com.br campoaberto 105.pdf · direção de arte: thiago pinheiro redação ou da administração...

36
COM TECNOLOGIA, JOVENS EM CAMPO www.portalcampoaberto.com.br Edição 105 // Abril de 2012 // Ano 28 // Massey Ferguson PRODUZEM CADA VEZ MAIS CAMPO ABERTO NOVOS EMPREENDEDORES

Upload: duongkhanh

Post on 11-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

com tecnologia,

JOvens em campo

www.portalcampoaberto.com.br

edição 105 // abril de 2012 // ano 28 // massey Ferguson

produzem cada vez mais

campoaberto

novos empreendedores

cultura e conhecimento

noSSa paLaVRa

Publicação reformulada Para acomPanhar o avanço das tecnologias disPonibilizadas Pela massey ferguson.

a revista Campo Aberto acompanha, há 28 anos, a evolução da marca massey Ferguson. nesta edição, de número 105, apresentamos seu novo projeto, desenvolvido a partir de pesquisas para que a publicação preste um serviço ainda melhor aos nossos clientes e amigos. reformulamos a linha editorial para refletir o avanço das soluções tecnológicas que estamos disponibilizando em nossos produtos e serviços.

com um design mais ousado, onde predominam as cores da marca, apresentamos uma revista moderna, agradável, útil e informativa.

Queremos estar sempre perto dos nossos clientes e leitores para saber quais informações necessitam no dia a dia do seu negócio. Já registramos com satisfação uma participação crescente no portal eletrônico da revista – www.portalcampoaberto.com.br – lançado no ano passado.

o destaque de capa que escolhemos para apresentar o novo projeto da revista Campo Aberto são os jovens empreendedores rurais, que, com tecnologia, produzem cada vez mais. ajudar o produtor rural a aumentar sua produtividade é o compromisso da massey Ferguson em todo o mundo. Boa leitura!

carlito eckertdiretor comercial

massey Ferguson

3 //

A revista Campo Aberto é uma publicação da AGCO do BrasilComércio e Indústria Ltda.

Av. Guilherme Schell, 10260 Canoas (RS) – Brasil CEP: 92420-910 ISSN: 1807–7803

destaque família massey

sOluções tecnOlógicas

06 13

neSta edição

16

Vice-presidente Sênior AGCO América do SulAndré Carioba

Vice-presidente de Operações Comerciais AGCO América do SulOrlando Silva

Diretor de Marketing AGCO América do SulFábio Piltcher

Gerente de Marketing e Comunicações AGCO América do SulEduardo Nunes

Conselho EditorialCarlito Eckert, Douglas Vincensi, Eduardo Amendola, Eduardo Nunes, Eduardo Sousa, Fábio Piltcher, Jak Torretta Jr., Marcos Ferrari, Rafael Antônio, Ricardo Guimarães e Ricardo Huhtala

Coordenação TécnicaCristiane Masina Nicole Flesch

FotografiasAndré Velozo (Brasil Afora)Nilson Konrad (Capa, Destaque, Em Operação, Recursos Naturais, Tendências) e Renan Costantin (Família Massey, Imagem)

ColaboradoresCristiane Daniel, Everton Pezzi, Guilherme Trein, Guilherme Gil,Pedro Moreira (AGCO), Carlos Henrique Tonéis (G.R.A.), Carolina Pinto (Jorge Santos), Márcio Lucca (Pippi Máquinas), Kátia Mansan (DLL), Vianey Reis Ferreira (Fazenda Nova Casa Branca) e Pedro Rocha (Stéfani)

Jovens tomam à Frente nas lavouras e contam

com o importante auxílio da tecnologia

direto de iBiá, a diversiFicada Fazenda

de edison minohara

pulverizador com piloto

automático é garantia

de exatidão na lavoura

4 //

sOluções tecnOlógicas

em OperaçãO brasil afOra13 20 22

Redação, projeto e design gráfico

Telefone: (51) 3023.4866 www.stampadesign.com.br

Direção-geral: Eliane Casassola Direção de arte: Thiago Pinheiro Design: Francisco Caruso CTI: Larissa Troglio

Reportagem: Bianca Bassani (MTb/RS 15069) Jairo Nether (MTb/RS 8894) Roberto Villar Belmonte (MTb/RS 7243)

Anúncios Dez Propaganda

Impressão Gráfica Editora Pallotti

Tiragem: 18.760 exemplares

Atendimento ao produtor 0800 704 4198

Atendimento ao leitor [email protected]

Edições anteriores www.portalcampoaberto.com.br

A Redação reserva-se o direito de publicar ou não o material a ela enviado, bem como de editá-lo para fins de publicação.

Matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião da Redação ou da Administração da AGCO.

O conteúdo da Campo Aberto pode ser reproduzido, desde que mencionados o autor e a fonte.

cimma inova com concessionária

enFardadora mF 2170

entrega técnica

na cogeração

diFerenciada

de energia

citadas nesta ediçãO

7 cOncessiOnÁrias: AUGUSTIN, RS (PÁG. 31)

BURITIS MÁqUINAS, MT (PÁG. 32)

CIMMA, RS (PÁG. 20)

G.R.A, SP (PÁG. 9)

JORGE SANTOS, RS (PÁG. 10)

PIPPI MÁqUINAS, RS (PÁG. 32)

STÉFANI, SP PÁG. 10)

TRACBEL, SP (PÁG. 8)

14 cidades:CARAZINHO, RS (PÁG. 31)

CASCAvEL, PR (PÁG. 26)

CATANDUvA, SP (PÁG.12)

DESCALvADO, SP (PÁG. 9)

GIRUÁ, RS (PÁG. 32)

GUARAPUAvA, PR (PÁG. 31)

IBIÁ, MG (PÁG. 13)

JABUTICABAL, SP (PÁG.12)

NãO-ME-TOqUE, RS (PÁG. 26)

PELOTAS, RS (PÁG. 20)

RIBERãO PRETO, SP (PÁG.12)

ROqUE GONZÁLES, RS (PÁG. 32)

SãO GABRIEL, RS (PÁG. 6)

UBARANA, SP (PÁG. 8)

5 //

deStaque

JOvensÀ frente

criados no campo e comprometidos com o agronegócio, os irmãos giuliani são pioneiros na utilização de tecnologias de ponta para aumentar a rentabilidade de suas lavouras. a soja foi castigada no rio grande do sul com o fenômeno climático la niña nesta safra 2011/12. a produtividade média despencou no estado. nas lavouras da Formosa agropecuária de são gabriel, empresa administrada por daniela, sérgio e alberto, a realidade é outra, bem diferente.

alguns talhões (veja foto na página ao lado) atingiram um rendimento superior a 70 sacos por hectare. Qual o segredo? soja na várzea, isso mesmo, soja na várzea plantada de maneira pioneira pelos giuliani na terra do arroz irrigado. mas não é só isso. eles fazem o mapeamento da colheita em 100% da área há duas safras. e no ano passado instalaram uma estação meteorológica dentro da propriedade, com apoio de empresas parceiras, entre elas a Jorge santos, concessionária massey Ferguson na região.

família giuliani Planta soja na várzea

de forma Pioneira, em são gabriel (rs),

e obtém alta Produtividade com o

auxílio das tecnologias mf.

daniela, sérgio e alBerto giulianiutilizam mF 7350 dyna-6

na Formosa agropecuária

tomam

6 //

trabalham na Formosa agropecuária 37 colaboradores, oito no escritório e 29 na produção, sendo seis deles safristas. na safra atual foram plantados 1.230 hectares de soja na várzea, 600 hectares de arroz irrigado com sistema de preparo de solo sistematizado em 70% da área, o que reduz em até 40% o consumo de água, 30 hectares de milho na várzea para teste e 400 hectares para produção de semente azevém certificado. A empresa também produz 8 mil fardos de feno de arroz e azevém, e tem 1.800 cabeças de gado de corte e 600 cabeças de ovinos.

investimentos estão sendo feitos para aumentar a capacidade de armazenagem dos atuais 100 mil para 150 mil sacos com a construção de dois novos silos. além de três colheitadeiras massey Ferguson, duas delas equipadas com o sistema Fieldstar de agricultura de precisão, os irmãos giuliani também utilizam oito tratores mF 7140 e um mF 7350 dyna-6, além de outros modelos da série mF 4200. todos os operadores participam periodicamente de cursos de capacitação.

“nosso grande problema aqui na região é encontrar mão de obra qualificada. Por isso investimos em tratores mais modernos, pois com eles podemos reduzir nossa frota”, informa o médico veterinário alberto giuliani neto, 33 anos, diretor de produção da Formosa agropecuária.

tecnologia em tudo // “a série 7000 dyna-6 foi uma baita revolução. adquirimos o mF 7350 há um ano para trabalhar no preparo do solo. ele puxa uma aradora de 36 discos e um nivelador de 76 discos. a máquina trabalha duas mil horas por ano, com uma economia de cinco litros de combustível por hora, o que significa 10 mil litros, cerca de r$ 20 mil a menos por ano”, calcula sérgio augusto giuliani Filho, 34 anos, administrador de empresas e diretor-geral da Formosa agropecuária.

“Estamos conscientes que os próximos desafios serão a água e a produção de mais alimentos no mesmo espaço, ou seja, com mais produtividade, por isso o uso de tecnologias de ponta é fundamental para nós, tecnologia em tudo, nos sistemas de produção, no escritório, nas máquinas, nas sementes, na gestão da água. tem que funcionar como uma rede”, afirma Daniela Giuliani, 37 anos, administradora de empresas e diretora financeira da Formosa agropecuária.

“O uso da tecnologia nos proporciona mais eficiência na organização, e conseguimos reduzir custos. a tecnologia é fundamental para obter alta produtividade”, reforça o irmão de daniela, sérgio giuliani Filho. com a utilização da agricultura de precisão, calcula ele, já houve um aumento de 15% na produtividade e uma redução de 5% no custo de fertilizantes, aplicados em taxa variável.

investimosem tratoresmais modernos

estamos conscientes que os Próximos desafios serão a água e a Produção de mais alimentos no mesmo esPaço

alBerto giuliani neto mostra variedadede soJa Bmx apolo rr com rendimento demais de 70 sacos/ha em talhão da Formosa agropecuária em são gaBriel (rs)

7 //

“a agRicuLtuRa

faz parte da

minha vida”

deStaque

o jovem engenheiro agrônomo thiago rodas investe em tecnologia Para aumentar a Produção de laranja e cana-de-açúcar nas ProPriedades de sua família.

assim como os irmãos giuliani de são gabriel (rs), o engenheiro agrônomo paulista thiago rodas, 28 anos, utiliza novas tecnologias nos mais de um milhão de pés de laranja de sua família, que produzem 1,7 milhões de caixas de 40,8 quilos em quatro fazendas nos municípios de Bebedouro, Bariri e arealva, e nos 1.200 hectares de cana-de-açúcar na Fazenda castañar, em ubarana (sp).

as irmãs de thiago também já estão envolvidas com as atividades agrícolas da família. thaiza, de 23 anos, é engenheira agrônoma e thalita, de 24 anos, administradora de empresas. Frotistas massey Ferguson, eles acabam de adquirir na concessionária tracbel um mF 7390 dyna-6 para os trabalhos mais pesados na cana-de-açúcar. “esses equipamentos de ponta proporcionam um maior conforto ao trabalhador, garantem um maior desempenho, precisão e alta qualidade nos trabalhos executados no campo”, justifica Thiago Rodas.

Arq

uivo

Pes

soal

mF 7390 dyna-6 recém-adQuirido por thiago rodas para a cana-de-açúcar

8 //

Outro jovem frotista Massey Ferguson é Pedro Luis dos Santos, de 25 anos. Junto com seu pai, Carlos Alberto, e dois tios, ele produz cana-de-açúcar na região de Descalvado (SP). Para aumentar a eficiência do seu trabalho, ele adquiriu dois tratores da Série MF 7100. “Essa linha é muito boa para o serviço, tanto para os mais leves como para os mais pesados. A maior potência do MF 7180 e do MF 7140 diminui o tempo de trabalho e proporciona maior rendimento, pois eu consigo trabalhar em áreas maiores. Produzo mais, em menos tempo. Além disso, eles proporcionam mais conforto aos operadores”, destaca Pedro Luis. Os dois tratores são usados no preparo da terra. E o MF 7140 também no plantio da cana. Com dez tratores MF eles realizam todas as operações. Além do desempenho das máquinas, Pedro destaca a boa assistência técnica da concessionária G.R.A. “Nunca tive problema com os tratores Massey Ferguson”, relata o produtor de cana Pedro Luis dos Santos.

JOvem frOtista aumenta rendimentO na cana

silvio e seu pai carlos alBerto, pedro luis dos santos, na Foto entre o tio

aumentou o rendimento do seu traBalho com os tratores mF 7180 e mF 7140

“O agronegócio brasileiro se definirá, cada vez mais, pela capacidade do país incorporar, de forma contínua, inovações tecnológicas que permitam atender às crescentes demandas do mercado interno e desafiar os subsídios dos competidores e a tendência histórica de preços decrescentes no mercado internacional de produtos agrícolas”, defende thiago rodas.

na produção de laranjas, os tratores massey Ferguson são utilizados desde o preparo do terreno para o plantio das mudas de citrus, até a fase final de carregamento dos bags de 650 quilos. o modelo mais usado é o mF 4275. “optamos por ele por ser bem compacto e ter um bom desempenho na lavoura em que o plantio atualmente é bastante adensado. é uma máquina que oferece segurança ao tratorista e nos dá tranquilidade, qualidade e a garantia de um bom resultado no final do trabalho, sem falar de uma ótima relação custo-benefício”, explica thiago rodas.

Apesar das dificuldades, como o Greening, uma nova doença bacteriana que obrigou a família a abandonar a produção de laranja orgânica, e dos novos desafios que estão por vir, thiago rodas não se imagina fazendo outra coisa: “eu fui criado em meio a agricultura e não consigo me imaginar longe dela. a agricultura faz parte da minha vida. pretendo continuar junto com minhas irmãs com as atividades agrícolas da minha família”.

thiago rodas com a irmã thaiza no mF 4275, modelo mais

utilizado na laranJa

9 //

COM

PRESENçA NO

SERvIçO DIFERENCIADOcampo

FoRça em ação

oferecer um execelente serviço de pós-venda, dando suporte a

cada produto vendido por meio de funcionários experientes e

altamente qualificados, atendendo assim todas as necessidades de

seus clientes. esse é o objetivo da stéfani, concessionária

responsável pela comercialização de aproximadamente 15 mil tratores

massey Ferguson nos últimos cinquenta anos.

com uma carteira formada por cerca de três mil clientes, a stéfani foi

agraciada por três anos consecutivos com o certificado Concessionária

diamante – distinção inserida no programa massey Ferguson de

excelência em gestão. “isso comprova que estamos no caminho certo,

que temos um serviço de qualidade tanto na venda como no pós-venda”, ressalta marcos de stéfani, diretor

comercial da empresa.

eQuipe de pós-venda

da concessionária stéFani

é reFerência em são paulo

com foco voltado à caPacitação Profissional e serviço de Pós-venda diferenciado, concessionária stéfani é referência no interior Paulista.

10 //

tecnologia de Ponta // conforme delson galatti, gestor de negócios da concessionária, a linha de tratores mais vendida é a mF 4200, mas como a principal cultura nas regiões atendidas pela stéfani é a cana-de-açúcar, tem sido muito boa a aceitação dos modelos das séries mF 7100 e mF 7000 dyna-6. “a venda destes modelos vem crescendo a cada ano”, informa galatti.

“as operações no cultivo da cana são mais pesadas, exigem uma potência maior, e essas linhas suprem bem as necessidades, pois são tratores de alta tecnologia”, explica galatti. “o produtor, desde o pequeno até o frotista, está cada vez mais preocupado em utilizar tecnologias como gps e piloto automático, entre outras. Isso veio para ficar realmente, não tem volta”, ressalta.

visando um atendimento cada vez melhor para seus clientes, a stéfani mantém há quatro anos um funcionário exclusivamente para realizar as entregas técnicas e demonstrar os novos produtos massey Ferguson. “como a linha mF 4200 já está consagrada, temos normalmente dois tratores de última geração, um da série mF 7100 e um da série mF 7000 dyna-6. desta forma, agendamos demonstrações para os clientes interessados em conhecer esses equipamentos”, informa galatti.

dos 112 funcionários destinados a atender os clientes massey Ferguson, 65 integram a equipe de pós-venda (oficina e peças), um dos referenciais da empresa. cerca de 90% dos atendimentos são feitos no campo, sendo que para este serviço a empresa possui 16 veículos. “nosso programa de atendimento vai além do período de garantia das máquinas. após esse período, desenvolvemos um trabalho de acompanhamento com esses clientes para que possam continuar tirando total proveito da tecnologia e desempenho que os tratores lhes oferecem”, acrescenta o gestor de negócios da stéfani.

caPacitação constante // uma preocupação constante na Stéfani é a capacitação profissional, tanto de sua equipe como também dos funcionários de seus clientes. por isso, conforme a demanda, a concessionária organiza uma série de cursos para formação de operadores e manutenção de máquinas, realizados normalmente nas propriedades dos frotistas, onde o treinamento ocorre através de demonstrações teóricas e práticas.

a conQuista do certiFicado diamante

gestor e gerentes da stéFani

comemoram com clientes

mF 7390 dyna-6 em demonstraçãona área de cana realizada pela stéFani

11 //

FoRça em ação

No início da década de 60, a empresa fundada pelos irmãos Nilo, Jaime, Rubens e Mário De Stéfani – que desde 1946

dedicavam-se à fabricação e comercialização de produtos cerâmicos – tornou-se uma concessionária Massey Ferguson,

distribuindo os produtos da marca na loja instalada em Jabotical (SP). Hoje, com filiais em Ribeirão Preto (SP),

desde 1992, e em Catanduva (SP), desde 2000, o grupo é comandado pelos primos Marcos De Stéfani, filho de

Jaime, e Célia De Stéfani, filha de Nilo.

além disso, toda a equipe da empresa vem sendo constantemente treinada através da agco academy, que oferece cursos e treinamentos à rede de concessionárias. “temos consciência da importância da atualização de nossos mecânicos e da equipe de vendas, bem como dos funcionários da área administrativa, por isso incentivamos todos os nossos colaboradores a participarem destes treinamentos”, destaca galatti.

agrishow // a agrishow de ribeirão preto (sp) é o principal evento da stéfani. a concessionária participa desde a primeira edição, há quase duas décadas, sempre com equipe completa durante todos os dias da feira. “estamos em casa na agrishow. a frequência com que os clientes passam no estande da massey Ferguson é muito grande, então é uma ótima ferramenta de marketing, relacionamento e vendas”, acrescenta galatti.

em parceria com a agco Finance e com o consórcio nacional massey Ferguson (cnmF), a stéfani promove ao longo do ano uma série de eventos regionais focados em negócios. além de apresentar os produtos, é mostrado o funcionamento do consórcio, de que maneira são formados os grupos, e também informações sobre financiamentos.

com uma média de três a quatro ações anuais por loja, a concessionária é uma das que mais se destacam na venda de consórcios.

evento do consórcio nacional massey Ferguson realizado pela stéFani

stéFani em riBeirão preto (sp)loJa da concessionária

estamos em casa na agrishow. a frequência com que os clientes Passam no estande da massey ferguson é muito grande, então é uma ótima ferramenta de marketing

JabOticabal, ribeirãO pretO e catanduva

12 //

FamíLia maSSey

mega esimpático e bem-humorado, edison minohara recebe a equipe da revista Campo Aberto numa manhã de véspera de feriado. quase não há pessoas trabalhando na fazenda nova casa branca, localizada na estrada entre os municípios de ibiá e são gotardo, em minas. a maioria dos 80 funcionários do local foi dispensada após o dia do pagamento para ir ao centro da cidade. Porém, edinho, como prefere ser chamado, está lá, pronto para mostrar suas mais novas máquinas e sua lavoura totalmente diversificada numa extensão de mais de cinco mil hectares.

o Porte e a diversificação de sua fazenda Poderiam render

a edison minohara PomPas de Personalidade, mas não,

ele Prefere ser um simPles Paulista, morador de minas

gerais e um cliente massey ferguson há mais de 30 anos.

multifazendeirO

13 //

FamíLia maSSey

a diversidade é a garantia de Patrimônio, com o aProveitamento de mão de obra, a fazenda nunca Para e nunca se interromPe o ciclo do trabalho

diversificar Para lucrar // edinho sempre foi um defensor da

produção diversificada, essa é a sua tática para lucrar de forma constante. “a

diversidade é a garantia de patrimônio, com o aproveitamento de mão de

obra, a fazenda nunca para e nunca se interrompe o ciclo do trabalho”, explica ele. sem a utilização de irrigação, ele colheu

no ano passado 14 mil sacas de café, na última safra foram 36 sacas por hectare

e a perspectiva para a próxima colheita é de 40 sacas. na soja precoce 58 sacas por

hectare e, na tardia, a previsão é colher 75 sacas. a plantação de seringueira também é

extremamente rentável, em 2011 originou quase 30 mil quilos de borracha. em um breve passar de olhos pela lavoura, é possível ver bananeiras,

café e abacates, tudo num mesmo cenário. “é aproveitamento de espaço”, diz ele.

- são cinco mil hectares a área da fazenda, seu edinho? – não, são 5.176 hectares. a resposta a um dos primeiros questionamentos representa o cuidado que edison Minohara tem com cada hectare de sua diversificada fazenda. ele acompanha todos os processos, o funcionamento das máquinas e o rendimento de cada plantação, que são muitas. são 350 hectares de soja, 400 de milho, 446 de café e 30 de feijão. ainda restam 130 hectares de seringueira, 190 de eucalipto e 1.800 de pastagem para as três mil cabeças de gado para corte e 120 de leite. o restante, 1.851 hectares, são de reserva legal, já que toda a área da lavoura está de acordo com a legislação ambiental. aos 66 anos de idade, edinho nutre um carinho, também, pela área em que cultiva a árvore teca, que leva quase 30 anos para estar no ponto ideal de corte, mas rende ao produtor uma fortuna que chega a mais de três mil dólares por metro cúbico. “com certeza vou estar vivo para ver isso”, brinca ele.

14 //

na agricultura, um dia Pode rePresentar

um ano, então nenhuma

máquina Pode ficar Parada

um ano em um dia // na imensidão da Fazenda nova casa Branca, as máquinas vermelhas reinam. “acho que sou o cliente massey Ferguson mais fácil, pois vejo as necessidades da minha fazenda e compro sem pestanejar muito”, revela ele. são 18 máquinas massey, com destaque para as duas colheitadeiras, a mF 9690 e a mF 5650, utilizadas na colheita da soja com uma plataforma de 30 linhas, e ainda os dois tratores da série mF 7100, adquiridos recentemente e usados para o preparo do solo e o plantio nas lavouras de grãos. “desde dezembro estou usando o mF 7180 e tive 15% de economia em combustível”, conta ele.

edinho utiliza máquinas massey há muitos anos, mas somente em 2003 adquiriu seu primeiro trator novo, por meio do consórcio nacional massey Ferguson. ele foi sorteado na primeira assembleia, bem no dia de seu aniversário. a partir daí, virou um árduo defensor e admirador da marca.

“na agricultura, um dia pode representar um ano, então nenhuma máquina pode ficar parada. Já usei máquinas de todas as marcas, nacionais e importadas, e as massey batem qualquer uma em fundição, estrutura e facilidade de encontrar peças”. recentemente, ele adquiriu uma plataforma de milho, a fim de agilizar a colheita, e para os próximos meses o plano é comprar um pulverizador mF 9030 e, enfim, completar seu portfólio massey Ferguson com produtos para preparo do solo, plantio, pulverização e colheita.

mF 7180 utilizado para corrigir erosões e nivelar o terreno

na área das seringueiras

15 //

puLVeRizadoR + piLoto automático =

precisãO

SoLuçõeS tecnoLógicaS

Produtividade é o que se busca no

camPo. e o raciocínio é lógico: maior exatidão

das máquinas na lavoura rende mais trabalho em menos

temPo. melhor ainda quando a etaPa é realizada não só mais ráPida, mas também

com mais qualidade.

16 //

Niumar Aurélio, coordenador de marketing do produto ATS (Soluções em Tecnologia Avançada), detalha alguns pontos na utilização do piloto automático System 150:

O console possui uma tela de 4,5 polegadas, com alta visibilidade nos modos dia e noite, e indicadores na tela para as configurações de área, velocidade e linha, além de informações dos satélites. Outras funções incluem mapeamento automático da cobertura e controle automático de vazão, com controle automático de abertura e fechamento das seções da barra de pulverização. Os dois níveis de precisão oferecidos – submétrico (20-40 cm) e decimétrico (10 cm) – garantem alto desempenho em todas as operações.

mOdO de usar

com o intuito de aumentar a rentabilidade de seus clientes, a massey Ferguson desenvolveu o pulverizador mF 9030 e o piloto automático system 150, duas soluções, que somadas, garantem um resultado tão exato como uma operação matemática: a precisão.

o piloto automático system 150 é a proposta para quem busca uma ferramenta de fácil operação e alto desempenho. ele mantém o pulverizador no traçado exato da lavoura, sem falhas ou sobreposição, mesmo nas operações que exigem maior precisão. marcio luis schreiner, o cliente massey Ferguson que adquiriu o primeiro pulverizador da marca, atesta as vantagens da combinação na prática. com a máquina há cerca de 500 horas trabalhando, márcio ressalta as qualidades da aplicação feita com o piloto automático.

“a economia que tive com defensivos agrícolas é imensa, pois como eu não tenho sobreposição agora, o desperdício de produto é quase zero”. para márcio, o ganho operacional da máquina é imenso, desde o alinhamento até a velocidade de aplicação. “agora consigo trabalhar com o dobro de velocidade que eu trabalhava antes”. o cliente destaca ainda que pela importância do pulverizador e, principalmente, o investimento agregado a uma máquina como essa, a adoção do piloto automático é quase indispensável. “se for analisar como um todo o ganho e a qualidade que se tem na aplicação, sem dúvida vale a pena”, completa ele.

a economia que tive com defensivos agrícolas é imensa, Pois como eu não tenho sobrePosição agora, o desPerdício de Produto é quase zero

17 //

RECURSOS NATURAIS

maneJo correto da água é Fundamental

para uma agricultura sustentável

O agrO negóciO e a

eco nomia ve rde

entidades ligadas ao agronegócio PreParam-se Para a conferência das nações unidas sobre desenvolvimento sustentável

vinte anos depois de sediar a cúpula da terra, o Brasil mais uma vez estará no centro dos debates mundiais sobre temas ambientais. com a economia verde como um dos temas centrais, acontece de 20 a 22 de junho no rio de Janeiro (rJ) a conferência das nações unidas sobre desenvolvimento sustentável, conhecida como rio+20.

a conferência sobre desenvolvimento sustentável será uma oportunidade para mostrar ao mundo que o Brasil consegue fazer uma das melhores agriculturas do planeta, utilizando apenas 27% do território e preservando outros 61%, afirmou recentemente em entrevista ao canal rural, concedida ao ex-ministro da agricultura roberto rodrigues, a presidente da confederação da agricultura e pecuária do Brasil (cna), senadora kátia abreu.

posição semelhante foi defendida durante o Fórum “despertar para a rio+20”, promovido pela associação Brasileira do agronegócio, pelo secretário de desenvolvimento agropecuário e cooperativismo do ministério da agricultura, erikson camargo chandoha. ele ressaltou que o Brasil possui uma série de cases na área agrícola que são exemplares em termos de mitigação do efeito estufa e que causam impacto positivo em todo o mundo.

“um deles é que devemos recuperar, até 2020, cerca de 15 milhões de quilômetros quadrados de terras degradadas, uma extensão equivalente ao território da itália ou toda a área plantada da argentina”, destacou o representante do governo federal. outro exemplo positivo lembrado por erikson chandoha é o de que se não fosse o ganho de produtividade do agronegócio brasileiro nos últimos anos, “teríamos que dobrar a extensão de terra usada hoje para produção, o que representaria um enorme desmatamento”.

também o chefe do departamento de meio Ambiente e Temas Específicos do Ministério das relações exteriores, embaixador andré correa do lago entende que a rio+20 representa uma grande oportunidade para o Brasil mostrar que ele é hoje vanguarda no equilíbrio na produção sustentável. “o setor privado brasileiro, sobretudo o agribusiness, mostrou que há possibilidade de haver equilíbrio entre o ambiental, o social e o econômico no processo produtivo”, comentou o embaixador.

18 //

cOntribuiçãO brasileiraTrecho sobre “Agropecuária e desenvolvimento rural” do documento de contribuição brasileira à Conferência Rio+20.

“Absolutamente dependente das condições ambientais, a agropecuária é essencial para o desenvolvimento dos países, ao mesmo tempo em que contribui para o combate à mudança do clima. É possível garantir segurança alimentar e nutricional, promover a mitigação das emissões e o aumento da produtividade agropecuária, reduzir os custos de produção, melhorar a eficiência no uso de recursos naturais, especialmente da água, aumentar a resiliência de sistemas produtivos, promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e possibilitar a adaptação do setor agropecuário à mudança do clima.

Para que isso ocorra, é preciso, entre outras ações, investir em pesquisa agropecuária, apoiar e incentivar os produtores a adotarem tecnologias de maneira a incrementar a produtividade e a sustentabilidade. Uma renovada atenção da cooperação internacional aos investimentos no desenvolvimento rural e à difusão de tecnologias e informações meteorológicas adequadas à agricultura tropical torna-se particularmente importante”.

O agrO negóciO e a

eco nomia ve rde

PortalCampoAberto.com.br

Como você acha que a agricultura

pode contribuir para uma economia

verde e sustentável no Brasil?

Deixe a sua opinião no

PortalCampoAberto.com.br

19 //

EntrEga técnica

em opeRação

um eSpaço Só paRa a

a concessionária massey Ferguson que atende o extremo sul do Brasil criou um espaço só para a entrega técnica dentro de sua loja em pelotas (rs). o local tem piso impermeável e resistente ao impacto, além de cinco fotos enormes na parede que ajudam o cliente a lembrar das cinco ocorrências mais frequentes de campo (veja tabela). na lateral, há ainda painéis com informações sobre garantia e revisão gratuita.

“é uma entrega técnica com emoção e atenção. na loja, o proprietário recebe os documentos, os manuais e as principais explicações, depois complementadas no campo. conseguimos uma maior proximidade com os nossos clientes e uma fluência melhor das informações técnicas”, avalia carlos eduardo paulino da silva, diretor comercial da concessionária cimma de pelotas (rs).

a entrega de uma máquina agrícola

nova é semPre um acontecimento na

vida do Produtor rural, PrinciPalmente

Para aqueles que estão adquirindo

Pela Primeira vez um trator. é também a

hora da concessionária rePassar todas as

informações técnicas de oPeração e manutenção

Para que ele obtenha o máximo rendimento da

máquina recém-adquirida. na concessionária cimma de

Pelotas (rs), a entrega técnica é diferenciada.

receBe seu novo mF 7180

lismar timm, com o guia rápido do operador na mão,

na concessionária cimma de pelotas (rs)

20 //

ocorrência Procedimento correto

Filtro de ar Alguns ainda fazem limpeza do filtro com ar

Quando a luz do painel acende, o filtro deve ser obrigatoriamente trocado para evitar entrada de impurezas no motor

Sistema Hidráulico de Levante

Posição inadequada do braço do Terceiro Ponto nas três posições da Viga C

No engate do arado, para solos macios usar o furo superior, para solos compactados o furo inferior, demais situação de solo furo intermediário. Demais implementos, sempre utilizar furo inferior

Bomba Injetora

Água e/ou impurezas no combustível

Abastecer sempre no final da jornada de trabalho, drenar diariamente o decantador e efetuar a troca de filtros periodicamente

Embreagem Pedal utilizado como descanso para o pé, desgastando prematuramente o sistema

Só acionar a embreagem na troca de marchas e na parada do trator

Filtro de Combustível

Entupimento do filtro devido à má qualidade do combustível ou armazenamento incorreto

Usar somente combustível de qualidade e efetuar o armazenamento de acordo com as normas do Manual do Operador

revisando Procedimentos // o produtor rural lismar timm recebeu em março seu novo trator MF 7180 que adquiriu, com financiamento da agco Finance, para trabalhar na aração e gradagem de suas lavouras de soja e arroz. “na cimma eu me sinto em casa. a explicação durante a entrega técnica é muito boa. a gente aproveita para revisar alguns procedimentos equivocados, como usar a embreagem como apoio para o pé, por exemplo”, relata o agricultor.

inova massey // “com o programa inova massey, a fábrica vem incentivando a rede a desenvolver iniciativas para trabalhar de maneira mais rápida, precisa e eficiente, atendendo melhor as necessidades dos produtores rurais”, informa guilherme gil, especialista em pós-venda da massey Ferguson. todos ganham, destaca ele. a concessionária, a fábrica e principalmente o cliente, com a maior longevidade e performance do seu equipamento.

“os cinco pontos que destacamos para os nossos clientes são os responsáveis pelo maior número de ocorrências na região. com este novo espaço criado na concessionária, temos mais atenção do produtor rural, que vem até a cimma especialmente para isso. na propriedade ele geralmente se envolve com outras coisas”, constata cilmar milech heinemann, mecânico da cimma, responsável pelas entregas técnicas.

inFormações técnicas apresentadas no espaço criado pela cimma

são complementadas Quando a máQuina chega à propriedade

Fonte: cláudio radman e cilmar milech heinemann, concessionária cimma

é uma entrega

técnica com emoção e atenção

21 //

energiaDA palha

BRaSiL aFoRa

com o fim da queima na colheita da cana, aumenta a disPonibilidade de biomassa Para cogeração de energia em são Paulo.

maior produtor brasileiro de etanol da cana-de-açúcar, o estado de são paulo possui um enorme potencial de conversão de resíduos – bagaço, palha e vinhaça – em energia elétrica, gás e vapor. é possível, segundo estimativas oficiais, obter cerca de 14 mil megawatts de bioeletricidade, o equivalente a produção de itaipu.

em recente entrevista, o secretário de energia, José aníbal, ressaltou que são paulo tem a legislação ambiental mais avançada do mundo, com meta de reduzir as emissões no estado em 20% até 2020, além de possuir uma matriz energética limpa, baseada na hidroeletricidade e na biomassa.

O fim das queimadas na colheita de cana, acordado entre o governo estadual e a indústria sucroalcooleira, aumenta a disponibilidade da palha, rica em poder calorífico e, portanto, adequada ao aproveitamento na geração de energia. estima-se que sobrem anualmente nos canaviais entre 12 a 15 toneladas de palhiço e palha por hectare.

enFardadora mF 7170 proporciona

com densidade mais consistenteuma alimentação homogênea, gerando Fardos

22 //

no monitor, o oPerador regula a Pressão exercida e o tamanho do fardo

sistema de nó duPlo // a enfardadora mF 2170 lançada recentemente no Brasil é capaz de recolher com eficiência esta biomassa. com a tecnologia mais moderna disponível no mercado em enfardamento de feno, forragem e biomassa, a máquina proporciona uma alimentação homogênea, gerando fardos com densidade mais consistente.

outro diferencial é o seu exclusivo sistema de nó duplo que faz dois nós, um que termina o fardo anterior e outro que inicia o próximo fardo em uma única operação. a máquina conta ainda com um sistema de ventilação para a limpeza do mecanismo de nós que garante menor desgaste e menos paradas para manutenção.

“a palha recolhida é jogada para uma câmara de pré-carga, onde fatias do fardo são enviadas para a câmara de compressão da máquina. um fardo de 2,20 m de comprimento tem entre 30 a 32 fatias. no monitor, o operador regula a pressão exercida e o tamanho do fardo”, explica o especialista da agco paulo adriano ratke.

ela tem seis amarradores e carrega até 30 rolos de fio de polipropileno, 15 em cada lado da máquina. como cada rolo tem 975 metros, ela entra em campo com quase 30 mil metros de fio. Os fardos gigantes têm altura de 0,9 m, largura de 1,2 m e comprimento variável de 1 a 2,7 metros.

estima-se Que soBrem anualmente nos

de palhiço e palha por hectarecanaviais entre 12 a 15 toneladas

23 //

tendênciaS

co

mm

od

ites

em alta favorecem grandes investimentOs

a safra total de grãos 2011/2012 no Brasil deve atingir 161,1 milhões de toneladas, uma redução de apenas 1% sobre o total produzido na safra passada (2010/2011). Dessa forma o produtor rural pode ficar mais tranquilo para assumir responsabilidades financeiras no âmbito de mecanização da sua lavoura, especialmente no que diz respeito a investimentos altos e de longo prazo.

o centro-oeste é uma das regiões onde a perspectiva está se mostrando mais favorável. lá, onde as áreas são extremamente extensas, a massey Ferguson traz o mF 8600 como a solução ideal para quem quer plantar mais e gastar menos tempo. uma máquina desta, com alto valor agregado, ganha a preferência dos produtores de uma das poucas regiões que conseguiu alcançar os recordes do cenário agrícola de 2011.

os números recordes nomercado agrícola duranteo ano Passado animaramProdutores do brasilinteiro, dificilmente talresultado será batido esteano, mas a Previsão é bemmais animadora do quese Previa inicialmente.de acordo com carloscogo, consultor emagroeconomia, osPreços de Produtosagrícolas estão subindonovamente e Podemchegar Perto dos Picosvistos em 2011.

24 //

ANO-SAFRA 2009/2010 2010/2011 2011/2012 2012/2013 2013/2014REGIÃO DE PRODUÇÃO SU/SE CERRADO SU/SE CERRADO SU/SE CERRADO SU/SE CERRADO SU/SE CERRADO

ITEM UNIDADE PR/RS/SP MT/GO/BA PR/RS/SP MT/GO/BA PR/RS/SP MT/GO/BA PR/RS/SP MT/GO/BA PR/RS/SP MT/GO/BA

SEMENTES USD/HA 38,17 36,80 47,55 51,63 57,50 62,43 59,23 64,31 61,00 66,24

FERTILIZANTES USD/HA 141,87 189,67 123,21 224,07 130,60 237,51 134,52 244,64 138,56 251,98

DEFENSIVOS USD/HA 114,76 129,88 88,50 90,41 91,16 93,12 93,89 95,92 96,71 98,79

CUSTEIO DA LAVOURA USD/HA 405,11 432,70 372,01 464,13 450,32 561,83 463,83 578,69 477,74 596,05

CUSTO OPERACIONAL USD/HA 646,30 737,79 623,31 676,63 754,52 819,06 777,16 843,64 800,47 868,95

CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃO USD/HA 782,76 885,48 755,36 780,43 943,69 975,01 976,72 1.009,14 1.010,90 1.044,46

PRODUTIVIDADE MÉDIA SACAS/HA 50,0 50,0 52,1 52,3 37,4 51,0 53,3 55,0 53,3 55,0

PRODUTIVIDADE MÉDIA KG/HA 3.000 3.000 3.124 3.137 2.241 3.060 3.200 3.300 3.200 3.300

CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃO USD/60 KG 15,66 17,71 14,51 14,93 25,27 19,12 18,31 18,35 18,95 18,99

PREÇO MÉDIO PRODUTOR USD/60 KG 22,79 19,37 27,10 23,43 28,50 26,50 26,51 24,65 26,51 24,65

MARGEM SOBRE O CUSTO USD/60 KG 7,13 1,66 12,59 8,50 3,23 7,38 8,19 6,30 7,55 5,65

PREÇO MÉDIO CBOT USD/BUSHEL 10,57 10,57 13,50 13,50 14,00 14,00 13,50 13,50 13,50 13,50

PREÇO MÉDIO CBOT USD/60 KG 23,30 23,30 29,76 29,76 30,86 30,86 29,76 29,76 29,76 29,76

RECEITA BRUTA USD/HA 1.139,50 968,50 1.411,01 1.225,00 1.064,48 1.351,50 1.413,60 1.355,48 1.413,60 1.355,48

RECEITA LÍQUIDA USD/HA 356,74 83,02 655,65 444,57 120,79 376,49 436,88 346,34 402,70 311,02

MARGEM SOBRE O CUSTO % 45,6% 9,4% 86,8% 57,0% 12,8% 38,6% 44,7% 34,3% 39,8% 29,8%

MARGEM SOBRE O CUSTO SACAS/HA 22,8 4,7 45,2 29,8 4,8 19,7 23,9 18,9 21,2 16,4

sOJa: custO mÉdiO de prOduçãO e rentabilidade esperada RegiõeS SuL-SudeSte e ceRRado

Fonte dos dados: mapa, cBot, conaB e carlos cogo consultoria agroeconômica

elaBoração: carlos cogo consultoria agroeconômica

a consolidação da massey Ferguson este ano no segmento de máquinas de alta potência demonstra a preocupação da marca com um mercado extremamente promissor, como o centro-oeste. se a safra promete ser boa, grande parte disso deve-se a qualidade da mecanização agrícola nas lavouras, já que a regra é básica: mais máquinas, maior produtividade e menos custos com mão de obra.

se a alta nos preços das principais commodities já seriam suficientes para o produtor investir na modernização da sua frota, a massey Ferguson apresenta também outro grande atrativo, que são as novas linhas de financiamento disponibilizadas pela agco Finance (leia mais sobre o assunto na página 30).

veja na tabela abaixo detalhes das perspectivas para as próximas safras:

neste ano, a produção de soja no Brasil deve recuar 8,7%, perspectiva diferente da que está ocorrendo no mato grosso, por exemplo. a situação positiva da região tem estimulado vendas da safra de soja 2012/2013, que só vai ser plantada no segundo semestre deste ano. no estado, para a segunda safra de milho 2011/2012, a estimativa atual é de que sejam colhidas 10,78 milhões de toneladas, 54% acima dos 6,99 milhões de toneladas do ciclo passado, enquanto que a área plantada avançou 38%, de 1,75 milhão de hectares para 2,24 milhões de hectares.

25 //

teRRitóRio do agRonegócio

feiras agrícOlas geRam conhecimento

maiS do que negócioS,

na cidade de cascavel, localizada na região oeste do paraná, ocorre há 23 anos a show rural coopavel, um evento que tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. nos moldes da atual, a feira iniciou em 1995, recebendo 10 mil visitantes, neste ano, aproximadamente 200 mil pessoas passaram pelos 720 mil metros quadrados da feira.

Já no rio grande do sul, quem sedia uma das mais importantes feiras agrícolas do país é a capital nacional da agricultura de precisão, não-me-toque, onde prevalece a grande produção de grãos e a diversidade no agronegócio. realizada por uma das maiores cooperativas do Brasil, a expodireto cotrijal está em sua 12a edição cumprindo o objetivo de instrumentalizar o agricultor com as ferramentas que necessita para tornar seu negócio viável do ponto de vista técnico e econômico.

um esPaço Para vender, comPrar e trocar máquinas, imPlementos, insumos, animais e, acima de tudo, conhecimento.

as feiras agrícolas, tradicionais em todo o Brasil, têm atualmente a grande função de proporcionar experiências: o test drive de uma máquina, uma nova técnica de plantio, um insumo que agride menos o meio ambiente, uma dieta diferenciada que deixa o gado mais forte. todas essas trocas acontecem ao longo dos dias do evento por meio de conversas e debates entre visitantes, expositores e pesquisadores. as feiras agrícolas movimentam a economia da região, geralmente baseada na agricultura e/ou pecuária, gerando renda, empregos e turismo.

26 //

a massey Ferguson teve destaque em ambos os eventos, apresentando suas novidades e participando, de forma efetiva, nos números de sucesso em comercialização nas feiras. em evidência estiveram as colheitadeiras, tratores da marca e a plantadeira mF 500 s.

colheitadeiras // destaque para as colheitadeiras axias com novos rotores atr ii, nova versão no sistema de transmissão hidrostática e novo eixo dianteiro completo, substituindo o câmbio mecânico. a nova colheitadeira mF 5650 hydro e a plataforma mF dynaFlex 8250 também estiveram em evidência.

tratores // em tratores, destacou-se o lançamento da série mF 8600 (de até 370 cv), os únicos no país com transmissão automática e continuamente variável (cvt, na sigla em inglês). ênfase, ainda, para o novo motor do trator mF 4290. sucesso de vendas no portfólio da marca, a máquina agora deixa a fábrica com motor de 95cv turbo. outras novidades na série mF 4200 são os novos motores quatro cilindros que equipam os modelos mF 4297 (120cv) e mF 4299 (130cv).

Sam

uel G

rolli

Plantadeira mf 500 s // a massey Ferguson apresentou as plantadeiras mF 500 s, para o plantio de sementes sem distribuição de fertilizantes. o conceito do implemento consiste em um reservatório único de sementes de grande volume que é montado sobre o chassi da plantadeira atual. outro reservatório de menor volume é montado sobre o dosador de sementes na linha de plantio. a nova linha de plantio se diferencia das outras plantadeiras da marca por ser montada com um disco de corte para palha e um conjunto de disco duplo para distribuição de sementes, dispensando mecanismos de distribuição de fertilizantes.

27 //

maSSey no mundo

eu me sinto bem em entregar um serviço comPleto aos clientes, e ao mesmo temPo contribuir com o meio ambiente

pRemiado

na eurOpa, agoRa no brasil

dinamaRca

aLemanhã

na alemanha, kai-richard enalteceos BeneFícios do trator ao meio amBiente

28 //

a massey ferguson lançou recentemente no brasil a maior máquina de seu Portfólio de Produtos, os tratores de alta Potência da série mf 8600, disPoníveis nos modelos mf 8670 (320 cv) e mf 8690 (370 cv).

produto já consolidado nos estados unidos, europa e áfrica do sul, agora está no Brasil para atender aos produtores que necessitam de grande robustez para o trabalho diário. a equipe da revista Campo Aberto apresenta histórias de dois clientes captadas na revista europeia da massey Ferguson, a News@MF. ambos são produtores pioneiros na utilização da máquina e se mostram extremamente satisfeitos com os benefícios que elas proporcionam.

aumento de

25% na VeLocidade de tRaBaLho, utiLizando o mF 8690, Sem aLteRação no conSumo de comBuStíVeL.

da cidade de hindenburg, na alemanha, vem o depoimento do prestador de serviço kai-richard schlichting, que destaca principalmente as questões ambientais do trator – detentor de uma tecnologia empregada em seus motores, que diminui a emissão de poluentes. ”eu me sinto bem em entregar um serviço completo aos clientes, e ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente”, afirma. kai-richard ressalta, ainda, a facilidade em operar o trator, a cabine espaçosa, silenciosa e confortável.

Já peter Jensen, produtor de trigo, cevada e óleo de colza na dinamarca, é mais ligado à tecnologia e à economia do mF 8690. “as principais características que eu procuro em um trator são: boa suspensão, motor de renome e tecnologia na transmissão. na verdade eu quero uma máquina com a mais alta tecnologia possível”. peter destaca, ainda, que obteve um aumento de 25% na velocidade de trabalho, utilizando o mF 8690, com o detalhe fundamental de não ter aumentado o consumo de combustível.

aqui no Brasil, os tratores da série mF 8600 já estão disponíveis para os clientes massey Ferguson. eles saem da fábrica com o piloto automático e a transmissão constantemente variável, em que o trator trabalha praticamente sozinho e com alta performance.

Premiado na euroPa // as máquinas da série 8600 já foram reconhecidas como os tratores do ano de 2009 na feira eima show, em Bolonha, na itália. no mesmo evento, o design moderno rendeu também o prêmio de melhor design de máquinas.

peter, na dinamarca, comemora a economia em comBustível

29 //

em Foco

REDE GLOBO // a série mF 7000 dyna-6 ganhou destaque na rede globo no mês de fevereiro. as máquinas foram assunto de matéria no programa Autoesporte, exibido nas manhã de domingo na grade de programação da emissora. toda a tecnologia embarcada na máquina – que inclui câmbio automático com 24 marchas – foi o grande destaque da matéria. o conforto da cabine e facilidade em se operar o trator também foram aspectos abordados pela reportagem. acesse o vídeo e confira na íntegra: www.migre.me/8eqtd

EMATER-RS // com o apoio da equipe técnica do agco academy, a massey Ferguson realizou em fevereiro a capacitação de profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do rio grande do sul, a emater. vinte técnicos da entidade receberam informações sobre regulagens e ajustes das colheitadeiras mF para obter um melhor desempenho no trabalho, minimizando os índices de perda de grãos. a emater é referência em extensão rural no estado, e essa capacitação permitiu a troca de experiências e o conhecimento de novas tecnologias por parte dos técnicos, que além das aulas teóricas contaram também com a prática de campo durante a capacitação.

AGCO FINANCE // os clientes massey Ferguson têm grandes motivos para comemorar a facilidade na aquisição de máquinas e implementos agrícolas. isso por que a agco Finance já está atuando com as novas taxas do psi, anunciadas recentemente pelo governo Federal. com a prorrogação, a taxa para o perfil que possui receita anual igual ou inferior a R$ 90 milhões fica de 5,5% a.a., e para quem tem renda anual superior a r$ 90 milhões está em 7,3% a.a., ambas com possibilidade de financiamento de até 90% sob o valor total da máquina. O Banco da fábrica apresenta boas novas, também, a quem deseja adquirir o novo trator mF 8600, a máquina de maior potência de marca. O Crédito Agro+, que financia até 90% do valor da máquina, em um prazo de até 60 meses. O financiamento em dólar, com taxa sob consulta, já que existe a variação cambial. e a terceira opção, que é o Leasing – já conhecido no mercado financeiro – uma espécie de operação de arrendamento, destinado, principalmente, a aquisição de máquinas por empresas.

30 //

AuGuSTIN // recentemente a augustin ganhou status de concessionária modelo da rede ao inaugurar sua nova filial em Carazinho (RS). Além de contar com a identidade visual atualizada e uma estrutura moderna, a nova loja tem um espaço reservado a treinamentos de operadores e de funcionários. concessionária massey Ferguson desde 1962, a augustin atua hoje em 75 municípios do rs, projetando uma grande expansão. inaugurou no início do ano uma nova filial em Guarapuava, marcando seu ingresso no estado do paraná, onde atuará em 37 municípios.

PRêMIO MF DE JORNALISMO // até o dia 5 de julho, estão abertas as inscrições para o prêmio massey Ferguson de Jornalismo, nesta edição com algumas novidades: o valor do prêmio das categorias Jornal, tv, revista, internet e Fotojornalismo agora é de r$ 10 mil, 25% maior do que na premiação anterior, foi criada, ainda, uma nova categoria para jornalistas do paraguai, uruguai e argentina, concorrendo a uma viagem de cinco dias com acompanhante ao rio de Janeiro. assim como na edição passada, a premiação também reconhecerá trabalhos na categoria estudantes de jornalismo com trabalhos feitos para uma disciplina ou jornal-laboratório impresso, revista, internet ou tv.

as inscrições podem ser feitas por e-mail, envio pelo correio ou com o depósito da documentação diretamente na urna do prêmio nas concessionárias matrizes da massey Ferguson pelo Brasil.

as informações para a inscrição e o regulamento completo podem ser conferidos no blog: www.massey.com.br/premiojornalismo

31 //

PLANETA MF // levar as principais tecnologias desenvolvidas pela massey Ferguson no mundo é o propósito da nova ação de campo, denominada planeta massey Ferguson. desde março, a iniciativa está circulando pela região centro-oeste do país, demonstrando com maior evidência máquinas como os tratores da série mais avançada fabricada pela marca no mundo, a mF 8600. para o gerente de marketing comunicação da agco, eduardo nunes, a iniciativa está conectada às origens e ao conceito da massey Ferguson. “vamos levar esse mundo de experiências que define nossa marca diretamente ao ambiente do produtor rural. a proximidade com os agricultores e o desenvolvimento de novas tecnologias está registrada no dna da massey Ferguson e é este conceito que queremos apresentar”, explica. a estrutura do planeta massey Ferguson, que inclui área para test drive e demonstrações de novas tecnologias, deve circular por regiões do Brasil inteiro. a primeira edição foi realizada nos dias 21 e 22 de março, em Querência (mt), em parceira com a concessionária Buritis máquinas, como mostram as fotos ao lado.

MF 5650 HyDRO // elizabete Wagner ramos, de roque gonzáles (rs), é a primeira cliente massey Ferguson a receber a nova colheitadeira mF 5650 hydro, que já está sendo utilizada nos mais de mil hectares de soja, milho e trigo da propriedade. “ela está colhendo bem, tem bastante agilidade e conforto”, afirmam os filhos de Elizabete, Rogério e Rodrigo ramos, que estão acompanhando a colheitadeira em campo. adquirida através da concessionária pippi máquinas, de giruá (rs), a máquina é um produto consagrado no portfólio mF e agora conta com mais conforto operacional, possibilitado pela transmissão hidrostática.

em Foco

32 //

MasseyFergusonBrasil MasseyBrasil PortalCampoAberto.com.brwww.Massey.com.br

PortalCampoAberto.com.br

onLine

O site oficial da Massey Ferguson, bem como as páginas da marca no Twitter, Facebook e YouTube têm gerado muitos comentários e mensagens elogiosas enviadas pelos admiradores MF. O Portal Campo

Aberto – novo meio de comunicação, onde se encontra o acervo histórico das revistas Campo Aberto – também está recebendo diversos e-mails. Participe, enviando comentários, sugestões, críticas sobre o

conteúdo da revista Campo Aberto ou sugira assuntos que gostaria de ler.

Rene Muñoz // 10 de abrilAca en bolivia la mejor marca.

Ieda Backes // 12 de marçoParabéns, Massey Ferguson. Espero que assim como vocês são sucesso e marca número 1 em nossa propriedade, esperamos que nossa filhota, Ana Paula Backes, seja sucesso e número 1 do concurso das Caricaturas na Expodireto de Não-Me-Toque, a cidade da qual muito nos orgulhamos. Um grande abraço e o nosso muito obrigado, pelo excelente atendimento, não só na feira, mas, como, em todas as vezes em que precisamos da representação da Massey em nossa cidade, ou seja, nossos queridos amigos da Augustin.

Caroline Dambrosio Luz // 5 de marçoMF, a melhor marca do Brasil.

Eduardo Martinho // 9 de fevereiroHá um vídeo no YouTube que faz um comparativo entre algumas marcas de pulverizadores e mostra que o MF 9030 é o único onde a tração 4x4 realmente funciona.

Ney Kampa Filho // Porto Amazonas (PR) // 21 de novembro de 2011Sou filho de produtor rural da região dos Campos Gerais no Paraná, onde contamos em nossa frota de maquinários, trator e colheitadeira MF. Sempre que possível tento acompanhar novas tecnologias desenvolvidas pela Massey Ferguson, onde procuramos sempre estar atentos aos lançamentos. Gostaria de receber a revista Campo Aberto para me manter atualizado no setor.

Ney, nossa equipe se orgulha em ajudá-lo a se manter informado sobre as novidades do setor de máquinas agrícolas. Acesse o Portal Campo Aberto e confira todas as edições da revista na íntegra.

Marcelo Ribeiro da Silva // Capão do Leão (RS) // 30 de marçoSou proprietário de dois tratores Massey Ferguson (275). Sou produtor de milho em Capão do Leão - RS e queria receber reportagens da revista falando mais sobre a produção de silagem e também sobre as plataformas de colheita do milho.

Marcelo, as plataformas de milho MF são produtos muito reconhecidos dentro do portfólio da marca e, com certeza, serão avaliadas para edições futuras da revista.

Celso Ricardo Coura de Castro // 9 de marçoEssa revista é muito boa para o produtor. Mesmo morando longe dos grandes centros, a gente fica por dentro de todas as novidades em tratores e maquinários. Já faz algum tempo que a recebo, a leio toda. O que eu mais gostaria que fosse divulgado nessa revista é sobre feira e consórcio de compra de máquinas. Um abraço a todos e muito obrigado pela oportunidade em fazer um comentário meu para vocês.

Celso, sempre buscamos abordar sobre as novidades do Consórcio Nacional Massey Ferguson. Continue acompanhando a revista Campo Aberto.

Diego Bastos Lirio // Santo Antonio de Jesus (BA) // 16 de fevereiroSou muito fã da marca e sou filho e sobrinho de produtores aqui na Bahia. Inclusive meu pai está querendo pegar um 4275 para cultivo de laranja aqui. Mas meu pedido é outro. Ano passado eu tive na Agrishow em Ribeirão Preto e trouxe uma revista Campo Aberto. Muito legal. Peço que me enviem a edição 104 para que eu possa apreciar em minhas mãos o que tem de mais moderno em tecnologia agrícola aqui no Brasil. Pretendo iniciar uma coleção da revista.

Diego, ficamos honrados em saber que você quer colecionar a revista. Acesse o Portal Campo Aberto para conferir todas as edições da publicação.

www.migre.me/8EpbJAcesse e confira dicas exclusivas de

regulagens para plantadoras MF.

@MF_Brasil

33 //

imagem

o fotógrafo renan costantin registrou a diversidade do agronegócio

brasileiro ao focar uma Plantação de seringueira, originária da região

amazônica, gerando renda em uma ProPriedade do triângulo mineiro. a cor

branca do látex, junto ao marrom do tronco, se contraPôs ao vermelho

massey ferguson ao fundo e chamou a atenção do fotógrafo. a imagem também

demonstra a versatilidade dos tratores mf, desenvolvidos Para trabalhar nos

mais diversos tiPos de culturas e regiões.

34 //