conecte! junho 2012

8
JUN 2012 Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br PARA TODOS “É certamente verdadeiro que não existe no Brasil a história de ódio racial que se caracterizou nos Estados Unidos. Mas, no Brasil, a ausência de ódio racial não impediu a discriminação racial.” Foi com esta assertiva do historiador norte-americano Thomas Skidmore que a Universidade de Brasília (UnB) introduziu a defesa contra a ação impetrada em 2009 pelo Democratas, na qual o partido alegou ser inconstitucional a política de cotas raciais adotada pela instituição. O fato alerta para uma questão: afinal, quão plural é a universidade pública brasileira? Páginas∆4∆e∆5 UNIVERSIDADES

Upload: conecte-faci

Post on 31-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo da faculdade Ideal-Faci

TRANSCRIPT

Page 1: Conecte! junho 2012

JUN

2012

Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br

para todos

“É certamente verdadeiro que não existe no Brasil a história de ódio racial que se caracterizou nos Estados Unidos. Mas, no Brasil, a ausência de ódio racial não impediu a discriminação racial.” Foi com esta assertiva do historiador norte-americano Thomas Skidmore que a Universidade de Brasília (UnB) introduziu a defesa contra a ação impetrada em 2009 pelo Democratas, na qual o partido alegou ser inconstitucional a política de cotas raciais adotada pela instituição. O fato alerta para uma questão: afinal, quão plural é a universidade pública brasileira? ∆∆ Páginas∆4∆e∆5

Universidades

Page 2: Conecte! junho 2012

O Ministério do Trabalho e Emprego define o estágio como um ato educativo escolar supervisionado, de preparação do estudante. O estagiário é aquele aprendiz que põe em prática, na empresa, a teoria adquirida em sala de aula. Mas, nem por isso, ele deve abrir mão da postura profissio-nal, que faz toda a diferença no mercado.

Coordenadora da Central de Estágios da Faculdade Ideal (Faci), Ivanete do Amaral vê o estágio como a oportunidade propícia para o estudante começar a criar uma rede de contatos. “É quando o futuro profissional forma o capital social, uma rede de relações que influencia positivamente na entrada dele no mercado”, explica. A vontade de aprender deve estar combinada com a determinação de crescer profissionalmente.

Foi assim que a jornalista∆Silvia∆ Leão∆ encarou os dois estágios que cumpriu durante a graduação. “A experiência é adquirida com o tempo, mas também com muito trabalho”, destaca. O investimento que ela depositou nos estágios ren-deu a contratação para ser jor-nalista profissional no Serviço de Comunicação Social (SCS)

o primeiro passo rumo ao mercado

produção:

distribuição/comercialização

• Informativo da Faculdade Ideal | @faculdadeideal | FaculdadeIdeal • diretor geral: Profo João Messias dos S. Filho • vice-diretor: Profo Antonio Carlos T. de Moraes • diretor financeiro: Profo Manoel Leite Carneiro • Diretor executivo: Nelson Beckman Nery • diretora acadêmica: Profa Melissa Moraes • diretor de marketing: Manoel Leite Junior • Coordenador de marketing: Helder dos Anjos • assessora de imprensa: Yorranna Oliveira Travessa Tupinambás, 461 • Batista Campos - Belém-PA. CEP 66.033-815 • (91) 3323-6000

Ajude a fazer o Conecte!. Mande sugestões, opiniões e dicas para [email protected]* Os conteúdos das seções “Eu indico” e “Opinião” são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da instituição.

do Museu Goeldi, onde esta-giou por dois anos.

Foi uma mudança tanto de carga horária quanto de respon-sabilidades. “A pessoa tem que estar disposta sempre a apren-der, a ensinar e, assim, ser um bom profissional. As respon-sabilidades de um estagiário não são as mesmas de um empregado, mas a qualidade do serviço oferecido no estágio deve, sim, se equiparar ao de um profissional”, aconselha a jornalista. “A garra de aprender e de crescer profissionalmente é uma competência comporta-mental muito requisitada nas seleções para vagas de está-gios”, acrescenta Ivanete.

•∆ Fique∆preparado∆para∆aprender∆e∆colaborar.∆Um bom está-gio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maio-res serão as chances de se tornar um ótimo funcionário.

•∆ Demonstre∆motivação.∆Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está compro-metido com o seu futuro contexto profissional.

•∆ Crie∆seu∆diferencial∆e∆deixe∆o∆mercado∆saber∆disso.∆Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.

algumas DiCas!

Fonte: www.administradores.com.br

Brun

o Car

ache

sti

2

CO

NE

CTE

!

Page 3: Conecte! junho 2012

eu indico

expressas

movimento Hot spotIdeias e iniciativas inovadoras são o foco do movi-mento HotSpot, um festival de artes integradas, que vai identificar e premiar os melhores projetos em 11 áreas da chamada economia criativa. O objetivo do HotSpot é valorizar iniciativas de talentos dos seto-res da moda, beleza, design, fotografia, ilustração, design gráfico, arquitetura, música, cenografia e filme. A iniciativa é do In-Mod (Instituto Nacional de Moda e Design) em parceria com o Sebrae, serviço de apoio à empresa. Profissionais e empreende-dores podem inscrever seus projetos até 11 de agosto. Para saber mais, acesse: http://movimentohotspot.com

semana do Meio ambiente A Faculdade Ideal realizou a VII Semana do Meio Ambiente, entre os dias 27 de maio e 5 de junho, quando alunos e professores – inclusive professores convidados, de outras instituições de ensino superior – discutiram a agenda socioambiental da Amazônia e do planeta às vésperas da Rio+20. O novo Código Florestal e as territorialidades e conflitos socioambientais na Ama-zônia foram debatidos no evento, que também falou para os participantes sobre a importância de se investir em pesquisa. Um certificado foi entregue aos alunos que participaram da Semana, organizada pelo professor André Silva, coordenador adjunto do curso de Gestão Ambiental e coordenador da pós-graduação em Gestão Ambiental da Faci. Ao todo, 12 atividades complementa-res foram realizadas ao longo da programação.

Estou lendo o quadrinho∆Wilson, personagem legal do Daniel Clowes. Quer dizer, legal para quem lê e não para quem “convive” com Wilson. Ele é um solitário, antissocial, impa-ciente, mas adora seu cão. Eu me identifiquei um pouco com Wilson, que é altamente indicado para fãs de Woody Allen e Larry David.

Marcelo∆Damaso,∆jornalista∆e∆produtor∆musical∆do∆Se∆Rasgum∆|∆@damasound

Web comprasNa era do e-commerce, o Bra-

sil é o terceiro país do mundo que mais consome produtos via web, atrás apenas da Índia e da China. De acordo com a pesquisa Global Online ShopperReport, da Worl-dPay, com cyber consumidores de 15 países, o brasileiro gasta, em média, 27% da sua renda com produtos vendidos nos e-commerces, acima da média global, que é de 23%. Outro dado interessante da pesquisa revela que aproximadamente 30% dos consumidores online afirmam que utilizam o ambiente de tra-balho para fazer essas compras, enquanto 8% adquiriram os pro-dutos durante feriados, e 7% em locais como cafés e restaurantes.

3

CO

NE

CTE

!

Page 4: Conecte! junho 2012

eu indico O∆Livro∆do∆Boni, de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Nele, Boni conta suas experiências na TV, desde a época do sur-gimento da televisão no Brasil até os anos que ele passou na Globo, relembrando pedaços bons e ruins da história da televisão e falando de figuras muito interessantes, como Chico Anysio. Afinal, somos a geração da televisão.

Walda∆Marques,∆fotógrafa

Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional a política de cotas raciais da Universidade de Brasília (UnB). Unânime, o resultado julgou improce-dente a alegação do partido Democratas (DEM) de que a reserva de vagas para negros pela UnB feria preceitos constitucionais, como igual-dade, dignidade da pessoa humana e repúdio ao racismo. O debate, agora, é se as cotas combatem a discriminação pela cor ou só intensificam a segregação nas universidades.

Além de legitimar o sistema de cotas da UnB, a decisão do STF possibilita que o modelo sirva como referência para outras medidas afirmativas do gênero. “Cotas raciais são polí-

sUperior?

Zélia Amador é contra a política de cotas adotada pela UFPAMarilucia Oliveira: cor está subordinada à escola na UFPA

no ensino apartHeiD

Matéria de capa

ticas públicas e ações afirmativas que atuam na linha de construção da igualdade racial no ensino superior”, afirma Zélia Amador, presi-dente da Associação Brasileira de Pesquisado-res Negros (ABPN) e uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa).

Zélia classifica essa política como uma con-quista para os negros e pardos. Significa justiça e dignidade para mais de 51% da população brasileira - a parcela de negros e pardos no país -, mas sem representatividade nos espa-ços de poder. “As cotas colocam pessoas com mais dificuldade de acesso à informação e ao ensino superior público no mesmo nível das outras”, acrescenta. Ela também é professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde o sistema de cotas vigora desde 2008.

Divulg

ação

Acer

vo Pe

ssoa

l

4

CO

NE

CTE

!

Page 5: Conecte! junho 2012

sUperior? DisCriminaçãoNão basta se declarar negro ou pardo para

ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA) como cotista. O vestibulando precisa, primeiramente, ter sido aluno da rede pública. São a cota cor e cota escola. “Metade das vagas dos cursos são para candidatos que, comprovadamente, cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, sendo que 40% dessa metade são reservadas para a cota cor”, explica Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos (CEPS).

Aproximadamente 14 mil alunos ingressa-ram na UFPA via sistema de cotas ao longo dos cinco últimos anos: quatro mil só em 2012. “Alguns consideram a cota escola como cota social, pois alunos de escola pública, em geral, têm menos condições financeiras do que aqueles que frequentaram escolas par-ticulares”, informa Marilucia. Foi assim que o estudante∆Elielton∆Gomes, de 22 anos, entrou no curso de História em 2009, após fazer o

O∆documento∆que∆a∆UnB∆preparou∆para∆sedefender∆da∆ação∆do∆DEM∆sugere∆aexistência∆de∆um∆apartheid∆no∆ensinosuperior∆brasileiro,∆que∆o∆faz∆carente∆dainstituição∆de∆cotas∆raciais.∆Pioneira∆na∆aplicação∆do∆modelo,∆a∆UnB∆já∆diplomoupouco∆mais∆de∆1,2∆mil∆cotistas∆nos∆últimos∆quatro∆anos∆e∆conta,∆hoje,∆com∆aproximadamente∆6,7∆mil∆cotistas:eles∆são∆21,5%∆dos∆31,2∆mil∆estudantesque∆correm∆atrás∆de∆um∆futuro∆na∆Universidade.∆∆

ensino médio no Instituto de Educação Esta-dual do Pará (IEEP). Ele era a favor das cotas raciais quando, há três anos, se declarou negro na inscrição para o vestibular.

Hoje, Elielton é contra. “A cota social abarca a racial. O discurso é que as cotas raciais vão diminuir a diferença entre pretos e brancos, mas acho que podem estimular a discriminação dentro da universidade”, explica, acrescendo que já presenciou dis-criminação contra cotistas na UFPA – embora nunca tenha sido vítima. “Uma situação quase deu processo”, relata.

A subordinação da cota racial às vagas reservadas para estudantes de escolas públi-cas na UFPA não agrada aos ativistas do movimento negro. Para Zélia Amador, cotas raciais funcionam como mecanismos de com-bate ao racismo. Já as cotas sociais atuam no combate à pobreza. “Estou brigando por um sistema de cotas na UFPA que seja justo com uma população que há mais de cinco séculos é discriminada”, argumenta.

eu indico O∆filme∆Waking∆Life,∆de Richard Linklater. Um personagem percorre paisagens do inconsciente, onde discute questões filosóficas, religiosas, humanas. Um filme profundamente ins-tigante, que traz a curiosa aparição de Céline e Jesse, persona-gens de seus outros dois filmes bastante conhecidos, Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Pôr-do-Sol (2004).

Renato∆Torres,∆cantor∆e∆compositor∆|∆@_RenatoTorres∆

Fabia

na Le

ite

Brun

o Car

ache

sti

5

CO

NE

CTE

!

Page 6: Conecte! junho 2012

agende-sefique ligado

Arquitetura, direito, medi-cina, matemática, biologia, ciências sociais, marketing, gas-tronomia. Muitas as opções e poucas as certezas numa época que costuma ser pautada pelas descobertas: a adolescência, quando se tem que optar pela futura profissão. Como fazer essa escolha corretamente?

Muito se ouve sobre salário e mercado de trabalho saturado e pouco se pensa, hoje, no que ainda é o mais importante: a vocação pessoal. “Ela deve prevalecer, pois a iniciativa e a persistência podem levar a uma área do mercado ainda não explorada”, afirma Ana Lígia Finamor, coordenadora acadêmica do MBA em Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas. Ela acredita que o bom investimento em diferenciais competitivos pode compen-sar salários em vigor não tão favoráveis.

E não há motivo para deses-

Quem fala mais alto: vocação ou mercado?

ConCursoConcurso∆para∆a∆Pre-feitura∆de∆Castanhal∆prevê∆o∆preenchimento∆de∆1.635∆vagas∆para∆os∆níveis∆Fundamental,∆Médio∆e∆Superior∆e∆recebe∆inscrições∆até∆11∆de∆junho.∆Salários∆de∆até∆R$∆2.189,94.∆Edital∆em∆fadesp.org.br∆∆

PrêmioCom∆o∆tema∆“Inovação∆Tecnológica∆nos∆Espor-tes”,∆o∆Prêmio∆Jovem∆Cientista,∆do∆CNPq,∆recebe∆inscrições∆de∆gra-duados,∆universitários∆e∆estudantes∆do∆ensino∆médio∆até∆31∆de∆agosto.∆Mais∆informações∆em∆jovemcientista.cnpq.br

ArteO∆mundo∆contempo-râneo∆sob∆a∆ótica∆de∆jovens∆artistas∆no∆Salão∆Sesc∆Universitário∆de∆Arte∆Contemporânea:∆fotografias,∆gravuras,∆pinturas,∆vídeos∆etc.∆Até∆1°∆de∆julho∆no∆Centro∆Cultural∆Sesc∆Boulevard∆(Boulevard∆Castilho∆França,∆522).

PAtrimônioSaberes,∆celebrações,∆formas∆de∆expressão∆e∆lugares∆têm∆vez∆no∆edital∆do∆Iphan∆para∆preservação∆do∆patrimô-nio∆imaterial∆da∆cultura∆brasileira,∆disponível∆em∆portal.iphan.gov.br.∆Ins-crições∆até∆20∆de∆julho.∆

pero quando, ao fim do ensino médio, o estudante tem dúvi-das sobre o caminho que deve seguir. Os testes vocacionais existem para isso. E costumam funcionar bem se somados aos conselhos dos pais e de profis-sionais das mais diversas áreas. “Os testes devem ser realizados quando o jovem está indeciso ou até mesmo para confirmar o caminho que escolheu”, reitera a coordenadora.

Para Ana Lígia, não é ape-nas a maturidade – ou falta dela – o que está em jogo: é também uma questão de autoconheci-mento. Mais uma lacuna que pode ser preenchida pelos tes-tes vocacionais. “Daí a impor-tância do acompanhamento, em termos de aconselhamento, tanto dos pais quanto de recur-sos organizacionais”, finaliza.

Arquitetura,∆Engenharia∆de∆Pro-dução,∆Tecnólogo∆em∆Marketing∆e∆Tecnólogo∆em∆RH∆são∆os∆quatro∆novos∆cursos∆da∆Faculdade∆Ideal,∆cujas∆vagas∆estão∆sendo∆ofertadas,∆pela∆primeira∆vez,∆no∆Processo∆Seletivo∆2012.2.∆No∆total,∆são∆14∆cursos∆oferecidos∆pela∆Faculdade.∆Confira∆a∆lista∆completa∆em∆∆www.faculdadeideal.com.br/

noVos

6

CO

NE

CTE

!

Page 7: Conecte! junho 2012

opinião

A juventude brasileira teve papel de destaque em impor-tantes momentos da política nacional: na luta contra a dita-dura, na campanha das “Diretas Já” e no impeachment do ex--presidente Collor, por exemplo, os jovens do Brasil foram os protagonistas. Aqui em Belém, nos anos 1980, eles que se mobilizaram para garantir a meia passagem estudantil nos transportes públicos.

Comumente, as pessoas fazem comparações entre as diferentes gerações de jovens. É muito recorrente a ideia de que temos, hoje, uma juventude despolitizada e não engajada. É fato: a esmagadora maioria dos jovens atualmente não participa da política tradicional via parti-dos políticos e nem movimen-tos sociais clássicos – como, de fato, a maioria dos cidadãos. Eles deixaram de ser um atra-tivo para os jovens. São agendas muitas vezes antagônicas.

Para esse cenário, contribui decisivamente a cobertura midi-ática da política brasileira, que aborda, à exaustão, os casos existentes de malversação de recursos públicos, corrupção, desvios etc. Contudo, muitos encaminhamentos e decisões no âmbito do legislativo, que têm impacto positivo na vida da juventude, não costumam ser destaque nos noticiários. Por exemplo, quantos jovens sabem que, hoje, o Brasil dis-põe de uma Política Nacional de Juventude?

É preciso considerar que a luta pela liberdade democrática fora bastante atrativa para a juventude há algum tempo. Os temas em voga hoje, mais de duas décadas após o restabe-lecimento da democracia, não têm o mesmo apelo.

O que percebemos é a emergência de novas formas de participação. O advento das redes sociais substituiu as pas-

Edson∆Junior∆é∆sociólogo,assessor∆parlamentar∆e∆mestrando∆em∆CiênciaPolítica

a juventude está conectada

à política?

seatas, as panfletagens e outras formas convencio-nais de participação pela militância virtual ativa. Basta conferir a enorme corrente atualmente em curso pelo veto presiden-cial ao novo Código Flo-restal. A causa ambiental tem ganhado cada vez mais espaço na agenda da juventude brasileira e mundial.

Daí que vemos a dita “apatia política” da juven-tude, que é, na realidade, uma crise dos mecanismos tradicionais de participa-ção, que demoraram muito para perceber as mudan-ças deste mundo conec-tado e as novas demandas da juventude.

eu indico O filme O∆Equilibrista∆(Man∆on∆Wire), de 2008. É um docu-mentário sobre Philippe Petit, equilibrista francês que realizou um sonho ao atravessar as Torres Gêmeas em uma corda, sem nenhum tipo de segurança. É um filme bonito e que passa uma boa mensagem: a de nunca desistir.

Raoni∆Arraes,∆crítico∆da∆Associação∆dos∆Críticos∆de∆Cinema∆do∆Pará∆(ACCPA)∆|∆@Granderao

7

CO

NE

CTE

!

Page 8: Conecte! junho 2012

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anuncio_Conecte.pdf 1 30/05/12 17:30