chegou a hora de falarmos sobre você. store/brazilian portuguese...bh. em seguida, você pode...

20
É HORA DE FALARMOS SOBRE BH Chegou a hora de... falarm soe você. SAÚDE DA BEXIGA

Upload: others

Post on 28-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

É H O R A D E FA L A R M OS S O B R E B H

Chegou a hora de... falarmos sobre você.

SAÚDE DA BEXIGA

Page 2: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

2

Índice

A História de Becca . . . . . . . . . . . . 3

Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

ENTENDENDO OS FATOS

Como funciona o trato urinário? . . 4

O que é BH? . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4

Quais são os sintomas da BH? . . . . 5

Como a BH pode afetar sua vida? . 6

SENDO DIAGNOSTICADO

Questionário de Avaliação da BH . 7

Quais são meus próximos passos? 9

Diário da Bexiga . . . . . . . . . . . . . . 11

SENDO TRATADO

Mudanças no estilo de vida . . . . . 12

Medicamentos controlados . . . . . 13

Tratamento da bexiga com Botox 13

Estimulação nervosa . . . . . . . . . . 14

Reconstrução da bexiga/cirurgia de desvio urinário . . . . . . . . . . . . 14

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Médicos e especialistas que tratam a BH . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

Dicas para uma consulta bem sucedida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

Conversando com seu médico . . . 16

GLOSSÁRIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17

Comitê de Saúde da Bexiga da Urology Care Foundation

Presidente

Dr. Michael J. Kennelly, MD, FACS, FPMRS

Membros do comitê

Dra. Angela M. Smith, MD, MS

Dra. Elizabeth T. Brown, MD, MPH

Dr. Jairam R. Eswara, MD

Dra. Harriette M. Scarpero, MD

Dra. Suzette E. Sutherland, MD, MS, FPMRS

Page 3: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

A História de Becca

Becca é uma das milhões de pessoas nos Estados Unidos que vive com a BH. Antes de ser tratada, ela se lembra de precisar usar o banheiro 40 vezes por dia ou a cada 20 minutos. Ela achava impossível pegar o ônibus para ir trabalhar. A viagem de ônibus de 40 quilômetros para casa era muito longa para esperar.

"Meus sintomas ficaram tão ruins que eu não conseguia ir para o trabalho sem parar em algum lugar no caminho", diz ela. Quando ela ia para a cidade dirigindo, ela tinha que adicionar uma ou duas horas para planejar todas as paradas necessárias.

O médico de Becca a encaminhou a um urologista, que a diagnosticou com BH. Testes mostraram que a bexiga de Becca dizia ao cérebro "eu tenho que ir" o tempo todo e não apenas quando a bexiga estava cheia. O médico de Becca conversou com ela sobre tratamentos. Embora medicamentos controlados e mudanças no estilo de vida funcionem para muitas pessoas, eles não funcionaram para Becca. As mudanças no estilo de vida não ajudaram o suficiente e Becca não conseguia tolerar medicamentos controlados.

Depois de pensar um pouco, Becca escolheu a neuromodulação sacral (SNS), às vezes chamada de "marcapasso da bexiga". Esse dispositivo gerador de pulso, do tamanho de uma moeda, foi implantado cirurgicamente na região lombar. Logo após a cirurgia, ela ficou surpresa ao perceber que podia esperar seis horas entre as idas ao banheiro. Os resultados de Becca foram muito positivos. Becca recomenda que qualquer pessoa com sintomas da BH fale com seu médico a respeito. Como Becca sabe, tratar a BH pode mudar sua vida para melhor.

3

Introdução

Milhões de pessoas nos Estados Unidos lutam contra a bexiga hiperativa (BH). Este é o nome dado a um grupo de problemas na bexiga A BH acontece quando você tem uma forte vontade de urinar, mesmo quando a bexiga não está realmente cheia. Às vezes, a sua bexiga é excessivamente sensível, outras vezes, a bexiga se contrai para urinar, mesmo sem você permitir.

Os sintomas incluem a necessidade constante e urgente de usar o banheiro. A BH pode acabar atrapalhando trabalhar, sair com os amigos, fazer exercícios e dormir. Obriga as pessoas a usar o banheiro muitas vezes, dia ou noite. Algumas pessoas vazam urina (xixi) após a vontade urgente de "ter que ir". Outros podem não vazar, mas têm uma vontade tão forte e urgente que costumam ter medo de vazar.

A boa notícia é que existe ajuda e tratamentos disponíveis. A ajuda começa com uma conversa com um médico de confiança sobre seus sintomas e o impacto

na sua vida. Juntos, vocês podem descobrir se você tem BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As suas opções de tratamento devem estar baseadas na sua saúde pessoal e idade, devendo ser discutidas em detalhes com seu médico e sua família.

Este guia fornece informações sobre como lidar com a BH. Se você acha que precisa de ajuda, peça, mesmo que se sinta constrangido. Não espere, porque existem muitos tratamentos para a BH que realmente funcionam.

Page 4: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

4

Como funciona o trato urinário?

O trato urinário é o importante sistema que remove os resíduos líquidos (urina) de nossos corpos. Inclui:

• Rins: dois órgãos em forma de feijão que limpam os resíduos do sangue e produzem urina.

• Ureteres: dois tubos finos que levam a urina do rim para a bexiga.

• Bexiga: um saco muscular em forma de balão que retém a urina até a hora de ir ao banheiro.

• Uretra: o tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. A uretra tem um músculo chamado esfíncter que trava a urina. O esfíncter se abre para liberar a urina quando a bexiga se contrai.

Quando sua bexiga está cheia, seu cérebro sinaliza a bexiga. Os músculos da bexiga contraem. Isso faz com que a urina seja expelida através da uretra. O esfíncter na uretra se abre e a urina sai. Quando sua bexiga não está cheia, ela fica relaxada.

Com uma bexiga saudável, os sinais no cérebro informam que a bexiga está ficando cheia ou está cheia, mas você pode esperar para ir ao banheiro. Com a BH, você não pode esperar. Você sente uma necessidade súbita e urgente de ir ao banheiro. Isso pode acontecer mesmo que sua bexiga não esteja cheia.

O que é BH?

Bexiga hiperativa é o nome de um grupo de sintomas da bexiga. Existem três sintomas principais:

• Uma sensação de que você precisa ir ao banheiro, urgentemente.

• Geralmente, necessidade de ir ao banheiro com frequência (frequentemente), dia e noite (noctúria).

• Às vezes, incontinência, o que significa que você vaza urina com a sensação de "ter que ir" ao banheiro.

Com a BH, você sente que precisa esvaziar a bexiga, mesmo quando não está cheia. Você sente que precisa de um banheiro rápido, agora. Você não pode controlar ou ignorar essa sensação e isso acontece muito mais do que deveria. Às vezes, pode parecer que o músculo da sua bexiga está contraindo para esvaziar a bexiga quando você urina, mas o músculo pode não estar realmente se contraindo. Se você tem a sensação de "ter que ir" ao banheiro oito ou mais vezes por dia e noite ou teme que a urina vaze, você pode ter BH.

BEXIGA NORMAL X BEXIGA HIPERATIVA

A BH afeta milhões de mulheres e homens. Não é uma parte normal do envelhecimento. É um problema de saúde que pode durar muito tempo se não for tratado. Muitos homens (30%) e mulheres (40%) mais velhos lutam contra os sintomas da BH. Muitas vezes, as pessoas não sabem sobre os tratamentos ou não pedem ajuda.

Entendendo os fatos

Page 5: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

5

A incontinência urinária de esforço, ou IUE, é um problema diferente da bexiga. Pessoas com IUE vazam urina enquanto espirram, riem ou estão sendo ativas. Não é o mesmo que aquela súbita sensação de “ter que ir” da BH. Para saber mais sobre a IUE, acesse UrologyHealth.org/SUI.

Quando o seu médico souber qual é o problema, ele poderá falar sobre as opções de tratamento.

Não existe um tratamento único adequado para todos.

Quais são os sintomas da BH?

Urgência: este é o principal sintoma da BH. É uma forte (urgente) necessidade de urinar que não pode ser ignorada. Essa sensação de "ter que ir" faz com que as pessoas tenham medo de vazar urina se não encontrarem um banheiro imediatamente. Pessoas com BH também podem:

• Vazar urina: às vezes, a BH faz com que a urina vaze antes de chegar ao banheiro. Isso é chamado de incontinência de urgência. Algumas pessoas podem vazar apenas alguns pingos, enquanto outras podem ter um jato repentino.

• Urinar frequentemente: a BH também pode levar as pessoas a ir ao banheiro várias vezes durante o dia. Especialistas dizem que micção frequente é quando você precisa ir ao banheiro mais de 8 (oito) vezes em 24 horas.

• Acordar durante a noite para urinar: a BH pode acordar uma pessoa para ir ao banheiro mais de uma vez por noite. Os profissionais de saúde chamam isso de noctúria.

A BH não causa dor. Se você sente dor ao urinar, pode ser que você tenha uma infecção. Fale com seu médico sobre a dor.

BEXIGA MASCULINA E FEMININA

Quem pode ter BH?Homens e mulheres podem ter BH.

Mulheres mais velhas que passaram pela menopausa e homens que tiveram problemas de próstata têm maior probabilidade de ter BH.

Envelhecer pode ser um fator, mas nem todas as pessoas tem BH à medida que envelhecem. NÃO é uma parte normal do envelhecimento.

Pessoas com doenças que afetam o cérebro ou a medula espinhal, como derrame e esclerose múltipla, têm maior probabilidade de apresentar sintomas de BH.

Page 6: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

6

Como a BH pode afetar sua vida?

Sem tratamento, os sintomas da BH podem ter um impacto negativo em sua vida. Pode ser difícil passar o dia sem ir muitas vezes ao banheiro. A BH pode afetar os relacionamentos e interromper momentos com a família e os amigos. Você pode não querer fazer as coisas de que gosta, pois se preocupa em ficar perto de um banheiro o tempo todo ou se preocupa com o vazamento de urina. Isso pode atrapalhar o sono e sua vida sexual, fazendo com que você se sinta cansado e de mau humor. Vazamentos frequentes podem causar erupções na pele ou infecções. Às vezes, pessoas com BH podem se sentir desesperadas ou infelizes.

Temos boas notícias. A BH pode ser controlada.

Existem tratamentos disponíveis para ajudar.

A verdade sobre BH

A BH não é apenas parte de ser mulher.

A BH não é apenas ter um problema com a próstata.

A BH não é uma parte normal do envelhecimento.

A BH não é causada por algo que você fez.

A cirurgia não é o único tratamento para a BH.

Existem tratamentos que podem ajudar as pessoas a lidar com os sintomas da BH.

Existem tratamentos para ajudar, mesmo que seus sintomas sejam mínimos e você não vaze urina.

Se você está incomodado com os sintomas da BH, você deve procurar tratamento!

Não deixe que os mitos sobre a BH o impeçam de conseguir a ajuda necessária. Saiba a verdade sobre a BH:

Page 7: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

7

Sendo diagnosticadoVocê pode se preparar para a consulta com seu médico, usando um questionário de avaliação para saber se seus sintomas podem ser de BH. Seus resultados podem ajudá-lo a conversar com seu médico sobre o que está acontecendo.

Questionário de Avaliação da Bexiga Hiperativa

Como uso esta Avaliação?

Leia a lista abaixo e responda as perguntas com base no último mês. Depois, leve sua avaliação preenchida ao seu médico. Com esta avaliação e suas respostas ficará mais fácil para você começar a falar sobre seus sintomas. As perguntas ajudarão a avaliar quais sintomas da Bexiga Hiperativa (BH) você têm e o quanto seus sintomas incomodam. Quanto melhor seu médico souber o nível e o impacto dos seus sintomas, melhor poderá ajudar você a lidar com eles.

PERGUNTAS SOBRE OS SINTOMAS Nunca Esporadicamente

Em torno de uma vez

ao dia

Em torno de três vezes

ao diaEm metade das vezes

Quase sempre PONTUAÇÃO

1. Urgência - Com que frequência você sente uma vontade súbita e forte de urinar que faz com que você tenha medo de vazar urina se não puder ir ao banheiro imediatamente?

0* 1 2 3 4 5

2. Incontinência de urgência - Com que frequência ocorre vazamento de urina após sentir uma forte vontade? (independente de você usar proteção absorvente ou não)

0 1 2 3 4 5

Nenhuma Pingos1 colher de chá

1 colher de sopa

¼ de xícara

Bexiga inteira

3. Incontinência - Quanto de urina você acha que geralmente vaza? (independente de você usar proteção absorvente ou não)

0 1 2 3 4 5

1-6 vezes 7-8 vezes9-10

vezes11-12 vezes

13-14 vezes

15 ou mais vezes

4. Frequência - Com que frequência você urina durante o dia?

0 1 2 3 4 5

Nenhuma 1 vez 2 vezes 3 vezes 4 vezes5 vezes ou mais

5. Acordar para urinar - Quantas vezes você costuma acordar à noite para urinar, desde quando foi para a cama até levantar de manhã?

0 1 2 3 4 5

PONTUAÇÃO TOTAL DE SINTOMAS

Somar pontuação das perguntas 1 + 2 + 3 + 4 + 5 =

* Se você pontuar 0 na pergunta 1, provavelmente não tem BH.

0 = sem sintomas 5 = sintomas mais severos

Page 8: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

8

Circule a resposta que melhor responde a cada pergunta.

QUESTÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDAO quanto isso incomoda você?

Não me incomoda

Me incomoda

muito

1b. Urgência - uma vontade súbita e forte de urinar que faz com que você tenha medo de vazar urina se não puder ir ao banheiro imediatamente

0 1 2 3 4 5

2b. Incontinência de urgência - vazar urina após sentir vontade 0 1 2 3 4 5

3b. Frequência - urinar frequentemente 0 1 2 3 4 5

4b. Acordar para urinar 0 1 2 3 4 5

Não me incomodaria

Me incomodaria

muito

5b. Satisfação geral - Se você tivesse que passar o resto da sua vida com seu problema urinário do jeito que está agora, como você se sentiria?

0 1 2 3 4 5

6b. Como seus sintomas mudaram a sua vida? - Como seus sintomas (urgência, frequência, vazamento de urina e acordar à noite) mudaram a sua vida? Os seus sintomas:

(Marque todas as opções pertinentes)

Impedem que você tenha uma boa noite de sono?

Fazem com que você fique em casa mais do que gostaria?

Privam você de ter atividades sociais ou de entretenimento?

Fazem com que você se exercite menos ou limite sua atividade física?

Causam problemas com amigos ou pessoas queridas?

Impedem que você viaje, faça passeios ou use o transporte público?

Fazem com que você planeje passeios com base no seu conhecimento da localização do banheiro público?

Causam problemas no trabalho?

Outras maneiras pelas quais seus sintomas mudaram sua vida:

__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

Pontue as perguntas do “incômodo” (1b, 2b, 3b, 4b, 5b e 6b) separadamente. Não some esses pontos.

Mesmo se você tiver sintomas leves, você e seu médico devem discutir as opções de tratamento disponíveis.

Page 9: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

9

Como calculo os meus resultados?Para "Perguntas sobre sintomas" (1 a 5):

Some 1 + 2 + 3 + 4 + 5 para obter uma pontuação de 0 (sem sintomas) a 25 (sintomas mais severos).

Para perguntas sobre "Qualidade de vida" (1b, 2b, 3b, 4b, 5b e 6b):

NÃO some os pontos em "Qualidade de vida". Cada uma das perguntas sobre "Qualidade de Vida" são pontuadas separadamente.

Qual o significado da pontuação total dos meus "Sintomas"? Quanto mais alta a sua pontuação para as perguntas de 1-5, mais severos são seus sintomas de BH. No entanto, se a sua pontuação para a pergunta 1 for 0, você não tem o principal sintoma de BH - vontade súbita e forte de urinar que você não pode ignorar. As respostas para as perguntas sobre "Sintomas" podem ajudar você e o seu médico a entenderem quais dos seus sintomas de BH são mais severos.

Qual o significado dos resultados da minha "Qualidade de vida"? As perguntas 1b, 2b, 3b, 4b, 5b e 6b nesta avaliação ajudam a mostrar como seus sintomas afetam sua vida. Isso ajudará você a iniciar uma conversa com o seu médico sobre seus sintomas. Ver o quanto seus sintomas mudaram sua vida pode ajudar seu médico a decidir quais opções de tratamento são melhores para você. Mesmo se você tiver sintomas leves, você e seu médico devem discutir quais opções de tratamento estão disponíveis para você.

E se eu tiver outros sintomas?Informe o seu médico sobre quaisquer outros sintomas que você tiver. (Por exemplo, você tem vazamento de urina ao espirrar ou se exercitar? Você tem dor na bexiga? Você precisa fazer força para começar a urinar?) Isso ajudará seu médico a descobrir se seus sintomas podem ser causados por algo diferente de BH. Ajudará também a oferecer as melhores opções de tratamento para você.

Onde posso encontrar um médico?Se você precisar de um médico, visite UrologyHealth.org/FindAUrologist para encontrar um urologista perto de você. Escolha "incontinência" como uma "área de interesse especial" para encontrar urologistas que disseram tratar pacientes com vazamento de urina ou com BH.

Quais são meus próximos passos?

Quando você informa o seu médico sobre seus sintomas, ele pode fazer algumas perguntas e pedir alguns exames. Isso é feito para diagnosticar o problema. Ou, seu médico pode pedir que você consulte um especialista que possa diagnosticá-lo e tratá-lo melhor.

Para saber o que está acontecendo, o médico provavelmente vai:

• Perguntar sobre seu histórico de saúde. Você pode ser perguntado sobre como se sente, há quanto tempo você tem sintomas e como eles afetam você. Você pode ser perguntado sobre os remédios que toma, sem prescrição e controlados. Vocês também devem conversar sobre o que você come e bebe durante o dia. Isso permite que seu médico saiba mais sobre sua saúde.

• Fazer um exame clínico. O seu médico irá procurar algo que possa estar causando os sintomas. Os médicos geralmente apalpam seus órgãos dentro e abaixo da barriga para incluir um exame pélvico e retal.

• Pedir exames, conforme necessário. Às vezes, falar não é suficiente. Por isso, seu médico pode sugerir outros exames para saber mais sobre você. Os exames podem incluir um exame de urina (para garantir que você não tenha uma infecção ou outros problemas na urina) e um ultrassom da bexiga (para ver o quão bem você esvazia a bexiga). Exames mais sofisticados geralmente não são necessários, a menos que seu médico suspeite de outros problemas além da BH.

• Sugerir que você faça um diário da bexiga. Um diário da bexiga ajuda você e seu médico a saber mais sobre eventos e padrões diários. Neste diário, você anota quantas vezes você vai ao banheiro e quando vaza urina. Você pode usar o diário da bexiga abaixo ou usar um aplicativo da bexiga de sua escolha no seu dispositivo móvel.

Page 10: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

10

Diário da bexiga hiperativa

O que é o diário da bexiga?

O diário da bexiga é uma ferramenta que você e o seu médico usam para entender melhor os sintomas da sua bexiga. Ele ajuda você a registrar diversas coisas: quando e quanto de fluido você bebe, quando e quanto você urina, com que frequência você "tem que ir" com uma sensação de urgência e quando e quanta urina vaza.

Quando devo usar o diário da bexiga?

Você pode usar o diário da bexiga antes ou depois da consulta com seu médico. Levar o diário da bexiga na sua primeira consulta pode ser útil, pois ele descreve os seus hábitos diários, os seus sintomas urinários e demonstra como eles afetam a sua vida. O seu médico usará estas informações para ajudar a tratá-lo.

Como devo usar o diário da bexiga?

1. Comece a escrever no seu diário assim que acordar todos os dias. Faça anotações durante o dia e continue até completar 24 horas. Por exemplo, se você acordar às 7h no primeiro dia do seu diário, faça anotações até as 7h do dia seguinte.

2. Anote o que você bebe (por exemplo, água, suco, café, vinho) e quanto. Medir a quantidade é bastante útil. Se você não puder medir suas bebidas, é importante tentar estimar quantos mililitros sempre que você bebe alguma coisa. Quase todas as embalagens mostrarão quantos mililitros elas contêm. Use estas informações para ajudá-lo a fazer uma estimativa - por exemplo, um copo de 230 ml, uma lata de refrigerante de 350 ml ou uma garrafa de água de 600 ml.

3. Anote quando e quanto você urina, tanto durante o dia quanto durante a noite. Os médicos costumam fornecer um dispositivo especial de coleta para medição. Ele fica sob o assento do vaso sanitário e é marcado com medidas para que você saiba o quanto urinou.

Se estiver fazendo um diário por conta própria antes de consultar um médico, você pode coletar a sua urina em um copo de papel. Escolha um copo que você sabe que pode conter uma certa quantidade de líquido, por exemplo, 230 ml.

Lave o dispositivo de coleta de urina com água após cada uso. Mantenha o dispositivo próximo ao vaso sanitário até que tenha terminado seu diário.

4. O melhor é manter o diário por pelo menos três dias. Um diário de um dia pode não fornecer informações suficientes para se ter uma ideia exata do seu problema urinário. Além disso, os três dias registrados no seu diário não precisam ser três dias seguidos. Quaisquer três dias que você escolher servem, desde que eles representem três "dias típicos". Imprima quantas páginas forem necessárias do seu diário da bexiga para que você possa registrar os três dias.

5. Não se esqueça de levar seu diário na consulta com seu médico.

Vamos começarUse o diário da bexiga anexo para começar a registrar!

Page 11: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

11

Fazer um diário da bexiga ajudará você e o seu médico a entenderem seus sintomas urinários.

Hora Bebidas Visitas ao banheiroVazamentos acidentais

Sentiu uma vontade

forte de ir?

O que estava fazendo no momento?

Que tipo? Quanto? Quantas vezes? Quanta urina? Quanto? Sim / Não

Espirrando, praticando

exercício, etc.

14h-15h Refrigerante lata de 350 ml 4por volta de

230 ml

sim - uma grande

quantidadeNão Rindo

Imprima uma cópia desta folha para registrar todos os dias que forem necessários.

Exemplo

Bexiga hiperativaMeu diário da bexiga

É H O R A D E FA L A R M O S S O B R E B H

Page 12: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

12

Sendo tratadoHá várias coisas que você pode fazer para lidar com a BH. Todo mundo tem uma experiência diferente com o que funciona melhor. Você pode tentar um único tratamento ou vários ao mesmo tempo. Você e seu médico devem conversar sobre o que você espera do tratamento e sobre cada opção. Os tratamentos da BH incluem:

• Mudanças no estilo de vida

• Medicamentos controlados

• Tratamentos da bexiga com Botox® (toxina botulínica)

• Estimulação nervosa (periférica e central)

• Cirurgia

Juntos, você e seu médico podem escolher o melhor plano de tratamento para você começar a viver sua vida novamente.

Mudanças no estilo de vida

Para o tratamento da BH, os médicos podem primeiro solicitar que o paciente faça mudanças no estilo de vida. Essas mudanças também podem ser chamadas de terapia comportamental. Isso pode significar que você passe a comer diferentes alimentos, mude os hábitos de beber e faça visitas pré-planejadas ao banheiro para se sentir melhor. Muitas pessoas acham que essas mudanças ajudam.

Outras pessoas precisam fazer mais, como:

1. Limitar alimentos e bebidas que incomodam a bexiga. Existem certos alimentos e bebidas que irritam a bexiga. Você pode começar evitando diuréticos. Essas bebidas incluem cafeína e álcool e incentivam seu corpo a produzir mais urina. Você também pode tentar retirar vários alimentos da sua dieta e adicioná-los novamente, um de cada vez. Isso mostrará quais alimentos pioram seus sintomas, para que você possa evitá-los. Você pode adicionar fibras à sua dieta para melhorar a digestão. Aveia e grãos integrais são bons. Frutas frescas e secas, legumes e feijões podem ajudar. Muitas pessoas se sentem melhor quando mudam a maneira como comem e bebem.

Alguns alimentos e bebidas que podem afetar sua bexiga:

• Café/cafeína

• Chá

• Álcool

• Refrigerantes e outras bebidas com gás

• Algumas frutas cítricas

• Alimentos à base de tomate

• Chocolate (não chocolate branco)

• Algumas comidas picantes

Page 13: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

13

2. Manter um diário da bexiga. Escreva, por alguns dias, quando você vai ao banheiro, pois isso pode ajudá-lo a entender melhor seu corpo. Este diário pode mostrar coisas que pioram os sintomas. Por exemplo, seus sintomas pioram depois de comer ou beber um determinado tipo de alimento? Eles pioram quando você não bebe líquidos o suficiente? Para tentar fazer um diário da bexiga, consulte a página 11.

3. Micção dupla. É quando você esvazia a bexiga duas vezes. Isso pode ser útil para pessoas que têm problemas para esvaziar completamente a bexiga. Depois de ir ao banheiro, aguarde alguns segundos e tente novamente.

4. Micção retardada. É quando você pratica a espera antes de ir ao banheiro, mesmo quando precisa ir. No início, você espera apenas alguns minutos. Gradualmente, você poderá esperar duas a três horas por vez. Tente isso apenas se o seu médico aconselhar. Algumas pessoas se sentem piores ou têm vazamentos de urina quando esperam demais para ir ao banheiro.

5. Micção cronometrada. Isso significa que você segue uma programação diária de idas ao banheiro. Em vez de urinar quando se sente vontade, a pessoa urina em horários predeterminados. Você e seu médico criarão um cronograma razoável. Você pode tentar ir a cada duas a quatro horas, independentemente de sentir vontade ou não. O objetivo é evitar essa sensação de urgência e recuperar o controle.

6. Exercícios para relaxar o músculo da bexiga. Você pode estar familiarizado com exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, também chamados de exercícios de Kegel. Um exercício especial usando os mesmos músculos do assoalho pélvico pode ajudar a relaxar a bexiga durante os momentos de "ter que ir" ao banheiro. “Movimentos rápidos” são quando você contrai e relaxa rapidamente os músculos do assoalho pélvico repetidamente. Portanto, quando você sentir vontade de ir ao banheiro, vários movimentos rápidos podem ajudar a controlar essa sensação de "ter que ir". Ajuda se você ficar calmo, relaxar e se concentrar apenas no exercício. Seu médico ou um fisioterapeuta podem ajudá-lo a aprender esses exercícios. O biofeedback também pode ajudá-lo a aprender mais sobre a bexiga. O Biofeedback usa gráficos e sons de computador para monitorar o movimento muscular.

Pode ajudar a ensinar como seus músculos pélvicos se movem e quão fortes eles são.

Medicamentos controlados

Quando as mudanças no estilo de vida não são suficientes, o próximo passo pode ser tomar remédio. O seu médico pode conversar com você sobre medicamentos especiais para a BH.

Existem vários tipos de medicamento que podem relaxar o músculo da bexiga. Esses medicamentos, como antimuscarínicos e agonistas beta-3, podem ajudar a impedir que a bexiga se contraia quando não está cheia. Alguns são tomados como comprimidos por via oral. Outros são géis ou um adesivo transdérmico que administram o medicamento através da sua pele.

Os antimuscarínicos e os agonistas do receptor adrenérgico beta-3 podem relaxar o músculo da bexiga e aumentar a quantidade de urina que a bexiga pode reter e esvaziar. Medicamentos combinados, como o uso de antimuscarínicos e agonistas do receptor adrenérgico beta-3 juntos, podem ajudar a controlar a BH quando uma opção isoladamente não está funcionando.

O seu médico irá querer saber se o medicamento funciona para você. Eles verificarão se você tem alívio ou se o medicamento causa problemas, conhecidos como efeitos colaterais. Algumas pessoas ficam com a boca seca e os olhos secos, prisão de ventre ou visão turva. Se o medicamento que você tentar não funcionar, seu médico poderá pedir que você tome quantidades diferentes, dar um medicamento diferente para você experimentar ou tentar dois tipos juntos. Mudanças no estilo de vida e remédios ao mesmo tempo ajudam muitas pessoas.

Tratamento da bexiga com botox

Se as mudanças no estilo de vida e os medicamentos não estiverem funcionando, há outras opções. Um urologista treinado ou especialista em medicina pélvica feminina e cirurgia reconstrutiva (FPMRS) pode ajudar. Eles podem oferecer botox para a bexiga.

O botox funciona relaxando os músculos da parede da bexiga, reduzindo a urgência urinária e a incontinência de urgência. Pode ajudar os músculos da bexiga a não se contraírem em excesso. Para colocar a toxina botulínica na bexiga, seu médico usará um cistoscópio inserido na

Page 14: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

14

bexiga que permite ao médico ver dentro dela. Através da bexiga, o médico injeta pequenas quantidades de toxina botulínica no músculo da bexiga. Este procedimento é realizado no consultório com anestesia local. Os efeitos do botox duram até seis meses e repetições do tratamento serão necessárias quando os sintomas da BH retornarem.

O seu médico irá querer saber se o tratamento com a toxina botulínica funciona para você. Ele irá verificar se você tem alívio ou se não está retendo muita urina. Se a urina não estiver boa, pode ser necessário colocar um cateter temporariamente.

Estimulação nervosa

Outro tratamento para pessoas que precisam de ajuda extra é a estimulação nervosa, também chamada de terapia de neuromodulação. Esse tipo de tratamento envia pulsos elétricos para os nervos que compartilham o mesmo caminho da bexiga. Na BH, os sinais nervosos entre a bexiga e o cérebro não se comunicam corretamente. Esses pulsos elétricos ajudam o cérebro e os nervos que vão para a bexiga a se comunicarem para que a bexiga possa funcionar corretamente e melhorar os sintomas da BH.

Há dois tipos:

• Estimulação percutânea do nervo tibial (PTNS). A estimulação percutânea do nervo tibial (periférica) é outra maneira de corrigir os nervos da bexiga. A estimulação percutânea do nervo tibial é realizada durante uma consulta que dura aproximadamente 30 minutos. A estimulação percutânea do nervo tibial é feita colocando um pequeno eletrodo na perna, próximo ao tornozelo. Ele envia pulsos para o nervo tibial. O nervo tibial corre ao longo do joelho até os nervos da região lombar. Os pulsos ajudam a controlar os sinais que não estão funcionando corretamente. Muitas vezes, os pacientes passam por 12 tratamentos, dependendo de como está funcionando.

• Estimulação percutânea do nervo sacral (SNS). A estimulação percutânea do nervo sacral (central) altera o funcionamento do nervo sacral. Este nervo transmite sinais entre a medula espinhal e a bexiga. O trabalho dele é ajudar a reter e liberar a urina. Na BH, esses sinais nervosos não estão fazendo o que deveriam fazer. A estimulação percutânea do nervo sacral usa um marcapasso na bexiga para controlar esses sinais e interromper os sintomas da BH. A estimulação percutânea do nervo sacral é um processo cirúrgico em duas etapas. A primeira etapa é implantar um fio elétrico sob a pele na região lombar. Esse fio é conectado primeiro a um marcapasso portátil para enviar pulsos para o nervo sacral. Você e seu médico irão testar se esse marcapasso pode ou não ajudá-lo. Se ajudar, a segunda etapa é implantar um marcapasso permanente que possa regular o ritmo nervoso.

Reconstrução da bexiga/cirurgia de desvio urinário

A cirurgia é usada apenas em casos muito raros e graves. Existem dois tipos de cirurgia disponíveis. A cistoplastia de aumento aumenta a bexiga. O desvio urinário redireciona o fluxo de urina. Existem muitos riscos para essas cirurgias, sendo oferecidas apenas quando nenhuma outra opção poder ajudar.

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

Page 15: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

15

Médicos e especialistas que tratam a BH

Muitos tipos de médicos podem oferecer ajuda básica para a BH. Aqui estão os tipos de médicos que você pode consultar:

• Urologistas* são cirurgiões que avaliam e tratam problemas do trato urinário. A maioria dos urologistas tem muita experiência com incontinência. No entanto, nem todos eles se especializam no tratamento da BH. Um paciente deve perguntar se seu médico é especializado no tratamento da BH.

• Ginecologistas são médicos que se concentram na saúde das mulheres. A maioria tem conhecimento sobre incontinência, mas nem todos são treinados para tratar a BH.

• Especialistas em Medicina pélvica feminina e cirurgia reconstrutiva (FPMRS) são urologistas ou ginecologistas treinados como especialistas em saúde da pelve feminina. O público geralmente se refere a especialistas em FPMRS como urologistas ou uroginecologistas.

• Clínicos gerais são médicos que podem diagnosticar e tratar problemas comuns de saúde. Se um clínico geral tiver experiência com a BH, ele irá informá-lo sobre suas opções. Ou ainda, eles podem indicar um especialista, principalmente se as mudanças no estilo de vida não tiverem ajudado.

• Internista são médicos que podem ou não ser clínicos gerais. Eles geralmente encaminharão você a um especialista.

• Enfermeiros especialistas são enfermeiros altamente treinados, capazes de tratar muitos problemas médicos. Alguns enfermeiros se especializam em problemas como a BH ou encaminham você para um especialista.

• Assistentes de médico são profissionais licenciados para praticar medicina com a supervisão de um médico. Os enfermeiros e assistentes de médico costumam fazer parte da equipe de saúde. Muitos podem diagnosticar e tratar não

cirurgicamente e podem ajudar com exercícios e mudanças no estilo de vida. Alguns são especializados em problemas como a BH.

• Geriatras são médicos que tratam pacientes mais velhos e muitos são capazes de avaliar e tratar a BH. Mas nem todos tratam a BH.

• Fisioterapeutas são profissionais de saúde licenciados que fazem fisioterapia. Se eles tiverem treinamento especial em distúrbios do assoalho pélvico, poderão ajudar com exercícios e mudanças no estilo de vida para você a lidar com a BH.

*Normalmente, os especialistas que tratam a BH e a incontinência incluem urologistas e especialistas em medicina pélvica feminina. É bom perguntar se o seu médico tem treinamento ou experiência direta com a BH. Você pode usar a ferramenta on-line Encontre-um-Urologista da Urology Care Foundation para ajudá-lo a encontrar um urologista perto de você. Basta escolher “incontinência” como especialidade para urologistas com treinamento e experiência em vazamentos de urina e BH ao visitar UrologyHealth.org/FindAUrologist

Dicas para um consulta médica bem sucedida

É normal sentir-se desconfortável ao falar sobre os sintomas da BH. Quem quer falar sobre problemas de idas ao banheiro ou incontinência? Ainda assim, saber mais sobre a BH é a melhor maneira de controlar o problema. Um pouco de planejamento lhe dará confiança. Aqui estão algumas dicas para ajudar:

• Esteja preparado. Antes da sua consulta, ajude o médico a entender o que está acontecendo, reunindo algumas informações. Além disso, esteja pronto para tomar notas sobre o que aprendeu. É útil levar na consulta:

Outras considerações

Page 16: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

16

Uma lista dos medicamentos controlados, medicamentos sem prescrição, vitaminas e ervas medicinais que você usa.

Uma lista de suas doenças ou lesões anteriores e atuais.

Resultados do Questionário de Avaliação da Bexiga Hiperativa, na página 7, para ajudá-lo a discutir seus sintomas.

Uma maneira de tomar notas sobre os tratamentos.

• Leve um amigo. Peça a um amigo ou parente para ir com você ao médico. Um "companheiro de consulta" pode ajudá-lo a lembrar de coisas que você pode esquecer de perguntar ou lembrá-lo de coisas que o médico disse.

• Inicie o assunto. Se o seu médico não perguntar sobre os sintomas da sua BH, introduza você mesmo o assunto. Pode não ser aconselhável esperar até o final da sua consulta, para ter certeza de que você tem tempo suficiente para perguntas. Se uma enfermeira atender você primeiro, informe sobre seus sintomas.

• Fale abertamente. Compartilhe tudo o que anda sentindo. O seu médico já ouviu de tudo! Não há problema em contar a eles sobre seus sintomas e como eles afetam sua vida diária.

• Pergunte. Uma consulta com o seu médico é o melhor momento para fazer perguntas. É melhor levar sua lista de perguntas para não esquecê-las. Oferecemos algumas boas perguntas a serem feitas em cada seção deste guia para ajudá-lo.

Conversando com seu médico

Perguntas a serem feitas ao médico sobre a BH

Meus sintomas são de BH ou de outra coisa?

Quais exames eu vou precisar fazer para descobrir se tenho BH?

O que poderia ter causado a minha BH?

Posso fazer alguma coisa para prevenir os sintomas da BH?

Perguntas a serem feitas ao médico sobre o tratamento

O que pode acontecer se eu não tratar a minha BH?

Que mudanças devo fazer no meu estilo de vida?

Há algum exercício que eu possa praticar para ajudar?

Eu preciso procurar um fisioterapeuta?

Que tratamento poderia ajudar a minha BH?

Quanto tempo depois do tratamento eu vou me sentir melhor?

Quais são as coisas boas e ruins que devo saber sobre esses tratamentos?

De que problemas devo falar depois de iniciar o tratamento?

O que acontece se o primeiro tratamento não ajudar?

Precisarei de tratamento para o resto da minha vida?

A minha BH pode ser administrada?

Quais são meus próximos passos?

Perguntas a serem feitas para você mesmo sobre os sintomas

Meus sintomas me fazem parar de fazer as coisas de que gosto ou me impedem de ir a eventos?

Eu tenho medo de ficar muito longe de um banheiro?

Meus sintomas mudaram meu relacionamento com amigos ou familiares?

Os meus sintomas dificultam eu ter uma boa noite de sono?

Levei quase 5 anos para conversar com meu médico sobre isso.

- BECCA, PACIENTE DE BH

Page 17: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

17

GlossárioANTIMUSCARÍNICOS Um medicamento que pode relaxar o músculo da bexiga e aumentar a quantidade de urina que a bexiga pode reter e esvaziar.

CISTOPLASTIA DE AUMENTO ou AUMENTO DA BEXIGA Cirurgia para aumentar a bexiga. Pode ser necessário quando uma pessoa tem problemas para urinar.

TERAPIA COMPORTAMENTAL Coisas básicas que as pessoas podem fazer para mudar a maneira como vivem ou funcionam. Por exemplo, programar visitas regulares ao banheiro como forma de controlar a bexiga.

AGONISTAS DO RECEPTOR ADRENÉRGICO BETA-3 Um medicamento que pode relaxar o músculo da bexiga e aumentar a quantidade de urina que a bexiga pode reter e esvaziar.

BIOFEEDBACK Um processo usado na terapia comportamental para ajudar os pacientes a se conscientizarem de como seu corpo funciona. Isso pode ajudar os pacientes a ter consciência e controle sobre os músculos pélvicos.

BEXIGA O órgão oco em formato de balão onde a urina é armazenada no corpo humano. A urina então se move pela uretra e sai do corpo.

DIÁRIO DA BEXIGA Diário usado para observar com que frequência e quando você urina por vários dias. É utilizado para ajudar no diagnóstico e no tratamento da BH.

ULTRASSOM DA BEXIGA Uma ferramenta usada para ajudar a diagnosticar a BH. Mede a quantidade de urina na bexiga usando ondas sonoras (ultrassonografia).

CITOSCÓPIO Um tubo fino com luz e câmera usado para ver dentro da bexiga.

MICÇÃO FREQUENTE Quando uma pessoa urina com mais frequência do que o normal, geralmente mais de oito vezes por dia.

INCONTINÊNCIA Um vazamento incontrolável de urina INFECÇÃO Quando bactérias ou outros germes causam irritação ou dor.

EXERCÍCIOS DE KEGEL Exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Estes são frequentemente recomendados para reduzir a incontinência e os sintomas de outros problemas urinários.

RINS Par de órgãos em formato de feijão que tem como função filtrar e excretar resíduos do sangue.

ESCLEROSE MÚLTIPLA Uma doença que afeta o cérebro e a medula espinhal, retardando ou bloqueando as mensagens entre o cérebro e o corpo.

TERAPIA DE NEUROMUDULAÇÃO Um grupo de tratamentos que fornecem pulsos elétricos aos nervos para alterar seu funcionamento.

NOCTÚRIA Quando uma pessoa acorda durante a noite uma ou mais vezes para urinar.

BEXIGA HIPERATIVA (BH) Uma série de sintomas que levam a uma vontade forte e súbita de urinar. A bexiga hiperativa pode causar vazamentos inesperados de urina, idas frequentes ao banheiro e necessidade de se levantar durante a noite para ir ao banheiro.

EXAME PÉLVICO Um exame físico completo dos órgãos pélvicos de uma mulher para verificar o tamanho e a posição da bexiga, vagina, colo uterino, útero e ovários.

ESTIMULAÇÃO PERCUTÂNEA DO NERVO TIBIAL (PTNS) Um tratamento para a BH no qual um eletrodo de agulha fornece pulsos elétricos ao nervo tibial próximo ao tornozelo. Os pulsos ajudam a bloquear os sinais nervosos que vão para a bexiga que não estão funcionando corretamente.

Page 18: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

18

PRÓSTATA Uma pequena glândula em forma de noz nos homens que produz líquido seminal que transporta o esperma.

MOVIMENTOS RÁPIDOS Exercícios em que você contrai e relaxa rapidamente os músculos da pélvis. Este exercício é usado para relaxar o músculo da bexiga do assoalho pélvico quando você sente urgência (essa sensação de "ter que ir").

EXAME RETAL Um exame no qual o médico insere um dedo enluvado e lubrificado no reto. Ele verifica o tônus anal, o tônus do assoalho pélvico nas mulheres e descartam o câncer de próstata ou tumores nos homens. Também é usado para detectar obstruções ou fezes compactadas, o que pode causar problemas urinários.

ESTIMULAÇÃO PERCUTÂNEA DO NERVO SACRAL (SNS) Um tratamento da BH em que um dispositivo implantado sob a pele fornece pulsos elétricos para os nervos sacrais. Pode melhorar os sinais entre a medula espinhal e a bexiga.

ESFÍNCTER Músculo circular na parte inferior da bexiga que normalmente impede o vazamento de urina.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO (IUE) Um vazamento inesperado de urina causado por espirros, tosse, riso ou exercício.

ADESIVO TRANSDÉRMICO Um adesivo colocado na pele para administrar uma dose específica de um medicamento.

URETERES Dois tubos finos que transportam a urina dos rins até a bexiga.

URETRA Tubo fino que transporta a urina da bexiga até o exterior do corpo (nos homens, também é responsável por transportar o sêmen, sendo eliminado através da extremidade do pênis).

URGÊNCIA Uma forte e súbita vontade de urinar; essa sensação de "ter que ir" faz com que você tenha medo de vazar urina se não for ao banheiro imediatamente. INCONTINÊNCIA DE URGÊNCIA Um vazamento inesperado de urina após uma necessidade forte e súbita de urinar que é difícil de controlar.

DESVIO URINÁRIO Cirurgia para alterar o fluxo normal de urina para fora do corpo. É usado quando a bexiga ou a uretra não está funcionando.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA Uma condição em que uma pessoa é incapaz de reter a urina e impedir que ela vaze.

EXAME DE URINA ou URINÁLISE Um teste de uma amostra de urina que pode revelar problemas como infecção ou sangue.

TRATO URINÁRIO Os órgãos responsáveis por remover os resíduos do sangue e transportá-los para fora do corpo em forma de urina.

URINA Líquido produzido pelos rins, normalmente de cor amarela, que contém resíduos e água.

URODINÂMICA Esses exames verificam o quão bem o trato urinário inferior retém e libera urina. O biofeedback é um tipo de exame urodinâmico.

UROLOGISTA Um médico especializado no estudo, no diagnóstico e no tratamento de problemas do trato urinário.

URINAR (MICÇÃO) Esvaziar a bexiga.

Page 19: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

19

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

19

Chegou a hora de

falarmos sobre você

Page 20: Chegou a hora de falarmos sobre você. Store/Brazilian Portuguese...BH. Em seguida, você pode conseguir a ajuda de que precisa, encontrando as melhores maneiras lidar com a BH. As

*Todas as palavras que aparecem em azul claro são explicadas no glossário na página 17.

20 20

Sobre a Urology Care FoundationA Urology Care Foundation é uma fundação líder mundial em urologia – e a fundação oficial da Associação Americana de Urologia. Nós fornecemos informações para aqueles que lidam ativamente com sua saúde urológica e para aqueles que estão prontos para fazer mudanças na sua saúde. Nossas informações são baseadas nos recursos da Associação Americana de Urologia e revisadas por especialistas médicos.

Para mais informações, visite o site da Urology Care Foundation, UrologyHealth.org/UrologicConditions ou acesse UrologyHealth.org/FindAUrologist para encontrar o médico mais perto de você.

Aviso legal:Estas informações não são uma ferramenta para o autodiagnóstico ou substituem a orientação de um médico profissional. Não devem ser usadas ou confiadas para essa finalidade. Fale com seu urologista ou clínico geral sobre os seus problemas de saúde. Sempre consulte um médico antes de iniciar ou interromper qualquer tratamento, inclusive medicamentos.

1000 Corporate Blvd.Linthicum, MD 21090

+1-800-828-7866

UrologyHealth.orgPara obter cópias de outros materiais impressos e outros prob-

lemas urológicos, visite UrologyHealth.org/Order.

ItsTimeToTalkAboutOAB.org

©2018 Urology Care Foundation, Inc. Todos os direitos reservados.BladderControl-OAB-PG-2018-Brazilian Portuguese