronha de LimaGeraldo José CorreiaJair José da Cunha.

Neste mês de ou-tubro, a Cooperabae-té inicia a promoção Natal Premiado 2013, que sorteará um au-tomóvel e vários va-les compras entre os associados e clientes das diversas lojas da Cooperativa.

Também em ou-tubro, estaremos comemorando o Dia das Crianças, com sorteios de prêmios especiais nos supermercados de Abaeté, Biquinhas, Morada Nova e Paineiras.

Em setembro, foram realiza-das as ações do Dia de Coope-rar, em parceria com o Sicoob Credioeste e com a efetiva parti-cipação dos membros das comu-nidades beneficiadas.

A diretoria da Cooperabaeté

Eu sempre me dei mui-to bem com todos os meus parentes, principalmente com as minhas tias. Mas uma delas era muito espe-cial, ela era minha tia-avó, tia legítima do meu pai.

Para não provocar ciu-meira entre os parentes, prefiro não citar aqui o nome da minha heroína, vou chamá-la de tia Ma-ria.

Meus amigos e eu gos-távamos muito de visitar essa minha tia, não só porque ela era muito sim-pática, inteligente e jovial, mas também em razão de suas qualidades como qui-tandeira.

Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade.

Apesar dessas virtu-des, devo confessar, a boa velhinha tinha alguns costumes um tanto estra-nhos.

Por exemplo, quando servia o lanche para os vi-sitantes, ela acompanha-va com muita atenção o desempenho de cada um e contava, mentalmente, quantas unidades cada pessoa consumia. Se al-guém recusasse uma nova oferta para comer mais um biscoito ou um pedaço de bolo, ouvia sempre frase do tipo: “coma mais um, você só comeu cinco, isso

não vale nada, complete seis”.

Eu mesmo já fui sur-preendido com o implacá-vel relato: “coma mais um, Eustáquio, você só comeu onze biscoitinhos”.

Mas, não era só isso. A minha tia, de vez em quando, ficava de mau humor e aprontava outras situações constrangedo-ras para as suas visitas.

Nessas ocasiões de pouca inspiração, ela não oferecia lanches, embora tratasse com educação os visitantes. Permanecia calada, respondia laconi-camente às perguntas e discordava de tudo. Se o visitante tentasse aqueles recursos pouco inspirados do tipo “que calor hein”, ela respondia prontamen-te: “eu estou sentido frio hoje”.

O pior era o desfecho dessas crises. Ao fim de um silêncio calculado, a Tia Maria se levantava e dizia para a visita: “é tão cedo, não vá agora não”. E, sem dar tempo de re-ação ao seu interlocu-tor, ela acrescentava: “já que você insiste, vá com Deus, mande lembranças a todos lá, apareça sem-pre”.

Todos nós respeitá-vamos aquelas manias e sempre voltávamos à casa da boa velhinha, sem rancores.

Henrique Sousa Saldanha é o novo gerente geral de Abas-tecimento da CCPR. Desde o dia 1º de outubro, ele responde pela Fábrica de Rações e pelos 16 Armazéns da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais.

“Meu maior desafio neste novo cargo é promover uma maior união, uma maior apro-ximação entre a CCPR, as co-operativas filiadas e os coope-rados”, declara o ex-presidente da Cooperabaeté, que já come-çou a visitar as filiadas, para ver de perto os problemas de cada uma, ouvir as reivindicações, aparar arestas, promover a in-tegração e o fortalecimento da rede.

HISTÓRIAS DA INFÂNCIAEustáquio Márcio de Oliveira

Ex-presidente da Cooperabaeté assume gerência geral na CCPR

comunica aos associados que o Projeto IATF, será encerrado neste mês de outubro, para uma etapa de reestruturação e estudo de via-bilidade.

Neste período de paralisação do Projeto IATF, os associados podem contar com os serviços de veterinários parceiros da Coopera-tiva.

CARTA DA DIRETORIA

Parabéns a todas as crianças

Page 3: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

3Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.10 de outubro a 10 de Novembro/13

Todos os jovens de 14 a 25 anos que tenham algum víncu-lo com a Cooperabaeté estão convidados a participar do 2º Encontro de Jovens Coopera-tivistas, dia 20 de outubro, de 8 às 19 horas, na Mansão do Aeroporto.

Promovido pela Cooperaba-eté, em parceria com a Ocemg/Sescoop, o evento pretende reunir filhos, netos e sobrinhos de associados, funcionários e filhos de funcionários, em um clima de muita alegria, informa-ção e integração.

A programação inclui uma palestra motivacional com o Professor João Carlos, apre-sentação do Núcleo de Jovens Coopa, gincana e confraterni-zação.

O ônibus sairá do escritório da Cooperabaeté as 7:30 ho-ras. Maiores informações e ins-crições com Marcos Rodrigues, na Cooperativa.

Participe do 2º Encontro de Jovens Cooperativistas da CooperAbaetéFormando novas lideranças

“Aguardamos a presença de todos para somar conosco

neste excelente evento. Afinal, a igualdade nos une e a coo-

peração nos fortalece”, convida a coordenadora do Núcleo de

Jovens da Cooperabaeté, Aline Nayara.

Participantes do 1º Encontro de Jovens Cooperativistas da Cooperabaeté , em outubro 2012.

Vem aí o 3º Encontro de Mulheres CooperativistasFormalizar a Associação

das Mulheres Cooperativistas para incrementar a geração de renda e o desenvolvimento de projetos sócio-educativos-eco-lógicos-culturais é o grande de-safio proposto pelo 3º Encontro de Mulheres Cooperativistas.

Ele será realizado dias 23 e 24 de novembro, em um hotel fazenda de São Sebastião do Oeste, numa promoção da Co-operabaeté, em parceria com a Ocemg/Sescoop. Maiores infor-mações e inscrições com Mar-cos Rodrigues, na cooperativa.Participantes do 2º Encontro de Mulheres Cooperativistas, em novembro de 2012

Page 4: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

10 de OutubrO a 10 de NOvembrO/13PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.4

Essa frase sintetiza todas as ações e benefícios alcançados através do Dia de Cooperar ou simplesmente Dia C, realizado no mês de setembro, que aten-deu projetos de seis comunida-des rurais nos municípios de Abaeté, Paineiras, Biquinhas e Morada Nova de Minas.

O objetivo da ação, coorde-nada pela Cooperabaeté e Si-coob Credioeste, foi prestigiar os cooperados através das de-mandas levantadas pelos Nú-cleos Cooperativistas, a partir de mobilizações e valorização do trabalho voluntário. Mais de 300 voluntários envolveram-se na causa, que beneficiou mais de duas mil pessoas, direta ou indiretamente.

ResultadosEm uma das ações do Dia

de Cooperar, os moradores da comunidade do Barreiro Verme-lho, em Biquinhas, consegui-ram realizar o sonho de pintura da igrejinha que eles mesmos construíram no povoado, atra-vés de doações e arrecadações em festas religiosas.

Também recebeu uma nova pintura a escola da comunidade de Vau das Flores, em Morada Nova de Minas, onde alunos e professores já vivenciam um ambiente mais propício à aprendizagem.

Resolvendo problemasEm Cacimbas e Poções, um

grande transtorno era o lixo jo-gado indiscriminadamente nas estradas, inclusive de vasilha-mes de produtos agroveteriná-rios, poluindo o meio ambiente e causando danos à população.

Comunidades unidas, demandas atendidas

As ações do Dia C foram realizadas dias 07, 08, 14 e 15 /09.

O Dia C propicia a vivência plena do cooperativismo e o envolvi-mento das pessoas em uma corrente pelo bem comum.

Page 5: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

5Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.10 de outubro a 10 de Novembro/13

O problema foi solucionado com a instalação de quatro gaiolas em pontos estatégicos dos po-voados, onde a população já deposita as sacolas de lixo, que são recolhidas a cada 15 dias pela prefeitura de Morada Nova de Minas.

Para a voluntária Carla Cris-tina Leite Nunes, da Fazenda Bigode, que visitou todas as casas e fazendas da região re-colhendo doações para a aqui-sição das gaiolas, a alegria foi muito grande, tanto pela parti-

cipação, quanto pelo resultado alcançado. “Dava gosto ver a expressão de alegria no rosto de cada pessoa que eu procu-rava para explicar o projeto e pedir uma contribuição. Foi uma satisfação cada um participar e ajudar a resolver um problema que era de todos”, destacou

Em Santa Maria dos Cunha, no município de Abaeté, as mo-bilizações do Dia C propiciaram a reforma do banheiro da Igreja da comunidade, que funciona-

va de forma bastante precária, há bastante tempo, causando constragimentos aos frequen-tadores. Na avaliação do tesou-reiro da igreja e coordenador do Núcleo Cooperativista da re-gião, Sr. Ari José da Cunha, se não fosse a iniciativa das duas cooperativas, esta obra ainda seria apenas um sonho. “Foi muito bom participar, embora esperasse um número maior de voluntários. Como fomos poucos, cerca de 10, ainda falta a pintura do banheiro. Mas se não fosse a iniciativa da Coope-rabaeté e do Sicoob Credioes-te, a gente nem teria começado e nem saberia quando seria possível fazer essa reforma”, ressaltou.

A comunidade Serra do Palmital, também em Abaeté, conseguiu, com a instalação de uma caixa d’água, resolver um problema crônico que causava grandes transtornos aos mora-dores, organizadores e frequen-tadores da tradicional Festa de São Sebastião. “Tínhamos que buscar água em outros locais e

Comunidades unidas, demandas atendidas

armazená-la em grandes tam-bores para suprir essa necessi-dade. Agora tudo vai ficar mais fácil, graças à participação de cada voluntário, que deixou um rastro de amor para todos nós”, destaca a coordenadora do Nú-cleo Cooperativista da região, Maria Rita de Oliveira.

Em Paineiras, a comunida-de de Lajinha foi agraciada com a ampliação da cozinha do ran-cho da igreja, com o propósito de dar conforto e praticidade aos festeiros das festas típicas ali realizadas. “Foi a primeira vez que houve essa mobiliza-ção na região, muito importante para fortalecer o espírito coope-rativista”, destaca o cooperado Edmar Gonçalves de Amorim.

“O pessoal vê que funcio-na, que com a união de todos e o apoio das cooperativas, é possível fazer muita coisa. Se todo mundo ajudar, participar, dar ideias, fazer críticas, todos colherão frutos. Nós já estamos colhendo”, completa Edmar, convidando a todos para partici-

par da Festa de Nossa Senhora Aparecida e São Geraldo, que teve início dia 05 de outubro e prossegue até 09 de novembro, com terço, bingos, leilões e for-ró todos os sábados, a partir de 19 horas.

O coordenador dos Núcle-os Cooperativistas, Marcos de Souza Rodrigues, pontua que todas as dificuldades encontra-das ao longo do projeto foram superadas com muita determi-nação e planejamento. Além disso, o momento foi de grande importância para que cada um desses cooperados sinta-se parte da família CooperAbae-té. “Isso fortaleceu, nos núcle-os atendidos, o sentimento de pertencimento à cooperativa e evidenciou a força que a comu-nidade possui, demonstrando que, através de planejamento e trabalho em equipe, todas as dificuldades e demandas po-dem ser superadas”, finaliza. No próximo Dia de Cooperar, a ideia é atender novas deman-das das comunidades rurais.

A participação das comunidades foi fundamental para o sucesso das ações desenvolvidas no Barreiro Vermelho, Cacimbas/Poções, Lajinha, Santa Maria, Serra do Palmital e Vau das Flores.

Há cinco anos, o Dia de Cooperar é realizado pelas cooperativas de todo o estado, numa iniciativa do Sistema Ocemg Sescoop.

Page 6: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

10 de OutubrO a 10 de NOvembrO/13PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.6

Experimente algumas receitas

de Celeste GomesVEndE-sE Uma FazEnda de 125 ha, a 8 km de abaeté com infraestrutura para agro-pecuária de leite: (37) 9123-4114

VEndE-sE Um sitio de 9 hectares, a 20 km de abaeté, em santa maria dos Cunha: (37) 9942-0125

VEndE- sE Um sitio de 48 hectares, a 18 km de abaeté. muito bom e ótimo preço: (37) 9955-1497 / (37)9811-4025

VEndE-sE Um tErrEno de 10 ha em Bocainas, a 1 km do asfalto e a 6 Km de Paineiras: (61) 9847-8304 (Vivo) / (61) 8242-4416 (tim)

VEndE-sE Um tErrEno de 22 ha em Bocainas, a 1 km do asfalto e a 6 km de Pai-neiras: (61) 9847-8304 (Vivo) / (61)-8242-4416 (tim) VEndE-sE Um tErrEno de 64 Hectares, a 13 Km de abaeté, no Potreiro. tem casa, energia e muita água e córregos: (37) 9807-7054 (Vivo), (37) 8816-9552 (oi) e (37) 3541-1572 (Fixo)

VEndE-sE Um toUro Gir Leiteiro de 4 Anos, filho de Vale ouro (não registrado): (37) 9862-7777

VEndEm-sE toUros E no-VilHas nelore e Po registra-dos e criados a pasto. maior qualidade e menor preço: (37) 9968-3748 (diretamente com o Criador - miranda)

VEndE-sE Uma ordEnHa seminova de quatro conjun-tos, um congelador com oito latas, um boi Gir leiteiro, dezoito vacas paridas: (37) 9952-1174 (José maria)

VEndE-sE ExCElEntE si-laGEm dE milHo (70 tone-ladas) próximo ao Paredão: (37)9961-7616

VEndE-sE Uma CaPinEi-ra, na fazenda alexandrina, próximo ao trevo de tabocas: (37) 9107-8473 (tim)

VEndE-sE Cana 1,5 hecta-res na fazenda moravânia a sete km de abaeté: (37) 9969-3129 / 9116-7941. VEndE-sE CanaVial de 3 hectares, perto de abaeté: (37) 9928-6920 ou 8838-9260

VEndE-sE CanaVial de 4 hectares, próximo ao Pare-dão: (37) 9961-7616

VEndE-sE Um tanqUE de 370 litros Frigomor. ou troca-se por tanque de 550 ou 600 litros: (37) 9957-8947.

VEndE-sE Um dEmolidor dE CUPim: (37) 9955-3857

VEndEm-sE Carros dE Boi, 03 chapiados e 03 fer-rados: (37) 9946-7525 e (31) 9984-2296

VEndE-sE Um BUrro de carroça com duas carroças para reformar: (37) 9955-1497 / (37) 9811-4025

VEndE-sE Uma BiCiClE-ta nova Caloi feminina: (37) 9958-2254

VEndE-sE renault Clio se-dan Expression 1.0 16 Valv. Hi. Power 76 CV 2005 com-pleto c/air Bag, rebaixado. r$ 16 mil ou r$ 3 mil + repasse e financ. De 24 x 535,00: (31) 8894-8096 / 8682-6494 / (31) 3375-8096 (noite).

VEndE-sE ExCElEntE Casa. rua João oselieri, nº 149 no Bairro amazonas, abaeté. lote de 450 m². Va-lor: r$ 380 mil: (31) 9746-4632 / (37) 9908-1237 / (31) 3658-7632

VEndE-sE Uma PoUsada super aconchegante na cida-de de abaeté, na rua João oselieri, nº 149, Bairro ama-zonas. Valor: r$420 mil. toda montada: (31) 9746-4632 / (37) 9908-1237 / (31) 3658-7632

VEndEm-sE dUas Casas na rua são Francisco nºs 287 e 63, Bairro são Pedro, abaeté: (37) 9956-4848

VEndE-sE Um lotE no po-voado de Vereda. ou troca-se por gado: (37) 9903-8977 ou (37) 9951-0913 (maria Fran-cisca)

VEndE-sE Um imóVEl no Bairro são Pedro, ótimo lu-gar, com dois cômodos de comércio, esquina mais dois barracões: (37) 9955-1497 / (37) 9811-4025

VEndE-sE Uma Casa de seis cômodos, mais um lote de esquina, ótimo lugar no bairro são Pedro: (37) 9955-1497 / (37) 9811-4025

VEndE-sE ótima Casa. ou troca por imóvel rural. Centro abaeté mG: (37) 3541-4261 (sindicato) / (37) 9939-4946 (Plácido).

alUGa-sE sala no 1º an-dar do edifício abaeté Center: (37) 3541-1801 (Gringo)

alUGa–sE Um lotE (fundo) em frente ao hospital, área 400 mts: 3541-1801 (Gringo)

VEndE-sE Um lotE de 500 m, perto do BH. rua osvaldo Ferreira, 652 , abaeté: (37) 9907-0846

VEndE-sE Uma Casa, na rua Bárbara Carolina, 30, Bairro amazonas, abaeté, mG: (37) 9821-1261

VEndE-sE lanCHonEtE no centro de abaeté, toda equipada, ótimo faturamento: (37) 9911-3200

VEndEm-sE Uma Cama de madeira legítima, um colchão novo e um criado: (37) 3541-1191

VEndE-sE Um soFá de três lugares: (37) 3541-1482

VEndE-sE Uma máqUina dE CostUra reta e ponti-nhos singer Flex ponto: (37) 9956-6198

PrEstação dE sErVi-ços: Calçamento de Curral e na entrada das estradas: (37) 9956-4848 (Vando)

PrEstação dE sErVi-ços. Paassarelas a rústico ou não, com pedras naturais, obra de arte: (37) 8814-8544 / (37) 9956-4848 ( Vando)

PrEstação dE sErViços. Calçamentos em loteamentos e pátios. temos pedriscos, pisos em bloquetes: (37) 9956-4848 / (37) 8814-8544 ( Vando)

PrEstação dE sErVi-ços. Calçamento em cabeça de mataburro. Plantio de gra-mados: (37) 8814-8544 / (37) 9956-4848 ( Vando)

anUnCiE no Jornal Coo-PEraBaEté: 3541-5437

laGarto dEliCiosotempere de véspera 1 lagarto com

limão, louro, orégano, sal, pimenta ou seu tempero a gosto.

no outro dia, coloque-o na panela com um pouco de óleo para dourá-lo.

depois coloque 3 tomates, 3 colhe-res de sopa de molho inglês, 1 copo de suco de laranja, ½ copo de vinho branco seco e 3 copos d’água. leve ao fogo.

quando a carne estiver cozida, retire-a da panela, coe o molho e volte ao fogo com um pouco de farinha de trigo para engrossá-lo.

desligue o fogo e coloque 1 lata de creme de leite.

Corte a carne em fatias sem separá-las. depois, entre cada fatia, coloque uma de muçarela dobrada.

Pegue o molho e despeje sobre o lagarto, colocando em seguida 1 copo de champignon.

leve ao forno por 10 minutos.

lasanHa dE FranGoFaça o frango normalmente para mo-

lho. Depois de cozido, desfie-o e junte novamente o caldo. deixar engrossar.

Junte bastante tomate e cebola, deixando cozinhar um pouco.

desligue o fogo e coloque o creme de leite sem soro.

observação: este recheio não pode ser muito ralo. se necessário colo-que maisena dissolvida n’água para engrossar.

numa forma, coloque as camadas de macarrão (lasanha), cubra com o recheio, depois presunto, muçarela e molho, e assim por diante. termine sempre com uma camada de muçare-la.

Page 7: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

7Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.10 de outubro a 10 de Novembro/13

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (maTRícUla) ccS

Contagem BacterianaPRODUTOR (maTRícUla) cbT PRODUTOR (maTRícUla) % GORDURa

Porcentagem de Matéria Gorda Porcentagem de Proteína TotalPRODUTOR (maTRícUla) % PROTEíNa

Rogério Lage de Oliveira (370) Paulo Roberto F. Andrade (2066) Ivair César Damasceno (4113) Rogério Lage de Oliveira (370) Isaelmon César Damasceno (4110) Altivo Rodrigues Pereira (4234) Eugênio Antônio da Costa Filho (351) Diany Alves Mendonca (430) Geraldo Donizete da Silva (3655) Salmo Roberto de Oliveira (697) José Paulino Nunes (2194) Éfren de Sousa Machado (2018) Eustáquio Márcio de Oliveira (797) Dirvando de Oliveira Gomes (2535) José Augusto Álvares da Silva (62) Ricardo Assis Santos (114) Marco Antônio Arruda (677) Valdir Vicente de Sousa (3078)Delibe Cordeiro M. Pereira (3551) Gilmar Sousa Machado (3138) Júlio Ricardo Ferrão (2117) Geraldo Magela de Carvalho Jr. (3592)Sebastiao Leodoro da Cunha (3773) Rogério Lage de Oliveira (370) Edson Davi Pereira (136) Geraldo Donizete Mendes (4638) José Pereira de Lima 1942 (1558)Oscar Liandro da Cunha (4617) Torquato Barbosa Tavares ( 537) João César da Cunha Sobrinho (1574)

2.4493.0003.0003.4644.0004.0004.8994.8994.8995.0005.0005.4775.4775.9166.0006.0006.0006.0006.0006.1646.3256.3256.3256.4816.6336.6336.7086.7087.0007.000

14.07124.00032.61935.21436.12539.00058.97560.00061.92768.27282.00082.00083.73283.90585.07690.95190.95193.08197.483

100.459102.430102.825104.695108.240113.890116.000116.293117.847118.174123.742

José Gonçalves Rios (2062) Cerenita Cézar Da Cunha (402) Júlio Ricardo Ferrão (2117) João Eustáquio de Lima (3130) José Maria da Silva (3522) Libério Jeovando Ferreira (2719) Carlos César da Cunha (4406) Amador Raul de Barcelos (1221) José Teófilo Pereira (2059) Ricardo Teófilo Pereira (3174) José Ronaldo Pereira (3560) Ivair César Damasceno (4113) Sebastião Alves da Silva (772)Eduardo Antônio Noronha (2015) Wilma Jane Alves de Noronha (3598) José Fernandes de Andrade (3766) Mauro de Almeida Campos (706) Carlos Antônio de Andrade (3125) José Vieira de Moura (3657) Marconi Afonso de Avelar e outro (243) Mariana Arruda Avelar (387) Elismar Noronha Lima (3459) Ivagro Agropecuária Ltda (4625) Sebastião Lucas Pereira (1403) José Lino da Cunha (1577) Emídio Pereira Neto (3660) José de Faria Lemos (2074) Carlos Alberto Silva Lemos (3577) Ildeu José Ferreira (235) José Gonçalves Pereira (1552)

4,664,654,574,484,484,474,464,394,374,374,374,324,314,304,304,304,284,284,274,264,264,244,244,234,224,224,214,214,194,19

José Maria da Silva (3522) Cerenita Cézar da Cunha (402) Arnaldo César da Cunha (1548) Júlio Ricardo Ferrão (2117) Ildeu José Ferreira (235) Libério Jeovando Ferreira (2719) Carlos César Correa (3117) José Augusto Alvares da Silva (62) Carlos Antônio Carvalho (365) Sebastião Alves da Silva (772) Carlos Antônio de Andrade (3125) Efren de Sousa Machado (2018) Helvécio Alexandrino Arruda (2605) Antônio Olímpio M. Sousa (4496) Maria José de Sousa (4540) José Fernandes de Andrade (3766) José Nazareno Soares (3007) Carlos Hernani Ribeiro Xavier (432) José Gonçalves Rios (2062) Rafael Romeiro Lopes Cansado (3591) Carlos César da Cunha (4406) José Lino da Cunha (1577) Edvar Morato (4018) José Júlio de Faria (266) Aguinaldo Ferreira da Silva (421) João Eustáquio de Lima (3130) Iraci Oliveira da Costa (561) José Teófilo Pereira (2059) Ricardo Teófilo Pereira (3174) José Ronaldo Pereira (3560)

3,873,863,763,763,693,693,673,653,653,623,623,613,613,603,603,593,583,563,563,563,563,553,553,543,543,543,533,533,533,53

Osvaldo Luíz de Oliveira (321) Eugênio Antônio da Costa Filho (351) Efren de Sousa Machado (2018) João Leivindo da Cunha (1518) Sebastião Vicente de Paula (3461) Altivo Rodrigues Pereira (4234) José Vieira de Moura (3657) João César da Cunha Sobrinho (1574) Valdir Vicente de Sousa (3078) João Batista Ferreira (3474) José Carlos dos Santos (4056) Celcino José Ribeiro (4441) Carlos Hernani Ribeiro Xavier (432) Salvador Guimarães (1208) João Gomes de Almeida 1942 (2167) Ricardo Macedo Valadares (406) Francisco e Valadares (3764) José Vicente de Oliveira (2650) José Miranda de Sales (1153) Levi Altivo de Paula (1597) Rogério Lage de Oliveira (370) Edson Davi Pereira (136) Leni de Castro Cordeiro (1664) Bento José de Oliveira (562) José Romeiro de Menezes (93) Ronaldo Antônio Silva e outro (4111) José Maria da Silva (3522) Ildeu Alves de Sousa (2) Paraíso Augusto da Silva (2181) Waldemar Rodrigues Pereira (4299)

Efanil Ramiro (3602) e Lázaro Caetano da Silva (4017) também empataram em 29º lugar na CBT, com 7.000 ufc/ml. E na Matéria Gorda, Helvécio Alexandrino Arruda (2605) também obteve 4,19%.

CAMPEÕES DO MÊS

CBT: Rogério Lage de Oliveira, com 2.449 ufc/ml

CCS: Osvaldo Luíz de Oliveira, com 14.071 ccs/ml

Entre os dias 24 e 27 de setembro, cerca de 250 mulheres co-operativistas de toda Minas Gerais se reu-niram no Hotel Tauá, em Caeté, para discutir a importância da Or-ganização do Quadro Social (OQS) para o desenvolvimento do setor. O evento foi pro-movido pelo Sistema Ocemg com o objetivo de fortalecer, envolver e estimular a atuação das mulheres na ges-tão das cooperativas.

‘’Uma cooperativa só de homens é incom-

Cooperabaeté no Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistaspleta. É importante ter a mulher e também o jovem, cada um com a sua função, porque a cooperativa é uma em-presa familiar e, nes-se sentido, a mulher tem importância vital’’, destacou o palestrante Helmut Egewarth.

A Cooperabaeté foi representada pela colaboradora Samanta Michele Silva Oliveira e pela esposa de coo-perado, Maria Rachel Bueno de Carvalho, participantes ativas do Núcleo de Mulheres Cooperativistas.

Page 8: Cooperabaeté | Uma Cooperativa Que Fazemos …...Os biscoitos, bolos, do-ces, pães e salgadinhos que ela fazia eram famo-sos em toda região, pela excelente qualidade. Apesar dessas

10 de OutubrO a 10 de NOvembrO/13PublicaçãO da cOOPerativa dOs PrOdutOres rurais de abaeté e regiãO ltda.8