confiando no amor de jesus - reformistas.com.br · começaram a obra por meio da colportagem e da...

80
Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 1 Confiando no amor de Jesus Outubro–Dezembro/2013 Adultos

Upload: donhu

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 1

Confiandono amorde Jesus

Outubro–Dezembro/2013

Adultos

Page 2: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 20132

As Lições da Escola Sabati-na, programa de estudo diário, sãobaseadas unicamente na Bíblia eno Espírito de Profecia, sem co-mentários adicionais. As citaçõessão resumidas ao possível paraprover pensamentos concisos ediretos. Colchetes [ ] são coloca-dos em alguns casos para assegu-rar clareza, fluência e contex-tualização apropriada. Recomen-damos dedicação especial nos es-tudos adicionais inseridos no iní-cio de cada lição.

Lições da Escola Sabatina . Edita-das pela Conferência Geral dos Adven-tistas do Sétimo Dia — Movimento deReforma. PO Box 7239, Roanoke, VA,24019-5048, USA. Reformation HeraldPublishing Association, 5240 HollinsRoad, Roanoke, Virginia 24019-5048,USA. Internet: http://www.sdarm.org —E-mail: [email protected].

Editadas em português pela UniãoMissionária dos Adventistas do SétimoDia — Movimento de Reforma — no Bra-sil. Editora Missionária “A VerdadePresente” . Rua Flor de Cactus, 140,Jardim Quinta da Boa Vista, Itaquaque-cetuba, SP. Tel. (11) 2198-1800. CaixaPostal 75, CEP 08597-640.E-mail: [email protected]

Nota: As citações do Espírito de Pro-fecia foram extraídas diretamente doslivros originais, em inglês. Para facilitar alocalização dos textos em ediçõestraduzidas, grafamos entre parêntesiso nome da edição brasileira correspon-dente.

Tradução: Danielle Fonseca DiasRevisão: Dorval Fagundes e Danielle Fonse-ca DiasProgramação visual: Mariano Santiago

Ilustrações: Good Salt na capa; contracapa:MapResources.

Aceitando Jesus41

O caráter como cheirosuave36

A justiça de Cristorevelada na Sua lei31

26 Nossa necessidade da lei deDeus

Amor: a essência da justiça20

Lançando nossa própriaglória no pó15

10 A mensagem mais preciosa

5 Exaltando o Salvador

Prefácio3

Obtendo a Pérola da justiça52

Apegando-se à justiçade Cristo46

Nosso valor em Cristo57

Ocaso do Sol

62 Vivendo por Jesus

Andando com Jesus6772

Page 3: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 3

Prefácio

Departamento de Escola Sabatina da Conferência Geral

Vivemos no tempo do fim. As circunstâncias nos provarão profunda-mente. Nosso relacionamento com Deus será testado. Temos orienta-ção e direção para viver prudentemente:

“No tempo do fim, o povo de Deus suspirará e chorará por causa dasabominações que se fazem na Terra. Com lágrimas, advertirão os ímpiosdo seu perigo em tripudiar sobre a lei divina, e com indizível tristeza sehumilharão perante o Senhor em penitência. Os ímpios zombarão desua tristeza e lhes ridicularizarão os solenes apelos. Mas a angústia e ahumilhação do povo de Deus é uma inconfundível evidência de queestão reconquistando a força e a nobreza de caráter perdidas emconsequência do pecado. É porque se estão achegando mais a Cristo,porque os olhos estão fixos na perfeita pureza dEle, que discernem as-sim claramente a excessiva malignidade do pecado. Mansidão e humil-dade são as condições de sucesso e vitória. Uma coroa de glória esperaos que se dobram ao pé da cruz.” — Profetas e reis, p. 590.

Aprender a viver na presença de Jesus é o desafio para o povo deDeus no presente. Há muitas coisas que mantêm a mente ocupada edistraída, enquanto coisas de consequências eternas são marginaliza-das e ignoradas. O Departamento de Escola Sabatina espera que o cora-ção de cada um possa estar repleto da presença de Jesus Cristo e doEspírito Santo, para que possamos estar cientes da realidade eterna.Temos um profundo desejo de que o povo de Deus atenda ao chamado doMestre: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Provérbios 23:26).

“Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagema Seu povo [...]. Essa mensagem devia pôr de maneira mais preeminen-te diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados detodo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava opovo a receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência atodos os mandamentos de Deus. Muitos perderam Jesus de vista. De-viam ter tido o olhar fixo em Sua divina pessoa, em Seus méritos e emSeu imutável amor pela família humana. Todo o poder foi entregue emSuas mãos, para que Ele pudesse dar ricos dons aos homens, transmi-tindo o inestimável dom de Sua justiça ao impotente ser humano. Essaé a mensagem que Deus mandou proclamar ao mundo.” — Testemu-nhos para ministros e obreiros evangélicos, pp. 91 e 92. [Ênfase acres-centada.]

“A mensagem do terceiro anjo requer a apresentação do sábado doquarto mandamento, e esta verdade tem de ser levada perante o mun-do; mas o grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixadofora da mensagem do terceiro anjo.” — Mensagens escolhidas, vol. 1,p. 383. [Ênfase acrescentada.]

Page 4: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 20134

Oferta de primeiro Sábado

Sábado 5 de outubro de 2013

Oferta de primeiro Sábado

para uma igreja no Suriname

A República do Suriname, antiga Guiana Holandesa, é o menorpaís do norte da América do Sul. Sua população (segundo o censo 2010)é de 524.636 habitantes. As principais religiões são hinduísmo, islamis-mo, catolicismo romano, Igreja Reformada Holandesa, moravianismoe diversas outras denominações cristãs. Há inteira liberdade religiosaaqui.

Em 2007, dois jovens casais, tocados por zelo missionário, viajaramao Suriname para trabalhar de forma voluntária, sem receber salárioou despesas de viagem. Começaram a obra por meio da colportagem eda venda de produtos naturais.

Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio de 2011,surgiram os primeiros frutos de seu trabalho, com o batismo de trêspessoas. A Missão Surinamesa foi reconhecida durante a Assembleiade Delegados da Conferência Geral em 2011, realizada em Porumbacu,Romênia.

Nossa igreja já está registrada e organizada no Suriname. Em agostode 2011, um ministro ordenado foi transferido, com sua família, do Bra-sil para Paramaribo, capital do Suriname.

Recentemente, foi adquirida uma propriedade estratégica onde oscrentes planejam construir uma igreja e a sede da Obra. Nossos ir-mãos e irmãs estão cheios de ânimo para ganhar almas para o Senhor.Eles estão usando a cunha de penetração da mensagem de saúde comsucesso.

O ministro local está também ajudando a obra no país vizinho – aGuiana Francesa. Louvamos ao Senhor porque agora já temos mem-bros nas três antigas Guianas: Britânica, Holandesa e Francesa.

“A obra missionária em nosso país progredirá muito, em todos ossentidos, quando for manifestado em prol da prosperidade das missõesestrangeiras um espírito de maior liberalidade, abnegação e despren-dimento, pois a prosperidade da obra em nosso país dependegrandemente, abaixo de Deus, da influência resultante da obra evan-gélica nos países distantes. É agindo ativamente para suprir as neces-sidades da causa de Deus que pomos a alma em contato com a Fontede todo poder.” — Testemunhos para a igreja, vol. 6, p. 27.

Por favor, sejam liberais para com a oferta de primeiro sábado a serrecolhida em prol do avanço da Missão Surinamesa!

Seus companheiros irmãos da Missão Surinamesa

Page 5: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 5

“Eis o Homem!” João 19:5.

“[...] o grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixadofora da mensagem do terceiro anjo. Cristo foi feito secundário por mui-tos que se têm empenhado na obra para este tempo, e deram o primeirolugar a teorias e argumentos.” — Selected Messages (Mensagens esco-lhidas), vol. 1, p. 383.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 9-15 (“O cuidado de Deus”).

1. JESUS, NOSSO FIADOR

Que ato da parte de Deus demonstrou ao mesmo tempo Seu amorpelo nosso mundo e o preço da desobediência? João 3:16 e 17; 2Coríntios 5:21.

“O esquema da redenção excede em muito a compreensão da mentehumana. A grande condescendência da parte de Deus é um mistérioque está além de nosso alcance. A grandeza do plano não pode ser intei-ramente compreendida, nem poderia a Sabedoria infinita elaborar umplano que o superasse. [...] Por meio desse plano, o grande e formidávelDeus pode ser justo, e ainda ser justificador de todos os que creem emJesus e O recebem como Salvador pessoal.” — The SDA BibleCommentary [E. G. White Comments], vol. 5, p. 1133.

Que ato de Jesus declarou, acima de qualquer dúvida, o infinitoamor que Ele tem por nós individualmente? João 15:13; Romanos5:6-8; Efésios 2:13 e 14.

“Ó, maravilhosa condescendência! A Majestade do Céu, por amor emisericórdia pelo homem caído, propôs tornar-Se seu substituto e fia-dor. Ele levaria a culpa do homem. Tomaria sobre Si a ira de Seu Pai, aqual, doutro modo, teria caído sobre o homem por causa da desobediên-cia.” — The Review and Herald, 24 de fevereiro de 1874.

Exaltando o Salvador

Sábado, 5 de outubro de 2013Lição 1

A

B

29 de setembro

Ano bíblico: Zacarias 1-4Domingo

Page 6: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 20136

2. NOSSO FOCO

Que títulos das Escrituras descrevem a beleza do caráter de Je-sus, e que efeito a contemplação dessa beleza terá sobre nós?Cantares 2:1; 5:16; Ageu 2:7.

“Com amor indizível nos tem Deus amado, e nosso amor se despertapara com Ele ao compreendermos algo da extensão e largura, profundi-dade e altura desse amor que sobrepuja todo entendimento. Pela reve-lação da atrativa amabilidade de Cristo, pelo conhecimento de Seu amora nós expresso enquanto éramos ainda pecadores, o coração obstinadoabranda-se e é subjugado […].” — Thoughts From the Mount of Blessing(O maior discurso de Cristo), pp. 76 e 77.

Por que é essencial que mantenhamos os olhos fixos em Jesus?Compare Números 21:8 com João 3:14. Hebreus 7:25.

“Nossa fé deve ser uma fé inteligente, olhando para Jesus com per-feita confiança, com plena e inteira fé no Sacrifício expiador. Isto é ne-cessário para que a alma não seja envolvida em trevas.” — SelectedMessages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 256.

“A intercessão de Cristo em nosso favor consiste em apresentar Seusméritos divinos, oferecendo a Si mesmo ao Pai como nosso Substituto ePenhor, pois Ele ascendeu ao alto para fazer expiação por nossas trans-gressões. […]

É a justiça de Cristo que torna o pecador penitente aceitável a Deuse opera-lhe a justificação. Por mais pecaminosa que tenha sido sua vida,se ele crê em Jesus como seu Salvador pessoal, permanece diante deDeus nas imaculadas vestes da justiça imputada de Cristo.

O pecador tão recentemente morto em delitos e pecados é vivificadopela fé em Cristo. Ele vê pela fé que Jesus é seu Salvador e está vivopara todo o sempre, podendo ‘salvar perfeitamente [todos] os que porEle se chegam a Deus’ (Hebreus 7:25). Na expiação realizada em seufavor, o crente vê tal largura, comprimento, altura e profundidade deeficiência – vê tal inteireza de salvação, adquirida a um preço tão infini-to – que sua alma se enche de louvor e gratidão. Contempla, como porespelho, a glória do Senhor, e é transformado na Sua própria imagem,como pelo Espírito do Senhor. Vê o manto da justiça de Cristo, tecido notear do Céu, bordado por Sua obediência e imputado à pessoa arrependi-da pela fé no nome dEle.” — Faith and Works (Fé e obras), pp. 105-107.

30 de setembro

Ano bíblico: Zacarias 5-8Segunda-feira

A

B

Page 7: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 7

3. A LUZ DE NOSSA VIDA

O que significa para nós ter em vista somente a glória de Deus?Lucas 11:34; João 8:12.

“O que significa ter em vista? É ter a disposição de olhar para Cristo,pois pelo contemplar somos transformados de glória em glória, de cará-ter em caráter.” — The Youth’s Instructor, 14 de setembro de 1893.

Que conhecimento específico Deus usa para trazer luz à nossavida? João 1:4 e 9; 2 Coríntios 4:6.

De que maneira o contemplar a luz da glória de Deus, conformerevelada na vida de Jesus, nos ajudará a crescer nEle e a noscomprometermos com Ele? 2 Coríntios 3:18.

“Se olharmos ainda que por um momento para o Sol em sua glóriameridiana, ao desviarmos os olhos, em tudo que olharmos aparecerá aimagem do Sol. O mesmo se dá quando contemplamos a Jesus; tudopara que olhamos reflete Sua imagem, o Sol da Justiça. Não podemosver nenhuma outra coisa, nem falar de qualquer outra coisa. Sua ima-gem está impressa na retina da alma e afeta cada parte de nossa vidadiária, suavizando e subjugando toda a nossa natureza. Contemplando,ajustamo-nos à semelhança divina, a saber, à semelhança de Cristo. Atodos aqueles com quem nos associamos, refletimos os brilhantes ealegres raios de Sua justiça. [...]

Jesus Cristo é tudo para nós: o primeiro, o último, o melhor em tudo.Jesus Cristo, Seu espírito, Seu caráter, colore cada coisa; é a urdidura ea trama, o próprio tecido de todo o nosso ser. As palavras de Cristo sãoespírito e vida. Não podemos, então, centralizar nossos pensamentos noeu; não somos mais nós que vivemos, mas é Cristo que vive em nós, eEle é a esperança da glória. O eu está morto, mas Cristo é um Salvadorvivo. Continuando a olhar para Jesus, refletimos-Lhe a imagem a todosos que nos rodeiam. Não podemos parar para considerar nossos desa-pontamentos ou mesmo para deles falar, pois um quadro mais agradá-vel nos atrai a vista: o precioso amor de Jesus. Ele habita em nós pelaPalavra da verdade.” — Testimonies to Ministers (Testemunhos paraministros e obreiros evangélicos), pp. 388-390.

1º de outubro

Ano bíblico: Zacarias 9-11Terça-feira

A

B

C

Page 8: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 20138

4. A BENEVOLÊNCIA DE JESUS

Como Jesus tratava a grande variedade de seres humanos queencontrou nesta Terra? Atos 10:38; Mateus 14:14; 15:32.

“Jamais houve um evangelista como Cristo. Ele era a majestade doCéu, mas humilhou-Se para tomar nossa natureza, a fim de chegar atéo homem na condição em que se achava. A todos, ricos e pobres, livres eservos, Cristo, o Mensageiro do concerto, trouxe as novas de salvação.Sua fama como o grande Operador de curas espalhou-se por toda a Pa-lestina. Os enfermos iam para os lugares por onde Ele devia passar, afim de a Ele recorrerem para encontrar auxílio. Para lá e para cá iamtambém muitas criaturas ansiosas de Lhe ouvir as palavras e receber otoque de Sua mão. Assim ia Ele de cidade em cidade, de vila em vila,pregando o evangelho e curando os enfermos – o Rei da glória na humil-de veste humana.” — The Ministry of Healing (A ciência do bom viver),p. 22.

Compare o modo como Jesus tratou Judas e Pedro. Mateus 16:23;João 13:27; 17:12.

Que evidência temos de que Cristo proveu iguais oportunidadespara ambos esses discípulos – exatamente como faz com cadaum de nós? João 13:1 e 5.

“Jesus uniu João, Pedro e Judas a Ele em Sua obra, tornando-oscolaboradores; mas, ao mesmo tempo, deveriam eles estar aprendendoconstantemente as lições de Cristo. Deveriam extrair dos divinos ensi-nos instruções para corrigir suas ideias erradas e equivocados pontosde vista sobre o que constituía o caráter cristão. João e Pedro não eramhomens perfeitos, mas aproveitavam cada oportunidade para aprender.Pedro não aprendeu a desconfiar de si mesmo, a vigiar, até ser vencidopelas tentações do diabo e negar seu Senhor. Judas teve a mesma opor-tunidade que esses discípulos para aprender as lições de Cristo, masnão lhe apreciava o valor. Era apenas um ouvinte, e não praticante. Oresultado disso verificou-se quando traiu seu Senhor.” — Testimonies(Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 557.

2 de outubro

Ano bíblico: Zacarias 12-14Quarta-feira

A

B

C

Page 9: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 9

5. NOSSO PROPÓSITO: REFLETIR OAMOR DE JESUS

A quem devemos, como cristãos, representar ao mundo, e como?Colossenses 1:26 e 27; 1 Pedro 2:22 e 23.

“É por meio da Palavra que Cristo habita em Seus seguidores. Estaé a mesma vital união representada por comer Sua carne e beber Seusangue. As palavras de Cristo são espírito e vida. Recebendo-as, recebeisa vida da Videira. Viveis ‘de toda a palavra que sai da boca de Deus’(Mateus 4:4). A vida de Cristo em vós produz os mesmos frutos que nEle.Vivendo em Cristo, dedicando-se a Ele, por Ele sustentados e dEle ti-rando a nutrição, dareis frutos segundo a Sua semelhança.” — TheDesire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), p. 677.

Como nosso crescimento e maturidade cristãos são revelados naforma como tratamos nossos semelhantes? 1 Pedro 3:8 e 9; 1 João4:7 e 8; Hebreus 13:1-3.

“Quando a atenção está fixa na cruz de Cristo, todo o ser é enobreci-do. O conhecimento do amor do Salvador abranda a alma e eleva a men-te acima das coisas temporais. Aprendamos a estimar todas elas à luzque emana da cruz. [...]

Esse amor, qual fogo sagrado, queima no altar do coração de todos osverdadeiros discípulos. Foi na Terra que o amor de Deus foi reveladomediante Jesus. É na Terra que Seus filhos devem deixar esse amorbrilhar por meio de vida irrepreensível. Desse modo, os pecadores serãolevados à cruz, a contemplar o Cordeiro de Deus.” — The Review andHerald, 6 de maio de 1902.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. Que ênfase deve ser dada ao evangelho hoje?2. Quais são alguns exemplos significativos do amor de Cristo para

com os homens e as mulheres?3. Por que a mensagem do amor e da vida de Jesus é importante para

mim?4. O que significa ser um cristão?5. Como posso refletir a Cristo mais completamente aos que estão à

minha volta?

3 de outubro

Ano bíblico: MalaquiasQuinta-feira

A

B

5 de outubro

Ano bíblico: Mateus 1-4Sábado

4 de outubro

Ano bíblico: Vista geral do Antigo TestamentoSexta-feira

Page 10: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201310

“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29.

“À medida que esvaziam o coração do eu, vocês devem aceitar ajustiça de Cristo. Lancem mão dela pela fé, pois vocês devem ter a men-te e o espírito de Cristo a fim de que possam efetuar as obras de Cristo.”— The Review and Herald, 23 de fevereiro de 1892.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 71-75 (“Crescimento em Cristo”).

1. O EVANGELHO REPETIDO EM NOSSO TEMPO

Que verdade especial foi dada há mais de cem anos para prepararo povo de Deus para a santidade? Onde ela se originou? João17:17; 2 Tessalonicenses 5:23.

“Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagema Seu povo [...]. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminen-te diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados detodo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava opovo a receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência atodos os mandamentos de Deus. Muitos perderam Jesus de vista. Devi-am ter tido o olhar fixo em Sua divina pessoa, em Seus méritos e em Seuimutável amor pela família humana.” — Testimonies to Ministers (Tes-temunhos para ministros e obreiros evangélicos), pp. 91 e 92.

“A mensagem presente – justificação pela fé – é mensagem vinda deDeus; tem as credencias divinas, pois seu fruto é para santidade.” —Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 359.

Que verdade é essencial para nosso tempo? O que foi exigidopara que pudéssemos ter esperança? João 1:29; Romanos 5:10;8:34.

A mensagem mais preciosa

Sábado, 12 de outubro de 2013Lição 2

6 de outubro

Ano bíblico: Mateus 5-7Domingo

A

B

Page 11: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 11

2. A NECESSIDADE DE JUSTIFICAÇÃO

Que verdade cada um de nós deve, individualmente, levar a sério– e sob que ótica, especialmente nestes últimos dias? Mateus1:21.

“A mensagem do terceiro anjo requer a apresentação do sábado doquarto mandamento, e esta verdade tem de ser levada perante o mun-do; mas o grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixadofora da mensagem do terceiro anjo.” — Selected Messages (Mensagensescolhidas), vol. 1, p. 383.

“Mensagens portadoras das credenciais divinas têm sido enviadasao povo de Deus; a glória, a majestade e a justiça de Cristo, cheias debondade e verdade, têm sido apresentadas; a plenitude da Divindade emJesus Cristo tem sido exposta entre nós com beleza e amabilidade, paraatrair todos cujo coração não está fechado pelo preconceito.” — TheReview and Herald, 27 de maio de 1890.

“As mais suaves melodias de origem divina vindas através de lábioshumanos – a justificação pela fé e a justiça de Cristo – não lhes arran-cam [de muitos membros impenitentes da igreja] uma manifestação deamor e gratidão. Embora o Mercador celestial lhes exiba as joias maispreciosas da fé e do amor, ainda que os convide para dEle comprar o‘ouro refinado no fogo’, ‘vestidos brancos’, para que se vistam, e ‘colírio’,para que vejam, endurecem o coração contra Ele e deixam de trocar asua mornidão pelo amor e o zelo (Apocalipse 3:18). Embora professempiedade, negam-lhe o poder. Se continuarem nesse estado, Deus os re-pudiará. Estão se incapacitando para ser membros de Sua família.” —Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 6, pp. 426 e 427.

O que significa receber Jesus em nosso coração como Hóspedecelestial? Apocalipse 3:20. O que aconteceu quando a mensagemda justiça de Cristo foi levada perante os líderes da igreja em1888?

“Tememos que alguns dos que mais grandemente necessitavam dapreciosa verdade que foi apresentada diante deles não lhe receberam obenefício. Não abriram a porta do coração para receber Jesus comoHóspede celestial, e sofreram grande perda. Há realmente um caminhoestreito no qual devemos andar; a cruz está presente em cada passo.” —The Review and Herald, 3 de setembro de 1889.

7 de outubro

Ano bíblico: Mateus 8-10Segunda-feira

A

B

Page 12: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201312

3. NOSSA NECESSIDADE INDIVIDUAL DO EVANGELHO

Que evidência revela que Deus não permitirá que eu dependa deoutros para minha salvação? Ezequiel 14:20.

“[...] o caráter não é transferível. Ninguém pode crer por outro. Nin-guém pode receber por outro o Espírito. Ninguém pode dar a outrem ocaráter que é o fruto da operação do Espírito.” — Christ’s Object Lessons(Parábolas de Jesus), p. 412.

“Considere todo aquele que ama a Deus que agora, enquanto é dia, éo tempo de trabalhar [...]. Agora é o tempo de o descuidado despertar desua indiferença. Agora é o tempo de rogar que as almas não somenteouçam a Palavra de Deus, mas que também, sem demora, abasteçam deóleo as suas vasilhas e suas lâmpadas. O óleo é a justiça de Cristo. Re-presenta o caráter, e o caráter é intransferível. Ninguém o pode obterpara outro. Cada um deve adquirir para si mesmo um caráter purificadode toda mancha do pecado.” — Testimonies to Ministers (Testemuhospara ministros e obreiros evangélicos), pp. 233 e 234.

“[...] é impossível um cristão comunicar o caráter a outra pessoa.” —That I May Know Him (Para conhecê-lO), p. 215.

Como sabemos que Jesus quer que sirvamos a Deus como indiví-duos? Podemos beber da “água da vida” por outra pessoa? Mateus22:37; João 7:37.

“Ninguém pode servir a Deus por procuração. Tantos há que pare-cem pensar que há alguém neste mundo mais forte do que Cristo, emquem se podem apoiar! E em vez de irem diretamente a Cristo, tal comoestão, entregando-se a Ele sem reservas, andam em busca de auxíliohumano. Deus quer que tenhamos uma experiência individual. [...] Eunão posso formar um caráter para vós, e vós não o podeis formar paramim.” — Our High Calling, p. 90 (Nossa alta vocação, p. 88).

“O evangelho trata com indivíduos. Cada ser humano tem uma almaa ser salva ou perdida. Cada qual tem uma individualidade separada edistinta de todas as outras. Cada um tem de estar convencido por si mes-mo, e convertido por si mesmo. Tem de receber a verdade, arrepender-se,crer e obedecer por si mesmo. Tem de, por si próprio, exercer a vontade.Ninguém pode fazer esta obra por procuração. Ninguém pode submer-gir sua individualidade na de outro. Cada qual tem de, por sua própriaação e pelo mistério da piedade, render-se a Deus.” — Mind, Character,and Personality (Mente, caráter e personalidade), vol. 2, p. 423.

8 de outubro

Ano bíblico: Mateus 11-13Terça-feira

A

B

Page 13: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 13

4. FECHAR A PORTA A JESUS = SUICÍDIO!

A respeito de qual engano nosso povo foi advertido por volta de1893, quando a maior parte dele acreditava estar pronta para oCéu? Como esse autoengano se repete hoje? Podemos ser afeta-dos? Isaías 58:2-8; Apocalipse 3:15.

“É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um entrevinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja está pre-parado para finalizar sua história terrestre, e achar-se-ia tão verdadei-ramente sem Deus e sem esperança no mundo como o pecador comum.Professam servir a Deus, mas estão servindo mais fervorosamente aMamom. Esta obra feita pela metade é um constante negar a Cristo, emlugar de ser uma confissão Sua. São tantos os que introduziram na igre-ja seu espírito não subjugado, inculto! Seu gosto espiritual é pervertidopor suas degradantes corrupções imorais, simbolizando o mundo noespírito, no coração, nos propósitos, firmando-se em práticas concupis-centes, e são inteiramente cheios de enganos em sua professa vida cris-tã. Vivendo como pecadores e alegando ser cristãos!” — ChristianService (Serviço cristão), p. 41.

O que aconteceria a alguém que quisesse estragar o Céu por causade seu caráter, se lhe fosse permitido entrar lá? Mateus 22:12-14.

“Nesta vida, [muitos] não tiveram comunhão com Cristo; por istonão conhecem a linguagem do Céu, são estranhos às suas alegrias. [...]

As palavras mais tristes que já caíram em ouvidos mortais são aque-las da sentença ‘Não vos conheço.’ (Mateus 25:12). Unicamente a comu-nhão do Espírito que desprezastes poderia unir-vos à multidão jubilosaque estará no banquete das bodas. Não podereis participar dessa cena.Sua luz incidiria sobre olhos cegos, e sua melodia cairia em ouvidossurdos. Seu amor e alegria não fariam soar de júbilo corda alguma docoração entorpecido pelo mundo. Sois excluídos do Céu por vossa pró-pria inaptidão para a sua companhia.

Não podemos estar prontos para encontrar o Senhor acordando aoouvir o brado: ‘Aí vem o Esposo!’ (Mateus 25:6), e então tomando nossaslâmpadas vazias para enchê-las. Não podemos viver apartados de Cristoaqui, e ainda assim estar aptos para a Sua companhia no Céu.” — Christ’sObject Lessons (Parábolas de Jesus), pp. 413 e 414.

9 de outubro

Ano bíblico: Mateus 14-16Quarta-feira

A

B

Page 14: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201314

5. A MENSAGEM FINAL DE DEUS AO MUNDO

Como o conhecimento da salvação iluminará o mundo inteiro?Apocalipse 18:1; 2 Pedro 3:12.

“Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seupovo, então virá para reclamá-los como Seus.” — Christ’s Object Lessons(Parábolas de Jesus), p. 69.

Cite algumas boas obras que Jesus nos ordena usar para fazerbrilhar a luz dEle em nosso mundo. Mateus 5:16; 25:34-40.

“Devemos alimentar o faminto, vestir o nu e asilar o desabrigado. Esomos chamados a fazer mais do que isso. As necessidades da alma, só oamor de Cristo pode satisfazer. Se Cristo em nós habitar, nosso coraçãoestará cheio de simpatia divina. Abrir-se-ão as fontes cerradas do zelosoamor cristão.

Deus requer não somente as nossas dádivas para os necessitados,mas também nosso semblante amável, nossas palavras de esperança,nosso cordial aperto de mão. [...]

Muitos há que não têm mais esperança. Dai-lhes novamente a luz doSol. Muitos perderam o ânimo. Dizei-lhes palavras de conforto. Orai poreles. Há os que carecem do pão da vida. Lede-lhes da Palavra de Deus.Muitos padecem de uma enfermidade da alma que bálsamo terrenonenhum pode restaurar, médico algum curar. Orai por essas pessoas,encaminhai-as a Jesus. Contai-lhes que há um Bálsamo e um Médicoem Gileade.” — Ibidem, pp. 417 e 418.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. Que mensagem vital, dada ao povo de Deus há mais de cem anos,

mostra a necessidade de receber Jesus em nosso coração comoHóspede celestial?

2. Por que essa mensagem é crucial para o mundo neste tempo?3. Podemos alcançar o Céu só porque nossos pais ou amigos amam a

Jesus?4. Como posso estar em perigo de perder o Céu por meio de

autoengano?5. Posso entrar no Céu se meu caráter não for condizente com ele?

10 de outubro

Ano bíblico: Mateus 17-20Quinta-feira

11 de outubro

Ano bíblico: Mateus 21-23Sexta-feira

12 de outubro

Ano bíblico: Mateus 24-26Sábado

A

B

Page 15: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 15

“Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças,como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossasculpas, como um vento, nos arrebatam.” Isaías 64:6.

“O que é justificação pela fé? É a obra de Deus ao lançar a glória dohomem no pó e fazer pelo homem aquilo que ele por si mesmo não podefazer.” — Testimonies to Ministers (Testemunhos para ministros e obrei-ros evangélicos), p. 456.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 17-22 (“A ponte sobre o abismo”).

1. PERCEBENDO QUÃO MAU O PECADO REALMENTE É!

De que maneira as Escrituras descrevem a miséria da naturezahumana degenerada? Gálatas 5:17; Romanos 7:18-21.

“Assim como por meio de Cristo todo ser humano tem vida, tambémpor meio dEle cada pessoa recebe algum raio de luz divina. Existe emcada coração não somente poder intelectual, mas espiritual – percep-ção do que é reto, anelo de bondade. Mas contra esses princípios, há umpoder contendor, antagônico. O resultado de comer da árvore da ciên-cia do bem e do mal é manifesto na experiência de todo homem. Há emsua natureza um pendor para o mal, uma força à qual, sem auxílio, nãopoderá ele resistir. Para opor resistência a essa força, para atingir aque-le ideal que no íntimo de sua alma ele aceita como o único digno, nãopode encontrar auxílio senão em um poder. Esse poder é Cristo. A coo-peração com esse poder é a maior necessidade do homem.” — Education(Educação), p. 29.

Que valor tem a justiça de cada um de nós, e o que somos incapa-zes de fazer por nós mesmos? Isaías 64:6; Romanos 3:12.

Lançando nossa própria

glória no pó

Lição 3 Sábado, 19 de outubro de 2013

13 de outubro

Ano bíblico: Mateus 27 e 28Domingo

A

B

Page 16: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201316

2. NOSSO “MELHOR” SEM CRISTO É VAIDADE

De que modo Deus nos vê, mesmo quando estamos em nosso“melhor” estado? Salmos 39:5 e 11; Isaías 40:17.

“Não fosse pelo sacrifício expiatório de Cristo, nada haveria em nósem que Deus pudesse Se deleitar. Toda a bondade natural do homem ésem valor à vista de Deus. Ele não tem prazer em homem algum queretêm sua velha natureza e não é assim renovado no conhecimento ena graça para que seja uma nova criatura em Cristo. Nossa educação,nossos talentos, nossos recursos são dons confiados a nós por Deus, afim de que Ele possa testar-nos. Se os usarmos para glorificação pró-pria, Deus diz: ‘Não posso deleitar-Me neles, pois Cristo morreu por elesem vão.’” — The Review and Herald, 24 de agosto de 1897.

Temos nós algum mérito que possamos oferecer a Deus comopreço pelo pecado? Isaías 1:11; Miqueias 6:7. O que pode ser ditode nossas realizações – mesmo das “melhores” delas? 1 Crôni-cas 29:14.

“É feita a pergunta: ‘Agradar-Se-á o Senhor de milhares de carnei-ros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minhatransgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma?’(Miqueias 6:7). Não; nenhum homem pode permanecer diante de Deuscom seus próprios méritos. Os que serão salvos, o serão porque Jesuspagou o débito por completo, e o homem não pode fazer nada, absoluta-mente nada, para merecer a salvação. Cristo diz: ‘Sem Mim nada podeisfazer’ (João 15:5). Então de quem é o mérito? Pertence todo a nossoRedentor. Todas as capacidades do homem advêm unicamente de Cris-to, e de nossas melhores realizações, podemos dizer: ‘Porque tudo vemde Ti, e da Tua mão To damos.’ (1 Crônicas 29:14).” — The Signs of theTimes, 10 de novembro de 1890.

Que atitude devemos cultivar em vista das considerações acima?Miqueias 6:8.

“‘Todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade’ (Sal-mos 39:5). Cristo veio sem exibição exterior. Encontrando-Se na forma dehomem, humilhou-Se, mostrando que o homem caído deve sempre andarhumildemente perante Deus. Riquezas, honra terrena, grandeza humananunca podem salvar alguém da morte. ‘Mas eis para quem olharei’, declarao Senhor: ‘para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da Minhapalavra’ (Isaías 66:2).” — The Youth’s Instructor, 20 de dezembro de 1900.

14 de outubro

Ano bíblico: Marcos 1-3Segunda-feira

A

B

C

Page 17: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 17

3. APRENDENDO A NÃO CONFIAR EM NÓS MESMOS

Por qual experiência Elias precisou passar antes que Deus ouvis-se sua oração pedindo chuva, e por quê? Tiago 5:16-18; 1 Reis 18:43.

“O servo observava enquanto Elias orava. Seis vezes ele voltou daobservação dizendo: ‘Não há nada, nenhuma nuvem, nenhum sinal dechuva.’ Mas o profeta não desistiu, desencorajado. Continuou revendosua vida, a fim de ver onde havia fracassado em honrar a Deus. Confessouseus pecados, e assim continuou a afligir a alma perante Deus, enquantobuscava um sinal de que sua oração havia sido atendida. Ao esquadrinharo coração, ele parecia ser cada vez menor e menor, tanto à sua própriaconsideração quanto à vista de Deus. Pareceu-lhe que ele mesmo nãoera nada, e que Deus era tudo; e quando ele alcançou o ponto de renunci-ar o eu enquanto se agarrava ao Salvador como sua única força e justiça,a resposta veio.” — The Review and Herald, 26 de maio de 1891.

“Temos um Deus cujos ouvidos não estão fechados às nossas petições;e se provarmos Sua palavra, Ele honrará nossa fé. Deseja que tenhamostodos os nossos interesses entretecidos com Seus interesses, e entãopode seguramente abençoar-nos, pois daí não tomaremos a glória paranós mesmos quando formos abençoados, mas renderemos todo o louvor aDeus.” — Ibidem, 27 de março de 1913.

O que acontece quando nos aproximamos de Jesus e depende-mos dEle? Daniel 10:8; Lucas 5:8; Apocalipse 1:12-17.

“Quanto mais perto vos chegardes de Jesus, tanto mais cheio de faltasparecereis aos vossos olhos, porque vossa visão será mais clara e vossasimperfeições se verão em amplo e vivo contraste com Sua natureza per-feita. Isto é prova de que os enganos de Satanás perderam seu poder, deque a influência vivificante do Espírito de Deus está a despertar-vos.

Um amor a Jesus profundo e arraigado não pode habitar no coraçãodaquele que não reconhece a própria pecaminosidade.” — Steps to Christ(Caminho a Cristo), pp. 64 e 65.

O que acontece quando nos superestimamos? Gálatas 6:3.

“Uma palavra que exalte o eu leva ao afastamento da luz do semblan-te de Deus.” — The Review and Herald, 24 de agosto de 1897.

15 de outubro

Ano bíblico: Marcos 4-6Terça-feira

A

C

B

Page 18: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201318

4. UM MOTIVO PARA SUPREMA GRATIDÃO

Apesar de nossa triste condição, que esperança é estendida anós? Romanos 7:24; 8:2.

“Conquanto o Redentor do mundo veja a miséria e a infelicidade domundo por causa do pecado, não apresenta diante da raça caída umavívida descrição de sua desgraça, mas ensina-lhe algo infinitamentemelhor do que tudo o que ela já ouviu antes. Ele sabe que essa infelicida-de é o resultado do pecado, e Seu coração é tocado por compaixão paracom os homens caídos. Os rabis não se dignaram a pregar às pessoascomuns, ou a apresentar aos gentios qualquer esperança de salvação.Mas Cristo veio para apresentar o plano da salvação a todas as classesde pessoas, pois todas estavam necessitadas de Suas palavras. Naquelesque se reuniam diante dEle, via a possibilidade de que pudessem sealiar a um poder infinito, por causa do amor paterno de Deus para comtodos os Seus filhos.” — Sabbath School Worker, 1º de agosto de 1895.

O que acontece quando reconhecemos que nossos pecaminososesforços não têm méritos para nos salvar? Zacarias 3:3 e 4; 2Coríntios 12:9.

“Quando as pessoas veem a própria insignificância, estão prepara-das para serem revestidas com a justiça de Cristo. Quando elas come-çam a louvar e exaltar a Deus o dia todo, estão sendo transformadas àmesma imagem pelo contemplar.” — Manuscript Releases, vol. 20, p.117.

“Coisa alguma, aparentemente, é mais impotente, e todavia maisinvencível, do que a pessoa que sente não ser nada e se apoia inteira-mente nos méritos do Salvador. Deus enviaria cada anjo que há no Céuem auxílio de tal pessoa, antes de permitir que fosse vencida.” — Sonsand Daughters of God (Filhos e filhas de Deus), p. 35.

“Quanto menos virmos em nós mesmos algo digno de estima, tantomais havemos de ver algo digno de estima na pureza e na amabilidadeinfinitas de nosso Salvador. O ver nossa pecaminosidade impele-nospara Ele, que é capaz de perdoar; e quando a alma, reconhecendo o seudesamparo, ansiar por Cristo, Ele Se revelará em poder. Quanto mais asensação de nossa necessidade nos impelir para Ele e para a Palavra deDeus, tanto mais exaltada visão teremos de Seu caráter, e tanto maisplenamente refletiremos a Sua imagem.” — Steps to Christ (Caminho aCristo), p. 65.

16 de outubro

Ano bíblico: Marcos 7-9Quarta-feira

A

B

Page 19: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 19

5. CRISTO VEIO EM MISSÃO DE RESGATE

Que ponto básico devemos todos compreender a respeito da sal-vação? Lucas 19:10; João 15:5; Salmos 44:6; 31:1.

“É nos impossível salvar a nós mesmos. […]Cristo anseia ver Seu povo resistindo ao adversário das almas; mas

só podemos fazê-lo ao desviar o olhar do eu para Jesus.” — The Reviewand Herald, 15 de setembro de 1896.

“No momento em que vocês agarrarem as promessas de Deus pelafé, dizendo ‘Sou a ovelha perdida que Jesus veio salvar’, uma nova vidatomará posse de vocês, e receberão força para resistir ao tentador. Masa fé para agarrar as promessas não vem por sentimento. ‘A fé é peloouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus’ (Romanos 10:17).” — Ibidem.

“O homem pecaminoso só pode encontrar esperança e justiça emDeus; e nenhum ser humano é justo enquanto não tem fé em Deus ecom Ele mantém vital ligação.” — Testimonies to Ministers (Testemu-nhos para ministros e obreiros evangélicos), p. 367.

Que princípio fundamental Deus declara a todos? Isaías 43:11;45:21.

“Oh, que amor! Que maravilhoso amor, que trouxe o Filho de Deus àTerra para fazer-Se pecado por nós, para que pudéssemos ser reconcili-ados com Deus e elevados a uma vida com Ele em Suas mansões deglória! E, oh!, o que é o homem, para que tal preço fosse pago por suaredenção?” — The Signs of the Times, 28 de agosto de 1879.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. O que, especificamente, nós não podemos fazer por nós mesmos?2. Por que nosso “melhor” sem Cristo não é bom o suficiente?3. Em quem devemos aprender a não confiar antes que possamos

confiar em Jesus completamente?4. O que devemos ver, antes de desenvolvermos um bem firmado

amor por Cristo?5. Quanto você vale para Deus?

17 de outubro

Ano bíblico: Marcos 10-12Quinta-feira

A

B

18 de outubro

Ano bíblico: Marcos 13 e 14Sexta-feira

19 de outubro

Ano bíblico: Marcos 15 e 16Sábado

Page 20: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201320

“Deus é amor” 1 João 4:16.

“Justiça é amor, e o amor é a luz e a vida de Deus. A justiça de Deus seacha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O.” —Thoughts From the Mount of Blessing (O maior discurso de Cristo), p. 18.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 23-36 (“Mudança de rumo”).

1. O GRANDE MANDAMENTO

Na vida cristã, que importância vital o amor tem em relação à leide Deus? Mateus 22:36-40.

“[...] a obediência não é mera submissão externa, mas sim o serviçode amor. A lei de Deus é uma expressão de Sua própria natureza; é umacorporificação do grande princípio do amor, sendo, daí, o fundamento deSeu governo no Céu e na Terra. Se nosso coração é renovado à seme-lhança de Deus, se o amor divino é implantado na alma, não será entãopraticada na vida a lei de Deus?” — Steps to Christ (Caminho a Cristo),p. 60.

Como o apóstolo João resume o caráter de Deus, e como essecaráter está relacionado com a justiça? 1 João 4:16; Salmos 11:7.

“Justiça é santidade, semelhança com Deus; e ‘Deus é amor’ (1 João4:16). É conformidade com a lei de Deus, pois ‘todos os Teus mandamen-tos são justiça’ (Salmos 119:172), e o ‘cumprimento da lei é o amor’ (Ro-manos 13:10). Justiça é amor, e o amor é a luz e a vida de Deus. A justiçade Deus se acha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça receben-do-O.” — Thoughts From the Mount of Blessing (O maior discurso deCristo), p. 18.

B

Amor: a essência

da justiça

Sábado, 26 de outubro de 2013Lição 4

A

20 de outubro

Ano bíblico: Lucas 1 e 2Domingo

Page 21: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 21

21 de outubro

Ano bíblico: Lucas 3-5Segunda-feira

A

B

2. SUBMISSÃO EXTERNA OU OBEDIÊNCIASINCERA?

Que tipo de serviço o Senhor deseja? Deuteronômio 6:5; Josué24:15.

“O exercício da força é contrário aos princípios do governo de Deus;Ele deseja unicamente o serviço de amor, e o amor não se pode impor;não pode ser conquistado pela força ou pela autoridade. Só o amor des-perta o amor. Conhecer a Deus é amá-lO; Seu caráter deve ser manifes-tado em contraste com o de Satanás. Essa obra, unicamente um Ser, emtodo o Universo, era capaz de realizar. Somente Aquele que conhecia aaltura e a profundidade do amor de Deus podia torná-lo conhecido. So-bre a negra noite do mundo, devia erguer-Se o Sol da Justiça, trazendosalvação ‘sob as Suas asas’ (Malaquias 4:2).” — The Desire of Ages (ODesejado de Todas as Nações), p. 22.

“Não é o temor do castigo, ou a esperança da recompensa eterna,que leva os discípulos de Cristo a segui-lO. Contemplam o incomparávelamor do Salvador revelado em Sua peregrinação na Terra, da manje-doura de Belém à cruz do Calvário, e essa visão dEle atrai, abranda esubjuga o coração. O amor desperta na alma dos que O contemplam.Ouvem-Lhe a voz e seguem-nO.” — Ibidem, p. 480.

Em contraste com uma obediência sincera, voluntária e alegre,que tipo de obediência alguns professos cristãos estão rendendoa Deus? Deuteronômio 28:45-47; 1 João 5:3.

“Cristo morreu na cruz para todos atrair a Si, e deseja que estejamosalegres naquela alegria que somente Ele pode dar: a alegria da obediên-cia.” — Sermons and Talks, vol. 1, p. 217.

“O homem que tenta observar os mandamentos de Deus por umsenso de obrigação apenas – porque lhe é requerido que assim faça –jamais sentirá o prazer da obediência. Não obedece. Quando, por con-trariarem a inclinação humana, os reclamos de Deus são consideradosum fardo, podemos saber que essa vida não é uma vida cristã. A verda-deira obediência é a expressão de um princípio interior. Origina-se doamor à justiça, do amor à lei de Deus. A essência de toda justiça é leal-dade ao nosso Redentor. Isso nos levará a fazer o que é reto porque éreto – porque a retidão é agradável a Deus.” — Christ’s Object Lessons(Parábolas de Jesus), pp. 97 e 98.

Page 22: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201322

3. IDENTIFICANDO O VERDADEIRO AMOR

O que será visto na vida dos que amam a Deus genuinamente? 1João 3:10; 4:20 e 21.

“O amor é o fundamento da piedade. Qualquer que seja a fé professa-da, ninguém tem verdadeiro amor a Deus se não manifestar amor abne-gado pelo seu irmão. Mas nunca poderemos possuir esse espírito ape-nas tentando amar os outros. O que é necessário é o amor de Cristo nocoração. Quando o eu está imerso em Cristo, o amor brota espontanea-mente. A perfeição de caráter do cristão é alcançada quando o impulsode auxiliar e abençoar a outros brota constantemente do íntimo – quan-do a luz do Céu enche o coração e é revelada no semblante.” — Christ’sObject Lessons (Parábolas de Jesus), p. 384.

Descreva algumas características manifestadas pelo verdadeiroamor. 1 Coríntios 13:4-7.

“O verdadeiro amor não é uma forte, ardente e impetuosa paixão. Aocontrário, é calmo e profundo em sua natureza. Olha para além dasmeras exterioridades, sendo atraído apenas pelas qualidades. É sábio eapto a discernir, e sua dedicação é real e permanente. Deus nos experi-menta e prova pelas ocorrências comuns da vida. São as pequenas coi-sas que revelam as câmaras do coração. São as pequenas atenções, osnumerosos incidentes pequeninos e as simples cortesias da vida queformam a soma da felicidade da existência; e é a negligência de palavrasbondosas, animadoras e afetuosas e das pequenas cortesias da vida queajudam a formar o todo da infelicidade da existência. Verificar-se-á afi-nal que a negação do próprio eu pelo bem e pela felicidade dos que nosrodeiam constitui grande parte do registro da vida no Céu. E revelar-se-á também o fato de que o cuidado do eu, sem consideração para com obem e a felicidade de outros, não escapa à observação de nosso Paiceleste. [...]

O amor não pode viver sem ação, e cada ato aumenta-o, robustece-o,expande-o. O amor obterá a vitória quando o argumento e a autoridadesão impotentes. O amor não trabalha pelo proveito nem pela recompen-sa; todavia, foi ordenado por Deus que grande ganho acompanhe segu-ramente toda obra de amor. Este é extenso em sua natureza e sem ruídoem sua maneira de agir, e todavia forte e poderoso em seu desígnio devencer grandes males. Sua influência é de molde a abrandar e a trans-formar, e tomará posse da vida dos pecadores e lhes tocará o coraçãoquando todos os outros meios se houverem demonstrado infrutíferos.”— Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 2, pp. 133-135.

22 de outubro

Ano bíblico: Lucas 6-8Terça-feira

A

B

Page 23: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 23

4. VIVENDO A LEI DO AMOR

À luz do sacrifício próprio de Cristo por nós, que lei ou princípioestará na essência da vida cristã? 2 Coríntios 5:14 e 15; 1 Coríntios13:5.

“Quando o Espírito de Deus, com Seu maravilhoso poder vivificante,toca a alma, abate o orgulho humano. Prazeres, posições e poder mun-danos aparecem como sem valor. ‘Os conselhos e toda a altivez que selevanta contra o conhecimento de Deus’ são derribados; todo pensa-mento é levado cativo ‘à obediência de Cristo’ (2 Coríntios 10:5). Então,a humildade e o abnegado amor, tão pouco apreciados entre os homens,são exaltados como as únicas coisas de valor.” — The Desire of Ages (ODesejado de Todas as Nações), p. 135.

“À luz do Calvário se patenteará que a lei do amor que renuncia é alei da vida para a Terra e o Céu; que o amor que ‘não busca os seusinteresses’ (1 Coríntios 13:5) tem sua fonte no coração de Deus; e que nomanso e humilde Jesus se manifesta o caráter dAquele que habita naluz inacessível ao homem.” — Ibidem, p. 20.

A fim de se ter uma vida de amor abnegado, o que é requerido denós diariamente? Lucas 9:23.

“Toda a pessoa que aceita a Jesus como Salvador pessoal anelará tero privilégio de servir a Deus, e ansiosamente aproveitará a oportunida-de de demonstrar sua gratidão dedicando suas aptidões ao serviço deDeus. Almejará ela revelar seu amor para com Jesus e para com a Suapossessão adquirida. Desejará o trabalho, as durezas, o sacrifício. Con-siderará um privilégio negar o eu, levar a cruz e seguir nas pegadas deCristo, demonstrando assim sua lealdade e amor.” — Testimonies toMinisters (Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos), p. 394.

“A abnegação e a cruz são nossa porção. Estamos dispostos a aceitá-la? Nenhum de nós deve esperar que, quando as últimas grandes provasnos sobrevierem, desenvolvamos então, num momento, por causa denossa necessidade, um espírito de renúncia e dedicação completa. Não,absolutamente. Esse espírito tem de estar misturado às nossas experi-ências diárias, e incutido na mente e no coração de nossos filhos, tantopelo ensino quanto pelo exemplo. As mães de Israel podem não ser elasmesmas guerreiras, mas poderão suscitar guerreiros que hão de utili-zar toda a armadura e lutar corajosamente as batalhas do Senhor.” —Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 135.

23 de outubro

Ano bíblico: Lucas 9-11Quarta-feira

A

B

Page 24: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201324

5. O SINAL DE VERDADEIRO DISCIPULADO

Qual é o sinal do verdadeiro discipulado? João 8:31; 14:15.

“A obediência – nosso serviço e aliança de amor – é o verdadeiro sinalde discipulado. [...] É a fé, e ela só, que, em vez de dispensar-nos da obedi-ência, nos torna participantes da graça de Cristo, a qual nos habilita aprestar obediência.” — Steps to Christ (Caminho a Cristo), pp. 60 e 61.

O que significa verdadeira obediência, e de onde ela brota? Ro-manos 5:5; 13:10.

“No coração renovado pela graça divina, o amor é o princípio da ação.Modifica o caráter, governa os impulsos, domina as paixões, subjuga ainimizade e enobrece as afeições. Este amor, abrigado na alma, amenizaa vida e espalha ao redor uma influência enobrecedora.” — Ibidem, p. 59.

“Toda verdadeira obediência vem do coração. Deste procedia tambéma de Cristo. E se consentirmos, Ele por tal forma Se identificará com osnossos pensamentos e ideais, unirá nosso coração e espírito em tanta con-formidade com o Seu querer, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senãoseguindo nossos próprios impulsos. A vontade, refinada e santificada, en-contrará seu mais elevado deleite em fazer o serviço divino. Quando co-nhecermos a Deus como nos é dado o privilégio de O conhecer, nossa vidaserá de contínua obediência. Mediante a consideração do caráter de Cris-to, por meio da comunhão com Deus, o pecado se nos tornará aborrecível.”— The Desire of Ages (O Desejado de Todas as Nações), p. 668.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. Que elemento-chave da lei de Deus Jesus apresenta-nos em

Mateus 22?2. Explique a diferença entre submissão externa e verdadeira obedi-

ência.3. Quando o desenvolvimento de nosso caráter cristão estará com-

pleto?4. Descreva a atitude em relação ao serviço que têm aqueles que

aceitaram a Cristo.5. Quão intimamente Cristo será identificado na obediência de Seus

seguidores?

25 de outubro

Ano bíblico: Lucas 15-17Sexta-feira

26 de outubro

Ano bíblico: Lucas 18-20Sábado

24 de outubro

Ano bíblico: Lucas 12-14Quinta-feira

A

B

Page 25: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 25

Sábado, 2 de novembro de 2013

Literaturas para os campos missionários

Oferta de primeiro SábadoOferta de primeiro Sábado

No século 21, quando a internet, e-books* e outras mídias são jeitos mo-dernos de propagar o evangelho, ainda há um método especificamente ver-sátil de apresentação que nenhum outro tipo de mídia pode substituir: apágina impressa. Ela é uma das formas mais eficientes para o evangelhoalcançar mesmo os mais remotos lugares da Terra – sem eletricidade. Poreste meio, as boas-novas estão entrando em países antes comunistas, ateístase islâmicos, e podem ser partilhadas de um modo pessoal, um a um. A servado Senhor disse: “Sejam espalhadas como folhas de outono as publicaçõesque contêm verdade bíblica.” (Nos lugares celestiais, p. 323). “Nossas publi-cações devem ir a toda parte. Sejam elas editadas em muitas línguas. Aterceira mensagem angélica deve ser proclamada por esse meio e pelo pro-fessor vivo. Os que creem na verdade para este tempo devem despertar! Éseu dever recolher agora todos os recursos possíveis para ajudar os quecompreendem a verdade a proclamá-la.” (Testemunhos para a igreja, vol. 9,p. 62).

“Proclamai, cantai louvores e dizei: Salva, Senhor, o Teu povo, o restantede Israel” (Jeremias 31:7). O povo de Deus, o remanescente de Israel, devepublicar as boas-novas de salvação. Enquanto temos um amplo suprimentode Bíblias, livros e folhetos para evangelismo em muitos países, ainda hávastas multidões ao redor do mundo que não têm o mesmo privilégio. É nossodever, e uma honra, apoiar a distribuição de literatura em várias regiões doplaneta. A Bíblia tem sido traduzida em muitos idiomas e dialetos; contudo,livros essenciais, como Caminho a Cristo e O grande conflito, não estãodisponíveis para milhões. E se repartíssemos as Lições da escola sabatinacom aqueles que buscam a verdade presente hoje?

Considerem as ilhas do Pacífico e os países da África onde a mensagemda Reforma ainda não chegou. Lembremo-nos da promessa feita emEclesiastes 11:1: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitosdias o acharás.” Devemos difundir a Palavra de Deus antes que seja tardedemais. Podemos não ver os resultados imediatamente, mas não demorarámuito até que testemunhemos a grande colheita, quando a chuva serôdiavier em plenitude. Sejamos mordomos sábios que ajuntam tesouro no Céu –não neste mundo.

Somos muito gratos por tudo que nossos irmãos, irmãs e amigos de todaparte fizeram no passado, mas a necessidade é maior agora do que nuncaantes. Então, sejamos generosos nesta obra!

Departamento de Publicações da Conferência Geral*Livros digitais

Page 26: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201326

“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo,para que, pela fé, fôssemos justificados.” Gálatas 3:24.

“A glória de Cristo é revelada na Lei, a qual é uma transcrição do Seucaráter, e a transformadora eficácia dEle é sentida na alma até que apessoa seja transformada à Sua semelhança.” — The Review andHerald, 22 de abril de 1902.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 57-65 (“A obediência é um privilégio”).

1. O CONHECIMENTO DO PECADO

Para quem a lei de Deus foi feita, e com que propósito? Quantosestiveram sob sua condenação? 1 Timóteo 1:8-10; Romanos 3:19 e 23.

Por que nossos próprios esforços para guardar a lei de Deus nãosão suficientes para justificar-nos perante Ele? Unicamente comopodemos guardar a Lei? Romanos 3:20; 7:7; Filipenses 4:13.

“Quem procura alcançar o Céu por suas próprias obras, guardando aLei, tenta uma impossibilidade. Não pode o homem salvar-se sem a obe-diência, mas suas obras não devem provir de si mesmo; Cristo deveoperar nele o querer e o efetuar, segundo Sua boa vontade. Se o homempudesse salvar-se por suas obras, teria ele algo em si mesmo pelo qualse alegrar. O esforço que o homem faz em suas próprias forças paraobter a salvação é representado pela oferta de Caim. Tudo que o homempode fazer sem Cristo é poluído pelo egoísmo e pecado; mas aquilo que éoperado pela fé é aceitável a Deus. Quando procuramos alcançar o Céupelos méritos de Cristo, a alma faz progresso. Olhando para Jesus, Au-tor e Consumador de nossa fé, podemos prosseguir de força em força, devitória em vitória, pois, por meio de Cristo, a graça de Deus operounossa salvação completa.” — Selected Messages (Mensagens escolhi-das), vol. 1, p. 364.

Lição 5 Sábado, 2 de novembro de 2013

Nossa necessidade da

lei de Deus

27 de outubro

Ano bíblico: Lucas 21 e 22Domingo

A

B

Page 27: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 27

2. A LEI COMO NOSSO AIO

O que é o aio referido em Gálatas? Gálatas 3:21-25.

“Que lei é o aio que nos deve levar a Cristo? Respondo: Tanto o códi-go cerimonial como o moral, dos Dez Mandamentos.” — SelectedMessages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 233.

Que obra a Lei faz como aio, e com que finalidade? Romanos 10:4.Compare o modo como a palavra “fim” (do grego telos, propósito,ou objetivo, ou fim em vista) é usada em Tiago 5:11 e 1 Pedro 1:9.

“Ao olhar o pecador para o grande espelho moral, vê seus defeitos decaráter. Vê-se mesmo tal qual é, maculado, corrupto e condenado. Sabeele, porém, que a lei não pode, de modo algum, remover a culpa ouperdoar o transgressor. Ele tem de ir mais longe que isso. A lei é apenaso aio para levá-lo a Cristo. Tem de olhar para seu Salvador, o Portadordos pecados.” — Ibidem, p. 213.

Que relação existe entre o “aio” e a fé em Jesus? Romanos 5:1;3:31; 8:3 e 4.

“A lei nos revela o pecado, levando-nos a sentir nossa necessidade deCristo e a fugirmos para Ele em busca de perdão e paz mediante o arre-pendimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” —Ibidem, p. 234.

“Só pela fé em Cristo pode o pecador ser purificado da culpa e capa-citado a prestar obediência à lei de seu Criador.” — The Acts of theApostles (Atos dos apóstolos), p. 425.

“A Lei e o evangelho estão em perfeita harmonia. Cada um confirmao outro. Em toda a sua majestade, a Lei confronta a consciência, levan-do o pecador a sentir sua necessidade de Cristo como propiciação pelopecado. O evangelho reconhece o poder e a imutabilidade da Lei. ‘Maseu não conheci o pecado senão pela lei’, declara Paulo (Romanos 7:7). Anoção de pecado, incitada pela Lei, dirige o pecador ao Salvador. Em suanecessidade, o homem pode apresentar os poderosos argumentos for-necidos pela cruz do Calvário. Ele pode reclamar a justiça de Cristo,pois ela é comunicada a todo pecador arrependido.” — The Review andHerald, 22 de abril de 1902.

28 de outubro

Ano bíblico: Lucas 23 e 24Segunda-feira

A

B

C

Page 28: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201328

3. O ANTIGO E O NOVO CONCERTOS

Qual era o propósito de Deus ao dar Sua lei a Israel no Sinai, e qualé a condição, debaixo dessa lei, para se ter vida? Êxodo 20:20;Levítico 18:5; Romanos 10:5.

“Quando a Lei foi proclamada no Sinai, Deus fez conhecida aos ho-mens a santidade de Seu caráter, para que por contraste eles pudessemver a própria pecaminosidade. A Lei foi dada para convencê-los do peca-do e revelar sua necessidade de um Salvador. Ela assim faria quandoseus princípios fossem aplicados ao coração pelo Espírito Santo. Essaobra, ainda o faz Ele. Na vida de Cristo, os princípios da Lei tornam-semanifestos; e assim como o Espírito Santo de Deus toca o coração, as-sim como a luz de Cristo revela aos homens sua necessidade do sanguepurificador e da perdoadora justiça dEle, a Lei ainda é um agente emlevar-nos a Cristo, para que possamos ser justificados pela fé.” — TheSigns of the Times, 29 de março de 1910.

Por que Israel fracassou em guardar a lei de Deus, embora pro-fessasse grande zelo por ela? Romanos 10:3.

“[...] Israel não percebera a natureza espiritual da Lei, e com demasi-ada frequência sua professada obediência não passava de uma observân-cia de formas e cerimônias, em vez de ser uma entrega do coração àsoberania do amor.” — Reflecting Christ, p. 67 (Refletindo a Cristo, p. 59).

Quais são as “melhores promessas” sobre as quais o Novo Con-certo foi estabelecido? Hebreus 8:6; Jeremias 31:33 e 34.

“O ‘novo concerto’ foi estabelecido com ‘melhores promessas’: pro-messa do perdão dos pecados e da graça de Deus para renovar o coraçãoe levá-lo à harmonia com os princípios da lei de Deus (Hebreus 8:6). [...]

A mesma lei que fora gravada em tábuas de pedra é escrita peloEspírito Santo nas tábuas do coração. Em vez de cuidarmos em estabe-lecer nossa própria justiça, aceitamos a justiça de Cristo. Seu sangueexpia os nossos pecados. Sua obediência é aceita em nosso favor. Entãoo coração renovado pelo Espírito Santo produzirá os frutos do Espírito.Mediante a graça de Cristo, viveremos em obediência à lei de Deusescrita em nosso coração. Tendo o Espírito de Cristo, andaremos comoEle andou.” — Patriarchs and Prophets (Patriarcas e profetas), p. 372.

29 de outubro

Ano bíblico: João 1-3Terça-feira

A

B

C

Page 29: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 29

4. A LEI – MEDIÇÃO DO CARÁTER

Qual é a única maneira genuína de medir o caráter? Tiago 2:8-12.

“A lei de Deus é o único padrão genuíno para medir o caráter. Cristodemonstrou ao mundo, por Sua vida e ensino, por Seu caráter divino, oque significa obediência à Lei. Ele foi o exemplo do homem – o homemnão pode estabelecer um padrão para si mesmo. Não tem conhecimen-to da infinita pureza de Deus, e, sem a iluminação divina, não pode apre-ciar os santos requisitos da Lei. E enquanto está ignorante acerca doinflexível caráter da lei de Deus, está indiferente a respeito do própriocaráter imperfeito e pecaminoso. Nada teme, não tem desassossego,porque se mede por um falso padrão.” — The Review and Herald, 18 denovembro de 1890.

O que indicará que o caráter de Deus está revelado em nossospensamentos e ações? Mateus 22:36-40; Romanos 13:10.

“Apenas aquele cujo coração está cheio de compaixão pelo homemcaído, que ama com um propósito, revelando esse amor pela realizaçãode feitos cristãos, será capaz de suportar ver Aquele que é invisível.Quem não ama aqueles por quem o Pai tanto fez não conhece a Deus. Ateologia não tem valor a menos que esteja cheia do amor de Cristo. Overdadeiro cristianismo espalha amor por todo o ser. Esse amor tocacada parte vital – o cérebro, o coração, as mãos ajudadoras, os pés –,habilitando os homens a ficarem firmemente de pé onde Deus requerque fiquem, “para que não se extravie o que é manco” (Hebreus 12:13). Oardente amor de Cristo pelas almas a perecer é a vida do cristianismointeiro.” — The Signs of the Times, 10 de maio de 1910.

O que será visto na vida dos que têm genuína fé em Cristo? Tiago1:22-27.

“A fé opera por amor e purifica a alma. A fé desabrocha e floresce etraz uma colheita de fruto precioso. Onde há fé, aparecem as boas obras.Os doentes são visitados, os pobres são considerados, não se negligenci-am os órfãos e as viúvas, são vestidos os desnudos, alimentados os ne-cessitados.” — Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 398.

30 de outubro

Ano bíblico: João 4-6Quarta-feira

A

B

C

Page 30: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201330

5. JESUS CRISTO, A LEI NA VIDA REAL

Que atitude Cristo manifestou para com a lei de Deus? Mateus5:17-20.

“Jesus era uma ilustração viva do cumprimento da Lei; mas essecumprimento não significava a abolição ou aniquilação dela. Cumprin-do a Lei, Ele satisfazia toda especificação de seus reclamos.” — TheSigns of the Times, 14 de março de 1895.

“Em Seus ensinos, Cristo mostrou de quão vasto alcance são os prin-cípios da lei pronunciada do Sinai. Fez Ele uma aplicação viva da leicujos princípios permanecem para sempre como a grande norma dejustiça – norma pela qual todos serão julgados naquele grande dia emque se assentar o juízo e os livros forem abertos.” — God’s AmazingGrace, p. 141 (Maravilhosa graça, p. 139).

O que mostra que Cristo era para a humanidade uma viva demons-tração da lei de Deus? 1 Pedro 2:21 e 22; João 15:10; 1 João 2:6.

“A glória de Cristo é Seu caráter, e Seu caráter é uma expressão dalei de Deus. Ele cumpriu a Lei em cada uma de suas especificações, eem Sua vida deu ao mundo um modelo perfeito do que é possível à hu-manidade alcançar quando em cooperação com a Divindade. Em Suahumanidade, Cristo dependia do Pai, exatamente como a humanidade éagora dependente de Deus para obter poder divino a fim de alcançar aperfeição de caráter.” — The Signs of the Times, 12 de dezembro de 1895.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. Sobre as promessas de quem o Antigo Concerto foi fundamenta-do?

2. Sobre as promessas de quem o Novo Concerto foi fundamentado?3. Quem é que nos torna obedientes a Deus?4. Estamos trabalhando hoje sob o Novo Concerto se confiamos em

nossas próprias promessas em lugar de nas de Deus?5. O que levou os heróis da Bíblia a ver em sua necessidade de Jesus?

31 de outubro

Ano bíblico: João 7-9Quinta-feira

1º de novembro

Ano bíblico: João 10 e 11Sexta-feira

2 de novembro

Ano bíblico: João 12 e 13Sábado

A

B

Page 31: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 31

“Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada pornós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não emtábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” 2 Coríntios 3:3.

“A glória que resplandecia da face de Moisés era um reflexo da justi-ça de Cristo na Lei.” — Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol.1, p. 237.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 43-48 (“Consagração”).

1. EXALTANDO A LEI DE DEUS

O que Moisés viu ao contemplar a glória de Deus? Êxodo 33:18 e19; 34:5-7.

“Deus requer de Seus filhos perfeição. Sua lei é um transcrito de Seucaráter, e é o padrão de todo caráter. Essa norma infinita é apresentadaa todos para que não haja má compreensão no tocante à espécie dehomens que Deus quer ter para compor o Seu reino. A vida de Cristo naTerra foi uma expressão perfeita da lei de Deus, e quando os que profes-sam ser Seus filhos se tornarem semelhantes a Cristo no caráter, obe-decerão aos mandamentos de Deus. Então o Senhor pode contá-los comtoda a confiança entre os que formarão a família do Céu.” — Christ’sObject Lessons (Parábolas de Jesus), p. 315.

Qual era a missão de Jesus no tocante à lei de Deus? Salmos 40:8;Isaías 42:21; 2 Coríntios 4:6.

“Foi para manifestar essa glória [de Deus] que Ele [Cristo] veio aomundo. Veio à Terra entenebrecida pelo pecado para revelar a luz doamor de Deus, para ser ‘Deus conosco’.” — The Desire of Ages (O Dese-jado de Todas as Nações), p. 19.

A justiça de Cristo revelada

em Sua lei

Lição 6 Sábado, 9 de novembro de 2013

3 de novembro

Ano bíblico: João 14 e 15Domingo

A

B

Page 32: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201332

2. A GLÓRIA DO CARÁTER DE DEUS

O que acontece quando passamos a compreender que Cristo é alei de Deus revelada em carne humana? 2 Coríntios 5:17.

“Pelo contemplar somos transformados, e nos assemelhamos moral-mente Àquele que é perfeito no caráter. Recebendo Sua justiça imputa-da, nos tornamos semelhantes a Ele por meio do poder transformador doEspírito Santo. A imagem de Cristo é apreciada, e ela cativa o ser inteiro.

Contemplando a Cristo com o propósito de se tornar semelhante aEle, o esquadrinhador da verdade vê a perfeição dos princípios da lei deDeus, e não fica satisfeito com coisa alguma que não seja a perfeição.Escondendo a vida na vida de Cristo, vê que a santidade da lei divina érevelada no caráter de Cristo, e mais e mais sinceramente ele luta paraser como seu Mestre. Pode-se esperar uma guerra a qualquer momen-to, pois o tentador vê que está perdendo um de seus súditos. Uma bata-lha deve ser travada contra os atributos que Satanás tem fortalecidopara uso próprio. O agente humano percebe contra o que tem decontender – um estranho poder oposto à ideia de alcançar a perfeiçãoque Cristo sustenta. Mas com Cristo há poder salvador que obterá paraele vitória no conflito.” — The SDA Bible Commentary [E. G. WhiteComments], vol. 6, p. 1098.

“Se todos pudessem ver Cristo perante o trono, esperando-lhes asorações, esperando que renunciem a vontade, que parem de ser rebel-des e voltem à aliança com Deus, orariam ao Pai em profunda penitên-cia pedindo perdão pela transgressão à Sua lei e pela influência queexerceram sobre outros, levando-os a desconsiderar a lei de Jeová. Aconfederação do exército inimigo está triunfando com essa demora.” —Our Father Cares, p. 266.

Como nosso caráter é transformado? Hebreus 12:2. Comparan-do-se Números 21:8 com João 3:14 e 15, qual ato percebemos serrequerido de nós? João 6:37, 54-56.

“O caráter de Deus foi revelado a Moisés como sendo Sua glória. Deigual maneira, contemplamos a glória de Cristo ao contemplar Seu ca-ráter. [...]

Por que, então, é manifestada na igreja tão grande falta de amor, desimpatia verdadeira, elevada, santificada e enobrecedora, de terna pie-dade e amorosa paciência? É porque Cristo não é constantemente tra-zido perante o povo. Os atributos de caráter dEle não são trazidos paraa vida prática. Homens e mulheres não estão comendo o Pão que des-ceu do Céu.” — Manuscript Releases, vol. 9, pp. 296 e 297.

4 de novembro

Ano bíblico: João 16-18Segunda-feira

A

B

Page 33: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 33

3. DOIS DIFERENTES MINISTÉRIOS

Qual é a diferença entre o “ministério da condenação” e o “minis-tério da justiça”? 2 Coríntios 3:1-3, 6-9.

“A raça caída de Adão nada pode contemplar na carta desse concerto[da santa lei de Deus] além do ministério da morte; e a morte será a recom-pensa de todo o que busca, em vão, fabricar uma justiça própria que atendaos reclamos da Lei.” — The Signs of the Times, 5 de setembro de 1892.

“Nenhuma vez Cristo afirmou que Sua vinda destruiria os reclamosda lei de Deus. Ao contrário, na última mensagem à Sua igreja, proferi-da de Patmos, Ele pronuncia uma bênção sobre os que guardam a lei deSeu Pai: ‘Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamen-tos’ (Apocalipse 22:14)*.” — Ibidem, 29 de julho de 1886.

Como Paulo descreve o véu de ignorância dos judeus que rejeita-ram a Cristo? Romanos 9:31 e 32; 10:3.

Descreva como o véu pode ser removido. 2 Coríntios 3:13-16.

“Foi a luz da glória do evangelho de Cristo, que era o fundamento dosistema sacrifical, que brilhou na face de Moisés. ‘E, se o ministério damorte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que osfilhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa daglória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glóriao ministério do Espírito?’ (2 Coríntios 3:7 e 8). Quando a realidade, ocompleto fulgor da luz do meio-dia, vier, a glória ofuscada, que não erasenão um antegozo da última, será suprimida, consumida pela glóriamaior.” — Ibidem, 25 de agosto de 1887.

“O serviço ritual não era de nenhum valor, a menos que fosse ligadoa Cristo por uma fé viva. Mesmo a lei moral falha em seu desígnio, amenos que seja entendida em sua relação para com o Salvador. Cristomostrara repetidamente que a lei de Seu Pai encerrava alguma coisamais profunda que simples mandamentos autoritários. Acha-se encar-nado na Lei o mesmo princípio revelado no evangelho. A Lei indica odever do homem e mostra-lhe sua culpa. A Cristo deve ele olhar, embusca de perdão e poder para cumprir o que a Lei ordena.” — The Desireof Ages (O Desejado de Todas as Nações), p. 608.

5 de novembro

Ano bíblico: João 19-21Terça-feira

A

B

C

*N.T.: Versão ACF (Almeida Corrigida, Fiel ao Texto Original).

Page 34: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201334

4. DE GLÓRIA A GLÓRIA AINDA MAIOR

Como o caráter de Deus, segundo revelado em Sua lei, foi mani-festado mais completa e perfeitamente pela vida de Cristo? 2Coríntios 3:9-11. O que isso deve levar-nos a considerar ao bus-carmos ser fiéis à lei de Deus?

“Como um povo, temos pregado sobre a Lei até estarmos tão secosquanto as montanhas de Gilboa, que não recebiam nem orvalho nemchuva. Precisamos pregar sobre Cristo na Lei, e então haverá na prega-ção seiva e nutrição que serão como alimento ao faminto rebanho deDeus. Não devemos de maneira alguma confiar em nossos própriosméritos, mas nos méritos de Jesus de Nazaré. Nossos olhos precisamser ungidos com colírio. Precisamos aproximar-nos de Deus, e Ele Seaproximará de nós, se andarmos no caminho que Ele mesmo indicou.”— The Review and Herald, 11 de março de 1890.

“A Lei em si não teria glória, mas nela Se acha incorporado Cristo.”— Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 237.

“Jesus era uma ilustração viva do cumprimento da Lei; mas essecumprimento não significava a abolição ou aniquilação dela. Cumprin-do a Lei, Ele satisfazia toda especificação de seus reclamos.” — TheSigns of the Times, 14 de março de 1895.

Por que a “carta de Cristo” torna a lei moral de Deus mais glori-osa do que quando ela foi escrita apenas em tábuas de pedra?Jeremias 31:31-33; 2 Coríntios 3:3.

“Paulo desejava que seus irmãos vissem que a grande glória de umSalvador que perdoa o pecado dava sentido a todo o sistema judaico.Desejava também que vissem que, quando Cristo veio ao mundo e mor-reu como sacrifício do homem, o tipo encontrara o antítipo.

Depois que Cristo morreu na cruz como oferta pelo pecado, a leicerimonial não mais podia ter vigência. Todavia, achava-se ligada à leimoral, e era gloriosa. O todo trazia o sinete da Divindade e exprimia asantidade, a justiça e a retidão de Deus. E se era glorioso o ministério dadispensação que devia terminar, quanto mais não deveria ser gloriosa arealidade, quando Cristo foi revelado, concedendo Seu Espíritovitalizante e santificador a todos os que creem?” — Selected Messages(Mensagens escolhidas), vol. 1, pp. 237 e 238.

6 de novembro

Ano bíblico: Atos 1-3Quarta-feira

A

B

Page 35: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 35

5. REFLETINDO A GLÓRIA DE DEUS

O que acontece quando nossa atenção é focada na glória de Deus?1 Coríntios 15:49; Romanos 12:2.

“Ao representar Cristo, representamos Deus ao nosso mundo. [...]Estamos refletindo o caráter de Jesus Cristo na igreja e perante o mun-do?” — Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 3, p. 170.

O que acontece quando alguém recebe a justiça da Lei em Cris-to? Romanos 8:4, 9-13. Descreva o poder que muda o coração e asafeições. Mateus 13:33.

“Cristo usa o fermento para ilustrar o evangelho do reino. Com essefermento, são apresentadas a Palavra de Deus e bondade, justiça e pazverdadeiras. Isso leva todas as afeições à conformidade com a mente e avontade de Deus. Onde quer que vá, o fermento da verdade faz umamudança na mente e no coração. O caráter inteiro é transformado.Todos os que recebem no coração a verdade como ela é em Jesus reve-larão seu poder de fermentação. Quando o reino do Céu é estabelecidono coração, o caráter todo entra em conformidade com o caráter deCristo, pois a verdade é um princípio doador de vida. O poder de Deusestá atuando, assim como o fermento, para subjugar todo o ser. Mesmoos pensamentos são levados cativos à vontade de Cristo. ‘Assim que, sealguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram;eis que tudo se fez novo.’ (2 Coríntios 5:17).” — The Review and Herald,21 de setembro de 1897.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. Quando você olha para a lei de Deus, o que vê?2. Qual era a missão de Cristo com relação à lei de Deus?3. Como a maior glória da obra de Deus deve afetar-nos hoje?4. O que acontece quando vemos Cristo na lei dos dez mandamen-

tos?5. O que acontece em seu coração quando você está focado na glória

de Deus?

7 de novembro

Ano bíblico: Atos 4-6Quinta-feira

8 de novembro

Ano bíblico: Atos 7-9Sexta-feira

9 de novembro

Ano bíblico: Atos 10-12Sábado

A

B

Page 36: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201336

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, pormeio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do Seu conhecimento.”2 Coríntios 2:14.

“O caráter é um poder. O testemunho silencioso de uma vida since-ra, altruísta e piedosa exerce influência quase irresistível. Manifestan-do em nossa vida o caráter de Cristo, com Ele cooperamos na obra desalvar almas.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas de Jesus), p. 340.

Estudo adicional:Mensagens aos jovens, pp. 417-424 (“Relações sociais”).

1. A ATMOSFERA DA GRAÇA

Que atributo de Deus é o fundamento para nossa salvação, e comoesse atributo tem sido manifestado? Efésios 2:8 e 9; Romanos5:20 e 21.

“No dom incomparável de Seu Filho, Deus envolveu o mundo todonuma atmosfera de graça tão real quanto o ar que circula ao redor doglobo. Todos os que escolherem respirar essa atmosfera vivificante hãode viver e crescer até a estatura completa de homens e mulheres emCristo Jesus.” — Steps to Christ (Caminho a Cristo), p. 68.

O que acontece com os que atendem ao atrativo poder da graça deDeus? João 12:32; Efésios 2:10.

“Aproximando-se o pecador da cruz erguida e prostrando-se junto àmesma, atraído pelo poder de Cristo, dá-se uma nova criação. É-lhedado um novo coração. Torna-se uma nova criatura em Cristo Jesus. Asantidade acha que nada mais há para requerer.” — Christ’s ObjectLessons (Parábolas de Jesus), p. 163.

O caráter como

cheiro suave

Lição 7 Sábado, 16 de novembro de 2013

10 de novembro

Ano bíblico: Atos 13-15Domingo

A

B

Page 37: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 37

2. A FRAGRÂNCIA DO CONHECIMENTO DE DEUS

Quando aqueles que viviam debaixo das leis sacrificais ofereci-am um sacrifício (oferta queimada), o que fazia do aroma um “chei-ro suave”, uma “suave fragrância” para Deus? Êxodo 29:18;Efésios 5:2.

“A oferta de Cristo é completa, e, como nosso Intercessor, Ele execu-ta a obra designada por Si mesmo: segurar diante de Deus o incensáriocontendo Seus próprios méritos imaculados e as orações, confissões eações de graças de Seu povo. Perfumadas com a fragrância da justiçadEle, estas ascendem a Deus como cheiro suave. A oferta é inteiramen-te aceitável, e o perdão cobre toda transgressão.” — The Signs of theTimes, 14 de fevereiro de 1900.

O que Deus usa para manifestar o conhecimento de Si mesmo comofragrância suave aos que não conhecem Cristo? 2 Coríntios 2:14.

“Toda alma está circundada de uma atmosfera própria, que pode estarcarregada do poder vivificante da fé, do ânimo e da esperança, e perfuma-da com a fragrância do amor. Ou pode estar pesada e fria com as trevas dodescontentamento e do egoísmo, ou intoxicada com o veneno mortal deum pecado acariciado. Toda pessoa com quem nos comunicamos é cons-ciente ou inconscientemente afetada pela atmosfera que nos envolve.”— Christ’s Object Lessons (Parábolas de Jesus), p. 339.

O que é exigido de nós para que nossa vida possa ser aceita como“cheiro suave” por Deus? Ezequiel 20:41; Romanos 12:1 e 2.

“Deus despreza uma oferta morta; Ele requer um sacrifício vivo,com intelecto, sensibilidade e vontade inteiramente alistados em Seuserviço. Cada diferente habilidade deve ser dedicada a essa obra – nos-sos pés rápidos para se mover ao chamado do dever, nossas mãos pron-tas a agir quando a obra deve ser feita, nossos lábios preparados parafalar a verdade em amor e para anunciar o louvor Àquele que nos cha-mou das trevas para Sua maravilhosa luz. Devemos continuar essa con-sagração, nada tirando do altar, pois isso é sacrilégio. Quando o povo deDeus assim se consagra em sinceridade e humildade, é aceito por Ele; etorna-se para Ele um cheiro suave, espalhando uma pura fragrânciapor toda a Terra.” — The Review and Herald, 5 de fevereiro de 1884.

11 de novembro

Ano bíblico: Atos 16-18Segunda-feira

A

B

C

Page 38: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201338

3. CHEIRO DE VIDA OU DE MORTE?

Explique como nossa influência pode ser um “cheiro suave” devida para alguns, enquanto, ao mesmo tempo, pode ser uma influ-ência de morte para outros. 2 Coríntios 2:15 e 16; 1 Coríntios 1:18;1 Pedro 2:7.

“Esta [o efeito de nossa influência sobre outros] é uma responsabili-dade de que não nos podemos livrar. Nossas palavras, nossos atos, nossotraje, nosso procedimento, e até a expressão fisionômica, têm sua influ-ência. Da impressão assim feita dependem consequências para bem oupara mal que ninguém pode computar. Todo impulso assim comunicadoé uma semente que produzirá sua colheita. É um elo na longa cadeia deeventos humanos que se estende não sabemos até onde. Se por nossoexemplo ajudamos outros na formação de bons princípios, estamos lhesdando a capacidade de fazer o bem. Eles, por sua vez, exercem a mesmainfluência sobre outros, e estes sobre terceiros. Assim, por nossa influ-ência inconsciente, podem ser abençoados milhares.” — Christ’s ObjectLessons (Parábolas de Jesus), pp. 339 e 340.

Como é possível que o “cheiro” de nossa influência torne-se ummau cheiro para morte àqueles que nos rodeiam? Eclesiastes 10:1.

“Contudo, deve ser lembrado que a influência não deixa de ser umpoder para o mal. É terrível alguém perder sua vida, mas causar a per-dição de outras o é ainda mais. Que nossa influência seja um cheiro demorte para morte é um pensamento horrível; contudo, isso é possível.”— Ibidem, p. 340.

Quão cuidadosos devemos ser ao escolher nossas companhiasmais próximas? Por quê? 1 Coríntios 6:14 e 15; Efésios 5:11; 1Coríntios 5:6.

“Há misteriosos laços que ligam as almas entre si, de modo que ocoração de um responde ao coração do outro. Um recebe as ideias, ossentimentos, o espírito do outro. Essa associação pode ser uma bênçãoou uma maldição. Os jovens podem auxiliar e fortalecer uns aos outros,melhorando no comportamento, na disposição, no conhecimento; aocontrário, caso permitam a si mesmos tornar-se descuidosos e infiéis,podem exercer uma influência desmoralizadora.” — Messages to YoungPeople (Mensagens aos jovens), p. 411.

12 de novembro

Ano bíblico: Atos 19-21Terça-feira

A

B

C

Page 39: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 39

4. O SAL DA TERRA

Como Cristo ilustra o valor da salvadora influência que o povo deDeus deve ter sobre o mundo? Que advertência Ele deu com rela-ção a isso? Mateus 5:13. (Compare com Mateus 8:12.)

“Por essas palavras de Cristo [“Vós sois o sal da Terra”], obtemosalguma ideia do que constitui o valor da influência humana. Destina-sea cooperar com a influência de Cristo, para erguer onde Cristo ergue,para comunicar princípios corretos e deter o progresso da corrupção domundo. Deve difundir a graça que só Cristo pode comunicar. Deve le-vantar, suavizar a vida e o caráter dos outros pelo poder de um exemplopuro, unido a fervorosa fé e amor. Deve o povo de Deus exercer no mun-do um poder preservador e reformador. Deve combater a destruidora ecorruptora influência do mal.” — In Heavenly Places (Nos lugarescelestiais), p. 239.

Unicamente como podemos manifestar uma influência salvadorasobre o mundo? Efésios 5:2.

“O sal salvador, o “aroma” do cristão, é o amor de Jesus no coração,a justiça de Cristo permeando a alma. Se quem professa religião quisermanter a salvífica eficácia de sua fé, deve sempre manter a justiça deCristo perante si e ter a glória de Deus como retaguarda. Então o poderde Cristo será revelado na vida e no caráter.” — The Bible Echo, 15 defevereiro de 1892.

“Nada há em nós com que possamos influenciar outros para o bem.Se reconhecermos nossa impotência e nossa necessidade de poder divi-no, não confiaremos em nós mesmos. Não sabemos que consequênciasterão um dia, uma hora ou um momento, e nunca devemos começar odia sem encomendar nossos caminhos ao Pai celeste. Anjos Seus sãocomissionados para cuidarem de nós, e se nos colocarmos sob a prote-ção deles, no tempo de perigo estarão à nossa destra. Quando inconsci-entemente estivermos em perigo de exercer influência má, os anjosestarão ao nosso lado, orientando-nos para um melhor procedimento,escolhendo-nos as palavras e influenciando-nos as ações. Assim, nossainfluência pode ser um poder silencioso e inconsciente, mas forte paraatrair outros a Cristo e ao mundo celeste.” — Christ’s Object Lessons(Parábolas de Jesus), pp. 341 e 342.

13 de novembro

Ano bíblico: Atos 22 e 23Quarta-feira

A

B

Page 40: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201340

5. UM PODER PARA ABALAR O MUNDO

Que dom prometido por Cristo tem habilitado homens e mulhe-res de todas as eras a serem fiéis testemunhas Suas? Atos 1:8.

“Desde o dia do Pentecoste até o presente, o Consolador tem sidoenviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e a Seu servi-ço. A todos os que aceitam a Cristo como um Salvador pessoal, o Espíri-to Santo vem como conselheiro, santificador, guia e testemunha. Quan-to mais intimamente os crentes andam com Deus, tanto mais clara epoderosamente testificam do amor do Redentor e da Sua graçasalvadora.” — The Acts of the Apostles (Atos dos apóstolos), p. 49.

Como nossa influência será útil para a conclusão da obra de pre-gar o “evangelho eterno” ao mundo? Mateus 25:4; Apocalipse 18:1.

“O caráter é um poder. O testemunho silencioso de uma vida since-ra, altruísta e piedosa exerce influência quase irresistível. Manifestan-do em nossa vida o caráter de Cristo, com Ele cooperamos na obra desalvar almas. Somente revelando em nossa vida o Seu caráter é quepodemos com Ele colaborar.

E quanto mais vasta a esfera de nossa influência, tanto maior bempodemos fazer. Quando os que professam servir a Deus seguirem o exem-plo de Cristo, praticando na vida diária os princípios da Lei; quandotodos os seus atos testemunharem de que amam a Deus sobre todas ascoisas e ao próximo como a si mesmos, então a igreja terá o poder deabalar o mundo.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas de Jesus), p. 340.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. Como posso respirar a atmosfera espiritual que circunda a Terra?2. Por que o espírito de sacrifício é essencial para comunicar o co-

nhecimento de Deus?3. Explique a diferença entre ser um cheiro de vida e ser um cheiro

de morte.4. O que é exigido em meu próprio coração para que eu seja um chei-

ro de vida?5. Que poder habilitará a igreja a abalar o mundo?

14 de novembro

Ano bíblico: Atos 24-26Quinta-feira

15 de novembro

Ano bíblico: Atos 27 e 28Sexta-feira

16 de novembro

Ano bíblico: Romanos 1-4Sábado

A

B

Page 41: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 41

“Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscên-cia da carne.” Gálatas 5:16.

“A Lei é uma expressão do pensamento de Deus. Quando a recebemosem Cristo, ela se torna nosso pensamento. Ergue-nos acima do poderdos desejos e tendências naturais, acima das tentações que levam aopecado.” — Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 235.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 49-55 (“Um direito seu”).

1. VENCENDO NOSSA CONDIÇÃO NATURAL

Qual é a única maneira de efetivamente combater o inimigo? Tiago4:7-10.

“Não é necessário que escolhamos deliberadamente o serviço doreino das trevas para cair-lhe sob o poder. Basta negligenciarmos fazeraliança com o reino da luz. Se não cooperarmos com os instrumentoscelestes, Satanás tomará posse do coração e torna-lo-á morada sua. Aúnica defesa contra o mal é Cristo habitar no coração mediante a fé emSua justiça. A menos que nos unamos vitalmente a Deus, nunca podere-mos resistir aos não santificados efeitos do amor próprio, da condescen-dência com nós mesmos e da tentação para pecar. Podemos deixarmuitos hábitos maus, podemos por tempos separar-nos de Satanás; massem uma ligação vital com Deus pela entrega de nós mesmos a Elemomento a momento, seremos vencidos. Sem conhecimento pessoalde Cristo e constante comunhão, ficamos submetidos ao inimigo, ehavemos afinal de fazer-lhe a vontade.” — The Desire of Ages (O Dese-jado de Todas as Nações), p. 324.

Como Cristo habita em meu coração? João 14:23.

Aceitando Jesus

Lição 8 Sábado, 23 de novembro de 2013

17 de novembro

Ano bíblico: Romanos 5-7Domingo

A

B

Page 42: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201342

2. REJEITANDO A CONDESCENDÊNCIA

Que parábola descreve o perigo de não convidarmos Cristo para en-trar em nosso coração e de não nos unirmos a Ele? Mateus 12:43-45.

“A parábola do homem de quem um espírito mau foi expulso, que nãohavia preenchido a alma com o amor de Cristo, ilustra a necessidade denão apenas esvaziar o coração, mas de preencher o vazio com um ocu-pante divino. O demônio desejou voltar ao coração do qual havia sidoexpulso. Voltou, e, embora o lugar estivesse varrido e adornado, achou-o ainda vazio, e entrou com sete outros espíritos piores do que ele, sendoo último estado do homem pior do que o primeiro. O homem dessa pará-bola recusou-se a fazer a obra de Satanás; mas o problema foi que, de-pois de ter varrido e adornado o coração, ele não convidou a presençados hóspedes celestiais. Não é suficiente esvaziar o coração; devemospreencher o vazio com o amor de Deus. A alma deve ser “mobiliada”com as graças do Espírito de Deus. Podemos abandonar muitos maushábitos e, contudo, não ser verdadeiramente santificados, por não ter-mos uma ligação com Deus. Devemos nos unir a Cristo.” — The Reviewand Herald, 24 de janeiro de 1893.

O que Jesus fará se O recebermos em nosso coração? Judas 24;Apocalipse 3:20.

“Devemos esvaziar-nos do eu. Mas isso não é tudo o que se requer,pois, quando renunciamos nossos ídolos, o vazio precisa ser preenchi-do. [...] Ao esvaziar do eu o coração, você deve aceitar a justiça de Cristo.Lance mão dela pela fé, pois você deve ter a mente e o espírito de Cristopara que possa operar as obras de Cristo. Se abrir a porta do coração,Jesus preencherá o vazio com o dom do Seu Espírito, e então você pode-rá ser um pregador vivo em casa, na igreja e no mundo. Poderá espalharluz, porque os brilhantes raios do Sol da Justiça brilham sobre você. Suavida humilde, sua conversação santa, sua retidão e integridade dirão atodos ao redor que você é um filho de Deus, um herdeiro do Céu, que nãofaz do mundo seu lugar de habitação, mas é peregrino e estrangeiroaqui, esperando uma pátria melhor, a pátria celestial, vivendo com vis-tas somente à glória de Deus.” — Ibidem, 23 de fevereiro de 1892.

18 de novembro

Ano bíblico: Romanos 8-10Segunda-feira

A

B

Page 43: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 43

3. ACEITAÇÃO

Como nós, humanos e pecadores, podemos nos tornar filhos efilhas de Deus? João 1:12 e 13.

“A filiação divina não é qualquer coisa que obtenhamos por nós mes-mos. Unicamente aos que recebem Cristo como seu Salvador é dado opoder de tornarem-se filhos e filhas de Deus. O pecador não pode, pornenhum poder a ele inerente, livrar-se do pecado. Para isso conseguir,ele precisa olhar a um Poder mais alto. João exclamou: ‘Eis o Cordeirode Deus, que tira o pecado do mundo’ (João 1:29). Unicamente Cristopossui poder de purificar o coração. Aquele que busca perdão e aceita-ção só pode dizer: ‘O preço do resgate eu não o tenho; à Tua cruz, somen-te, eu me sustenho.’ Mas a promessa de filiação é feita a todos quantos‘creem no Seu nome’ (João 1:12). Todo aquele que vai ter com Jesus emfé recebe perdão.” — Sons and Daughters of God (Filhos e filhas deDeus), p. 12.

Como podemos receber justiça de Deus? João 3:16; Marcos 9:24;Romanos 1:16 e 17.

“Não é por meio de penosas lutas ou fatigante lida, nem de dádivas ousacrifícios, que alcançamos a justiça; ela é, porém, gratuitamente dadaa toda pessoa que dela tem fome e sede.” — Thoughts From the Mount ofBlessing (O maior discurso de Cristo), p. 18.

“Mas Cristo nos proveu um meio de escape. Viveu na Terra em meiode provas e tentações como as que sobrevêm a nós. Viveu uma vida sempecado. Morreu por nós, e agora Se oferece para nos tirar os pecados edar-nos Sua justiça. Se vos entregardes a Ele e O aceitardes como vossoSalvador, sereis então, por mais pecaminosa que tenha sido vossa vida,considerados justos por causa dEle. O caráter de Cristo substituirá ovosso caráter, e sereis aceitos diante de Deus exatamente como se nãohouvésseis pecado.

E ainda mais: Cristo mudará o coração. Nele habitará, pela fé. Pela fée contínua submissão de vossa vontade a Cristo, deveis manter essaligação com Ele; e enquanto isso fizerdes, Ele operará em vós o querere o efetuar, segundo a Sua boa vontade.” — Steps to Christ (Caminho aCristo), pp. 62 e 63.

19 de novembro

Ano bíblico: Romanos 11-13Terça-feira

A

B

Page 44: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201344

4. MAIS DO QUE PERDÃO

O que Deus promete fazer pelos que aceitam Cristo como suajustiça? Ezequiel 11:19 e 20; Mateus 5:8.

“A religião de Cristo transforma o coração. Transforma a mente mun-dana do homem em mente celestial. Sob influência dela, o egoísta setorna abnegado, porque este é o caráter de Cristo. O homem desonesto,astucioso, torna-se reto, de modo que fica sendo uma segunda naturezanele fazer aos outros o que queria que fizessem a ele. O dissoluto étransformado da impureza para a pureza. Forma hábitos corretos, poiso evangelho de Cristo tornou-se para ele cheiro de vida para vida.” —Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 345.

Como sabemos que as palavras de Jesus, “Vai e não peques mais”,significam mais do que perdão? João 5:14; 1 João 1:9.

“A religião de Cristo significa mais que o perdão dos pecados; signifi-ca remover nossos pecados e encher o vácuo com as graças do EspíritoSanto. Significa iluminação divina e regozijo em Deus. Significa umcoração despojado do próprio eu e abençoado pela permanente presen-ça de Cristo. Quando Cristo reina na alma, há pureza e libertação dopecado. A glória, a plenitude, a perfeição do plano do evangelho sãocumpridas na vida. A aceitação do Salvador traz paz perfeita, perfeitoamor, segurança perfeita. A beleza e a fragrância do caráter de Cristomanifestadas na vida testificam de que em verdade Deus enviou SeuFilho ao mundo para o salvar.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas deJesus), p. 419 e 420.

Qual é a evidência de que meus pecados foram perdoados? Lucas7:47; Mateus 7:16-20; Gálatas 5:22 e 23.

“Quando o Senhor profere o perdão à alma arrependida, esta se en-che de ardor, de amor a Deus, de zelo e energia, e o Espírito doador devida que ela recebeu não pode ser sufocado. Cristo é nela uma fonte deágua a jorrar para a vida eterna (João 4:14).” — The Review and Herald,5 de maio de 1896.

20 de novembro

Ano bíblico: Romanos 14-16Quarta-feira

A

B

C

Page 45: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 45

5. MORANDO COM JESUS

Por que os endemoninhados libertados procuravam permanecercom Jesus? Salmos 16:11; 51:11; Lucas 8:35.

“Eles [os endemoninhados restaurados] desejam a companhia deseu Libertador. Em Sua presença, sentem-se seguros contra os demô-nios que lhes atormentaram a vida e arruinaram a varonilidade.” —The Ministry of Healing (A ciência do bom viver), p. 98.

“Sempre que os homens rejeitam o convite do Salvador, estão seentregando a Satanás. Em todas as áreas da vida – no lar, nos negóciose mesmo na igreja – há multidões fazendo assim hoje em dia. É porisso que a violência e o crime se têm alastrado na Terra, e a trevamoral, como uma mortalha, envolve a habitação dos homens. Por meiode suas sedutoras tentações, o maligno conduz os homens a malescada vez piores, até que o resultado seja a depravação e a ruína. Aúnica salvaguarda contra seu poder encontra-se na presença de Je-sus. Em face dos homens e dos anjos, foi Satanás revelado como inimi-go e destruidor da humanidade; Cristo, como seu amigo e libertador. OEspírito dEste desenvolverá no homem tudo quanto enobreça o cará-ter e dignifique a natureza.” — The Desire of Ages (O Desejado deTodas as Nações), p. 341.

Por que Maria sentou-se aos pés de Jesus? Lucas 10:38 e 39. Quebeleza no caráter de Cristo a atraiu? Isaías 40:11; 41:13; 42:3;Ezequiel 34:11, 15, 16, 23, 30 e 31.

“Jesus desejava ensinar Seus filhos a aproveitar cada oportunidadede obter aquele conhecimento que os tornaria sábios para a salvação.”— The Spirit of Prophecy, vol. 2, p. 359.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. O que podemos fazer para combater o mal que há em nós?2. O que acontece a alguém que não aceita a Jesus ativamente?3. Como aceitamos Jesus?4. Quais são os resultados certos de ser completamente perdoado

por Deus?5. Por que a beleza de Cristo é tão atrativa para o coração do pecador?

21 de novembro

Ano bíblico: I Coríntios 1-4Quinta-feira

B

A

22 de novembro

Ano bíblico: I Coríntios 5-7Sexta-feira

23 de novembro

Ano bíblico: I Coríntios 8-10Sábado

Page 46: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201346

“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente di-ante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhossejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda;retira o teu pé do mal.” Provérbios 4:25-27.

“Habitar Cristo pela fé em nosso coração significa contemplar Cris-to, observar Cristo, tendo sempre nosso querido Salvador como o nossomelhor e honrado Amigo, a fim de que não O entristeçamos e ofenda-mos por qualquer ação.” — Testimonies to Ministers (Testemunhospara ministros e obreiros evangélicos), p. 387.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 77-83 (“Atividade e vida”).

1. NOSSA GRANDE NECESSIDADE HOJE

Do que necessitamos desesperadamente em nossa experiênciahoje? Mateus 5:3-11; 2 Pedro 1:5-11.

“É hoje necessário um reavivamento da verdadeira religião tal qualo que foi experimentado pelo antigo Israel. O arrependimento é o pri-meiro passo que deve ser dado por todos os que desejam voltar paraDeus. Ninguém pode fazer essa obra por outro. Devemos, individual-mente, humilhar a alma diante de Deus e pôr de lado nossos ídolos.Quando tivermos feito tudo quanto podemos fazer, o Senhor manifesta-rá a nós Sua salvação.” — Conflict and Courage, p. 145.

Como experimentamos o reavivamento? Atos 3:19; Mateus 8:5-13.

“Devemos confiar inteiramente em Cristo. O mero falar da justiçade Cristo não operará bem algum; vocês devem se apropriar dela por féviva. Devem cultivar a fé até que ela seja a linguagem de sua alma. QueDeus nos ajude a andar na luz, como Ele na luz está (1 João 1:7).” — TheReview and Herald, 2 de julho de 1889.

Apegando-se à justiça

de Cristo

Lição 9 Sábado, 30 de novembro de 2013

24 de novembro

Ano bíblico: I Coríntios 11-13Domingo

A

B

Page 47: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 47

2. FÉ É AÇÃO

O que quer dizer “apropriar-se da justiça de Cristo”? 2 Coríntios5:21.

“Para satisfazer os reclamos da Lei, nossa fé tem de apoderar-se dajustiça de Cristo, aceitando-a como nossa justiça. Mediante a união comCristo, mediante a aceitação de Sua justiça pela fé, podemos ser habili-tados para fazer as obras de Deus, ser cooperadores de Cristo.” —Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 374.

“A única salvaguarda contra o mal é a presença de Cristo no coraçãomediante a fé em Sua justiça. É por causa da existência do egoísmo emnosso coração que a tentação tem poder sobre nós. Ao contemplarmos,no entanto, o grande amor de Deus, o egoísmo se nos apresenta em seuhorrível e repugnante caráter, e nosso desejo é vê-lo expelido da alma. Àmedida que o Espírito Santo glorifica a Cristo, nosso coração é abranda-do e subjugado, as tentações perdem sua força e a graça de Cristo trans-forma o caráter.” — Thoughts From the Mount of Blessing (O maiordiscurso de Cristo), p. 118.

Qual a diferença entre apropriação e presunção? Tiago 2:19 e 20.

“Muitos concordam que Jesus Cristo seja o Salvador do mundo, masao mesmo tempo se conservam afastados dEle, e deixam de arrepender--se de seus pecados e de aceitar a Jesus como seu Salvador pessoal. Sua féé apenas o assentimento da mente e do juízo à verdade; mas esta não éintroduzida no coração, para santificar a alma e transformar o caráter.”— Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, pp. 389 e 390.

“Se vocês querem permanecer em pé até o fim do tempo de angústia,devem conhecer a Cristo e apropriar-se do dom de Sua justiça, que Eleimputa ao pecador arrependido.” — The Review and Herald, 22 de no-vembro de 1892.

“Devemos confiar inteiramente em Cristo. O mero falar da justiçade Cristo não operará bem algum; vocês devem se apropriar dela por féviva. Devem cultivar a fé até que ela seja a linguagem de sua alma.” —Ibidem, 2 de julho de 1889.

“A fé genuína apropria-se da justiça de Cristo, e o pecador é feitovencedor com Cristo, pois ele se faz participante da natureza divina, eassim se combinam divindade e humanidade.” — Selected Messages(Mensagens escolhidas), vol. 1, pp. 363 e 364.

25 de novembro

Ano bíblico: I Coríntios 14-16Segunda-feira

A

B

Page 48: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201348

3. A FÉ DEVE TOMAR POSSE DA JUSTIÇA DECRISTO

De que forma as mudanças são produzidas em nossa vida? 2Coríntios 10:5.

“Para sermos candidatos ao Céu, temos de satisfazer os requisitosda Lei: ‘Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tuaalma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teupróximo como a ti mesmo.’ (Lucas 10:27). Só podemos fazer isso ao nosapegarmos, pela fé, à justiça de Cristo. Contemplando a Jesus, recebe-remos no coração um princípio vivo e que se expande, e o Espírito Santocontinua a obra, e o crente prossegue de graça em graça, de força emforça, de caráter em caráter. Ele se conforma à imagem de Cristo, atéque, no crescimento espiritual, alcança a medida da plena estatura emCristo Jesus. Assim Cristo põe fim à maldição do pecado e livra a almacrente da ação e do efeito dele.” — Selected Messages (Mensagens es-colhidas), vol. 1, p. 395.

“Fixando-nos no amor de Deus e nosso Salvador, contemplando aperfeição do caráter divino e reclamando a justiça de Cristo como sen-do nossa pela fé, haveremos de ser transformados à mesma imagem.” —Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 5, p. 744.

“Habitar Cristo pela fé em nosso coração significa contemplar Cris-to, observar Cristo, tendo nosso querido Salvador como o nosso melhore honrado Amigo, a fim de que não O entristeçamos e ofendamos porqualquer ação.” — Testimonies for Ministers (Testemunhos para mi-nistros e obreiros evangélicos), p. 387.

O que é fé genuína? Hebreus 11:1.

“A fé que é para salvação não é uma fé casual, não é o mero assenti-mento do intelecto; é a crença arraigada no coração, que abraça a Cris-to como Salvador pessoal, com a certeza de que Ele pode salvar perfei-tamente os que por Ele se chegam a Deus. Crer que Ele salve a outros,mas não salvará a vós, não é fé genuína; mas quando a alma se apoia emCristo como a única esperança de salvação, então se manifesta fé genu-ína. Esta fé leva seu possuidor a colocar em Cristo todas as afeições daalma; seu entendimento fica sob o controle do Espírito Santo, e seucaráter é moldado segundo a semelhança divina.” — Selected Messages(Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 391.

26 de novembro

Ano bíblico: II Coríntios 1-4Terça-feira

A

B

Page 49: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 49

4. MEDITANDO SOBRE A PERFEIÇÃO DE CRISTO

Que relacionamento resulta da fé que opera por amor? João 15:8.Que ações resultam da fé? Hebreus 11:29-34; Provérbios 4:25-27;16:3.

“Podemos imaginar uma relação mais íntima com Cristo do que aexposta nas palavras: ‘Eu sou a Videira, e vós as varas’? (João 15:5). Asfibras dos ramos são quase idênticas às da videira. A comunicação devida, força e frutificação do tronco para os ramos é constante e semobstáculos. A raiz envia o alimento através dos ramos. Tal é a relação doverdadeiro crente para com Cristo. Permanece em Cristo, e dEle ob-tém sua nutrição.

Essa relação espiritual só pode ser estabelecida pelo exercício da fépessoal. Essa fé deve expressar suprema preferência de nossa parte,perfeita confiança, inteira consagração. Nossa vontade tem de estarcompletamente submetida à vontade divina; nossos sentimentos, dese-jos, interesses e honra, identificados com a prosperidade do reino deCristo e a honra de Sua causa, nós constantemente dEle recebendograça, e Ele aceitando nossa gratidão.” — Testimonies (Testemunhospara a igreja), vol. 5, p. 229.

Como a fé e o amor são essenciais um ao outro? Gálatas 5:6.

“A única fé que nos beneficiará é a que O abraça como Salvadorpessoal; que se apropria de Seus méritos. Muitos têm a fé como umaopinião. A fé salvadora é um tratado pelo qual aqueles que recebem aCristo se unem a Deus em concerto. Fé genuína é vida. Uma fé vivasignifica acréscimo de vigor, segura confiança pela qual a alma se tornauma força vitoriosa.” — The Desire of Ages (O Desejado de Todas asNações), p. 347.

“E que é crer? É aceitar plenamente que Jesus Cristo morreu comonosso sacrifício; que Ele Se tornou maldição por nós, tomou nossos peca-dos sobre Si e imputou-nos Sua própria justiça. Por isso reivindicamosessa justiça de Cristo, cremos nela, e ela é nossa justiça. Ele é nossoSalvador. Ele nos salva porque disse que o faria. Ocupar-nos-emos emfazer todas as explanações sobre como Ele pode salvar-nos? Possuímosvirtude em nós mesmos que nos torne melhores e nos purifique das man-chas e máculas do pecado, habilitando-nos então a aproximar-nos de Deus?Simplesmente não podemos fazer isso.” — Faith and Works (Fé e obras),p. 70.

27 de novembro

Ano bíblico: II Coríntios 5-7Quarta-feira

A

B

Page 50: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201350

5. FÉ SALVADORA É UM TRATADO

Explique nossa parte no plano da salvação. Mateus 7:7; Marcos9:24; Efésios 2:8.

“O templo da alma tem de ser sagrado, santo, puro e impoluto. Devehaver uma coparticipação em que todo o poder é de Deus e toda a glóriapertence a Ele. A responsabilidade recai sobre nós. Precisamos receberem pensamentos e em sentimentos, para dar em declaração. A lei daação humana e divina torna o recebedor um cooperador de Deus. Elaconduz o homem aonde ele, unido com a Divindade, pode efetuar asobras de Deus. A humanidade se põe em contato com a humanidade. Opoder divino e a atuação humana combinados serão um êxito total, poisa justiça de Cristo cumpre tudo.

[...] Se fazemos a vontade de Deus, podemos aceitar grandes bênçãoscomo generosa dádiva divina, mas não em virtude de algum mérito emnós; este é sem valor. Realizai a obra de Cristo, e honrareis a Deus esereis mais do que vencedores por meio dAquele que nos amou e deu avida por nós, para que tivéssemos vida e salvação em Jesus Cristo.” —Faith and Works (Fé e obras), pp. 26-28.

Podemos esperar a aprovação de Deus se não confiamos nEle?Hebreus 11:6.

“Satanás está pronto para nos subtrair as benditas promessas deDeus. Deseja arrebatar da alma toda centelha de esperança e todo raiode luz; mas não lhe deveis permitir fazê-lo. Não deis ouvido ao tentador[...].” — Steps to Christ (Caminho a Cristo), p. 53.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. A que a alma indecisa será levada ao entender a punição pela deso-bediência à lei de Deus?

2. Como nos apropriamos da justiça de Cristo?3. De que modo a mudança é produzida em nossa vida?4. Recapitule o papel da fé e do amor no crescimento e maturidade

cristãos.5. Descreva como a fé opera.

29 de novembro

Ano bíblico: II Coríntios 11-13Sexta-feira

28 de novembro

Ano bíblico: II Coríntios 8-10Quinta-feira

A

B

30 de novembro

Ano bíblico: Gálatas 1-3Sábado

Page 51: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 51

Oferta de primeiro SábadoOferta de primeiro Sábado

Sábado, 7 de dezembro de 2013

Para projetos infantis e jovens

Por que vamos à escola sabatina? O motivo mais importante parafrequentá-la é converter a nós mesmos e a nossos filhos. Podemos ter a maisbem organizada das escolas sabatinas, “mas se as crianças e jovens nãoforem levados a Cristo, a escola será um fracasso” (Conselhos sobre a escolasabatina, p. 61).

Enquanto o mundo tenta alimentar nossos filhos com vãs filosofias, comopodemos reclinar-nos e nada fazer? Devemos alimentar, de maneira interes-sante, nossas crianças e jovens com sólidas verdades bíblicas! A fim de fazê-lo, precisamos de um bom curso de escola sabatina.

Queremos agradecer ao Senhor porque as lições da escola sabatina Te-souros infantis (5-7 anos) foram completadas. Estamos trabalhando no últi-mo manuscrito de O pequeno pesquisador (8-12 anos). Continuaremos es-crevendo O jovem explorador (13-16 anos). O curso do quarto ano de O pe-queno pesquisador baseia-se no livro O grande conflito. É um estudoinspirador dos heróis da Reforma, dos pioneiros adventistas e dos eventosfinais.

O objetivo de O pequeno pesquisador e O jovem explorador é levar nossascrianças e jovens a Cristo, levá-los a conhecê-lO como seu melhor Amigo. Aslições destinam-se a despertar neles amor pelas Escrituras e um desejo deestudar por si mesmos. Acima de tudo, oramos para que eles obedeçam aesses ensinos por causa de seu grande amor por Cristo. Pais, por favor, estu-dem essas lições com seus pequenos. O tempo que vocês gastam com aPalavra de Deus será abençoado mil vezes mais.

“A escola sabatina oferece aos pais e aos filhos preciosa oportunidadepara o estudo da Palavra de Deus. Mas, a fim de receber o benefício quedevem conseguir na Escola Sabatina, tanto os pais quanto os filhos precisamdedicar tempo ao estudo das lições [...].” — Ibidem, p. 41.

Apelamos a vocês que apoiem este projeto com suas orações e recursosfinanceiros. Estamos trabalhando zelosamente, e orando diariamente pornossas crianças e jovens em todo o mundo. Irão vocês unir-se a nós emtrabalho e oração, e em oferecer algo bom a nosso pequeno rebanho? “Deusouvirá vossas orações e os atrairá [seus filhos] a Si. Então no último grandedia, podeis trazê-los a Deus, dizendo: ‘Eis-me aqui, com os filhos que me deuo Senhor.’ (Isaías 8:18).” (O lar adventista, p. 536).

Departamento de Escola Sabatina da Conferência Geral

Page 52: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201352

“Outrossim, o Reino dos céus é semelhante ao homem negocianteque busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor,foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.” Mateus 13:45 e 46.

“Não podemos ganhar a salvação; devemos, porém, procurá-la comtanto interesse e perseverança como se por ela quiséssemos abandonartudo no mundo.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas de Jesus), p. 117.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 85-91 (“O Deus que eu conheço”).

1. A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Qual deve ser nossa compreensão sobre a Pérola de grande va-lor? Mateus 13:45 e 46.

“Cristo mesmo é a Pérola de grande preço. [...] A justiça de Cristo, comouma pérola branca e pura, não tem defeito nem mácula alguma. Nenhumaobra humana pode aperfeiçoar a grande e preciosa dádiva de Deus. Éirrepreensível.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas de Jesus), p. 115.

Como alguém obtém a Pérola de grande preço? Isaías 55:1-3. Oque deve ser renunciado para consegui-la? Zacarias 3:4; Efésios4:22-32.

“A salvação é um dom gratuito; contudo, deve ser comprado e vendido. [...]Os mais pobres, tanto quanto os mais ricos, estão em condições de

adquirir a salvação, pois soma alguma de riquezas terrenas podeassegurá-la. É obtida pela obediência voluntária, entregando-nos a Cristocomo Sua propriedade adquirida.” — Ibidem, pp. 116 e 117.

“Oh, se esquadrinhásseis as Escrituras com coração devoto, e umespírito rendido a Deus! Oh, se esquadrinhásseis vosso coração comocom uma lâmpada acesa, e descobrísseis e rompêsseis os mais delgadosfios que vos prendem a hábitos mundanos, que afastam de Deus a men-te!” — Maranatha, p. 48 (Maranata, o Senhor vem, p. 46).

Obtendo a Pérola da justiça

Lição 10 Sábado, 7 de dezembro de 2013

1º de dezembro

Ano bíblico: Gálatas 4-6Domingo

A

B

Page 53: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 53

2. O PROCESSO DE COMPRA DA JUSTIÇA DECRISTO

O que realmente significa “comprar” justiça? Como é “compra-da” a justiça de Cristo? Apocalipse 3:18.

“O Salvador vem com joias da verdade do mais alto valor, distintas detoda falsificação, de tudo que é ilegítimo. Ele vai a cada casa, a cadaporta; está batendo à porta, apresentando Seus inestimáveis tesouros,instando: ‘Compre de Mim.’” — The SDA Bible Commentary [E. G. WhiteComments], vol. 7, p. 964.

“A pérola não nos é apresentada na parábola como uma dádiva. Onegociante adquiriu-a pelo preço de tudo que possuía. Muitos indagama significação disto, pois Cristo é apresentado nas Escrituras como umadádiva. É uma dádiva, mas somente para aqueles que se Lhe entregam,alma, corpo e espírito, sem reservas. Devemos entregar-nos a Cristo,viver uma vida de obediência voluntária a todos os Seus reclamos. Tudoque somos, todos os talentos e habilidades que possuímos, são do Se-nhor, para serem consagrados a Seu serviço. Quando assim nos rende-mos inteiramente a Ele, Cristo Se entrega a nós com todos os tesourosdo Céu, e adquirimos a Pérola de grande preço.” — Christ’s ObjectLessons (Parábolas de Jesus), p. 116.

Por que precisamos comprar de Cristo com sinceridade?Jeremias 29:11-13.

“Jesus está indo de porta em porta, ficando de pé em frente a todotemplo da alma, proclamando: ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse3:20). Como um mercador celestial, Ele descortina Seus tesouros. […]‘Abra a porta’, diz o grande Mercador, o possuidor de riquezas espiritu-ais, ‘e faça negócios comigo. Sou Eu, seu Redentor, que o aconselha acomprar de Mim.’” — The Review and Herald, 7 de agosto de 1894.

“Falar de religião de maneira casual, orar sem ter a alma faminta eviva fé, de nada aproveita. A fé nominal em Cristo, que O aceita apenascomo o Salvador do mundo, nunca pode trazer cura à alma. A fé queopera a salvação não é mero assentimento intelectual à verdade. Aque-le que espera inteiro conhecimento antes de exercer fé não pode rece-ber bênção de Deus. Não basta crer no que se diz acerca de Cristo;devemos crer nEle. A única fé que nos beneficiará é a que O abraçacomo Salvador pessoal, que se apropria de Seus méritos.” — The Desireof Ages (O Desejado de Todas as Nações), p. 347.

2 de dezembro

Ano bíblico: Efésios 1-3Segunda-feira

A

B

Page 54: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201354

3. PAGANDO PELA PRECIOSA PÉROLA

O que todos nós – ricos, pobres, os que cresceram na igreja e osque não – precisamos compreender ao procurar pagar pela Péro-la de grande preço? Provérbios 22:2; Atos 10:34 e 35.

“Abandonai a ideia de que privilégios temporais ou espirituais adqui-rir-vos-ão a salvação. Deus requer vossa obediência voluntária. Pede-vosrenunciar a vossos pecados. [...]

Alguns há que parecem sempre buscar a Pérola celestial. Não re-nunciam, porém, completamente a seus maus hábitos. Não morrempara o próprio eu, para que Cristo viva neles. Por este motivo, não achama Pérola valiosa. Não venceram sua ambição profana e seu amor àsatrações do mundo. Não tomam a cruz e não seguem a Cristo no cami-nho da abnegação e do sacrifício. Quase cristãos, mas não plenamente,parecem estar perto do reino do Céu, mas não podem ali entrar. Quase,mas não completamente salvos, significa estar não quase, porém com-pletamente perdidos.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas de Jesus),pp. 117 e 118.

O que pode nos levar a perder essa oferta? Lucas 9:24; 14:33;Tiago 4:10.

“Quantos, se fossem chamados a prestar contas, o fariam com pesar,lamento e remorso, por terem empregado somente em interesses ego-ístas o tempo de graça concedido por Deus! Os eternos interesses davida têm sido terrivelmente negligenciados por causa de questões depouca valia. A mente conserva-se ocupada, exatamente como Satanáspretende que seja, com interesses egoístas e coisas sem importância, epode o tempo passar para a eternidade sem nenhum preparo para o Céu.

Que é que pode ser comparado com a perda de uma vida humana?Eis uma questão que toda pessoa tem de resolver por si: ou ganhar ostesouros da vida eterna ou tudo perder, por causa da negligência emtornar a Deus e Sua justiça a primeira e única preocupação. Jesus, oRedentor do mundo, [...] contempla com tristeza o vasto número daque-les que, professando ser cristãos, não servem a Ele, mas a si mesmos.”— That I May Know Him (Para conhecê-lO), p. 321.

3 de dezembro

Ano bíblico: Efésios 4-6Terça-feira

A

B

Page 55: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 55

4. APRECIANDO O VALOR DA PÉROLA

Por que alguém venderia tudo para comprar a Pérola de grandevalor? O que faz disso uma transação comercial tão lucrativa? Jó28:12-23; Provérbios 2:1-5.

“O evangelho de Cristo é uma bênção que todos podem possuir. Elealcança o homem como está, pobre, infeliz, miserável, cego e nu (Apocalipse3:17). A única condição que Cristo apresenta aos que vão a Ele para seremvestidos com Sua justiça é obediência a Seus mandamentos. E a almaobediente descobre que a Lei é uma lei de perfeita liberdade – liberdadepara tomar posse, pela fé, da esperança que é certa e imutável. Quandorendermos a Deus o que já é dEle, quando lavarmos nossas vestes do cará-ter e as branquearmos no sangue do Cordeiro, então seremos autorizadosa ter uma coroa celeste.” — The Signs of the Times, 15 de dezembro de 1898.

“[...] a que renunciamos nós, ainda que renunciemos a tudo? A um cora-ção poluído pelo pecado, para que Jesus o purifique, lavando-o em Seu pró-prio sangue, e o salve por Seu inefável amor. E ainda os homens acham difícilrenunciar a tudo! Envergonho-me de ouvi-lo, acanho-me de escrevê-lo!

Deus não exige que renunciemos a coisa alguma cuja conservação nosseja de proveito. Em tudo que faz, tem em vista o bem-estar de Seus filhos.Quem dera que todos os que não aceitaram a Cristo reconhecessem queEle tem algo incomparavelmente melhor para lhes oferecer do que o queeles mesmos buscam.” — Steps to Christ (Caminho a Cristo), p. 46.

O que motiva o comprador a “vender” a fim de “comprar”? Quan-do “o dever torna-se um deleite, e o sacrifício, um prazer”? Nú-meros 21:8 e 9; Mateus 13:44.

“A vista de nossa pecaminosidade impele-nos para Ele [nosso Salva-dor], que é capaz de perdoar; e quando a alma, reconhecendo o seudesamparo, anseia por Cristo, Ele Se revelará em poder. Quanto mais asensação de nossa necessidade nos impelir para Ele e para a Palavra deDeus, tanto mais exaltada visão teremos de Seu caráter, e tanto maisplenamente refletiremos a Sua imagem.” — Ibidem, p. 65.

“Quando o olhar se fixa nEle [Jesus], a vida encontra o seu centro. Oentusiasmo, a devoção generosa, o apaixonado ardor da juventude en-contram aqui o verdadeiro objetivo. O dever torna-se um deleite, e osacrifício, um prazer. Honrar a Cristo, tornar-se semelhante a Ele, tra-balhar por Ele, é a mais elevada ambição da vida e sua máxima alegria.”— Education (Educação), p. 297.

4 de dezembro

Ano bíblico: FilipensesQuarta-feira

A

B

Page 56: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201356

5. DISCERNINDO O VALOR

O que acontece quando discernimos o valor da Pérola? Atos 2:37.

“Proclamando os apóstolos a glória do Unigênito do Pai, foram con-vertidas três mil pessoas. Viam-se como realmente eram – pecadores epoluídos –, e a Cristo como seu Amigo e Redentor. Cristo foi exaltado,Cristo foi glorificado pelo poder do Espírito Santo, que repousava sobreos homens. Pela fé, esses crentes contemplavam-nO como Aquele quesuportara humilhação, sofrimento e morte para que não perecessem,mas tivessem a vida eterna.” — Christ’s Object Lessons (Parábolas deJesus), p. 120.

O que acontece quando compreendemos que o custo e o valor daPérola é tão alto que a decidimos comprar? Isaías 55:7; Filipenses3:7 e 8.

“Se deixamos tudo por Cristo, nossa vida será humilde, nossa con-versação, celeste, nossa conduta, irrepreensível. A poderosa e purifica-dora influência da verdade na alma, e o caráter de Cristo exemplificadona vida, são uma confissão dEle.

A integridade, a firmeza e a perseverança são qualidades que todosdevem zelosamente cultivar, pois elas revestem seu possuidor de umpoder irresistível – um poder que o torna forte para fazer o bem, fortepara resistir ao mal, forte para suportar a adversidade. [...] os que secolocaram incondicionalmente ao lado de Cristo permanecerão firmesem favor daquilo que a razão e a consciência lhes indicam ser direito.”— God’s Amazing Grace, p. 277 (Maravilhosa graça, p. 275).

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. Quem é a Pérola de grande preço?2. Que processo está envolvido na compra da Pérola?3. Qual é o método de compra bíblico? Explique.4. Por que uma pessoa venderia tudo o que tem para comprar uma

pérola?5. O que acontece dentro de nós quando verdadeiramente aprecia-

mos o valor da Pérola?

6 de dezembro

Ano bíblico: I TessalonicensesSexta-feira

7 de dezembro

Ano bíblico: II TessalonicensesSábado

5 de dezembro

Ano bíblico: ColossensesQuinta-feira

A

B

Page 57: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 57

“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos avós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristoestá em vós? Se não é que já estais reprovados.” 2 Coríntios 13:5.

“Somente à luz do Calvário pode o verdadeiro valor da alma humanaser avaliado.” — The Acts of the Apostles (Atos dos apóstolos), p. 273.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 93-104 (“O privilégio de falar com Deus”).

1. PERCEBENDO NOSSO PERIGO

Contra o que devemos estar continuamente em guarda, a fim deevitarmos cair da graça? Jeremias 17:9 e 10; Provérbios 16:18; 1Coríntios 10:12.

“Cristo proveu meios pelos quais toda a nossa vida pode ser umaininterrupta comunhão com Ele; mas a intuição da permanente pre-sença de Cristo só pode vir mediante a viva fé. [...]

Ponderem todos na plenitude que é seu privilégio ter, e formulem asi mesmos a pergunta: Está minha vontade submersa na vontade deCristo? Vê-se em minha vida e meu caráter a plenitude e a riqueza daVideira Verdadeira – Sua bondade, Sua misericórdia, Sua compaixão eamor?” — In Heavenly Places (Nos lugares celestiais), p. 56.

Dê um exemplo de apropriada visão de si mesmo e submissão àvontade de Jesus. 1 Coríntios 9:26 e 27; 15:30 e 31; Marcos 7:14-23.

“A obra essencial é conformar os gostos, o apetite, as paixões, osmotivos, os desejos, ao grande padrão moral de justiça. O trabalho devecomeçar no coração. Deve haver inteira e pura conformidade à vontadede Cristo, senão outro sentimento dominante, ou algum hábito ou defei-to, se tornará um poder destruidor. Deus aceitará nada menos do que ocoração todo.” — Christian Education, p. 51.

Nosso valor em Cristo

Lição 11 Sábado, 14 de dezembro de 2013

8 de dezembro

Ano bíblico: I TimóteoDomingo

A

B

Page 58: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201358

2. DESENVOLVENDO UMA ÓTICA APROPRIADA

O que, provavelmente, pode estar nos impedindo de servir aDeus? Mateus 18:1-4.

“Nossa vontade própria deve morrer; somente Cristo deve ser obe-decido. O soldado do exército de Jesus deve aprender a enfrentar difi-culdade, negar o eu, tomar a cruz e seguir no caminho aonde Seu capi-tão guia. Há muitas coisas a fazer que são probantes à natureza huma-na, e dolorosas até a carne e o sangue. Esta obra de subjugar o eu requeresforço determinado e contínuo. Combatendo o bom combate da fé, ob-tendo preciosas vitórias, estamos tomando posse da vida eterna.” —The Youth’s Instructor, 22 de dezembro de 1886.

“Jesus deu Sua vida pela vida do mundo, e dá ao homem valor infini-to. Deseja que o homem dê valor a si mesmo, e considere seu bem-estarfuturo. [...] Se a visão espiritual for clara, as realidades invisíveis serãoconsideradas no seu valor real [...].” — Counsels on Stewardship (Con-selhos sobre mordomia), p. 136.

O que deve mudar para que possamos ter um correto relaciona-mento com Deus? Mateus 6:24; Provérbios 8:13.

“Somos naturalmente egocêntricos e opiniosos. Mas, ao aprender-mos as lições que Cristo nos deseja ensinar, tornamo-nos participantesde Sua natureza; daí em diante, vivemos a Sua vida. O maravilhosoexemplo de Cristo, a incomparável ternura com que compreendia ossentimentos dos outros, chorando com os que choravam e Se regozijan-do com os que se regozijavam, deve exercer profunda influência sobre ocaráter de todos quantos O seguem em sinceridade. Mediante palavrase atos bondosos, procurarão facilitar o trilho aos pés cansados.” — TheMinistry of Healing (A ciência do bom viver), pp. 157 e 158.

“Há alguns que pensam que, em matéria de cristianismo prático,têm inteligência superior. Seja isso verdade ou não, será demonstradonas ações da vida. São eles egocêntricos ou são movidos pelo EspíritoSanto da verdade e da justiça? A religião deve tornar-se um princípiovivo e ativo. O único motivo todo-absorvente do verdadeiro cristianis-mo é expressar a bondade e o amor de Cristo.” — Loma Linda Messages,p. 318.

9 de dezembro

Ano bíblico: II TimóteoSegunda-feira

A

B

Page 59: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 59

3. SOMOS SERVOS SEM MÉRITOS

Ao buscarmos a Deus, o que devemos ter em mente? Tiago 4:6-10; Lucas 17:10.

“Jesus está oficiando na presença de Deus, oferecendo Seu sanguederramado, como de um cordeiro morto. Jesus apresenta a oblaçãooferecida por toda ofensa e toda fraqueza do pecador.” — SelectedMessages (Mensagens escolhidas), vol. 1, p. 344.

“Quando Cristo morreu na cruz do Calvário, abriu-se um caminhonovo e vivo destinado tanto aos judeus quanto aos gentios.

Os anjos se alegraram quando o Salvador exclamou: ‘Está consuma-do!’ (João 19:30). O grande plano da redenção havia sido cumprido. Poruma vida de obediência, os filhos de Adão poderiam finalmente ser ele-vados à presença de Deus.” — The Story of Jesus (Vida de Jesus), p. 147.

“Nunca podemos alcançar a perfeição por nossas próprias boas obras.A pessoa que vê a Jesus pela fé rejeita a própria justiça. Encara a simesma como incompleta, seu arrependimento como insuficiente, suamais forte fé como sendo apenas debilidade, seu mais custoso sacrifíciocomo escasso, e se prostra com humildade ao pé da cruz. Mas uma vozlhe fala dos oráculos da Palavra de Deus. Com estupefação ela ouve amensagem: ‘NEle estais aperfeiçoados.’ (Colossenses 2:10). Agora tudoestá em paz nessa pessoa. Não precisa mais esforçar-se para encontraralgum merecimento em si mesma, alguma ação meritória pela qualalcance o favor de Deus.” — Faith and Works (Fé e obras), pp. 107 e 108.

Do que sempre devemos nos lembrar acerca da salvação? 1Coríntios 1:27-31.

“A ciência da salvação deve ser a ideia principal de cada sermão, otema de cada música. Emane ela de cada súplica. Que nada seja trazidoà pregação da Palavra para complementar Cristo, a Palavra e o poderde Deus. Que Seu nome, o único nome dado debaixo do céu pelo qualdevamos ser salvos, seja exaltado em todo discurso; e que a trombetadas sentinelas dê o sonido certo de sábado a sábado. Cristo é a ciência ea eloquência do evangelho, e Seus ministros devem detalhar a Palavrada vida, apresentando esperança ao arrependido, paz ao preocupado edesesperado, e graça, plenitude e força ao crente.” — The Voice inSpeech and Song, p. 337.

10 de dezembro

Ano bíblico: TitoTerça-feira

A

B

Page 60: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201360

4. OBTENDO PERSPECTIVA MAIS PROFUNDA

O que nos é ordenado fazer com relação a nossa condição espiri-tual? Gálatas 6:4; 2 Coríntios 13:5.

“Muitíssimas pessoas provavelmente serão enganadas no tocante asua condição espiritual. Em Cristo obteremos a vitória. NEle temos umModelo perfeito. Conquanto Ele odiasse absolutamente o pecado, podiachorar pelo pecador. Possuía a natureza divina, embora tivesse a humil-dade de uma criancinha. Em Seu caráter, havia o que deve haver emnosso caráter: firme perseverança na senda do dever, da qual nem obs-táculos nem perigos podiam desviá-lO, embora Seu coração estivessetão cheio de compaixão que as aflições da humanidade Lhe tocassem ocoração com a mais terna comiseração.” — This Day With God (Estedia com Deus), p. 279.

Como Deus nos vê em relação com Sua lei e a justiça que elaexige? Isaías 63:5, 8 e 9; 1 Pedro 1:18 e 19; Romanos 5:8-10.

“Foi quebrantada a lei de Deus. O governo divino foi desonrado, e ajustiça exigia que fosse paga a pena da transgressão.

Para salvar a raça humana da morte eterna, o Filho de Deus ofere-ceu-Se voluntariamente para sofrer a punição da desobediência. Unica-mente pela humilhação do Príncipe do Céu podia ser removida a deson-ra e satisfeita a justiça, e podia o homem recuperar aquilo que perderapela desobediência. Não havia outro caminho. Vir um anjo à Terra, pas-sar pelo terreno em que Adão tropeçou e caiu, não teria bastado. Issonão poderia ter removido uma única mancha do pecado, nem proporcio-nado uma só hora de graça.

Cristo, igual a Deus, o resplendor da glória do Pai, ‘e a expressa ima-gem da Sua Pessoa’ (Hebreus 1:3), revestiu de humanidade a Sua divin-dade, e desceu à Terra para sofrer e morrer pelos pecadores. O unigênitoFilho de Deus humilhou-Se, sendo obediente até a morte, e morte decruz. Trazendo em Seu corpo a maldição do pecado, colocou a felicidadee a imortalidade ao alcance de todos.

[...] Quando reconhecemos que Seu sofrimento era necessário paraassegurar nosso bem-estar eterno, nosso coração fica tocado e enterne-cido.” — Selected Messages (Mensagens escolhidas), vol. 1, pp. 308 e 309.

11 de dezembro

Ano bíblico: FilemonQuarta-feira

A

B

Page 61: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 61

5. ORGULHO EM CONTRASTE COM HUMILDADE

Qual é a diferença entre orgulho, humildade e compaixão pró-pria? Daniel 4:29-33; Tiago 4:13-16; Gênesis 27:34.

“No amor próprio, na exaltação do eu e no orgulho há grande fraque-za; mas na humildade há grande força. [...] Separados de Deus, em nossoorgulho e trevas, estamos constantemente buscando exaltar-nos, es-quecendo que humildade de espírito é poder.” — The Signs of the Times,21 de outubro de 1897.

Por que o povo de Deus fracassou em obedecer-Lhe à vontade nopassado? Números 13:30, 14:4; 1 Samuel 17:4-11 e 24; 1 Reis 19:1-18. Como devemos agir, então?

“Zelo e energia devem ser intensificados. Talentos que se estão en-ferrujando em virtude da inatividade devem ser impelidos para o servi-ço. Se uma voz disser: ‘Espere; não carregue fardos impostos por ou-tros’, essa é a voz dos espias covardes. Necessitamos agora de calebesque abram caminho para frente – líderes em Israel que, com corajosaspalavras, apresentem um forte relatório em favor de ação imediata.Quando pessoas egoístas, assustadas, amantes da vida fácil, temendoaltos gigantes e muros inacessíveis, clamarem por retirada, seja ouvidaa voz dos calebes, embora os covardes estejam com pedras nas mãos,prontos para abatê-los por seu fiel testemunho.” — Testimonies (Teste-munhos para a igreja), vol. 5, p. 383.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. De que o cristão deve constantemente guardar-se?2. Como alguém desenvolve uma ótica apropriada?3. Somos merecedores de salvação?4. Como me coloco com relação à cruz de Cristo?5. O que nós muito frequentemente esquecemos a respeito do orgu-

lho em oposição à humildade?

12 de dezembro

Ano bíblico: Hebreus 1-3Quinta-feira

A

B

14 de dezembro

Ano bíblico: Hebreus 7-9Sábado

13 de dezembro

Ano bíblico: Hebreus 4-6Sexta-feira

Page 62: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201362

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Nãovos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nemefeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêba-dos, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santifica-dos, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e noEspírito do nosso Deus.” 1 Coríntios 6:9-11.

“Devoção, piedade e santificação do homem todo vêm por meio deJesus Cristo, nossa Justiça. O amor de Deus precisa ser continuamentecultivado. Oh, como meu coração clama ao Deus vivo pela mente deJesus Cristo! Quero perder de vista o próprio eu.” — That I May KnowHim (Para conhecê-lO), p. 55.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 105-113 (“Expulse a dúvida”).

1. TRANSFORMAÇÃO POR MEIO DE CRISTO

Que transformação ocorre em nossa vida quando aceitamos Je-sus Cristo? João 14:23; 1 João 2:3-6; 4:15-21.

“Se somos de Cristo, nossos pensamentos com Ele estão, e nEle seconcentram as nossas mais doces meditações. Tudo que temos e somosa Ele é consagrado.” — Steps to Christ (Caminho a Cristo), p. 58.

“Quando Cristo habita o coração, transforma-se toda a natureza. OEspírito de Cristo, Seu amor, abranda o coração, subjuga a alma e ergueos pensamentos e desejos para Deus e para o Céu.” — Ibidem, p. 73.

“Seja este ponto plenamente estabelecido em todas as mentes: seaceitamos Cristo como Redentor, precisamos aceitá-lO como Sobera-no. Não podemos ter certeza e perfeita confiança em Cristo como nossoSalvador enquanto não O reconhecermos como nosso Rei e formos obe-dientes a Seus mandamentos. Assim evidenciamos nossa lealdade aDeus. Nossa fé tem, então, o timbre genuíno, pois é uma fé operante. Elaopera pelo amor.” — Faith and Works (Fé e obras), p. 16.

Vivendo por Jesus

Lição 12 Sábado, 21 de dezembro de 2013

15 de dezembro

Ano bíblico: Hebreus 10 e 11Domingo

A

Page 63: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 63

2. A QUESTÃO EM JOGO

Descreva como a maravilhosa obra de transformação por meiode Cristo envolve uma batalha contínua. Efésios 6:12 e 13; 1 Pedro5:6-10.

“Lutam em toda pessoa, com veemência, dois poderes em disputapela vitória. A incredulidade arregimenta suas forças, dirigida por Sata-nás, a fim de separar-nos da Fonte de nossa resistência. A fé ordena suasforças, comandadas por Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé. Horaapós hora, em face do universo celestial, vai o conflito em prossegui-mento. Esta é uma luta mão a mão, e a grande questão é: Quem vence-rá? Essa questão, cada um tem de decidir por si mesmo. Todos têm detomar parte nessa peleja, combatendo de um ou de outro lado. Não hálibertação do conflito.” — Sons and Daughters of God (Filhos e filhas deDeus), p. 328.

“Se nossos olhos pudessem ser abertos para ver em operação os ins-trumentos bons e os maus, não haveria frivolidade e vaidade, nem grace-jos e brincadeiras. Se todos se revestissem de toda a armadura de Deus ecombatessem corajosamente as batalhas do Senhor, obter-se-iam vitó-rias que fariam tremer o reino das trevas.” — Testimonies (Testemu-nhos para a igreja), vol. 6, p. 41.

“A prova sobrevirá a cada um. Existem apenas dois lados. Em qualdeles se posicionará você?” — Ibidem, vol. 8, p. 120.

Qual é a coisa mais cara do mundo – e como seu valor é revelado?Romanos 6:23 (primeira parte); Hebreus 9:27.

“Não poderemos compreender que a coisa mais dispendiosa do mun-do é o pecado? É cometido com sacrifício da pureza da consciência, àcusta de perder o favor de Deus e de separar-se dEle o espírito, e perder,afinal, o Céu. [...] Que cena se apresentará quando se assentar o juízo e seabrirem os livros para comprovar a salvação ou a perdição de todas aspessoas! O fazer a final distribuição das recompensas aos leais justos, e dapunição aos [...] desleais e injustos, requererá a infalível decisão de Al-guém que viveu como humano, amou a humanidade e deu a vida por ela.

A obra de nossa salvação está aos cuidados de Deus e de nosso pró-prio espírito. Conquanto todas as nações devam passar em juízo peran-te Ele, Ele examinará o caso de cada indivíduo com cuidado tão íntimoe perscrutador como se não existisse outro ser na Terra.” — In HeavenlyPlaces (Nos lugares celestiais), p. 360.

16 de dezembro

Ano bíblico: Hebreus 12 e 13Segunda-feira

A

B

Page 64: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201364

3. FÉ ATIVA

Descreva a intensidade da fé necessária à salvação. Lucas 10:27.

“Qualquer coisa menos do que o serviço ativo e fervoroso em favordo Mestre desmente a nossa profissão de fé. Unicamente o cristianismoque se revela por meio de trabalho sincero e prático impressionará osque estão mortos em ofensas e pecados. Cristãos de oração, humildes ecrentes, que por seus atos mostrem que o seu maior desejo é comunicara verdade salvadora, colherão frutos abundantes para o Mestre.

[...] Estamos fazendo um trabalho no mundo, mas não demonstra-mos suficiente atividade e zelo. Se fôssemos mais zelosos, as pessoasseriam convencidas quanto à veracidade da nossa mensagem. [...] Épossível praticarmos todos os atos exteriores de culto, e ainda assimestarmos destituídos da influência vivificante do Espírito Santo, comoos montes de Gilboa estavam carentes do orvalho e da chuva. Todosnecessitamos do orvalho espiritual, bem como dos brilhantes raios doSol da Justiça, para nos suavizar e subjugar o coração. [...] Os princípiosbíblicos devem ser ensinados e também apoiados por uma prática santi-ficada.” — Testimonies (Testemunhos para a igreja), vol. 6, pp. 417 e 418.

Como Jesus ilustra vividamente a mudança drástica que Ele de-seja ver em nós? João 3:5-7.

“Os velhos métodos, as tendências hereditárias, os antigos hábitos,devem ser abandonados, pois a graça não é herdada. O novo nascimentoconsiste em ter novos motivos, novos gostos, novas tendências. Os quesão gerados para uma nova vida pelo Espírito Santo tornam-se partici-pantes da natureza divina, e, em todos os seus hábitos e prática, darãoevidência de seu relacionamento com Cristo.” — The Review andHerald, 12 de abril de 1892.

“Que os que desejam algo novo busquem essa novidade de vida re-sultante do novo nascimento. Que purifiquem a alma pela obediência àverdade, e ajam em harmonia com a instrução dada por Cristo ao dou-tor da lei que perguntou o que deveria fazer para herdar a vida eterna:‘Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma,e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximocomo a ti mesmo. […] faze isso e viverás.’ (Lucas 10:27 e 28). Todos osque conformarem a vida aos claros requerimentos da Palavra de Deusherdarão a vida eterna.” — Notebook Leaflets, vol. 2, p. 164.

17 de dezembro

Ano bíblico: TiagoTerça-feira

A

B

Page 65: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 65

4. TUDO É DE DEUS

Que pensamento devemos sempre ter em mente? 1 Crônicas29:14.

“[...] todo membro da família humana está inteiramente entreguenas mãos de Cristo, e tudo que possuímos – quer seja o dom de dinheiro,de casas, de terras, de faculdades de raciocínio, de força física, ou detalentos intelectuais – nesta vida presente, e as bênçãos da vida futura,é colocado em nosso poder como tesouros de Deus a serem aplicadosfielmente para benefício do homem. Todo dom é assinalado pela cruz etraz a imagem e a inscrição de Jesus Cristo. Todas as coisas provêm deDeus. Desde os menores benefícios até a maior bênção, tudo flui peloúnico Conduto – uma mediação sobre-humana salpicada com o sanguecujo valor é inestimável porque era a vida de Deus em Seu Filho.

[…] não possuímos nada, nem podemos oferecer coisa alguma, emvalor, em obra, em fé, que primeiro não tenhamos recebido de Deus esobre que Ele não possa colocar a mão em qualquer tempo e dizer: ‘Elessão Meus – dons, bênçãos e talentos que Eu vos confiei, não para vosenriquecerdes, mas para sábio desenvolvimento em benefício do mun-do.’” — Faith and Works (Fé e obras), p. 22.

Como essa realidade deve afetar nossas atitudes? Romanos 2:1-4; 1 Coríntios 6:9-11.

“Não podeis ter um pensamento sem Cristo. Não podeis ter a propen-são de ir a Ele se Cristo não puser em movimento certas influências enão imprimir Seu Espírito na mente humana. [...]

Nunca digamos, portanto, que podemos arrepender-nos por nós mes-mos, e então Cristo perdoará. Não mesmo! É o favor de Deus que per-doa. É o favor de Deus que nos conduz ao arrependimento, pelo Seupoder. Portanto, é tudo de Jesus Cristo, tudo dEle, e só tendes de darglória a Deus. Por que não sois mais sensíveis quando vos congregaisem vossas reuniões? Por que não sentis a vivificante influência do Es-pírito de Deus quando vos é apresentado o amor de Jesus e Sua salva-ção? É porque não vedes que Cristo é o primeiro, o último e o melhor,bem como o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o próprio Autor eConsumador de nossa fé.” — Ibidem, p. 73.

18 de dezembro

Ano bíblico: I PedroQuarta-feira

A

B

Page 66: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201366

5. SEGUINDO OS PASSOS DE NOSSO MESTRE

Explique a cruz em nossa vida diária. Efésios 2:11-18; Mateus16:24 e 25.

“Não olhe para um tempo futuro, mais conveniente, quando a cruz aser erguida seja menos pesada, quando as inclinações do coração car-nal sejam subjugadas com menos esforço. ‘Hoje,’ diz o Espírito de Deus,‘se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração’ (Hebreus 3:15).Ocupe-se hoje com a obra; do contrário, outro dia pode ser tarde de-mais.” — The Review and Herald, 2 de novembro de 1886.

Não podemos ganhar a salvação – ela é obtida somente pelos mé-ritos de Cristo. Todavia, o que nos é ordenado fazer? Filipenses2:12 e 13.

“Não compete a nós, fracos e débeis mortais, efetuar nossa própriasalvação à nossa maneira. É Cristo quem opera em vós. E este é o privi-légio de todo filho e filha de Adão. Mas temos de trabalhar. Não devemosficar ociosos. Somos colocados aqui neste mundo para trabalhar. Nãosomos colocados aqui para cruzar os braços.” — This Day With God, p.72 (Este dia com Deus, p. 70).

“Você não pode desfrutar da bênção de Deus sem qualquer ato de suaparte. A salvação é um dom oferecido gratuitamente; você não a podeobter sob nenhuma outra condição que não a de dom gratuito. Mas acooperação de sua parte é essencial para sua salvação. [...] Estamosdiariamente escrevendo nosso destino. Temos uma cruz de vida eternaa ganhar, e um inferno a evitar.” — The Review and Herald, 25 de agos-to de 1891.

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL1. Explique a mudança que acontece quando aceitamos a Cristo como

Senhor de nossa vida.2. Qual é a coisa mais cara do mundo, e por quê?3. Descreva os frutos de verdadeiro arrependimento e conversão.4. Explique quão ampla é a verdade básica de que Deus é tudo em

todos.5. O que podemos e o que não podemos fazer quanto à nossa salvação?

19 de dezembro

Ano bíblico: II PedroQuinta-feira

20 de dezembro

Ano bíblico: I JoãoSexta-feira

21 de dezembro

Ano bíblico: II, III João e JudasSábado

A

B

Page 67: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 67

“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim tambémandai nEle, arraigados e edificados nEle e confirmados na fé, assimcomo fostes ensinados, crescendo em ação de graças.” Colossenses2:6 e 7.

“O mundo necessita atualmente daquilo que tem sido necessário jáhá mil e novecentos anos – a revelação de Cristo. É preciso uma grandeobra de reforma, e é unicamente mediante a graça de Cristo que a obrade restauração física, mental e espiritual se pode efetuar.” — TheMinistry of Healing (A ciência do bom viver), p. 143.

Estudo adicional:Caminho a Cristo, pp. 115-126 (“Regozijo no Senhor”).

1. DEUS NOS ESTÁ CHAMANDO

Descreva o desejo de Deus para nós em Sua obra de restauração.Lucas 15:4.

“É desígnio de Deus que Seu nome seja honrado diante do universoceleste. A Terra inteira deve anunciar a infinita glória dEle, que estáreunindo neste mundo um povo para Si. Sua vontade é a lei do universo.Roga que cada ser humano coopere com Ele. Mas não força ninguém.Colocou o destino do homem em suas próprias mãos, dizendo-lhe queseu bem-estar futuro depende de sua própria escolha. Para ser salvo, oagente humano deve cooperar com Deus em Sua obra de restauração.”— Manuscript Releases, vol. 18, p. 271.

“A mais forte prova da queda do homem de uma condição elevada é ofato de lhe custar tanto voltar. O caminho de retorno só pode ser venci-do por duras lutas, passo a passo, a toda hora. Por um momentâneo atoda vontade, pode alguém colocar-se sob o domínio do mal; mas requermais do que um momentâneo ato de vontade partir esses grilhões ealcançar uma vida mais elevada, mais santa. Pode estar formado o pro-pósito, iniciada a obra; mas sua realização exigirá trabalho árduo, tem-po, perseverança, paciência e sacrifício.” — Testimonies (Testemunhospara a igreja), vol. 8, p. 313.

Andando com Jesus

Lição 13 Sábado, 28 de dezembro de 2013

A

22 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 1-3Domingo

Page 68: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201368

2. COMPROMETIMENTO COM O SERVIÇO

O que o Senhor convida Seu povo a experimentar hoje? Jó 22:21 e22; 1 Pedro 1:21-25.

“O conhecimento de Deus é o fundamento de toda verdadeira educa-ção e de todo serviço verdadeiro. É a única salvaguarda real contra atentação. Por ele, unicamente, nos podemos tornar semelhantes a Deusno caráter.

Esse é o conhecimento de que necessitam todos quantos estão tra-balhando pelo reerguimento de seus semelhantes. Transformação decaráter, pureza de vida, eficiência no serviço, apego aos princípios cor-retos, tudo depende do justo conhecimento de Deus. Esse conhecimen-to é o preparo essencial tanto para esta existência quanto para a futu-ra.” — The Ministry of Healing (A ciência do bom viver), p. 409.

“Praticar os princípios de amor que Cristo ensinou por preceito eexemplo tornará a experiência de todos os que O seguem semelhante àexperiência dEle.” — The Review and Herald, 15 de janeiro de 1895.

O que devemos aprender do profundo comprometimento e deter-minação dos discípulos em seu desejo de seguir a Cristo? João11:16; 13:37; 1 Tessalonicenses 5:23.

“Quem vive pela fé em Cristo não deseja maior bem do que conhecere atender a vontade de Deus.” — Testimonies (Testemunhos para aigreja), vol. 5, p. 644.

“É ordenado aos cristãos apresentar o corpo ‘em sacrifício vivo, san-to e agradável a Deus’ (Romanos 12:1). Para fazer isso, todas as suasforças devem ser preservadas na melhor condição possível. Toda práti-ca que enfraquece física ou mentalmente incapacita o homem para oserviço de seu Criador.” — A New Life, p. 18.

“Suspenso na cruz, Cristo era o evangelho. [...] Esta é nossa mensa-gem, nosso argumento, nossa doutrina, nossa advertência ao impeni-tente, nosso encorajamento ao aflito, a esperança para todo que crê. Sepudermos despertar na mente das pessoas um interesse que as leve afixar os olhos em Cristo, poderemos dar um passo para o lado e pedir-lhes que apenas continuem fixando os olhos no Cordeiro de Deus. [...]Aquele cujos olhos estão fixos em Jesus deixará tudo. Morrerá para oegoísmo. Crerá em toda a Palavra de Deus, que é tão gloriosa e maravi-lhosamente exaltada em Cristo.” — The SDA Bible Commentary [E. G.White Comments], vol. 6, p. 1113.

23 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 4-6Segunda-feira

A

B

Page 69: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 69

3. UM RELACIONAMENTO PESSOAL

Descreva o relacionamento que o Senhor quer ter com Seus fi-lhos, mesmo nas adversidades e nos desafios da vida. Lucas 15:22-24; João 17:3, 16-20.

“Se confessardes vossos pecados, crede que estão perdoados, pois apromessa é categórica. ‘Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel ejusto para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.’ (1João 1:9). Por que, então, desonrar a Deus duvidando de Seu amorperdoador? Tendo confessado vossos pecados, crede que a palavra deDeus não faltará, mas que é fiel O que prometeu. Exatamente como évosso dever confessar vossos pecados, é-o também de crer que Deuscumprirá Sua palavra e vos perdoará. Deveis exercer fé em Deus comoAlguém que fará justamente o que disse que faria – perdoar todas asvossas transgressões.” — In Heavenly Places (Nos lugares celestiais),p. 126.

“Se fizermos uma inteira entrega a Cristo, deixando nossa vida depecado, ira e orgulho, e nos apegarmos a Cristo e Seus méritos, Elecumprirá para conosco tudo o que prometeu. Ele diz que dará liberal-mente a todos quantos Lhe pedirem. Não podemos crer nisso? Já oprovei neste ponto, e sei que Ele é fiel para cumprir todas as Suas pro-messas.” — The Signs of the Times, 29 de setembro de 1887.

Que grau de influência a cruz do Calvário terá no estabelecimen-to de nossa relação com Deus? João 12:32.

“A cruz do Calvário desafia, e irá finalmente derrotar, todo poderterreno e satânico. Toda a influência se centraliza na cruz, e dela, todainfluência provém. Ela é o grande centro de atração, pois nela Cristodeu Sua vida pela espécie humana. Esse sacrifício foi oferecido com opropósito de restaurar o homem à sua perfeição original. Sim, e mais:foi oferecido para dar a ele uma inteira transformação de caráter, tor-nando-o mais do que vencedor. [...]

Se a cruz não encontra uma influência em seu favor, ela cria umainfluência. De geração em geração, a verdade para este tempo é revela-da como verdade presente. Cristo na cruz era o meio pelo qual ‘a mise-ricórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram’ (Sal-mos 85:10). É o meio pelo qual o mundo deve ser abalado.” — The SDABible Commentary [E. G. White Comments], vol. 6, p. 1113.

24 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 7-9Terça-feira

A

B

Page 70: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201370

4. PROBLEMAS E PROVAS

Ao nos depararmos com provas e dificuldades, sentindo queestamos sós e desesperados, o que podemos lembrar? Mateus11:28; Salmos 36:9 e 10.

“As palavras de Cristo, tão reconfortantes e animadoras àqueles queas ouvem, são para nós hoje. Assim como um fiel pastor conhece suaovelha e dela cuida, Cristo cuida de Seus filhos. Ele sabe que provas edificuldades rodeiam cada um. ‘Como pastor, apascentará o Seu reba-nho’, declara Isaías; ‘entre os braços, recolherá os cordeirinhos e oslevará no Seu regaço’ (40:11). Cristo conhece intimamente Suas ove-lhas; e as sofredoras e desajudadas são objetos de Seu especial cuidado.Deu Sua vida por elas, e conhece-lhes as necessidades como ninguémmais pode conhecer.” — The Review and Herald, 18 de maio de 1897.

“Jesus não te deixou para seres surpreendido e espantado ante asprovas e dificuldades que defrontas. Ele te falou a respeito delas e tam-bém te falou que não deves ser sobrecarregado e oprimido quando vêmas provas. Deves olhar para Jesus, teu Redentor, ser animado e regozi-jar-te. [...] Temos um Salvador vivente que tanto nos amou que morreupor nós, para que mediante Ele pudéssemos ter esperança, força, cora-gem, e assentar-nos com Ele em Seu trono.” — The Upward Look, p. 211(Olhando para o alto, p. 205).

“Satanás sugere que sois impotentes, que não podeis abençoar-vos avós mesmos. É verdade; sois impotentes. Mas exaltai a Jesus diantedele: ‘Tenho um Salvador ressurgido. NEle confio, e Ele nunca permiti-rá que eu seja confundido. Em Seu nome triunfarei. Ele é minha justiçae minha coroa de glória.’ Que ninguém aqui julgue que seu caso sejasem esperança, porque não é. Podeis ver que sois pecadores e estaisarruinados; mas é justamente por esse motivo que precisais de um Sal-vador.” — Faith and Works (Fé e obras), p. 37.

O que deve caracterizar nossa experiência? Salmos 16:11; Efésios5:18; Colossenses 2:6 e 7.

“Os serafins ao redor do trono [de Jeová no Santo dos Santos] acham-se tão cheios de solene reverência ao contemplar a glória de Deus quenem por um instante olham a si mesmos com admiração. [...] Acham-seplenamente satisfeitos de glorificar a Deus; permanecendo em Sua pre-sença, sob Seu sorriso de aprovação, nada mais desejam.” — God’sAmazing Grace, p. 72 (Maravilhosa graça, p. 70).

25 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 10 e 11Quarta-feira

A

B

Page 71: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 71

5. SERVIÇO CENTRADO EM CRISTO

Como é revelada uma verdadeira caminhada cristã? 1 João 2:6;4:19.

“Cristo atribui grande importância à obediência de Seu povo aosmandamentos de Deus. O povo deve ter inteligente compreensão delese introduzi-los em sua vida diária. O homem só pode guardar os manda-mentos de Deus se estiver em Cristo, e Cristo nele. E não lhe é possívelestar em Cristo, tendo luz sobre Seus mandamentos, enquanto despre-zar o menor deles. Por meio de constante e voluntária obediência àPalavra de Cristo, o povo evidencia seu amor pelo Enviado de Deus.

[…] Em todas as suas emergências e perplexidades, terá um ajudadorem Jesus Cristo.” — This Day With God, p. 142 (Este dia com Deus, p.140).

No fim das contas, nosso destino é determinado pelas decisõescertas ou erradas que tomamos. Que apelo ecoa a cada um denós? Deuteronômio 30:19; 1 Pedro 1:13-16; Efésios 4:1. Por quê?Apocalipse 5:12.

“Há uma grande verdade central que sempre devemos conservarem mente no estudo das Escrituras: Cristo, e Ele crucificado. [...] Éunicamente à luz da cruz que podemos discernir o exaltado caráter dalei de Deus. A pessoa paralisada pelo pecado só pode ser dotada de vidamediante a obra efetuada na cruz pelo Autor de nossa salvação.” — ThatI May Know Him, p. 208 (Para conhecê-lO, p. 206).

RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL

1. Qual é o desejo de Deus para Seus filhos?2. Descreva o que significa ter um correto relacionamento com Deus.3. Quão comprometido Deus está com nossa restauração?4. Quando enfrentamos dificuldades, o que devemos lembrar?5. Que grande verdade central pode levar-nos a purificar nosso cora-

ção e nossa vida?

26 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 12-14Quinta-feira

A

B

28 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 18 e 19Sábado

27 de dezembro

Ano bíblico: Apocalipse 15-17Sexta-feira

Page 72: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201372

OCASO DO SOLA tabela indica os horários de recebimento do Santo Sábado em todas

as capitais brasileiras e em Lisboa. Vinte minutos antes, a famíliadeve estar reunida para meditação e oração. Nos estados em que o

horário de verão é adotado, durante a sua vigência deve-se acrescentaruma hora aos horários indicados.

CAPITAIS Dia 4 Dia 11 Dia 18 Dia 25Aracaju-SE 17:25 17:25 17:25 17:26Belém-PA 18:07 18:05 18:04 18:03Belo Horizonte-MG 17:55 17:57 18:00 18:02Boa Vista-RR 17:54 17:52 17:50 17:48Brasília-DF 18:10 18:11 18:12 18:14Campo Grande-MS 17:38 17:41 17:43 17:46Cuiabá-MT 17:42 17:43 17:45 17:47Curitiba-PR 18:19 18:22 18:27 18:31Florianópolis-SC 18:17 18:21 18:25 18:29Fortaleza-CE 17:28 17:27 17:26 17:26Goiânia-GO 18:16 18:17 18:18 18:20João Pessoa-PB 17:14 17:14 17:14 17:14Macapá-AP 18:14 18:12 18:10 18:09Maceió-AL 17:19 17:19 17:19 17:19Manaus-AM 17:54 17:52 17:51 17:51Natal-RN 17:15 17:15 17:14 17:14Palmas-TO 18:09 18:09 18:10 18:11Porto Alegre-RS 18:29 18:33 18:38 18:43Porto Velho-RO 18:11 18:11 18:11 18:12Recife-PE 17:15 17:14 17:14 17:15Rio Branco-AC 17:27 17:27 17:28 17:28Rio de Janeiro-RJ 17:54 17:56 18:00 18:03Salvador-BA 17:31 17:32 17:33 17:34São Luís-MA 17:51 17:49 17:48 17:48São Paulo-SP 18:08 18:10 18:14 18:17Teresina-PI 17:45 17:45 17:44 17:44Vitória-ES 17:41 17:43 17:46 17:48Lisboa-PT 19:14 19:04 18:54 18:45

OUTUBROOUTUBROOUTUBROOUTUBROOUTUBRO

Page 73: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 73

CAPITAIS Dia 1 Dia 8 Dia 15 Dia 22 Dia 29Aracaju-SE 17:28 17:30 17:32 17:35 17:39Belém-PA 18:03 18:04 18:05 18:07 18:09Belo Horizonte-MG 18:06 18:09 18:13 18:17 18:21Boa Vista-RR 17:47 17:47 17:48 17:49 17:51Brasília-DF 18:17 18:20 18:23 18:27 18:30Campo Grande-MS 17:49 17:53 17:57 18:01 18:06Cuiabá-MT 17:49 17:52 17:55 17:59 18:03Curitiba-PR 18:34 18:39 18:44 18:49 18:54Florianópolis-SC 18:34 18:39 18:45 18:50 18:56Fortaleza-CE 17:26 17:27 17:28 17:30 17:33Goiânia-GO 18:23 18:26 18:29 18:33 18:37João Pessoa-PB 17:15 17:16 17:18 17:21 17:24Macapá-AP 18:08 18:08 18:09 18:11 18:13Maceió-AL 17:21 17:23 17:25 17:28 17:31Manaus-AM 17:51 17:52 17:53 17:55 17:58Natal-RN 17:15 17:16 17:18 17:20 17:23Palmas-TO 18:12 18:14 18:16 18:19 18:23Porto Alegre-RS 18:48 18:54 19:00 19:06 19:12Porto Velho-RO 18:13 18:14 18:17 18:19 18:23Recife-PE 17:16 17:17 17:20 17:22 17:25Rio Branco-AC 17:30 17:32 17:34 17:37 17:40Rio de Janeiro-RJ 18:06 18:11 18:15 18:20 18:25Salvador-BA 17:36 17:38 17:41 17:44 17:48São Luís-MA 17:48 17:48 17:50 17:52 17:54São Paulo-SP 18:21 18:25 18:31 18:35 18:40Teresina-PI 17:44 17:45 17:47 17:49 17:52Vitória-ES 17:52 17:55 18:00 18:04 18:08Lisboa-PT 17:36 17:29 17:23 17:19 17:16

NONONONONOVEMBRVEMBRVEMBRVEMBRVEMBROOOOO

Page 74: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201374

VEJA EXEMPLOS NAS PÁGINAS SEGUINTES

A tabela de ocaso do sol das lições da escola sabatinaé conferida anualmente com base nas informações

do ON (Observatório Nacional)

CAPITAIS Dia 6 Dia 13 Dia 20 Dia 27Aracaju-SE 17:42 17:46 17:50 17:53Belém-PA 18:12 18:15 18:19 18:22Belo Horizonte-MG 18:26 18:31 18:35 18:38Boa Vista-RR 17:54 17:57 18:00 18:04Brasília-DF 18:35 18:39 18:42 18:46Campo Grande-MS 18:10 18:15 18:18 18:22Cuiabá-MT 18:07 18:11 18:15 18:18Curitiba-PR 18:59 19:04 19:08 19:11Florianópolis-SC 19:01 19:06 19:10 19:13Fortaleza-CE 17:36 17:39 17:43 17:46Goiânia-GO 18:42 18:46 18:49 18:53João Pessoa-PB 17:27 17:31 17:34 18:26Macapá-AP 18:16 18:19 18:22 18:26Maceió-AL 17:35 17:39 17:42 17:46Manaus-AM 18:01 18:04 18:08 18:11Natal-RN 17:26 17:30 17:33 17:37Palmas-TO 18:26 18:30 18:34 18:37Porto Alegre-RS 19:17 19:22 19:26 19:29Porto Velho-RO 18:26 18:30 18:34 18:37Recife-PE 17:29 17:32 17:36 17:39Rio Branco-AC 17:44 17:47 17:51 17:54Rio de Janeiro-RJ 18:29 18:34 18:38 18:41Salvador-BA 17:52 17:56 18:00 18:03São Luís-MA 17:57 18:00 18:04 18:07São Paulo-SP 18:44 18:49 18:53 18:56Teresina-PI 17:55 17:59 18:02 18:06Vitória-ES 18:13 18:17 18:21 18:24Lisboa-PT 17:15 17:16 17:18 17:22

DEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRO

Page 75: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 75

EXEMPLOEXEMPLO BARREIRAS - BA

2013

ATENÇÃO: Para saber o horário em outras cidades, acesse o site:http://euler.on.br/ephemeris/index.php

Page 76: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201376

Page 77: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 77

2013

Page 78: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201378

ANOTAÇÕES

Page 79: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, Outubro—Dezembro de 2013 79

Page 80: Confiando no amor de Jesus - reformistas.com.br · Começaram a obra por meio da colportagem e da venda de produtos naturais. Foi um trabalho difícil encontrar almas, mas, em maio

Lições da Escola Sabatina, 4º Trimestre de 201380