contabilidade avançada (programa)

3
 USP / FEA / Departame nto de Contabilidade e Atuária semestre de 2015  Disciplina: Contabilidade Av ançada (EAC0328) Curso: Ciências Contábeis - – Turma 01 (Diurno) - Turma 22 (Noturno)  Prof. João Domira ci Paccez Página 1/2 Objetivos da disciplina 1. Discutir os conceitos e as técnicas de elaboração de demonstrações contábeis em moeda constante. 2. Discutir os conceitos e as técnicas de conversão de demonstrações contábeis para outra moeda. Serão abordados os critérios do antigo FASB-8, os critérios do FASB-52 e os critérios do CPC 02-R2 (Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de Demonstrações Contábeis) . 3. Discutir os conceitos e as técnicas de elaboração da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), conforme estabelecido pelo CPC 09 (Demonstração do Valor Adicionado) .  Programa 1. Correção Monetária Integral de Demonstrações Contáb eis  Como a inflação afeta a empresa e suas informações.  IAS 29 (Financial Reporting in Hyperinflationar y Economies ).  Caracterização de itens monetários e itens não monetários.  Elaboração do Balanço Patrimonial em moeda constante.  Elaboração da Demonstração do Resultado em moeda constante.  Cálculo dos ganhos e perdas nos itens monetários.  Ajustes a Valor Presente de Direitos e Obrigações.  Demonstração dos Fluxos de Caixa em moeda constante. 2. Conversão de Demonstrações Contábeis para outra moeda  Conversão das demonstrações contábeis de acordo com os critérios definidos pelos pronunciamento s FASB-8 e FASB-52.  Conversão das demonstrações contábeis de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 02-R2 (Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de Demonstrações Contábeis). 3. Demonstração do Valor Adicionado (DVA)  Balanço Social e Valor Adicionado: conceitos gerais.  Diferença entre a DVA e a Demonstração do Resultado.  Aspectos conceituais na elaboração da DVA.  Técnicas para elaborar a DVA.  Análise do Pronunciamento CPC 09.  Bibliografia  MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens, SANTOS, Ariovaldo dos e IUDÍCIBUS, Sérgio de. Manual de Contabilidade Societária: aplicável a todas as s ociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC . 2. ed., São Paulo: Atlas, 2013.  SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstração do Valor Adicionado: como elaborar e analisar a DVA. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.  Instruções CVM Nº 191/92, Nº 248/96 e Parecer Nº 27/94.  Pronunciamento Técnico CPC 02-R2 (Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de Demonstrações Contábeis ), aprovado pela Deliberação CVM Nº 534/2008 e pela Resolução CFC Nº 1.120/08.  Pronunciamento Técnico CPC 09 (Demonstração do Valor Adicionado ), aprovado pela Deliberação CVM Nº 557/2008 e pela Resolução CFC Nº 1.138/2008.  IAS 29 – Financial Reporting in Hyperinflationary Economies .

Upload: beatriz

Post on 01-Nov-2015

16 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

FEA USP

TRANSCRIPT

  • USP / FEA / Departamento de Contabilidade e Aturia 2 semestre de 2015 Disciplina: Contabilidade Avanada (EAC0328) Curso: Cincias Contbeis - Turma 01 (Diurno) - Turma 22 (Noturno)

    Prof. Joo Domiraci Paccez Pgina 1/2

    Objetivos da disciplina 1. Discutir os conceitos e as tcnicas de elaborao de demonstraes contbeis em moeda

    constante. 2. Discutir os conceitos e as tcnicas de converso de demonstraes contbeis para outra

    moeda. Sero abordados os critrios do antigo FASB-8, os critrios do FASB-52 e os critrios do CPC 02-R2 (Efeitos das mudanas nas taxas de cmbio e converso de Demonstraes Contbeis).

    3. Discutir os conceitos e as tcnicas de elaborao da Demonstrao do Valor Adicionado (DVA), conforme estabelecido pelo CPC 09 (Demonstrao do Valor Adicionado).

    Programa 1. Correo Monetria Integral de Demonstraes Contbeis

    Como a inflao afeta a empresa e suas informaes. IAS 29 (Financial Reporting in Hyperinflationary Economies). Caracterizao de itens monetrios e itens no monetrios. Elaborao do Balano Patrimonial em moeda constante. Elaborao da Demonstrao do Resultado em moeda constante. Clculo dos ganhos e perdas nos itens monetrios. Ajustes a Valor Presente de Direitos e Obrigaes. Demonstrao dos Fluxos de Caixa em moeda constante.

    2. Converso de Demonstraes Contbeis para outra moeda Converso das demonstraes contbeis de acordo com os critrios definidos pelos

    pronunciamentos FASB-8 e FASB-52. Converso das demonstraes contbeis de acordo com o Pronunciamento Tcnico

    CPC 02-R2 (Efeitos das mudanas nas taxas de cmbio e converso de Demonstraes Contbeis).

    3. Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) Balano Social e Valor Adicionado: conceitos gerais. Diferena entre a DVA e a Demonstrao do Resultado. Aspectos conceituais na elaborao da DVA. Tcnicas para elaborar a DVA. Anlise do Pronunciamento CPC 09.

    Bibliografia MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens, SANTOS, Ariovaldo dos e IUDCIBUS, Srgio

    de. Manual de Contabilidade Societria: aplicvel a todas as sociedades de acordo com as Normas Internacionais e do CPC. 2. ed., So Paulo: Atlas, 2013.

    SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstrao do Valor Adicionado: como elaborar e analisar a DVA. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2007.

    Instrues CVM N 191/92, N 248/96 e Parecer N 27/94. Pronunciamento Tcnico CPC 02-R2 (Efeitos das mudanas nas taxas de cmbio e

    converso de Demonstraes Contbeis), aprovado pela Deliberao CVM N 534/2008 e pela Resoluo CFC N 1.120/08.

    Pronunciamento Tcnico CPC 09 (Demonstrao do Valor Adicionado), aprovado pela Deliberao CVM N 557/2008 e pela Resoluo CFC N 1.138/2008.

    IAS 29 Financial Reporting in Hyperinflationary Economies.

  • USP / FEA / Departamento de Contabilidade e Aturia 2 semestre de 2015 Disciplina: Contabilidade Avanada (EAC0328) Curso: Cincias Contbeis - Turma 01 (Diurno) - Turma 22 (Noturno)

    Prof. Joo Domiraci Paccez Pgina 2/2

    Critrio de avaliao

    9

    T5)2

    (P3)1

    (PM

    onde: M = Mdia Final da avaliao. P1 e P

    2 = Notas da primeira e segunda provas, respectivamente.

    T = Mdia aritmtica das avaliaes intermedirias aplicadas. Estas avaliaes ocorrero em datas e horrios aleatrios, sem prvio aviso, podendo ser constitudas por testes, exerccios, provas conceituais ou trabalhos solicitados durante o curso.

    Datas das provas

    Prova Data 1 05/10/2015 2 07/12/2015

    Horrios de atendimento de alunos

    Dia da semana Horrio 2 feira 14:00 s 18:00 horas (*)

    Chat Definidos em conjunto com a classe (**) (*) Consulte sempre o site para identificar eventuais alteraes de horrio (**) Os horrios para o Chat sero definidos em conjunto com os alunos em funo das necessidades da classe

    Endereo na Internet Todo material da disciplina (cronograma, resumo de aula, artigos, textos, solues dos exerccios etc.) ficar disponvel UNICAMENTE no portal da FEA. O endereo para acesso ao portal http://www.erudito.fea.usp.br.

    Todas as informaes sobre o andamento do curso sero comentadas nas aulas presenciais e tambm devero ser acompanhadas pelo portal da FEA, na pgina da disciplina.

    Ateno: Fique sempre atento s informaes e aos comunicados que sero colocados periodicamente na pgina da disciplina, pois o seu desconhecimento no ser aceito como justificativa para tarefas solicitadas no realizadas ou o questionamento de eventuais alteraes no cronograma proposto originalmente.

    Monitoria Monitoria de apoio extraclasse: a definir Local: a definir

    Ateno para o trmino das aulas O calendrio escolar da Universidade de So Paulo estabelece que as aulas do 2 semestre iro at o dia 08/12/2015 (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2015_retif.jsp). Assim, NO devem ser agendadas viagens antes desta data, pois as aulas e as provas podero ocorrer at o ltimo dia previsto no calendrio.