corta-chamas à prova de detonação protego · corta-chamas à prova de detonação protego®...

58
Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO ® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4

Upload: lebao

Post on 22-Nov-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO®

Capítulo 4

para segurança e proteção do meio ambiente

Cap

ítulo

4

Page 2: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

114

Corta-chamas à prova de detonação

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Está disponível uma ampla gama de tipos, modelos, diâmetros nomi-nais e materiais. Além disso, podemos desenvolver soluções individu-ais sob medida na nossa instalação de teste única no mundo..

Características especiais e vantagens

As características de diferenciação mais importantes são os critérios de seleção: detonação estável ou instável, corta-chamas à prova de detonação a seco para montagem em tubulação condutora de gás ou vapor ou corta-chamas à prova de detonação por produto líquido, e também dispositivos de proteção com selo líquido para tubulações nas quais é transportado líquido. Nos parâmetros pressão e tempe-ratura, deve-se considerar, eventualmente, condições de operação especiais que ultrapassam os valores padrão.

É importante a classifi cação dos produtos ou componentes de mistura no grupo de explosão de acordo com o seu MESG, para selecionar entre as várias versões o dispositivo de proteção adequado para todos os grupos de explosão.

As construções distinguem-se pela passagem concêntrica, passa-gem excêntrica e Versão angular.

Na seleção dos diâmetros nominais e tipos de conexão necessários deve-se considerar a respectiva especifi cação da instalação.

Eventualmente, deve-se providenciar uma camisa de aquecimento ou um dispositivo de aquecimento elétrico acompanhante, mas nem todos os dispositivos podem ser executados com uma camisa de aquecimento.

Existem versões para substâncias críticas e características es-peciais do produto (por ex., viscosidade, densidade, cristalização e polimerização), bem como para proteção unilateral ou bidirecional.

Áreas de aplicação preferenciais

Proteção de

Tubulações

Tanques e vasos em instalações de processamento químico, petroquímico e farmacêutico

Instalações de carregamento

Sistemas coletores de gases

Instalações de combustão de ar de escape

Queimadores de gases residuais

Instalações de gás de aterro sanitário e biogás

Instalações de tratamento de esgoto

Função e descrição

Nas "Bases técnicas" (veja cap. 1) são tratados os diversos processos de combustão e os locais de instalação relativos aos corta-chamas. Neste capítulo é apresentada a gama de produtos corta-chamas à prova de detonação para detonações estáveis e instáveis PROTEGO®.

Os corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® são dispositivos de segurança sofi sticados usados em sistemas de tubulação nos quais podem ocorrer detonações. Eles suprimem o efeito de uma detonação, extinguem a chama e protegem de forma segura os componentes não resistentes à pressão de explosão.

Neste âmbito, o componente central é o conjunto abafador de cha-mas original PROTEGO® (1), que absorve a energia de detonação, extinguindo a chama nas fendas estreitas. Vários FLAMEFILTER® (2) e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER®, (3) caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO®. O espaçamento e o número de FLAMEFILTER® são de-terminados mediante os parâmetros operacionais da mistura fl uindo (grupo de explosão, pressão, temperatura).

Todos os tipos de corta-chamas à prova de detonação a seco pos-suem uma estrutura modular.

No caso de diâmetros nominais grandes, o SWEGTE (Shock Wave Guide Tube Effect) e outras soluções técnicas inovadoras retiram ener-gia do golpe de detonação na entrada através do absorvedor de cho-que patenteado, antes da detonação atingir o FLAMEFILTER®.

Além disso, os corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® tam-bém são testados e seguros contra defl agrações. Equipados com sen-sor de temperatura adicional, são também seguros contra combustão de curta duração sobre o FLAMEFILTER®.

Em estreita colaboração com institutos científi cos, PROTEGO® tem desenvolvido dispositivos de segurança que podem ser usados em todas as áreas com risco de explosão e que oferecem segurança uni-lateral ou bilateral contra detonações estáveis e instáveis. Devido aos testes de protótipo conforme ATEX, PED, bem como outras normas internacionais, são apresentadas as respectivas declarações de con-formidade (CE, FM etc.).

ounema

, enLTER®RR , (3) c

®. O espaçamento eos mediante os parâmetros

de explosão, pressão, temperatura).

hamas à prova de detonação a se

o SWEGTE (Svadoras

Conjunto abafador de chamas PROTEGO®

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR - Versão atual em www.protego.com

Page 3: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

115

Per

da d

e pr

essã

o ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h)

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

Montagem e manutenção

Os corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® são adicional-mente testados e seguros contra defl agrações, de modo que possam ser usados a uma distância arbitrária de possíveis fontes de ignição. Preferencialmente, porém, a montagem é feita o mais próximo pos-sível da parte da instalação a ser protegida. Nos corta-chamas à pro-va de detonação não podem ser conectadas quaisquer tubulações cujos diâmetros nominais sejam superiores aos diâmetros nominais dos dispositivos.

A manutenção de todos os tipos de corta-chamas à prova de deto-nação é extremamente fácil devido à estrutura modular do conjun-to abafador de chamas PROTEGO®. Por motivos de manutenção, o dispositivo de proteção deve ser provido de boa acessibilidade. Para dispositivos de proteção pesados deve-se considerar um disposi-tivo de elevação. A manutenção é fácil para o pessoal treinado.

A aplicação do corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® é feita em áreas com risco de explosão. Os dispositivos devem ser selecio-nados para a operação devida. Com a declaração de conformidade, o fabricante confi rma para que fi ns o dispositivo é adequado. O usuário documenta a aplicação correta, de acordo com os regulamentos técni-cos de segurança em vigor.

Dimensionamento

No diagrama de vazão determina-se ou verifi ca-se o diâmetro nominal do dispositivo. Em caso de substância fl uindo com demasiada sujeira, devem-se providenciar reservas.

Indicado: vazão (m3/h) e perda de pressão máxima admissível (∆p em mbar)

Procurado: diâmetro nominal do corta-chamas à prova de detonação (DN)

Procedimento: o ponto de interseção criado pelas retas da vazão e da perda de pressão máxima adm. encontra-se acima ou na curva do diâmetro nominal procurada

ou

Indicado: vazão (m3/h) e diâmetro nominal da tubulação (DN)

Procurado: perda de pressão (resistência ao fl uxo) (∆p em mbar)

Procedimento: o ponto de interseção criado pelas retas da vazão e da curva de diâmetro nominal; a reta horizontal indica a perda de pressão procurada (resistência ao fl uxo)

Observações sobre o cálculo da vazão ou infl uência da densidade são apresentadas no cap. 1: Bases técnicas.

Após a execução de todos os passos, o dispositivo pode ser totalmente especifi cado e solicitado/encomendado. Seleção

Devido aos dados de processamento mais importantes, as séries em questão são selecionadas a partir da gama de produtos:

Detonação estável ou detonação instável

Tubulação condutora de gás/vapor ou líquido

Condições de operação especiais ou padrão

(pressão e temperatura)

Grupo de explosão da mistura fl uindo

Em seguida, são verifi cados ou selecionados os seguintes critérios:

Homologação conforme ATEX, FM, USCG, CSA, GOST-R,

GL, IMO, etc.

Construção concêntrica, excêntrica ou Versão angular

Diâmetro nominal e tipo de conexão

Camisa de aquecimento ou dispositivo de aquecimento elétrico acompanhante por parte do cliente

Substâncias críticas

Unidirecional ou bidirecional

Caso não encontre nenhum dispositivo adequado, contate-nos: even-tualmente, também são possíveis versões especiais ou homologações especiais.

Após esta seleção preliminar, podem então ser selecionados ou defi nidos na folha de dados outros detalhes, como materiais, revestimentos etc..

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 4: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

116

Seleção preliminar

Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO®

Tipo Diâmetro nominal Co

nstru

ção

cc =

con

cênt

rica

ec =

exc

êntri

ca

Gru

po d

e ex

plos

ão

Hom

olog

açõe

s

=

cor

ta-c

ham

as à

pro

va d

e de

tona

ção

a se

co,

x =

corta

-cha

mas

à p

rova

de

deto

naçã

o

p

or p

rodu

to lí

quid

o

=

Ver

são

para

pre

ssõe

s

e

tem

pera

tura

s m

ais

elev

adas

=

utili

zaçã

o em

sub

stân

cias

críti

cas

(pol

imer

izaçã

o, c

orro

são,

cris

taliz

ação

)

=

cam

isa d

e aq

uecim

ento

,

s

erpe

ntin

a de

aqu

ecim

ento

=

uni

dire

ciona

l, x

= bi

dire

ciona

l

Página

ATEX NEC

Para detonações estáveis

DA-G G ½" - G 2" reta, ccIIA, IIB3, IIC

D, C,B

ATEX x 118 - 121

DA-E25-3001" - 12"

reta, ecIIA, IIB3

D, C

ATEX x 122 - 124

DA-SB50-6002" - 24"

reta, ccIIA, IIB3, IIC

D, C, B

ATEX x 126 - 131

DR/ES G ¼" - G ¾"Versãoangular

IIA, IIB3, IIC

D, C, B

ATEX 132 - 134

DR/ES25-2001" - 8"

Versãoangular

IIA, IIB3

D, C

ATEX /x 136 - 140

DR/ES-V40-2001 ½" - 8"

Versãoangular

IIA, IIB3

D, C

ATEX 142 - 145

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

- Versão atual em www.protego.com

Page 5: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

117

Tipo Diâmetro nominal Co

nstru

ção

cc =

con

cênt

rica

ec =

exc

êntri

ca

Gru

po d

e ex

plos

ão

Hom

olog

açõe

s

=

cor

ta-c

ham

as à

pro

va d

e de

tona

ção

a se

co,

x =

corta

-cha

mas

à p

rova

de

deto

naçã

o

p

or p

rodu

to lí

quid

o

=

Ver

são

para

pre

ssõe

s

e

tem

pera

tura

s m

ais

elev

adas

=

utili

zaçã

o em

sub

stân

cias

críti

cas

(pol

imer

izaçã

o, c

orro

são,

cris

taliz

ação

)

=

cam

isa d

e aq

uecim

ento

,

s

erpe

ntin

a de

aqu

ecim

ento

=

uni

dire

ciona

l, x

= bi

dire

ciona

l

Página

ATEX NEC

Para detonações estáveis/detonações por produto líquido

LDA-W25-3001" - 12"

retaIIA, IIB3

D, C

ATEX x 146 - 147

LDA-WF(W)25-2501" - 10"

retaIIA, IIB3

D, C

ATEX x 148 - 149

LDA25-2501" - 10"

verticalIIA, IIB3

D,C

ATEX x 150 - 151

LDA-F25-2501" - 10"

verticalIIA, IIB3

D,C

ATEX x 152 - 153

EF/V25-2501" - 10"

vertical IIB3 C ATEX x 154 - 155

TS/PTS/ETS/W

retaIIA,IIB3, IIC

D,C,B

ATEX x 156 - 157

Para detonações instáveis

DA-UB50-6002" - 24"

reta, ccIIA, IIB3

D,C

ATEX x 158 - 161

DA-CG50-6002" - 24"

reta, ccIIA, IIB3

D,C

USCG x 162 - 165

DR/EU25-1501" - 6"

Versãoangular

IIA,IIB2, IIB3

D,C,C

ATEX 166 - 168

Diâmetros nominais maiores sob solicitação

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 6: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

118

O dispositivo na Versão padrão pode ser aplicado até uma tempe-ratura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho de 1,1 bar absoluta. Divergindo disso, estão disponíveis, sob solicitação, homo-logações especiais para pressões mais elevadas (veja a tabela 3)e temperaturas mais elevadas.

O dispositivo é bidirecional e executado com conexão roscada, sendo que a rosca pode ser adaptada às normas internacionais. A aplicação do dispositivo é efetuada em um local arbitrário na tubulação, a distân-cia em relação à possível fonte de ignição não está defi nida.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• efeito bilateral

• estrutura modular

• desmontagem e montagem mais rápidas possível dos FLAMEFILTER® individuais

• manutenção e troca fácil dos FLAMEFILTER® individuais

• possibilidade de aplicação variável

• possível montagem dos sensores de temperatura

• peças de reposição econômicas

Modelos e especifi cações

Estão disponíveis três versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha DA-G in em Versão básica, G ½" até 2"

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adicional contra combustão de curta duração de um lado, G 1½" até 2"

Corta-chamas à prova de detonação em linha com dois sensores de temperatura* integrados como proteção adicional contra combustão de curta dura-ção de ambos os lados, G 1½" até 2"

*Termoresistência para grupo de equipamentos II, categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DA-G- –

DA-G- T

DA-G- TB

Versões com conexão fl angeada sob solicitação

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Função e descrição

A série PROTEGO® DA-G é um corta-chamas à prova de detonação em linha compacto para montagem em tubulações com diâmetros até 2", por exemplo, para aplicação industrial em tubulações de análise de gás.

Na entrada de uma detonação no dispositivo, a energia do golpe de impulso é retirada e a chama é apagada nas fendas estreitas.do FLAMEFILTER® (1).

Vários FLAMEFILTER® e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER®, caracterizam o conjun-to abafador de chamas PROTEGO®. O espaçamento e o número de FLAMEFILTER® são determinados mediante os parâmetros de dados operacionais da mistura fl uindo (grupo de explosão, pressão, tempe-ratura).

Foi desenvolvido um dispositivo em perfeita harmonia entre o ta-manho do corpo, número e espaçamento dos FLAMEFILTER®, que pode ser utilizado em todos os grupos de explosão (IIA, IIB3, IIC).

Corta-chamas à prova de detonação em linhapara detonações estáveis e defl agrações em Versão de passagem reta,de efeito bilateral

PROTEGO® DA-G

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

c

DN

SW Ø a

Ø b

Orale

Oqdc

TE

C

c

DN

SW Ø a

Ø b

Conexão à zona a ser protegida (somente se aplica ao tipo DA-G-T-...)

Versão com um ou dois sensores de temperatura

d M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)representação

deslocada

1

- Versão atual em www.protego.com

Page 7: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

119

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mm, SW = abertura de chave Para selecionar o diâmetro nominal (DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN G ½" G ¾" G 1" G 1 ¼" G 1 ½" G 2"a 80 80 100 100 155 155b 55 55 76 76 124 124

c (IIA) 112 112 122 122 205 205c (IIB3 e IIC) 135 135 145 145 205 205

d — — — — 400 400SW 32 32 50 50 75 75

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C< 0,50 mm IIC B

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalhoDN G ½" G ¾" G 1" G 1 ¼" G 1 ½" G 2"

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admis-sível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação

Gr.

expl

. IIA Pmáx. 1,2 1,2 1,1 1,1 1,1 1,1IIB3 Pmáx. 1,1 1,1 1,1 1,1 1,4 1,4IIC Pmáx. 1,1 1,1 1,1 1,1 1,6 1,6

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão A B C

* os FLAMEFILTER® também podem ser fornecidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo listados.

Corpo Aço Aço inoxidável Hastelloy Vedação PTFE PTFE PTFE FLAMEFILTER®* Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Tipo de conexão Rosca para tubo DIN ISO 228-1 DIN Outras conexões roscadas sob solicitação

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 8: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

120

Corta-chamas à prova de detonação em linhaDiagramas de vazão

PROTEGO® DA-G

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1848-L

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1849-L

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

* P1,4

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

* P1,4 **

DA-G-IIA-P1,1

DA-G-IIB3-P1,1

- Versão atual em www.protego.com

Page 9: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

121

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1697-L

Corta-chamas à prova de detonação em linhaDiagrama de vazão

PROTEGO® DA-G

* P1,6

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

. DA-G-IIC-P1,1

* *

Page 10: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

122Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO® DA-E caracteriza-se pela sua forma do corpo excêntrica. Em caso de ocorrência de condensado dentro do conjunto abafador de chamas PROTEGO® , esta construção possibilita a descarga do líquido, sem que haja acúmulo de grandes quantidades no corpo. A excentricidade do dispositivo tem vantagens decisivas em caso de instalação de tubu-lações junto à parede, devido à reduzida profundidade de montagem, ao contrário dos clássicos corta-chamas concêntricos.O corta-chamas à prova de detonação em linha é estruturado de for-ma simétrica e oferece proteção bidirecional contra a propagação de chamas. O dispositivo é composto essencialmente por duas partes do corpo (1) e pelo conjunto abafador de chamas PROTEGO® (2) no cen-tro. Vários FLAMEFILTER® (3) e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER®, caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO®. O número e o espaçamen-to dos FLAMEFILTER® são adaptados em função das condições de uso de dispositivo de proteção.Indicando os parâmetros operacionais, como a temperatura, pres-são e grupo de explosão ou composição da substância, pode-se selecionar o corta-chamas à prova de detonação em linha ideal.

Os corta-chamas do tipo PROTEGO® DA-E estão disponíveis para os grupos de explosão de IIA até IIB3.A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho conforme a tabela 3. Divergindo dis-so, estão disponíveis equipamentos com homologações especiais para pressões mais elevadas e temperaturas mais elevadas sob solicitação.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• construção excêntrica evita o acúmulo de condensado

• estrutura modular permite a troca individual dos FLAMEFILTER®

• fácil manutenção com desmontagem e montagem o mais rápidas possível dos FLAMEFILTER®

• construção excêntrica reduz a profundidade de montagem

• efeito bilateral, bem como sentido de fl uxo e posição de montagem arbitrários

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• possível montagem de sensores de temperatura

• peças de reposição econômicas

Modelos e especifi caçõesEstão disponíveis três versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha na Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adi-cional contra combustão de curta duração de um lado

Corta-chamas à prova de detonação em linha com dois sensores de temperatura* integrados para pro-teção adicional contra combustão de curta duração de ambos os ladosOutros dispositivos especiais sob solicitação*Termoresistência para grupo de equipamentos II, categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DA-E- –

DA-E- T

DA-E- TB

para detonações estáveis e defl agrações em Versão de passagem reta,de efeito bilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha excêntrico

PROTEGO® DA-E

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

a

DN DN

Ø c

b

Versão com um ou doissensores de temperatura

d M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)

2 31

Conexão à zona a ser protegida (somente se aplica ao tipo DA-E-T-....)

- Versão atual em www.protego.com

Page 11: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

123

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

Gr.

expl

.

DN 251"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

30012"

IIA a 304/315* 304/315* 320 325 370 375 380 481 487 510 540 560IIB3 a 304 304 357 361 408 412 428 493 499 522 552 572

b 29 29 29 29 38 38 39 65 65 55 58 60c 185 185 210 210 250 250 275 385 385 450 500 575d 400 400 410 410 440 440 460 520 520 540 570 600

* em caso de IIA-P2,0

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalho

Gr.

expl

.

DN 251"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

30012"

IIA Pmáx. 2,0 2,0 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2IIB3 Pmáx. 1,1 1,1 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão B C D

O corpo também pode ser fornecido em aço, com revesti-mento em ECTFE.

Corpo Aço Aço inoxidável Hastelloy Vedação PTFE PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A, C C D

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A C D

* os FLAMEFILTER® também podem ser fornecidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável Hastelloy FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Espaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 12: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

124Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-E

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1944-L

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1943-L

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

**

* P1,1

**

* P1,3

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

airfl ow in thousands of CFH

DA-E-IIB3-P1,2

DA-E-IIA-P1,2

- Versão atual em www.protego.com

Page 13: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

125

Notas:

para segurança e proteção do meio ambiente

Page 14: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

126Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Modelos e especifi caçõesEstão disponíveis quatro versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha em Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adicional contra combustão de curta duração de um lado

Corta-chamas à prova de detonação em linha com dois sensores de temperatura* integrados para proteção adicional contra combustão de curta duração de ambos os lados

Corta-chamas à prova de detonação em linha com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

*Termoresistência para grupo deequipamentos II, categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DA-SB- – - –

DA-SB- T - –

DA-SB- TB - –

DA-SB- H -

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-SB

A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho de 1,1 bar absoluta. Divergindo disso, estão disponíveis, sob solicita-ção, vários equipamentos com homologações especiais para pressões mais elevadas (veja a tabela 3) e temperaturas mais elevadas.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• capacidade ideal através do patenteado Shock Wave Guide Tube Effect (SWGTE)

• número mínimo de discos FLAMEFILTER® devido à utiliza-ção do tubo de choque patenteado (SWGTE)

• estrutura modular permite a troca individual dos FLAMEFILTER®

• séries de construção diferentes possibilitam a perda de pressão escalonável pela superfície dos FLAMEFILTER®

• estrutura de manutenção fácil

• área de aplicação ampliada para temperaturas e pressões de trabalho mais elevadas

• efeito bilateral, bem como sentido de fluxo e posição de montagem arbitrários

• possível montagem dos sensores de temperatura

• perda de pressão mínima e, com isso, baixos custos de operação e do ciclo de vida

• peças de reposição econômicas

Função e descrição

Os corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO® DA-SB são corta-chamas da nova geração. Com base em cálculos da dinâmica de fl uxo e explosão, bem como nas experiências provenien-tes de testes de campo durante décadas, foi desenvolvida uma série que oferece perdas de pressão mínimas com uma segurança máxi-ma. O dispositivo utiliza o chamado Shock Wave Guide Tube Effect (SWGTE) para uma separação ideal da frente de chamas e da onda de choque. Isto faz com que o corta-chamas à prova de detonação em linha funcione sem o clássico absorvedor de choque e a utilização de elementos extintores de chamas seja reduzida a um mínimo.

Os dispositivos são construídos de forma simétrica e oferecem proteção bidirecional contra a propagação de chamas em caso de defl agrações e detonações estáveis. O dispositivo é compos-to essencialmente por duas metades do corpo com tubo de choque integrado (1) e pelo conjunto abafador de chamas PROTEGO® (2)no centro. Vários FLAMEFILTER® (3) e espaçadores, encai-xados de forma estável em uma armação de jogo FLAMEFIL-TER®, caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO®

de construção modular. O número e o espaçamento dos FLAMEFIL-TER® são adaptados em função das condições de uso do dispositivo.

Indicando os parâmetros operacionais, como a temperatura, pressão e grupo de explosão ou composição da substância, pode-se selecionar o corta-chamas à prova de detonação em linha ideal a partir dos vá-rios equipamentos admissíveis. Os corta-chamas do tipo PROTEGO® DA-SB estão disponíveis para todos os grupos de explosão.

para detonações estáveis e defl agrações em Versão de passagem reta com tubo de choque, de efeito bilateral

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

b

DN DN

Ø a NG

Versão com um ou doissensores de temperatura

2 31

Conexão à zona a ser protegida (somente se aplica ao tipo DA-SB-T-....)

c M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

ma-

nute

nção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)

- Versão atual em www.protego.com

Page 15: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

127

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar a combinação dos tamanhos nominais/diâmetros nomi-nais (NG/DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

outras combinações com tamanhos nominais/diâmetros nominais (NG/DN) com capacidade de fl uxo melhorada sob solicitação

Padrão (podem ser fornecidos tamanhos especiais até NG 2000/80", DN 1000/40")

NG 1506"

1506"

2008"

30012"

40016"

50020"

60024"

70028"

80032"

100040"

120048"

160064"

DN ≤ 502"

65, 802 ½", 3"

≤ 1004"

≤ 1506"

≤ 2008"

≤ 25010"

≤ 30012"

≤ 35014"

≤ 40016"

≤ 50020"

≤ 60024"

≤ 80032"

a 285 285 340 445 565 670 780 895 1015 1230 1455 1915

b

IIA-P1,1 388 388 476 626 700 800* 1000* 1200 1400 1600 1800 2200**IIA-P1,4-X3 400 400 488 626 700 800 1000 1200 1400IIB3-P1,1 400 412 500 650 724 824 1000 1200 1400 1600 1800IIB3-P1,4-X3 412 412 512 650 724 824 1000 1200 1400IIC-P1,1 400 400 500 638 700 788 1000*** 1200*** 1400***

c 500 500 520 570 620 670 720 770 820 950 1050 1250* Medida b para ...-P1,4** Medida b para ...-P1,2*** EN 12874

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C< 0,50 mm IIC B

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalho

NG 1506"

1506"

2008"

30012"

4006"

50020"

60024"

70028"

80032"

100040"

120048"

1600/64"

DN ≤ 502"

65, 802 ½", 3"

≤ 1004"

≤ 1506"

≤ 2008"

≤ 25010"

≤ 30012"

≤ 35014"

≤ 400 6"

≤ 50020"

≤ 60024"

≤ 80032"

Gr.

expl

. IIA Pmáx. 2,1 2,1 2,1 2,1 2,1 2,1 1,4 1,4 1,4 1,1 1,1 1,2IIB3 Pmáx. 1,4 1,4 1,4 1,8 1,8 1,8 1,8 1,4 1,4 1,1 1,1 -IIC Pmáx. 2,2 2,2 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1* 1,1* 1,1* - - -

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitaçãoValores intermediários até Pmáx. sob solicitação* Curvas de desempenho sob solicitação

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 16: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

128

para detonações estáveis e defl agrações em Versão de passagem reta com tubo de choque, de efeito bilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-SB

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C ≤ 200 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 T200 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C- X3 Identifi cação

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão A B C

O corpo também pode ser fornecido em aço, com revestimento em ECTFE.

Corpo Camisa de aquecimento (DA-SB (T)-H-...)

AçoAço

Aço inoxidávelAço inoxidável

HastelloyAço inoxidável

Vedação PTFE PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A, B B, C, D D

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A B C D * os FLAMEFILTER® também podem ser

fornecidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy Espaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

- Versão atual em www.protego.com

Page 17: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

129

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-SB

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] Leistung-000022-pt-BR

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] Leistung-000324-pt-BR

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

* * **

NG /

DN—

NG /

DN—

X3 temperatura de trabalho máxima admissível de 200 °C

* P1,4** P1,2

DA-SB-IIA-P1,1

DA-SB-IIA-P1,4-X3

airfl ow in thousands of CFH

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

. p

ress

ure

drop

∆p

– in

ch W

.C.

Page 18: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

130

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-SB

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] Leistung-000026-pt-BR

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] Leistung-000332-pt-BR

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

NG /

DN—

NG /

DN—

X3 temperatura de trabalho máxima admissível de 200 °C

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

DA-SB-IIB3-P1,1

DA-SB-IIB3-P1,4-X3

- Versão atual em www.protego.com

Page 19: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

131

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] Leistung-000333-pt-BR

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

NG /

DN—

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

DA-SB-IIC-P1,1

Page 20: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

132

Corta-chamas à prova de detonação em linha

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

para detonações estáveis e defl agrações em Versão angular,de efeito unilateral

PROTEGO® DR/ES

Vários FLAMEFILTER® e espaçadores (com IIC) caracterizam o con-junto abafador de chamas PROTEGO® (2). Altura, espaçamento e o número de FLAMEFILTER® são adaptados em função das condições de uso do dispositivo.

Indicando os parâmetros operacionais da mistura fl uindo, como o gru-po de explosão, pressão, temperatura ou composição da substância, pode-se determinar o corta-chamas à prova de detonação em linha ideal. Este equipamento pode ser utilizado para todos os grupos de explosão de IIB3 até IIC.

O corta-chamas à prova de detonação em linha é unidirecional e exe-cutado com conexão roscada, sendo que a rosca pode ser adaptada às normas internacionais. A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho confor-me a tabela 3. Divergindo disso, estão disponíveis equipamentos com homologações especiais para pressões e temperaturas mais elevadas sob solicitação.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• construção compacta

• número mínimo de discos de FLAMEFILTER® devido à utilização de um absorvedor de choque efi caz ou geometria otimizada

para Versão IIB3: • possível efetuar a manutenção sem desmontar a tubulação

• desmontagem e montagem mais rápidas possível dos FLAMEFILTER® individuais

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• construção angular economiza curva de tubulação

• pode ser usado para quase todos os gases e misturas de gases infl amáveis

• custos do ciclo de vida baixos• peças de reposição econômicas

Função e descriçãoO corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO® DR/ES com tamanhos de conexão até ¾" é ideal para montagem em tubulações pequenas e adequado para proteção de equipamentos como, por exemplo, aparelhos de análise de gás. O dispositivo ofere-ce segurança contra defl agrações e detonações estáveis. Isto permite uma montagem arbitrária na tubulação, independente da distância em relação à potencial fonte de ignição. O pequeno e compacto corta-cha-mas é executado como dispositivo angular.No caso de entrada de uma detonação no dispositivo, é retirada energia do golpe de detonação através do desvio ou do absorvedor de choque (1) , antes da chama ser apagada nas fendas estreitas do FLAMEFILTER® (3).

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

DN

DN

c

Ø e

b

a

d 1

2

3

Conexão à zona a ser protegida

somente na Versão IIB3

- Versão atual em www.protego.com

Page 21: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

133

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN G ¼" G ½" G ¾"a 48 70 80b 35 40 47c 70 75 87d 108 115 135e 34 50 60

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação≥ 0,65 mm IIB3 C< 0,50 mm IIC B

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalho

Gr.

expl

.

DN G ¼" G ½" G ¾" Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação

Gr. expl. IIB3 abrange gr. expl. IIA

IIB3 Pmáx. 1,2 1,2 1,2

IIC Pmáx. 1,1 1,1 1,1

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão B C D

G ¼" somente na Versão C e D

* G ¼" sem absorvedor de choque

Corpo Aço Aço inoxidável Hastelloy Tampa com absorvedor de choque * Aço Aço inoxidável Hastelloy Vedação PTFE* PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A A B

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A B * os FLAMEFILTER® também podem ser fornecidos em

tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da tampa listados.

FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Hastelloy Espaçadores Aço inoxidável Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão Rosca para tubo DIN ISO 228-1 DIN Outras conexões roscadas sob solicitação

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 22: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

134

Corta-chamas à prova de detonação em linhaDiagramas de vazão

PROTEGO® DR/ES

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 2066-L

DR/ES-IIC-P1,1

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 2020-L

DR/ES-IIB3-P1,2

- Versão atual em www.protego.com

Page 23: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

135

Notas:

para segurança e proteção do meio ambiente

Page 24: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

136

Ø d

a

DN

b

DN

c

para detonações estáveis e defl agrações em Versão angular com absorvedor de choque,de efeito unilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES

A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de + 60 °C e uma pressão de trabalho de 1,2 bar absoluta. Divergindo disso, estão disponíveis equipamentos com homologações especiais para pressões mais elevadas e temperaturas mais elevadas sob so-licitação.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• número mínimo de discos de FLAMEFILTER® devido à utilização do absorvedor de choque efi caz

• desmontagem e montagem mais rápidas possível do conjunto abafador de chamas PROTEGO® bem como do FLAMEFILTER®individual na armação

• estrutura modular permite a troca individual dos FLAMEFILTER®

• construção angular economiza curva de tubulação

• área de aplicação ampliada para temperaturas e pressões de trabalho mais elevadas

• perda de pressão mínima e, com isso, baixos custos de operação e do ciclo de vida

• peças de reposição econômicas

Modelos e especifi cações

Estão disponíveis quatro versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha em Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adicional contra combustão de curta duração

Corta-chamas à prova de detonação em linha com camisa de aquecimento

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado e camisa de aquecimento

*Termoresistência para grupo de equipamentos II,categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DR/ES- – - –

DR/ES- T - –

DR/ES- H - –

DR/ES- H - T

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO® DR/ES vem se comprovando na construção de instalações industriais desde há décadas, pois como Versão angular oferece vantagens con-sideráveis em termos de manutenção e custos comparado com as ver-sões de passagem reta.

Na entrada de uma detonação no dispositivo, a energia do golpe de detonação é retirada através do absorvedor de choque integrado (1), antes de a chama ser apagada nas fendas estreitas do FLAMEFIL-TER® (3).

Vários FLAMEFILTER® e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER® (4), caracterizam o con-junto abafador de chamas PROTEGO® (2). O espaçamento e o nú-mero de FLAMEFILTER® são determinados mediante os parâmetros operacionais da mistura fl uindo (grupo de explosão, pressão, tempe-ratura). Assim, este equipamento pode ser utilizado para os grupos de explosão IIA até IIB3.

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0814D 0415 / P-BR

Conexão à zona a ser protegida

Versão com montagem de um sensor de temperatura

e M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)

1

2

3

4

c1 M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

- Versão atual em www.protego.com

Page 25: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

137

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 25 / 1" 32 / 1 ¼" 40 / 1 ½" 50 / 2" 65 / 2 ½" 80 / 3" 100 / 4" 125 / 5" 150 / 6" 200 / 8"a 125 125 153 155 198 200 250 332 335 425b 140 140 183 185 223 225 290 357 360 505c 210 210 290 290 365 365 440 535 535 810c1 285 285 395 395 500 500 595 750 750 1230d 150 150 210 210 275 275 325 460 460 620e 495 495 600 600 705 705 795 950 950 1435

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalhoDN 25 / 1" 32 / 1 ¼" 40 / 1 ½" 50 / 2" 65 / 2 ½" 80 / 3" 100 / 4" 125 / 5" 150 / 6" 200 / 8"

Gr.

expl

. IIA Pmáx. 4,0 4,0 4,0 4,0 2,9 2,9 2,0 2,0 2,0 1,2

IIB3 Pmáx. 3,0 3,0 2,0 2,0 2,0 2,0 1,5 1,4 1,4 1,1

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão B C D

* para equipamentos em caso de aplicação com temperaturas elevadas a partir de 150 °C (T150), vedações em PTFE.O corpo e a tampa com absorvedor de choque podem ser fornecidas em aço com revestimento de ECTFE.

Corpo Camisa de aquecimento (DR/ES-H-(T)-...)

AçoAço

Aço inoxidávelAço inoxidável

HastelloyAço inoxidável

Tampa com absorvedor de choque Aço Aço inoxidável Hastelloy O-Ring FPM * PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A C, D E

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A C D E

* os FLAMEFILTER®também podem ser for-necidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy Espaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0814D 0415 / P-BR

Page 26: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

138

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

KA / 4 / 0814D 0415 / P-BR

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) 2083-L

DR/ES-IIA-P1,2

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1784-L

DR/ES-IIA-P1,6

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

- Versão atual em www.protego.com

Page 27: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

139

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0814D 0415 / P-BR

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 2593-L

DR/ES-IIB3-P*

* DN 25 - DN 80; P1,6 DN 100; P1,5 DN 125, DN 150; P1,4 DN 200; P1,1

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 2084-L

DR/ES-IIB3-P1,2

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

Page 28: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

140

Diagrama de vazão (líquido)

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

A vazão V. em m³/h é calculada em conformidade com a norma DIN EN 60534 com a temperatura Tn = 15 °C e uma

pressão pn = 1,013 bar, viscosidade cinemática v = 10-6 m²/s

KA / 4 / 0814D 0415 / P-BR

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] (líquido) 1958-L

DR/ES-IIA-P1,6(líquido)

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] (líquido) 1959-L

DR/ES-IIB3-P* (líquido)

* DN 25 - DN 80; P1,6 DN 100; P1,5 DN 125, DN 150; P1,4 DN 200; P1,1

V.

* água

pp

água

líquido

ppV

. =líquido ConVersão:

- Versão atual em www.protego.com

Page 29: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

141

Notas:

para segurança e proteção do meio ambiente

Page 30: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

142

DN

Ø d

a

DN

b

c

com válvula de alívio de pressão para detonação estável e defl agração com absorvedor de choqueem Versão angular, de efeito unilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES-V

Função e descrição

O dispositivo do tipo PROTEGO® DR/ES-V combina de forma única a função de um corta-chamas à prova de detonação em linha com a fun-ção de uma válvula de alívio de pressão em um equipamento. O dis-positivo oferece segurança contra defl agrações e detonações estáveis. A válvula com obturador tipo disco (5), calibrada por peso, integrada no absorvedor de choque (1) do corta-chamas à prova de detonação em linha, é executada como válvula de alívio de pressão. A pressão de ajuste da válvula é regulada de fábrica e pode encontrar-se entre os 2 e os 35 mbar. Após um aumento de pressão de 40% em relação à pressão de ajuste, a válvula abre completamente e atinge a capaci-dade de vazão máxima. Em caso de uma utilização em tubulações de sucção de vasos de armazenamento, o obturador da válvula integrado desempenha também a função de uma válvula de retenção, ou seja, o produto não pode retornar ao tanque a partir da tubulação de sucção a jusante. Apesar de várias funções estarem integradas em um único equipamento, a manutenção do dispositivo é extremamente simples, o que deve-se em primeiro lugar à Versão angular clássica.Na entrada de uma detonação no dispositivo, a energia do golpe de de-tonação é retirada através do absorvedor de choque integrado, antes de a chama ser apagada nas fendas estreitas do FLAMEFILTER® (3).

Nesse caso, a proteção contra a propagação de chamas é garantida independentemente da posição da válvula.Vários FLAMEFILTER® e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER® (4), caracterizam o con-junto abafador de chamas PROTEGO® (2). O espaçamento e o nú-mero de FLAMEFILTER® são determinados mediante os parâmetros operacionais da mistura fl uindo (grupo de explosão, pressão, tempe-ratura). Assim, este equipamento pode ser utilizado para os grupos de explosão IIA até IIB3. A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho de 1,2 bar absoluta. Divergindo disso, estão disponíveis equipamentos com homologações especiais para pressões mais elevadas e temperaturas mais elevadas sob so-licitação.Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• integração de corta-chamas à prova de detonação em linha e válvula em um equipamento

• boa estanqueidade da válvula• utilização como válvula de retenção à prova de detonação na

tubulação de sucção de vasos de armazenamento• utilização ideal como válvula de excesso de fl uxo em tubulações

de alívio de pressão e de compensação do gás• número mínimo de discos de FLAMEFILTER® devido à utilização

do absorvedor de choque efi caz• desmontagem e montagem mais rápidas possível do conjunto

abafador de chamas PROTEGO® bem como do FLAMEFILTER® individual na armação

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• área de aplicação ampliada para temperaturas e pressões de trabalho mais elevadas

• peças de reposição econômicas

Modelos e especifi cações

Estão disponíveis duas versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha com válvula de retenção na Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com válvula de retenção e camisa de aquecimento

DR/ES- V - –

DR/ES- V - H

Ajustes de pressão: pressão +2,0 mbar a +35 mbar Ajustes de pressão mais altos ou baixos sob solicitação

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 25 / 1" 32 / 1 ¼" 40 / 1 ½" 50 / 2" 65 / 2 ½" 80 / 3" 100 / 4" 125 / 5" 150 / 6" 200 / 8"a 125 125 153 155 198 200 250 332 335 425b 140 140 183 185 223 225 290 357 360 505c 337 337 305 305 395 395 460 575 575 863c1 345 345 410 410 530 530 615 790 790 1295d 149 149 210 210 275 275 325 460 460 620

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Conexão à zona a ser protegida

1

5

3

4

2

c1 M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

- Versão atual em www.protego.com

Page 31: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

143

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalhoGr. expl. DN 25 / 1" 32 / 1 ¼" 40 / 1 ½" 50 / 2" 65 / 2 ½" 80 / 3" 100 / 4" 125 / 5" 150 / 6" 200 / 8"

IIA Pmáx. 4,0 4,0 4,0 4,0 2,9 2,9 2,0 2,0 2,0 1,2IIB3 Pmáx. 3,0 3,0 2,0 2,0 2,0 2,0 1,5 1,4 1,4 1,1

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão B C D

O corpo e a tampa com absorvedor de choque podem ser fornecidos em aço com revestimento de ECTFE.

Corpo Camisa de aquecimento (DR/ES-V-H-...)

AçoAço

Aço inoxidávelAço inoxidável

HastelloyAço inoxidável

Tampa com absorvedor de choque Aço Aço inoxidável Hastelloy Vedações PTFE PTFE PTFE Sede da válvula Aço inoxidável Aço inoxidável Aço inoxidável

Conjunto abafador de chamas A C, D EMateriais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A C D E * os FLAMEFILTER® também podem ser

fornecidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy Espaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Seleção do obturador da válvula Versão A B C Faixa de pressão I II III Pressão de ajuste de bancada (mbar) +2,0 a +3,5 >+3,5 a +14 >+14 a 35 Obturador da válvula Alumínio Aço inoxidável Aço inoxidável

Vedação FEP FEP metálica

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 32: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

144

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES-V

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Observação

Pressão de ajuste da válvula = Pressão de abertura ou pressão do tanque

1,4Pressão de ajuste = a válvula começa a abrir sob as condições de operaçãoPressão de abertura = pressão de ajuste + sobrepressãoSobrepressão = aumento de pressão acima da pressão de ajuste até alcançar a capacidade necessária

Diagramas de vazão

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

. em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T (mba

r)

Vazão V. [m³/h] 2157-L

Sobrepressão de 40 %

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T (mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1798-L

pr

essu

re P

- in

ch W

.C.

airfl ow in thousands of CFH

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re P

- in

ch W

.C.

DR/ES-V-IIA-P1,2

Sobrepressão de 40 %

DR/ES-V-IIA-P1,6

- Versão atual em www.protego.com

Page 33: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

145

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/ES-V

* DN 25 - DN 80; P1,6 DN 100; P1,5 DN 125, DN 150; P1,4 DN 200; P1,1

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

* DN 25 - DN 80; P1,6 DN 100; P1,5 DN 125, DN 150; P1,4 DN 200; P1,1

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T (mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1799-L

DR/ES-V-IIB3-P*

Pre

ssão

de

aber

tura

PA o

u pr

essã

o do

tanq

ue P

T (mba

r)

Vazão V. [m³/h] 2158-L

Sobrepressão de 40%

pres

sure

P -

inch

W.C

.

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re P

- in

ch W

.C.

airfl ow in thousands of CFH

Sobrepressão de 40 %

DR/ES-V-IIB3-P1,2

Page 34: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

146

para tubulações de enchimento – montagem externa

Corta-chamas à prova de detonação por produto líquido

PROTEGO® LDA-W

Na entrada de uma defl agração de tubo muito acelerada ou também detonação, a pressão de combustão e a velocidade de propagação de chamas são primeiro consideravelmente reduzidas pela constru-ção e transformadas em uma defl agração de menor energia, que é depois detida pelo líquido de imersão restante.

Os limites de utilização do dispositivo em relação às misturas de vapor do produto/ar estão situados a uma temperatura de +60 °C e uma pres-são de 1,1 bar absoluta. Assim, são abrangidos todos os estados de operação possíveis na prática de tubulações esvaziadas para líquidos infl amáveis. O corta-chamas à prova de detonação por líquido é proje-tado por padrão até 10 bar e é assim resistente à pressão de explosão e oferece segurança em relação a quase todos os líquidos infl amáveis. O dispositivo é homologado para os grupos de explosão IIA até IIB3. Podem ser fornecidas versões especiais com tampa de limpeza para líquidos de viscosidade elevada e contaminados.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• fácil acesso ao dispositivo pela montagem externa

• risco de inquinamento reduzido

• perda de pressão reduzida

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• aplicável para quase todos os líquidos infl amáveis

• cumpre os requisitos da TRbF*

• utilizável em uma Versão de manutenção fácil, como retentor de sujeira

*TRbF = Technische Regeln für brennbare Flüssigkeiten (Normas técnicas para líquidos infl amáveis)

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação por produto líquido da série PROTEGO® LDA-W foi desenvolvido para a tubulação de enchimento de vasos de armazenamento, cuja tubulação não está constantemen-te cheia com produto e contém temporariamente uma mistura infl a-mável. O dispositivo é instalado na tubulação de enchimento no lado externo do vaso. Em caso de uma ignição da atmosfera explosiva, o dispositivo evita a transmissão da combustão para o tanque. O corta-chamas à prova de detonação por líquido do tipo PROTEGO® LDA-W funciona pelo princípio de sifão, no qual o produto serve de fl uido selante.

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão das páginas seguintes

DN 251"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

30012"

a 250 275 350 350 450 450 500 600 600 700 850 1000b 325 360 420 420 540 540 595 915 915 1100 1325 1480c 445 480 565 565 720 720 800 1265 1265 1520 1830 2050d 140 140 195 195 275 275 325 460 460 510 610 700

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

DN

DN

c

b

a

Ø d

Conexão do vaso/Conexão do vaso/zona a ser protegida

representação deslocada

- Versão atual em www.protego.com

Page 35: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

147

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 4: Seleção de material para o corpo Versão A B C

Materiais especiais sob solicitação Corpo Aço Aço inoxidável Hastelloy Vedação PTFE PTFE PTFE

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Diagrama de vazão

LDA-W-IIB3

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] (líquido) 2756-L

A vazão V. em m³/h é calculada em conformidade com a norma DIN EN 60534 com a temperatura

Tn = 15 °C, uma pressão pn = 1,013 bar e uma viscosidade cinemática v = 10-6 m²/s .Para evitar a carga eletrostática de líquidos infl amáveis, não deve se ultrapassar uma vazão volumétrica máxima (veja Diretriz BG 132, Relatório CENELEC CLC/TR 50404).

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

V.

* água

pp

água

líquido

ppV

. =líquido ConVersão:

Page 36: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

148

para tubulações de enchimento e de esvaziamento – montagem externa

Corta-chamas à prova de detonação por produto líquido

PROTEGO® LDA-WF(W)

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão das páginas seguintes

DN 25 1"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

a 250 250 350 350 450 450 500 600 600 700 900b 325 325 415 415 535 535 600 915 915 1090 1300c 485 485 620 620 831 831 936 1340 1340 1520 1750d 149 149 210 210 275 275 325 460 460 510 610

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

O dispositivo é instalado nas tubulações de enchimento e de esvazia-mento fora do vaso. Em caso de uma ignição da atmosfera explosi-va, o dispositivo evita a transmissão da combustão para o tanque. O corta-chamas à prova de detonação por líquido do tipo PROTEGO®

LDA-WF(W) combina na sua construção o conjunto abafador de cha-mas PROTEGO® com o princípio de sifão, no qual o produto serve de fl uido selante.Na entrada de uma defl agração de tubo muito acelerada ou também detonação, a pressão de combustão e a velocidade de propagação de chamas são primeiro consideravelmente reduzidas pela construção e transformadas em uma defl agração de menor energia, que é depois detida pelo líquido de imersão restante e pelo conjunto abafador de chamas PROTEGO®. Os limites de utilização do dispositivo em relação às misturas de va-por do produto/ar estão situados a uma temperatura de +60 °C e uma pressão de 1,1 bar absoluta. Assim, são abrangidos todos os estados de operação possíveis na prática de tubulações esvaziadas para lí-quidos infl amáveis. O corta-chamas à prova de detonação por líquido é, por padrão, resistente à pressão até 10 bar. O dispositivo oferece segurança para quase todos os líquidos infl amáveis e é homologado para os grupos de explosão IIA até IIB3. Podem ser fornecidas versões especiais com tampa de limpeza para líquidos de viscosidade elevada.Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• bom acesso ao dispositivo pela montagem externa• protetor contra o esvaziamento por sucção oferece

elevada segurança• risco de inquinamento reduzido• perda de pressão reduzida• oferece segurança em caso de defl agrações

e detonações estáveis• aplicável para quase todos os líquidos infl amáveis• cumpre os requisitos da TRbF* *TRbF = Technische Regeln für brennbare Flüssigkeiten

(Normas técnicas para líquidos infl amáveis)

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação por produto líquido do tipo PROTEGO® LDA-W foi desenvolvido para a tubulação de enchi-mento de vasosde armazenamento, cuja tubulação não está cons-tantemente cheia com produto e contém temporariamente uma mistura infl amável. O protetor integrado contra o esvaziamento por sucção (1), com conjunto abafador de chamas PROTEGO®

(2) incorporado evita adicionalmente a sucção do líquido de imersão durante o esvaziamento do vaso. Vários FLAMEFILTER® (3) e espa-çadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER® (4), caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO®. O espaçamento e o número de FLAMEFILTER® são de-terminados mediante os parâmetros operacionais da mistura fl uindo (grupo de explosão, pressão, temperatura).

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

DN

DN

b

c

Ø da

Conexão do vaso/Conexão do vaso/zona a ser protegida

1

2

3

4

representação deslocada

- Versão atual em www.protego.com

Page 37: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

149

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

Tabela 3: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 4: Seleção de material para o corpo Versão A B

Materiais especiais sob solicitação

Corpo Aço Aço inoxidável

Absorvedor de choque Aço Aço inoxidável

Vedação (absorvedor de choque) FPM PTFE Vedação (bujão roscado de escoamento) PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A A

Tabela 5: Seleção de material do conjunto abafador de chamas Versão A * os FLAMEFILTER® também podem ser fornecidos em tântalo, Inconel,

cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listadosMateriais especiais sob solicitação

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço inoxidável

FLAMEFILTER® * Aço inoxidável

Espaçadores Aço inoxidável

Tabela 6: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Diagrama de vazão

A vazão V. em m³/h é calculada em conformidade com a norma DIN EN 60534 com a temperatura

Tn = 15 °C, uma pressão pn = 1,013 bar e uma viscosidade cinemática v = 10-6 m²/s .Para evitar a carga eletrostática de líquidos infl amáveis, não deve se ultrapassar uma vazão volumétrica máxima (veja Diretriz BG 132, Relatório CENELEC CLC/TR 50404).

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) (líquido) 2506-L

LDA-WF(W)-IIB3

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

V.

* água

pp

água

líquido

ppV

. =líquido ConVersão:

Page 38: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

150

para tubulações de enchimento – montagem interna

Corta-chamas à prova de detonação por produto líquido

PROTEGO® LDA

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão das páginas seguintes

DN 25 1"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

a 500 580 700 700 825 925 1050 1150 1350 1650 2000b 538 620 745 745 870 975 1102 1205 1405 1712 2068c 725 805 925 925 1050 1145 1270 1380 1580 1880 2300d 115 140 168 168 220 245 325 356 500 600 700e 50 58 65 65 95 105 135 155 200 250 300

tanque em caso de uma ignição da atmosfera explosiva. Os corta-chamas à prova de detonação por líquido funcionam pelo princípio de sifão, no qual o produto líquido serve de líquido selante.

Na entrada de uma defl agração de tubo muito acelerada ou também detonação, a pressão de combustão e a velocidade de propagação de chamas são primeiro consideravelmente reduzidas pela constru-ção e transformadas em uma defl agração de menor energia, que é depois detida pelo líquido de imersão restante.

Os limites de utilização do dispositivo em relação às misturas de vapor do produto/ar estão situados a uma temperatura de +60 °C e uma pres-são de 1,1 bar absoluta. Assim, são abrangidos todos os estados de operação possíveis na prática de tubulações esvaziadas para líquidos infl amáveis. O corta-chamas à prova de detonação por líquido é, por padrão, projetado até 10 bar, sendo assim resistente à pressão de ex-plosão. O dispositivo oferece segurança para quase todos os líquidos infl amáveis e é homologado para os grupos de explosão IIA até IIB3.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• construção simples e, assim, menor risco de inquinamento

• perda de pressão reduzida

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• aplicável para quase todos os líquidos infl amáveis

• cumpre os requisitos da TRbF*

• pode ser fornecido com diferentes bocais de saída

*TRbF = Technische Regeln für brennbare Flüssigkeiten (Normas técnicas para líquidos infl amáveis)

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação por produto líquido da sé-rie PROTEGO® LDA foi desenvolvido para a tubulação de enchi-mento de vasos de armazenamento, cuja tubulação não está cons-tantemente cheia com produto e contém temporariamente uma mistura infl amável. O dispositivo é instalado no interior do vaso na extremidade da tubulação e impede que a combustão passe para o

Tipo de saída I

Tipo de saída III

Tipo de saída II

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

a

DNØ d

e

c

DN

b

DN

Conexão do vaso/zona a ser protegida

- Versão atual em www.protego.com

Page 39: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

151

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 4: Seleção de material para o corpo Versão A B

Materiais especiais sob solicitação Corpo Aço Aço inoxidável

Vedação PTFE PTFE

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Tabela 6: Tipo de saída Tubo reto I

Outras conexões sob solicitação Tubo chanfrado II EN 1092-1, Forma B1 ou DIN 2501, Forma C III (EN ou DIN) ANSI 150 lbs RFSF III (ANSI)

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] (líquido) 2040-L

A vazão V. em m³/h é calculada em conformidade com a norma DIN EN 60534 com a temperatura

Tn = 15 °C, uma pressão pn = 1,013 bar e uma viscosidade cinemática v = 10-6 m²/s .Para evitar a carga eletrostática de líquidos infl amáveis, não deve se ultrapassar uma vazão volumétrica máxima (veja Diretriz BG 132, Relatório CENELEC CLC/TR 50404).

Diagrama de vazão

LDA-IIB3

pres

sure

dro

p ∆p

– in

ch W

.C.

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

V.

* água

pp

água

líquido

ppV

. =líquido ConVersão:

Page 40: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

152

para tubulações de enchimento e de esvaziamento – montagem interna

Corta-chamas à prova de detonação por produto líquido

PROTEGO® LDA-F

Características especiais e vantagens

• protetor contra o esvaziamento por sucção oferece elevada segurança

• risco de inquinamento reduzido

• perda de pressão reduzida

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• aplicável para quase todos os líquidos infl amáveis

• cumpre os requisitos da TRbF*

• pode ser fornecido com diferentes bocais de saída

*TRbF = Technische Regeln für brennbare Flüssigkeiten (Normas técnicas para líquidos infl amáveis)

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação por líquido PROTEGO®

LDA-F foi desenvolvido para tubulações de enchimento e de esva-ziamento de vasos de armazenamento, cujas tubulações não estão constantemente cheias com produto e contêm temporariamente uma mistura infl amável. O protetor integrado contra o esvaziamento por sucção (1), com conjunto abafador de chamas PROTEGO® (2) incor-porado evita adicionalmente a sucção do líquido de imersão durante o esvaziamento do vaso. Vários FLAMEFILTER® (3) e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFIL-TER® (4), caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO®. O espaçamento e o número de FLAMEFILTER® são determinados mediante os parâmetros operacionais da mistura fl uindo (grupo de ex-plosão, pressão, temperatura).

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão das páginas seguintes

DN 25 1"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

a 550 550 650 650 850 875 1050 1250 1450 1600 1975b 588 590 692 695 895 925 1102 1305 1505 1662 2043c 775 775 875 875 1075 1095 1270 1480 1680 1830 2275d 140 140 220 220 275 275 356 457 508 600 711

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Tipo de saída II

Tipo de saída III

Tipo de saída I

O dispositivo é instalado no interior do vaso na extremidade da tubulação e impede que a combustão passe para o tan-que em caso de uma ignição da atmosfera explosiva. O corta--chamas à prova de detonação por líquido do tipo PROTEGO®

LDA-F combina na sua construção o conjunto abafador de cha-mas PROTEGO® com o princípio de sifão, no qual o produto líquido serve de fl uido selante. Na entrada de uma defl agração de tubo muito acelerada ou também detonação, a pressão de combustão e a velocidade de propagação de chamas são primeiro consideravelmente re-duzidas pela construção e transformadas em uma defl agração de menor energia, que é depois detida pelo líquido de imersão restante e pelo conjunto abafador de chamas PROTEGO®.Os limites de utilização do dispositivo em relação às misturas de vapor do produto/ar estão situados a uma temperatura de +60 °C e uma pressão de 1,1 bar absoluta. Assim, são abrangidos todos os estados de operação possíveis na prática de tubula-ções esvaziadas para líquidos infl amáveis. O corta-chamas à prova de detonação por líquido é, por padrão, resistente à pressão até 10 bar. O dispositivo oferece segurança para quase todos os líquidos infl amáveis e é homologado para os grupos de explosão IIA até IIB3.Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Tipo de saída I

Ø d

DN

a

c

DN

b

DN

1

2

3

4

Conexão do vaso/Conexão do vaso/zona a ser protegida

- Versão atual em www.protego.com

Page 41: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

153

Tabela 3: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 4: Seleção de material para o corpo Versão A B

Materiais especiais sob solicitação Corpo Aço Aço inoxidável

Absorvedor de choque Aço Aço inoxidável

Vedação FPM PTFE Conjunto abafador de chamas A A

Tabela 5: Material do conjunto abafador de chamas Versão A * os FLAMEFILTER®também podem ser fornecidos em tântalo, Inconel,

cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listadosMateriais especiais sob solicitação

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço inoxidável

FLAMEFILTER® * Aço inoxidável

Espaçadores Aço inoxidável

Tabela 6: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Tabela 7: Tipo de saída Tubo reto I

Outras conexões sob solicitação Tubo chanfrado II EN 1092-1, Forma B1 ou DIN 2501, Forma C III (EN ou DIN) ANSI 150 lbs RFSF III (ANSI)

Diagrama de vazão

A vazão V. em m³/h é calculada em conformidade com a norma DIN EN 60534 com a temperatura

Tn = 15 °C, uma pressão pn = 1,013 bar e uma viscosidade cinemática v = 10-6 m²/s .Para evitar a carga eletrostática de líquidos infl amáveis, não deve se ultrapassar uma vazão volumétrica máxima (veja Diretriz BG 132, Relatório CENELEC CLC/TR 50404).

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] (líquido) 2755-L

LDA-F-IIB3

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

V.

* água

pp

água

líquido

ppV

. =líquido ConVersão:

Page 42: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

154

Corta-chamas à prova de detonação

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

corta-chamas de válvula de retenção à prova de detonação para tubulações de sucção

PROTEGO® EF/V-IIB3

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), veja o diagrama de vazão da página seguinte

DN 251"

321 ¼"

401 ½"

502"

652 ½"

803"

1004"

1255"

1506"

2008"

25010"

a 125 125 135 135 160 160 200 235 260 400 450b 85 85 85 85 95 95 125 130 135 175 200c 155 155 180 180 210 210 250 310 365 480 565

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação≥ 0,65 mm IIB3 C

Podem ocorrer misturas infl amáveis em tubulações de enchimento e de esvaziamento de vasos de armazenamento que não estão cons-tantemente cheias com produto. Em caso de ignição das atmosferas explosivas podem ocorrer defl agrações de tubo muito aceleradas ou também detonações. O corta-chamas de válvula de retenção à prova de detonação impede então a passagem da combustão para o tanque e a sua destruição. A construção do corta-chamas de válvula de re-tenção é selecionada de forma a que o crivo de sucção esteja sempre cheio de produto residual. Este selo de imersão evita, juntamente com a construção especial da válvula, uma propagação de chamas de den-tro para fora.

Os limites de utilização do dispositivo em relação às misturas de vapor do produto/ar estão situados a uma temperatura de +60 °C e uma pres-são de 1,1 bar absoluta. Assim, são abrangidos todos os estados de operação possíveis na prática de tubulações esvaziadas para líquidos infl amáveis.

O dispositivo oferece segurança para quase todos os líquidos infl amá-veis e é homologado para o grupo de explosão IIB3.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens• quase isento de manutenção

• válvula de retenção facilita o funcionamento das bombas

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis

• aplicável para quase todos os líquidos infl amáveis

• cumpre os requisitos da TRbF* 20

• crivo de sucção especial impede a entrada de corpos sólidos

*TRbF = Technische Regeln für brennbare Flüssigkeiten (Normas técnicas para líquidos infl amáveis)

Função e descriçãoO corta-chamas de válvula de retenção à prova de detonação da série PROTEGO® EF/V-IIB3 protege a tubulação de sucção no tanque de armazenamento. O dispositivo que quase não necessita de manuten-ção é instalado na extremidade do tubo de alívio dentro do tanque. A válvula abre com um vácuo de aprox. 30 mbar durante a sucção por uma bomba. Desligando a bomba, o equipamento funciona como válvula de retenção e impede o esvaziamento da tubulação, o que é muito útil em caso de uma nova partida da bomba.

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

a

b

Ø c

DN

- Versão atual em www.protego.com

Page 43: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

155

Estas curvas de desempenho referem-se a água com uma temperatura de Tn=15 °C, uma pressão de Pn=1,013 bar e uma viscosidade cinemática de v=10-6 m²/s de acordo com a norma DIN EN 60534.Para evitar a carga eletrostática de líquidos infl amáveis, não deve se ultrapassar uma vazão volumétrica máxi-ma (veja Diretriz BG 132, Relatório CENELEC CLC/TR 50404).

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) (líquido) 2078-L

Diagrama de vazão

Tabela 3: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 4: Seleção de material para o corpo Versão A B C D

Materiais especiais sob solicitação

Corpo Aço Aço inoxidável Aço Aço inoxidável Válvula Aço inoxidável Aço inoxidável Aço inoxidável Aço inoxidável

Vedação da válvula PTFE PTFE PTFE PTFE Vedação do corpo FPM FPM PTFE PTFE Filtro Aço inoxidável Aço inoxidável Aço inoxidável Aço inoxidável

Tabela 5: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma A ou DIN 2501, forma B, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

EF/V-IIB3

fl ow rate (líquid) in thousends of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

V.

* água

pp

água

líquido

ppV

. =líquido ConVersão:

Page 44: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

156

Corta-chamas hidráulicosà prova de defl agração, à prova de detonação e à prova de combustão de curta duração

PROTEGO® TS/P, TS/E e TS/W

Função e descriçãoOs corta-chamas hidráulicos da série TS/… da PROTEGO® são acima de tudo concebidos para a proteção de instalações de pro-cessamento com risco de explosão, que estão conectadas a ins-talações de combustão de ar de escape (AVA) ou instalações de pós-combustão térmica (TNV). Os corta-chamas úmidos da série TS/... são especialmente adequados para a proteção de instalações que transportam substâncias muito sujas, pegajosas, polimerizan-tes ou formadoras de espuma para a AVA. Por regra, e consideran-do as condições de operação da instalação, deve-se contar tanto com defl agrações de tubo como também com detonações estáveis e combustão contínua.

O corta-chamas hidráulico TS/... da PROTEGO® é de um equipa-mento que garante proteção contra a propagação de chamas em caso de combustão de curta duração, defl agrações e detonações estáveis de misturas de gás/ar ou vapor de produto/ar dos respec-tivos grupos de explosão em todas as faixas de concentração infl a-máveis até uma temperatura de trabalho de + 60 °C e uma pressão de trabalho até 1,1 bar (absoluta).

Os corta-chamas do tipo TS/... são os únicos corta-chamas hidráuli-cos que são verifi cados e certifi cados para as substâncias de todos os grupos de explosão.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Os corta-chamas hidráulicos da série TS/... são compostos essen-cialmente pelo vaso de imersão (1) com bocais de saída de ar e bo-cais de conexão para o tubo submerso, pelos tubos submersos (2) com curvas e fl anges de conexão, bem como pelo tubo coletor (3) com fl ange de conexão. O vaso (1) inclui pelo menos um bocal para a medição de temperatura do líquido de imersão (5) e, para a deter-minação da temperatura no gás de escape, pelo menos um bocal por cada bocal de gás de escape (6) para receber os sensores de temperatura. Além disso, o vaso inclui dois bocais (7, 8) para a me-dição de nível, dois bocais (9, 10) para a regulagem de nível e um bocal (11) para o esvaziamento. Estão instalados vidros de inspeção (4) para a observação do líquido de imersão e da câmara do gás.

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Os tubos submersos podem ser retirados do corta-chamas hidráu-lico para limpeza dos orifícios ou do tubo. O tubo coletor inclui as conexões fl angeadas correspondentes para o transporte do ar de exaustão e o número de bocais para a distribuição no tubo submer-so em função da divisão do fl uxo do ar de exaustão.

Nos corta-chamas hidráulicos da série TS/... da PROTEGO® são conduzidas misturas infl amáveis através de um selo hidráulico com uma profundidade de imersão defi nida. O fl uxo de mistu-ra é dividido e conduzido de forma uniforme para os tubos sub-mersos individuais. Os tubos submersos são providos de pe-quenos orifícios, permitindo assim colunas de bolhas defi nidas. No caso de uma ignição na mistura efl uente impede-se que as chamas retrocedam para a tubulação de alimentação. O im-pedimento efi caz de uma propagação de chamas em caso de defl agração, detonação ou combustão curta é infl uenciada de forma determinante pelos seguintes parâmetros operacionais:

• vazão da mistura,

• profundidade de imersão da superfície do selo hidráulico até o limite superior dos orifícios nos tubos submersos,

• temperatura da água no corta-chamas hidráulico,

• tamanho das bolhas, forma e densidade e, assim, pelo diâmetro exato dos orifícios nos tubos submersos.

Caso ocorra uma combustão da mistura dentro do corta-chamas hidráulico sob determinadas condições de operação imediatamente na superfície do líquido, garante-se um tempo de resistência limi-tado (resistência à propagação de ignição). Por esse motivo são instalados sensores de temperatura em um número adequado na câmara de gás, através dos quais devem ser ativadas funções de emergência (desligamento da instalação, inertização, etc.) na insta-lação quando for atingida uma temperatura pré-selecionada.

Como elemento essencial de segurança técnica, tem que exis-tir um monitoramento da vazão de funcionamento preciso. Este dispositivo tem que garantir que são monitoradas e limitadas as vazões máximas admissíveis subjacentes ao dimensionamento do corta-chamas hidráulico, para que sejam ativadas funções de

KA / 4 / 0412D 0415 / P-BR

2

9 6

105 11 1 8

7 43

- Versão atual em www.protego.com

Page 45: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

157

emergência em caso de uma quantidade de gás de escape elevada. Além disso, é necessária uma profundidade de imersão sufi ciente à prova de propagação de chamas, ou seja, tem que ser garanti-da um nível de água sufi ciente através de dispositivos de medição adequados.

A perda de pressão de um corta-chamas hidráulico resulta de uma vazão máx. das perdas de fl uxo de entrada e de saída de aprox. 12 a 18 mbar bem como da profundidade de imersão, por ex., 350 mm = 35 mbar como perda total de aprox. 47 a 53 mbar.

MetrologiaA efi cácia e função do corta-chamas hidráulico TS/... PROTEGO® é assegurada quando a observância de um valor mínimo da profun-didade de imersão de operação, de um valor máximo da vazão de mistura e da temperatura do gás, bem como de um valor mínimo da temperatura da água é controlada por dispositivos de medição e regulagem para nível, vazão e temperatura. Eventualmente, têm que ser introduzidas funções de emergência automáticas em tem-po hábil através da tecnologia de medição, controle e regulagem. Os dispositivos de segurança da tecnologia de medição, controle e regulagem têm que ser à prova de explosão e homologados para a zona 0.

A tecnologia de medição, controle e regulagem não faz parte do escopo de fornecimento.

Vazão máximaA vazão de operação máxima admissível é calculada através da multiplicação do número de tubos submersos (NTS) pela vazão de operação máxima admissível por tubo submerso na respectiva pro-fundidade de imersão.

Pode-se abrir mão da medição da vazão em um caso específi co, quando a limitação da vazão é garantida através de outros elemen-tos construtivos a montante, como, por exemplo, um dispositivo de transporte ou de estrangulamento em combinação com um equipa-mento de despressurização.

Medição de nível e regulagem de nívelA profundidade de imersão de operação deve ser mantida atra-vés de um controle e regulagem automáticos do abastecimento de água, de forma a que a profundidade de imersão mínima operacio-nal não desça abaixo do nível inferior.

Medição e limitação da temperaturaPara evitar uma combustão contínua no corta-chamas, a alimen-tação de mistura tem que ser interrompida automaticamente caso uma temperatura de T = 80 °C seja ultrapassada nos bocais de saída do gás. Sensores de temperatura servem para monitorar a temperatura de mistura.

Caso a temperatura da água desça abaixo dos T < 10 °C (perigo de congelamento!) ou as temperaturas supracitadas sejam ultrapas-sadas na câmara de gás, um dispositivo de fecho rápido tem que fechar automaticamente, impedindo assim a alimentação de gás.

Podem ser fornecidos opcionalmente sensores de temperatura ho-mologados.

Modelos e especifi caçõesO corta-chamas hidráulico está designado com o grupo de explo-são, diâmetro e número de tubos submersos. Sua concepção é mo-dular e foi efetuado um teste de protótipo para o respectivo grupo de explosão.

Para gr. expl. IIA Tipo TS/P 1000 ou TS/P 2000 Para gr. expl. IIB3 Tipo TS/E 1000 ou TS/E 2000 Para gr. expl. IIC Tipo TS/W 1000 ou TS/W 2000

O número de tubos submersos depende da vazão de projeto

Exemplo: o TS/E-1000-5 é um corta-chamas hidráulico para subs-tâncias do grupo de explosão IIB3 com um diâmetro de 1000 mm e 5 tubos submersos.

DimensõesOs corta-chamas hidráulicos da série TS/... têm um diâmetro padrão de 1000 mm e 2000 mm. Dependendo da vazão de ar de exaustão também são possíveis diâmetros diferentes de 600 mm a 3000 mm. Os corta-chamas hidráulicos com um diâmetro igual ou superior a 2000 mm têm um defl etor para impedir um movimento ondulatório do leito borbulhante. Todos os coletores de entrada e de saída, bem como os componentes internos como, por ex., defl etores acústicos, são componentes relevantes para a segurança técnica e, tal como o corta-chamas hidráulico, não devem ser alterado em termos cons-trutivos!

Seleção de materialA seleção de material é determinada pelos dados de processo do ar de exaustão. A seleção é composta por vasos em aço, Aço ino-xidável, aço revestido ou forrado com ECTFE ou resina artifi cial. Os tubos submersos são feitos de Aço inoxidável, Hastelloy ou plástico.

Tipo de conexão fl angeadaAs conexões fl angeadas do lado da instalação são executadas con-forme EN 1092-1ou DIN 2501, PN 16 (a partir de DN 200, PN 10). Opcionalmente, os fl anges de conexão podem ser executadas con-forme qualquer norma internacional.

Seleção e dimensionamentoA perda de pressão total resulta da sobreposição de líquido (profun-didade de imersão estática) e das resistências dinâmicas de fl uxo nos tubos submersos, bem como nas tubulações de alimentação de gás de escape. Para tal, é sempre necessário um aconselhamento de segurança técnica por parte do fabricante!

É possível um revestimento do corta-chamas hidráulico para mis-turas particularmente corrosivas. Os materiais de vasos, compo-nentes e tubos submersos devem ser adaptados às propriedades corrosivas.

Dados necessários para o dimensionamentoO dimensionamento de segurança técnica do corta-chamas hidráulico requer os dados de operação relevantes:

Vazão de mistura considerando a vazão máx. possível (m³/h)

Composição da mistura (Vol.%)

Temperatura de trabalho (°C)

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0412D 0415 / P-BR

Page 46: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

158

para detonações instáveis e estáveis bem como para defl agrações em Versão de passagem reta com tubo de choque, de efeito bilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-UB

Função e descrição

Os corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO®

DA-UB são corta-chamas da nova geração. Com base em cálculos da dinâmica de fl uxo e explosão, bem como nas experiências provenien-tes de testes de campo durante décadas, foi desenvolvida uma série que oferece perdas de pressão mínimas com uma segurança máxi-ma. O dispositivo utiliza o chamado Shock Wave Guide Tube Effect (SWGTE) para uma separação ideal da frente de chamas e da onda de choque. Isto faz com que o corta-chamas à prova de detonação em linha funcione sem o clássico absorvedor de choque e a utilização de elementos extintores de chamas seja reduzida a um mínimo.

Os dispositivos são construídos de forma simétrica e oferecem proteção bidirecional contra a propagação de chamas em caso de defl agrações e detonações estáveis e instáveis. O dispositi-vo é composto essencialmente por duas metades do corpo com tubo de choque integrado (1) e pelo conjunto abafador de chamas PROTEGO® (2) no centro. Vários FLAMEFILTER® (3) e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação de jogo FLAMEFILTER®, caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO® de construção modular. O número e o espaçamento dos FLAMEFILTER® são adaptados em função das condições de uso do dispositivo.

Indicando os parâmetros operacionais, como a temperatura, pressão e grupo de explosão ou composição da substância, pode-se selecionar o corta-chamas à prova de detonação em linha ideal a partir dos vá-rios equipamentos admissíveis. Os corta-chamas do tipo PROTEGO®

DA-UB estão disponíveis para os grupos de explosão de IIA até IIB3.

Modelos e especifi caçõesEstão disponíveis quatro versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha em Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adicional contra combustão de curta duração de um lado

Corta-chamas à prova de detonação em linha com dois sensores de temperatura* integrados para proteção adicional contra combustão de curta duração de ambos os lados

Corta-chamas à prova de detonação em linha com camisa de aquecimento

Outros dispositivos especiais sob solicitação

*Termoresistência para grupo deequipamentos II, categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DA-UB- – - –

DA-UB- T - –

DA-UB- TB - –

DA-UB- H -

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho de 1,1 bar ab-soluta.

Divergindo disso, estão disponíveis, sob solicitação, vários equipamentos com homologações especiais para pressões mais elevadas (veja a tabela 3) e temperaturas mais elevadas.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• capacidade ideal através do patenteado Shock Wave Guide Tube Effect (SWGTE)

• número reduzido de FLAMEFILTER® devido à utilização do tubo de choque patenteado (SWGTE)

• estrutura modular permite a troca individual dos FLAMEFILTER®

• séries de construção diferentes possibilitam a perda de pressão escalonável pela superfície dos FLAMEFILTER®

• estrutura de manutenção fácil

• área de aplicação ampliada para temperaturas e pressões de trabalho mais elevadas

• efeito bilateral, bem como sentido de fl uxo e posição de montagem arbitrários

• possível montagem de sensores de temperatura

• perda de pressão mínima e, com isso, baixos custos de operação e do ciclo de vida

• peças de reposição econômicas

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

b

DN DN

Ø a NG

2 31

Conexão à zona a ser protegida (somente se aplica ao tipo DA-UB-T-....)

c M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

ma-

nute

nção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)

Versão com um ou dois sensores de temperatura

- Versão atual em www.protego.com

Page 47: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

159

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar a combinação dos tamanhos nominais/diâmetros nomi-nais (NG/DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

outras combinações com tamanhos nominais/diâmetros nominais (NG/DN) com capacidade de fl uxo melhorada sob solicitação

Padrão

NG 1506"

1506"

2008"

30012"

40016"

50020"

60024"

70028"

80032"

140056"

DN ≤ 502"

803"

≤ 1004"

≤ 1506"

≤ 2008"

≤ 25010"

≤ 30012"

≤ 35014"

≤ 40016"

≤ 60024"

a 285 285 340 445 565 670 780 895 1015 1675

b

IIA -P1,1 700 800 1000 1200 1400 2200IIA -P1,2 388 388 488 626IIB3-P1,1 500 638 724 824 1000 1200 1400IIB3-P1,2 388 388

c 500 500 520 570 620 670 720 770 820 1060

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalho

NG 1506"

1506"

2008"

30012"

40016"

50020"

60024"

70028"

80032"

140056"

DN ≤ 502"

803"

≤ 1004"

≤ 1506"

≤ 2008"

≤ 25010"

≤ 30012"

≤ 35014"

≤ 4006"

≤ 60024"

Gr.

expl

. IIA Pmáx. 1,8 1,8 1,6 1,6 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1 1,6

IIB3 Pmáx. 1,5 1,5 1,5 1,5 1,1 1,1 1,1 1,1 1,1

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação Valores intermediários até Pmáx. sob solicitação

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 48: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

160

para detonações instáveis e estáveis bem como para defl agrações em Versão de passagem reta com tubo de choque, de efeito bilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-UB

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão A B C

O corpo também pode ser fornecido em aço, com revestimento em ECTFE.

Corpo Camisa de aquecimento (DA-UB-T-(H)-...)

AçoAço

Aço inoxidávelAço inoxidável

HastelloyAço inoxidável

Vedação PTFE PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A B, C D

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A B C D * os FLAMEFILTER® também podem ser

fornecidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy Espaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

- Versão atual em www.protego.com

Page 49: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

161

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) 1833-L

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) 1830-L

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-UB

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

* * * *

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

* * *

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

NG /

DN—

NG /

DN—

* P1,2

* P1,2

DA-UB-IIA-P1,1

DA-UB-IIB3-P1,1

Page 50: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

162

para detonações instáveis e estáveis bem como para defl agrações em Versão de passagem reta com absorvedor de choque, de efeito bilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-CG

Conexão à zona a ser protegida (somente se aplica ao tipo DA-CG-T-....)

Função e descrição

Os corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO®

DA-CG foram desenvolvidos especialmente para o mercado america-no e otimizados visando os requisitos da Guarda Costeira dos EUA. Os dispositivos são construídos de forma simétrica e oferecem prote-ção bidirecional contra a propagação de chamas em caso de defl agra-ções e detonações estáveis e instáveis.

A velocidade da detonação entrando é consideravelmente reduzida através do efi caz absorvedor de choque (1). Isto leva a uma melhor extinção das chamas nas fendas estreitas do FLAMEFILTER® (3).

O dispositivo é composto essencialmente por duas metades do cor-po com absorvedor de choque integrado e pelo conjunto abafador de chamas PROTEGO® (2) no centro. Vários FLAMEFILTER® (3) e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação de jogo de FLAMEFILTER®, caracterizam o conjunto abafador de chamas PROTEGO® de construção modular. O número e o espaçamento dos FLAMEFILTER® são adaptados em função das condições de uso do dispositivo.

Indicando os parâmetros operacionais, como a temperatura, pressão e grupo de explosão ou composição da substância, pode-se selecionar o corta-chamas à prova de detonação em linha ideal a partir dos vá-rios equipamentos admissíveis. Os corta-chamas do tipo PROTEGO®

DA-CG estão disponíveis para os grupos de explosão de IIA até IIB3.

A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho conforme a tabela 3. Divergindo disso, estão disponíveis equipamentos com homologações especiais para pressões mais elevadas e temperaturas mais elevadas sob so-licitação.

Modelos e especifi caçõesEstão disponíveis três versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha em Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adi-cional contra combustão de curta duração de um lado

Corta-chamas à prova de detonação em linha com dois sensores de temperatura* integrados para prote-ção adicional contra combustão de curta duração de ambos os lados

Outros dispositivos especiais sob solicitação

*Termoresistência para grupo de equipamentos II, categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DA-CG- –

DA-CG- T

DA-CG- TB

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

Os corta-chamas são verifi cados conforme a norma americana Standard 33 CFR Parte 154 e aceites pela Guarda Costeira dos EUA.

Características especiais e vantagens• oferece segurança em caso de defl agrações e

detonações estáveis e instáveis

• número mínimo de discos FLAMEFILTER® devido à utilização do absorvedor de choque efi caz

• estrutura modular permite a troca individual dos FLAMEFILTER®

• séries de construção diferentes possibilitam a perda de pressão escalonável pela superfície dos FLAMEFILTER®

• estrutura de manutenção fácil

• disponível em diâmetros nominais grandes

• área de aplicação ampliada para temperaturas e pressões de trabalho mais elevadas

• efeito bilateral, bem como sentido de fluxo e posi-ção de montagem arbitrários

• possível montagem dos sensores de temperatura

• perda de pressão mínima e, com isso, baixos custos de operação e do ciclo de vida

• peças de reposição econômicas

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

b

DN DN

NG

Ø a

2 31

c M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)

Versão com um ou doissensores de temperatura

- Versão atual em www.protego.com

Page 51: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

163

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar a combinação dos tamanhos nominais/diâmetros nomi-nais (NG/DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

outras combinações com tamanhos nominais/diâmetros nominais (NG/DN) com capacidade de fl uxo melhorada sob solicitação

Padrão

NG 1506"

1506"

2008"

30012"

40016"

50020"

60024"

70028"

80032"

100040"

120048"

DN ≤ 502"

803"

≤ 1004"

≤ 1506"

≤ 2008"

≤ 25010"

≤ 30012"

≤ 35014"

≤ 40016"

≤ 50020"

≤ 60024"

a 285 285 340 460 580 715 840 1025 1025 1255 1485b 650 650 700 800 900 1100 1250 1500 1500 1700 2000c 300 300 330 380 490 540 590 690 690 790 880

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalho

Gr.

expl

.

NG 1506"

1506"

2008"

30012"

40016"

50020"

60024"

70028"

80032"

100040"

120048"

DN ≤ 502"

803"

≤ 1004"

≤ 1506"

≤ 2008"

≤ 25010"

≤ 30012"

≤ 35014"

≤ 4006"

≤ 50020"

≤ 60024"

IIA (D) Pmáx. 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2 1,2

IIB3 (C) Pmáx. 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 52: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

164

para detonações instáveis e estáveis bem como para defl agrações em Versão de passagem reta com absorvedor de choque, de efeito bilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-CG

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpo Versão A B

Materiais especiais sob solicitação Corpo Aço Aço inoxidável

Vedação PTFE PTFE Conjunto abafador de chamas A B

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamas Versão A B * os FLAMEFILTER® também podem ser fornecidos em tântalo,

Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável

FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável

Espaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeada EN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitação ANSI 150 lbs RFSF ANSI

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

- Versão atual em www.protego.com

Page 53: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

165

Diagramas de vazão

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DA-CG

Per

da d

e pr

essã

o ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) Leistung-000042-pt-BR

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme

ISO 6358 (20 °C, 1 bar). ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. (m³/h) Leistung-000061-pt-BR

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

airfl ow in thousands of CFH

pre

ssur

e dr

op ∆

p –

inch

W.C

.

airfl ow in thousands of CFH

airfl ow in thousands of CFH

NG /

DN—

NG /

DN—

DA-CG-IIA (D) - P1,2

DA-CG-IIB3 (C) - P1,6

Page 54: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

166

para detonações instáveis e estáveis, bem como defl agrações em Versão angular com absorvedor de choque, de efeito unilateral

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/EU

A Versão padrão pode ser aplicada até uma temperatura de trabalho de +60 °C e uma pressão de trabalho conforme a tabela 3. Divergindo disso, estão disponíveis várias homologações especiais para pressões mais elevadas e temperaturas mais elevadas sob solicitação.

Teste de protótipo segundo a diretriz ATEX 94/9/CE e EN ISO 16852, assim como outras normas internacionais.

Características especiais e vantagens

• número mínimo de discos de FLAMEFILTER® devido à utilização do absorvedor de choque efi caz

• desmontagem e montagem mais rápidas possível do conjunto abafador de chamas PROTEGO® bem como do FLAMEFILTER® individual na armação

• estrutura modular permite a troca individual dos FLAMEFILTER®

• oferece segurança em caso de defl agrações e detonações estáveis e instáveis

• construção angular economiza curva de tubulação

• área de aplicação ampliada para temperaturas e pressões de trabalho mais elevadas

• perda de pressão mínima e, com isso, baixos custos de operação e do ciclo de vida

• peças de reposição econômicas

Modelos e especifi cações

Estão disponíveis quatro versões:

Corta-chamas à prova de detonação em linha em Versão básica

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado como proteção adicional contra combustão de curta duração

Corta-chamas à prova de detonação em linha com camisa de aquecimento

Corta-chamas à prova de detonação em linha com sensor de temperatura* integrado e camisa de aquecimento

*Termoresistência para grupo deequipamentos II, categoria (1) 2 (cat. GII (1) 2)

DR/EU- – –

DR/EU- T –

DR/EU- H –

DR/EU- H - T

Função e descrição

O corta-chamas à prova de detonação em linha do tipo PROTEGO® DR/EU é um desenvolvimento continuado do corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® DR/ES que é utilizado e comprovado há déca-das na indústria. O dispositivo oferece segurança contra defl agrações e detonações estáveis e instáveis. A Versão angular clássica oferece vantagens consideráveis em termos de manutenção e custos compa-rado com a construção de passagem reta.

Na entrada de uma detonação no dispositivo, a energia do golpe de detonação é retirada através do absorvedor de choque integrado (1), antes de a chama ser apagada nas fendas estreitas do FLAMEFIL-TER® (3).

Vários FLAMEFILTER® e espaçadores, encaixados de forma estável em uma armação do jogo de FLAMEFILTER® (4) caracterizam o con-junto abafador de chamas PROTEGO® (2). O espaçamento e o nú-mero de FLAMEFILTER® são determinados mediante os parâmetros operacionais da mistura fl uindo (grupo de explosão, pressão, tempe-ratura). Este corta-chamas à prova de detonação em linha pode ser utilizado para os grupos de explosão IIA até IIB3.

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

DN

DN

DN

Ø d

a

b

c

Versão com montagem de um sensor de temperatura

Conexão à zona a ser protegida

e M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

(sen

sor d

e te

mpe

ratu

ra)

c1 M

edid

a de

des

mon

tage

m p

ara

man

uten

ção

1

2

3

4

1

2

3

4

- Versão atual em www.protego.com

Page 55: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

167

Tabela 1: Tabela de dimensões Dimensões em mmPara selecionar o diâmetro nominal (DN), utilize os diagramas de vazão nas páginas seguintes

DN 25 / 1" 32 / 1 ¼" 40 / 1 ½" 50 / 2" 65 / 2 ½" 80 / 3" 100 / 4" 125 / 5" 150 / 6"a 125 125 153 155 198 200 250 332 335b 140 140 183 185 223 225 290 357 360c 210 210 290 290 365 365 440 535 535c1 285 285 395 395 500 500 595 750 750d 150 150 210 210 275 275 325 460 460e 495 495 600 600 705 705 795 950 950

Tabela 2: Seleção do grupo de explosãoMESG Gr. expl. (IEC/CEN) Grupo gás (NEC)

Aprovações especiais sob solicitação> 0,90 mm IIA D≥ 0,75 mm IIB2 C≥ 0,65 mm IIB3 C

Tabela 3: Seleção da pressão máx. de trabalhoDN 25 / 1" 32 / 1 ¼" 40 / 1 ½" 50 / 2" 65 / 2 ½" 80 / 3" 100 / 4" 125 / 5" 150 / 6"

Gr.

expl

. IIA Pmáx. 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,5 1,2 1,2IIB2 Pmáx. 1,4 1,4IIB3 Pmáx. 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,6 1,4 1,2* 1,2*

Pmáx. = pressão de trabalho máxima admissível em bar absoluta, pressão de trabalho mais elevada sob solicitação, * conjunto abafador de chamas especial

Tabela 4: Indicação da temperatura máx. de trabalho≤ 60 °C Temperaturas de trabalho mais elevadas sob solicitação

T60 Ttemperatura máxima de trabalho admissível em °C

Tabela 5: Seleção de material para o corpoVersão B C D

* para equipamentos em caso de aplicação com temperaturas elevadas a partir de 150 °C (T150), vedações em PTFE.O corpo e a tampa com absorvedor de choque podem ser fornecidos em aço com revestimento de ECTFE.

CorpoCamisa de aquecimento (DR/EU-H-(T)-...)

AçoAço

Aço inoxidávelAço inoxidável

HastelloyAço inoxidável

Tampa com absorvedor de choque Aço Aço inoxidável HastelloyO-Ring FPM * PTFE PTFEConjunto abafador de chamas A C, D E

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 6: Combinações de material do conjunto abafador de chamasVersão A C D E

* os FLAMEFILTER® também podem ser fornecidos em tântalo, Inconel, cobre, etc. em caso de utilização dos materiais do corpo ou da armação listados.

Armação do jogo de FLAMEFILTER® Aço Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy

FLAMEFILTER® * Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy HastelloyEspaçadores Aço inoxidável Aço inoxidável Hastelloy Hastelloy

Materiais especiais sob solicitação

Tabela 7: Tipo de conexão fl angeadaEN 1092-1, forma B1 ou DIN 2501, forma C, PN 16, a partir de DN 200 PN 10 EN ou DIN

Outras conexões sob solicitaçãoANSI 150 lbs RFSF ANSI

para segurança e proteção do meio ambiente

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR

Page 56: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

168

Corta-chamas à prova de detonação em linha

PROTEGO® DR/EU

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r) DR/EU-IIA-P*

Vazão V. [m³/h] 1792-L

P

erda

de

pres

são ∆p

(mba

r)

Vazão V. [m³/h] 1793-L

– – – DR/EU-IIB2-P1,4–––– DR/EU-IIB3-P*

P* veja tabela 3

Reservados os direitos a modifi cações técnicas e de propriedade conforme ISO 16016

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

airfl ow in thousands of CFH

pr

essu

re d

rop ∆p

– in

ch W

.C.

Estes diagramas de vazão foram determinados em uma bancada de medição de vazão calibrada e certifi cada pela TÜV.A vazão V

.em m³/h refere-se ao estado técnico padrão do ar conforme ISO 6358 (20 °C, 1 bar).

ConVersão para outras densidades e temperaturas, veja o cap. 1: Bases técnicas.

Diagramas de vazão

KA / 4 / 0414D 0415 / P-BR - Versão atual em www.protego.com

Page 57: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

169

Notas:

para segurança e proteção do meio ambiente

Page 58: Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO · Corta-chamas à prova de detonação PROTEGO® Capítulo 4 para segurança e proteção do meio ambiente Capítulo 4. 114 Corta-chamas

para segurança e proteção do meio ambiente

www.protego.com