coema aprova licença prévia do acquário ceará · informativo da superintendência estadual do...

8
Foto: Site da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará ANO II - Nº 10- NOV-DEZ/2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Novos estagiários começam atividades na Semace Semace é primeiro lugar no Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011 Encontro fecha ciclo de oficinas sobre a regionalização da gestão dos resíduos sólidos Ao todo, foram classificados 155 estudantes de 18 áreas de conhecimento, contudo apenas 56 vagas foram disponibilizadas para o certame que foi finalizado em outubro de 2011. P.3 A solução eletrônica móvel, que é capaz de registrar e imprimir as autuações realizadas pelas equipes de fiscalização ainda em campo, concorreu com outros 13 projetos apresentados por diversos órgãos do Estado. P.4 As oficinas tiveram ação de influência em todas as regiões do Ceará com o objetivo de debater a regionalização da gestão dos resíduos sólidos. Nove municípios foram contemplados com o evento presidido pela Semace. P.5 Coema aprova licença prévia do Acquário Ceará A licença prévia, que é emitida pela Semace, ainda não permite o início da obras, mas atesta a viabilidade ambiental de um dos maiores projetos estruturantes em curso no Ceará.

Upload: truongkhanh

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Foto: Site da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará

ANO II - Nº 10- NOV-DEZ/2011

SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL

DO MEIO AMBIENTE

Novos estagiários começam atividades na Semace

Semace é primeiro lugar no Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011

Encontro fecha ciclo de oficinas sobre a regionalização da gestão dos resíduos sólidos

Ao todo, foram classificados 155 estudantes de 18 áreas de conhecimento, contudo apenas 56 vagas foram disponibilizadas para o certame que foi finalizado em outubro de 2011.

P.3

A solução eletrônica móvel, que é capaz de registrar e imprimir as autuações realizadas pelas equipes de fiscalização ainda em campo, concorreu com outros 13 projetos apresentados por diversos órgãos do Estado.

P.4

As oficinas tiveram ação de influência em todas as regiões do Ceará com o objetivo de debater a regionalização da gestão dos resíduos sólidos. Nove municípios foram contemplados com o evento presidido pela Semace.

P.5

Coema aprova licença prévia do Acquário CearáA licença prévia, que é emitida pela Semace, ainda não permite o início da obras, mas atesta a viabilidade ambiental de um dos maiores projetos estruturantes em curso no Ceará.

2

Em clima de final de ano e de celebração de um novo ciclo que começará em janeiro, estamos lançando a décima edição do Jornal Semace, que agora contempla os meses de novembro e dezembro de 2011. Durante o ano, conseguimos firmar no meio online (www.semace.ce.gov.br) esse material gráfico que foi resgatado pela assessoria de comunicação da superintendência em março de 2010.

Em todo esse tempo, abordamos nas nossas matérias cada vertente do trabalho da Semace, procurando levar mais conhecimento sobre o que faz um órgão de meio ambiente estadual e qual a importância de sua atuação para a sociedade. Escrevemos sobre o Programa Fumaça Negra; sobre o monitoramento de pontos localizados nas praias do Estado e a qualidade de suas águas para banho; sobre a realização de audiências públicas do processo de licenciamento ambiental de empreendimentos de grande porte; sobre a fiscalização que vem a cada dia num esforço contínuo para deter as agressões ao meio ambiente nos 184 municípios cearenses.

Além disso, também falamos bastante sobre as tantas mudanças que ocorreram e ainda ocorrem na autarquia e na gestão ambiental como um todo. A educação ambiental, juntamente com a gerência das unidades de conservação (Ucs) estaduais deixaram o quadro de atribuições da Semace e passaram a integrar as do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Contudo, ainda há o trabalho conjunto nesses setores, principalmente no que diz respeito à fiscalização, monitoramento e licenciamento ambiental,

Resoluções de novembro e dezembro do Coema publicadas no DOE e as datas das reuniões que as aprovaram.

205ª Reunião OrdináriaData: 01/12/11 DOE: 07/12/2011RESOLUÇÃO COEMA Nº 34 - Aprova o formulário para fins de licenciamento simplificado por autodeclaração relacionado às atividades de recuperação de estradas vicinais.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 35 - Aprova o Complexo Paraipaba dos projetos CGE Alcântara, CGE IPANEMA e CGE Potengi.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 36 - Aprova o Complexo Amontada dos projetos CGE Palmas, CGE Ribeirão e CGE Ilha Grande, em Amontada.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 37 - Aprova ampliação do projeto de Bovinocultura da empresa Agropecuária Chapada do Moura Ltda., em Iguatu.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 38 - Prorroga por 60 dias os trabalhos da Câmara Técnica Temporária para elaboração de resolução estadual em harmonia com a legislação federal em vigor, que estabeleça normas, critérios e padrões relativos às intervenções em APP nas hipóteses de utilidade pública, interesse social e baixo impacto.

45ª Reunião ExtraordináriaData: 15/12/11 DOE: 20/12/2011RESOLUÇÃO COEMA Nº 39 - Aprova o projeto do Acquario do Ceará, do Governo do Estado, em Fortaleza.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 40 - Aprova o projeto de CGE em Icaraí de Amontada.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 41 - Aprova o projeto de Linha de Transmissão em Caucaia e São Gonçalo do Amarante.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 42 - Aprova o projeto de ampliação para UTE Fortaleza Endesa II, no CIPP, Caucaia.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 43 - Aprova o projeto do empreendimento Complexo Turístico Águas Belas, Povoado de Camorim, Cascavel.

RESOLUÇÃO COEMA Nº 44 - Aprova o projeto da Carcinicultura Gavião Ltda, em Aracati.

Editorial Resoluções do Coema

Expediente:

Governador do EstadoCid Ferreira Gomes

SuperintendenteJosé Ricardo Araújo Lima

Secretário-GeralArilo dos Santos Veras Júnior

Diretoria de Controle e Proteção AmbientalIvan Botão de Aquino

Diretoria de FiscalizaçãoElizabeth Maria Cruz Romão

Diretoria FlorestalRaimundo Costa Nogueira

Assessoria de ComunicaçãoLeandro dos Santos Assunção

RedaçãoAna Luzia Brito Sousa

Fhilipe Augusto Bezerra Vieira

João Glaydson Galeno

Luanna Patrícia Cunha Carneiro

DiagramaçãoKlenny Ellen Alves da Silva

Luanna Patrícia Cunha Carneiro

FotosArquivo Ascom

Arquivo Setur

responsabilidades primordiais da superintendência, ratificadas pela nova estrutura organizacional da casa que foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 3 de maio deste ano, através do Decreto Estadual Nº 30522.

Nesta edição trazemos, como de costume, os assuntos que foram notícia nos últimos dois meses e que ressaltam o trabalho da Semace para o Governo do Estado. Dentre os destaques estão o trabalho da autarquia no processo de licenciamento ambiental do Acquario Ceará; o primeiro lugar no Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011, na categoria Inovação, pela criação do Sistema Natuur Mobile – Auto de Infração Eletrônico; o grande momento de imersão realizado em Beberibe, onde foi discutida legislação ambiental estadual vigente, sendo propostas modificações de alguns procedimentos já defasados. Quanto as resoluções do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), continuam sendo descritas na coluna ao lado.

Nos despedimos desejando a todos uma boa leitura, bem como um ano novo repleto de alegria, renovação, paz e tudo que pode haver de melhor em sua vida. Nos encontramos novamente em fevereiro, mas lembramos (e sugerimos) que outras notícias sobre a Semace e gestão ambiental do Estado do Ceará sejam acompanhadas na nossa página na Internet, Facebook (semace.gov) e Twitter (@semace).

Até breve!

Assessoria de Comunicação - Semace

Informativo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ano II - Número 10 - Nov-Dez de 2011

3

O consultor do Acquario Ceara, Ricardo Teófilo, explica projeto para os conselheiros e demais presentes na reunião do Coema.

Coema aprova licença prévia do Acquário CearáDentre os votantes 22 foram a favor, um contra, além de duas abstenções.

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) durante a 45ª Reunião Extraordinária, ocorrida no dia 15 de dezembro, aprovou o parecer técnico feito pela Semace com relação à emissão da licença prévia do Acquario Ceará. Na ocasião, os conselheiros presentes aprovaram por 22 votos a favor, um contra e duas abstenções.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório (EIA/Rima) entregue à Semace pelo

Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, o projeto do Acquario Ceará prever uma área construída de 21,5 mil m², em quatro pavimentos. De acordo com o EIA/Rima, o objetivo é construir um espaço que fomente a educação e o entretenimento, com a finalidade principal de fortalecer o turismo cearense.

O EIA/Rima detalha ainda áreas de lazer que o empreendimento possuirá. No estudo consta a instalação de um cinema

3D, dois cinemas 4D, dois tanques de toque, três simuladores de submarino, área para mergulho com navio naufragado, um domo do mar, uma atração vídeo-interativo em 3D, dois túneis de observação submersos que permitirão o acesso dos visitantes ao interior de tanques com capacidade para 15 milhões de litros, várias espécies de animais marinhos e de água doce e equipamentos diversos que proporcionarão a interação entre o público e o aquário.

Além disso, será construída a praça das águas em área externa ao prédio do aquário, comequipamentos integrados à temática abordada no projeto, como fonte temática, escultura representando o globo terrestre e o símbolo do Acquario Ceará, ponto de informações turísticas e quiosque de alimentação.

A obra, de cerca de R$ 250 milhões, é um dos maiores projetos estruturantes em curso no Ceará e, de acordo com suas projeções, será o maior aquário do Brasil, América Latina e hemisfério sul, além de o terceiro maior aquário do mundo. Em conversa com internautas pelo Twitter, o governador do Estado, Cid Gomes, informou que a previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2013.

Novos estagiários começam atividades na SemaceAo todo, foram classificados 155 estudantes de 18 áreas de conhecimento

Os candidatos aprovados na última seleção de estagiários da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) começaram suas atividades no dia 05 de dezembro. Ao todo, foram classificados 155 estudantes de 18 áreas de conhecimento, contudo

apenas 56 vagas foram disponibilizadas para o certame que foi finalizado em outubro deste ano.

O processo seletivo contou com realização de prova discursiva e entrevista. A seleção teve como público-alvo alunos

regularmente matriculados em instituições de ensino superior conveniadas à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). Em caso de desistência dos aprovados dentro das vagas, novos candidatos classificáveis serão convocados, obedecendo-se a sequência de colocação.

O contrato dos novos estagiários é de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. Uma nova seleção poderá ocorrer caso seja constatada a necessidade de novas vagas para os diversos setores. Contudo, de acordo com o diretor administrativo-financeiro da Semace, Paulo Dantas, o prazo para um novo concurso é indefinido. “Alguns podem sair no decorrer do primeiro ano de estágio, outros podem renovar o contrato. O surgimento de novas vagas dependem disso”, esclareceu.

Candidatos em prova realizada na primeira etapa seletiva.

4

Semace é primeiro lugar no Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011

A Superintendência Estadual Meio Ambiente (Semace) recebeu o Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011 de melhor projeto de inovação do Governo do Estado do Ceará. O troféu foi entregue ao superintendente José Ricardo Araújo pelo diretor geral dos Tribunais de Contas dos Municípios, Luiz Eduardo de Menezes Lima. A solenidade de entrega ocorreu no dia 9 de novembro, no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), organizadora do evento.

O projeto premiado foi o Sistema Natuur Mobile – Auto de Infração Eletrônico, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Semace. Trata-se de uma solução eletrônica móvel capaz de registrar e imprimir as autuações realizadas pelas

equipes de fiscalização ainda em campo, através de um aparelho coletor de dados e impressora térmica. O sistema foi implantado na autarquia entre fevereiro e julho deste ano, otimizando o trabalho dos fiscais ambientais.

De acordo com o assessor técnico da Diretoria de Fiscalização (Difis) da superintendência, Tiago Bessa, o sistema trouxe melhoras significativas para o planejamento de longo prazo do setor, o que tem refletido no tempo de resposta às denúncias que chegam através da população, poder público, dentre outros segmentos. “O sistema traz as regiões do Estado onde existem denúncias de forma bem organizada, facilitando a montagem de equipe para atendimento de forma mais ágil”, explicou. Além disso, Bessa ressaltou a criação de uma base de dado com todas as informações sobre autos de infração, termos e notificações, antes inexistentes.

Para Luiz Correia, chefe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Semace, a premiação representa uma grande conquista para o setor que teve sua equipe de desenvolvimento de software formada há apenas um ano. “Esse é o reconhecimento dos resultados que vão desde a escolha da equipe até metodologia adotada”, comemorou, enfatizando que o prêmio é um estímulo para o desenvolvimento de outros trabalhos. “O Natuur Mobile é

apenas uma parte de uma matriz chamada ERP Natuur na qual temos demanda para desenvolver trabalhos para categorias como Software Livre e TI Verde”, acrescentou.

Prestigiaram o evento o secretário da Seplag, Eduardo Diogo; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Francisco Araripe; o controlador e ouvidor do Estado João Melo, o secretário de Saúde, Arruda Bastos, e o da Ciência e Tecnologia, René Barreira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora, e o procurador geral adjunto da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Paulo Hiran.

Superintendente da Semace, Ricardo Araújo (ao centro), juntamente com a equipe de Desenvolvimento do Sistema, comemora recebimento do prêmio Ceará Cidadania Eletrônica.

No auditório da Seplag, organizadora do evento, os candidatos ao prêmio aguardam resultado final.

Entrega do troféu ao Superintendente da Semace, à esquerda, pelo Diretor Geral dos Tribunais de Contas dos Municípios, à direita.

Informativo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ano II - Número 10 - Nov-Dez de 2011

5

Encontro fecha ciclo de oficinas sobre a regionalização da gestão dos resíduos sólidos

Nos dias 29 e 30 de novembro, na sede administrativa do BNB, em Fortaleza, ocorreu a IX Oficina de Regionalização da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Ceará, promovida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). O evento foi o encerramento de um ciclo de oito encontros realizados no interior do Estado, que envolveu todos os municípios no debate entorno da temática. As nove oficinas fizeram parte do Grupo de Trabalho de Saneamento Ambiental, formado por entes e órgãos do Estado e da União.

Na oportunidade, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi uma das instituições parceiras nos eventos. Representando a autarquia esteve o procurador Martinho Olavo, que explanou para os participantes a reformulação que está sendo feita da Política Estadual de Resíduos Sólidos

(PERS), que tem que ocorrer até o dia 2 de agosto de 2012, prazo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Durante os eventos, Olavo informou da exigência da PNRS no tocante à erradicação dos lixões no Brasil até 2 de agosto de 2014.

O procurador da Semace repassou um dado alarmante com relação à destinação final dos resíduos sólidos no País. Segundo Martinho Olavo, “86% dos municípios brasileiros não possuem aterros sanitários. Porém, alguns desses já possuíram, mas, devido à má gestão, acabaram virando lixões”. O público que participou dos encontros pôde, também, ter acesso a algumas particularidades da reformulação da PERS, como, por exemplo, o incentivo financeiro às cooperativas de catadores, através da isenção do ICMS.

Responsável pela elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, a empresa Tramitty sempre fechava o ciclo de palestras abordando a temática da gestão regionalizada de resíduos sólidos, que consiste na identificação de arranjos territoriais entre municípios, objetivando o compartilhamento de serviços de interesse comum, permitindo maximizar recursos humanos, infraestruturais e financeiros.

Pontos positivos para a regionalização

foram apontados durante as oficinas, como a descentralização da gestão, menos custos e mais benefícios. Eram traçados parâmetros a serem considerados na hora de implantar a regionalização dos resíduos sólidos, como a população urbana, malha viária, distâncias entre as sedes dos municípios, unidades de conservação, relevo, produção de resíduos, entre outros.

A Secretaria das Cidades do Estado também participou das oito oficinas ministradas no Interior. Paulo César Alves foi o técnico da pasta responsável por abordar as questões ligadas às propostas de criação dos aterros consorciados no Ceará. Alves, a cada encontro, levava aos participantes a situação atual de cada consórcio previsto para a região contemplada pela oficina. Na ocasião, eram repassadas informações de localização, entraves burocráticos, municípios agraciados etc.

- Barreira- Sobral- Cruz- Morada Nova- Iguatu

- Crato- Tauá- Caucaia- Fortaleza

Técnicos da Semace participam de curso para recuperação de áreas degradadas

Atendendo ao convite do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os técnicos da Semace Leonardo Ferreira e Luciana Vieira, da Diretoria Florestal, e Cássia Garrido e Abraão Lima Verde, da Diretoria de Fiscalização, participaram do

curso Recuperação de Áreas Degradadas.

O evento ocorreu no período de 13 a 15 de dezembro, na sede do Ibama, em Fortaleza, e foi ministrado pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Antônio José Teixeira Guerra, que é Phd. pela Universidade de Oxford-ING e Coordenador do Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação de Solos (Lagesolos).

O curso teve como objetivo capacitar os profissionais participantes no tocante ao papel da geomorfologia no diagnóstico das áreas degradadas e da bioengenharia na recuperação dessas. Os dois primeiros dias foram de aula teóricas. Já no dia 15, o grupo participou de uma prática de campo em que foram visitados locais degradados de diversas formas, como, por

Municípios que sediaram as oficinas:

exemplo, contenção de dunas no Morro Santa Terezinha, Mineradora Kibrita e assoreamento do rio Pacoti. Para finalizar, foi realizada a avaliação do curso na parte da tarde, na qual os participantes escolheram uma das ocorrências observadas e indicaram o método de recuperação adequado.

O conteúdo abordado durante o curso foi o seguinte: geomorfologia; relevo e homem; geomorfologia e pedologia; formas de relevo e processos associados; processos geomorfológicos associados; estudos das formas e dos processos associados; importância dos estudo das encostas; importância do estudo das bacias hidrográficas; erosão dos solos e movimento de massas; função da vegetação na estabilização das encostas; e bioengenharia (técnicas e métodos).

Plateia do evento

Prática de campo realizada em Morro Branco referente ao assoreamento do Rio Pacoti.

6

Semace lança Projeto de Revitalização da Cobertura Vegetal Nativa em Irauçuba

A Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace), por meio de sua Diretoria Florestal, lançou no dia 21 de dezembro, o Projeto de Revitalização da Cobertura Vegetal em Irauçuba, com o objetivo de promover a recuperação das matas ciliares, vegetação e os recursos hídricos do município. O projeto foi apresentado no auditório Irla Maria Rodrigues, na Secretária de Educação do município, localizada na Rua 7 de setembro.

A gerente da Diretoria Florestal da autarquia, Flávia Vasconcelos, juntamente com técnico florestal Leonardo Ferreira, foram responsáveis

pela apresentação do projeto para o público presente no evento, que contou ainda com a organização da assessora técnica, também do órgão, Virgínia Carvalho. Representantes da Prefeitura

Saiba Mais

O projeto é fruto de uma parceria da Semace com o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura de Irauçuba. O financiamento veio por meio de edital lançado pelo banco, e a escolha de Irauçuba como município pioneiro se deu por conta do processo avançado de desertificação na região. O projeto poderá se estender por outras localidades.

Populares aproveitam distribuição de mudas de vegetação nativa da região.

Palestras voltadas para as comunidades locais lotam o auditório da Secretaria de Educação de Irauçuba.

Responsáveis pelo projeto. Da direita para esquerda: Flávia Prado e Virgínia Carvalho, representantes da Diretoria Florestal da Semace.

de Irauçuba, os secretários de Meio Ambiente e Cultura da cidade, além de estudantes e representantes de comunidades locais, ONGs e meios de comunicação, estiveram presentes na ocasião.

Buscando minimizar os impactos ambientais na região, especificamente do açude Jerimum e do rio Caxitoré, o projeto prevê entre suas principais ações

a implantação de um viveiro florestal de mudas nativas, incentivar o cultivo de essências florestais, viabilizar a recomposição das matas ciliares e fortalecer a recuperação da cobertura vegetal nativa.

Nas comunidades onde serão feitas a recomposição das matas ciliares e o revigoramento das reservas legais, o projeto promoverá 15 palestras, além de seminários e minicursos, para estimular a consciência ambiental, destinado para os

agricultores, professores, educadores ambientais e sociedade em geral. Serão realizados ainda cinco dias de campo nas comunidades envolvidas.

Como resultado das ações espera-se consolidar uma nova consciência ambiental, progredir na recuperação das florestas, preservar os recursos hídricos, modificar o quadro econômico da região, através da produção diversificada e mitigar os efeitos da mudanças climáticas.

Ao final do evento, a Semace realizou doação de mudas de espécies frutíferas e nativas para os participantes do evento e população da região.

Logomarca do projeto.

Informativo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Ano II - Número 10 - Nov-Dez de 2011

7

Nos dias 29 e 30 de novembro, servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), estiveram reunidos em um seminário no município de Beberibe para discutir questões pertinentes à legislação ambiental estadual. O evento, que contou com a participação do titular da autarquia, José Ricardo Araújo, diretores, gerentes e técnicos de diversos setores, foi uma oportunidade para reformular as

principais medidas a serem tomadas no licenciamento ambiental. A ação teve como objetivo debater e ajustar pontos relativos à Instrução Normativa Semace Nº 01 de 2010, bem como propostas para ajustes nas Resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) de número 08 (2004), 20 (2010) e 26 (2011). Na ocasião, o superintendente José Ricardo Araújo falou sobre a importância da contribuição

dos servidores para balizar e organizar as atividades do licenciamento pertinentes à legislação. “Com as modificações propostas vamos melhorar alguns procedimentos e desta forma dar maior celeridade aos processos que entram na casa”, ressaltou.

Dentre os assuntos debatidos, destacam-se: legislação, normas e procedimentos para o licenciamento ambiental. De acordo com a técnica da Gerência de Controle Ambiental (Gecon) da Semace, Ervânia Guerra, as adequações propostas relativas as Resoluções deverão ser submetidas para aprovação do Coema.

Ainda segundo Ervânia, o momento foi uma oportunidade de acolhimento de sugestões, integração e unanimidade dos setores envolvidos. “Foi um evento de muita produtividade”, disse a técnica.

Participaram do seminário os setores de licenciamento, monitoramento, fiscalização, florestal, procuradoria jurídica, assessorias especial e de desenvolvimento institucional, tecnologia da informação, protocolo e comunicação. Na oportunidade, gestores ambientais do escritório regional do Cariri também se fizeram presentes ao evento.

Segundo Encontro Pró-Regularização Ambiental foi realizado em Jericoacoara

Com o objetivo de conscientizar os representantes de hotéis e pousadas sobre a importância do licenciamento ambiental, a Semace, juntamente com a Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), realizou no dia 08 de dezembro o 2º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental na Vila de

Jericoacoara. Na ocasião, compareceram representantes dos municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

O evento iniciou com uma palestra dos fiscais ambientais da Semace, Fábio Gusmão e Galba Tércio, sobre os procedimentos adotados durante uma fiscalização e as infrações que podem estar sendo cometidas, avaliando as especifidades do local, além das penalidades previstas na legislação. Na sequência, foi a vez do técnico da Gerência de Controle Ambiental (Gecon) da Semace, Adail Garcêz, explicar o que é necessário para regularizar um hotel ou pousada junto à autarquia, como documentação solicitada, prazos, entre outros aspectos.

Após detectar que a maioria das atuações aos empreendimentos decorriam da falta de licença ambiental, a Diretoria de

Fiscalização (Difis) da Semace tomou a iniciativa de realizar os eventos. Ao todo, serão dez eventos em todo o Estado, sendo sete na região litorânea, dois em áreas serranas e um no Cariri. O primeiro ocorreu em Camocim, no mês de outubro, onde representantes do setor daquele município, Barroquinha e Chaval estiveram presentes.

A iniciativa de promover os encontros surgiu após a Difis constatar que, em várias ocasiões, as autuações ocorriam em virtude da falta de licença ambiental do órgão responsável.

Além dos representantes do setor, o 2º Encontro contou com a presença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através da gerência do Parque Nacional de Jericoacoara, e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara.

Semace discute legislação ambiental para otimizar procedimentos na casa

Pronunciamento do superintendente da Semace, Ricardo Araújo, durante evento.

Fiscais explicam procedimentos para licenciamento de hotéis e pousadas.

8

Semace torna público edital de notificação de inadimplência de infrações ambientaisDesde 28 de novembro está disponível no site da Semace (www.semace.ce.gov.br) o edital de notificação de inadimplência voltado para autuados que ainda não efetivaram pagamento de multas provenientes de fiscalização ambiental. O documento tem prazo de publicidade de 30 dias, contados a partir de sua publicação, e pode ser visualizado na área de banners, localizada logo abaixo do menu Serviços.

De acordo com a Procuradoria Jurídica (Proju) da autarquia, os infratores listados terão até cinco dias após a finalização do prazo para efetuarem pagamento dos autos de infração lavrados pela Diretoria de Fiscalização (Difis) do órgão ambiental. Caso não seja quitado o débito, os empreendedores terão seus processos administrativos encaminhados ao setor de Execução Fiscal, para

inscrição na Dívida Ativa e ajuizamento de ação judicial para recuperação de crédito.

Segundo o procurador autárquico da superintendência, Paulo Henrique Fontenele, a notificação por edital, quando indicada, é a última etapa no âmbito administrativo. “Procedida tal notificação, sem adimplemento da multa, os notificados deverão responder judicialmente, o que se trata de um trâmite muito mais complexo e oneroso”, explicou. Antes da execução fiscal, há a notificação do auto de infração, com prazo para defesa e alegações finais.

Aqueles que desejem ter acesso aos seus respectivos processos, podem entrar em contato com a Proju através do (85) 3101-5511 ou na sede da Semace, na rua Jaime Benévolo, 1400, Fátima, em Fortaleza.

Semace participa de seminário que discute Unidades de Conservação no CearáA Semace esteve presente no I Seminário Estadual de Integração das Unidades de Conservação (UCs) Inseridas no Território Cearense, promovido nos dias 17 e 18 pelo Conselho de Políticas e Gestão de Meio Ambiente (Conpam), no Condomínio Espiritual Uirapuru. Na ocasião, o titular da autarquia, José Ricardo Araújo, fez uma apresentação sobre fiscalização nas Ucs.

Durante sua apresentação, Araújo falou sobre a estrutura e procedimentos da Diretoria de Fiscalização (Difis) da superintendência, equipamentos necessários para a atividade, denúncias, tipos de infração, termos de embargo,

operações aéreas, entre outros assuntos. Na oportunidade, ele ressaltou também sobre o coletor da dados, aparelho de auto de infração eletrônico premiado como projeto de inovação tecnológica do Governo. “O Ceará é o primeiro Estado no Brasil que possui um equipamento que emite multa de imediato, com medidor online”, destacou.

Ainda nas explanações, Ricardo abordou sobre a diferença das competências dos órgãos federais e estaduais em relação ao esquema de fiscalização. Ele também respondeu perguntas do público presente. A programação contou ainda com palestras sobre os Sistemas Nacional e Estadual de UCs e uma apresentação do Grupo de Brigadas da Natureza.

Estiveram presentes no encontro representantes do Conpam; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (ICMbio/MMA); da Brigada para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Prevfogo/Ibama); Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA); Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza e Organizações não Governamentais (ONGs) ligadas a meio ambiente.

Os trabalhos do I Seminário Estadual de Integração das Unidades de Conservação (UCs) Inseridas no Território Cearense foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre questões de monitoramento, avaliação, conservação, proteção das 23 UCs gerenciadas pelo Estado.

Saiba maisAté a promugação do Decreto 30.522, de 29 de abril de 2011, publicado no DOE de 3 de maio de 2011, as UCs estaduais eram geridas pela Semace. A partir dele, essas áreas não são fazem mais parte da estrutura organizacional da casa. O Decreto 30.552, de 30 de maio de 2011, vai citá-las no organograma do Conpam.

Superintendente Ricardo Araújo mostra o equipamento utilizado pelas equipes de fiscalização ambiental em campo.

O Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá é uma das unidades de conservação estaduais do tipo proteção integral.

Banner nº 1, localizado na página inicial do site da Semace (coluna da direita, logo abaixo do menu Serviços e acima do calendário de audiências).