comparação - anarede e power world

3
Comparação dos Programas Anarede e Power World aplicados a casos de Fluxo de Carga R. N. D. C. Filho Aluno de Graduação de Engenharia de Eletricidade UFMA Resumo Este manuscrito apresenta uma comparação dos programas Anarede, programa desenvolvido pelo Cepel, e o Power World, programa originalmente desenvolvido pelo professor Thomas Overbeye. É usado para simulação um circuito de 9 barras. 1. Introdução A análise do fluxo de carga em uma rede de energia elétrica consiste em determinar os fluxos de potências ativa e reativa (grandeza e sentido da direção), as tensões nas barras (módulo e ângulo) e outras grandezas de interesse. Esses estudos são usados no planejamento do sistema e planos futuros para o sistema de potência. Supõe-se que o sistema esteja operando num regime equilibrado. Para esse tipo de estudo a modelagem da rede é estática, ou seja, ela é representada por um sistema de equações e inequações algébricas onde as variações com o tempo são muito lentas e, portanto, não são levados em consideração. Se nossa modelagem fosse dinâmica de modo a considerar os efeitos transitórios e, por conseguinte, a influência do tempo, dever-se-ia também de levar em conta as equações diferenciais. Esse tipo de representação ou modelagem é usado quando estamos interessados nos fenômenos transitórios – como exemplo o estudo de estabilidade do sistema. Os programas usados neste artigo são os programas Anarede que é um software desenvolvido pelo Cepel, versão 09.06.02 e o Power World que é um software distribuído pelo Power World Corporation. 2. Caso teste O circuito usado nestas simulações foi uma rede de 9 barras cujos dados foram tirados do livro “Power System Control and Stability” dos autores Anderson e Fouad. Fig. 1 Circuito Teste 3. Programa Power World

Upload: camilo-albuquerque

Post on 22-Nov-2015

99 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

Um modelo de artigo no Word

Comparao dos Programas Anarede e Power World aplicados a casos de Fluxo de CargaR. N. D. C. FilhoAluno de Graduao de Engenharia de Eletricidade

UFMA

Resumo

Este manuscrito apresenta uma comparao dos programas Anarede, programa desenvolvido pelo Cepel, e o Power World, programa originalmente desenvolvido pelo professor Thomas Overbeye. usado para simulao um circuito de 9 barras.

1. Introduo

A anlise do fluxo de carga em uma rede de energia eltrica consiste em determinar os fluxos de potncias ativa e reativa (grandeza e sentido da direo), as tenses nas barras (mdulo e ngulo) e outras grandezas de interesse. Esses estudos so usados no planejamento do sistema e planos futuros para o sistema de potncia. Supe-se que o sistema esteja operando num regime equilibrado.

Para esse tipo de estudo a modelagem da rede esttica, ou seja, ela representada por um sistema de equaes e inequaes algbricas onde as variaes com o tempo so muito lentas e, portanto, no so levados em considerao. Se nossa modelagem fosse dinmica de modo a considerar os efeitos transitrios e, por conseguinte, a influncia do tempo, dever-se-ia tambm de levar em conta as equaes diferenciais. Esse tipo de representao ou modelagem usado quando estamos interessados nos fenmenos transitrios como exemplo o estudo de estabilidade do sistema.

Os programas usados neste artigo so os programas Anarede que um software desenvolvido pelo Cepel, verso 09.06.02 e o Power World que um software distribudo pelo Power World Corporation.2. Caso testeO circuito usado nestas simulaes foi uma rede de 9 barras cujos dados foram tirados do livro Power System Control and Stability dos autores Anderson e Fouad.

Fig. 1 Circuito Teste3. Programa Power World

Desde o incio da comercializao do Power World, em 1996, o software vem sofrendo um significante desenvolvimento. A verso usada neste artigo foi a 15. O simulador tem a capacidade de resolver um sistema em torno de 100.000 barras. Umas das ferramentas disponveis no simulador fluxo de potncia timo. Na anlise do fluxo de potncia o software fornece todas as ferramentas que voc precisa para analisar o fluxo tal como o impacto gerado pela adio de uma nova estao de gerao. Este inclui anlise de contingncia, disponibilidade do estudo da capacidade de transferncia, estudo das curvas PV e QV, anlise de faltas e intercmbio entre reas.4. Programa Anarede

O Cepel desenvolve importantes ferramentas computacionais que do suporte s atividades empregadas para estudos em sistemas de potncia. Estes programas tm sido empregados na simulao de sistemas eltricos desde a dcada de 1980. Dentre esses programas, tem-se o aplicativo de Anlise de redes- Anarede que o programa oficial utilizado pelo setor eltrico brasileiro.

O Anarede, em sua verso grfica, promove a simulao de fluxo de carga em regime permanente, possibilitando a realizao dos estudos sobre o comportamento deste sistema.

O Anarede consiste em um conjunto de aplicativos desenvolvidos para auxiliar no estudo de planejamento e operao de sistemas de potncia. Exemplos das ferramentas usadas so: programa de fluxo de potncia, programa de equivalentes de redes, programa de anlise de contingncia, programa de anlise de sensibilidade de tenso, programa de anlise de sensibilidade de fluxo, programa de redespacho de potncia ativa, programa de fluxo de potncia continuado e programa de anlise de corredores de recomposio.O programa tem suporte para 10000 barras e verso utilizada foi a 09.06.02.

5. Anlise dos resultados

Ambos os programas possuem interface grfica. No Anarede a forma mais fcil de simular a partir do seu Editor (EditCepel).

Fig. 2 Circuito no Power World

Fig. 3 circuito no Anarede

Fig. 4 resultados no Anarede

Fig. 6 resultado no Power World

6. Concluso

Este artigo foi s pra dar uma comparao entre estes dois programas, nos resultado observamos que s na barra 2 que ocorreu um erro de 0,01 no ngulos. Podemos observar tambm que o Power World exibe os resultados das tenses tanto em pu como em kV.

Na forma de simulao o Anarede menos trabalhoso que o Power World, pois o Anarede possui o seu Editor (EditCepel).7. Referncias1. Cepel. Programa de Anlise de Redes (2010). Manual do Usurio, Verso 09.06.02.

2. Monticelli, A. Fluxo de carga em redes de energia eltrica. Cepel, 1983.

3. Glover, J. D; Sarma, M. S.; Overbye, T. J. Power System Analysis and Design. 4 edio. 2008.4. Power World Corporation. Manual do usurio, Verso 13.5. Anderson, P. M.; Fouad, A. A. Power System Control and Stability. 2 edio. 2003.