código de conduta do fornecedor - snc-lavalin/media/files/s/snc-lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4...

16
Código de Conduta do Fornecedor

Upload: others

Post on 12-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

Código de Conduta do Fornecedor

Page 2: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Na SNC-Lavalin, agir com integridade significa fazer as escolhas certas e manter os padrões mais elevados de comportamento ético. E manter uma reputação de integridade depende das ações de todos na organização, bem como de terceiros com quem nos relacionamos.

Como signatários do Pacto Global das Nações Unidas, temos o compromisso de promover nossos valores fundamentais – Segurança, Integridade, Colaboração, Inovação – em relação aos direitos humanos, ao trabalho, ao meio ambiente e a práticas anticorrupção.

Portanto, os fornecedores, subcontratados e representantes da SNC-Lavalin, bem como qualquer pessoa que trabalhe para eles ou atue

em seu nome (incluindo seus funcionários, consultores, fornecedores e representantes), devem respeitar e compartilhar os princípios expressos neste Código de Conduta do Fornecedor.

Este documento define os padrões sobre como trabalhar ou atuar em nome da SNC-Lavalin e resume nossos princípios de governança. Esperamos que você nunca abra mão da integridade, sempre cumpra este Código de Conduta do Fornecedor e todas as leis e regulamentos aplicáveis e evite situações comerciais que possam comprometer a integridade da SNC-Lavalin.

Você é nosso principal parceiro e seu compromisso é fundamental para o nosso sucesso em comum. Obrigado por estar comprometido com nossos valores e a promoção de uma cultura de integridade.

Ian L. EdwardsPRESIDENTE E CEO

Nós colocamos segurança na alma de tudo o que fazemos, para proteger pessoas, bens e o meio ambiente.

Nós fazemos a coisa certa, não importa o que, e somos responsáveis por nossas ações.

Trabalhamos juntos e abraçamos a contribuição única uns dos outros para oferecer resultados surpreendentes para todos.

Redefinimos a engenharia ao pensar de forma ousada, orgulhosa e diferente.

VALORES QUE NOS GUIAMNossos valores são a essência da identidade da nossa empresa. Eles representam como agimos, conversamos e nos comportamos e como nos relacionamos com nossos clientes e partes interessadas.

S E G U R A N Ç A

I N T E G R I D A D E

COLABORAÇÃO

I N O V A Ç Ã O

Page 3: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

ÍNDICE

Valores que nos guiam 2

Mensagem do Presidente 2

1 Uma cultura de padrões éticos elevados 4

2 Evitando Conflito de Interesses 4

3 Adoção de práticas comerciais apropriadas 5

3.1 Antitruste e Competição 5

3.2 Antissubornos e Anticorrupção 5

3.2.1 Pagamentos de facilitação 6

3.2.2 Presentes e gestos de hospitalidade 6

3.3 Lobby 7

3.4 Lavagem de dinheiro e evasão fiscal 7

3.5 Conformidade comercial, controles de exportação e antiboicote 7

3.6 Práticas contábeis e manutenção de registros 8

4 Responsabilidade social da empresa 8

4.1 Direitos Humanos 8

4.2 Respeito mútuo 9

4.3 Saúde, segurança e meio ambiente 9

5 Informações confidenciais e privacidade de dados 10

6 Denúncia de suspeita de conduta indevida e reclamações 10

Referências 11

Glossário 12

Para mais informações, consulte nossas referências disponíveis no apêndice ao fim deste documento ou acesse www.snclavalin.com/en/about/integrity.

Os termos em azul, negrito e itálico estão definidos em um glossário disponível no apêndice no final deste documento.

Page 4: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

4

1. Uma cultura de padrões éticos elevadosA SNC-Lavalin promove a integridade e os mais elevados padrões éticos em todos os aspectos dos seus negócios. Na SNC-Lavalin queremos trabalhar com terceiros que compartilham nossos valores e cultura de integridade.

Os fornecedores, subcontratados e representantes da SNC-Lavalin, bem como qualquer pessoa que trabalhe para eles ou que atue em seu nome (incluindo seus funcionários, consultores, fornecedores e representantes), devem respeitar e compartilhar os princípios expressos neste Código de Conduta do Fornecedor. Para as finalidades deste documento, o termo “fornecedor” inclui todos eles.

Isso significa que todos os fornecedores devem impor aos seus próprios fornecedores obrigações tão rigorosas quanto as estabelecidas neste Código de Conduta do Fornecedor, sempre que estiverem envolvidos com negócios da SNC-Lavalin.

Isso também significa que todos os fornecedores devem fornecer aos seus funcionários informações e treinamento suficientes para garantir que eles entendam e cumpram as obrigações estabelecidas neste Código de Conduta do Fornecedor.

Os fornecedores devem confirmar, por escrito, que cumprirão com os princípios estabelecidos neste Código de Conduta do Fornecedor.

Todos nós podemos contribuir para manter nossos padrões éticos elevados manifestando-nos sempre que encontrarmos uma situação que possa gerar dúvidas sobre integridade ou má conduta. Pedimos que nossos fornecedores façam o mesmo. O processo de denúncia está descrito na última seção deste nosso Código de Conduta do Fornecedor.

2. Evitando Conflito de Interesses

Ao trabalhar para ou em nome da SNC-Lavalin, os fornecedores sempre devem:

Agir no melhor interesse da SNC-Lavalin;

Revelar para seu contato na SNC-Lavalin, completa e honestamente, por escrito, qualquer conflito de interesses real, potencial ou aparente antes de iniciar negociações e/ou uma relação comercial com a SNC-Lavalin;

Divulgar imediatamente ao seu contato na SNC-Lavalin, por escrito, qualquer conflito de interesses que surja durante sua relação comercial com a SNC-Lavalin; e

Evitar qualquer conflito de interesses, quer seja real, potencial ou aparente, que não seja revelado e atenuado adequadamente.

Page 5: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

SNC-LAVALIN | CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2020 5

3. Adoção de práticas de negócio apropriadasO fornecedor deve atuar de acordo com todas as leis e regulamentos aplicáveis, incluindo, entre outros, os relacionados com corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, concorrência, controles de exportação, escravidão moderna (e tráfico de pessoas) e, segurança e saúde no trabalho.

3.1 Antitruste e Competição

Essas leis geralmente são projetadas para promover a livre concorrência no mercado.

Os fornecedores sempre devem:

Envolver-se em práticas comerciais competitivas justas e honestas; e

Cumprir a legislação antitruste e de concorrência.

Os fornecedores nunca devem negociar, ser conivente ou concordar com:

Fixação ou controle de preços e termos ou condições;

Restrição da concorrência ou negociações;

Compartilhamento de informações confidenciais com concorrentes atuais ou potenciais, ou com qualquer outra parte relevante;

Divisão ou atribuição de clientes, mercados ou territórios; ou

Optar por não enviar, retirar ou apresentar uma proposta artificial com o objetivo de influenciar o resultado de um processo de licitação.

3.2 Antissubornos e Anticorrupção

Fornecedores jamais devem aceitar, solicitar, oferecer, prometer, conceder ou autorizar suborno, propina, pagamentos ou qualquer coisa que possa ser considerada como tal (presentes, entretenimento, ofertas de emprego, contratos ou benefícios de qualquer tipo) para/de qualquer terceiro com a intenção de obter vantagem imprópria ou ilegítima, reter negócios ou influenciar as ações de terceiros.

Os fornecedores devem sempre evitar qualquer tipo de violação à Convenção de Combate ao Suborno de Funcionários Estrangeiros em Transações de Negócios Internacionais da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Lei de Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros do Canadá, Lei de Corrupção do Reino Unido, Lei de Práticas de Corrupção no Exterior dos Estados Unidos e qualquer legislação análoga dessas e outras jurisdições.

Page 6: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

6

3.2.1 Pagamentos de FacilitaçãoOs fornecedores nunca devem fazer pagamentos de facilitação em nome da SNC-Lavalin ou com intenção de beneficiar a SNC-Lavalin, quer estejam trabalhando direta ou indiretamente com a SNC-Lavalin. Essa restrição se aplica até mesmo em países onde a lei permite pagamentos de facilitação.

3.2.2 Presentes e Gestos de hospitalidadeOs fornecedores devem sempre cumprir os princípios ao oferecer, aceitar ou trocar presentes, hospitalidade ou entretenimento em nome da SNC-Lavalin.

Os fornecedores sempre devem:

Ter certeza de que os benefícios estão em conformidade com todos os regulamentos e leis aplicáveis;

Ter certeza de que os benefícios estão em conformidade com este Código de Conduta do Fornecedor;

Obter autorização prévia, por escrito, de seu contato na SNC-Lavalin;

Certificar-nos de que os benefícios sejam de valor razoável, auditáveis e adequados à ocasião e às funções dos envolvidos;

Ser honestos e transparentes ao intercambiar benefícios;

Registrar os benefícios concedidos com precisão em seus livros e registros;

Ter discernimento, especialmente ao oferecer benefícios a agentes públicos, uma vez que estão sujeitos a regras, regulamentos e leis mais rígidas.

Os fornecedores nunca devem:

Aceitar ou oferecer benefícios ilegais, indecentes ou ofensivos de qualquer forma, que envolvam jogos de azar, ou violem nosso Código de Conduta do Fornecedor;

Trocar benefícios por qualquer vantagem ou influência indevida em uma relação comercial;

Solicitar benefícios a qualquer pessoa;

Intercambiar benefícios quando isso possa gerar questões sobre conflitos de interesses.

Oferecer, aceitar ou trocar dinheiro ou equivalente em nome da SNC-Lavalin.

Page 7: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

SNC-LAVALIN | CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2020 7

3.3 LobbyA SNC-Lavalin interage com agentes públicos e representantes públicos de maneira honesta, transparente e responsável. Temos o compromisso de criar e manter relações construtivas e positivas no setor público. Muitas jurisdições promulgaram leis e regulamentos que exigem vários níveis de divulgação das atividades de lobby.

Os fornecedores sempre devem:

Estar familiarizados e cumprir todos os regulamentos e leis relacionados a lobby.

3.4 Lavagem de dinheiro e Evasão fiscal

Os fornecedores sempre devem:

Cumprir as leis e os regulamentos contra lavagem de dinheiro;

Cumprir todas as leis e regulamentos fiscais nas jurisdições em que operam;

Agir com cautela para impedir que a SNC-Lavalin seja envolvida ou usada em lavagem de dinheiro, evasão fiscal ou outras atividades criminosas; e

Reconhecer e monitorar possíveis sinais de alerta que possam ajudar a detectar atividades incomuns ou suspeitas.

3.5 Conformidade comercial, Controles de exportação e Antiboicote

Os fornecedores sempre devem:

Conduzir suas atividades em conformidade com todos os controles de exportação, sanções econômicas e leis e regulamentos antiboicote locais e internacionais aplicáveis em todas as jurisdições onde fazem negócios; e

Evitar a inclusão em um contrato de qualquer cláusula que possa ter o efeito de boicotar ilegalmente o comércio com um país.

Page 8: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

8

3.6 Práticas contábeis e Manutenção de registros

Os fornecedores sempre devem:

Manter livros, registros e documentos completos e exatos, de acordo com os princípios de manutenção de registros geralmente aceitos;

Permitir à SNC-Lavalin, mediante aviso prévio razoável, o direito de auditar e acessar todos os seus livros, registros e documentos, conforme possa ser relevante para comprovar o cumprimento das obrigações dos fornecedores de acordo com este Código de Conduta do Fornecedor; e

Conceder tal acesso durante a vigência de seu contrato com a SNC-Lavalin e por um período de seis (6) anos após sua rescisão ou extinção.

4. Responsabilidade social da empresa

4.1 Direitos Humanos

Na SNC-Lavalin acreditamos que todos devem ser tratados com dignidade, justiça e respeito. Temos o compromisso de apoiar a proteção e preservação dos direitos humanos em todas as nossas operações.

Os fornecedores sempre devem:

Evitar envolvimento com atividades que incentivem abusos aos direitos humanos, escravidão moderna, tráfico de seres humanos, trabalho infantil, trabalho forçado, independentemente da legislação e dos costumes locais;

Permitir a seus empregados optar por deixar seu emprego livremente, mediante aviso prévio;

Fornecer aos seus funcionários treinamento para ajudá-los a reconhecer situações em que exista o risco de escravidão moderna; e

Garantir que sua cadeia de fornecimento esteja livre de qualquer forma de escravidão moderna, exigindo que seus próprios fornecedores façam o mesmo.

Page 9: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

SNC-LAVALIN | CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2020 9

4.2 Respeito mútuo

A preservação da dignidade, privacidade e direitos de todos é uma prioridade para nós.

Os fornecedores sempre devem:

Manter um ambiente de trabalho livre de discriminação, assédio ou violência.

4.3 Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Temos o compromisso de fazer negócios de maneira segura, ética e responsável ambiental e socialmente.

Os fornecedores sempre devem:

Garantir que o cumprimento dos regulamentos e leis aplicáveis de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho seja tratado como o padrão mínimo em todos os lugares em que conduzirem negócios;

Proteger qualquer pessoa que participe de suas operações (incluindo funcionário e/ou consultor da SNC-Lavalin) e/ou que entre em contato com seus locais de trabalho e escritórios;

Concentrar-se no reconhecimento de perigos, na avaliação de riscos e na eliminação de perigos;

Procurar estabelecer um ambiente de trabalho sem incidentes; e

Ser prudente ao tomar decisões ambientais que afetam nosso planeta.

Page 10: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

10

5. Informações confidenciais e Privacidade de dados

Os fornecedores sempre devem:

Proteger as informações confidenciais pertencentes à SNC-Lavalin, a seus clientes, a seus concorrentes e a seus parceiros de negócios contra acesso inadequado ou não autorizado;

Obter consentimento por escrito antes de usar ou acessar essas informações confidenciais;

Limitar o acesso a informações confidenciais àqueles que precisam para realizar suas tarefas;

Proteger informações pessoais e privadas de acordo com as leis aplicáveis de proteção e privacidade de dados;

Ter em vigor políticas e procedimentos adequados para garantir que as informações sejam mantidas protegidas, seguras e confidenciais; e

Continuar a proteger essas informações mesmo após o término de suas relações com a SNC-Lavalin.

6. Denúncia de suspeita de conduta indevida e PreocupaçõesNa SNC-Lavalin acreditamos que todos nós podemos contribuir para manter nossos padrões éticos elevados, manifestando-nos sempre que encontrarmos uma situação que possa gerar dúvidas sobre integridade ou má conduta. É por isso que os fornecedores devem relatar à SNC-Lavalin qualquer evidência ou suspeita de que qualquer pessoa envolvida com os negócios da SNC-Lavalin (incluindo, entre outros, funcionários da SNC-Lavalin e do fornecedor):

› Violou o Código de Conduta da SNC-Lavalin;

› Violou este Código de Conduta do Fornecedor;

› Não cumpriu alguma lei, regra ou regulamento aplicável; ou

› Praticou qualquer outro tipo de má conduta ou pressão visando o comprometimento de nossos padrões éticos.

Os fornecedores devem relatar imediatamente qualquer uma dessas situações por meio de um dos seguintes recursos:

› Sua pessoa de contato na SNC-Lavalin;

› A Linha Direta de Denúncias (operada por um fornecedor terceirizado e seguro) da SNC-Lavalin, em www.clearviewconnects.com.

A SNC-Lavalin tem o compromisso de criar um ambiente onde todos se sintam à vontade para denunciar qualquer situação, conforme descrito acima. A SNC-Lavalin proíbe retaliações contra qualquer pessoa que, de boa-fé, venha a apresentar suas preocupações.

Page 11: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

SNC-LAVALIN | CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2020 11

REFERÊNCIAS

Para obter mais informações sobre como a SNC-Lavalin aplica os princípios estabelecidos neste documento, consulte:

Nosso Código de Conduta

Nosso procedimento sobre Conformidade.

Nosso Relatório sobre lobby e atividades políticas.

Nosso procedimento sobre Conformidade comercial.

nossa Declaração sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos.

Nosso Relatório de Sustentabilidade;

Nossa Declaração de Política de Sustentabilidade;

Nosso procedimento sobre Discriminação, Assédio e Violência no Local de Trabalho;

Nosso BlueBook sobre saúde, segurança e meio ambiente;

Nosso Aviso de Privacidade.

Para obter mais informações e orientações gerais, veja: Nosso cenário de exemplo sobre antitruste e concorrência;

Nosso breve vídeo sobre antissuborno e anticorrupção;

Nosso breve vídeo sobre lavagem de dinheiro;

Nosso breve vídeo sobre escravidão moderna;

Nosso breve vídeo sobre informações confidenciais.

Page 12: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

12

Agente Público refere-se a um oficial ou funcionário, ou qualquer pessoa (como advogado ou representante legal) que represente ou atue em nome de:

› Qualquer instância governamental (federal, distrital, estadual, municipal ou outra);

› Partidos políticos, representantes de partidos e candidatos a cargo político;

› Entidades de propriedade e controladas pelo Estado;*

› Órgãos públicos internacionais ou intergovernamentais; ou

› Uma pessoa que ocupa um cargo legislativo, administrativo, judicial ou militar.

* "Entidade de propriedade e controlada pelo Estado" é uma entidade jurídica criada por um governo (federal, distrital, municipal ou outro) em que o governo exerce controle, tipicamente ao nomear seus funcionários e diretores. Uma entidade de propriedade ou controlada pelo Estado pode ser total ou parcialmente de propriedade de um governo e não deve ser confundida com empresas cujas ações são detidas em parte por um órgão governamental, uma vez que essas empresas são verdadeiramente corporações do setor privado que passam a ter uma entidade governamental como uma de seus acionistas, por exemplo, a SNC-Lavalin Group Inc., cujas ações são parcialmente detidas pela Caisse de dépôt et placement du Québec.

A título de exemplo, os seguintes são, em muitas jurisdições, entidades de propriedade e controladas pelo Estado: transporte público e serviços públicos; companhias aéreas e ferrovias nacionais; operadores de telecomunicações; serviços postais; corporações nacionais de radiodifusão; universidades, hospitais, institutos ou agências nacionais de pesquisa; organizações nacionais; empresas extrativistas, companhias controladas pela família real no governo de um país etc. Em algumas jurisdições, essas entidades de propriedade e controladas pelo Estado são, algumas vezes, referidas como "corporações da coroa".

Assédio e Bullying o assédio, seja ele sexual, psicológico ou de qualquer outra natureza existe quando uma pessoa é objeto de comportamentos chocantes ou ofensivos que afetam sua dignidade ou seu bem-estar físico e psicológico, ou que resultem em um ambiente de trabalho prejudicial.

O assédio resulta em um ambiente de trabalho com clima de intimidação, hostilidade, degradação, humilhação ou agressão para o indivíduo e pode se manifestar por meio de comportamentos, comentários verbais, atos ou gestos repetidos e hostis ou inoportunos, ou ainda em um incidente único, porém grave. O assédio pode envolver palavras ou ações conhecidas ou que devem ser conhecidas como ofensivas, constrangedoras, humilhantes, degradantes ou indesejáveis. Isso inclui o bullying.

Benefício refere-se a algo de valor, tangível ou intangível, oferecido ou transmitido por uma pessoa a outra ou aos familiares dessa outra pessoa. Inclui todas as formas de presentes e gestos de hospitalidade. Sem limitação a eles, os exemplos de benefícios podem incluir: bens e mercadorias, refeições (incluindo bebidas), viagens, alojamento e entretenimento/eventos (ingressos para concertos ou eventos esportivos, acesso a salões VIP etc.).

Cliente refere-se à parte com quem a SNC-Lavalin assinou um contrato, ou um contrato preferencial, para a provisão a essa parte, de bens, trabalho ou serviços; ou os beneficiários definitivos de tais bens, trabalho ou serviços; ou ambos/todos eles, conforme o contexto possa exigir.

Concorrente refere-se a um terceiro que oferece, ou é capaz de oferecer, produtos ou serviços iguais ou semelhantes a alguns dos oferecidos pela SNC-Lavalin em mercados atendidos ou destinados a serem servidos pela SNC-Lavalin.

GLOSSÁRIO

Page 13: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

SNC-LAVALIN | CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2020 13

Conflito de Interesses refere-se a um conjunto de circunstâncias que cria um risco real, potencial ou aparente de que o julgamento profissional ou as ações em relação aos deveres e obrigações da parte interessada em relação à empresa serão indevidamente influenciados por um interesse secundário, o que geralmente beneficia as partes interessadas financeira, profissional e/ou pessoalmente.

Conflito de Interesses Aparente

refere-se a uma situação em que um observador possa razoavelmente concluir que existe um conflito de interesses mesmo quando não houver.

Conflito de Interesses Potencial

refere-se a uma situação em que existe uma possibilidade razoável de haver um conflito de interesses no futuro.

Conflito de Interesses Real refere-se a um conflito de interesses real e existente.

Controles de Exportação referem-se a leis e regulamentos que regulam e/ou restringem a exportação de itens e a transferência de itens para nações estrangeiras (e/ou de uma nação estrangeira para outra) e/ou cidadãos estrangeiros ou empresas por motivos de segurança nacional, política externa, combate ao terrorismo ou não proliferação.

Discriminação ocorre quando um indivíduo, ou grupo de indivíduos, é tratado de forma diferente, ou negativamente, em função de suas características pessoais; crenças; origem nacional ou étnica; cultura; religião; ideologia política; idade; deficiência mental ou física; gênero; orientação sexual; ou qualquer outro motivo proibido por lei.

Em Nome De significa, no contexto de uma medida tomada ou qualquer interação com terceiros, como clientes, subcontratados, fornecedores, outros contratantes, órgãos públicos, funcionários do governo, autoridades governamentais ou agências reguladoras, que a ação ou interação é ou pode ser razoavelmente percebida como sendo, em nome da, em benefício da, ou pode ser imputado à SNC-Lavalin.

Empresa refere-se à SNC-Lavalin Group Inc. e todas as entidades, joint ventures, parcerias ou outras empresas sob seu controle direto ou indireto.

Escravidão Moderna refere-se ao recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou receptação de pessoas por meios impróprios (como força, sequestro, fraude ou coerção) para fins impróprios. As formas mais comuns de exploração incluem servidão doméstica, casamento forçado, criminalidade forçada, trabalho forçado e exploração sexual.

Evasão Fiscal refere-se à evasão ilegal de impostos realizada por meio da falsificação de conteúdos fiscais com o objetivo de reduzir ou eliminar obrigações tributárias. Pode ocorrer na forma de relatório tributário desonesto, com a declaração de renda ou ganhos inferior, ou com a declaração de deduções ou perdas superior. A evasão fiscal pode ser realizada por indivíduos, corporações ou trustes.

Fornecedor refere-se a qualquer terceiro que forneça bens e/ou serviços ou realize trabalhos, incluindo fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços ou contratados/subcontratados.

Para as finalidades do Código de Conduta do Fornecedor, “Fornecedor” refere-se aos fornecedores, subcontratados e representantes da SNC-Lavalin, bem como a qualquer pessoa que trabalhe para eles ou atue em seu nome (incluindo seus funcionários, consultores, fornecedores e representantes).

GLOSSÁRIO

Page 14: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

14

Incidente refere-se a um evento inesperado que ocorre casualmente em conexão com outra coisa.

Informações Confidenciais referem-se a qualquer informação que não se destina a ser conhecida publicamente, incluindo, sem limitação: informação que deverá ser divulgada em breve, preço, negociação de contratos, informações estratégicas, capacidade, custos, informações de fornecimento, níveis de lucro, termos comerciais, termos de crédito, estratégias ou planos comerciais, planos, planos de construção, intenções de licitação, lance de mercado atual e prospectivo.

Lavagem de Dinheiro refere-se ao processo pelo qual uma pessoa oculta ou disfarça a identidade ou a origem dos fundos obtidos ilegalmente, de modo que pareçam ter origem em fontes legítimas.

Lobby refere-se ao processo de influência ou aconselhamento por quem deseja influenciar a política pública e governamental em todos os níveis: federal, estadual, regional e local. Envolve a defesa de um interesse que é afetado, na realidade ou potencialmente, pelas decisões de líderes do governo. Atividades de lobby podem ser realizadas por lobistas e/ou consultores lobistas.

Pagamentos de Facilitação referem-se a pagamentos não oficiais (ao contrário das taxas legítimas e oficiais) feitos com o objetivo de obter, facilitar ou acelerar uma decisão ou desempenho de um serviço, ou um ato rotineiro ao qual já temos direito como indivíduo ou empresa. Normalmente, são pequenos pagamentos feitos em dinheiro, ou pequenos presentes, para um indivíduo com pouco poder de decisão, mas capaz de controlar um processo (segurando, obstruindo ou eliminando o processo). Tendem a ser feitos secretamente e, muitas vezes, mas não exclusivamente, são solicitados nas seguintes situações:

› Obtenção de emissão de licenças ou permissões;

› Processamento de documentos governamentais, como vistos e outros documentos oficiais.

Parceiros de Negócios refere-se a terceiros com quem a SNC-Lavalin estabelece uma relação de negócios e dos quais se espera que ajam em nome da SNC-Lavalin para qualquer fim.

Um terceiro que forneça qualquer um dos seguintes tipos de serviços deve sempre ser considerado parceiro de negócios:

› solicitar ou obter licenças, vistos, autorizações, certificados ou documentos semelhantes;

› realizar liberação de bens e outros serviços relacionados à alfândega;

› prestação de serviços de recrutamento;*

› atuar como representante;

› realizar desenvolvimento de negócios;

› agir como lobista;

› agir como procurador ou parceiro local, em que for mandatado por lei;

› ou entrar com a empresa em qualquer forma de relacionamento de parceria, como JV ou consórcio.

Clientes e acionistas nominados não são considerados parceiros de negócios.

Consultores individuais não são considerados parceiros de negócios se forem contratados pelos Recursos Humanos ou Compras Corporativas e, portanto, passam pelo processo de recrutamento do RH e processos e procedimentos de integração. Esta exceção não se aplica se o consultor individual realizar atividades de desenvolvimento de negócios em nome da SNC-Lavalin. Se as atividades de desenvolvimento de negócios forem realizadas, o consultor individual será considerado um parceiro de negócios.

GLOSSÁRIO

Page 15: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

SNC-LAVALIN | CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 2020 15

Os escritórios de advocacia, EY, Deloitte, KPMG, BDO, Grant Thornton e PwC, e provedores de serviços técnicos, como arquitetos ou engenheiros, são considerados parceiros de negócios somente se estiverem agindo em nome de SNC-Lavalin e a entidade contratante estiver sediada em um país onde a pontuação do Índice de Percepção de Corrupção (conforme publicado anualmente pela Transparency International) for 45 ou inferior.

*Excluindo empréstimo de empregados e consultores, como terceirização de mão de obra (corretores de mão de obra e agências de pessoal).

Parte Interessada refere-se a uma pessoa ou organização que pode afetar, ser afetada ou perceber a si mesma como afetada por uma decisão ou atividade (como funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, reguladores, organizações sem fins lucrativos, investidores, acionistas etc.).

Proteção de Dados e Lei de Privacidade

refere-se à proteção de dados nacional ou territorial e à legislação de privacidade de dados implementada nos países em que a SNC-Lavalin opera. Por exemplo, o Regulamento Geral de Proteção de Dados e o Regulamento de Privacidade e Comunicações Eletrônicas são as leis aplicáveis na proteção de dados e na privacidade de dados na União Europeia e se aplicam a todo o processamento de dados pessoais realizados nessa jurisdição. A PIPEDA é uma das leis aplicáveis de proteção de dados e privacidade no Canadá.

Representante significa qualquer indivíduo ou organização que seja contratado e pago pela SNC-Lavalin para atuar em nome e auxiliar a SNC-Lavalin na busca de oportunidades relacionadas a vendas, independentemente do método de remuneração, onde o acordo exigir que indivíduo ou organização participe direta ou indiretamente de interações com qualquer terceiro (incluindo, sem limitação, funcionários ou agentes governo, qualquer órgão regulador ou administrativo, agências de aquisições, agências governamentais envolvidas em investimentos, ou qualquer entidade pública ou privada ou seus representantes). Isso inclui várias atividades de lobby.

Sanções Econômicas referem-se a leis e regulamentos que proíbem ou restringem negócios com determinados países e seus cidadãos e/ou com entidades ou pessoas designadas.

SNC-Lavalin refere-se à SNC-Lavalin Group Inc. e todas as entidades, joint ventures, parcerias ou outras empresas sob seu controle direto ou indireto.

Subcontratado refere-se a qualquer indivíduo ou entidade contratado(a) pela SNC-Lavalin para o fornecimento de bens e/ou serviços. Isso não inclui clientes ou funcionários da SNC-Lavalin.

Terceiro refere-se a qualquer indivíduo ou organização, que não seja a SNC-Lavalin, cujos funcionários e consultores possam entrar em contato com nosso trabalho e atividades comerciais, incluindo, mas não limitados a, parceiros de negócios (incluindo consórcios e parceiros de joint ventures), familiares, candidatos, concorrentes, clientes, fornecedores e agentes públicos.

Os empregados e consultores de terceiros não estão na folha de pagamento SNC-Lavalin.

Violência refere-se à utilização de força física que causa ou pode causar ferimentos físicos, ou ainda quaisquer gestos, comportamentos ou palavras que poderiam ser razoavelmente considerados uma ameaça à segurança de um indivíduo.

GLOSSÁRIO

Page 16: Código de Conduta do Fornecedor - SNC-Lavalin/media/Files/S/SNC-Lavalin/... · 2020. 8. 11. · 4 1. Uma cultura de padrões éticos elevados A SNC-Lavalin promove a integridade

Estação de Leeds Publicado em agosto de 2020