conecte! junho 2011

8
MERCADO PROMISSOR VOLUNTARIADO É bom para todos, inclusive para você como profissional pág.3 PLANO DE CARREIRA Porque você precisa começar a fazer o seu agora pág. 6 Na primeira década do século XXI, o Brasil voltou a crescer, o que se reflete em um grande número de obras de infraestrutura. E nesse cenário de desenvolvimento, o Brasil precisa – e precisará – de muitos profissionais. Uma das áreas com maior demanda é a enge- nharia, onde o bom estudante já sai da faculdade empregado. É o caso do engenheiro civil Rodrigo Rodrigues, de 25 anos. Formado em janeiro de 2010 pela Faci, Rodrigo foi efetivado na multinacional brasileira Supermix Concreto, na qual começou a estagiar durante o quarto ano do curso. Em menos de dois anos, o engenheiro já é gerente técnico regional da em- presa e também está concluin- do o curso de mestrado. JUN 2011 Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br Continua∆na∆página∆2.

Upload: conecte-faci

Post on 29-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista da Faculdade Ideal

TRANSCRIPT

Page 1: Conecte! Junho 2011

MERCADO PROMISSOR

VOLUNTARIADOÉ bom para todos, inclusive para vocêcomo profissionalpág.3

PLANO DE CARREIRAPorque você precisacomeçar a fazero seu agorapág. 6

Na primeira década do século XXI, o Brasil voltou a crescer, o que se reflete em um grande número de obras de infraestrutura. E nesse cenário de desenvolvimento, o Brasil precisa – e precisará – de muitos profissionais. Uma das áreas com maior demanda é a enge-nharia, onde o bom estudante já sai da faculdade empregado. É o caso do engenheiro civil Rodrigo Rodrigues, de 25 anos. Formado em janeiro de 2010 pela Faci, Rodrigo foi efetivado na multinacional brasileira Supermix Concreto, na qual começou a estagiar durante o quarto ano do curso. Em menos de dois anos, o engenheiro já é gerente técnico regional da em-presa e também está concluin-do o curso de mestrado.

JUN2011

Informativo da Faculdade Ideal • www.faculdadeideal.com.br

∆∆ Continua∆na∆página∆2.

Page 2: Conecte! Junho 2011

Para o engenheiro e antigo aluno da Faci, Rodrigo Rodrigues, o cenário do mercado é bastante positivo para os profissionais de engenharia. “Da minha turma, por exemplo, está quase todo mundo empregado. E quem não está empregado, está fazendo pós-graduação. Hoje, quem decide seguir a carreira de enge-nheiro deve estar focado e consciente de que vai ter muito tra-balho pela frente”, avalia o engenheiro.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da Faci, Hito Braga, diz que os profissionais formados hoje devem ter uma visão abrangente, mas também dar destaque ao cenário e necessidades regionais. “Na Amazônia, que passa hoje por uma série de obras estruturantes, há demanda para todas as enge-nharias, e a engenharia civil é carro-chefe de todas as outras”, afirma o professor.

Apesar do mercado aquecido, não há garantia de emprego. Para ocupar seu lugar, os novos e futuros engenheiros não podem descuidar da formação acadêmica. Rodrigo ressalta que boas notas, trabalhos de pesquisa e artigos apresentados em congressos e eventos são diferenciais. Além disso, estar sempre antenado às novidades e novos conhecimentos é uma neces-sidade, tanto para novos quanto para profissionais que já têm muitos anos de carreira.

• Informativo da Faculdade Ideal | @faculdadeideal• Diretor geral: Profo João Messias dos S. Filho • Vice-diretor: Profo Antonio Carlos T. de Moraes • Diretor financeiro: Profo Manoel Leite Carneiro • Diretora acadêmica: Profa Melissa Moraes• Diretor de marketing: Manoel Leite Junior • Assessora de Imprensa: Ângela Bazzoni • Imagens: Bruno Carachesti, Pedro Rodrigues, Tarso Sarraf e Tiago Chaves Rua dos Mundurucus, 1427 • Batista Campos - Belém-PA. CEP 56.025-660 • (91) 3323-6000

Produção:

Ajude a fazer o Conecte!. Mande sugestões, opiniões e dicas para [email protected]* O conteúdo das seções “Eu indico” e “Opinião” são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da instituição.

Continuação da capa

A dica é investir em conhecimentoO∆Brasil∆ainda∆forma∆poucos∆engenheiros.∆Dos∆profissionais∆graduados∆no∆país,∆apenas∆4,6%∆são∆da∆área∆de∆engenha-ria,∆indústria∆e∆construção.∆Na∆Coreia∆do∆Sul,∆por∆exemplo,∆esse∆índice∆é∆de∆23,2%,∆no∆Japão∆é∆19%∆e∆no∆Chile∆é∆13,7%.∆São∆35∆mil∆engenheiros∆diplo-mados∆anualmente∆no∆Brasil,∆mas∆a∆demanda∆do∆país∆é∆de∆80∆mil∆profissionais,∆segundo∆dados∆da∆Secretaria∆de∆Ensino∆Superior∆do∆MEC.

80 mil

Distribuição/comercialização

2

CO

NE

CTE

!

Page 3: Conecte! Junho 2011

eu indico

Voluntariado significa dedi-car tempo, trabalho e talento, espontaneamente e sem remu-neração, a causas de interesse coletivo. E isso pode ser bom para a vida profissional, já que o trabalho voluntário requer dedicação, compromisso, res-ponsabilidade e promove o relacionamento interpessoal, características que ajudam na formação profissional.

No mundo corporativo, muitas empresas incentivam uma postura socialmente res-ponsável entre seus empre-gados, por isso buscam pro-fissionais alinhados aos seus valores. Vale e Alcoa, duas gigantes com atuação interna-cional, são exemplos. “Foca-mos em ações de voluntariado porque acreditamos que isso contribui para a maior inte-gração entre a empresa, seus funcionários e a comunidade, e também porque as relações se fortalecem, os funcionários passam a olhar com mais cari-nho para o local e isso tem impactos positivos para ele como profissional”, explica a analista de Relações Comunitá-rias da Alcoa, Anne Dias.

O site do ISA, Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br), tem muitas informações referentes ao trabalho realizado pela institui-ção com os povos indígenas, comunidades quilombolas e comunida-des tradicionais. Eles têm uma preocupação específica com os menos favorecidos e são profissionais bem qualificados.

Syglea∆Lopes,∆coordenadora∆do∆curso∆de∆Direito∆da∆[email protected]

Já pensou em ser VOLUNTáRIO?

Como futura administra-dora, a estudante da Faci, Ana Cláudia Santos, sabe que sua experiência como voluntária será muito válida na vida pro-fissional. Foi mobilizado por ela que um grupo de estudantes conseguiu implantar a primeira biblioteca na comunidade Vila Suspiro, no município de Igarapé-Miri, cidade natal de Ana Cláudia. “Quem ajuda as pessoas não faz isso pra apa-recer, mas porque acredita nas pessoas. E acreditar nelas é a maior prova de que você pode ser um bom profissional.”

ESPíRITO CíVICO∆De∆acordo∆com∆a∆Organização∆das∆Nações∆Unidas∆(ONU),∆voluntário∆é∆o∆jovem∆ou∆o∆adulto∆que,∆devido∆ao∆seu∆interesse∆pessoal∆e∆ao∆seu∆espírito∆cívico,∆dedica∆parte∆do∆seu∆tempo,∆sem∆remuneração∆alguma,∆a∆diversas∆formas∆de∆atividades,∆organizadas∆ou∆não,∆de∆bem-estar∆social∆ou∆outros∆campos.

3

CO

NE

CTE

!

Page 4: Conecte! Junho 2011

eu indico

Integração, conhecimento e diversão. Essa foi a proposta do I Show de Talentos da Faci, realizado em maio para os estudantes do curso de Administração. Criado como uma atividade acadêmica para colocar em prática o conheci-mento adquirido em sala de aula, o Show de Talentos contou com a participação dos estu-dantes respondendo perguntas sobre as dis-ciplinas do curso, apresentando seus talentos artísticos e também ajudando na organização da atividade.

“Isso ajuda os alunos a desenvolver capa-cidades como o planejamento, o desenvol-vimento de pessoas, o trabalho em equipe, ajuda a mostrar a cara deles para o mercado, enfrentar desafios”, afirma o professor Oswaldo Junior, coordenador do Show de Talentos.

Para Suzi Lacerda, o evento é muito signi-ficativo porque “os alunos das várias turmas se integram melhor, já que durante as aulas é mais difícil de fazer isso, e também temos um tempo maior de exercitar o que se aprende no curso”.

A série de documentários O Segredo das Coisas, do Discovery Channel, mostra como são feitos os objetos do nosso dia a dia, ressaltando como o nosso vício em fazer compras contribui para a destruição do meio ambiente. O programa mostra bem a relação entre o consumo e a preservação dos recursos naturais. Os documentários podem ser encontrados na internet.

Magno∆Macedo,∆professor∆do∆curso∆de∆Gestão∆Ambiental

Show de competência

O mês de junho começou com novidades no mundo da tecnologia. Depois da chegada do iPad 2 ao Brasil, foi a vez da Microsoft lançar sua nova versão do Windows, que foi demonstrada em um tablet no palco da conferência D9, da publicação norte-americana Wall Street Journal, em Nova York, Estados Unidos. A nova versão rodará em vários tipos de equipamentos eletrô-nicos e ainda não há previsão concreta de lançamento.

De acordo com o portal Techtudo (www.techtudo.com.br), entre as novidades do Windows 8 estão a nova tela inicial e área de trabalho do sistema que, alinhadas às ten-dências atuais, não são mais desperdiçadas com pequenos ícones e áreas sem utilização: tudo foi refeito para uma experiência com o touchscreen, mas também para funcionar de modo suave e em tela cheia. Há ainda a integração com redes sociais, como Facebook e Twitter. Vale a pena esperar!

Novidade no mundo da tecnologia

4

CO

NE

CTE

!

Page 5: Conecte! Junho 2011

expressas

eu indico

Conecte! é só sucessoUm grande coquetel marcou o lançamento da Conecte!, a nova revista da Faci. Gestores do Grupo Ideal, professores e alunos ficaram muito entusiasmados com o resultado do trabalho. Além de circular dentro da faculdade, a Conecte! também será distribuída em diversos pontos de Belém. E que tal ajudar a fazer a revista? Mande sua sugestão de matéria, fotos e dicas para [email protected]. Venha você também fazer parte desse sucesso!

A minha dica de literatura é Os Miseráveis, de Victor Hugo. A história é interessante, as pessoas podem ver a importância de respeitar uns aos outros, ver o quanto as pessoas são diferentes, porque há mui-tas diferenças e as pessoas podem aprender a lidar melhor com isso.

Janusa∆Mérlem,∆estudante∆de∆Engenharia∆Civil∆da∆Faci

Aprovados! Vários estudantes dos últimos períodos do cur-so de Direito da Faci já se mostram preparados para enfrentar os desa-fios da vida profissional. Isso porque, mesmo antes de concluírem o curso, eles conseguiram a aprovação no exame da Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB), que lhes garantirá o direito de exercer a profissão de advogados depois da conclusão do bacharela-do em Direito. Parabéns, galera!

Conhecimento e integração Estudantes de todas as turmas do curso de Engenharia Civil da Faci realizaram uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Tucuruí, a maior hidrelétrica totalmente brasileira e um dos marcos das grandes obras na Amazônia. A visita serviu para integrar calouros e veteranos, assim como a nova gestão do Centro Acadêmico do curso. Na foto, o grupo que participou da visita.

5

CO

NE

CTE

!

Page 6: Conecte! Junho 2011

agende-sefique ligado

eu indico

Especialistas em gestão concordam em um ponto: planejar é essencial para alcançar uma meta de maneira eficiente. E isso pode ser aplicado a qualquer campo da sua vida, inclusive o pro-fissional, onde você pode adotar um plano de carreira.

Essa ferramenta nada mais é do que ter metas profissionais bem definidas e estabelecer ações e competências necessárias para alcançá-las, mas de forma flexível o suficiente para se adap-tar às mudanças ou mesmo redirecionar metas. Começar a fazer isso desde a faculdade pode ser um diferencial na hora de buscar o sucesso.

“Hoje em dia, as empresas estão olhando muito de que forma o estudante, ainda durante o estágio, encara seus desafios profissionais, qual a determinação dele em se desenvolver e que objetivos ele quer alcançar”, afirma a professora Ivanete Amaral, coordenadora da Central de Estágios da Faci.

Para relaxar, eu recomendo o complexo Feliz Lusitânia, no Centro Histórico de Belém. É um ambiente muito bonito para um passeio, principalmente no fim de tarde, para comer alguma coisa e também pra conversar com uma boa companhia.

Raphael∆Brito,∆analista∆da∆Central∆de∆Estágios∆da∆Faci

MARkEtIng nIgHtPara∆discutir∆as∆tendências∆do∆mercado∆de∆marketing∆e∆compartilhar∆cases∆de∆sucesso,∆a∆Escola∆de∆Propa-ganda∆programou∆uma∆série∆de∆palestras∆mensais∆com∆grandes∆nomes∆do∆mercado∆de∆marketing∆brasileiro.∆No∆dia∆5∆de∆julho,∆os∆pales-trantes∆serão∆Rodrigo∆Bol,∆da∆Leo∆Burnett,∆e∆Cristiano∆Castro,∆especialista∆em∆inovação.∆A∆programação∆completa∆e∆mais∆informa-ções∆você∆encontra∆no∆site∆www.escoladepropaganda.com.br.

LOgíStICA EMpRESARIALO∆Sebrae-PA∆oferece∆vários∆cursos,∆durante∆todos∆os∆meses,∆voltados∆para∆microempresários∆e∆público∆empreendedor∆no∆geral.∆Um∆dos∆cursos∆oferecidos∆neste∆mês∆de∆junho∆é∆o∆de∆Logística∆Empresarial,∆que∆começa∆no∆dia∆27.∆Mais∆informações,∆valor∆e∆processo∆de∆inscrição,∆você∆pode∆conferir∆pelos∆telefones∆(91)∆3181-9001/9002/9003.∆Também∆no∆site∆do∆Sebrae:∆www.sebrae.com.br/uf/para/programas/treinamento--empresarial.

Planeje sua carreira

•∆ Tenha∆um∆objetivo∆profissional.∆Descubra∆em∆qual∆área∆você∆gostaria∆de∆trabalhar∆e∆por∆quê.

•∆ Conheça∆as∆competências∆que∆possui∆e∆quais∆precisa∆desen-volver.∆Orientação∆de∆professores,∆leitura∆e∆pesquisa∆ajudam.

•∆ Tenha∆flexibilidade.∆É∆preciso∆ter∆jogo∆de∆cintura∆para∆lidar∆com∆os∆diversos∆empecilhos∆que∆surgirão.

•∆ Seja∆persistente.∆Nem∆sempre∆tudo∆saíra∆como∆você∆planejou,∆mas∆você∆deve∆aprender∆a∆lidar∆com∆as∆adversidades.

•∆ Fique∆atualizado:∆frequente∆palestras,∆leia∆jornais∆e∆revistas.•∆ Aprenda∆a∆lidar∆com∆suas∆dificuldades∆de∆relacionamento.

dICAS pARA ELABORAR uM pLAnO dE CARREIRA

6

CO

NE

CTE

!

Page 7: Conecte! Junho 2011

opinião

Um futuro profissional pro-missor é um projeto de vida! Na adolescência, a escolha pro-fissional sofre influência direta de pais e familiares, entretanto, quando a profissão é escolhida, ela pode interferir durante toda a vida. Dessa forma, quando um jovem escolhe uma profissão, deve conhecer seu perfil, seus talentos e habilidades.

Seguir carreira e atuar na área que tanto deseja é real-mente algo difícil, então outra questão igualmente importante é a escolha da faculdade e, para que não haja perda de tempo, dinheiro e expectativas frustra-das é importante que se avalie bem essa escolha, levando em consideração diferentes fatores e critérios.

As instituições de ensino particular vêm crescendo cada vez mais no Brasil e é prudente tomar cuidado com a escolha. Uma boa maneira de se prevenir quanto a decisões indesejadas é pesquisando o máximo sobre a

instituição escolhida, isto é, veri-ficando se a faculdade é reco-nhecida e/ou tem cursos auto-rizados pelo MEC, os conceitos obtidos no reconhecimento dos cursos, no ENADE, sua aceita-ção no mercado de trabalho, qualidade do corpo docente, estrutura física, localização, convênios e parcerias firmadas, atuação da central de estágios e valores de mensalidades. Procu-rar também visitar a sua possí-vel e futura faculdade, conhecer o coordenador, o projeto peda-gógico do curso, são excelentes formas de tomar decisões mais acertadas, pois não se esqueça de que todos esses fatores tam-bém influenciam no processo de aprendizagem do aluno e podem ser garantia de um futuro profis-sional promissor. Finalizando, recomendamos que, para obter maiores informações sobre sua futura faculdade, é interessante uma consulta ao site do MEC (www.educacaosuperior.inep.gov.br/) e boa sorte!

∆∆∆Lúcia∆FlorenzanoVice-Diretora∆Acadêmica∆daFaci,∆técnica∆em∆Educaçãoda∆Seduc,∆pedagoga,∆comformação∆em∆dinâmica∆degrupos∆(SBDG),∆especialistaem∆recursos∆humanos∆(FGV)e∆mestre∆em∆gestãoempresarial∆(FGV).∆

Escolher uma boa faculdade

É FUNDAMENTAL

“Procurartambém∆visitara∆sua∆possível∆efutura∆faculdade,conhecer∆ocoordenador,∆oprojeto∆pedagógicodo∆curso,∆sãoexcelentes∆formas∆de∆tomar∆decisõesmais∆acertadas.”

7

CO

NE

CTE

!

Page 8: Conecte! Junho 2011

em foco

Jéssika Mourão, Tácyla Moraes, Yasmin Viana, Thayse Cordeiro e Caroline Ferreira

Lucio Duarte, Alan Pinheiro, José Odinaldo e Daniel CarvalhoPaula Caroline e Doralice Burgardt

Mariana Passarinho e Kamilla Ourique

Virgiania Franco e Ronildo Viana

Marcelo Takashima, Ranon Araujo e Diego Farias

Igor Estefane, Fernando Costa e Fernando Pinheiro

Marcos Batista, Henrique Villas Boas e José Silva Junior Ana Soares, Mayara Barreto,Mayara Cruz, Valdenice Marques,Carlos Sousa e Leonardo Oliveira