cic em aÇÃo nº10 2016

16
12 Boletim Informativo da Unidade CIC Ano 09 - nº 10 Notícias Revistas da Semana 2 CIC EM AÇÃO NESTA EDIÇÃO Vale reiterar que o objetivo desse boletim é divulgar todas as ações que acontecem ou que irão ocorrer na Unidade CIC. Portanto, você pode contribuir de duas formas: 1- Encaminhando um e-mail para a equipe da Biblioteca com um texto do evento ocorrido e com as suas respectivas fotos, ou; 2- Entrando em contato com a equipe da Biblioteca nos ramais 7222, 7137, 7138 e 7139 para que ela venha a fazer a cobertura dessa atividade. É de suma importância que esse contato seja feito com antecedência para que possamos nos organizar e dar cobertura à ação a ser realizada. FUTURAS COLABORAÇÕES 15 Expediente

Upload: sesi-senai-iel-cic

Post on 28-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: CIC EM AÇÃO nº10 2016

12

Boletim Informativo da Unidade CIC Ano 09 - nº 10

Notícias

Revistas da Semana

2

CIC EM AÇÃO

NESTA EDIÇÃO

Vale reiterar que o objetivo desse boletim é divulgar todas as ações que acontecem

ou que irão ocorrer na Unidade CIC. Portanto, você pode contribuir de duas formas:

1- Encaminhando um e-mail para a equipe da Biblioteca com um texto do evento ocorrido e

com as suas respectivas fotos, ou;

2- Entrando em contato com a equipe da Biblioteca nos ramais 7222, 7137, 7138 e 7139

para que ela venha a fazer a cobertura dessa atividade.

É de suma importância que esse contato seja feito com antecedência para que

possamos nos organizar e dar cobertura à ação a ser realizada.

FUTURAS COLABORAÇÕES

15 Expediente

Page 2: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Visita Técnica à Fábrica Gauss No dia 28/03 os alunos do curso Técnico em Eletrônica e também nossos professores das áreas de Eletrônica e Automação Industrial participaram de uma visita à fábrica da empresa Gauss. Nossos 20 alunos e 5 professores foram recepcionados por quatro colaboradores da Gauss e a visita se iniciou com a demonstração dos processos de produção da fabrica fazendo observações e explicações de cada processo possibilitando aos alunos melhor entendimento sobre os processos de fabricação, montagem, inspeção e teste de placas com a Tecnologia SMT. A visita foi de suma importância para a formação dos profissionais, já que puderam conhecer a história, os rumos tomados e os processos de produção de placas eletrônicas em uma indústria de autopeças.

Avaliação sobre o “Workshop para os Desafios da Indústria”

No dia 29/03 foi disponibilizada uma avaliação sobre o “Workshop para os Desafios da Indústria” realizado na Unidade CIC com empresários do Setor Gráfico. Estamos solicitando a quem participou que dedique 3 minutos para responder essa breve pesquisa a fim de possibilitar um feedback aos responsáveis do evento. Para responder ao questionário é só clicar no link a seguir: http://app.fiepr.org.br/pesquisa/index.php/349149/lang-pt-BR

NOTÍCIAS

2

Page 3: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Visita ao ISI de Eletroquímica No dia 29/03 os professores, coordenadores de cursos e coordenador de educação da Faculdade de Tecnologia SENAI CIC realizaram uma vista ao Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica. O intuito da visita foi conhecer os laboratórios e discutir algumas parcerias entre colaboradores e estagiários em projetos e cursos.

Visita da CONSEG CIC No dia 01/04 recebemos os Srs. Célio Ricardo Carneiro e Mario da Silva Martins, responsáveis pela CONSEG CIC (Conselho de Segurança) para uma reunião visando uma parceria para melhorar efetivamente a segurança da região. Ficou estabelecido que a CONSEG atuará através de palestras que abordarão temas como: drogas e segurança pessoal e ainda auxiliará nas definições das rotinas de ronda da Guarda Municipal e Polícia Militar nas entradas e saídas de alunos.

3

Page 4: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Curso do Eixo de Aperfeiçoamento no SENAI CETIQT - RJ No dia 01 e 02/04 nos professor Cleverson Carvalho da sos Coordenadores Técnicos e oSilva participaram do Curso do Eixo de Aperfeiçoamento ofertado pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI situado no Rio de Janeiro.

Reunião com o SindileitePR No dia 04/04 tivemos em nossa unidade uma reunião com representantes do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná com o intuito de reforçar nossas parcerias.

4

Page 5: CIC EM AÇÃO nº10 2016

2º Simpósio Maui de Meio Ambiente Urbano e Industrial

Nos dias 05, 06 e 07/04 ocorreu o 2º Simpósio Maui de Meio Ambiente Urbano e Industrial em uma parceria Brasil e Alemanha. O Simpósio tinha como tema principal os resíduos sólidos, sua minimização e valoração. O Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente e Química apoiou o evento e recebeu os convidados no stand da FIEP.

Oficina de Logística Reversa em Londrina

No dia 06/04 nossos colaboradores Sr. Elcio Herbst e Sra. Franciele Tomczyk Terán

realizaram no Auditório do SENAI de Londrina a Oficina de Logística Reversa para o setor de têxtil

e vestuário.

5

Page 6: CIC EM AÇÃO nº10 2016

6

Encontro de Fortalecimento da Parceria SENAI & TECPAR

No dia 06/04 na Unidade CIC, aconteceu o 1º Encontro de Fortalecimento da Parceria

SENAI & TECPAR. O objetivo do encontro foi o de conhecimento da infraestrutura e das atividades

desenvolvidas pelos Institutos do SENAI PR e pelo TECPAR, para no futuro desenvolver projetos

e trabalhos em parceria. Contamos ainda com a participação da Sra. Sonia Regina Hierro Parolin

da Gerência de Educação Profissional do Departamento Regional do Paraná.

Instituto SENAI de Tecnologia de Meio Ambiente e Química

Nos dias 06 e 07/04 os consultores Edson Bueno e Carlos Fiuza estiveram representando o IST de Meio Ambiente e Química no l Encontro de Sustentabilidade na Pecuária Frísia juntamente com a l Reunião Técnica do Fórum de Energia da OCEPAR. O objetivo dos encontros foi debater oportunidades para o cooperativismo na área de energia.

Page 7: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Visita Souza Cruz No dia 07/04 o Instituto Senai de Tecnologia de Meio Ambiente e Química recebeu a visita de dois representantes da empresa Souza Cruz de Rio Negro com o objetivo de estreitar as oportunidades para a elaboração de projetos e serviços de laboratórios.

Homenagem aos Artistas Paranaenses No dia 08/04 o Colégio SESI CIC realizou uma homenagem aos artistas paranaenses Hélio Leites e Efigênia Rolim. O evento aconteceu às 10h no Auditório do Bloco 2 e foi promovido pelos alunos das Oficinas Curitiba, sob a coordenação da Profª Giovana – Arte. “Anualmente realizamos um evento especial convidando artistas locais para que nossos alunos possam interagir com a classe artística e conhecer como é o processo de produção de suas obras. A prática relacionada a aproximação do artistas faz que que nossos jovens desenvolvam bagagem cultural para analisar diferentes contextos na produção artística.” Relata a professora Giovana de Medeiros.

7

Page 8: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Torneio de Robótica No dia 09/04 os alunos do SESI CIC e o Professor Cleber participaram de um torneio de robótica na Faculdade das Indústrias IEL, em São José dos Pinhais. A competição reuniu diversas instituições e as equipes desenvolveram robôs e programações para um combate. As partidas eram compostas por três rounds, com regras do sumô adaptadas para os robôs e as equipes ganhadoras tinham como prêmio peças e cursos de arduíno. O torneio era uma atividade que contemplava raciocínio lógico, criativo e relacionamento interpessoal dos alunos e propiciou uma fuga do modelo tradicional de ensino, oferecendo a eles uma nova perspectiva a respeito da construção de robôs.

INOVA SENAI 2016 No dia 10/04 foi o último dia para a inscrição no Programa Inova SENAI 2016. O Programa sempre é aberto para alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do SENAI em todo o país que tem processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. O INOVA tem por objetivo desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

8

Page 9: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Visita Núcleo de Educação No dia 13/04 tivemos em nossa unidade a visita do Núcleo de Educação do Paraná a fim de rever as instalações do Colégio SESI e obter mais informações acerca das estruturas que serão disponibilizadas para o curso do EJA.

Workshop Mahr do Brasil No dia 13/04 ocorreu no Auditório do Bloco 02 das 09h às 16h um Workshop sobre Rugosidade promovido pela empresa Mahr do Brasil. Tivemos a participação de representantes de diversas empresas, de nossos alunos da Faculdade e contamos também com a participação dos colaboradores: Edson Vander Lopes, Eduardo Coneglian Della Bianca, Sérgio Massaharu Nosse, Norberto Menegotto, Mauricio Tadeu, Nivaldo Lemes, Claudemir Gomes de Oliveira, Jesiel Costa Brito, Manolo Lutero Gipiela, Marcelo De Jesus Cevey Ozorio e Jeferson Gil Furhmann. Agradecemos a todos os envolvidos e principalmente à Tatiana Santana e Gedean Righez!

9

Page 10: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Paralisação no Sistema FIEP No dia 13/04 nossos colaboradores participaram da Paralisação no Sistema FIEP. Além dos cartazes com a frase "É hora de transformar o Brasil" eles também empunharam a bandeira nacional e se utilizaram ainda de um lava jato para simbolicamente repudiar a corrupção. Agradecemos o apoio de todos nessa campanha!

Evento “Impacto Social”

No dia 18/04 nossas colaboradoras Sras. Fernanda Carolina Hartmann e Talita Elton Gabriel participaram do evento “Impacto Social” oferecendo aos interessados orientações sobre Cursos de Educação Profissional. A participação nesse evento foi fundamental para divulgarmos nossa unidade, cursos e serviços à comunidade.

10

Page 11: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Campanha de Vacinação Antigripal No dia 20/04 termina o prazo para nossos colaboradores solicitarem online as doses da vacina contra a gripe e participarem da Campanha de Vacinação Antigripal lançada no dia 11/04 pelo Sistema FIEP. Além de obter para si, o colaborador poderá também adquirir as doses da vacina para seu cônjugue e filhos. Para participar, basta clicar no endereço abaixo e fazer sua aquisição:

http://app.fiepr.org.br/pesquisa/index.php/survey/index/sid/661837/newtest/Y/lang/pt-BR%20?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Campanha+Vacina%E7%E3o+Antigripal+2016

Aguardamos seu contato!

Você sabia?

Você sabia que está aberto o processo seletivo para Programa Internacional de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial? O Mestrado que é uma parceria entre UFPR, SENAI/PR e Universidade de Stuttgart (Alemanha) está com suas inscrições abertas até o dia 29 de abril deste ano. Mais informações no site www.ppgmaui.ufpr.br

11

Page 12: CIC EM AÇÃO nº10 2016

BREWING AND BEVERAGE INDUSTRY ESPANÕL. Alemanha. Editora Verlag.

Trimestral. N° 1/2016. Ac. 55234 / Ex. 252817.

Reportagem da Capa: ATTRATING ATTENTION AND PROTECTING TASTE.

FOR 25 YEARS NOW.

DOCE REVISTA. São Paulo. Editora Definição. Mensal. Ed. Vol. 29, N° 251.

Janeiro 2016. Ac. 55228 / Ex. 252816.

Reportagem da Capa: INDÚSTRIA SEGURA OS PREÇOS E AJUSTA OS OVOS

DE PÁSCOA AO TAMANHO DA CRISE.

EXAME. São Paulo. Editora Abril. Quinzenal. Ed. 1109, Vol. 50, N° 05. Março 2016.

Ac. 41739 / Ex. 247720.

Reportagem da Capa: FIM?

EXAME. São Paulo. Editora Abril. Quinzenal. Ed. 1110, Vol. 50, N° 06. Março 2016.

Ac. 41739 / Ex. 41739

Reportagem da Capa: A SAÍDA DE TEMER: COM O AVANÇO DO

IMPEACHMENT, OS OLHOS DO BRASIL E DO MUNDO VOLTAM-SE PARA O

VICE-PRESIDENTE MICHEL TEMER. CASO DILMA ROUSSEFF CAIA - E ELE,

NÃO -, TERÁ A FORÇA NECESSÁRIA PARA RESGATAR O BRASIL?

EXAME. São Paulo. Editora Abril. Quinzenal. Ed. 1111, Vol. 50, N° 07. Abril 2016.

Ac. 41739 / Ex. .253033

Reportagem da Capa: COMO SE SAIR BEM NA CRISE (E DEPOIS DELA).

FERRAMENTAL: REVISTA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE FERRAMENTAS.

Joinville. Editora Gravo. Bimestral. N° 64, Março / Abril 2016. Ac. 55171 / Ex.

252996.

Reportagem da Capa: ASSOCIATIVISMO: GRANDE SACADA PARA

ESTABELECER FORÇAS EM PROL DO SETOR FERRAMENTEIRO.

REVISTAS DA SEMANA

12

Page 13: CIC EM AÇÃO nº10 2016

REVISTAS DA SEMANA

MUNDO ESTRANHO: PARA QUEM É LOUCO POR CURIOSIDADES. São Paulo.

Editora Abril. Mensal. Ed. 179, Vol15, N° 04. Abril 2016. Ac. 46916 / Ex. 252431.

Reportagem da Capa: DRAGÕES: A ANATOMIA FANTÁSTICA DA FERA. OS

SERES REAIS QUE INSPIRARAM O MITO. SUAS VERSÕES EM 12 CULTURAS

DIFERENTES E OS EFEITOS ESPECIAIS PARA RECRIÁ-LOS NO CINEMA E NA

TV (OI, DROGON!).

NATIONAL GEOGRAPHIC. São Paulo. Editora Abril. Mensal. Edição Especial, Ano

16, N° 193. Abril 2016. Ac. 49721 / Ex. 252430.

Reportagem da Capa: A CIÊNCIA EXPLICA A MORTE.

NEI - NOTICIÁRIO. São Paulo. Editora TL Publicações Eletrônicas Ltda. Mensal.

Vol. 43, N° 02. Abril 2016. Ac. 41663 / Ex. 252995.

Reportagem da Capa: IMPRESSORA 3D COMBINA MÚLTIPLOS MATERIAIS E

CORES.

PLÁSTICO INDUSTRIAL. São Paulo. Editora Aranda. Mensal. Ano 18 N° 211.

Março. Ac. 41657 / Ex. 252815.

Reportagem da Capa: COMO AS CARACTERÍSTICAS DE DESLIZAMENTO

INFLUENCIAM A TROCA DE CORES DE RESINA.

PROTEÇÃO: REVISTA MENSAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

São Paulo. Editora MPF Publicações. Mensal, Ano 29, N° 292, Abril 2016. Ac. 41746

/ Ex. 252997.

Reportagem da Capa: CENÁRIO EM MUDANÇA: NOVOS EQUIPAMENTOS E

MATERIAIS REVOLUCIONAM CANTEIROS DE OBRAS, MAS O

APERFEIÇOAMENTO DOS TRABALHADORES É FUNDAMENTAL.

REVISTA DO PARAFUSO. São Paulo. Editora Milatias Comunicação Ltda.

Bimestral. Vol. 10, N° 56. Fevereiro 2016. Ac. 51381 / Ex. 252823.

Reportagem da Capa: DESIGNER CRIA PORCA UNIVERSAL PARA FIXAÇÃO

SIMULTÂNEA DE DIFERENTES TIPOS DE PARAFUSOS.

13

Page 14: CIC EM AÇÃO nº10 2016

REVISTAS DA SEMANAREVISTAS DA SEMANAREVISTAS DA SEMANA

REVISTA TAE ESPECIALIZADA EM TRATAMENTO DE ÁGUA & EFLUENTES. Santo André. L Três Publicidade, Propaganda e Marketing. Bimestral. Ano 5, Nº 30, Abril / Maio 2016. Ac. 96342 / Ex. 252998.

Reportagem da Capa: A SOLUÇÃO QUE CAI DO CÉU.

SUPER INTERESSANTE. São Paulo. Editora Abril. Mensal. Ed. 359, Abril 2016. Ac.

41689 / Ex. 252818.

Reportagem da Capa: DE ONDE VEM ESSA ZIKA?

VEJA. São Paulo. Editora Abril. Semanal. Ed. 2469, Vol. 49, N° 11, Março. Ac.

41665 / Ex. 252427.

Reportagem da Capa: O DESESPERO DA JARARACA: COM O GOVERNO

DERRETENDO SOB A AMEAÇA DO IMPEACHMENT, LULA SAI ATRÁS DE

APOIO EM BRASÍLIA, RECORRE AO SUPREMO TRIBUNAL E TERMINA

ACUADO POR UM PEDIDO DE PRISÃO PREVENTIVA.

VEJA. São Paulo. Editora Abril. Semanal. Ed. 2471, Vol. 49, N° 13, Março. Ac.

41665 / Ex. 252428.

Reportagem da Capa: O PLANO SECRETO DE LULA PARA EVITAR A PRISÃO:

PEDIR ASILO À ITÁLIA E DEIXAR O BRASIL.

VEJA. São Paulo. Editora Abril. Semanal. Ed. 2472, Vol. 49, N° 14, Abril. Ac. 41665

/ Ex. 252819.

Reportagem da Capa: O CADÁVER DA LAVA-JATO – COM DUAS PRISÕES DA

OPERAÇÃO CARBONO 14, OS INVESTIGADORES CHEGAM PERTO DE

ESCLARECER O MISTÉRIO QUE MAIS ASSOMBRA O PT: AFINAL, QUEM

MATOU CELSO DANIEL, O PREFEITO DE SANTO ANDRÉ?

VEJA. São Paulo. Editora Abril. Semanal. Ed. 2473, Vol. 49, N° 15, Abril. Ac. 41665

/ Ex. 253034.

Reportagem da Capa: DILMA EM LIQUIDAÇÃO: SUPERQUEIMA .DE CARGOS.

CORRA! ÚLTIMOS MINISTÉRIOS!

14

Page 15: CIC EM AÇÃO nº10 2016

CIC EM AÇÃO

Boletim Informativo da Unidade CIC

Número 10 Ano 09 / Março de 2016

CONTATOE-mail: [email protected]: (41) 3271-7222

EDITOR-CHEFEAlmir Gaspar Schenfeld

EDITORAÇÃO Alessandra Zilli

PROJETO GRÁFICOCaroline Malheiros Rodrigues

REVISÃO Alessandra ZilliAnaline Araújo de AndradeCibele Butenas

CONSELHO EDITORIALAlessandra Zilli - [email protected] Araújo de Andrade - [email protected] Butenas - [email protected] Gaspar Schenfeld - [email protected]

TIRAGEM ONLINE

Os textos não refletem necessariamente a opinião deste Boletim.

EXPEDIENTE

15

Page 16: CIC EM AÇÃO nº10 2016

Realização:

SESI - SENAI - IEL CICRua Senador Accioly Filho, 298 - Cidade Industrial

Curitiba - PR, 81310-000

16