conecte! (março 2012)

8
Páginas∆4∆e∆5 DEMOCRATICAMENTE, INTERNET A internet está aí, difundindo boas – e más – ideias. Tudo vira pauta na rede: desde o seriado Cha- ves até um modelo socioambiental. Cientes da força de mobilização da internet, pensadores de todo o mundo resolveram usá-la para difundir suas opiniões, reunindo-se em eventos que ganharam dimen- são macro graças à sociabilidade proporcionada pelo mundo virtual. MAR 2012 Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br

Upload: conecte-faci

Post on 30-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da faculdade Ideal

TRANSCRIPT

∆∆ Páginas∆4∆e∆5

Democraticamente, internet

A internet está aí, difundindo boas – e más – ideias. Tudo vira pauta na rede: desde o seriado Cha-ves até um modelo socioambiental. Cientes da força de mobilização da internet, pensadores de todo o mundo resolveram usá-la para difundir suas opiniões, reunindo-se em eventos que ganharam dimen-são macro graças à sociabilidade proporcionada pelo mundo virtual.

mar2012

Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br

Dizem que o conheci-mento só se efetiva quando é comunicado. Muitos univer-sitários acreditam piamente nisso e, por isso, levam as ideias que produzem dentro da faculdade para outros ares, outros mundos, mais precisa-mente a encontros e congres-sos acadêmicos, onde têm a possibilidade de ampliar a sua bagagem de conhecimento ao expor as releituras de teorias e a interpretação do mundo que a vivência na academia proporcionou.

Em 2011, a cidade de Resende, no Rio de Janeiro, abrigou a edição do Simpósio de Excelência em Gestão e Tec-nologia (Seget), onde a antiga aluna de Administração da Faci, Cássia Fazzi, apresentou, pela primeira vez, um trabalho científico fora dos muros da universidade.

“A apresentação de traba-lhos nesses espaços confere maior segurança para a expo-sição de ideias, proporcionada pelo contato com o público”, conta Cássia, que apresen-tou trabalho sobre o rea-proveitamento de lixo eletrônico em Belém, produzido em parceria com outros dois colegas.

Para trocar ideias e experiências

Para∆Carlos∆Pedroso,∆a∆maior∆contribuição∆desses∆eventos∆está∆na∆interdisciplinaridade∆com∆que∆os∆conteúdos∆são∆abor-dados.∆“São∆espaços∆que∆ofere-cem∆uma∆ideia∆multidisciplinar∆da∆área∆do∆conhecimento,∆além∆da∆interação∆com∆discussões∆realizadas∆em∆âmbito∆estadual∆e∆também∆nacional”,∆afirma.∆

Para Carlos, participar deencontros e congressosenriquece o conhecimento

Já Carlos∆ Pedroso,∆ enge-nheiro-civil∆ diplomado∆ pela∆Faci, embarca para Pernam-buco em setembro deste ano para participar do Congresso Brasileiro de Mecânica do Solo e Engenharia Geotécnica (Cobranseg).

Na mala, Carlos leva artigo científico sobre mapeamento geotécnico da cidade de Belém, escrito sob a orientação do professor João Sampaio, da Faci. “Será a primeira vez apre-sentando um artigo expan-dido”, explica o engenheiro, que já inscreveu resumos

de trabalhos em eventos realizados em Florianó-polis e Fortaleza.

interação

Produção:

Distribuição/comercialização

• Informativo da Faculdade Ideal | @faculdadeideal• Diretor geral: Profo João Messias dos S. Filho • Vice-diretor: Profo Antonio Carlos T. de Moraes • Diretor financeiro: Profo Manoel Leite Carneiro • Diretor executivo: Nelson Beckman Nery • Diretora acadêmica: Profa Melissa Moraes • Diretor de marketing: Manoel Leite Junior • Coordenador de marketing: Helder dos Anjos • imagens: Bruno CarachestiRua dos Mundurucus, 1427 • Batista Campos - Belém-PA. CEP 66.025-660 • (91) 3323-6000

Ajude a fazer o conecte!. Mande sugestões, opiniões e dicas para [email protected]* Os conteúdos das seções “Eu indico” e “Opinião” são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da instituição.

2

CO

NE

CTE

!

eu indico Mulheres,∆de∆Charles∆Bukowiski, um dos meus livros preferidos. Originalmente publicado em 1978, o texto é um passeio pelas malu-quices do “velho safado” em relacionamentos conturbados com os tipos femininos mais variados, em uma Los Angeles nada próxima do glamour de Hollywood. Espirituoso e engraçado, do início ao fim.

Anderson∆Araújo,∆jornalista@andersonjor

calendário de ti“Governança da TI: utilização de melhores práticas para garantir o valor da TI” é o título da palestra que o professor Manoel Veras, especialista em Tecnologia da Informação (TI), profere no dia 21 de março, às 18h30, no auditório central da Faci. Já nos dias 23 e 30 de março, os alunos de Administração vão visitar as instalações da Amazon Corporation para conhecer o funciona-mento de uma empresa paraense de TI. O mês de abril será marcado pela palestra de Fabio Hara, funcionário da Microsoft Brasil, intitulada “Prepare-se para o futuro”. A apresen-tação será às 19h do dia 13 de abril. E, no dia 14, a Faci sediará o IT Camp, evento sobre TI realizado Brasil afora desde 2001 pela Microsoft. Mais informações sobre o ITCamp no site http://bit.ly/yflzaL∆. Os eventos serão coordenados pela professora da Faci, Ana Caroline Manfé.

conquistasTrês dos Tecnólogos em Gestão Ambiental diplo-mados em 2011 pela Faci já alçaram voos rumo a uma carreira de sucesso. Dinara Santos é a mais nova Agente de Negócios Locais no Sebrae de Marabá. Ela conquistou o 3o lugar ao disputar 10 vagas com 120 concor-rentes. Já Felipe Brabo e Renan Satiro são os mais novos pesquisadores do Instituto de Desenvolvi-mento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).

campus Party A última Campus Party Brasil, realizada em São Paulo, em fevereiro deste ano, consolidou a edição brasileira do evento como a maior do planeta: foram mais de 500 horas de conhecimento compartilhadas por 7,5 mil campuseiros. Isso agradou à Futura Networks, realizadora do evento, e seus representantes brasileiros já estão se mobilizando para uma edição pernambucana do evento, em julho. Mais em: www.campus-party.com.br

expressas

3

CO

NE

CTE

!

eu indico

Lembra do Seu Barriga? Pois é. O ator Édgar Vivar, que dá vida ao personagem do seriado mexicano Chaves, foi dado como morto em fevereiro passado. Tudo começou quando um blogueiro brasileiro colocou, no Twitter, a hashtag #RIPSeuBarriga (“descanse em paz, Seu Barriga”). Falsa, a notícia chegou a enganar até mesmo alguns veículos de comunicação.

A história correu o mundo após ter sido inventada durante uma palestra da Campus Party, que aconteceu em São Paulo entre os dias 6 e 12 de fevereiro deste ano. Foi a quinta

Impreciso (Dantes, 2011), do poeta e artista plástico carioca, meu parceiro, Omar Salomão, é poesia para além da zona da página, por meio de diálogos com fotografia, pintura, desenho, rascunhos, rasuras. Considero um exemplar interessante - e muito sensível - da poesia contemporânea brasileira.

Arthur∆Nogueira,∆cantor,∆compositor∆e∆jornalista∆http://flavors.me/arthurnogueira

Uma rede feita de Pessoas e oPiniões

edição brasileira do evento, considerado o maior acontecimento de tecnologia e entre-tenimento digital do mundo, cujo objetivo é fazer, da internet, uma rede de carne e osso.

“A experiência da Campus Party possibi-lita compreender que a internet não é mais uma rede de computadores e, sim, uma rede feita por pessoas”, afirma o jornalista∆ Pedro∆Loureiro, que já participou de duas edições do evento. Os 7,5 mil campuseiros que acampa-ram na Arena Anhembi, no começo do ano, para trocar ideias e experiências na Campus

Matéria de capa

4

CO

NE

CTE

!

eu indico O Microsoft Virtual Academy (www.microsoftvirtualacademy.com/Home.aspx) oferece cursos gratuitos da Microsoft na modalidade de Ensino a Distância e os participantes fazem autoavaliações e podem acumular pontos. É uma ótima oportunidade aos alunos e profissionais de TI que estão buscando qualificação técnica na plataforma Microsoft.

Ana∆Carolina∆Manfé,∆professora∆da∆Faci∆http://carolinemanfe.wordpress.com

toP 5∆A∆Revista∆Gol∆elegeu∆a∆palestra∆de∆Alexandre∆Sequeira∆no∆TEDxAmazônia∆como∆uma∆das∆cinco∆melhores∆já∆proferidas∆numa∆confe-rência∆TED/TEDx,∆ao∆lado∆de∆apresentações∆como∆a∆de∆Bill∆Gates.∆Confira∆a∆palestra∆do∆fotógrafo∆paraense∆no∆www.tedxamazonia.com.br

Party fizeram da última edição brasileira a maior do mundo.

“O sucesso do evento se dá em virtude do sucesso da internet. A conectividade faz parte da vida e a oportunidade de vê-la materializada fisicamente num lugar dá todo o charme”, destaca o jornalista. Foi essa conectividade da internet que desestabilizou a indústria fono-gráfica e também concedeu espaço para que vozes e ideias outrora marginalizadas pudes-sem se manifestar. Não apenas para criar hoa-xes (notícias falsas divulgadas na rede), mas para difundir ideias. Boas ideias.

Grande exemplo disso são as conferências TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), que surgiram nos Estados Unidos, na década de 90, e viajaram o mundo sob a nomenclatura TEDx (o x indica que é uma realização indepen-dente). A proposta do TED é expor as “ideias que merecem ser espalhadas”. Para isso, o projeto conta com um grande aliado: a internet.

As palestras realizadas nas conferências TED são disponibilizadas na rede. “Eis o lado positivo da globalização: a conexão entre pes-soas que promovem novas formas de compre-ender e fazer as coisas, combatendo a unifor-mização e a pasteurização social”, destaca a jornalista Adriana Ramos, mestre de cerimô-

nias do TEDxVer-o-Peso, que aconteceu em Belém, no mês de agosto de 2011.

Porém, antes de chegar à capital paraense, o TEDx contou com uma edição regional em Manaus, o TEDxAmazônia em novembro de 2010. O fotógrafo paraense Alexandre∆Sequeira∆foi um dos palestrantes do evento, que pro-moveu uma série de palestras sobre aspectos diversos da biodiversidade amazônica. Inclua--se, nela, o homem.

“Recebi, no começo de março, um e-mail de uma universidade argentina, que, em sua aula inaugural, apresentou minha palestra na TEDxAmazônia aos alunos de arte”, diz o fotógrafo paraense Alexandre Sequeira sobre a apresentação. “Embora tivesse consciência do poder de difusão da internet, jamais havia me deparado com isso de maneira tão contun-dente”, complementa o artista.

Pro bem e pro mal, a internet está aí. São hoaxes circulando lado a lado com boas ideias e grandes opiniões, numa rede que abriu espaço para vozes opressoramente caladas e reivindicações politicamente abafadas. “Esta-mos diante de um novo estatuto da informa-ção. E isso é irreversível”, afirma Sequeira.

5

CO

NE

CTE

!

agende-sefique ligado

A fluência em um segundo idioma, que já funcionou como vantagem para o mercado de trabalho, hoje é necessidade. A globalização extinguiu fron-teiras e expandiu o leque de possibilidades das empresas para além-mar e para muito além do inglês. Cientes dessa mudança, alguns profissionais vêm buscando o conheci-mento em outras línguas.

Trabalhando há quatro anos com seleção e recruta-mento, a psicóloga Elina Rebelo diz que “o inglês e o espanhol funcionam, hoje, como pré--requisitos para o mercado de trabalho, mas o diferencial está nos outros idiomas”, informa.

Raony Pinheiro, por exem-plo, se dedica ao mandarim e já faz uso fluente desse idioma, assim como do inglês, do espanhol e do ale-mão. Num momento de aber-tura dos mercados chineses e estreitamento nas relações comerciais entre Brasil e China, a opção do estudante de Direito foi estratégica. “A China quer patentear a sua produção tecnológica e o Brasil, grande consumi-

Várias línguas e possibilidadesCurtA AMAzônIAAs∆inscrições∆para∆o∆III∆Festival∆de∆Cinema∆Curta∆Amazônia∆estão∆abertas∆e∆encerram∆no∆dia∆20∆de∆abril.∆A∆ficha∆de∆inscrição∆e∆o∆regulamento∆estão∆disponíveis∆no∆site∆www.curtamazonia.com.br.∆O∆Festival∆acontece∆entre∆23∆e∆30∆de∆junho,∆em∆Porto∆Velho∆(RO).∆

PrêMIOII∆Prêmio∆Daniel∆Coelho∆de∆Souza∆de∆Monografias∆Jurídicas,∆com∆o∆objetivo∆de∆estimular∆os∆estudantes∆de∆Direito∆e∆recém-graduados∆a∆realizarem∆estudos∆cien-tíficos.∆Inscrições∆até∆16∆de∆abril.∆Informações∆pelo∆e-mail∆[email protected].∆∆

ESPMCursos∆itinerantes∆ESPM∆em∆Belém.∆De∆16∆a∆28∆de∆abril,∆no∆Golden∆Tulip∆Belém.∆Trav.∆D.∆Romualdo∆de∆Seixas,∆1560.∆Os∆cursos∆vão∆abordar∆temas∆como:∆criatividade,∆redação,∆dire-ção∆de∆arte,∆texto∆publi-citário,∆marketing∆digital,∆marketing∆para∆peque-nas∆empresas∆e∆novos∆negócios,∆comunicação∆integrada∆de∆marketing,∆comunicação∆interna,∆ten-dências∆de∆mercado,∆rela-cionamento∆entre∆agência∆e∆cliente,∆redes∆e∆mídias∆sociais,∆pesquisas∆eleito-rais,∆eventos∆empresariais∆e∆varejo.∆∆Informações∆e∆inscrições∆em∆www.espm.br/itinerantes∆.

dor da tecnologia chinesa, é um país propício para rece-ber essas patentes”, explica.

Já a jornalista Anna∆Gabriela∆Assayag passou pelo inglês e pelo espanhol antes de chegar ao francês, idioma no qual resolveu investir, rea-lizando um intercâmbio de quatro meses em Amboise, o que fez a diferença nas oportunidades de trabalho. “Durante o ‘Ano da França no Brasil’, em 2009, fiz um free--lance para uma agência de comunicação de São Paulo, no qual eu fazia a cobertura dos eventos tanto em português

quanto em francês”, relata a jornalista.

6

CO

NE

CTE

!

opinião

O caso da área “Pinheiri-nho”, em São Paulo, que ocupou recentemente todas as manche-tes, não é uma situação isolada de posicionamento do Judiciário em que o direito à moradia e o interesse coletivo são colocados à margem para dar passagem ao interesse privado e ao interesse do poder econômico.

A megaoperação de desocu-pação nos mostra o tratamento do Estado dispensado aos que resistem por seus direitos. Em vez de políticas públicas, a polí-cia entra em cena para resolver conflitos sociais de natureza complexa, que demandam a discussão de alternativas junto à sociedade com a aplicação de cri-térios para que sejam encontra-das respostas a questões como, por exemplo: o que determina a função social da propriedade?

Resolver a questão, no Estado Democrático de Direito, costuma ser “desaparecer” com o pro-blema ou mesmo aplicar a “lei do cassetete”. Nesse sentido, a justificativa da “ilegalidade” pode passar por cima da discussão do que é legítimo de fato, transfor-mando o exercício do direito em mera aplicação da lei.

Assim, basta transformar trabalhadores, sem-tetos e sem--terras em criminosos e tratar o problema sobre base da Justiça

Penal, transformando em bandi-dos aqueles que tentam avançar na conquista de direitos sociais, como a democratização da cidade, trabalho digno, reforma agrária, dentre outras tantas reivindicações que permitem as transformações de que o Brasil carece.

É fundamental discutir junto à sociedade a democratização do Judiciário e a forma de resolução dos conflitos, seja no campo ou na cidade. É necessário que os poderes sejam colocados em cheque pelas pressões popula-res e que a sociedade questione o Estado nas suas contradições, na medida em que trata vulnerá-veis como se estivessem em pé de igualdade com quem “banca” o processo e aplica a criminaliza-ção a quem luta para ver a his-tória mudar.

São direitos negados histo-ricamente e as consequências dessa negação recaem sempre para os mais frágeis na relação de poder. E quando se tenta con-trolar as contas dos magistrados, por meio do órgão de fiscaliza-ção que possui esse papel, o Conselho Nacional de Justiça, a resistência de suas “Excelências” é imediata, afinal, que história é essa de colocar em cheque o poder ilibado de nossos nobres juristas?

∆∆∆Sandy∆Faidherb.∆Advogada∆da∆SociedadeParaense∆de∆Defesa∆dosDireitos∆Humanos∆(SDDH)[email protected]

a criminalização das

lUtas sociais

A∆implementaçãode∆justiça∆numa∆realidadede∆interessesdivididos∆sempreservirá∆a∆quemdomina∆essespoderes.∆Porisso,∆a∆tensãose∆estabelecena∆medida∆emque∆as∆decisõese∆notícias∆nãocondizem∆comas∆necessidadesbásicas∆e∆com∆ointeresse∆deuma∆maioria,a∆maioria∆quevive∆esmagada∆eoprimida.

7

CO

NE

CTE

!

em focoem foco

Marcos Tourinho, Adriana Coelho e Crissia Amaro

Caroline Miranda e Sandy Coelho

Roberta Oliveira e Gabriela Cruz

Priscila Nunes, Mayara Miranda e Carolina Assunção

Isabela Matos e Bianca Lobato

Kayque Silva e Layla Demahcki

Luiz Veiga, Larysa Moura, Bruno Assunçao, Marcelina Sousa, Tassia Paixão e Beatriz Barros

Que tal ter sua foto e de sua turma publicada na seção “Em Foco”?Mande suas fotos para [email protected] e faça parte da Conecte!