como lidar com pessoas difíceis... - a começar por mim - ruthe rocha pombo

84

Upload: silvia-serrano-lanca

Post on 28-Nov-2015

382 views

Category:

Documents


69 download

TRANSCRIPT

Page 1: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo
Page 2: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

RutheRochaPombo,paranaense,professora,advogada,escritora,palestrante.ÉadvogadadoTribunalEclesiásticodoRiodeJaneiro.ProfessoradeOratória:"CursosdeOratóriaeComunicaçãoAtualizada","Comolidarcompessoasdifíceis,acomeçarpormim"e"OratóriaeLiderançaInfantil".ParticipadoprogramadaRádioCatedraldaArquidiocesedoRiodeJaneiro:"ComJesus,tudopodesermudado",todasassegundas-feiras.Publicouoslivros:"CursodeOratóriaCaef";"TestemunhoseRelatos"e"Fitandoemtiosmeusolhos"(LivrodeCrônicas);temváriosCDsgravados,commensagenssobreváriostemas.

Page 3: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Comonascemoslivros?

Umdiasurgeumaideia,ilocável,pequenaetímida,comoembrião

no útero materno. Essa ideia vai crescendo, desenvolvendo, tomandoforma, impondo- se, exigindo a posse de um corpo grá ico. Aí, o autor serendeeaderramasobreopapel.Livropronto,objetoestático,mágico,quedespertaaotoquedosolhosdoleitor.Oprocessodenascimentodestelivrofoi umpoucodiverso.As ideias aqui contidas tomaram formasbelíssimasna voz de Ruthe Rocha Pombo, cujas mensagens têm sido levadas ao arparacentenasecentenasdepessoas.

Aspessoasque jáaouviram,ao leremestaspáginas, recordar-se-ão do ritmo empregado pela autora. Para aqueles que não tiveram essaoportunidade, sugerimos que o façam e, se possível, assistam a umapalestrafeitaporela,poisnãosóaouvirão,mastambémverãoaconvicçãodequeRutheRochaPombovivesuasmensagens.

TeresaTeixeiradeBrittoPesquisadoraelicenciadaemLetras

TitoZeglinVereadoreradialista

Page 4: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Prefácio

Quandoquestionada,poralgumaspessoas,sobreomotivoqueme

levou a escrever um livro com esta temática, iquei um tanto perplexa;pareciaumaperguntasemresposta.Pergunteiamimmesma:Porquê?Econstateiquenãoaconteceuemumestalodededos,masfoiumprocesso,uma cadeia de acontecimentos, uma sucessão de insights (na linguagempopular, foram caindo as ichas). Tudo isso se resume em fatos que melevaram a enxergar a realidade, nua e crua, antes tão ignorada: minhanecessidade de ser amada, compreendida e respeitada, levava-me abuscarnosoutrosoqueeupoderiaencontraremmimmesma.

Alguém pode perguntar: e agora? como você está? Respondo queestou mais consciente, mais alerta, mais cautelosa. E, consequentemente,mais em paz. Tenho recaídomuitas vezes,masme tenho levantadomaisrapidamenteeacertadotambém.

Para lidar com pessoas di íceis, começando por mim, necessitoreformular alguns conceitos, derrubar algumas barreiras e algumascrenças limitadoras.Porcerto,nãosouumadoutoranoassuntodobomedo perfeito relacionamento, mas tenho um excelente professor, que mepede todos os dias para que eu invista na capacidade de amar. Você jáconhece o preceito – “Ama a teu próximo como a ti mesmo”. Quem nãoquer bem a simesmo, não há de querer bem os outros. Porque émuitodi ícildaravida.A tendênciadohomemé fugirde tudoaquiloquecusta,que exige, que dobra, que dói. A tendênciamaior é buscar tudo o que éfácil, agradável, prazeroso, mas para amar é necessário sacri icar-se.Portanto, para lidar com pessoas di íceis, a começar pormim, preciso deuma gigantesca disposição capaz de derrubar toda a muralha deinsegurança,medoe rejeição,queme tornamumapessoadi ícil.Vivendocadamomento em sintonia com o dono da terra, nãome desviando nempara a direita, nem para a esquerda, minha vida se converte em umadeliciosaaventura,queexigeaconsciênciademeusatos,muitadisciplinaemuita persistência, tarefa que só indará no último dia de meu respirar.

Page 5: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Meudesejoéque issotambémaconteçacomvocê.ComoSãoPaulo,possotambém dizer: “Que ninguém tenha a meu respeito conceito superioràquiloquevêemmimououvedizerdemim”(2Cor12,6).

*

Nãomeamesomentequandomereço,Masprincipalmentequandonãomereço,

Porqueéquandoeumaispreciso.

Provérbioárabe

*

Page 6: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Agradecimentos

Soumuitogratapelocarinhoepelaatençãodemeusamigos:ProfªDulcinéaRodrigues;SérgioBarrosodeCastro;SérgioMendesBarroso;LeonardoRodriguesAlves;Marco Antonio Rocha Pombo Teixeira, meu amado amigo e

sobrinho.Obrigada, Soraya Moreno, você carinhosamente me permitiu

participar de seu lindoprograma “Com Jesus tudopode sermudado”, naRádio Catedral, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ali, tenho aprendidocom você a complicada e di ícil virtude da humildade e a me comunicarcommaisalegria.

Umagradecimento especial àspsicólogasDra. Sonia S. dos Santos,do Rio de Janeiro, e Dra. Elinês Costa, de Belo Horizonte, que deixaramregistrado neste livro seus conhecimentos, suas riquezas e experiênciasquantoaotemaRelacionamentos.Umagradecimentoespecial,ainda,àDra.Íris Maria Andrey, que, lá do longínquo país onde reside, a encantadoraSuíça, fez a revisão deste livro, com a colaboração de Cecília Tibúrcio R.Duarte.Aelas,amigasqueridas,todaaminhagratidão.

Page 7: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Apresentação

A Dra. Ruthe consegue tocar o coração do leitor, através de

ensinamentospreciososqueenriquecemaartedeserelacionarbem.Aliás,“Comolidarcompessoasdi íceis,acomeçarpormim”reforça

o valor do aprendizado contínuo e da re lexão como possibilidade de seapreenderumconhecimentodesiedooutro.

Estar aberto para relacionamentos é estar aberto para celebrar avida!Nessesentido,aprenderalidarcompessoasdi íceiséumaformadedemonstraramor,desdequenãoincorramospelocaminhodainfelicidadeedadorincessante.

Este livro é um convite para lidarmos com a realidade dosrelacionamentos,commenosilusões.

A autora, especialista em Oratória e Comunicação Atualizada,apresenta-nos estímulos encantadores na busca pela excelência nosrelacionamentosintraeinterpessoais.

É uma leitura agradável, instigante e necessária a todos os quedesejammelhorara comunicaçãodaalma.Agregarávaloràvidade cadaum.

Boaleitura!

ElinêsCostaPsicóloga, escritora e palestrante. Consultora em desenvolvimento

pessoal. Responsável pelo trabalho de Jornada Interior, desenvolvido emconsultório,nosEstadosdeMinasGeraisedeSãoPaulo.

Contato:[email protected]

Page 8: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Todo o ser humano nasceu para conviver. Ninguém viveisolado.Érelacionando-nosquevamosnosmachucando,mastambémnoscurando.

Somospessoashumanas,bastantecomplexas.Somoscarnee osso, falhos, impuros. Somos todos semelhantes: Erramos, sofremos,decepcionamos e somos decepcionados. Machucamos e somosmachucados.

Ao vivenciarmos relacionamentos di íceis, vamos somando,diminuindo,multiplicandoedividindoexperiências.

Page 9: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

CapítuloI–Pessoadifícil,eu?

Os estudos demonstram que possuímos uma personalidade com

várias nuances de comportamento. Há momentos em que revelamos acriança dentro de nós, que se caracteriza pela espontaneidade dossentimentos.Acriança,normalmente,afasta-seoufogedoquenãogosta.

A criança, quando nasce, é livre e, à medida que cresce, vaiincorporando modelos que lhe são transmitidos. Em contato comfamiliares, ela vai perdendo a naturalidade e passa a atuar de formaadaptada.

Em algumas circunstâncias é importante perguntarmos a nósmesmos: “Estou me comportando como um adulto que avalia aspectosreais para chegar a uma conclusão lógica? Ou como uma pessoaconservadora, rígida, preconceituosa, exigente, radical, que não pensa enão re lete, mas que segue padrões incorporados de pensamentos eatitudes?”

FlorianoSerra,administradordeempresasepsicólogo,oferece-nosalguns exemplos que esclarecem perfeitamente um comportamento deuma pessoarígida e preconceituosa, de uma pessoa adulta, que pensa comlógica, semjulgamentos,edeumacriançapura,semmaldade .Oadultonãoatua em função do passado como uma pessoa rígida, exigente, radical epreconceituosa,masavaliaarealidadeobjetiva,opresente.

ExemplosEm um dia de carnaval, encontramos uma senhora de mais ou

menos70anoscantando,dançando,pulandoalegremente.–Expressãodeumapersonalidadepreconceituosa,rígidaeradical:

“Achoridículoumavelhapulandocarnaval”.–Expressãodeumadulto:“Nãoécomumverumapessoaidosatão

descontraída”.– Expressão da criança espontânea: “Olha só que barato, aí vovó,

alegria,alegria!”

Page 10: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Vemosumjovemarrasadoporquelevouumforadanamorada.– Expressão de uma personalidade preconceituosa e rígida:

“Homemqueéhomemnãochora!”– Expressão de um adulto: “É uma pena que os homens sejam

condicionadosareprimirsuasemoções...”–Expressãoda criançaespontânea: “Quandoestougamadoe levo

umfora,abroumenormeberreiromesmo!”

Todos nós falamos e agimos em todos esses estados, conforme aformação que recebemos, mas pode ocorrer a predominância de umdesses três comportamentos. O comportamento do adulto é realmente oideal e é importante que seja mais desenvolvido, pois a pessoa re leteantes de falar e de agir. Nos outros dois níveis a pessoa fala e ageimpulsivamente.

Personalidadedifícil?Eu?Sim, todas as vezes queme comporto comopessoa rígida, radical,

preconceituosa,rebeldeouagressiva.Quando falamos e agimos como uma pessoa adulta, magoamos

menos os outros. O preconceito, a rigidez tornam-me uma pessoa muitodi ícil e resultam em distanciamento. As pessoas rígidas e radicais,rebeldeseagressivas,nãosãobemrecebidasporninguém.

Veja a doçura de Cristo Jesus: “Não vos chamo servos, masamigos...”

1.Comodevo,então,mecomportar?

–Afastaraposturaradical, rígida,preconceituosaeexigente.Mas,

manterosvalores,osprincípiosincontestáveisecoerentes.– Comportar-me como uma pessoa adulta signi ica manter-me no

presente, no aqui e no agora. Habituar-me a avaliar a realidade, seminterferência impulsiva ou compulsiva das emoções.Manter um esquemade autoavaliação. Usar o passado somente como referencial para corrigiros erros e o futuro como algo lindo, fantástico, a ser explorado eexperimentado,semmedos,semaflições.

“Não vos inquieteis com nada”, disse o apóstolo Paulo em

Page 11: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Filipenses,4,6.–Administraracriançadentrodemim.Desenvolver pensamentos e atitudes bem criativas, manter uma

posturabem-humorada.Expressões autênticas,sem disfarces, sem agressividades e sem

rebeldias.

2.Omaioreomaisfantásticoevento

Ao re letir sobreomaior eomais fantásticoevento,que foinossa

chegada sobre a terra, conforme expressa Augusto Cury, 1 torna-se maisfácilemaisencorajadorolharmosparadentrodenósmesmos.

“Umdiavocêfoiquali icadoparaentrarnamaiorcorridadetodosos tempos. Erammilhõesde concorrentes. Você eraumdeles. Você tinhatudoparafazerpartedamultidãodefracassadosnacorridadavida.Erammilhõesde espermatozoides comamissãode fecundar apenasumóvulo.Seu programa genético determinou que seria você o escolhido, você ovencedor,avitóriafoisua!Vocêvenceuamaiorcorridajáexistente,enãofoiparasetransformaremumserderrotado,queseencontranestaterra,masparavencer todasasoutrasbatalhasquese izeremnecessárias.Naluta pela vida, foi você que conseguiu chegar ao alvo. Muitos nãoparticipariamdeumconcursocommilhõesdeconcorrentes,pormedodeserem derrotados. Sabe o que você pensava naquele momento em querealizava a corridada vida?Nada.Vocênempensava, talvez sepensassetivesse desistido. ‘Alguém’ pensou por você, ‘Alguém’ lhe deu essaoportunidadeevocê foigratoaesse ‘Alguém’.Como?Correndo,nadando,movendo-se, lutando pelo direito de viver. Não olhou para trás, nãoestacionou,nãoreclamoudosobstáculos.Talvezhojevocêpodeaté ter-setornado um especialista em reclamar, mas naquele momento você setornavaumespecialistaemviver!”

Tomandoconsciênciadestamisteriosaescolha:valorizaravida, asdoreseasalegriasnostornamaisadaptáveisaessemundo.Paraconvivercom equilíbrio e tornar mais fáceis nossos relacionamentos, sugere-nosAugusto Cury, faz-se necessário aprender a gerenciar os própriospensamentos.

Page 12: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

3.Oquesignificagerenciarpensamentos?

Algumaspessoasviajamtantonomundodospensamentosquenão

conseguem concentrar-se em nada. Só será possível administrar nossasemoçõesdepoisqueaprendermosagerenciarnossospensamentos.Então,poderemos realizarmudanças substanciaisemnossapersonalidade.Paragerenciar pensamentos, precisamos de técnicas de treinamento. Porexemplo, momentos de meditação, a im de assumir com honestidadenossas fragilidades, limitações e con litos, e enfrentá-los com ousadia,retirandotodaanegatividadedotronodamenteecolocandooamor,aféea esperança. Não concordar com os pensamentos que nos amedrontam,que nos entristecem ou deprimem. Cada pensamento de derrota emedodeve ser enfrentado com o ousado poder da fé. Agindo com fé, vamossurpreender-nos com a força escondida atrás de nossa fragilidade. Deusnos crioupara sermos agentes denossa história e não vítimasdenossasmisérias.

Certo dia, uma amigamemagoou e iquei profundamente triste erevoltada. Já havia chegado a madrugada e eu pensava e sofria com ainjustiça da qual havia sido vítima. Quando me lembrei de que meuspensamentostrabalhavamcontramimemeescravizavam, imediatamentecomeceia lutarcontraaemoçãodestrutiva.Comeceiaanalisaro fatosoboutraótica.Re leti sobre todas as coisas agradáveisqueminhaamigamehavia feito, pensei em seu caráterbondoso e justo e decidi retirar toda aacusação contra ela. Compreendi que suas palavras não vieram de umespírito de ódio, que não houve intenção deme ferir,mas vieramde ummomento irre letido, semmaldadealguma.O resultado foimaravilhoso.Asensação de tristeza emágoa foi congelando. Comecei a abençoarminhaamiga e pedir a Deus por sua felicidade e paz. Senti-me vitoriosa eacrediteiqueobemsemprevenceomal.Dormitranquila. “Fazeiobemaquemvosmaltrata”éaregradeourodoMestredosMestres,efunciona!

Obrigada, Cury, pela dica. Obrigada também por me permitirregistrarnestelivrosuassugestõestãobrilhantes!

Sevocêdesejarelacionar-sebem,precisaautoconhecer-se.

4.Quemévocê?

Page 13: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Queméessesertãoespecialquefoiconvidadoahabitarafacedaterra?

Um gigante dos esportes mundiais, um ser humano fantástico,repetia:“Queromelhorarsempre.Emtudo”.AyrtonSenna.

Platão, o ilósofo, via o homem como um ser complexo, dotado denecessidades.Nietzscheentendiao serhumanocomoumanimalquenãodeucerto.Descartesa irmavaqueohomeméumamáquinasimplesmente.O grande Santo Agostinho con irma as palavras do Livro Sagrado: “Ohomem foi criado à imagem e à semelhança de Deus”. Eu lhe pergunto:quemévocê?Porqueoimportantenãoéoqueospensadoresfalamsobreo homem, o importante é como você se vê, o que pensa, fala e faz de simesmo.

Há um ditado antigo que diz: “Dize-me com quem andas e eu tedireiquemés”,maseuaprendidiferente:“Dize-mecomquemandaseeutedireiparaondevais”.

Paraondevocêvai?Paraondevocê está caminhando?Qual é suamissão? Em que deseja contribuir para este planeta? Como pretendedeixá-lo?

Oquevocêpretenderealizar?Tudoépossívelàquelequeadquiriuuma grande fé na vida... “Fé é a certeza do que se espera, é a convicçãodaquiloquenãosevê”(Hb11,1).

MeuamigoLauro falade suaexperiênciaquandoemcontato comcoisas grandiosas realizadas por nós homens. Ele diz: “Quando visitei asCataratas do Rio Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, iqueiextasiadocomagrandiosidadedacenaquesedescortinavaameusolhos.Muitas pessoas estavam lá, tomando sorvete, mas não me cansava deimaginar a força irresistível daquelamontanha de água que sobrepujavaqualquerobstáculo.Mas,por incrívelquepareça,oserhumano,comumaluzemsuamente,conseguiudominaressasforçasfuriosasearrasadoras,transformando-as em eletricidade pací ica, para mover controladamentecidadesecampos”.Continuaele:“Nooutrodia,viajeiemumimensoavião,de cem toneladas, que parecia um edi ício de quatro andares. Que forçaestupenda era aquela capaz de levantar do solo esse casarão pesado,carregado,efazê-lovoaradezmilmetrosdealtura?Quemodirigiu,quemoiluminou,quemlhedeucondiçõesdetãomagníficaproeza?”

Surgiunesteplanetaumhomemqueconheciaopoderesabiausá-lo como ninguém. Por um simples ato de sua palavra, acalmavatempestades, serenava águas revoltas,multiplicava pães e peixes, curavainstantaneamente paralíticos, cegos, coxos, aleijados, doentes,

Page 14: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

desenganados,restituíaavidaaosmortos.Foicapazderessurgirtrêsdiasapós sua morte. E disse uma coisa realmente assombrosa: “Se vocêacreditaremmim,vocêfarácoisasaindamaiores!”

Dizem que todo o homem sabe quemorrerá um dia, mas poucosaprendem a viver. Com que urgência precisamos tomar as rédeas denossas vidas, para assumir seu verdadeiro sentido e realizar coisasgrandiosas para honrar nosso rei, o rei dos reis, senhor dos senhores,criadorebenfeitordetodaaimensidãodaterra!

*

Palavrascruéisecomentáriosnegativospodemferir,destruiremutilarapsique.

LilianGlass

*

Para conhecer e aprender a lidar compessoas di íceis, a começar

pormim,precisoreconhecer-mecomopessoadi ícilemalgumasáreasdeminhavidaouemalgumascircunstâncias.

5.Exercício

– Quem comanda minha vida? Eu ou o mundo que me rodeia?

Administrominhahistóriaoudeixoaságuasrolarem?– Quem é meu líder, meu ídolo? Diante de quem dobro meus

joelhos?– De que lado me encontro, do lado da vida ou do lado da

tecnologia,ondeimperaatelevisãonasala,aTVacabonoquarto,orádionoautomóvel,owalkmanduranteocooper,aInterneteseuse-mailspelasmadrugadas?

– De que necessito para me tornar uma pessoa compreensiva,amáveledefácilrelacionamento?

–QuepretendofazerparahonraraDeus,aqui,naterradosvivos?–Quemudançasdevemocorrerparaqueeumelhoredevida?

*

Page 15: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

“Acabou-seodiálogoentreasfamílias,

entreospais,osfilhos,osirmãos,osamigos?‘Não!’,respondeRoqueSchneider,

‘eleestáescondidoatrásdatelevisão’”.

*

6.Todamudançadevecomeçarpormim

Nós somos peritos em criar ilusões a respeito das pessoas que

vivem a nosso lado. Esperamos que, um dia, se tornem comoimaginávamos, bondosas, gentis, amorosas. Estamos sempre esperandoquemudemeassimnosfarãofelizes.

Nossomaiordefeitoépensarqueosoutrosdeveriamadaptar-seanossas necessidades, a nossos caprichos. Entretanto, as coisas nãofuncionam bem assim. A melhor política para mudar os outros écomeçarmos por nós mesmos, por nossas reações diante docomportamentodosoutros.Precisamoslembrar-nosdequeoserhumanoéúnicoemsuaessência.“Cadaumtemsuaprópriahistóriaque,muitasemuitasvezes,sechocacomahistóriadenossaprópriavida.”Eentendendoessemistério,entendemostambémqueamudançadevesemprecomeçarpormim.

Umdepoimentodeumajovemvemreforçarestepensamento.

7.Depoimento

Euodiavameupai...

MeunomeéTeresaCristina,tenho20anos.Euodiavameupai,mas

sabialidarcomele,oupensavaquesabia.Podiamesairmuitobemcomosconstantesdesa ioseinsultos,tratava-ocomoinimigoderrotado,emvezdeolhar para ele como um homem sofrido e cansado. Pensava: com quedireito ele me diz o que devo fazer, quando praticamente minha mãesozinhahavia criadoamimeameus irmãos?Haviaumvulcãodentrodemim,sempreprontoaexplodir!

Page 16: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Emumanoite,tiveumabrigahorrívelcommeuspais.Procureiumsacerdote.Elemeajudouaperceberque,naquelanoite,euhaviachegadoao extremo, e foi nessemomento que percebi que era incapaz demudaraquela situação. Estava icando doente, brigando diariamente, dizendo eouvindodesaforos.

Derepente izagrandedescoberta,ouaredescobertadequemeupaierameupaienãoumserhumanoqualquer,masescolhidoporDeusparame dar a vida. Quando comecei um processo de aceitação da di ícilsituaçãoentrenós,decidiqueoamariacomoeleera,enãocomodesejariaque ele fosse, e que ele merecia todo o meu respeito, deletei de meucoraçãotodososmeusressentimentos.Descobrioquantonossospaissãoimportantes,mesmoquandonãosãoperfeitos.Comeceiaolharmeupaideumaoutraformaeentendique,apesardetudooqueelepassounavida,éumhomemhonesto,compreensivo,mastambéminseguroemuitocarente.

O queme ajudou nessa transformação foi quando eu o entregueinasmãosdeDeus,verdadeiramente.

Admitiquesouincapazdemudarquemquerqueseja.AsoluçãoédeixarqueDeuscuidedele,nãomecompetemudá-lo.OqueDeusmepedeé que o ame de forma incondicional. Mesmo quando ele se mostraagressivoouamoroso,injustoouatémentiroso.Gostamosumdooutro,defatonosamamos.Antesodiavaaspessoas,hojepossoconstataroquantoébomamareseramada!

8.Exercício

Perguntasparapartilharemgrupo:–Quetipodepessoasedelocaislhecausamedo,constrangimento,

agressividade,raiva?–Existealguémquevocê julgaresponsávelpelanão-realizaçãode

seussonhos?–Vocêjápensounosmagní icosrecursosqueDeuscolocaanossa

disposição, constantemente, para conseguirmos perdoar quem nosofendeu?

– Sente, com frequência, que aqueles que o rodeiam não oentendem?

–Precisaexplicar-semuitasvezesparaquealguémocompreenda?–Encontra-se,àsvezes,emmeioaumadiscussãoenãovêsaída?

Page 17: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

*

Apalavraécomoumaflechalançadaaoar;antesdelançá-la,énecessárioverificar

senãoestáenvenenada.

Adágioantigo

*

Page 18: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

CapítuloII–Pessoasdifíceis

1.Características

SegundoJeanLaFrance,“ohomemvivenasuper íciedesimesmo

ou se oferece aomundo em espetáculo para evitar o confronto com suacondiçãoreal.Cedooutarde,sobochoquedaprovação,eleseperguntará:‘Quem sou eu? Qual o sentido de minha vida? Sou livre para dar umsentido a minha existência?’ Quando o homem tenta responder comhonestidade a essas perguntas, não pode evitar o chamado a umatransformação.Ele,primeiro,temdereconhecerqueseu‘eu’exterior,edetodososdias,nemsempreéseuverdadeiro ‘eu’,oqualestácobertocomroupagens protetoras para se resguardar dos ataques iminentes. Paraencontrar-se, é necessário mergulhar em uma consciência aguda eprofunda, para redescobrir a pérola de sua identidade. Exigem-se umesforçosilenciosoeumaconcentraçãopermanente, a imdepenetraremsimesmoedereencontraropróprioser”.

Quando falamos em pessoas di íceis, icamos imaginando comodetectá-las?

Dra. Pryscila Ropk, psicóloga, (www.sumaeconomica.com.br),classificaemquatroascaracterísticasdaspessoasdifíceis:

–Agressividade:Ésempreumcomportamentodedefesa.A pessoa tem uma história de fracassos e rejeições e, por esse

motivo, vê o outro como uma constante ameaça, pronto a invadir suaprivacidade.

–Indisciplina:Falta de método. Há pessoas indisciplinadas, mas que não são

di íceisdeconviver.Aspessoas indisciplinadas, rebeldes, contestadoras,é

Page 19: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

quesetornampessoasdedifícilconvivência.

–Egocentrismo:É a pessoa que tem um “amor”, entre aspas, exagerado por si

mesmo, não se importando com o bem dos outros. Para essas pessoas, énecessário deixar claro que todos têm o mesmo direito de atenção e derespeito.Apessoaegoístatornacadavezmaisdesagradávelsuapresençano meio em que vive. Se não nos despojarmos, se não nosdesapropriarmos, não poderemos servir a ninguém, pelo contrário,trairemos os outros sutil e camu ladamente. Em vez de amar e servir aopróximo,vamosnosservirdetudoedetodos.

–Faltadeespíritoparticipativo:Pessoasquecriamdificuldadesquantoaotrabalhoemequipe.São pessoas que rejeitam trabalhar em equipe ou, se trabalham,

estão sempre competindo, dominando ou se sentindo inferiorizadas. Essadi iculdadenasceudentrodoambiente familiar.Aíéquesurgiuoespíritomanipulador, competitivo. Esses mesmos defeitos de caráter serãoprojetadosnosdiversosambientesondeoserhumanoterádeconviver.Ocuidado com essas pessoas é não marginalizá-las, mas fazê-lascompreender sua importância para o trabalho de equipe e o quanto elaspodemcontribuir.

Com essas quatro características, podemos descrever umainfinidadedepessoasproblemáticas.

Selecionamos algumas resultantes de experiência de nossosrelacionamentos.

–Fiscalizadora:É a pessoa que vive constantemente iscalizando os outros, para

poder denunciar aos parentes, chefes, diretores, amigos. É umcomportamentomuitodoentio.

Começandopormim...Comochuvarefrescante,óDeus,derramateuEspíritosobreminhacabeçaemeucoraçãosequioso,afimdequemetorneumapessoadignadeti,capazdeamaredesófazeroqueébom e reto. Pois sei que serei severamente julgada, seiscalizar o cisco no olho demeus irmãos e não perceber a

Page 20: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

travequeestáemmeusolhos.

–Simuladora:Éaprima-irmãdafalsidade.Omaiorperigodaspessoasqueusam

desimulaçãoéacabarcomoespíritodeconfiançamútua.

Começandopormim...Quandouseidesimulação,nãopenseiqueessaatitudeseriaencorajadaourecompensadaporalguém,masconstateiquea colheita dessa semeadura é a humilhação e o sofrimento.Perdão, Deus! Ajuda-me a ser mais consciente de mimmesma, ajuda-me a derrubarminhasmáscaras e a olhar ooutrocomtransparência,purezaeintegridade.

–Maliciosa:A pessoa maliciosa vê o mal em tudo e em todos. É astuciosa,

satíricaeirônica.

Começandopormim...A malícia ou a ironia tornam-me uma pessoa insensata edesprezível. Senhor, que eu trabalhe febrilmente para quemeucoraçãoseforti iqueeminhamentesejarevigoradaporteu Santo Espírito, a im de que a malícia não habite meucoração,tornando-ogélidoeescuro.

–Fofoqueira:Éapessoaque,comumprazerinsano,procuramacularaimagem

dealguém.Apessoafofoqueiracausaprejuízosincalculáveis.

Começandopormim...Seovenenoda“fofoca”fezpartedemeusdiálogos,secauseitamanhodanoaalguém,queeuassumaasconsequênciasdemeuserros.Mas,vememmeusocorro,Deus,eperdoa-me!Transformameuslábioseminstrumentodebênçãoenãodemaldição.

–Mentirosa:É a pessoa com a qual ninguém quer muita conversa, porque já

perdeugrandepartedesuacredibilidade.

Page 21: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Começandopormim...Todas as vezes que menti, senti-me profundamente triste.Reveleimedoeinsegurança.MeuDeus,ajuda-mearepudiarqualquer tipo de mentira ou mentirinha. Que eu estejaatenta,afimdenãocairemarmadilhasdessanatureza.

–Agressiva:Éapessoaqueconvive,razoavelmente,commuitagenteetematé

um relacionamento bom, mas possui um gênio tão forte que conseguedeixartodoomundoapavoradocomapossibilidadedeumaexplosão.

Começandopormim...Preciso sempre lembrar que a agressividade não funcionanas relações pessoais. E que as explosões de ira só mecausamdor.Disse Jesus: “Bem-aventurados os paci icadores porquedominarãoaterra”(Mt5,9).

–Acusadora:É uma pessoa que apresenta perigo, tanto como as anteriores. O

espírito de acusação sempre joga a culpa em pessoas inocentes,comprometendo a reputação delas, com o principal objetivo de que aacusadasejasurpreendida.

Começandopormim...Que vergonha para mim se acusar alguém. Quando foremconfrontadosos fatos,estareiperdida!Seacusarooutrodealguma falta, falha ou pecado, é porque a cegueira tomouconta de mim, as trevas escuras da malignidade meenvolveramenãoenxergoumpalmodiantedemeunariz.Ó Pai, livra-me deste comportamento tão mesquinho e tãoinconsciente. Pois as mesmas acusações que faço contra ooutrocertamenteasmereçotambém...

–Mal-humorada:Hápessoasenfermas,cujomauhumoréresultadodesofrimentoe

enfermidade.Nãofalamosdessetipodemauhumor,massimdaspessoasqueaindanãoperceberamanecessidadedeumaposturamaissimpática,maisalegre,maisacolhedora.A indiferençaeodesprezopelosoutrossão

Page 22: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

atitudesamargas.

Começandopormim...Descobri que a falta do bom humor descompensa oorganismo. Todos gostam de conviver com pessoas bem-humoradas.Devoparardemeapresentarcomoumapessoadesmancha-prazeres. Devo evitar, principalmente, duranteasrefeiçõesemfamília,fazercobrançaserepreensões.Devolembrar que não é o momento de divulgar noticiáriosmacabros e sangrentos da televisão. O alimento deve serdigerido com suavidade dentro de meu organismo,principalmente porque a mesa é o lugar mais sagrado deconfraternizaçãohumana.Deus querido, tu que és a fonte de toda a alegria, derramasobremim os dons de teu Espírito, para que o bom humorsempre faça parte de meus diálogos, de meusrelacionamentos. Se eu for uma pessoa bem-humorada,minhasaúdeagradeceráeaspessoasqueconvivemcomigosesentirãofelizescomminhacompanhia(cf.Filipenses4,1).

–Orgulhosa:Dra.SoniaS.dosSantosdizque:“Oescudoprotetordoorgulhosoé

pensar que não vai falhar. Quando ele cometer falhas, é inerente ao serhumano. Todo o ser humano comete erros, enganos, e decepcionam.Quandoestamoscheiosdesaúdeetudoestábem,usamoseabusamosdavaidade. Estamos sempre muito ativos, procurando nossos direitos,culpando todo omundo.Mas há circunstâncias que nos colocam frente afrente com nossa impotência. A doença, por exemplo, ou qualquer outrasituaçãodolorosa”.

Nestesmomentostodoonosso“orgulho”rolaescadaabaixo.

Acomeçarpormim...Seeunãotiverati,meuDeus,comocentrodeminhavida,oorgulho me dominará. Continuarei andando em círculo,semprenomesmolugar.Pedintedemãoemmão.Ajuda-mea parar com essa roda-viva, a im de que eu te escute, nasentrelinhas,oquetuqueresmemostrar.

Administrardefeitos que gostaríamosde esconder.Buscarbem lá

Page 23: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

no fundo fraquezas que não queremos reconhecer, nem para a própriasombra. Esmiuçar a alma, no que tem de melhor e de pior. Não é fácil!Todosnóssabemosoquantoédi ícil,dizMárciaNéder.Mastodoohomemtambémsabequetemdepassarporessaexperiênciasequisercrescer,sequiser ser uma pessoa melhor. Para isso, precisamos da ajuda de Deusparailuminaroscantosescurosdenossapersonalidade,paratercoragemdetomardecisões,parareagiràsfrustrações,paravencerainstabilidade,aagressividade,enãosucumbiràtentadoraautopiedadeedeixar-seiludircom soluções mágicas. É preciso parar de initivamente de achar que osoutrossãomelhoresoupioresquevocê.

Para conviverbeménecessário lutar semreservas,paraadquirirumarazoávelmaturidadeemocional.

O processo de maturidade se caracteriza pela aceitação dasemoçõesepelacapacidadedemantê-lassobrazoávelcontrole.Aspessoasmaisconscientesnesseaspectopodemconvivercomsituaçõesdi íceis,semsedesestruturar.Preferemconversar sobreos ressentimentos, desabafar,em vez de icarem amuadas; podem aceitar críticas sem se sentiremprofundamente magoadas; podem enfrentar as situações sem fugir delas;tantoapessoaradicalquequermudartudocomoapessoaquenãoquermodi icar nada são, emocionalmente, imaturas. Por se sentirem muitoferidas,necessitamdaajudadaquelesque jásuperaramessesproblemaseestãovivendocommenosconflitos.

2.Comportamentosquegeramsofrimento

Se você está sofrendo, não ique chorando sozinho. Mexa-se, busque

ajuda!Quando nos ofendem e nos sentimos profundamentemagoados, é

possívelqueemalgumpontotambémestejamoserrados.Énecessário fazer dia a dia ofeedback de nossos relacionamentos

para detectar nossos erros, os quais geram ressentimentos. Oressentimento é algo tão nocivo que vai envenenando nosso coração, namesmamedidaemqueenvenenamososoutros.

Precisamos estar conscientes de que sozinhos di icilmentecrescemos,precisamosparticipardegruposdepartilha,nosquais,alémdeencontrar o amordeque tantonecessitamos, conseguimoshaurir força eesperançaparaumamelhorqualidadedevida.Sevocêestásofrendo,não

Page 24: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

fiquesozinho.Mexa-se,busqueajuda.Quando já vivemos determinada fé e já estamos engajados em

determinadogrupo,tudovai icandomaistranquiloeencontramosaforçaparalutarevencer.

Saber reconhecer os comportamentos di íceis, descobrir suascausas e ajudar as pessoas, injetando nelas uma dose de bondade ecompreensão,éessencialnosrelacionamentos.

Quando melhoramos nosso temperamento é que podemos lidarmelhorcomaspessoasquenosferem.

Hápessoasque têmodomdeprovocar aborrecimentospor ondepassam.

Conseguir harmonizar-se com pessoas de di ícil temperamento édecisivo para sobreviver neste mundo. Exige, muitas vezes, que até noshumilhemos,paraqueorelacionamentonãosedobre,nãosequebre.

Quandonosempenhamosparacompreenderosoutros,vamosnosentendendomelhor,eissovalequalqueresforço.

*

Cuidaparaquetuaspalavrasnãosejampioresqueteusilêncio.

*

Precisamos lembrar que, por trás de um comportamento di ícil,

podem existir pureza de intenções, sentimentos de justiça, porém,distorcidos,confusos,equenecessitamdediscernimento.

É possível que essa pessoa, que é tão di ícil para você, seja di ícil,principalmente, para si mesma; portanto, não devemos considerar seusataques como algo pessoal. É necessário compreender que não podemosmudar ninguém, mas podemos in luenciar as pessoas apenas com nossobomexemplo,nadamais.

Há situações na vida que nos perturbam tanto, que acabamtornando-nos pessoas di íceis para os outros. Uma crise inanceira, umaenfermidade incurável,uma injustiçasofrida,umdiadegrande temporal,quando havíamos planejado realizar tanta coisa, um trânsito di ícil eestressante, a perda de um emprego, um con lito com subalternos, oucon litos com os superiores, en im, são tantas as coisas que exercempressão, que abalam nosso emocional, de tal forma que são su icientespara nos arrasar e nos fazer perder completamente o controle. Mas a

Page 25: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

solução existe. Se icamos tão abalados com problemas do dia-a-dia, éporque estamos negligenciando o alimento que devemos ingerir parafortalecer o espírito. No torvelinho da vidamaterial, o corpo se afadiga esomente o repouso do sono não é su iciente para aliviá-lo. Precisamosserenar nosso espírito para gerar vitalidade. O poder do alto é quecomunica ao ser humano a graça e a força para suportar os reveses decada dia. “Não temais! Não temais!” Não é esse omandamento de ouro?Precisamoscomurgênciareservarasprimeirashorasdenossasmanhãseempregá-las na comunhão comDeus. “É esse sagradomomento, solene eglorioso,queconcededinamismoàscélulasdavidaecriaacapacidadedevencer todas as exigências do inesperado”, recomenda Francis Roberts.Nenhumcaminhose tornaásperodemais,nenhumlugarsolitáriodemais,nenhumalutapesadademais,emsuacompanhia.Deuslutaconoscoepornós.ComElenãoprecisamoscon iaremnossaprópriasu iciênciahumana,nemnasabedoriadomundo,mascaminharemossegurospelasveredasdajustiça e pelos prados verdejantes, suavemente indicados pelo carinhosobraçodoBomPastor.ComEle, apesarde todasasmazelashumanas,nãoperderemos o rumo e ainda sentiremos o consolo e a segurança de quenão caminharemos sozinhos. Eis o segredo para nos tornarmos pessoasmaisacessíveis,auxiliandoaquelesqueencontramosnocaminho.

A.C.Rodriguesdizqueaspessoasdi íceisnecessitamdecuidadoedeatençãoredobradaeespecial.Precisamosestarbemparaagircomelasdeformasensataemisericordiosa.

Só os valentes conseguirão transpor as barreiras dosrelacionamentosdoloridos.Aportadoamor“quenãoesperarecompensa”é estreita e di ícil. A estrada do comodismo, das ilusões e dasmentiras élargaefácil,nadacusta,éprazerosa.Masoretornoéomedo,avergonha,aslágrimaseahumilhação.Sequeremosummundoamigo,precisamosdemuitavalentia,precisamos levantaroescudoda féebatalharsemcessar.Revestir-nosdecoragemedisposiçãoparasubir,subiratésuarsangue,sepreciso for, e chegar até o alto da montanha. Somente com Deus isso épossível.

“Se com Ele eu contar e em cada dia buscar sua direção, Ele mecingirá de coragem, aplainarámeus caminhos, tornarámeus pés velozescomo os das gazelas e me instalará nas alturas, afugentando de minhapresençatodososinimigosquemecercam”(FrancisRoberts).

Háproblemasderelacionamentomuitosériosquecausamgrandedesgaste emocional, que dani icam e até destroem a saúde. Para essescasos especiais, graças a Deus, existem programas maravilhosos que

Page 26: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

devolvemaserenidadeeoamoràvida.Com alegria, deixamos registrados aqui alguns endereços de

gruposdealtoníveldecredibilidade(tantoparajovens,comoparaadultoseatéparacrianças):

– APASE – Associação de pais e mães separados(www.apase.org.br).

–FEBRAE–Amorexigente.Auxiliaospaisquantoàeducaçãodosfilhos(www.amorexigente.org./index-febrae.htm).

– VIVA SEM DOR – Grupos especiais para pacientes, familiares eprofissionaisdasaúde(www.vivasemdor.com.br).

– Detenção do jogo compulsivo – Igreja da Santíssima Trindade –Rua Senador Vergueiro, 141, Rio de Janeiro. Observação: Em outrosEstados,encontramostambémosmesmosgruposdemútuaajuda.

– Grupos familiares Al-Anon do Brasil – Para familiares comdependência de álcool. Grupos para crianças, jovens e adultos. Endereço:Caixapostal2034–Cep01060-970–SãoPaulo–Telefax:(11)3331-8799(www.al-anon.org.br).

–MADA–Mulheresqueamamdemais.Grupodeapoiobaseadonolivro:“Mulheresqueamamdemais”,deRobinNorwood.

RobinNorwooddiz:

Quando amar signi ica sofrer, estamos amandoexageradamente. Quando grande parte de nossa conversacom pessoas íntimas é sobre “ele”, seus problemas, seuspensamentos, os sentimentos dele, estamos amandoexageradamente. Quando desculpamos sua melancolia, seumauhumor,suaindiferençaoudesprezo,equandotentamosnostornarsuaterapeuta,estamosamandoexageradamente.Quando não gostamos demuitas de suas características, deseus valores e comportamentos básicos, mas toleramospacientemente, achandoque, se aomenos formos atraentese amáveis o bastante, ele irámodi icar-se, estamos amandoexageradamente...

Sugerimos: Se você está sofrendo, não ique chorando sozinho,

busqueajuda...

Maisumavez, insistimosqueaspessoasbusquemos trabalhosde

Page 27: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

grupo,osquais sãoamplamenteutilizados,poisnelesocorre identi icaçãoentre as pessoas com problemas semelhantes. E é sempre muitoconfortantesaberquenãoestamossozinhosnesta jornada,queháoutraspessoasemsituaçõesidênticas,quesentemesofremasmesmasagruras,eo mais importante é que existem diferentes formas de entendimento,programas e uma in inidade de soluções para vencer essas di iculdades.SomosprofundamentegratosaDeusportudoisso!

Quando se fala em grupos de tratamento, existem os gruposclínicos,osgruposinformaisanônimos,osgruposdentrodaspastorais,quevisam facilitar aos participantes maior compreensão de si mesmos,aceitaçãodeseus limites,alémdoestímuloàredescobertadamotivaçãoeda esperança em suas vidas. A negligência quanto à participação nessesgruposde ajuda é que leva o indivíduo a cair emdepressão.Se você estásofrendo,nãofiquechorandosozinho.Mexa-se.Busqueajuda!

3.Espinhosqueferemumgrupo

Falamos anteriormente de grupos especiais, cuja programação

recebedopúblicoemgeralumacredibilidadecomprovadaháquasecemanos.

Mas há os grupos convencionais, sociais, o iciais ou naturais, queporfaltadeordem,organizaçãoedisciplinanãofuncionambem.

Precisamos de muita coragem para arrancar os espinhos quedilaceramaunidadegrupal.Nafamília,notrabalho,naigreja,noclube,naescolaetc.

Sãotrêsosespinhosquedilaceramaunidadegrupal:

–DominaçãoManipulação do outro. Qualquer tipo de dominação é crime. É

desrespeitoàdignidadeeàliberdadedooutro.Adominação,segundoSimonePacot,consistenofatodetomar-seo

podersobreaoutrapessoa,con iscando-lhea liberdade, impondo-lhesuaprópria maneira de viver e pensar. Aquele que se deixa aprisionar nãopossui mais vontade própria. Há o autoritarismo de um lado e oesmagamentodooutro.

–Competição

Page 28: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

A competição entre pessoas com as quais nos relacionamos podeapresentar-se de várias formas: em relação à cultura, aos valores éticos,religiosos,econômicos,inveja,ciúme,saúde,belezafísicaeoutrosatributos.

–SubmissãoinfantileimaturaDeixar-seescravizar,pormedodedesagradaroudeperderoafeto

ouaconfiançadealguém.Seestivermoscheiosdenósmesmos,deinteressespessoais,nossos

interesses se chocarão com os interesses dos outros e a fraternidadedentrodeumgrupocairáaospedaços.

Alguém já disse: “As rivalidades, as invejas, as intrigas, ossectarismos,asacusaçõesdilaceramatúnicadaunidadegrupal”.

Queconsoloindizívelteranossoladopessoasdignasdecon iança,nãoprecisarpesarnempensamentos,nempalavras.Conheceroespantosoconforto que consiste em conviver ao lado de irmãos que nos aceitamplenamente.

4.Orelacionamentodifícileacodependência

Codependenteéumapessoaquedeixaocomportamentodeoutra

afetá-la, além de ela ser obcecada em controlar o comportamento dessapessoa.Podesercriança,adulto,cônjuge,irmão,amigo,namorado.

Exemplo: Uma mãe está sofrendo com um ilho alcoólico. Ela setornaobcecadaemcontrolá-lo,nailusãodequepoderesolveroproblema.Não vive sua vida e não o deixa viver. Ambos permanecememocionalmentedoentes.Paredeseiludir!Busqueajuda.

Desde que as pessoas existem, elas têm tentado fazer todas ascoisaspeculiaresquechamamosdecodependência.Têmsepreocupadoàexaustão com outras pessoas. Têm tentado ajudar de formas que nãoajudam.Têmtentadoqueoutraspessoasfaçamcoisasasuamaneira.Têmfeito de tudo para evitar ferir os outros, não percebendo o quanto têmferidoasimesmas.Têmacreditadoemmentirase,depois, têmsesentidotraídas.

É natural proteger e ajudar as pessoas que nos são caras; e,entretanto, quando o problema se torna mais sério e insolúvel, icamosainda mais afetados e reagimos mais intensamente a ele. Oscodependentes reagem aos problemas, às dores, à vida e ao

Page 29: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

comportamentodooutro.Énormal reagir à tensão.Éheroico aprender anão reagir e a agir de forma saudável, mas amaioria de nós precisa deajudaparaaprenderafazerisso.

Outro exemplo: uma mulher casada com um homem viciado emjogo, em bebida ou em outro vício qualquer, sozinha se sente muitoenfraquecida e precisa buscar outras pessoas, a im de aliviar suastensões, seu medo e desespero. Precisamos trabalhar constantemente, aim de adquirir autoconhecimento, coragempara enfrentar as realidadesdavida,edescobrirquenascemosparaserfelizes,paraviverempazedeformaíntegra.

5.Históriadalagartinha

Ahistóriaqueseguenosdáalgumasdicas.

Havia uma lagartinha, que tinha muito medo de sair por aí e

morrerpisoteadapeloshomens.Por isso, foi fechando-se, fechando-se. As plantas também a

rejeitavam, achando que ela queria comer suas folhas. Mal sabiam queessalagartinhaquerastejava,pedindoajuda,poderiaseraquelaborboletaqueviriaajudarapolinizarasfloresdessasmesmasplantas.

A lagartinha só chorava em sua tristeza, até que a coruja, aquelaavequesóconsegueenxergarànoite,quandotudoestavaescuro,disse:

–Paredechorar!Façaalgumacoisa!Aídentrodevocêmoraumalindaborboleta, deixe-a sair. Elapoderávoar, será aceitapeloshomensepelasplantas,veráládecimaoquevocêvêdebaixo,mudarádejardimetudoomais.

A lagartinha, timidamente e ainda chorando, pediu ajuda. Comopoderia tornar-seumaborboleta?Acoruja, sábiaamiga,disselhequeeranecessáriopassarporumametamorfose, queprecisava fechar-se emumcasulo para empreender esforços, que viriam as dores, mas só asnecessárias para fazer as mudanças. Porém, apenas era realmentenecessárioconservaraféeacoragemparasetornaraquelacriaturalivre,bem-aceita,quevoaleveealtoporondedesejasse.Eranecessárioqueelapensassecomalegriaeconvicçãodeque jáeraumaborboletae tudo iriamudando, até mais rápido do que ela imaginava, e inalmente sairia docasulocomoumalindaborboleta.

Page 30: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Nós, pessoas di íceis, somos como uma lagartinha ou como uma

ostra. Possuímos a beleza e a preciosidade da pérola, mas enterrada,escondida,longedaluzdosol.Escutemosoconselhodacoruja,vamossairdenósmesmosedescobrirumanovaeencantadorarealidadeexistencial.

6.Reflexão:Autoconhecimento

– Em nossos con litos com alguém é chocante descobrir que

tambémmagoamososoutros.– As expectativas das outras pessoas não são de minha

responsabilidade,amenosqueeutenhaajudadoacriarasituação.– Independente de eu aceitar ou discordar do ponto de vista de

alguém, posso tratar essa pessoa com delicadeza e respeito. Posso dizer“não”damesmaformagentileafetuosacomoquandodigo“sim”.

–Apalavrachinesaparade inir“crise”éescritacomdoistraçosdepincel: o primeiro traço signi icaperigo, o segundo traçooportunidade.Procurarei sempre a oportunidade escondida dentro de qualquer crisequesemanifestarinesperadamente.

–Comotenhomecomportadodentrodeumgrupo?– Parece que muitos de nós lidamos com a agressividade de

maneirainadequada:ouaengolimosouexplodimosemfúria,colocandoossentimentostodosparaforaecausandograndemal-estar.Comodevoagir?

–Quando estiver com raiva, vou contar até dez, antes de falar. Sepermaneceraira,contareiatécempausadamenteecomopensamentoemDeus.

–Sevocêachaqueomaréazuleeuachoqueéverde,nãotenhode passar o dia inteiro tentando convencê-lo. Não tenho de invalidar ospontosdevistadosoutrosedeninguém,parareforçarosmeus.

–Sevocêachaqueomaréazuleeuachoqueéverde,nãotenhode passar o dia inteiro tentando convencê-lo. Não tenho de invalidar ospontosdevistadosoutrosedeninguém,parareforçarosmeus.

– Dizer uma palavra amável, escrever um bilhete atencioso ouapenasprecisaraqualidadedeoutroserhumanoenriquecemmeudia.Opoder de me sentir bem comigo mesmo independe do que as pessoaspensemameurespeitoouqueconfirmemmeuvalor.

– Aprendi que sou digno de ser amado, independente do que

Page 31: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

pensammeuspais,meus irmãosouqualqueroutrapessoa.Aúnica coisadequenecessitoé“derespeitopróprioedeumaféabsolutanoDeusquecuidademim”.

Page 32: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

CapítuloIII–Víciosdacomunicação

Vício é um mau hábito ou um costume condenável. Vício da

comunicação é omodo de falar ou de agir que estabelece uma barreira,queimpedeumacomunicaçãosaudável.

Existempessoasaprisionadasporvíciosdetodaaespécie:víciodapreguiça,doorgulho,da indisciplina,do falarmuito,dabebida,domentir,dofumar,dogastar,daagressividade...

1.Exemplosdevíciosdecomunicação

Palavrasviciosas

Sãomuitososvíciosquemanipulamocaráterdealgumaspessoas

e,seaspessoastomassemconsciência,ousepudéssemosavaliarosefeitosterríveis das palavras que não são “bem ditas”, das atitudes destrutivas,certamente,haverianestenossomundomuitomaispaci icadoresemenospessoasmagoadas,machucadas,feridas,infelizes.

Exemplo:Amãequerepetefrasesdessanatureza:–Váproinferno!Vocênãoprestaparanada!–Vocêéumdesgraçado!–Quandovocêcasar,suacasavaiserumlixo!–Jáestouvendoqueessecasamentonãovaidaremnada!

*

Ponhodiantedetiabênçãoeamaldição.Avidaeamorte.Escolhe,pois,avidaparaquevivascomtodaatuaposteridade,amandoaoSenhorDeus,obedecendosuavozemantendo-teunidoaele.

Page 33: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Dt30,19

*

Muitaspessoas sentem-sederrotadas, improdutivas, impedidasdeavançar, apenas porque alguém em posição de autoridade lançou-lhespalavrascarregadasdeira.

Palavrasacusadoras

–Vocêéumgrandementiroso.Vocêéumgrandevigarista!–Vocêéoculpadodetudooqueestáacontecendo!–Aculpaédosgovernantes,dosladrões,dosdesonestos!

*

Nãodigasmaldeteurei,nemmesmo

empensamento.Mesmodentrodeteuquarto,nãofalesmaldopoderoso.

Ecl10,20

*

A psicologia de Deus é perfeita. Ele enxerga todos os homens e

ouvetodasasvozesdoshomens,espalhadaspelafacedaterra.Todosnósjá ouvimos e, talvez, até dissemos palavras cheias de ira.Mas elas sãodevastadoras!

Palavrasirônicas

–Filhinhodamamãe,hein!–Vocêcasoumesmooujuntouostrapinhos?–Elaéazedaassimmesmoouestáchupandolimão?

Palavraspreconceituosas

–Osadvogadossãotodosladrões!–Oscrentessãofalsos!–Oshomenssãotodosinfiéis!–Lugardemulherénacozinha!

Page 34: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

–Osmédicossãotodosmercenários!–Oscatólicossãoidólatras!

Faltadeatençãoounãoouvir

Éumvícioquenosseparadosoutros.Há ilhosquedizemdospais:

“Não adianta nem falar com o papai, porque eu sei que ele nem vai meouvir”. É triste esta realidadeque acontece emalgumas famílias.Quantosproblemas entre pais e ilhos,maridos e esposas, seriam solucionados seaprendessem a ouvir com amor e atenção, sem acusação e semjulgamentos.

Prometerenãocumprir

Isso pode acontecer, mas quando se torna um vício é muitofrustrante.

Se desejamos relacionamentos equilibrados, devemos eliminaressesvícios.

2.Osproblemasemocionais

Aansiedade,ocomplexodeculpaeocomplexodeinferioridadesãoos

três problemas emocionais básicos, os quais exercem forte in luência emnossos relacionamentos, os quais nos tornam pessoas complicadas,infelizes e de di ícil convívio. Há urgência de cura. E sabemos que essesproblemas têmsolução.Deusnosofereceosmeiospara isso. JohnPowellnosexplica:

Ansiedade

A ansiedade é o desassossego da mente. Medo de que algo ruimaconteça.Estadoconstantede insegurança.De ine-seansiedadecomoumestado de agitação, inquietação e perda de ânimo. É também um estadocaracterizado por sentimentos de apreensão, pela incerteza e pelomedode enfrentar com seus próprios recursos um acontecimento ameaçador,real ou imaginário. Certo grau de ansiedade é normal e até positivo. Osexercícios de relaxamento ajudam a controlar as manifestações deansiedade.Viveropresentecomtodaaintensidadetambémcooperapara

Page 35: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

mais serenidade e, sobretudo, a fé em Deus enche nossa mente desegurançaepaz(cf.Fl4,4-8).

Culpa

É a sensação de que necessitamos ser punidos por algo irreal. Osentimentodeculpaébené icosevocêmaltratoualguémesofrepor isso,poisprovaqueestáemperfeitoequilíbrio.Porém,seosentimentodeculpaésemrazãoalguma,semlógica,geragrandedesgasteemocional.Deusnosperdoa continuamente, lançano fundodomarnossas culpas epecados enos justi icapelopoderdosanguepreciosoerestauradorde Jesus.Livre-sedaculpa.

Inferioridade

Osentimentodeinferioridadesemanifestacomoumasensaçãodeinadequação, de inutilidade. A pessoa tem consciência de que possuihabilidades, valores, dons, mas estão paralisados, até que alguém osestimule a abrir-se para a vida. A baixa estima escraviza, faz-nos ver omundocheiodeobstáculos,detrevas,dedesesperança.Maisumavez,afééasolução.“Euvouadiantedeti,preparandoocaminho.EusouteuDeus.Porondequerquetuandes,euestareicontigo”(cf.Js1,1-9).

3.Quandoerramosoalvo:Cometemospecado

Todas as nossas mazelas, con litos, confusões, agressões, mágoas

têmumnome:pecado.A palavra pecado é originária do latim e signi ica: sair da rota,

desviar-sedocaminho,deixar-seextraviar,erraroalvo.Portanto,explicaopsicanalista Eduardo Mascarenhas que o pecador seria aquele comtendênciasadartirosaesmoenãoacertarnosobjetivosmaisprofundos.Isto é, acertar naquele alvo que lhe traria maior grau de felicidade erealização. Mas, o pecador é instigado por tentações, por fragilidades,atraídopelosprazereslaterais,queolevamasairdesuarotaverdadeira.A tentação é tudo aquilo que faz o homem pensar na grati icaçãoinstantânea;elebuscaumdesejo issuradoenãoseconformaemterdeseharmonizarcomotodo,comoconjuntodosdesejos,dossonhos,vistosem

Page 36: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

suaglobalidade.Pois,elebuscaprazerdeumladoesemachucadooutro.Perdeorumo,extravia-se,saidarota,perdeoalvo.Poressemotivo,Deuséasolução.Areligiãoéasolução.Religar,reencontraro iodameada,opédascoisas,restabelecervínculosentreocéueaterra,entreoqueébanaleoqueétransitório,oqueémistérioeoquefazpartedaeternidade.

AcreditoqueDeusnão fazpromessasparao futuro,paraquenosesqueçamos de viver o presente.Na Sagrada Escritura, estão registradas2.500promessasparaviverodiadehoje,comfelicidadeeplenitude.Vivercomharmonia,perdoando,amando,compreendendo.

Santo Agostinho disse: “O demônio é como um cão raivosoacorrentado, só morde aquele que se aproxima dele”. Comete pecadoaquele que se desvia da rota. Que se aproxima do cão raivoso. “Hádestruiçãoeruínaemseuscaminhos,nãoconhecemapaz,porquenãohátemordeDeus,diantedeseusolhos”(cf.Rm3,16-18).

Paranãopecar:Tenhacuidadocomseuspensamentos,porqueelesse transformam em palavras; cuide de suas palavras, porque elas setransformam em atitudes; cuide de suas atitudes, porque elas setransformamemcaráter. Cuidede seu caráter, porque ele se transformaemcaminho.

Quando você erra o alvo, comete pecado. Com o pecado, surge omedo:deserassaltado;dasolidão;deserrejeitado;damorte;dadoença;de enfrentar as pessoas; de ser traído; do fracasso; da humilhação; doridículo...

Devemos lembrar que existe um poder milagroso em nossospensamentos. Se desejar mudar seu mundo, comece mudando seuspensamentos.

Quando as coisas lhe parecerem di íceis, lute com todas as forçasdesuaalmaparanãoresmungar,paranãoreclamar,nemamaldiçoar.

Utilize a fé restauradora, transformadora. Se você aprender apensar e a falar aspalavras certasnosmomentos certos,Deusmudaráasituação, o que era impossível, será um verdadeiro milagre. Que o fracodiga que está forte; que o oprimido diga que está liberto; que o doentea irmequeestácurado;queotristedeclarequeestáfeliz;queopobrefaleque é próspero. Comece a dizer que está curado, que é feliz, completo,abençoado e próspero. Pare de reclamar das montanhas de problemas,mas as coloque em submissão à grandeza e à fortaleza deDeus, que elederrubarátodasasmuralhasdeseusproblemas.

*

Page 37: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Tendepormotivodetodaaalegriaopassardesporváriasprovações.Emtudodaigraças.

Sl26,1

TudocooperaparaobemdaquelequeamaaDeus.

Rm8,28

*

OapóstoloPaulo, considerando-seumapessoadi ícil e semmérito

algum,falou:

*

PortrêsvezesrogueiaoSenhorqueseapartassedemim,maselemedisse:“Basta-teminhagraça,porqueénafraquezadohomem

queserevelatotalmenteminhaforça”.

2Cor12,8-9

*

Quelindo!Com essa força, não há razão paramedos.Mas, apesar de toda a

bagagemde fortalezaquerecebemosdeDeus,aindaencontramosmuitaspessoascommedo.Comaautoestimabastantefragilizada,meditemosestetexto:

Porquetenhotantomedodenãoseramado?Por que alguémme ofendeu, se sou tão bondoso, tão

amigo, tão educado? Por que me rejeitaram sem nenhumarazão? Ou não prestaram atenção em mim? Sem me darconta, eu me vejo remoendo o sucesso dos outros; vejotambém a maneira pela qual as pessoas se aproveitam demim.Apesardeminhasboasintenções,tambémmede lagrosonhando em tornar-me poderoso, célebre e famoso.Contudo, todos esses exercícios mentais me mostram o

Page 38: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

quantominhafééfrágil.Esqueçoquesouumbem-amado.Por que tenho tanto medo de não ser amado, de ser

culpado, posto de lado, superado, ignorado, perseguido emorto? Por que estou, constantemente, criando estratégiasparamedefendere,consequentemente,garantiroamorqueacho que preciso e mereço? Dessa forma, isolo-me dapresençadoPaieescolhohabitaruma terraestranha.Aquisurge a questão: A quem pertenço? A Deus ou ao mundo?Muitas preocupaçõesme revelam que pertençomuitomaisaomundoqueaDeus.Qualquercríticamedeixaperturbado,a menor rejeiçãome deprime, o menor elogio levanta meuespírito e o pequeno sucesso me anima. Pouca coisa me énecessária para me levantar ou me deixar por baixo, soucomo uma embarcação no meio do oceano, completamenteao sabor das ondas. O tempo e a energia que consumo,tentando manter o equilíbrio e evitando ser abatido enaufragar,mostram-meoquantoestounadependênciadasilusões e das vaidades deste mundo. Não uma lutaabençoada debaixo do olhar do Pai amoroso, que cuida demim mais do que dos passarinhos, dos ios de cabelo deminhacabeçamaisdoquedos líriosdo campo... (A volta dofilhopródigo,deHenriNouwen).

NossaintimidadecomDeusnosequilibraenosfortalece.

4.Vantagemdeconvivercomumapessoadifícil

Todooserhumanonasceuparaconviver.Ninguémvive isolado.É

nos relacionamentos que nosmachucamos,mas também é neles que noscuramos.

Enquanto estivermos neste mundo, teremos de viver como sereshumanosenãocomoangelicais.Porisso,necessitamosaprenderaartedosrelacionamentossaudáveis.

Segundo Shinyashiki, muitos casamentos estruturam- se sobre amiragemdequeumsuprirátodasasnecessidadesdooutro,otempotodoe para sempre. O resultado dessa idealização são muitas separações ecasais infelizes. Ninguém é completo para ninguém, pormais sensacional

Page 39: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

queseja.Há também circunstâncias nas quais o orgulho, a prepotência e a

rebeldia não resolvem, “a emenda ica pior que o soneto”. O fato de umilhosairdecasa,porqueestárevoltadocomseupaioucomsuamãe,nãovairesolvernada,esimpiorarasituação.

Dois sócios que estão progredindo em uma carreira devem lutarpor mais tolerância, compreensão, perdão, para que a unidade não sejadestruída.

5.Quandoapessoadifíciléasograouanora

Nãomeamemtanto

Adisputaentrea sograeanora seeterniza.Essadisputaentrea

sograeanorapelo ilho/maridoresultadecertacegueira.Ambastêmumcisconoolho.Anoraeasogratêmdi iculdadedeverseuprópriociscoe,porisso,sóconseguemverociscodaoutra.E,poressemotivo,têmsempre“razão”. E assim a luta se eterniza. Não posso tirar o cisco do outro,maspossocuidardomeu.Nãopossocontrolarasemoçõesdooutro,maspossocontrolarminhasemoções.

Se o botão de meus sentimentos está nas mãos de meu cônjuge,qualquer agressão da parte deleme faz pular e vice-versa. Um aperta obotão, o outro reage, pula. O cônjuge retoma o botão em suas própriasmãos.Nãoseenvolve.Seooutroapertarobotão,nãopularei.Determino-me a não reagir. Mas se ambos os cônjuges reagem impulsivamente, abriganuncaterminará.

Quando se trata de sogra e nora, o problema se divide em doisamores legítimos. Ele é solicitado a optar, mas como ambas têm “suarazão”,ele(omarido,oobjetodoconflito)nãopodeoptar.

PauloGaudêncio,psicanalista,diz:

Se eu tivesse dotes musicais, escreveria um bolero delamentodomarido/ ilhosofredor...mas,comoeunãotenho,escrevo só o título: ‘Não me queiram tanto!’ Poupem-medesse amor que tenta me obrigar a uma opção impossível,deixem-meempaz.

Page 40: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

A saída para esse problema está na avaliação de seu própriocomportamento. Você deixará de ser uma pessoa reativa para se tornarativa. Administrando melhor suas emoções, terá coragem de cuidar dociscodeseupróprioolho.

Sogra e nora: Duas pessoas di íceis. Vencerá aquela que formaisinteligenteeamarmais.

Ovenenodorancor...

Conta uma lenda chinesa que uma jovem chamada Lincasou-se e foi viver com seu marido na casa da sogra. Linnãoseadaptou,viviairritadacomojeitodasograesuavidafoi tornando-se insuportável. Porém, segundo as tradiçõeschinesas,anoratemdeestarsempreaserviçodasogra.Lin,não suportando mais a convivência di ícil, foi consultar umsábio.Depoisdeouvira jovem,omestreHuang lhedeuumpacote de ervas e disse: “Para te livrares de tua sogra, nãodevesusaraservasdeumasóvez,poisissopoderiacausarsuspeita.Mistura-ascomacomidaeassimela irámorrendolentamente. Para evitar que alguém suspeite de ti, quandoelamorrer,deverás terocuidadode tratá-lacomomáximocarinho e nada te custará”. Lin icou muito entusiasmadacom o projeto e, para evitar suspeita, obedecia à sogra emtudo. Passados seis meses, toda a família estavatransformada.LinfoinovamenteprocuraromestreHuang,edisse:“Porfavor,mestre,ajuda-meaevitarqueminhasogramorra.Euaamocomoseela fosseminhaprópriamãe.Nãoqueroqueelamorra,estoumuitoarrependida!”O sábio sorriu: “Tua sogra não morrerá. Tua sogra nãomudou em nada, quem mudou foste tu. As ervas sãovitaminas. O veneno que estava em tuas atitudes foisubstituídoporamorecarinho.Etudoficoubem”.

6.Depoimento

Minhavidaestavadecabeçaparabaixo

Page 41: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

MeunomeéMônica.ParticipeipelaprimeiravezdocursodaDra.Ruthe,emsetembrode2002,naComunidadeBomPastor,emCopacabana,noRiodeJaneiro.

Antes de conhecê-la, estava atravessando uma fase muito di ícil.Minha vida estava de cabeça para baixo. Não sabia o que fazer, o quebuscar, nem como buscar; não sabia nem como rezar; chorava, perdida.Clamei a Deus por socorro. Só isso, pedi socorro. E uns dias depois,enquantotrabalhavaemcasa,ligueiorádioeaDra.Ruthefalavadeumdeseus cursos. Tudo foi tão rápido! Peguei a caneta e tomei nota de seutelefone. E desde o momento em que falei com ela, comecei a sentiresperança. E Deus foi tãomaravilhoso paramim; e digo que não foi umcurso,masquaseumretiro.Aprendiasermaiscristã.Meucoraçãoestavacheio de raiva e de revolta; estava quaseme separando e jogava toda aculpaemmeumarido,ignorandooquantotambémeueraculpada.

Minhapersonalidadeémuitoforteeeuestavapondotudoaperderporminhainconsciência.

Hojeestoutornando-meumanovapessoa.Estouaprendendoameconhecerpordentroeporfora.Nemacreditonoqueestáacontecendoemminhavida.Soucatequistae tesoureirademinhaparóquia,e jánãosintomaismedodaspessoas,poisantesachavaque todosriamdemim.Tenhomepoliciadoparanãocriaratritoseassimtenhotidomaisserenidade.

No inaldocurso,aDra.Ruthefezumadinâmicaenosconduziuaumare lexãobemprofunda.E,graçasaessemomento,minhavidafamiliarfluiu,foirestaurada.

Unstrêsdiasdepois,meumarido,apósleracartaqueescreviparaele (durante o curso), chorando, veio conversar comigo. Foi nessemomentoquetudoqueeramentiraparanóstornou-severdade,tudoqueestavaembrasasnomeiodascinzasfoiapagado.Equandochegouanoitee fomos deitar, pela primeira vez na vida, oramos juntos, um pelo outro.Entramos em lua-de-mel comDeus, em nossa casa.Meu ilho foi omaiorbene iciado, pois, inocente, sofria com nossas brigas e desentendimentos.Hojesomosumafamíliafeliz.

7.Exercício:Confrontohonesto

– Você continua permanecendo na defensiva, justi icando-se

quandoerra,oujáadquiriuahumildadedeadmitirseuerro?

Page 42: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

–Vocêpercebeusealgumasvezessecastigasemmotivo?–Fofoca.Vocêjáselibertoudessevíciocruelemesquinho?Senão

consegue,busqueajuda.–Vocêfoiperdoado,masnãomudouseucomportamento?(Issose

assemelhaaenxugarochãocomatorneiraaberta.)–Você temumadívidacomalguémenãoestáconseguindopagar.

Como se comporta? Você foge, esconde-se, mesmo sabendo que é umaatitudedecovardiaequeoprejudicamuitomais?

–Jápensounasrecompensasdeumconfrontohonesto?

Page 43: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

CapítuloIV–Virtudesacultivar

Para o ouvido demuitas pessoas, falar em virtude soa como algo

pejorativo,inadequadoparanossostempos,emqueohomem,quantomaisorgulhoso,ambiciosoeprepotente,maiséhonradopelosdemais.Liemumlivro sobre esse assunto. A humildade, por exemplo, é uma das maisimportantes virtudes a cultivar. Ela não consiste somente em reprimir osimpulsosdasoberba,daambição,doegoísmooudavaidade.Ahumildadenão aniquila a alegria de viver, pelo contrário, enobrece a vida, concedeasasaoespíritoeampliaoshorizontesdasmaiscarasaspirações.Todasasgrandezas humanas são vazias, fenecem rapidamente. Tudo o que égrande realmente não foi fabricado com a habilidade de nossas própriasmãosoucomaperspicáciadenossasmentes,mastudoégraça.

MadreTeresa de Calcutá foi umadasmulheresmais humildes dafacedaterra.Suagrandehumildadeeraaarmamaisforteparalidarcomaspessoasdifíceis.Elafalou:

Não tente mudar uma pessoa. Procure apenascompreendê-la.

“NapresençadeMadreTeresa,todosnósnossentimos,comrazão,

um pouco humilhados e envergonhados de nós mesmos” (Palavras deIndiraGandhi,peranteaAssembleiadaONU).

“UmhomemdeDeusésemprehumilde.Quemnãoseapegaanadaé livre. Porque o medo é resultante de um feixe de energiasdesencadeadas”, diz Larrañaga, para a defesa das propriedades e dasapropriações, quando o dono se sente ameaçado. Mas o que é que vaiperturbaralguémqueentregousuavidaaDeus?Eelediz:“Seelequiserqueeuváparaadireita, irei;sedesejarqueeuváparaaesquerda, irei...Deumhomemhumildeelivre,nasceumhomemdisponívelefeliz”.

1.Asinceridadeenalteceoespírito

Page 44: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Paraconviverbem,necessitamossertransparentes,sersinceros.Antigamente,quandoos escultores terminavamumaobradearte,

especialistasavaliavamparaversesetratavadeumaobraverdadeira.Seerafeitaemumúnicoblocoousehaviaemendas.

Quando havia uma lasquinha ou um machucado na estátua, osfraudulentos consertavam com cera, a im de que o comprador nãopercebesseafalsidadeaocomprá-la.

Paraevitarisso,contratavam-seespecialistasque,apósaavaliação,a irmavam se a obra era com ou sem cera. Daí surgiu a palavra sincera,quesignificasemcera.Pessoaautêntica,verdadeira,semmáscaras.

Dizem que quanto piores forem as pessoas com as quaisconvivemos, melhor, pois elas terão coragem de denunciar nossas ceras,incoerências, duplicidades, mentiras. Somente dessa forma iremos nosmodi icar.Devemos ser gratos comaquelesquenos ajudamanos tornarmaisconscientesdenósmesmos.

2.Umadosedeamor

Háumacrençaantigadequeamarosoutrosévirtude,masamara

simesmoéegoísmo,eessaconvicçãovemdelonge.JoãoCalvinodiziaqueoamorpróprioéumapeste.Amarosoutroseravirtuoso,masamaranósmesmoserapecaminoso.GraçasaDeus,essaconcepçãojáestámorrendo,masmuitosaindaabraçamessasideiascarregadasdeculpa.

Paulo Tillich, escritor, sugeriu que fosse abandonada a expressãoamor próprio e substituída por autoaceitação. Mas, por muito que seencarem os méritos dessa sugestão, não é possível concordar com isso,poisaBíbliaadvertesabiamente:“Amateupróximocomoatimesmo”.Quetipodesentimentoscontraditóriosnoslevamanegarummandamentotãoabsolutamenteclaro?

O elemento fundamental do amor expressa-se em uma atitude derespeitoportodasaspessoas,portodasascoisasdomundo, incluindoeumesmoenãorejeitandominhapessoa.

O amor verdadeiro, o amor mais perfeito, é o amor oblativo,depuradono fogo, livredeprojeções enganadoras, livrede ilusões, equesobeà fonteprimeiraqueéDeus.Esteamornãosupõerepressão,maséum confronto e uma superação das dependências e das fantasias. A

Page 45: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

maneira de amar é um critério dematuridade de uma pessoa. “Dize-mecomoamaseeutedireiquemés.”

3.Depoimento

Avidaemminhacasanãoeranadabonita

Éramos considerados uma família modelo e nos esforçávamos

muito para conservar-nos assim. Mas a imagem de retrato perfeito quemostrávamos aos outros nada tinha a ver com a realidade. A vida emminha casa não era nada bonita. Havia espancamentos emuita agressãoverbal, ameaça e intimidação. Essa realidade nunca era discutida. Nãosomente estávamos enganando os outros, como também estávamosenganandoanósmesmos.

Essafaltadecoragemdeaceitaraverdadeeranossoestilodevida.Eissopersistiuatéodiaemqueparticipeideumgrupodeajudaecomeceiumprocesso,longoelento,masquemefoiensinandoaadmitiraverdadesobremeussentimentosesobreascircunstânciasquemecercavam.

Estava tão constrangido, tão envergonhado, com medo do que osoutrospudessempensar,mas iqueimuitoaliviadodeabrirmeucoraçãoedeserouvidocomrespeito.

Através desse processo, comecei a acreditar em Deus. Quando adoreramuitogrande,repetiaváriasvezesesselemamilagroso:“Solte-seeentregue-seaDeus”.Hojemeconsideromuitoafortunado,porqueseiquemeuDeusémaiorquetodososmeusproblemas.Finalmente,descobriquenãopoderia icarsozinho,sofrendo,sempartilharcomalguém.Soltar,pôrpara fora,nossosmedose inseguranças trazalívioepaz,maspara issoéprecisomuitahumildade(G.F.A.).

Soumuitogratapelotestemunhodestejovemqueenriqueceuestelivro.QueDeusoabençoemuito.

4.Pessoadifícil:Opobre

Para a maioria das pessoas, o pobre é a pessoa di ícil que ela é

obrigadaasuportar.

Page 46: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Souparticularmentemuitogrataameuqueridopai,queensinouedemonstrou a todos os ilhos a necessidade de amar o pobre, o fraco, oindigente. Levava para nossa casa pessoas bem humildes, bempobrezinhas, para almoçar ou jantar conosco, fazendo parte de nossamesa. Levava aquelas pessoas que a maioria dos homens da cidade atérepudiava.Meupaisetornavaparaelas“umamigodopeito”.

Aexecutivaeogaroto

Entro apressada e com muita fome na confeitaria. Escolho umamesa bem afastada do movimento, pois quero aproveitar para comer epassarume-mailurgenteparameueditor.

Peçoumaporçãodefritas,abroolaptop.Levoumsustocomaquelavozbaixinhaatrásdemim.–Tia,medáumtrocado?–Nãotenho,menino.–Sóumamoedinhaparacomprarumpão.–Estábem,eucomproumparavocê.Minha caixa de entrada está lotada de emails. Fico distraída,

encantando-mecomaspoesias,comasformatações.Ah,quemúsica!EssamúsicamelevaaLondres.

–Tia,pedeparacolocarmargarinaequeijotambém.Perceboqueomeninohaviaficadoali,juntinhodemim.– Ok. Vou pedir, mas depois me deixa em paz, preciso trabalhar,

estouocupadíssima.Chegaminharefeiçãoejuntocomelameuconstrangimento.Faço o pedido do guri e o garçomme pergunta se quero que ele

mandeogarotoirpassear.Digoqueestátudobem.–Deixe-oficaretragaopedidodomenino.–Tia,vocêtemInternet?–Tenhosim,éessencialaomundodehoje.–EoqueéInternet?– É um local no computador onde podemos ver e ouvir notícias,

músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, tem tudo no mundovirtual. E, lá, criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer,criamos nossas fantasias e transformamos todas as coisas desagradáveisembonitas,comogostaríamosquefossem.

–Legalisso!Euadoro.–Menino,vocêentendeuoqueévirtual?

Page 47: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

–Sim,tambémvivonessemundovirtual.–Nossa,vocêtemcomputador?–Não!Masmeumundotambémédessejeito.Minhamãetrabalha,

icaodiatodofora,sóchegamuitotardeequasenãoavejo.Ficocuidandode meu irmão, que chora de fome e eu dou água para ele e digo paraimaginar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo o dia, diz que vaivenderocorpo;nãoentendo,poiselavoltatodoodiacomocorpo.Meupaiestánacadeiahámuitotempo,masimaginonossafamíliatodareunidaemcasa,muita comida,muitosbrinquedos, ceiadenatal e eu indo ao colégioparavirarmédico,umdia.Issoé“virtual”,nãoé,tia?

5.Reflexão:Queatitudesadotarperanteaspessoasdifíceis

– Como encaro o pobre que se aproxima de mim? Com

desconfiança,medooudesprezo?–Queatitudestomarcomaquelaspessoasquenosferem?– O que mais lhe causa desespero? A quem você recorre nesses

momentos?– O que podemos fazer por nós mesmos, para lidar melhor e de

formamaissadiacompessoasquenosagridemconstantemente?– Que atitudes adotar em relação às pessoas que desprezam as

virtudeseabraçamosvícios?

Page 48: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

CapítuloV–Comotornarfáceisosrelacionamentosdifíceis

Saber reconhecer os comportamentos di íceis, descobrir suas

causas, ajudar as pessoas, injetando nelas uma dose de atitudes debondadeedecompreensãoéessencialnosrelacionamentos.

Quando melhoramos nosso temperamento, podemos lidar melhorcomaspessoasquenosferem.

Hápessoasque têmodomdeprovocar aborrecimentospor ondepassam.

Conseguir harmonizar-se com pessoas de di ícil temperamento édecisivoparasobrevivernestemundo.

Encontramospessoas di íceis nasmelhores famílias, nasmelhoresempresas,nasmelhoresvizinhanças.

Precisamos estar atentos quanto a nossos pensamentos, palavras,atitudes agressivas, porque a irritação e o descontrole emocional sócausamtristezaedor.Palavrascruéisprovocamódio.Serenidadeésaúde.Palavrascruéissuscitamaira.

Algumasnormasdecabeçafriatornam-sesuportescontracon litosinsensatoseperigosos.Vejamos:

– Quando agredido, escute até o inal, com amor, embora sintadesejosdeagrediratémesmo isicamente.Quandoumapessoanosagridede forma violenta, ela é que está descontrolada; portanto, cabe a nósadministraromomentodecabeçafria.

– Não revide, não interrompa. Mantenha serenidade. Pense emJesus, Filho de Deus, derramando seu sangue na cruz porque deseja operdãoeareconciliaçãoenãooódio.

– Quando a pessoa se calar totalmente, agradeça a coragem queteve de falar tudo o que pensava de você. Seja humilde, sem se sentirhumilhado.Comprometa-seasermelhor,peçaajudaaoagressor.

–Apósmuitare lexão,livredeódio,procurequemoagrediueabraseu coração, dizendo a dor que sentiu com suas palavras. Sem o acusar,

Page 49: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

fale apenas de seus sentimentos. É a oportunidade mágica de umareconciliação perfeita. Faça a experiência. O medicamento poderoso quefortalecenosso“ego”éahumildade.

1.Hápessoasdifíceis,maselastambémsãobondosas

Há pessoas di íceis, mas elas também são bondosas, reconhecem

seus momentos con litantes, estão conscientes disso e, portanto, nãoprejudicam tanto, porque se arrependem, pedem desculpas, sofremtambém quando fazem os outros sofrerem. Mas há pessoas que passamdos limites, não têm consciência de seus atos. Não percebem como seucomportamentomachuca, humilha, fere.Quase sempre estão convencidasdequeestãocertasesãoosoutrosqueprecisammudar.Saber lidarcompessoas di íceis, em um ambiente de empresa, por exemplo, é umanecessidadebásica, pois é impossívelmanter a produtividade elevada, seos integrantesdeumaequipede trabalhonãose toleram,não toleramasdiferençasindividuais,nãosesuportam.

“Conviverpaci icamenteestáaoalcancedetodosnós”,dizReinaldoPassadori, mas exige um compromisso honesto, muita tolerância epersistência. Exige que, muitas vezes, nos humilhemos até para que orelacionamentonãosedobre,nãosequebre.

Precisamos lembrar que, por trás de um comportamento di ícil,podem existir pureza de intenções e sentimentos de justiça, porém,distorcidos,confusosequenecessitamdediscernimento.

Olhar para simesmo, não comumolhar narcisista e complacente,quevê tudooque é seu comoomáximo,nemcomumolharpolicialesco,que se culpa por tudo, mas sim com um olhar de confronto honesto,verdadeiro,queseesforçaparasereconhecer.

2.Empatia:Delicadezadaalma

Oqueéempatia?Éadelicadezadaalma.A empatia pode ser de inida como a capacidade de experimentar,

com a devida compreensão, os sentimentos e as ideias de uma outrapessoa, colocando-se com todaahonestidadeemseu lugar.Apessoaque

Page 50: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

sabe ouvir com empatia transporta-se para nosso interior, para abraçar,comcarinho,essenosso“eu”atribuladoquealiestápedindoosocorrodesua compreensão, seu amor e respeito. Elanos faz sentir segurosdequenão estamos sozinhos em um mundo frio e hostil, indiferente a nossosproblemas. Por meio da empatia, captamos as vivências do outro, demaneiratotal:comoessapessoasente,semnoslimitarmosàspalavrasqueelenoscon ia,aosfatosquenoscomunica,mastambéme,principalmente,a sua linguagem corporal. Suponhamos, por exemplo, que um colega detrabalho, muito nervoso com a apresentação de um projeto, diz-nos comvoz sumida e uma atitude de desânimo: “Estou arrasado, hoje fuihumilhado por meu chefe e ainda estou com todo esse trabalho pararealizar...”Seprestarmosatençãoapenasàmensagemverbal,signi icaquesó ouvimos parcialmente, e talvez nossa resposta seja: “Bola pra frente!Issopassa”.Porém,senossaaudiçãoformaisatenta,seformoscapazesdenotar seusgestosedeentraremsintonia comele, émuitomaisprovávelque digamos: “É muito doloroso isso. Imagino como você está sofrendo!Conte-me tudo, desabafe”. E se isto for real, fará esta pessoa muitoconsoladaporsentir-secompreendidaprofundamente.

Comopodemosexercitaraempatia?Oserhumanoé,pornatureza,incompleto. Por isso, necessita dos demais para superar a solidão. Nãosomosuma“ilha”,precisamosdaspessoas,precisamosdeumaconvivênciasaudável.

Quando alguma coisa nos a lige, quando icamos confusos, quasesempre acabamos pedindo auxílio a um semelhante, de preferênciabuscamosumapessoadenossacon iançaparaexpressarnossasa lições.Expomos a situação coma esperança de receber compreensão e consolo,que possam infundir-nos o calor humano tão necessário. Raramentepedimosa soluçãodoproblema,masesperamosque,porummomento,ointerlocutor sinta como nós estamos nos sentindo, coloque- se em nossapele, junte-se a nosso coração amargurado e nos conforte (ouçaempaticamente).Nessascircunstânciaséfrequenteencontrarmospessoasaté bem-intencionadas, que nos dão umapalmadinha emnossas costas enos dizem: “Isso não é nada, isso passa!” Mas nossa desilusão é que apessoanão entendeu a intensidadede nosso con lito.Muitas vezes, essaspessoas nos esmagam com uma série de argumentos e, longe de nostranquilizar, nos fazem pensar na inutilidade de nosso desabafo. Nãoconseguemperceberaimportânciacrucialquetemparanósaexperiênciapelaqualestamospassando.

Uma pessoa capaz de fazer empatia capta os sentimentos alheios,

Page 51: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

mesmosenuncapassoupelamesmaexperiência.Omédico,porexemplo,que se dobra para consolar o doente em sua dor e em sua fragilidade,pode nunca ter sentido aquelamesma dor na vida,mas injeta no doenteumadosetremendadeconfiança.

A empatia com as crianças, por exemplo: Suponhamos que acriançaestádesesperadacomobarulhodostrovões.Denadaadiantaopailhedar explicaçõesmeteorológicas sobre o temporal, os raios,mas se eleabraçaro ilhinhoedisser:“Quebarulhão,meu ilho!Ficobemjuntinhodevocê,atépassaromedo.Euestouaqui,estoucomvocê!”

É preciso transmitir muita calma à pessoa que está desabafandoum problema, que está con iando em nós, sem interromper e sem darsoluções prematuras, sem aquela conversa antiga: “Comigo aconteceumuito pior!” E às vezes dominar a conversa e começar a contar suahistória, desviando- se totalmente do assunto, pensando em seusproblemas que já foram resolvidos e que não interessam ali, naquelemomento.Essaéumaconversainútil,quemestánecessitandodeajudaéooutro enão você. Se agir assim, você está voltadopara seu centro, sendoegoísta e até mal-educado. Uma frase que ajuda é: “Você deve estarsentindo-se muito mal!” Ou então: “Nossa, que problemão, hein!”,“Compreendoquenãodeveserfácil!”...

Exercitaracapacidadeda“empatia”éumaformadepromoverumcontatohumano,tornando-omaisgrati icanteemaiscaloroso,aliviandoasolidão,enriquecendoasimesmoeaosdemais.

Alinguagemcorporaltambémdesempenhaumpapelfundamental,como o gesticular, o olhar, o movimento do corpo, tudo isso dá maisconsistência aos argumentos verbalizados. As palavras são apenas umapartedos sinaisqueutilizamosparaentrar emcomunhão comooutro.Ocorporeforça,complementaoucontradiza linguagemfalada.A linguagemcorporalmostracomclarezaasemoçõeseasintençõesdeumapessoanoprocessodecomunicação.Orostoéaprincipalfontedeinformação.Vejaoque acontece no inal de um campeonato de futebol, quando seu timeganha.Agorapenseemsua isionomiadiantedeumsuperiorhierárquicoquenãolheestáatendendoumpedido.Comoemoutrosmomentos:adorpelamortedeumentequeridoouumadecepçãoamorosa,asexpressõessão bem características. Exigem que tenhamos a arma curadora daempatiaparaajudar,amareconsolarascriaturasquenosrodeiam.

3.Medodeautoridade?

Page 52: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

No dicionário, hierarquia quer dizer: Ordem e subordinação dos

poderescivis,militareseeclesiásticos.Sériecontínuadegrausouescalões,emordemcrescenteoudecrescente.

AautoridadevemdeDeus,dizasEscrituras.“PoramoraoSenhor,sede submissos, pois, a toda autoridade humana, quer ao rei, como aosoberano,queraosgovernadores,comoaosenviadosporele,paracastigodos malfeitores e para favorecer as pessoas honestas. Porque esta é avontadedeDeusque,praticandoobem,façaisemudeceraignorânciadosinsensatos. Comportai-vos como homens livres e não à maneira dos quetomam a liberdade como véu para encobrir amalícia,mas vivendo comoservosdeDeus.Sedeobedientesaseussenhorescomtodoorespeito,nãosó aos bons emoderados,mas também aos de caráter di ícil” (1Pd 2,13-17).

E é no ambiente de trabalho que o ser humano está sujeito aenfrentar todoo esquemadehierarquia.Éo trabalhoqueocupaomaiornúmerodehorasdodiadeumapessoaeéaliquenecessitamosaprenderaconviverparanãosofrerdesnecessariamente.

As di iculdades de relacionamento no ambiente de trabalho sãoextremamente prejudiciais. Os pro issionais deveriam preocupar-se emcontrolar suas emoções da mesma forma que se empenham tanto emmelhorar seus currículos. Essa é a opinião de Ste i Maerker, diretora daSecretary Search & Training (consultoria especializada em seleção etreinamentodesecretárias).

Dequeadiantaumpro issionalterfaculdade,domíniodeidiomaseprestígio internacional, se não está emperfeito equilíbrio emocional paraconduzirnegociações.

Oacúmulodesituaçõesdeestresseestáligadoàfaltadeequilíbrioemocionaleafetadiretamenteaprodutividade.Odescontroledasemoçõesresulta de acontecimentos de pouca importância, que frequentemente seconvertem em gota d’água e que, somados, podem abalar seriamente oprofissional.

O homem moderno não tem tempo de parar para pensar em simesmo; ou melhor, ele faz opção por trabalhar mais e ganhar maisdinheiro e não por termomentos de re lexão,meditação ou oração paraseu fortalecimento emocional, psicológico e espiritual. Há certaingenuidade ocupando a cabeça de muitas pessoas que sonham com osucesso,comariqueza,afamaemuitoprazer.Elasseesquecemdequeavida é efêmera e de que podemos, de repente, deixar o mundo, nossos

Page 53: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

planos e nossos sonhos pela metade. “Hoje parecemos eternos”, dizAugustoCury,“amanhãsomosapenasumafolhaquejáamarelounolivrodavida”.Arranjetempoparadescansarerefazersuasenergias.

4.Crises:Reaçõesdiantedaspessoasdifíceis

Todo o relacionamento humano passa por crises, e é justamente

nascrisesqueatolerância,oamor,orespeitoeaamizadesãotestados.Aconsciênciadenossaslimitaçõesreais,resultantesdenossasferidas,podeconduzir-nosàcompreensãodasferidasdosoutros.

Observesemprequevocêentraremcontatocomumapessoaquelheparecedifícil:

–Sentemedodela?–Senteaumentarosbatimentoscardíacos?–Sentealgumtipodealergia?–Percebeumafortetensãoemtodoocorpo?–Quersairomaisrápidopossíveldesuapresença?–Seurostosecontrai?–Mudaseutomdevoz?–Sente-sediminuídopertodela?–Apósocontatocomapessoa,sentetristezaedesânimo?–Aopercebersuavoznotelefone,vocêseassusta?–Gagueja,treme,transpira?–Sentedordecabeça?–Apertonocoração?–Sente-sehumilhado?–Sente-seperturbado,comdificuldadederaciocinar?

Tente descobrir se suas reações não são recorrências de sua

infância:–Seupaieraagressivo?–Suamãelhebatia?–Seusirmãosohumilhavam?–Seusprofessoresocastigaram?

Percebaquantas lembrançasnegativas registradas em suamente.

Page 54: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Àsvezes,umapessoaquenosperturba tantopodeestar trazendoà tonasentimentos de medo, de rejeição, que sofremos nos primeiros anos denossaexistência.Quandodetectamosesses sentimentos, essas reaçõesdeformamaisclara,vamosentendendoqueaspessoasdifíceisemnossavida,no momento presente, não são tão di íceis assim quanto pensamos. Aspessoas, em geral, agem de forma agressiva, rude, ofensiva, por váriasrazões.Estãodecepcionadascomelasmesmaseprojetamissonosoutros.Porquesentemciúmesouporquese sentemsuperiores, comportamentosque revelam ao contrário, pois no íntimo se sentem inferiorizadas einfelizes. Merecem nossa compaixão. É necessário que as perdoemos,porque elas não sabem o que fazem. Será que houve no mundo pessoamais desprezada, rejeitada, humilhada que Cristo Jesus? Sendo tãograndioso,compreendeueperdooutodaa injustiçadohomem.Vocêpodeatédizer:“MasEleeraDeuseeunãosouEle”.Pois, iquesabendoqueElepede exatamente isso de você. Cristo não representou uma tragédia nopalcodomundoapenasparanosassustar,masdeuseuexemplodecomonós deveríamos agir, em circunstâncias humilhantes, amando nossosinimigos, fazendo o bem àqueles que nosmaltratam, ordenando-nos orarporaquelesquenoscaluniam(cf.Mt5,43ss.).

5.Sealguémerrar,vouculpá-loeternamente?

Será impossível restabelecer uma relação, sem a força

restauradoradoperdão.Araivatemopoderdeatuaremnossamentedeformadestruidora

e implacável e cria uma compulsão de cobrança e vingança. “Nossospensamentoslançamoofensoremumcárcereescuroeláoaprisionamos,impiedosamente. Mas, como recompensa, também nos tornamos com eleprisioneiros”,dizoescritorJorgeFoster.

O perdão consciente é a solução.Muitas pessoas passam dezenasde anos aprisionadas, porque imaginam que o perdão tem de partir dosentimento. Nunca perdoaríamos se fôssemos sentir desejo de perdoar.Quando damos o primeiro passo, que se chama determinação paraperdoar, entãoDeus completa a obra. Quando dizemos com honestidade:“Deus, eu sinto ódio, gostaria de esganar essa pessoa que merece meudesprezo e minha vingança, mas não faço isso porque quero amar meuinimigo, fazer o bem àquele que me maltrata, orar por aquele que me

Page 55: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

calunia, abençoar e não amaldiçoar, dar a outra face se for preciso.Empresta-me teu coração, porque tu, Senhor, conhecesminha fraqueza eimpotência. Mesmo derramando lágrimas amargas, quero perdoar. Eu teagradeço, porque tu és o maior interessado em me ajudar nessareconciliação.Morrestepormimeporestapessoatambém”.

Muitas vezes ouvimos pessoas falarem: “Não perdoe! Você vaitolerar isso?Mostrequeninguémpode fazê-lodebobo!Revide!Não levedesaforoparacasa!”

Essamaneiradepensareagirsepultanosso“ser” inteiroemumacovabemprofunda.Operdãonosdevolveavida.

Umahistóriarealdeperdão

Operdãodiantedeumainfidelidadeconjugal

Ela eramuitobonita; istonão sepodianegar. Loura, comumbelocorpo, era uma pessoa provocante e extrovertida, uma Marilyn Monroebrasileira. Era a amante de meu pai. Eu a vi pela primeira vez quandotinha sete anos, e jurei a mim mesmo que um dia iria matá-la, pelosofrimentoquecausavaaminhamãe.

E, segundo me recordo, naquela época mamãe vivia chorando.Inicialmente, desabafava com a mãe dela e, depois, passou a desabafarcomigo. Embora ainda fosse muito novo para entender tudo o que sepassava, conseguia perceber todo o sofrimento e a humilhação que elasentia,eeutambém.

Em casa, em Manaus, meus pais passavam dias sem trocar umapalavra. Tornei-me uma espécie de “pombo-correio” entre eles. Pediadinheiro e entregava; levava bilhetes; transmitia recados de um para ooutro, comunicando apenas o essencial e nada mais. Depois de algumtempo, mudamo-nos para Niterói, onde papai conheceu o Senhor JesusCristo, uma experiência que transformou sua vida. Na mesma ocasião,mamãe também conheceu a graça de Deus. Mais tarde, voltamos paraManaus,ondemeupaipassouapastorearumaigrejapresbiteriana.

Durantealgunsanos,viviemrebeldia,recusando-meaaceitaraféde meus pais. Mas, a inal, Cristo transformou também meu viver. Agoranossafamíliaacha-seunidaemféeamor.

Aos21anos,termineiosestudosteológicosexigidosefuiordenadopastor.Passeiatrabalharcommeupaiemumagrandeigreja.

Masaindahaviaalembrançadaquelamulher.

Page 56: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Certo dia, quando estava fazendo uma visita pastoral, lembrei-meda antiga companheira demeu pai. Emminha recordação, ela eramuitobonita. Como estaria agora? Será que era feliz, que havia encontrado umcompanheiro?Comoseriasuavida?

Passei de carropor seu salãodebeleza. Equandoolhavapara lá,ouviaumavozinterior:“Volteláefaça-lheumavisita”.

Não quis acreditar no que ouvia. A velha ferida de minha almareabriu-se.Fiqueiemluta.

“Senhor,nãosabesqueeuestavaapenaspassandoporaqui?SeráqueoSenhornãopoderiamandaroutrapessoapregaroevangelhoparaela?”

Masa sensaçãopersistia: “Vá lá e converse comela.Trate-a comoseelafossesuamãe”.

Aindameiorelutante,pareiocarro.ResistiaàordemdoEspíritodeDeus,elágrimasmevieramaosolhos.Por im,disse:“Estábem,Senhor.Euvou”.

Saí do carro e parei à porta do salão. Vi-a do outro lado doaposento. Devia ter uns cinquenta anos, calculei, mas ainda era bonita,muitoatraente.Elaolhouemminhadireçãoemereconheceu.

—VocêéofilhodoDr.Caio,nãoé?—Sou,sim,senhora.— É você quem prega naquele programa de televisão? Tenho

assistidoaseuprograma.—Éverdade?—Vocêdevemeodiar,falou.—Não,repliquei,pelocontrário.Vimaquiparalhedizerqueaamo

edesejorespeitá-lacomosefosseminhamãe.Ouvindo isso, ela começou a chorar, e, vendo suas lágrimas, senti

meusolhosmarejaremtambém.Elamepegoupelobraçoemeconduziuaumasaletaquehavianosfundos.Aliabriuseucoração.

— Sou uma desgraçada. Passei a vida destruindo casamentos efamílias. Não foi só a sua não; houve várias outras. Minha vida é uminferno. Estou completamente abandonada. Ninguém me quer. Ninguémmerespeita.

Senti uma profunda piedade ao escutar aquilo. Quando elaterminou,despedi-meesaí.Fuiàcasademeuspais.Láchegando,chamei-os para conversarem comigo em seu quarto. E ali, na quietude daqueleaposento íntimo, conversamos sobre comoDeus entrara emnossa vida ecomo dera um rumo a nossa família. Ambos se alegraram comigo,

Page 57: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

enquantoeurecordavaoqueDeushaviafeitopornós.— Mas e aquela mulher?, indaguei. Nós estamos felizes, mas ela

não.Seráqueelaterádeviverparasempreemdesgraçaespiritual?—Não, replicouminhamãe. Oro por ela todos os dias. Não sinto

ódioparacomela,masnãoconsigoamá-ladaformacomodevo.ÉporissoquepeçoaJesusparamandaroutrapessoa.

—Entãoótimo,expliquei,Deusjáatendeuasuaoração,poiseufuilá.Disse-lhequequeroamá-lacomoamoasenhora.Eladissequegostariade vê-la, mas que tem vergonha. Convidei-a para vir à igreja, mas merespondeuquenãopodevirporrespeitoàsenhora.

Pareiumpouco,hesitante.Masresolviinsistir.—Mamãe,aportaestáquaseaberta.Asenhorasóprecisachegar

láedarumempurrãozinho.Masminhamãeaindanãoseachavaemcondiçõesdefazerisso.—Não,respondeuela.Épedirmuito.Nãosoucapaz.Desalentado,nãofaleimaisnada.Contudo,continueiavisitarminha

novaamigacomfrequência.Durantequasedoismeses,fuiládiariamente,liaBíbliaeoreicomela.

EchegouoNatal.O Natal sempre foi uma ocasião muito importante para nós, pois

foraumasemanaantesdessamaravilhosadataquepapaientregaraavidaa Deus. Agora era véspera de Natal, e toda a família estava reunida:irmãos,irmãs,esposas,filhos,mamãeepapai.

SabiaqueoEspíritoSantoestiverafalandoaocoraçãodemamãe,eacheiqueela tinhacondiçõesdeavistar-secomsuaantiga inimiga.Então,propus:

—Mamãe,seráquepoderíamosformarumcoro,afamíliatoda,eirasuacasaecantarparaela?Minhamãeaindahesitouumpouco,massuaresistênciajásedissipara.

—Podemos,filho,acedeu.Podemos,sim.Com seu consentimento, ensaiamos três hinos e, em seguida,

partimosparaacasadaquelamulher.A casa estava às escurasquando lá chegamos. Paramos, então, do

ladodeforadoportão,ecomeçamosacantar.Ouvindonossoscânticos,elaentreabriua janela.Podíamosdivisar sua silhueta ali. Estavanosouvindoatentamente.

Poucodepoisaluzseacendeue,eminstantes,elaapareciaàporta.Seurostoestavailuminadopeloclarãosuavedaluz.Mamãedeuumpassoem direção a ela. E ali, entre o portão e a porta de entrada, as duas se

Page 58: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

abraçaramcomlágrimasaescorrer-lhespelorosto.Continuamos cantando hinos que falavam do príncipe da paz,

enquanto as duas permaneciam abraçadas e se beijavam, varrendo comaquelaslágrimasdeperdãotodoosofrimentodopassado.Emseguida,foiavezdepapai.Ninguémobjetouquandoeleaabraçou.Nãoeraumabraçodeamante,esimdeamigo.

E eles ainda são amigos. Aliás, nós todos – mamãe, papai, eu e afamília toda – somos amigos da mulher que, um dia, pensei em matar.Todos nos amamos e nos queremos como verdadeiros amigos!(TestemunhodoPastorCaioFábioJúnior)

6.Quandonossentimosimpotentesparaajudar

Euestavachorandomuito

Eu estava chorando muito por causa de meu irmão. Não era a

primeira vez que isso acontecia, mas agora estava chorando porque mesentiaincompetentedemais,porquenãoforacapazdeajudá-lo,desalvá-lo.Elesedrogavahá25anos.Aindanãotinhaempregoeagora,aos44anos,euoviacometerumtipodesuicídioinconsciente.

Elesabiaquenãopoderiasobreviversecontinuassea fazeroqueestava fazendo, mas parecia que todos os meus esforços para ajudá-lotinhamsidoemvão.Aúnicapessoaquepoderiaajudarmeuirmãoeraelepróprio.

Umespíritobrilhante, compotencial para tornar-se a estrelamaisbrilhante. Normalmente são pessoas que têm um enorme talento, ouhabilidade,visívelparaoutroseignoradoporelasmesmas.Levamamaiorparte do tempo perseguindo tudo, menos aquilo que são realmentecapazes e que se encontra ao alcance de suas mãos. Amigos e parentespassam a vida lutando contra a tentação de esbofeteá-las, sem conseguirentenderoquehádeerrado.Émuitofrustranteeháomedodequemeuirmão jamais coloque a vida em ordem. Que posso fazer, Deus amado?Comoposso ajudá-lo?Umadas coisasmais di íceis nesta vida é assistir àquedadaquelesqueamamos.Queremosajudá-los,salvá-los.Aofazer isso,roubamosseupodereeliminamossuasbênçãos.Devemos lembrarqueoDeusquenosamaéomesmoDeusqueajudaráaquelesqueamamos,sedeixarmos espaço para isso. A verdade é que estava com raiva de meu

Page 59: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

irmão, por não ter preenchido minhas expectativas. Sabia que ele erabrilhanteecapazenãoconseguiacompreenderporqueelenãocolocavasuavidaemordem.Deussabedoqueeleprecisae,nomomentocertoemqueeleseabrirparareceberasgrandesbênçãosqueDeustemparaele,eleasreceberá.MinhatarefaérezarparaqueelesedobreperanteDeus,paraque seabraa seuEspíritoeobserveos sinais, atémesmoomínimosinal,eacuraestarácomeçando.(TestemunhodeI.Vanzan)

7.Reflexão:Odiálogo

A natural tendência do ser humano é afastar- se das pessoas

antagônicas, daquelas pessoas que habitualmente nos machucam, nosferem. Em muitos casos, os con litos surgem em função de um mal-entendido, e isso pode ser corrigido, através de um diálogo franco ehonesto.Odiálogoéuminstrumentomágicoeoperaprodígios.

Cláudio, assessor do diretor de uma grande empresa, fez umcomentário sobre seu amigo Jeferson; um terceiro ouviu, carregou nastintas, colocou veneno e transmitiu ao Jeferson. Abriu-se umdistanciamento,quepoderiachegaragrandesproporçõeseadesastrosasconsequências. Jeferson sentiu-se deprimido e quase dominado pelassuspeitas. Mesmo machucado, re letiu, ponderou, pediu discernimento aDeusebuscouoofensor.Sentaram-se,tiveramumdiálogoaberto,honesto,e quando os caminhos se tornaram livres e as cadeias arrebentadas, umacolheuooutroemsuaverdadetransparentee,então,aluzresplandeceu!Opoderdodiálogosemeoualuzeamaledicênciafoiderrotada.

Falar, enfrentar situações, cara a cara, olho no olho, eis a soluçãopara os con litos de nossa vida. Solução madura, racional, sensata.Confronte-se...

Recado do apóstolo São Paulo: “Tudo posso naquele que mefortalece”(Fl4,13).

Page 60: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

CapítuloVI–Terapiadafelicidade

Rir é o melhor remédio! Contudo, não signi ica que você nunca

chore ou não possa icar deprimido oumal-humorado, excepcionalmente.Mas é necessária a devida cautela para não cair na tentação da tristezacontagiante. Se desejamos relacionamentos saudáveis, precisamos abrirmão de pensamentos e palavras devastadoras, que nos tornam pessoasnegativaseoprimidas.

“No dia em que o homem se esquecer de rir, no dia em que ohomem se esquecer de ser brincalhão, no dia em que o homem seesquecerdedançar,elenãoserámaisumhomem;terácaídonasespéciessubumanas.Abrincadeirao torna leve;oamor lhedá luz,o sorrir lhedáasas. Dançando com alegria, ele pode tocar as estrelas mais distantes”(Vida,amoreriso.EditoraGente,SãoPaulo,1989).

“Se eu não tivesse senso de humor, há muito tempo teria mesuicidado”(Gandhi).

“Os melhores médicos do mundo: repouso, dieta, fé e alegria” (J.Swift).

“Alegriaéumaformadeoração”(ViníciusdeMorais).Atotalausênciadehumortornaavidainsuportável!(Colete).“Estousemprecontentecomoquemeacontece,porqueoqueDeus

querésempremelhordoqueeuquero”(Epicteto).“Nãoháprazerqueseigualeàalegriadocoração”(Eclo30,22).Acapacidadedehumorajudaoserhumanoaseelevaracimadas

circunstâncias,mas issodepende tambémda capacidade amorosade verascoisasedeenfrentarasrealidadesdocotidianodeformacorajosa.

Airaémãoduraquegolpeiaemurmuraegoisticamente,ohumoréamãoternaqueacariciaebendiz,afirmaaDra.SílviaLemos,neurologista.

1.Arranjetempoparasorrir

Page 61: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

O humor faz parte da afetividade, o humor dá certo destaque em

nossapersonalidade,alivia.Hácerta luidez.Éelequevaitransformarumcoraçãoduroemumcoraçãoderretido.

Omédicoamericano,cujavidavirou ilme,PatchAdams,dizqueohumor e a esperança são excelentes auxiliares para o tratamento dasdoenças.

“Em nossa insolência, condenamos os outros de mau humor,esquecendo que muitas vezes somos nós que, com cara amarrada,hostilizamosaspessoas,exibindonossasfrustraçõeseafliçõesinteriores.”

“Matérias como ‘rir é o melhor negócio’ ensinam não só novaspropostas administrativas, mas também como conviver com o estressediário.Comisso,osprofissionaispodemalcançarprodutividadeeexcelenterelacionamentointerno”,dizLuizCésarBassoBarbosa.

Quemtemodomdohumoramaavida,apesardasimperfeições.Osorriso torna suportável o insuportável. O bomhumor ajuda a vencer navida.Oamorgerabomhumor.

Há três décadas que omédico Adams transformou os quartos dehospital em verdadeiros picadeiros. Sua especialidade é animar ospacientescombrincadeiras,parareduzirosofrimentodeles.NoBrasil,emvários Estados, existem equipes de pessoas que se dedicam a essaatividade. Sãoos chamados “OsdoutoresdaalegriadoBrasil”.Consulte aInternet:www.doutoresdaalegria.com.br.

Uma boa gargalhada exercita as cordas vocais, os músculos, osnervos,asglândulas,odiafragma,opulmão,melhorao luxodaoxigenaçãodosangueeéaindaomelhorremédioparaainsônia.

O riso facilita a digestão, relaxa os músculos, dilata as artérias,tornaafacecoradaeaumentaobrilhodosolhos.

Contar fatos interessantes,divertidos,ensinarbrincadeiras, contarhistóriasengraçadasmelhoramconsideravelmenteasaúde ísicaemental.Produzmelhoranaspessoasenfermasenavidadaspessoasemgeral.Riacomvontade,e tambémsemvontade,masria todososdias,desdeahoraemqueacordar.

Se você acorda deprimido, faça um tratamento de choque em suatristeza, saia da cama, vista-se bem e caminhe até cansar, aconselha umescritor. A caminhada estimula o cérebro e produz endor ina, umhormônio que alivia dores ísicas e gera bem-estar. Revista-se daarmadura de Deus para enfrentar os desa ios de seu dia, pois Ele é omaior interessado na terapia de sua felicidade. Lance longe de você

Page 62: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

pensamentosde fracasso.Você épedraviva, você éo ilho amadodoReidaterra.

Sevocêsesenteumconstantefracassado,assimserá.Opoemaqueaquisegueesclarecebem:

Euposso(Ican)

Sevocêpensaqueestávencido,vocêestá.Sevocêpensaquenãopodeousar,nãoofaz.Sevocêgostariadevencer,maspensaquenãopode,équasecertoquenãovencerá.Sevocêpensaqueperderá,jáperdeu.Sevocêpensaqueestásuperado,jáestá.As vitórias da vida nem sempre são dosmais fortes ou dosmaisrápidos,masdaquelesquepensamquevãovencer.

2.Sondagensdasáreasdavida

Vale a pena citar novamente Jean La France: “O homem vive na

super íciedesimesmoouseofereceaomundoemespetáculoparaevitaro confronto com sua condição real. Cedo ou tarde, sob o choque daprovação,eleseperguntará:‘Quemsoueu?Qualosentidodeminhavida?Soulivreparadarumsentidoaminhaexistência?’Quandoohomemtentarespondercomhonestidadeaessasperguntas,nãopodeevitarochamadoa uma transformação. Ele, primeiro, tem de reconhecer que seu ‘eu’exterioredetodososdiasnemsempreéseuverdadeiro ‘eu’,oqualestácoberto com roupagens protetoras para se resguardar dos ataquesiminentes.Para encontrar- se, é necessáriomergulhar emuma consciênciaagudaeprofunda,pararedescobrirapéroladesua identidade.Exige-sedeleumesforço silenciosoepermanente concentração , a imdepenetrar emsimesmoereencontraropróprioser”.

Nossavidagiraemtornodemuitasáreas;somoscomoumrelógio,cujo ponteiro gira constantemente, pulando de um ambiente para outro;áreas interligadas, mas com características bem de inidas, como família,escola,igreja,mercado,rua,hospital,quartel,banco,rádio,televisão,clube.Estaéumaformaordenadaefácildeanalisarnossocaráter;portanto,com

Page 63: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

esse esquema que apresentamos, certamente você se surpreenderá comtudo o que descobrir de si mesmo. É a oportunidade de realizar umplanejamento de vida e iciente e efetivo, começando pela área quechamamosdefiodameada:Afamília.

Questione-se:

–Família:Aceitominhafamíliadojeitoqueelaé?Járenuncieiapensamentos

tolos de que seria mais feliz se tivesse nascido em outra família? Estoudisposto a perdoar, diariamente, pequenas ou grandes ofensas de meusfamiliares?Comovivioucomovivomeurelacionamentocommeusirmãos?Estousemprecompetindooudominando?Sinto-meinferiorizadoouaceitoportodos?

–Saúde:Que aspecto de meu ser precisa de um cuidado especial? Físico,

psíquico, emocional, espiritual?Tenhodormidoashorasnecessáriasparamanter meu corpo sadio? Enfrento médico, dentista, com naturalidade?Aceitobemmedicamentos,injeções,cirurgias?

Tenhofobiasemrelaçãoadoenças?Quepensodamorte?

–Alimentaçãoevestuário:Conheço a importância da alimentação? Sei o quemeu organismo

necessita para seu bom funcionamento? Tenho evitado alimentos quefazem mal à saúde? Opto por alimentos saudáveis, ricos em vitaminas?Alimento-me de verduras, legumes, frutas? Dietas? Tomo bastante água,comoénecessário?Estouconscientedaimportânciadenutrirascélulasdemeu corpo com tudo o que precisam para seu pleno funcionamento? Asroupas me causam alguma inquietação? Tenho alguma frustração nestaárea?Minhasroupasestãosemprelimpasebempassadas?Visto-mecomsobriedade?

–Afetividade:Tenho facilidade de gostar das pessoas? Tenho ciúmes? Apego

exagerado? Sei amar sem pedir retorno? Sou capaz de amar o inimigo?Façoobemaosquemeodeiamememaltratam?Seiperdoar?Evitobuscarbengalasemminhavida?(cf.Mt5,44).

–Lazer:

Page 64: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Tenho tido tempo de refazer meus cansaços? Quais minhasdiversões preferidas ou passeios que me restauram o cansaço? Se nãotenho tempo de descansar, que tipo de culpa se aloja em mim? Ouçomúsica?Jogofutebol?Tênis?Danço?Souumapessoaalegre?

–Comunicação:Tenho algum bloqueio de comunicação? Que tipo de pessoas me

perturba?Quetipodepessoasmecausamedoouconstrangimento?Comoéminhacomunicação?Falocomclareza?Seifazerempatiacomosoutros?Sintonia?Soubomouvinte?

–Pedagogia:Procuroserumapessoabeminformada?Continuoaprendendo,ou

jápareideaprender?Participodecursos,palestras,estudos,eventos,quemeenriquecemedesenvolvemmeustalentos,minhashabilidades?Leioosmelhoreslivros?

–Produção:Sinto-mecompetenteemmeutrabalho?Esforço-meparamelhorar

sempre?Minhaproduçãoésatisfatória?Souumapessoacriativa?Evitoserrepetitivo? Avanço sempre, ou me mantenho estático, parado? Buscosoluções?

–Patrimônio:Tenho controlado meu dinheiro? Sou responsável quanto a meus

compromissos inanceiros? Sou econômico? Sou capaz de um confrontohonesto com meus credores? Gasto com exagero? Sou dependente dodinheiro?Souseuescravo?Ouseusenhor?

–Religião:Minha fé é comprometida? Tenho uma con iança em Deus

absoluta? Minha oração é transformadora, tenho algum trauma nestaárea? Descrença?Medo de Deus? Tenho o hábito da oração e adoração?Intercedo por meus familiares, amigos, inimigos, autoridades? Quem éDeusparamim?

–Jurídica:Sou uma pessoa justa? Disciplinada? Normas, regras e leis me

perturbam? Tenho o hábito de acusar, julgar, condenar os outros? Sinto-meinjustiçado?Hájustiçaentreosmembrosdeminhafamília?

Page 65: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

–Política:A política é a capacidade de exercer autoridade sobre um país e

trabalharpelobemcomum.Comotenhoexercidoautoridadesobreminhavida? Como tenhome administrado? Deixo que os outros façam isso pormim?Souumapresençadeharmonia?Souumapessoaorganizada?

–Segurança:Emquesefundamentaminhasegurançapessoal?Tenhoplanosde

saúde,seguros,quemeamparamnosmomentosdi íceis?Pensoemmeusfamiliares,quandoeunãomaisexistir?

–Precedência(valorização):Procuro honrar meu nome? O que entendo por valor pessoal?

Gostodemim?Tenhorespeitopróprio?

3.Planejarépreciso

PierreShurmanndizqueoplanejamentoestratégicoepessoaléa

maneiramaise icazdeorganizarasmetas.Aondequerochegar?Esseéoplanodepartidaparaarealizaçãodequalquerprojeto,planoousonho.

Sugerimos, primeiramente, que se estabeleçammetas individuais,depoisgrupaisesociais.

Asmetasdirecionamnossavida.Dão-nosumaconsciênciamaiordenósmesmos.

4.Aspalavrasotimistasdizimamasadversidades

Quando você tem o hábito de falar com frequência palavras

otimistas, cheias de entusiasmo, seu subconsciente começa a agir deacordocomoquevocêestáfalandoeafazeroquefornecessárioparaqueesses pensamentos se tornem realidade. É lamentável que amaioria daspessoas repita palavras negativas e destruidoras o tempo todo. Elas nãopercebemqueaspalavrasdizimamaconfiançaedestroemaautoestima.

“Temos de ser cautelosos com as coisas que dizemos durante os

Page 66: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

períodosdeadversidadese infortúnios”,diz JoelOsteen,autordo livro “Omomentoéeste”.Amaneiracomovocêreageàsadversidadesdavidaeoquediz, napresençadedi iculdades, exerceráumaenorme in luêncianotempo em que você permanecer nessas situações. Via de regra, quantomais otimistas seus pensamentos e palavras,mais forte você se sentirá emaisrápidosuperaráacrise.

Com excessiva frequência, cometemos o grave erro de repetirfrasesnegativasereclamamos:

–Sabiaquemeucasamentonãoiadarcerto.–Nãoacreditoqueconsigalivrar-medeminhasdívidas.– É quase certo que terei de aturar este problema de saúde pelo

restodavida.Quando começa a falar dessa forma, você se torna seu maior

inimigo nesta vida. Se existe um momento em que é necessário tomarcuidado com o que se diz, é nesse momento de adversidade. Quando sesente cansado, esmagado, estressado, quando tudo no mundo se voltoucontra você, é quando precisa estar no nível de alertamáximo. Amentesubconsciente apanha suas palavras, trata- as como declaraçõesverdadeirasesepõeemcampoparatorná-lasrealidades.AEscrituradiz:“Amorteeavidaestãonopoderda língua,esseéo frutoquecomereis”.Emoutraspalavras,vocêcriaumambienteparaobemouparaomalcomsuaspalavraseterádeviverexatamentenestemundoquevocêcriou.

5.Vivaomomentopresente:o“agora”

Lendadoricomonarca

Conta a lenda que, hámuitos anos, um poderoso e ricomonarca,

demandando agora os caminhos da sabedoria, propôs a seus súditos astrêsmaioresinterrogaçõesdesuavida,prometendoenormerecompensaaquemviessearespondê-las.Eramasseguintes:

1.Qualomomentomaisimportantenavidadeumhomem?2.Qualapessoamaisimportantenavidadeumhomem?3.Qualatarefamaisimportanteaserrealizada?Apósmesesdepenosabuscaemilperipécias,nossoheróiacabou

porseacharnotopodelongínquamontanha,conversandocomasestrelas.As respostas de seus súditos não corresponderam a suas expectativas.

Page 67: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Quandodesceudamontanha,trouxetrêsgrandestroféus.1.Omomentomais importantena vidadeumhomemé sempreo

momento presente, “o agora” (a hora da verdade, sem mentiras, semenganos,semmáscaras,semsimulações).

2. Apessoa mais importante é a que está a sua frente. Se vocêestiver sozinho, a pessoa mais importante é você. E é a hora e aoportunidadedeinvestiremsimesmo.

3.Quantoàtarefa,amaisimportanteéfazeressapessoaqueestáasuafrentemuito,muito,muitofeliz!(PauloJacobson)

“Omelhor lugar domundo é aqui e agora”, dizGilbertoGil. E nãoexiste mesmo algo mais precioso que o momento do “agora”, mas nosesquecemosdisso.Poressemotivo,aansiedadeseplantanolugarsagradodo momento presente, do agora. Li em uma revista que somos comopersonagensdehistóriaemquadrinhos:preenchemososbalõezinhosquelutuamacimadenossascabeçascompreocupações,a lições,pensamentosderrotistas,enquantoomundoemnossavoltasome;olhamosenãovemos,ouvimosenãoescutamos.Não conseguimosenxergar enemsentirnossaprópriacasaqueénossocorpo.Averdadeéquequasenuncaestamosemcasa, icamossempreausentesdestelar.Estamosembrulhadosemnossosproblemas,comnostalgiadopassadoetemoresdofuturo.

Diz o adágio popular: “Todo obem que eu puder fazer, toda aternura que eu puder dar a qualquer ser humano, que eu o façaagora,que eu não adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes, pelo mesmocaminho...” Tudo ica mais colorido, mais vibrante, mais harmonioso,quando tomamos consciência domomento cheio de plenitude que é esse“agora” irrepetível, claro, belo, que nos faz compreender que estamosrealmentevivos!Porquetudooque iz,falei,pensei,omiti,nãomaisexiste.Tudooquevou fazer,pensar, falar,omitir, aindanãoaconteceu.Somenterestaumaparceladevida:“oagora”.

Vocêestásofrendo?Constatouquealgumacoisaprecisamudaremsuavida?Alguémoferiu,deixoumarcasedoremseucoração?Omomentoé“agora”.

Suponhamosquevocêestácomacabeça fervendo,cheioderaiva,de tristeza, com di iculdade de perdoar e, muito mais ainda, de amar.Sugerimosumaatividadesimples,maspoderosa,quelhevaigarantirumadescargaefetivadetensões.

Apanhe uma ou mais folhas de papel. Comece agora a escreverumacartaparaapessoaqueocasionousuaa lição.Desabafetodaaraiva,

Page 68: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

o ódio, o desprezo, que está sentindo, sem censura. Nunca podemos nosenganar e ingir que tudo está bem, quando não está, quando há umabrasaqueimandopordentro.Apagueaprimeirabrasa:Araiva.

Depois que você expressou toda a raiva, passe para a segundabrasa: A tristeza . Escreva tudo o que esse acontecimento resultou emtristezaparavocêeporquê?

Terceirabrasa:Aculpa .Agoraquevocêdesabafoutodaaraivaeatristeza,seussentimentoscomeçaramasersuavizadosepoderáenxergar,commais clareza, a verdade de toda a situação. Perceberá sua parte deculpaepoderápedirperdão.

Quarta brasa: A necessidade de amor . Depois que pedir perdão,estará apto para amar da forma como Deus pede e da forma como seuequilíbrioemocionalexige.

Exemplo:Pai,queroquevocêsaibaqueeuoodeio!Nuncamaismeprocure!

Você não fazmais parte deminha vida. Você é um fracasso. Eu o rejeito.Tenho raiva de você. Você destruiuminha vida,meus sonhos, atrapalhoumeusprojetos, foi egoísta, cruel,mesquinho...Nãoouseme telefonar,poisnãoatenderei.Vocêmorreuparamim.Euodetesto.

Tristeza:Sinto tanta tristezaquandome lembrodeminha infância,sem amor, sem carinho... Fico triste quandopenso que não tenho umpaiperto demim... Choro quandome lembro que somente uma vez na vidavocêmeabraçouemebeijou.Eradiademeuaniversário.Foi tãobonito!Comomesentifeliz!

Culpa:Sei,pai,quetambémfuirebeldemuitasvezes,desobedienteemalcriada.Sintoculpaporisso.Perdão,pai!

Amor:Pai,euoamo...Precisotantodeseuamor...(Nataly)

Observação: Sempre que adotei essa atividade em sala de aula, oresultado foi fantástico: muitas lágrimas, muito choro e muitas feridassuavizadasecuradas.

A carta não deve ser enviada com desabafos, cheia deagressividade,mas, se desejar, entregue a parte inal, que se resume emperdãoeamor.

6.Teste:Ovalordosrelacionamentos

Page 69: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Falamos em pessoas di íceis, mas há o outro lado da moeda: osrelacionamentos que engrandeceram nossa vida, pessoas que deixaramregistradassuasmarcasdebondadeemnossoscorações.

Estetestenosrelembraessespresentesdocéu.Vejamos:

–Digaonomedascincopessoasmaisricasdomundo.–Escreva o nomedos cinco últimos ganhadores doprêmioNobel,

aquelequeéentregueapersonalidadesquesedestacaramnaciência,naeconomia,nosassuntosdapaz.

–AgoradigaonomedascincoúltimasMissUniverso.Lembra?–Digaagoraonomedoscincoganhadoresdemedalhadeouronas

Olimpíadas.–Eparaterminar,osúltimosdozeganhadoresdoOscar.

Como foi? Lembrou de algum? Di ícil, não? Olha que são pessoas

famosas.Mas a verdade é que o aplausomorre, os prêmios envelhecem,grandeseopulentosacontecimentossãoesquecidos...

Agoratenteumoutroteste:

– Escreva o nome dos três professores que mais marcaram suavida.

– Lembre-se de cinco pessoas que o ajudaram em momentosdifíceisouqueforamgentiscomvocê.

–Penseemcincopessoasquelheensinaramalgumacoisavaliosa.–Escrevaonomedecincopessoasquevocêsenteprazerdeestar

aoladodelas.–Digaonomedapessoaqueoouviucomamoresofreucomvocê

nomomentodesuador.

Maisfácilesseteste?Porquê?Aspessoasquefazemdiferençaemnossavidanãosãoasquetêm

mais credenciais,mais dinheiro,mais prêmios,mais títulos, ou que foramhonradas com medalhas de ouro, mas são as pessoas queverdadeiramenteseimportamcomvocê!

Umpoemaparaquevocêjamaisesqueçaoverdadeiroamigo.

Gratidãodeamigo

Pelaamizadequevocêmevota.Pormeusdefeitosquevocênemnota.

Page 70: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Pormeusvaloresquevocêaumenta.Porminhaféquevocêalimenta.

Porestapazquenostransmitimos.Porestepãodeamorquerepartimos.Pelosilêncioquedizquasetudo.Poresteolharquemereprovamudo.

Pelapurezadeseussentimentos.Porsuapresençaemtodososmeusmomentos.Porserpresença,mesmoquandoausente.Porserfelizquandomevêcontente.

Poresteolharquediz:“Amigo,váemfrente!”Porficartristequandoestoutristonho.Porrircomigoquandoestourisonho.

Porrepreender-mequandoestouerrado.Oupormeusegredosemprebemguardado.PormeapontarparaDeusatodoinstante.Poresteamorfraternotãoconstante.

Portudoissoemuitomais,meuqueridoamigo,“Deusoabençoe!”

(Autordesconhecido)

*

Seoproblematemsolução,nãoesquente

acabeça,porquetemsolução.Seoproblemanãotemsolução,nãoesquenteacabeça,

porquenãotemsolução.

Provérbiochinês

*

7.Quandopensamosquenadaeninguémtêmmaisjeito

Page 71: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Quandojánosdecepcionamostanto,sentimosatentaçãodepensar

quenadaeninguémtêmmaisjeito.Eporissonãosomoscapazesdeolhar,commisericórdia, umhomempobre emalcheiroso.Não valorizamosumapessoade icientee,por isso,esquecemosoquantoelanospodeoferecer.Evitamos icar ao ladodeumamulher que chamamosde leviana, porquenos consideramospurosde corpoedeespírito, osperfeitos. Irritamo-noscom os ignorantes, porque nos sentimos os sabichões da vida. Nãosuportamos osmais velhos, porque os achamos surdos e porque andamdevagar.Quando encontramosumhomossexual e soltamosumapiadinhairônica, sem pensar no drama existencial dessa pessoa. Quando exigimosjustiçaaqualquerpreçoecometemosinjustiçaatodahora.Quandonósjános decepcionamos tanto com os outros e não vemos nenhumapossibilidade demudança, Jesus nos desconcerta e nos diz: “Vem comigoquelhevoumostrarumnovojeitodiferentedesergente,semarrogância”.“Souhumanodemaisparacompreender”,dizFábiodeMelo,“essejeitodeJesus ver as coisas. Sou humano demais para entender por que Jesusprefere os pobres, os decaídos, os oprimidos, os tristes”. E Fábio deMelodiz:“Mesmoquevocênãoentendaojeitodeserdele,sejaapaixonadoporEle.Porqueissojáégarantiadesalvação.Tenhaacoragemdedizertodososdias: ‘Senhor,admiroseucoração,masaindanãoseiamardojeitoquevocê ama. Ainda continuo preferindo os que são corretos, os que nãocometemerros;aindacontinuopreferindoosquesãosantos,aquelesquedecertaformatêmalgumautilidadeparamim.Nãoseiamarosinúteis,osfracos,osincompetentes;nãoseiamarosquenãocorrespondemaminhasnecessidades; não sei amar aqueles que não merecem, mas sei que osenhor sabe. Não sei entender o coração de Jesus, só sei amá-lo, e icarsurpreso a cada dia, preferindo gente que eu não pre iro, enquanto elesegurapelamãoeolhacommisericórdia’”.

“Amar o inimigo, fazer o bem aos que nos maltratam, oferecer aoutra face...” O que Jesus nos pede é pavoroso! Mas ao mesmo tempofascinanteedesafiante.

Fábio nos conta uma história desconcertante de um prisioneiroperigoso,quejáhaviacumpridotodaasuapena,emumacidadepequenada Espanha, e que precisava ser liberado, libertado. Era um prisioneiroperigosíssimo,conhecidíssimopeloscrimesquehaviacometido.Eleeratãoperigoso que, quando cumpriu toda a sua pena, a sociedade decidiu: “Dacadeiaelenãosai!Nãovaiviverentrenós.Nósnãoqueremos!”Obispodacidade, cheio de compaixão, exclamou: “Imagina, ele pode sair, sim, eu

Page 72: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

assumo a responsabilidade”. Todo o mundo se revoltou contra o bispo.“Issoéumabsurdo”,diziam,“essehomeméumladrão,éumbandido.Vaiexpornossavida!”Eobispofalou:“Não!Esteéumhomemqueprecisadeumanovaoportunidade”.Depoisdemuita insistência,apolíciaconcordou.Levou o homem e disse: “Agora o problema é seu”. O bispo disse aoprisioneiro: “Meu ilho, que bom tê-lo aqui, esta casa agora é sua, essequarto é seu”. E aquele homem, que nunca havia tido um quarto,acostumado a uma cela, agora que estava em uma casa decorada, comquadrosfamosos,pratariaesparramadaportodososcômodos,alisedeitae se sente o homem mais feliz do mundo e dorme. Quando chega amadrugada,acorda.E,naqueleinstante,despertadentrodeleaquelevelhoprisioneiro. Não pensou, então, duas vezes: enquanto o bispo dormia,pegou todas asmalas e as foi enchendo com tudo o que ele pôde e saiu.Mas, por sorte, a polícia o apanhou quando estava saindo da cidade.Felicíssimos, disseram: “Está vendo, seu bispo, esse homem não tem amenorchance,nãoháamenorpossibilidadedesetornarumcidadão,umhomemrespeitável.Nósnãodissemosparaosenhor?”

Eisagrandesurpresadobandido:Obispolhedeuumapiscadinhaedisse:“Oqueéisso,seudelegado,ontemànoite,aindaantesdedormir,elemefalouquedesejavarefazersuavida.Eeu lhedisse: ‘Meu ilho,porque então você não vai? Aqui temmuita coisa de valor que o ajudará acomeçarumanovavida.Quecoisaengraçada!Eaprataria ládasalaqueeu lhe dei, você não quis levar?’ Naquele instante, o bispo olhou para ohomem e deu outra piscadinha. O prisioneiro arregalou os olhos,envergonhadoeemocionado.Naquelemomento,obisporepresentouparaaquelebandidooqueDeusrepresentaparatodaahumanidade.

Se Deus ainda acredita em você, quem sou eu para duvidar? SeDeus ainda espera em você, quem sou eu para não esperar? Se Deuscon iaquevocêtemjeito,quemsoueuparadescon iar?Masquemsoueuparaocondenar?SeEleaindaenxergaalgumavidaemseusolhos,quemsou eu para duvidar? Quem sou eu para desprezar a vida que Deusenxergaemvocê?

O bandido não se converteu no momento em que foi acolhido,amado, quando tinha razõespara ser.A conversão aconteceuquando elenãotinhamaisnenhumarazãoparaseramado,compreendido,acreditado.Issoédesconcertanteparavocê?Édesconcertanteparamimtambém.

Queo compromissoqueeu assumahoje, agora, sejaolharooutrocom um pouquinho mais de humanidade, olhar para as pessoas queimagino que são di íceis, que não têm jeito, com um pouquinho mais de

Page 73: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

misericórdia.Emisericórdia é isso: Émeu coração ter espaço para que o outro

caibadentrodele,pormaisqueeleerre,pormaisqueelepeque,pormaisque ele caia. Humanizar o outro é descobrir que, na fraqueza, existe umjeitodesetornarforte.

Conta-nos Fábio de Melo, desabafando com Jesus: “Sou humanodemais para compreender, sou humano demais para entender, esse jeitoqueescolhestedeamarquemnãomerece”.

Senhor, empresta-me seu coração! Empresta-me seucoração para eu perdoar, quando não souber perdoar.Empresta-meseucoraçãoparaeuamar,quandonãosouberamar. Empresta-me sua misericórdia para eu sermisericordioso. Eme empresta sua fé na vida, nas pessoas,emmimmesmo,quandoeunãosouberacreditaremmimenemnosoutros...

Peço licençaaindaaFábiodeMelopara inalizar acrescentandoa

frase de Mário Quintana: “Acreditar em Deus não é di ícil, o di ícil éacreditarqueDeusaindaacredita emmim... apesardeeuacharquenãotenhomaisjeito,apesardeeuacharquesouumapessoadifícil...”

A maior parte deste texto foi extraída da palestra “Sou humanodemais”,proferidapeloPadreFábiodeMelo,nodia30dejunhode2005,nacomunidade“CançãoNova”,emSãoPaulo.

Page 74: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Anexo1–Acomeçarpormim...

Apreciação do tema pela Dra. Sonia S. dos Santos, psicóloga,

psicanalista, palestrante e escritora do livro: Os 7 pecados revisitados .Aparecida-SP,Editoraideias&Letras,2004.(www.psicologiaefe.com.br)

O di ícil é conscientizar-se de que todamudança precisa começardedentroparafora.

Será que eu sei que tudo precisa começar por mim? Vivemos demaneiramuito reativa.Agimosemresposta a algumacoisa, rebatemosasações dos outros, ao invés de agirmos de acordo com um sentido maiorparaascoisasdavida.Porisso,nempensamosnapossibilidadede“daraoutraface”.

Aoinvésdedarotroco,tentarouvir

Emboraamaioriadaspessoasseabatacomcríticasenormalmenteresponda a elas de forma descontente ou até mesmo agressiva, o bomseriaquenosabríssemosaouviroqueosoutrostêmanosdizer.

Semprepreferimosolharocisconoolhodooutro

O ser humano é dotado dos chamados mecanismos de defesa.Automáticaeinconscientementenosprotegemosdesentirdor.Negamosoproblema, projetando-o na outra pessoa; isolamo-nos de tudo e de todosparanãoentrarmosemcontatocomaverdadeiranaturezadaquestão.

Reaçãoemcadeia.Pare!

Hoje, com o nível de violência e estresse, parece luxo parar pararever certas coisas. É uma competição tão grande, tanta indiferença, queninguémquer “sairperdendo”, “darobraçoa torcer”.Oproblemaéque,cheios de expectativas, icamos esperando que o outro mude, que asituaçãonosfavoreçaetc.

Page 75: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Não, o momento é agora e o motivo é: acreditar em um sentidomaiorparaavida.

Ocaminhoésolitário

Este sentidomaior passará necessariamente por nossa fé. E seráum caminho que, em alguns momentos, só fará sentido para cada um.Poderemos até nos sentir na contramão do mundo, mas estaremosapoiadosemnossa fé.Apoiadosna fé enãoem idealizações.Àsvezes,naânsia de melhorar, assim como na de melhorar as coisas a nosso redor,passamosdamedidaeincorremosnoperfeccionismo.

Estetrabalhonãopodevisarremuneração

Omundonãonospoderecompensarestasnossas“boasações”noníveldenossoesforço.

Estaremos trilhando este caminho, mas sem a dependência do“tapinha nas costas”, ou estaremos presos demais para avançar nacaminhada rumo ao Pai. “Deus nos quer livres” e não dependentes deagradaraosoutros:“Nãoépossívelserviradoissenhores”.

PerfeccionismoxRejeição

Não raro nos damos conta da existência de rejeição em nossahistóriadevida.Elapode teracontecidode fato,oupode ter sido tomadacomo tal, quer por um tom de voz áspero, quer até mesmo por umamaneiramais rígida das atitudes de quem cuidou de nós ainda bebês, equenaquelaalturanãoraciocinávamos,apenassentíamos...ecomo!

Quemfoirejeitado,rejeita!

A pessoa que passou pela rejeição geralmente aprende a serejeitar.Écomoseelaentendessearejeiçãodaseguintemaneira:“Eunãoestou agradando (isto desde bebê), logo, há algo de errado comigo. Secontinuar sendoapenasoque sou,não serei amado.Portanto, vou tentarser quem eles querem que eu seja, para ter o amor deles e me sentirseguro”. Sentindo-se rejeitada, a pessoa nega a si mesma e busca nãosentir de novo essa enorme dor ou fracasso. Então, desde os primeirosmomentosdevida,oserhumanoiráexperimentarainsegurança.

Page 76: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Perfeccionismo:Aprimoramentooumedodesofrer?

Como a pessoa que sentiu a rejeição carrega esta ferida aberta,muitas vezes ela, sem perceber, deseja melhorar e melhorar, mas, naverdade,oqueelatememmenteéfazerdetudoparaqueninguémtenhamotivosparacriticá-la,elaquerserperfeita.Ecadavezquenãoconsegue,ou que alguma coisa inesperada acontece, ela pode vir a se tornarmuitoperturbada, angustiada ou até mesmo irada, tornando-se alguém deconvívio bastante di ícil, já que é uma pessoa em constante estado dealerta:nãoquerdeixar“nenhumfuro”.AopedidodePauloparalheretiraro espinhoda carne, o Senhor lhe respondeu: “Que a ele lhebastasse suagraça”(cf.2Cor12,7-9).

Aprenderarejeitarouaamar?

Quando passamos pela rejeição, até como tática de sobrevivência,acabamos por nos assemelharmos a quem agiu assim conosco. Tambémnostornamosautocríticos implacáveisecríticosausterosdosoutros.“Seavidanãomedermoleza, tambémnãovoudá-laaosoutros.”Masoquesepodeaprenderdepositivoemumasituação,àsvezes, tãodevastadora?Anão passar isso adiante. “Se eu sei como isso dói, não vou querer fazerdoeremmeuirmão.”

Esteéumgrandepasso!

Entretanto, já estará implantado em nós este modo rejeitador,quase que nos fazendo agir automaticamente. Por isso, precisaremos“vigiareorar,paranãocairmosemtentação”.

Por tudo isso, podemos dizer que quem foi rejeitado, sempresaberárejeitar;oupodemosdizerquequemsabeoqueéarejeição, teráum cuidado muito grande para não deixar repetir isso, ainda que “semquerer”. Este “sem querer” foi entre aspas porque, até as feridas secicatrizarem, haverá a tendência de a pessoa “dar o troco”. E, não tendosu icientemente paz e tranquilidade, ela tenderá a se abalar e a reagirimpetuosamente ao que lhe remeta a suas antigas sensações de ter sidorejeitada.

Oamorésempregraça.Enós,comoresponderemosaele?

Embora possamos ter vivido situações de desamor, tornando-nos

Page 77: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

possivelmente pessoas de di ícil relacionamento, sempre chega o dia emqueDeuscolocaseuimensoamoremnossasvidas,atravésdeumapessoaoudeumasituação.

Masemquesoloelacairá?

Às vezes nos sentimos tão familiarizados com esses sentimentossofridosquenostornamosos“coitadinhosdemim”.Nósnosacostumamostantoa sentirautopiedadeque,quandopodemospediraDeusa cura,oureconhecê-ladiantedenós,titubeamos.

“Oquetuqueresdemim?”

Jesus nos faz esta pergunta a cada instante, e precisaremosrespondercomatitudesqueconfirmemnossaintenção,nossafé.Elesabeoque lhe foi pedido,masnós talveznão estejamospreparadospara largarnossas“bengalas”ou“cegueiras”.

Há sempre um caminho e este se construirá passo a passo, naentrega; no desamor que ensinará o amor; em seu contraste; nosofrimentoquecausouequenãosedesejarámais; enoperdãoque terádecomeçarporsipróprioeseestenderaosoutros,pois“elesnãosabemoquefazem”.

Ninguémsesalvasozinho

“Quesejaum,éoqueeuqueromais”,dizoSenhor.Se eumelhorar, o mundo passará a sermelhor, porque terei me

tornado uma pessoa demais fácil convívio; primeiramente porque se eume sentir melhor, provavelmente verei tudo de forma mais positiva eamena.

Entretanto, é bom não esquecer que quem acredita em Cristoacredita no que ele pregou: o amor recíproco. Sem o “amai-vos uns aosoutros”, incluindo os “inimigos”, nada terá melhorado de fato. Com aspessoas di íceis que encontramos em nossas vidas, podemos aprender oque nenhuma outra experiência nos traria: sermos treinados a amarsempre mais. A amarmos não somente quem “merece” ser amado, masamarmospeloamor,porque foipor issoepara issoquenascemos,semoquejamaishaverápazefelicidade.

“Lavaiospésunsdosoutros”

Page 78: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Éclaroquetemosdedarumpassodecadavez,masnãovamosnos

iludir achando que podemos guardar velhos ressentimentos em coraçõesquepretendemsernovos.

“Perdoarémuitoamar”

Como“buscaroreinodeDeus”,comosubiramontanhacomtantaspedrasnamochila?Semoperdãonãohácompreensão,nãoháalívio.Nãohácura.

Perdoar vem do mais íntimo desejo de experimentar o amor deDeus: amar sem precisar ser amado da mesma forma; experienciar agratuidade do amor que não se alimenta do outro,mas do poço que temáguaviva,quesacianossasedeparasempre,quenoscompletaenos fazter vontade de transbordar esse amor que vivenciamos, o único que nãonos causa dependência doentia, mas nos faz redimensionar todos osnossosvaloresantigosapartirdessenovoreferencial.

Ocaminhodasantidadeéagora

Não haverá nada de arrebatador quemudará nossas vidas, comosupõe nossa vã imaginação. Seremos transformados e puri icados àmedidaqueaceitarmosviver cadapequenacoisaquenos fordadoviver,cadamomento,quer sejauma festadeaniversário,quer sejaumenormeengarrafamento, ou uma morte. Nada é somente bom ou ruim comonormalmente achamos. Tudo deveria ser bem recebido por nós, com aconsciênciadequesãoaspedrasfundamentaisdenossacaminhadanaféenoamor.

Ochatoeodifícilpodemsernossosmaiorescolaboradores

Conseguiremossozinhos,emuitasvezesnossentiremosaquémdoresultadodesejado,masestaseránossaavaliaçãopessoal,nãoadeDeus,quetemseupróprioplanodeamorparatodosnós.

Toda esta caminhada será uma experiência única e intransferível,que precisará muito do discernimento de Deus, para conseguirmosentendercadapassoseguinteenãonosdesviarmosdorumoporcausadenossos desejos e carências desenfreados. Que Deus nos ilumine e noscontinueabençoandocomseuamormisericordiosoeinfinito.

Page 79: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Anexo2–Comomelhoraraqualidadedosrelacionamentos

ApreciaçãodotemapelaDra.ElinêsCosta.

Não é fácil desenvolverbons relacionamentos. Isso exige esforços,

sacri ícios de nossa parte e comprometimento com nossas escolhas. Émuito comum icarmos inclinados a impornossaverdadeaooutro, comaintenção de satisfazer nossas necessidades, sem, contudo, nos importarcomocadaumdesejaseramado.

Freud,aosereferiraodesejodoshomens,anunciouaquestão:“Oque eles pedem da vida e o que desejam nela realizar? A resposta malpode provocar dúvidas. Esforçaram-se para obter felicidade; querem serfelizeseassimpermanecer”.

Entretanto, nas relações humanas, as diferenças individuaisfrequentemente são motivos de hostilidade e de intolerância. Asexperiências vividas na infância, os comportamentos, os valoresassimiladoseosresultadosexperimentadosconstituemaessênciadeumapessoa.

Cada um tem sua história, seus medos, suas inseguranças edi iculdades a serem vencidas. Comumente projetamos no outro o quedesejamosqueeleseja,consoanteanossasaspiraçõese fantasias.Cria-seumarelaçãodi ícildesesustentar.Comotempo,ovínculosedesgastaeamáscaracai.Paraapsicanálise,somossujeitosdoinconscienteedodesejoe, por isso, hámuitas coisas sobre nós que desconhecemos. É impossívelsaber tudo sobre si; contudo, saber de si é necessário para se processarumajornadainterioreumareflexãocapazdelibertar.

Há uma tendência comum de sustentar relacionamentos compessoasdi íceiscomo formadeevitaroriscodeserabandonado. Investirnos relacionamentos é um risco, uma arte e uma conquista inigualável.Contudo, só investe quem está disposto a arriscar! Só investe quem estádispostoasuperarasdificuldadeseacelebraravida!

Não devemos encarar com lágrimas os relacionamentos di íceis e

Page 80: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

lamentar: “Oh, não aguento mais essa situação! Por que isto estáacontecendo comigo?” Antes, devemos encarar a realidade das relaçõesdi íceis, pensar no quanto elas são dolorosas, insuportáveis, e investigarcomopodemosintervirparaevitarmaiordesgasteesofrimento.

Devemos dispor-nos a superar as situações de dominação, dedependência, e aprender a construir relacionamentos baseados norespeito e no desejo de estar junto, seja entre casais, pais, familiares,amigos e demais pessoas, pela simples beleza do encontro, visando umconvíviopautadonacompreensãogenuínaenocomprometimentomútuo.Paraisso,éprecisocoragemparaexporospensamentoseossentimentos,poisaúnicacoisaquepodemosfazerésabersobrenossodesejoesobreaformacomoescolhemosviver.

Saber “como” lidar com o outro, “como” os relacionamentos sedeterioram gradativamente, até chegarem à indiferença, ao egoísmo e àintolerância,podeajudar-nosaencontrarrespostasparaapergunta:“Porquealgunssesubmetem,aqualquerpreço,aosrelacionamentosdi íceis?”.Muitas vezes, por não quererem livrar-se dessas relações, acostumam-secomosmaus-tratos,porumsimplesmedode ser rejeitado.Contentam-secomas“migalhasdeamor”queosacompanhamesesubmetemaodesejodo outro. Preferem ceder, fazer as coisas em nome do bem das pessoas,abrindo mão da própria felicidade. Apesar da dor e do sofrimento quemuitos relacionamentos causam, ainda que incompreendidas e mal-amadas, essas pessoas continuam sem querer saber sobre o signi icadodessa relação, numa tentativa de negar as consequências catastró icasinternamente.

Ao sustentar relacionamentos doentios, é como se precisassemdeum véu de proteção para encobrir os medos e tamponar odesconhecimento das próprias razões de agir assim. Por trás dosrelacionamentos di íceis, há sempre uma oportunidade de pensar sobrenovasmaneirasdeserelacionar:semculpa,semdependência, semmedodesertraídoeabandonado.Umaverdadedi ícildeserencarada.Verdadeque evitamos a qualquer custo, ainda que tenhamos de pagar caro, mascujaaproximaçãotrazalívio,sossegoparaaalmaearealpossibilidadederepensarcomoconstruímosasrelaçõeshumanas.

Segundo Freud, “somos feitos de modo a só podermos derivarprazerintensodeumcontraste,emuitopoucodeumdeterminadoestadode coisas. Assim, nossas possibilidades de felicidade sempre sãorestringidaspornossaprópriaconstituição.Jáainfelicidadeémuitomenosdi ícildeexperimentar.Osofrimentonosameaçaapartirdetrêsdireções:

Page 81: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

denossoprópriocorpo,condenadoàdecadênciaeàdissolução,equenemmesmo pode dispensar o sofrimento e a ansiedade como sinais deadvertência;domundoexterno,quepodevoltar-secontranóscomforçasde destruição esmagadoras e impiedosas; e, inalmente, de nossosrelacionamentos com os outros homens. O sofrimento que provém dessaúltimafontetalveznossejamaispenosodoquequalqueroutro”.

O ser humano tem a necessidade de ser amado. Vivemosdemandando o amor e a mudança do outro. Ao invés disso, devemosabandonarafantasiademudaraspessoas,decompreenderamaneiradeserdecadaumeamarincondicionalmente.

Perguntas sábias estimulam nosso crescimento pessoal. Porexemplo:Oqueprecisomudaremmimparasuperarminhasdi iculdadesde relacionamento? O que é necessário fazer: procurar ajudaespecializada? Assumir a responsabilidade pela própria vida? Colocarlimite nos relacionamentos para que não sofra além? Essas são apenasalgumasquestõesquenosauxiliamare letirsobreaartedeserelacionarbem.

A partir disso, como melhorar a qualidade dos relacionamentos?Algumasdicaslançarãoluz:

–OuvirHabitue-se a prestar atenção nas motivações, nas ideias, nos

anseios das pessoas que lhe são próximas. Ao ouvir o que o outro tem adizer, você estará considerando a forma de cada um se relacionar, seuestilodevida,oquepossibilitaráumconhecimentomaiordasnecessidadese dos desejos de cada um. De acordo com os ensinamentos da Torá, “apalavra‘escutar’derivadapalavra‘equilíbrio’,enãoháequilíbrioentreohomem e seu próximo sem que haja a possibilidade de se escutarem aspalavras do outro”. Sabemos também que o equilíbrio de nossos corposdepende essencialmente do labirinto, que se situa no ouvido interno. Poressemotivo,temosumabocaedoisouvidosemnossacabeça.

Aquele que deseja ser equilibrado, por favor, que fale apenasmetadedoqueescuta.Este éo segredodoouvido, quenosdá equilíbrio,criando proximidade, compreensão e harmonia entre as pessoas eesperança de aproximação entre posturas antagônicas na sociedade. Aoouvir as pessoas, você demonstrará consideração e a consequência éóbvia: elas se sentirão bem em estar ao lado de pessoas atenciosas egenerosascomovocê.

Page 82: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

–ManterofoconasafinidadesValorizeasvirtudesedemonstre suaafeiçãopelaspessoas. Issoo

levaráaumverdadeiroavançonosrelacionamentos.Façaelogiossinceros,reforce os valores em comume reconheça a importância de focar tudo oqueébom,nobreeproveitosonaconvivênciacomooutro.Conversemais,conte histórias, divirta-se, estabeleça metas e saboreie os momentosprazerosamente.

–RespeitarasdiferençasEntenda que cada um é singular. Se todos soubessem o valor de

compreender o outro, independentemente das diferenças existentes,atingiríamos um convívio mais harmonioso, assegurando a paz nasociedade.Ouseja, todosdesfrutaríamosdebonsrelacionamentos,apesardasdiferenças,dosimpassesedoscon litosnasrelaçõesinterpessoais.Porisso,respeiteaspequenascoisasquesãoimportantesparaooutro.Agindoassim,descobriráabelezadecontribuirparaummundomelhor,fazendoobem a todos, ainda que existam opiniões divergentes. Habituando-se aoexercício de respeitar as diferenças individuais, a humanidade estaráagindoemproldeseupróprioenriquecimento.Esforce-seeperceberáquelidarcomodiferente,ondehárespeito,nãoétãodifícilassim...

–EvitardiscussõesSe a solidariedade e o amor ao próximo fossem cultivados pelo

homem, as discussões seriam evitadas. Segundo os princípios da Torá,“conciliaçãonãosigni icaabrirmãodeprincípiosoucrençasfundamentais.Aocontrário,ocompromissoéoúnicoinstrumentodequedispomosparaextrair das circunstâncias omáximo, demodo amigável, a partir de umavisãocorretadarealidade”.

Dessa forma, todos se sentirão bem e terão maior abertura paraexporpensamentosesentimentos.

–PromoverapazSeja uma pessoa paci icadora. Ainda que você esteja vivenciando

momentosdesofrimento,aomanterrelacionamentoscompessoasdi íceis,seaindahouverrespeito,admiraçãoeafeto,apesardosimpasses,acreditequearelaçãopodesertrabalhada,a imdesepromoverapaz. Issotrarádeleiteparasuaalmaevocêcaminharáseguro,manterásuaestimaeterámaisalegriadeviver.

Page 83: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

–ConsideraraindaoquesesegueQuando se aproximar de pessoas di íceis, busque compreendê-las

genuinamenteedoe-sesemesperarrecebernadaemtroca.Nãoesperedooutro aquilo que ele não pode dar. Nada melhor do que cada umconscientizar-se de que as relações são construídas e de que nósescolhemos como viver nossa vida e com quem compartilhar nossossonhos,conquistaseangústiasinerentesàexistênciahumana.Saberoquese quer e como se pretende relacionar com os outros é essencial para odesfrutedeumavidamelhor.Aliás,devemosconduzirosrelacionamentosdetalformaarespeitarnossodesejoeodesejodooutro.

Énorespeitoenacon iançaquepodemosnosinteressaremsaberum poucomais do outro, do que ele pensa, do que ele sente e de comopretende construir seus relacionamentos. O que nos faz felizes são asrelações alegres, pautadas na admiração e no companheirismo. Devemospronti icar-nosadesenvolverohumornasrelaçõeseacultivaraalegriadeviver.

Para Roberto Shinyashiki, “o prazer de viver nasce da maneiracomo você curte os pequenos acontecimentos. É estar atento a detalhesquetrazemafelicidade.Ésabersaborearosorrisodo ilho,damulher,domarido,éabrincadeiracomocachorro,écontemplaropôr-do-sol.Nessesmomentos, as prioridades passam a ser os desejos que nascem docoração”.

Por issoébemmais fácil apostarnaconstruçãoda felicidadeenorespeito pela verdade de cada um. Assim, torna-se possível trabalhar osrelacionamentosdemodoqueoshomensnãosoframtanto,possibilitandoacadaumdescobrirsuamaneiradeviveredeserfeliz.

*

Acomeçarpormim...

Senhor,fazei-meinstrumentodevossapaz.Ondehouveródio,queeuleveoamor.

Ondehouverofensa,queeuleveoperdão...

*

Page 84: Como Lidar com Pessoas Difíceis... - A Começar por mim - Ruthe Rocha Pombo

Notas1.Dr.AugustoCuryépsiquiatra,psicoterapeuta,cientistaeescritoretemlivrospublicadosem40países.