como tornar possível aquela viagem dos seus sonhos ... · o hotel não tenha essa abertura,...

23
Cantinho de Ná por Cynara Vianna Como tornar possível aquela viagem dos seus sonhos. c a n t i n h o d e n a . co m . b r

Upload: truongtruc

Post on 27-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Cantinho de Nápor Cynara Vianna

Como tornar possível aquela viagem dos seus sonhos.

cantinho

dena.com.br

Como escolher os destinos, comprar passagens, reservar hospedagens, alugar carro, contratar seguro viagem, elaborar o roteiro, localizar os pontos turísticos e muito mais...

Este guia tem como finalidade dar dicas de como planejar uma viagem por conta própria. Nada contra as agências de turismo, mas meu perfil de viajante não combina com os serviços oferecidos por elas, já comprei e compro pacotes de passagem + hotel, mas aqueles passeios em grupo, com guias, ônibus e vans não fazem meu estilo.

Minha intenção foi unir num único lugar informações sobre um tema que sempre causa muitas dúvidas entre os viajantes: conseguir montar uma viagem sozinho. Mostrar a quem tem receio de preparar uma viagem sozinho ver que não é tão difícil e complicado como pode parecer e que o custo pode ser bem menor do que se imagina.

E como tenho uma certa experiência, resolvi presentear os leitores com esse guia. Espero que seja útil e na volta de suas viagens, vão lá no blog contar pra gente. Tem uma categoria chamada Leitor Viajante especialmente para vocês contarem suas histórias de viagens.

Esse guia é totalmente gratuito e não tem nenhum tipo de patrocínio. As empresas citadas aqui são as que eu uso para programar nossas viagens e algumas são parceiras no blog justamente porque sou usuária e confio. Todas as fotos são de minha autoria, assim como o texto, é proibido o uso sem prévio aviso.

Espero que esse guia ajude a

realizar sonhos...

COMO ESCOLHER O DESTINO

Cada viagem tem sua história, cada uma começa de um jeito e vários fatores contribuem pra que tenham características próprias e alguns deles conduzem à escolha do destino.

Muitas vezes me perguntam como escolho os lugares com tantas opções pelo mundo. Todo um contexto envolve o planejamento antes de viajar.

Vamos aos pontos que eu sempre considero e que até agora tem dado certo.

Disponibilidade de diasO tempo disponível é fator muito relevante antes de escolher um destino, porque dependendo da distância e da facilidade e/ou dificuldade de chegar a ele, pode comprometer o sucesso das férias;

ClimaJá pensou se você é uma pessoa que não suporta o frio e só conseguiu férias em dezembro, por exemplo, não pode escolher New York ok? O prazer de sentir-se bem tem que ser levado em consideração, quem volta satisfeito de uma viagem onde não se sentiu confortável com o clima?

Sempre digo ‘depende da

época que estou planejando a

viagem’

Temporada de turismoEsse fator está diretamente ligado a valores, se é na chamada baixa temporada, os preços são mais baixos e se for na alta, são mais altos. Isso influencia não só os preços das passagens e dos hotéis mas a quantidade de turistas mundo afora. Mas se você só tem disponibilidade pra viajar durante a alta, encare, e fazendo um planejamento tudo dará certo. Considere que no Brasil, as primeiras quinzenas de dezembro e de janeiro também são consideradas altas;

DinheiroPrimeira coisa que vem à cabeça quando se fala em viajar certo? Acreditem que nossa primeira ida à Europa começou planejando uma viagem para Argentina e Chile, mas quando fomos para a ponta do lápis, vimos que poderíamos gastar um pouco mais e irmos para a Europa que era um sonho antigo. E assim fizemos. Tudo depende do planejamento, da época do ano, é estudar os itens já mencionados que esse ponto pode não ser determinante. O grande segredo é planejamento e organização;

PromoçõesQuando surge alguma promoção que vemos que vale a pena, definimos nosso próximo destino, simples assim. Se estamos planejando viajar em determinada época do ano, fico monitorando as ofertas, busco inicialmente os destinos que temos em mente, mas já aconteceu de escolhermos o lugar a partir de uma excelente promoção;

Baixa temporada vai de 15 de março a 31 de maio e de 16 de agosto a 30 de novembro, as demais datas são consideradas alta temporada.

ObjetivoNem toda viagem que fazemos temos como objetivo conhecer lugares novos, já viajamos apenas para descansar, outras vezes para curtirmos os filhos, outras apenas Ricardo e eu num clima romântico, outras para curtir o turismo mesmo (museus, shows, restaurantes).

Definir isso é ponto chave para fazer a estimativa dos gastos. Se a ideia é visitar várias cidades, ir a museus, shows, conhecer bons restaurantes, claro que o custo será maior, vão precisar de transporte de uma cidade a outra, seja alugar um carro ou comprar passagens, entradas dos museus, dos shows, conta nos restaurantes.

Ter em mente qual a razão maior da viagem já é um passo dado rumo ao planejamento, isso não trará surpresas no decorrer do roteiro nem na fatura do cartão de crédito na volta.

COMPRANDO AS PASSAGENS

Uma grande dúvida que surge quando se define um destino para uma viagem é: Com quanto tempo devemos comprar as passagens?

Quando definimos para onde vamos, começamos a pesquisar os preços das passagens, se ainda faltarem muitos meses, ficamos esperando surgirem as promoções.

À medida que o tempo vai passando e as promoções não chegam, o máximo que esperamos é até 5 meses de antecedência, assim compramos no cartão e dividimos em 5 vezes no máximo para quando viajarmos, essa parte da viagem já ficar liquidada. Salvo algumas promoções que aparecem sem que tenhamos destino em vista e embarcamos de acordo com a oferta.

As companhias aéreas sempre estão lançando promoções, o segredo é ficar atento ao que aparece e quando menos esperar aquele destino que você tem muita vontade de conhecer se torna possível porque as passagens estão sendo vendidas com 30, 40% de desconto.

Para não perder as promoções, se cadastre

nos sites das companhias aéreas, elas ficam

mandando newsletters com as novidades e claro,

com as promoções, sempre tem coisa boa.

Feirões de final de semana sempre trazem boas ofertas, mas preste atenção aquelas letras miúdas lá embaixo, nelas estão explicadas as regras de cancelamento, alterações e outros detalhes sobre as tarifas;

Fique atento aos aniversários das grandes cidades, as companhias aéreas sempre lançam promoções incentivando a visita a aniversariante. Nós já fomos pra Buenos Aires no mês de junho pagando R$ 400,00 ida e volta por pessoa, saindo de Recife;

Usando milhas é uma excelente opção. Procure o banco com o qual você trabalha e se informe com quais programas ele tem parceria. No nosso caso, podemos escolher entre o Smiles da Gol ou Multiplus da TAM, mas pra isso é preciso participar desses 2 programas para conseguir trocar os pontos de relacionamento por milhas.

Os pontos são cadastrados a cada fatura de seu cartão de crédito e quando usado na opção de débito automático. Dependendo do seu perfil de correntista, paga anuidade ou não, isso varia de um banco pra outro. Além dos cartões de crédito que as cias oferecem, os reais gastos neles são diretamente convertidos em milhas.

Pesquise em todas as companhias que fazem o trajeto que deseja, o preço é sempre o primeiro fator decisivo, mas considere também o tempo de conexão (caso haja), a localização do aeroporto (tem cidades que têm mais de 1 aeroporto), a hora de chegada no destino principalmente se for sua primeira vez na cidade.

Ainda não tem cadastro nos programas de milhagens das cias aéreas? Faça logo isso, é uma forma de viajar pagando apenas as taxas de embarque.

RESERVAR HOTEL

Esse é um assunto bem delicado, porque hotel é muito pessoal, o que pra mim foi satisfatório pode não ser pra você, mas mesmo assim sempre me pedem dicas, eu dou, mas confesso que fico curiosa quando a pessoa decide ficar onde indiquei, será que vai gostar?

Sempre faço pesquisas pela internet nos vários sites de busca. Quando um deles mostra uma oferta, eu entro no site do próprio hotel e faço a comparação, muitas vezes são as chamadas ‘jogadas de marketing’ e essa dita oferta não é verídica. O preço diretamente com o hotel pode estar igual ou até menor.

Detalhes a serem considerados antes de definir o hotel:

Depois de selecionar pelo menos 3 hotéis, considerando preço, localização, condição de pagamento, leia alguns comentários dos viajantes;

Vá em outros sites e compare os comentários e veja qual o quesito que mais tem reclamações e avalie o que menos lhe incomoda;

A localização pode interferir mais do que o preço, ficar num hotel onde o transporte público é difícil, ou se estiver de carro não tenha estacionamento, ou fique muito longe de tudo que pretende ver não vale a pena;

Muitas vezes em ofertas, pede-se pagamento

integral no ato da reserva, isso às vezes gera surpresas para quem não prestou

atenção nas informações, elas sempre estão lá.

Veja com detalhes a política de cancelamento do hotel, cada um tem a sua e isso não é de responsabilidade dos sites onde fazemos a reserva, é diretamente com o estabelecimento;

Confirme se o valor total será debitado direto no seu cartão, ou apenas 1 diária ou ainda se o pagamento será feito no checkout.

Verifique os horários de checkin e checkout e compare com seus horários de chegada e saída da cidade;

Early checkin (checkin mais cedo) em alguns estabelecimentos cobram uma taxa por isso e muitas vezes podem não ter quarto disponível mesmo. Entre em contato antes de viajar para combinarem caso seja necessário. Caso o hotel não tenha essa abertura, pergunte se tem espaço para guardar suas malas, você deixa no hotel, sai pra passear e na volta faz o checkin normalmente. É cansativo porque quando chegamos de viagem geralmente queremos decansar um pouco, mas é uma opção para ficar sem as malas. Já fizemos isso em Lisboa;

Caso opte por alugar um apartamento, lembre-se de que não há serviços de camareira/ limpeza, não há recepção 24 horas, em alguns casos é preciso pegar as chaves em outros endereços, não tem café-da-manhã prontinho, o viajante tem que sair para comer fora ou fazer, esses são fatores que muitas vezes tornam a experiência traumática porque apenas o valor menor quando comparado com hotéis foi levado em consideração.

Temos um banner de pesquisa no blog, reservando por ele eu recebo uma comissão do Booking, o preço é o mesmo se reservado direto no site. Só aceitei a parceria porque confio na empresa.

Sites que sempre uso para pesquisas:

http://hoteis.comhttp://www.lastminutetravel.comhttp://www.priceline.comhttps://www.booking.com/index.pt-br.html?aid=366911

Hoteis.com é bem conheceido e trabalha no mesmo estilo do Booking, o que eles têm de diferente é que o Hoteis.com dá a opção de parcelamento em reais no ato da reserva e você vai marcando pontos no programa de fidelidade deles e depois de uma certa quantidade de diárias você ganha uma gratuidade de diária na próxima reserva. Nunca fechei com eles mas sempre pesquiso pra fazer comparativo de preços.

Booking é o que mais uso. A maioria de nossas viagens reservo com eles e nunca tivemos problemas de nenhuma natureza. O que me chama atenção no serviço deles é o pós-venda.

Recebemos um email de um estabelecimento onde iríamos nos hospedar em San Francisco avisando que não ficaríamos onde havíamos reservado, que iriam nos relocar. Chegando lá foi tudo tranquilo, sem nenhum aborrecimento. Quando voltamos de viagem vi que o Booking havia me enviado um email pedindo desculpas pelo ocorrido e perguntando se o upgrade havia nos gerado algum custo adicional, e se tivesse havido isso, que eu enviasse o recibo que eles iriam entrar em contato com o estabelecimento. Isso mostra que eles não apenas são um site agregador de ofertas, eles monitoram os serviços prestados, e isso é muito valioso para o cliente.

Last Minute Travel é um site que traz boas ofertas, não tem uma enorme variedade mas os preços deles geralmente são muito bons. Paga-se em cartão de crédito internacional. Eles têm um sistema de club, é preciso se cadastrar e pagar uma anuidade de U$ 9,90 para ter acesso às ofertas especiais que são mostradas no site normal sem o nome do hotel, fala da descrição, dos serviços, da localização mas não diz qual o hotel, isso só será visto depois de reservado. Por isso é interessante participar do club.

Priceline é um site que trabalha com 3 tipos de ofertas:

1 – Pesquisa direta como em qualquer outro site, coloca-se a cidade, datas mas só trabalham com quartos para no máximo 2 pessoas (caso queira para mais, reserve para 2 e depois entre em contato com o hotel para ajustar);2 – Express Deal – ofertas com até 60% de desconto, é como o Last Minute Travel, descreve tudo mas não diz o hotel;3 – Leilão – esse é o método onde pode-se encontrar pechinchas inacreditáveis, mas é preciso ter sangue frio. Você escolhe a cidade, a região que é mostrada num mapa, coloca o número de estrelas e dá um lance do valor da diária. Preenche os campos com seus dados, inclusive os do cartão de crédito e envia. Poucos minutos depois será mostrado se foi aceito, caso tenha sido não tem mais como cancelar e o pagamento é efetuado na hora. Caso nenhum hotel tenha aceito seu lance, eles pedem que você aumente o valor e tente de novo, mas se não quiser tentar novamente não tem problema, basta sair do site. Eu já reservei no leilão e foi ótimo.

Antes de dar um lance no Priceline, é bom verificar a média dos preços das diárias com o perfil que você pretende. O site também mostra a faixa de preço para o tipo de acomodação que você marcou.

ALUGUEL DE CARRO

Antes de optar por alugar um carro, veja como funciona o transporte público local e os táxis, talvez seja mais prático, econômico e até confortável usá-los.

Mas se você detesta usar transporte público, não quer ficar na dependência dos táxis, vai fazer bate-volta em cidades vizinhas, viu que o custo de um carro não vai pesar no seu orçamento, ou tem outras razões para alugar um carro, vá em frente.

Existe uma infinidade de sites que prestam esse serviço, além dos próprios das locadoras mundo afora.

Prefiro pesquisar nos sites agregadores de locadoras e antes de decidir entro no site da locadora que apresenta a melhor opção para conferir os preços e condições.

Quando escolher o carro, veja com cuidado os seguros disponíveis e contrate logo os que lhe interessam, e na hora que estiver no balcão para pegar o carro, não aceite as propostas oferecidas, são seguros que nunca precisamos, mas o vendedor tenta empurrá-los, contrate seguro contra roubo, contra acidentes e terceiros.

As locadoras que já usamos:Alamo, Dollar, Avis, Hertz, Europcar. Localiza, Budget, Movida

Sites que sempre consulto:

http://www.rentalcars.com/http://www.hotwire.com/

RentalCars trabalha com o sistema comparativo, você escolhe a cidade, a quantidade de diárias e o tipo do carro, ela mostra uma lista com todas as opções que as várias locadoras associadas têm. A lista é por ordem de preço, com características do carro, nome da locadora e serviços. O pagamento é feito no ato da reserva em reais. É uma empresa do grupo do Booking, somos parceiros no blog, fazendo a reserva através do banner de lá, eu recebo uma comissão. O valor é o mesmo se reservado direto no site.

Hotwire também trabalha com hotéis. Para carros, tabalha semelhante à RentalCars, é um agregador de locadoras, mostra várias opções de carros com preços, mas a locadora só será revelada depois da reserva efetivada, esse detalhe eu não gosto, há locadoras que têm fama de cobrarem a mais do que estava resevado no final de tudo, outras com problemas no local de devolução, mas às vezes ele traz ofertas excelentes que compensam.

Antes de viajar, verifique se o país de destino exige carteira de habilitação internacional, caso isso aconteça, é bem simples solicitar uma, basta entrar no site do Detran, pagar uma taxa e na data marcada ir pegar na unidade que você escolher.

CONTRATAR SEGURO VIAGEM

Independente do continente que você vai, é necessário ter um seguro viagem que lhe dê cobertura em casos de acidentes pessoais e problemas de saúde de um modo geral. Em alguns países é obrigatório.

Dependendo do seu cartão de crédito, esse serviço está incluído como benefício quando as passagens são pagas usando o cartão. Antes de viajar, ligue pra administradora e certifique-se das coberturas, confirmando o benefício, peça o telefone local caso você necessite acionar o seguro.

Como regra geral, tendo suas exceções, variando de acordo com a bandeira, administradora ou banco, quem tem direito à cobertura do cartão de crédito, além do titular claro, são o cônjuge e filhos até 23 anos de idade. É aconselhável levar a fatura do cartão que consta a compra, esse conselho me foi dado por uma atendente da administradora.

Em nossas viagens contamos com o seguro de nosso cartão, mas quando nosso filho mais velho vai também, contratamos um seguro pra ele porque ele já passou da idade da cobertura do cartão.

Sempre uso a Real Seguro Viagem porque ele é um agregador de corretoras e isso facilita muito.

https://www.seguroviagem.srv.br/go/europe/20151201/20150501/1/253

Coloca-se o destino e as datas de partida e de retorno, seu nome, email e telefone, depois disso vai aparecer uma lista de corretoras com vários tipos de coberturas e preços, cada cobertura tem um preço, mesmo que seja com a mesma corretora. Isso facilita muito a escolha porque são alguns itens que precisam ser comparados e estando próximos ajuda a definir.

Escolhida a corretora e o plano, paga-se com cartão de crédito ou boleto bancário e logo depois a apólice é enviada por email. Nela vem os dados pessoais e a forma de acionar o seguro.

Essa apólice deve ser impressa, nela constam seus dados e o tipo de plano contratado além do telefone a ser contactado em caso de necessidade de acionar o seguro.

Algumas corretoras que

indico:GTA, Vital Card e

Sul América

ELABORAR O ROTEIRO

Destino definido, passagens compradas, hotel reservado, e o roteiro? Aí está o ponto chave de sua viagem. Não que você tenha que obrigatoriamente levar um roteiro detalhado, impresso e tenha que seguir à risca o que está nele, mas pelo menos uma noção do que fazer na cidade para onde está indo é interessante por vários motivos: Você saber o que quer conhecer;

Pesquisando antes de viajar, vai saber a localização dos pontos de interesse;

Localização do hotel para ver a melhor forma de locomoção;

Direcionar os destinos do dia ajuda a otimizar o tempo, você não vai ficar perdido sem saber pra que lado ir, que transporte pegar, e se estiver de carro, que endereço colocar no GPS;

Ver custos de entrada de determinadas atrações, e se der, já comprar pela internet, isso ajuda a evitar filas e perder tempo e ainda dilui o custo, pode ir pagando antes;

Sabendo onde ir e tendo pelo menos uma noção de onde poderá fazer as refeições, conseguirá programar o gasto diário;

Sempre viajamos com um roteiro impresso, eu pesquiso o máximo que posso em blogs e sites, consulto amigos que já foram pra o destino que iremos, leio guias e vou montando um arquivo com nossos interesses. Uma semana antes da viagem, sento diante do computador para juntar tudo e colocar as coisas em ordem.

Divido por dias. À medida que vou localizando os pontos de interesse usando o Google Maps, vou colocando cada lugar/ atração próximos uns dos outros para sabermos para onde iremos em cada dia. Imprimo em folhas separadas por dia, terminado aquele dia, jogo fora a folha e separo a do próximo.

Se formos usar transporte público, gosto de simular o trajeto porque muitas vezes precisamos andar a pé para chegarmos em uma parada, estação, e com o mapinha impresso ajuda muito. Coloco a imagem do mapa logo abaixo do destino. Vai que a internet não funciona! Não poderemos ter acesso ao Google ou aplicativo que ajude. Se você é adepto de guias de viagens, uma ideia é tirar cópias das páginas que lhe interessam, isso evita ter que levar o guia inteiro, que geralmente é pesado e que na verdade você não vai precisar folhear todo pra consulta.

LOCALIZAR OS PONTOS DE INTERESSE

Para localizar os pontos de interesse que deseja conhecer, a melhor forma é usar o Google Maps, é simples, basta colocar no destino o nome ou endereço, quando você tiver, e o mesmo no local de partida e pedir a rota. Vai aparecer no mapa como chegar e você ainda pode escolher a forma de transporte, se carro, transporte público, a pé, bicicleta e ele vai mostrar como chegar de acordo com o transporte escolhido.

Se você não tem familiaridade com a internet e seus recursos, uma forma de conseguir se localizar numa cidade antes de chegar nela, é comprar um mapa, e dê preferência aos turísticos porque eles geralmente têm os principais pontos de interesse marcados, isso ajuda a direcionar sua rota.

O QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER

Passaporte válido;

Visto válido para o país de destino;

Cópia colorida do passaporte;

Carteira de habilitação mesmo que não vá alugar carro (em caso de perda do passaporte, um documento com foto ajuda muito);

Reservas do hotel /carro e apólice do seguro viagem impressa impressas;

Vouchers de ingressos a serem retirados no balcão impressos;

Ingressos recebidos por email impressos;

Contato do consulado brasileiro na cidade ou onde for mais próximo;

Deixar os endereços com telefones dos hotéis onde estarão hospedados com alguém que não vai viajar, é sempre bom que os familiares saibam onde estaremos;

Carteira de vacina internacional para os países que exigem;

Remédios que precisem de receita médica, antialérgico que tem hábito de usar e outros medicamentos que faça uso e não possa ficar sem tomar.

Blog de viagem | Travel blog cantinhodena

https://www.facebook.com/Cantinhodena?ref=bookmarks