colhemos mais do que algodÃo “semeando o bem” … iniciativas sociais... · hospitalar dos...

2
COLHEMOS MAIS DO QUE ALGODÃO Os produtores de algodão de Mato Grosso, compromissados com ações que promovam a Responsabilidade Social no campo, através da AMPA e do IMAmt apóiam diversos projetos educacionais rurais. INCIATIVAS EDUCACIONAIS E DE CAPACITAÇÃO AMPA/IMAmt CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EUGÊNIO JOSÉ ANTÔNIO PINESSO (EJAP) Criado em fevereiro de 2006 pelo Grupo Pinesso, com apoio da AMPA, para suprir a carência de cursos profissionalizantes na região. Uma escola agrícola moderna, com um projeto pedagógico alinhado à formação de técnicos na área da agropecuária, atende gratuitamente jovens e adultos de 13 municípios próximos à Fazenda Água Limpa, no município de Nova Ubiratã. PROJETO JAPUÍRA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Programa social da AMPA e do IMAmt para capacitação profissional na aprendizagem da costura e confecção. O projeto Japuíra foi implantado nos municípios de Poxoréu, Guiratinga, Juscimeira, Rondonópolis, São José do Povo e Campo Verde, estando em fase de instalação em outros municípios do estado de Mato Grosso e já capacitou mais de duas mil pessoas. PRÊMIO EMPREENDEDOR ALGODÃO SOCIAL PRIMEIRA EDIÇÃO - 2012 O Prêmio Empreendedor Algodão Social - Edição 2012 tem como objetivo principal valorizar as pessoas e empresas rurais que desenvolvem voluntariamente iniciativas sociais em suas fazendas e no entorno social com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e suas famílias e de pessoas carentes e entidades que promovam ações sociais, através de ações nas áreas da saúde, educação, capacitação profissional, alfabetização, esporte e lazer, conservação ambiental, reciclagem e outras Poderão se inscrever os cotonicultores, pessoa física ou jurídica, que estejam promovendo ações sociais e ambientais continuadas, que se enquadrem no perfil do programa e que estejam contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. As equipes técnicas do IAS, durante a safra 2011/2012, elaborarão os relatórios das ações praticadas nas fazendas e, a seleção por categorias nas diversas etapas e o julgamento será feito por uma comissão composta de representantes de vários segmentos sociais. A adesão ao Programa Semeando o Bem é voluntária e seus critérios e divulgação do evento de premiação, serão brevemente encaminhados a todos os associados a AMPA. Félix Balaniuc Diretor Executivo - IAS “SEMEANDO O BEM” PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA TRABALHO VOLUNTÁRIO DOS PRODUTORES DE ALGODÃO DE MATO GROSSO “TUDO O QUE NÓS FAZEMOS SÃO SEMENTES” Arte e Criação: Felix Balaniuc, Paula Ferreira, Marcos Martinelli, Marco Antonio e Alex Andrade INSTITUTO ALGODÃO SOCIAL Rua B s/n, esquina com Rua 2 - Edifício FAMATO ao Lado da AMPA - Centro Político Administrativo 78049 908 Cuiabá MT - Brasil Fone +55 65 3322 0001 / Fax +55 65 3623 8667 Site: www.algodaosocial.com.br * E-mail: [email protected]

Upload: haphuc

Post on 07-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COLHEMOS MAIS DO QUE ALGODÃO

Os produtores de algodão de Mato Grosso, compromissados com ações que promovam a Responsabilidade Social no campo, através da AMPA e do IMAmt apóiam diversos projetos educacionais rurais.

INCIATIVAS EDUCACIONAIS E DE CAPACITAÇÃO AMPA/IMAmt

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EUGÊNIO JOSÉ ANTÔNIO PINESSO (EJAP)

Criado em fevereiro de 2006 pelo Grupo Pinesso, com apoio da AMPA, para suprir a carência de cursos profissionalizantes na região. Uma escola agrícola moderna, com um projeto

pedagógico alinhado à formação de técnicos na área da agropecuária, atende gratuitamente jovens e adultos de 13 municípios próximos à Fazenda Água Limpa, no município de Nova Ubiratã.

PROJETO JAPUÍRA – CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Programa social da AMPA e do IMAmt para capacitação profissional na aprendizagem da costura e confecção. O projeto Japuíra foi implantado nos municípios de Poxoréu,

Guiratinga, Juscimeira, Rondonópolis, São José do Povo e Campo Verde, estando em fase de instalação em outros municípios do estado de Mato Grosso e já capacitou mais de duas mil pessoas.

PRÊMIO EMPREENDEDOR ALGODÃO SOCIAL

PRIMEIRA EDIÇÃO - 2012

O Prêmio Empreendedor Algodão Social - Edição 2012 tem como objetivo principal valorizar as pessoas e empresas rurais que desenvolvem voluntariamente iniciativas sociais em suas fazendas e no entorno social com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e suas famílias e de pessoas carentes e entidades que promovam ações sociais, através de ações nas áreas da saúde, educação, capacitação profissional, alfabetização, esporte e lazer, conservação ambiental, reciclagem e outras

Poderão se inscrever os cotonicultores, pessoa física ou jurídica, que estejam promovendo ações sociais e ambientais continuadas, que se enquadrem no perfil do programa e que estejam contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

As equipes técnicas do IAS, durante a safra 2011/2012, elaborarão os relatórios das ações praticadas nas fazendas e, a seleção por categorias nas diversas etapas e o julgamento será feito por uma comissão composta de representantes de vários segmentos sociais.

A adesão ao Programa Semeando o Bem é voluntária e seus critérios e divulgação do evento de premiação, serão brevemente encaminhados a todos os associados a AMPA.

Félix Balaniuc – Diretor Executivo - IAS

“SEMEANDO O BEM”

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL,

AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA

TRABALHO VOLUNTÁRIO DOS PRODUTORES DE ALGODÃO DE MATO GROSSO

“TUDO O QUE NÓS FAZEMOS SÃO SEMENTES”

Arte e Criação: Felix Balaniuc, Paula Ferreira, Marcos Martinelli, Marco Antonio e Alex

Andrade

INSTITUTO ALGODÃO SOCIAL Rua B s/n, esquina com Rua 2 - Edifício FAMATO ao Lado da AMPA - Centro Político Administrativo

78049 908 Cuiabá MT - Brasil Fone +55 65 3322 0001 / Fax +55 65 3623 8667 Site: www.algodaosocial.com.br * E-mail: [email protected]

2011

PILARES DO PROGRAMA “SEMEANDO O BEM”

1. SAÚDE NO CAMPO – VIVA MAIS E MELHOR

Promover anualmente a visita de profissionais da

saúde às fazendas, grupos de fazendas ou regiões para realização voluntária de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, aderindo a campanha da ONU: “Vamos agir contra o Diabetes. A hora é agora!”

Incentivar a adesão voluntária a assistência médica e hospitalar dos planos de saúde.

Publicar e distribuir cartilhas com noções básicas de saúde e higiene.

2. EDUCAÇÃO NO CAMPO – EDUCAR É A BASE

Incentivar e apoiar ações para que todos os filhos dos

colaboradores em idade escolar estejam matriculados

no ensino fundamental. Disponibilizar aulas de reforço escolar. Desafiar e incentivar os empregados para que se

matriculem em cursos de alfabetização, de ensino fundamental, formação de jovens e adultos (EJA), capacitação profissional e de nível superior. Incentivar a criação de cursos de inclusão digital.

3. EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RECICLAGEM

Promover palestras de conscientização sobre

preservação do meio ambiente, distribuição de cartilhas de noções ambientais para filhos dos trabalhadores e alunos de escolas da comunidade.

Promover palestras nas escolas do município sobre ações sociais e ambientais do IAS.

Incentivar a destinação correta do lixo Orientar e promover ações de reciclagem Promover o processo logístico reverso - pneus,

baterias, pilhas, etc.

4. ESPORTE E LAZER NO CAMPO – VIDA SAUDÁVEL Apoiar e promover competições esportivas entre

fazendas e regiões. Promover palestras e oficinas sobre a importância do

lazer, esporte e da prática da postura ergonômica como forma de obter uma mais vida saudável.

5. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – REEDUCAÇÃO ALIMENTAR Incentivar a implantação de hortas comunitárias como

forma de obterem-se fontes complementares de alimentação saudável.

Promover a divulgação de receitas criadas pelas famílias dos produtores.

6. FAZENDA MAIS VERDE – MAIS QUALIDADE DE VIDA

Promover e incentivar o plantio de árvores nas áreas

de vivência e no entorno das construções rurais. Promover e incentivar o plantio de pomares

7. SUPORTE E APOIO PARA ENTIDADES SOCIAIS

Promover e incentivar a prática da doação ou

contribuição anual em favor das entidades que promovam relevantes ações sociais no município ou região. Exemplos: APAE, orfanatos, asilos, centros de recuperação, casas de abrigo e outros.

Promover e incentivar campanhas anuais de doações de roupas e alimentos em benefício de entidades sociais.

O “Programa Semeando o Bem”, além de complementar o conceito de sustentabilidade já adotado pelos cotonicultores mato-grossenses, representa o compromisso voluntário de todos nós com a efetiva prática da Responsabilidade Social e Ambiental, no qual o coração, o amor ao próximo, os recursos e a experiência dos produtores de algodão de Mato Grosso associados à AMPA são direcionados em favor daqueles que vivem e trabalham em nossas fazendas e dependem das sementes que plantam e colhem, gerando mais saúde, educação, lazer, bem estar, conservação ambiental e qualidade de vida no campo.

Milton Garbugio – presidente do IAS