contextualização histórica da obra o memorial do convento - ficha para completar

2

Click here to load reader

Upload: alayiah

Post on 19-Jun-2015

1.033 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

completar espaços com palavras de caixa de texto sobre a contextualização do Memorial do Convento

TRANSCRIPT

Page 1: Contextualização histórica da obra o Memorial do Convento - ficha para completar

Contextualização histórica da obra o Memorial do Convento

Atenta o texto e completa com os vocábulos que faltam que se encontram dentro da caixa de palavras:

O Memorial do Convento é uma reconstrução histórica que evoca o período da história portuguesa respeitante ao reinado de ________________, no séc. ____________.

O livro reescreve essa época de ___________ e de grandeza da ________ ___ __________ , que procura imitar o esplendor da _______ ________ do Rei-Sol, ___________.

O poder _____________ e o ______________ vão marcar os gostos _____________ e as mentalidades desta época.

Em ___________________, D. João V deixa-se influenciar pelos diplomatas que o cercam, tais como ______________ _____________ , Luís António de Verney entre outros e ainda pela riqueza vinda do ______________ .

O descobrimento no Brasil de grandes jazidas de ________ permitiu resolver alguns problemas _________________ e levou o rei a investir no luxo dos palácios e igrejas.

Em acção de graças pelo nascimento do seu _________ , manda construir o Convento de ____________ com a inclusão de um grandioso palácio e uma extraordinária ______________.

O rei adquire o cognome de ________________, devido às grandes obras no campo da arte, __________________ e ciências.

D. João V é aclamado rei a 1 de Janeiro de _________, quando a situação económica do país era extremamente grave e Portugal se encontra envolvido na _______ ___ ___________ ____ _______________ . Casa a 9 de Julho de _______ com _________________________ , irmã do Imperador austríaco ________________.

A vida sentimental de D. João V está, entretanto, marcada por várias relações: com a Madre ___________________________, do Convento de ________________; com D. Madalena de Miranda, freira do mesmo convento e com uma francesa. De todos estes relacionamentos nasceram filhos ilegítimos que tiveram cargos importantes na sociedade.

Enquanto o rei se interessa pela beleza e a ostentação da Corte ou pelas suas fugas sentimentais, a ________________ ocupa-se com a ordem religiosa e moral, estendendo a sua acção aos campos _____________, sociais e políticos. O rigor e as perseguições do _________ _________ aumentam no seu reinado, com vítimas a serem não só os cristãos-novos e os que cometem delitos de superstição, _________________, magia, crença sebastianista, mas também os _______________, que se viam forçados a fugir para a ________________ culta, donde trazem ideias novas.

Guerra da sucessão de Espanha / Literaturas/ financeiros/ Luís XIV / d. João V / Brasil/ Magnânimo / 1707/ 1708/ XVIII / luxo/ Ouro/ Corte francesa / corte de Portugal/ Europa / Santo Ofício/ Carlos III/ Paula Teresa da Silva/ Culturais/D. Maria Ana da Áustria / Mafra / Odivelas/ filho/ Portugal/ Absoluto / Iluminismo / basílica/ Inquisição/ feitiçaria / Intelectuais/ Alexandre Gusmão / Estéticos