ciência e controvérsias públicas

7
Ciência e Controvérsias públicas Co - incineração STC DR3

Upload: jose-coelho

Post on 20-Jul-2015

6.134 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ciência e controvérsias públicas

Ciência e Controvérsias públicas

Co-incineraçãoSTC DR3

Page 2: Ciência e controvérsias públicas

Os fornos de cimento são os mais utilizados por permitirem atingir temperaturas muito elevadas de 2000°C na chama do queimador.

Quando os resíduos contêm substâncias ambientalmente perigosas, tais como compostos aromáticos ou metais, a co-incineração em fornos de cimento pode permitir evitar a contaminação do ambiente de forma segura. No caso dos compostos orgânicos (contendo átomos de carbono ou azoto), as temperaturas muito elevadas e o longo tempo de permanência no forno - 5 a 7 segundos nos grandes fornos de cimento - vão provocar a destruição dessas moléculas.

Co-incineração em cimenteiras

Page 3: Ciência e controvérsias públicas

Actualmente a co-incineração dos resíduosmais perigosos é feita porinjecção na zona dequeima, o que permiteuma destruição com umaeficiência tipicamentesuperior as tradicionais.O arrefecimento dosgases antes da suachegada aos filtrospermite atingir níveismais baixos de emissãode dioxinas,independentemente dotipo de combustívelusado.

Emissões perigosas

Page 4: Ciência e controvérsias públicas

{

Como principais vantagens do processo deco-incineração de resíduos industriais emcimenteiras, os cientistas destacam a taxa dedestruição dos resíduos pelo processo de co-incineração ser superior à das incineradoras;o facto de os fornos das cimenteiras, aoutilizar os calcários como matéria-primaprincipal, terem um ambiente tipicamentealcalino e, por isso, comportarem-se como“lavadores” naturais dos gases; o facto de, noprocesso de cozedura, as cinzas decombustão dos resíduos ficarem dissolvidasna estrutura do próprio cimento e,finalmente, o custo do tratamento para osresíduos ser três vezes inferior ao de umaincineradora.

Ao utilizar este processo conseguimosreduzir bastante o volume de resíduos, bemcomo conseguimos destruir osmicrorganismos que nos podem transmitirdoenças, contidos em resíduos provenientesde hospitais e indústrias.

Vantagens da co-incineração

Page 5: Ciência e controvérsias públicas

Riscos para a saúde pública

Existem doenças que podem serassociadas à proximidade de umaincineradora, sobretudo no caso dasincineradoras de resíduos urbanos.No final da década de 1980,verificou-se, na Holanda, que osníveis de dioxinas no leite junto acentrais de incineração eram trêsvezes mais elevadas do que noutroslocais. A Associação Nacional deMédicos de Saúde Públicaconsidera que não estão reunidas ascondições técnicas que permitamdizer que a co-incineração é a demenor risco para a Saúde Pública econsidera que existem argumentosque apontam para riscos nãocontrolados.

Page 6: Ciência e controvérsias públicas

Conclusão

Concluímos, que a co-incineração temdois lados, o lado negativo e o ladopositivo. Por isso, hoje em dia hápessoas a favor e também há pessoascontra a co-incineração. Geralmente, aspessoas a favor da co-incineração sãoalguns políticos, porque aprovam esseprocesso para trazer uma inovação parao país de modo a acabar com o lixo.Quem se opõe são as pessoas que nãoaprovam a instalação de co-incineradoras, porque acreditam quevão causar danos no meio ambiente etambém prejudicar a saúde dapopulação mais próxima.

Page 7: Ciência e controvérsias públicas

Trabalho elaborado por:

João Paulo GomeseJosé Coelho

FIM