chamas dançantes

2
Chamas Dançantes Introdução: Este experimento e relativamente simples para a questão do uso das ondas que se propagam no meio material, já que transmite através de vibrações moleculares. Como funciona o experimento: Ao longo do tubo foram feitos vários buracos pequenos bem próximos, de forma que o gás possa escapar quando abrir a válvula de controle do botijão. Quando o fogo se propaga no tubo o gás só pode ser empurrado pelos buracos no ritmo da musica, ou seja, no ritmo que o alto-falante vibra. Explicação: Este experimento tem por finalidade demonstrar a ocorrência do fenômeno das ondas estacionaria que são formas a partir das superposições de ondas em tubos fechados. O gás entra no tubo com o alto- falante desligado se distribuindo por toda estação produzindo uma chama uniforme, e ao ligar o alto-falante as ondas diretas e refletidas se superpõe formando uma onda estacionaria, e nas vértices da onda

Upload: misael-fernandes-souza

Post on 09-Feb-2016

357 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Chamas Dançantes

Chamas Dançantes

Introdução:

Este experimento e relativamente simples para a questão do uso das ondas que se propagam no meio material, já que transmite através de vibrações moleculares.

Como funciona o experimento:

Ao longo do tubo foram feitos vários buracos pequenos bem próximos, de forma que o gás possa escapar quando abrir a válvula de controle do botijão. Quando o fogo se propaga no tubo o gás só pode ser empurrado pelos buracos no ritmo da musica, ou seja, no ritmo que o alto-falante vibra.

Explicação:

Este experimento tem por finalidade demonstrar a ocorrência do fenômeno das ondas estacionaria que são formas a partir das superposições de ondas em tubos fechados. O gás entra no tubo com o alto-falante desligado se distribuindo por toda estação produzindo uma chama uniforme, e ao ligar o alto-falante as ondas diretas e refletidas se superpõe formando uma onda estacionaria, e nas vértices da onda estacionaria a uma rearifração de gás produzindo os vales da onda de chama, enquanto que nos nós das ondas estacionaria ocorre uma condensação de gás formando os picos ou cristas da onda de chama. As ondas estacionaria aparece aparecem muito frequentemente no meio limitado, quando a onda chega aos limites do meio nos quais nenhuma transmissão de energia para o exterior e possível reflete-se e volta no sentido oposto, e isso e o que causa o efeito das chamas dançantes.