católica porto business school formação executiva · neste sentido, o mba executivo conta com a...

44
Católica Porto Business School Formação Executiva catolicabs.porto.ucp.pt MEMBER OF: EMPOWER YOUR FUTURE Invista em si

Upload: trantuyen

Post on 18-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Católica Porto Business School

FormaçãoExecutiva

catolicabs.porto.ucp.pt

MEMBER OF:

EMPOWERYOURFUTURE

Invista em si

Ofertaformativa*A Formação Executiva da Católica Porto Business School apresenta uma oferta de cursos e experiências que resultam da sua experiência, qualidade e exigência formativa. Ao que acresce a exclusividade e garantia das acreditações EQUIS e AMBA, que validam internacionalmente os nossos cursos e MBAs.

MBAs• MBA Atlântico• MBA Executivo

PÓS-GRADUAÇÕES• Marketing• Finanças e Controlo de Gestão• Finanças e Fiscalidade• Fiscalidade e Controlo de Gestão• Gestão de Projetos

ACADEMIAS CORPORATIVAS

PÓS-GRADUAÇÕES SETORIAIS • Gestão na Saúde• Gestão Hoteleira• Gestão para Juristas• Contabilidade e Finanças para Juristas

CURSOS EXECUTIVOS Capital Humano e Liderança• Workshop Liderança em Empresas Familiares• Curso Intensivo de Liderança• Comunicar com Arte

Finanças e Fiscalidade• Finanças para Gestores não Financeiros• Gestão Financeira• Fiscalidade Intensiva• Mergers and Acquisitions

Gestão• Curso Geral de Gestão• Controlo de Gestão: da Estratégia à Execução• Programa Intensivo de Gestão• Business Analytics

Gestão de Projetos• Gestão de Projetos• Programa Avançado em Gestão de Projetos• Oficinas de Gestão de Projetos

Marketing• Marketing Management• Marketing and Sales Intelligence• Customer Centric Company• Social Media Transformation

OFICINAS DE LÍDERES

*A Católica Porto Business School reserva-se o direito de alterar os programas.Informações detalhadas e atualizadas sobre cada curso, consulte www.catolicabs.porto.ucp.pt

ValoresExcelênciaSustentabilidadeRespeito pelo ser humano

Eixos EstratégicosInovaçãoInternacionalizaçãoInter-relação empresarial

08

Uma experiênciaúnicaCom o foco na preparação de profissionais para um mundo cada vez mais global, assim como na necessidade de estabelecer relações internacionais, acreditamos que é necessário levar o saber além do espaço físico de uma Escola. Juntamos aos nossos programas a possibilidade de experienciar outras vivências, quer através das atividades que desenvolvemos com os muitos parceiros que se aliam à nossa forma de ensinar, quer pela participação nas semanas internacionais.

Para nós, as competências transversais são ferramentas basilares na formação de profissionais. O Career and Development Office, um elemento exclusivo e verdadeiramente diferenciador da nossa Escola, trabalha com o principal enfoque no desenvolvimento dessas mesmas competências, através de inúmeras atividades de team building ou proporcionando sessões de coaching individuais.

A proximidade com as empresas vai além das parcerias que estabelecemos. Com a nossa experiência e posicio-namento temos a capacidade de agir de imediato no mercado e no tecido empresarial, com iniciativas como o Design Thinking, cujos resultados ensaiados podem ser aplicados a negócios e produtos, ou através dos nossos centros de investigação aplicada, o SLab e LEAD.lab.

À importância da dimensão social, humana e ética acrescentamos a qualidade dos nossos docentes, programas e métodos para darmos resposta à procura do Saber.

Seja bem-vindo a esta Escola de negócios feita por pessoas e para pessoas.

SOFIA SALGADO PINTODiretora da Católica PortoBusiness School

ANA CÔRTE-REALDiretora Adjunta para a Formação Executivada Católica Porto Business School

Mais do que cursos,oferecemos percursos!

Porque o “know-how”, o “know-people” e o “know-business” obrigam ao (re)conhecimento sustentado de valores e competências, o que é raras vezes posto em prática em cursos de Formação Executiva. Oferecemos um exigente e selecionado programa de formação nesses níveis, o que consideramos uma experiência distinta e transformadora.

09

10

A nossa missão

Preparar profissionais para os negócios globais com um grande foco no empreendedorismo, na sustentabilidade e no respeito pelas pessoas, antecipando as necessidades futuras das organizações e promovendo o desenvolvimento científico e o conhecimento aplicado. Alinhada com a missão da Escola preparamos executivos para os negócios, que refletem a maneira como vemos o papel do gestor.

Um rumo distinto

Crescemos, enquanto Escola, dentro de uma instituição maior — a Universidade Católica Portuguesa — onde o Humanismo, a Igualdade e o Respeito pelo indivíduo se apresentam como pilares na formação dos nossos alunos. Queremos preparar os nossos executivos com base nestes valores incentivando o desenvolvimento científico e aplicado, promovendo a sustentabilidade e o respeito pelas pessoas.

A Católica Porto Business School acrescenta valor à sua formação através da sua proximidade ao tecido empre-sarial nacional e, em particular, ao do Norte do país.

Trabalhamos na proximidade para levar mais longe os nossos profissionais e graduados, quer através de programas especializados que os preparam para a realidade nacional, quer através da participação em semanas internacionais que os põem em contacto com empresas, empresários e culturas diferentes.

Nos negócios como na vidaBem-vindo ao mundo das empresas e dos negócios, do trabalho e da cooperação. Existimos porque queremos tornar mais forte o elo que liga a vida aos negócios. Queremos ajudar a formar gestores que estejam nos negócios com a mesma verticalidade e valores com que regem a vida.

Na Católica Porto Business School crescemos, todos os dias, com os nossos participantes e fazemos crescer quem vem connosco.

Transformamos a Formação Executiva numa experiência e numa oportunidade porque queremos transformar os nossos profissionais em gestores de valor e com valores.

Dois dos nossos maiores trunfos para estes objetivos são as acreditações EQUIS e AMBA, que validam e reconhecem formalmente as nossas qualidades enquanto formadores de gestores especializados.

Com a acreditação EQUIS passamos, orgulhosamente, a fazer parte de um grupo restrito de Escolas de Gestão de topo a nível mundial. Somos a terceira escola de negócios do país a fazer parte deste grupo e a única da região Norte, o que valida o nosso posicionamento e reforça o reconhecimento internacional. A Católica Porto Business School junta-se à restrita lista de apenas 170 instituições no mundo que têm esta acreditação, num universo de 14000.

11

12

* Semanas realizadas no âmbito do MBA Executivo.

Uma escola internacionalSemanas internacionais

SOFT SKILLSKNOW-BUSINESSHARD SKILLS COM NEGÓCIO

SEMANA ESADE BUSINESS SCHOOL — BARCELONA*

Cumprindo o objetivo de exposição internacional dos alunos do MBA, o MBA Executivo terá a sua semana de encerramento na ESADE, parceira da Católica Porto Business School há muitos anos. A semana de Barcelona dá atenção à realidade global de uma empresa. Trata-se aqui de proporcionar aos alunos uma experiência interativa que integra os conceitos mais relevantes da Gestão Estratégica, num jogo de simulação, acompanhado pelo corpo de professores da ESADE, que ajudará os alunos a refletir estrategicamente sobre as várias opções empresariais.

SEMANA ALEMANHA*

A semana internacional na Alemanha será efetuada em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Alemã que organizará um road-show de visitas a empresas, em diferentes locais, e de diferentes setores, de forma a que os alunos contactem com as diferentes realidades da Alemanha. A Alemanha é uma localização económica extremamente competitiva com numerosas facetas que é necessário compreender:

• A sua estrutura regional, com os seus pontos fortes económicos (parcialmente motivados por razões históricas);

• O peso das empresas de média dimensão, que muitas vezes são consideradas a coluna vertebralda economia alemã;

• O sistema político de regionalização (isto é, 16 estados-federais com uma elevada autonomia);

• A colaboração construtiva entre empregadores/associações empresariais organizadas de forma eficientee sindicatos fortes;

• O sistema público-privado de cooperação com a economia para a investigação e desenvolvimento,que dá um impulso extraordinário à inovação;

• A colaboração estreita entre o ensino, no qual se inclui a formação profissional dual com o objetivode colocar no mercado recursos humanos qualificados de acordo com as necessidades das empresas.

13

Uma escola internacionalParcerias internacionais

14

ALUNOS

Career and Development Office

COM NEGÓCIOSOFT SKILLS COM EQUIPASEM EQUIPA

Como uma janela com vista para o mercado de trabalho, o Career and Development Office é a plataforma estratégica da Católica Porto Business School que visa o desenvolvimento das soft skills dos participantes e conecta a Escola ao tecido empresarial e à rede Business Alumni. O Career and Development Office disponibiliza realidades e oportu-nidades empresariais ou corporativas, assim como desenvolve e desperta competências comportamentais de cada participante.

O Career and Development Office disponibiliza um serviço customizado e inovador — CEO — Coaching, Events and Opportunities.

ECareer EventsCom o objetivo de aproximaros alunos do mercadode trabalho e proporcionaro contacto direto com profissionais e empresas,o Career and Development Office organiza anualmente vários eventos: encontrosde atuais e antigos alunos, workshops e seminários, apresentações de empresas, eventos de recrutamentoe networking com profissionais, bem como ações de team building com diversos cursos.

CCareer CoachingTem como principal objetivo apoiar os profissionaisa pensar estrategicamentea sua carreira e o seu posicionamento no mercadode trabalho. O processo poderá ainda ter como objetivoso desenvolvimento de competências transversais como a comunicação,o relacionamento interpessoale a condução de reuniões.

OCareer OpportunitiesNo âmbito da relação próxima estabelecida com o tecido empresarial, o Career and Development Office asseguraa divulgação personalizadade oportunidades de emprego.

Competências e gestão de carreiras

15

EMPRESAS

A Católica Porto Business School aposta fortemente na ligação com o tecidoempresarial a nível nacional e internacional. Nesse âmbito, o Career and Development Office assegura diversas iniciativas de articulação Universidade—Empresa:

RecrutamentoO Career and Development Office disponibiliza às empresas, de forma totalmente gratuita, os seguintes serviços de recrutamento e seleção de candidatos: divulgação de ofertas de emprego, triagem inicial de candidaturas, e referenciação de candidatos.

Participação em EventosConnecting with Business — Evento de networking destinado a atuais e antigos alunos dos programas de MBA, sendo uma oportunidade de aproximação e contacto entre profissionais e alunos de diferentes áreas funcionais e setores de atividade. Career Day for Executives — Iniciativa através da qual consultoras de recursos humanos e empresas têm a possibilidade de entrevistar e conhecer os perfis de atuais alunos de Formação Executiva e atuais e antigos alunos de MBA.

Outras IniciativasAs empresas interessadas poderão associar-se à Escola através de seminários e workshops destinados aos cursos de formação ou ao público em geral. As empresas podem ainda acolher visitas de estudo, estar representadas em júris de avaliação de disciplinas e, através do contributo dos seus profissionais, participar no Programa de Mentoring dirigido ao 2.º ciclo.

16

DYNARGIE

COM NEGÓCIOCOM EQUIPASOFT SKILLS SEM EQUIPA

A diferenciação de um Gestor passa, cada vez mais, por desenvolver a sua sensibilidade em temas complementares à dimensão mais técnica — as chamadas soft skills — e também por desenvolver um olhar crítico sobre o seu percurso e sonhos pessoais e profissionais.

Neste sentido, o MBA Executivo conta com a colaboração da Dynargie através de uma abordagem pelos seguintes temas:

PeopleManagement

EmotionalIntelligence

PresentationSkills

Negotiation

Problem-solvingand decision-making

ManagingChange

Competências e gestão de carreiras

17

18

As boas práticas de governação e gestão implicam a reciprocidade qualitativa entre líderes e liderados. Quanto mais próxima for a competência de ambos, melhor é o desempenho e produção de uma equipa, empresa ou organismo. Na Católica Porto Business School essa relação pretende-se humanizada e eficaz.

O Leadership Lab (LEAD.lab) é um centro de conhecimento da Católica Porto Business School. Encara a liderança como um processo que envolve líderes e liderados. Considera que o desempenho das equipas e das organizações resulta desse processo de influência recíproca — e que as boas organizações requerem bons profissionais em ambos os níveis. Nesse quadro, o LEAD.lab tem como missão contribuir para a liderança humanizada, virtuosa e eficaz das equipas e das organizações. É seu objetivo fundamental gerar conhecimento, sobretudo na área da liderança, através de um processo de duplo sentido: o conhecimento emergente da investigação realizada nas organizações é divulgado/transferido para as mesmas.

O LEAD.lab gera um barómetro de liderança, permitindo aos parceiros alcançar dois objetivos: (1) avaliar as suas práticas de liderança relativamente à tendência geral identificada num conjunto de organizações; (2) acompanhar a evolução dessas práticas ao longo do tempo. O barómetro envolve dois grandes domínios/níveis interrelacio-nados: a liderança e as equipas lideradas. As organizações abrangidas poderão usar a informação facultada pelo barómetro para identificar necessidades de formação e desenvolvimento que a Católica Porto Business School procurará satisfazer.

O LEAD.lab também realiza diagnósticos de clima organizacional que facultam às organizações informação relevante para a tomada de decisão nos domínios da liderança e da gestão de pessoas, incluindo na identificação de necessidades de formação. Os diagnósticos são customizados, sendo desenhados de acordo com as necessidades dos parceiros e clientes.

Partilha de conhecimentoLEAD.lab

COM EQUIPASOFT SKILLS KNOW-BUSINESSHARD SKILLS

19

O Service Management Lab (SLab) é um centro de competências da Católica Porto Business School. Tem como foco a produção e transferência de conhecimento que possa contribuir para aumentar a produtividade, qualidade e inovação das indústrias e tarefas relacionadas com serviços.

Partilha de conhecimentoSLab

Com uma estreita colaboração com o mundo empresarial, o SLab desenvolve projetos de investigação centrados em problemas reais, desenvolvendo a sua atuação em diversas áreas da Gestão de Serviços: Economia Digital, Desenho de Novos Serviços e Customer Experience, Servitização, Melhoria de Processos de Serviços, Benchmarking e Medição do Desempenho e Previsão da Procura e Otimização.

...entre outros.

Parceiros

HARD SKILLS KNOW-PEOPLE

A equipa SLab já desenvolveu projetos para...

20

Redes empresariaise académicasCatólica BusinessSchools Alliance

Ancorada num projeto conjunto que aproveita a complementaridade e a diversidade existentes entre os parceiros, a aliança tem por ambição construir uma rede global de escolas de negócios que se torne uma referência para a educação de executivos no mundo da Língua Portuguesa. A Católica Business Schools Alliance tem-se apresentado como um parceiro com experiência, pronto a auxiliar as empresas na valorização do capital humano, através de programas de formação aberta ou in-company, em parceria com parceiros de referência no mercado angolano.

ÁLVARO NASCIMENTODiretor da Católica Business Schools Aliance

A Católica Business Schools Alliance é uma aliança estratégica fundada pela Católica Porto Business School e pela Católica Luanda Business School, no ano 2012, depois da experiência positiva obtida com o MBA Atlântico e que pretende levar mais longe este trabalho de cooperação, estendendo-o a novos programas e parceiros no mundo da Lusofonia.

KNOW-BUSINESSHARD SKILLS COM NEGÓCIOSOFT SKILLS

21

Rede de Universidades

Católicasque acompanha

as empresasnos processos de

internacionalização;

Abordagem modular de formação

ao longo da vida que acompanha

o seu desenvolvimento profissional e que lhe reconhece os créditos

em qualquer uma das Escolas da aliança;

Parceiros disponíveis e

aptos para desenhar e adaptar os programas

à medida das suas necessidades;

Business Alumni: uma rede denetworking

mundial com oportunidades

ilimitadas;

Parceiros académicos

e empresariaisem Portugal, Angola, Brasil, Moçambique,

Macau (China)e em constante

expansão;

Compromisso com uma redede diplomacia

económicacom base lusófona;

Reputação internacional

da marca Católica;

Experiência nodesenvolvimento

de academias e Universidades

Corporativas, enquanto instrumento

para a liderança e gestão damudança;

Iniciativa de liderança

estratégica voltadapara a inovação e

empreendedorismo;

Compromisso firme de formar

os líderes do futuro.

22

Cofundadora da Católica Porto Business School, a AEP — Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, foi fundada no Porto, a 03 de maio de 1849. Em plena Revolução Industrial, os seus respon-sáveis apostaram na formação dos trabalhadores e empresários. A promoção da indústria e das empresas no seu todo é o principal papel deste importante parceiro.

Hoje, com uma intervenção ao nível nacional e multissetorial, a AEP mantém os princípios orientadores que levaram à sua fundação, adaptando-se ao evoluir das necessidades das empresas, intervindo na defesa dos seus interesses quer através de uma relação — construtiva e independente — com os diversos agentes económicos, públicos e privados, quer através da prestação de serviços que potenciem a competitividade das empresas portuguesas.

No âmbito dos serviços prestados, a AEP intervém em variados aspetos da vida das empresas, desde a sua constituição, ao enquadramento e acesso a sistemas de financiamento, na organização de ações de apoio à internacionalização, na formação de quadros e empresários, no domínio da informação. A intervenção junto das empresas tem também sido reforçada, fruto de um intenso trabalho em rede, através de projetos liderados pela AEP, em co-promoção ou pela sua participação em projetos liderados por entidades terceiras, como é o caso da EEN — Enterprise Europe Network.

Temas como a promoção da oferta nacional, a aposta no desenvolvimento equilibrado das regiões, a eficiência energética ou a sucessão empresarial têm sido alvo de uma atenção permanente por parte da AEP. Como há 168 anos, a AEP procura diariamente apoiar as empresas como pilar importante para o desenvolvimento económico e social do país.

AEP – AssociaçãoEmpresarial de Portugal

KNOW-BUSINESS COM NEGÓCIOSOFT SKILLS

Redes empresariaise académicas

23

Pioneira no lançamento da primeira Escola de Gestão no Porto e desde sempre associada ao lançamento da atual Católica Porto Business School, a AEP — Associação Empresarial de Portugal reconhece bem o valor supremo da formação e do desenvolvimento dos quadros e dirigentes empresariais e da sua importância para a melhoria sustentada dos níveis de competitividade do nosso tecido empresarial.

O foco na inovação associado a um quadro docente muito experiente e qualificado e a programas curriculares orientados para a excelência, fazem da Católica Porto Business School uma escola muito bem preparada para enfrentar os desafios da globalização económica e social e para ajudar as empresas portuguesas a diversificar mercados, melhorar as suas práticas de gestão e caminharem no sentido da sua permanente modernização.

Integrada numa prestigiante Instituição — a Universidade Católica — exemplar na formação humana e científica de jovens, a Católica Porto Business School interpreta com mestria esse legado histórico adotando uma cultura de partilha e abertura à comunidade empresarial que enriquece as suas propostas e iniciativas formativas.

A acreditação EQUIS, um dos mais reconhecidos sistemas de certificação, outorga à Católica Porto Business School o estatuto de Escola de referência internacional com uma acrescida responsabilidade de internaciona-lização, cooperação empresarial e adesão aos padrões mais elevados de qualidade europeia e mundial de programas de gestão para executivos e líderes empresariais.

A AEP, uma associação também ela com uma história exemplar no domínio da formação e da qualificação, inscreve na sua agenda estratégica de cooperação com a Católica Porto Business School, não apenas a divulgação junto dos seus associados das iniciativas apresentadas nesta brochura, mas também a realização conjunta de programas formativos em áreas prioritárias do desenvolvimento empresarial, de forma a mobilizar a maioria das nossas empresas para o esforço nacional de incremento das suas competências de gestão.

PAULO NUNES DE ALMEIDAPresidente da AEP,Associação Empresarial de Portugal

24

Formação customizada

OFICINA DE LÍDERESSOFT SKILLS HARD SKILLS

Não há duas empresas iguais e cada negócio tem as suas especificidades. O entendimento destas especificidades é de extrema importância quando se trata do desenvolvimento de formação à medida dos quadros e colaboradores da empresa.

A Católica Porto Business School está preparada para trabalhar com cada empresa para o desenho de programas customizados às suas necessidades e objetivos. Cada programa resulta da articulação de experiências e conhecimento entre a Católica Porto Business School e a organização cliente, resultando numa parceria escola-empresa que permite o desenho de programas potenciadores de desenvolvimento, de reforço de valores e cultura para as empresas e de conhecimento aplicado para a escola.

O Programa de Formação Customizada foi uma experiência muito gratificante quer do ponto de vista profissional quer pessoal. Neste tempo de grande mudança e competitividade é importante que as empresas apostem no reforço das competências dos colaboradores.

A Formação Customizada tem a grande vantagem de o fazer em equipa, num ambiente informal e dirigido por um conjunto de docentes de altíssimo nível e identificado com o mundo empresarial, promovendo a criatividade e uma consciência comum das melhores práticas adaptadas ao negócio, impactando nas decisões operacionais e estratégicas.

Senti que a Formação Customizada me ajudou a refletir na relevância das minhas decisões e opções enquanto líder de equipa mas também contribuindo transversalmente na organização com uma visão mais atual da gestão.

JÚLIO MARTINSSales and Market Management Director Sogrape Vinhos, SA

Redes empresariaise académicas

25

Os programas customizados realizados pela Católica PortoBusiness School resultam de um processo iterativo que passa por cinco fases.

Contextualização com a EstratégiaA Escola promove encontros de reflexão entre o Diretor Científico do programa e o Cliente para acertar o modelo, a duração, o funcionamento e o conteúdo do programa, de modo a garantir o alinhamento entre a organização e a estratégia e assegurar condições para o seu bom desempenho.

Diagnóstico da FormaçãoNuma segunda fase, é feito o diagnóstico de formação que resulta do processo conjunto da 1ª fase.

Desenho do ProgramaApós a contextualização com a estratégia e a correta definição das necessidades de formação, é feito o desenho do programa. Define-se o seu âmbito, estrutura e os conteúdos detalhados de cada módulo que são objeto de uma especificação fina (i.e., elaboração de fichas de disciplina). Os conteúdos são discutidos entre o Docente responsável e um Colaborador do Cliente ( i.e., o sponsor empresarial), por forma a ajustar os temas, os exercícios e os casos para discussão às necessidades e à realidade concreta do cliente.

Execução do ProgramaNa quarta fase, de execução do programa, a Escola está apta para auxiliar o cliente, numa lógica de gestão de talento, participando no processo de seleção de candidatos, providenciando informação sobre o seu desempenho e envolvendo colaboradores da própria organização no processo formativo.

Balanço Final e Follow-upA fase de balanço final e de follow-up consiste num processo de melhoria contínua, que acompanha a execução e produz um relatório final de síntese de todo o processo. Em programas de universidades corporativas recorrentes, os contributos do balanço final são incorporados em edições subsequentes do programa. Sob determinadas circunstâncias, os programas de universidades corporativas podem dar continuidade em programas que conferem grau académico.

26

Desde a exportação até ao investimento e gestão no exterior, a internacionalização surge como uma questão prioritária para a economia e as empresas portuguesas. Para abordar este e outros temas, a Católica Porto Business School criou um círculo de formação exclusivo, operando num formato próximo de um grupo de trabalho.

Oficina de Líderes

OFICINA DE LÍDERES

Redes empresariaise académicas

27

É, hoje, claro que a qualidade dos recursos humanos, a todos os níveis, é a mais importante e determinante razão da dificuldade das empresas portuguesas em serem competitivas. Para um melhor desempenho, as empresas precisam de ter melhor gestão.

Além dos programas regulares, a Escola tem funcionado como um facilitador para os gestores e empresários, provenientes de diferentes setores, partilharem os seus problemas, mas também as soluções encontradas. A Oficina é uma resposta formativa específica em que se procura cruzar o conhecimento mais avançado com os desafios que as empresas enfrentam ou enfrentarão.

A Oficina de Líderes é um espaço único no qual se encontram líderes de um grupo selecionado de empresas e um ou mais membros do corpo docente da Católica Porto Business School. O formato oficina promove a interação entre os dirigentes empresariais e entre estes e os académicos.

O propósito da Oficina de Líderes é o de apresentar a fronteira atual de conhecimento do tema escolhido, discutir como tal conhecimento se relaciona com a experiência dos participantes e como pode informar uma gestão mais eficaz.

ALBERTO CASTRODiretor da Oficina de Líderes Professor Catedrático Convidado da Católica Porto Business School

JOSÉ FERNANDO PINTO DOS SANTOSDiretor da Oficina de Líderes Professor no INSEAD e Professor Catedrático Convidadoda Católica Porto Business School

Considero o Programa Oficina de Líderes uma das raras oportunidades em Portugal, para Empresários e Gestores poderem debater temas muito relevantes, num contexto reservado, e por isso, propício a uma partilha de experiências inter-pares, e com o privilégio de ser superiormente conduzido pelo Professor Pinto dos Santos.

EDUARDO ROCHAFounding Partner, Chairman and Chief Executive OfficerVallis Capital Partners, Vallis Sustainable Investments

28

Ser uma equipa, liderar um “bando de irmãos” e harmo-nizar esforços. Esta é a motivação de um programa de Team Building, monitorizado pela BBDouro, empresa especializada na organização de eventos náuticos corporativos. A Vela, enquanto atividade desportiva, é um dos maiores exemplos da prevalência do conceito de equipa com objetivos bem definidos, razão pela qual potencia qualidades e competências individuais ou de grupo.

A BBDouro garante um elevado nível de profissionalismo:

• Na relação com os seus clientes;

• Na qualidade dos meios que dispõe;

• Na qualidade dos seus serviços;

• Na segurança da atividade que realiza.

O Padel é um desporto estimulante, com muita intera-ção e, por ser jogado a pares, com uma grande compo-nente de equipa. Por ter estas caraterísticas a sua práti-ca como atividade de team building no seio das empre-sas tem vindo a crescer, promovendo a relação entre os colaboradores, estimulando a cooperação e reforçando a importância da atividade física como fator de bem-es-tar pessoal e profissional.

Situada em Matosinhos, a Quinta de Monserrate tem muitos anos de história. Do terreno, outrora de grande atividade agrícola e pecuária, nasceu a Quinta de Monserrate Clube, pensada para promover a prática de desporto ao ar livre, rodeada de espaços verdes e muitas zonas de lazer. Nesta quinta uma das principais atividades é o Padel. O Padel é um desporto de raquete, jogado a pares. É difícil encontrar um desporto de equipa que tenha tantos adeptos de ambos os sexos e com uma abrangência etária tão grande (dos 5/6 anos aos 80). Esta é uma das características mais interessan-tes do desporto, que muitas vezes é jogado em família ou mesmo procurado por empresas enquanto ação de team building ou competição. A facilidade de aprendi-zagem é outra das vantagens, sendo possível trocar bolas e disputar pontos desde a primeira experiência. Com o apoio de monitores especializados e jogando com alguma frequência pode evoluir-se bastante e num curto espaço de tempo.

ExperiênciasexclusivasBBDouro

KNOW-PEOPLESOFT SKILLS

Quinta de Monserrate

KNOW-PEOPLESOFT SKILLS

29

A vela é um desporto exigente, onde se emprega muito mais do que a força do vento. O empenho individual é importante, mas, nunca suficiente para alcançar um resultado profícuo. A vela requer traba-lho de equipa, cooperação e coordenação, motivo pelo qual se torna uma atividade de excelência para interagirmos com os outros e para nos darmos a conhecer. Em grupos de 4-5 pessoas lançamo-nos ao desafio… Um número suficientemente grande para desemprenhar as tarefas a bordo, e um número suficientemente pequeno para criar laços, para descobrir forças e fragilidades, unindo esforços para atingir um objetivo: vencer!

A aposta da Católica Porto Business School no Sailing é uma clara mais-valia do programa do MBA Internacional, no sentido em que propícia o networking e o teamwork. Saída após saída, para o rio ou para o mar, a curiosidade dá lugar à competi-tividade, o foco e a capacidade de liderança vão ditando a eficiência das equipas e naturalmente, o sucesso. Para além de um grande facilitador da nossa integração, o Sailing tem representado uma forma de nos revitalizarmos, de descontrairmos, e acima de tudo uma forma de nos divertirmos ao longo da intensa jornada que é o MBA. Afinal, nem só das aulas vivem os alunos….

ANA LUÍSA PAUPÉRIOSenior Medical ScienceLiaison Novartis Farma

A analogia entre o contexto de uma organização no seu dia-a-dia e a competição em barcos à vela é natural. Qualquer entidade que não valorize e aposte na sua equipa de uma forma contínua põe em risco a sua continuidade futura; todas as equipas de alta competição de vela investem anos de trabalho a aperfeiçoar os seus processos, tendo como objetivo principal a perfeita sintonia no trabalho de todos os membros que constituem uma equipa.

O Sailing Team Building é uma aposta inovadora da Católica Porto Business School, em parceria com a academia de vela BBDouro, que oferece ao mercado uma solução única para os seus colaboradores. Baseado num formato de pequenas competições, que dão origem a uma classificação final, e dando ênfase às soft skills de cada colaborador, criamos um ambiente que obriga os participantes a trabalha-rem fora da sua zona de conforto e que obriga a pensar todos os processos inerentes ao trabalho em equipa de uma forma totalmente espontânea e diferente daquilo que acontece no contexto organi-zacional. Cada sessão de exercício nos barcos é encerrada com um momento de briefing onde é feito o paralelismo entre a experiência vivida e as oportu-nidades de melhoria para a equipa no seu dia-a-dia, com o auxílio de recursos humanos especializados para o efeito.

DIOGO BARROSDiretor Geral BBDouro

O facto do Padel ser fácil de aprender e poder ser jogado por mulheres e homens de todas as idades não quer dizer que seja um desporto limitado, quer em termos estratégicos, quer em termos físicos. Num nível competitivo o Padel é tão exigente fisicamente como outros desportos de raquete e tem uma grande complexidade tática e estratégica.

ALBERTO FORMIGALSócio Fundador Quinta de Monserrate

Experiênciasexclusivas

Testemunhos

30

Competênciastransversais

Expressão dramática e música. Uma abordagem CRAS-SH_Experience que proporciona contextos performati-vos a profissionais de áreas empresariais, abrindo-lhes horizontes e ajudando-os a experimentarem-se em zonas menos confortáveis do seu quotidiano.

As fases do processo artístico englobam dois momentos:

• Formação: Momento onde se experimentaa performance e o contacto com o processo criativo com o objetivo de prepararum espetáculo.

• Ensaio Geral/Espetáculo: Momento onde se apresenta a público o trabalho realizado duranteas sessões de formação, num espetáculo como grupo CRASSH apresentado a público e precedido de um ensaio para adequação ao local.

CRASSH_Experience

A consultora High Play Institute implementa serviços e experiências que auxiliam a capacidade de reação do gestor/executivo face às necessidades das organiza-ções, através do desenvolvimento de competências com recurso à expressão dramática.

Com especialização nas áreas da formação das pessoas, comunicação estratégica e gestão da mudança, o High Play Institute envolve projetos e parceiros em países como: Portugal, Angola, Moçambique, Brasil, Holanda, Espanha, República Checa, Roménia, Bulgária. As soluções do High Play Institute para os Programas de MBA passam por treino suportado por atores de teatro profissionais que favoreçam o desenvolvimento de competências pessoais na área da expressão dramática. Este treino tem como objetivo realizar um espetáculo dividido em diferentes sketchs de teatro. Os Cursos Executivos englobam o Team Building, que permite a criação do “CLOWN”, performance teatral, que terá como público crianças de uma instituição de solidarie-dade social.

High Play Institute

KNOW-PEOPLESOFT SKILLSKNOW-PEOPLESOFT SKILLS

31

Competênciastransversais

Testemunhos

Uma referência para o High Play Institute, com uma equipa inspiradora e transformadora que elevou este módulo a um grau superlativo. Desenvolver as soft skills e colaborar numa ação de responsabilidade social da Católica Porto Business School, para um público tão especial, foi algo memorável e gratifican-te que marcou indelevelmente este curso.

JORGE SÁ PINTOKey Account ManagerBNP Paribas Personal Finance S.A.

MIGUEL CRUZSeafreight DepartmentOperator Lusocargo Transitários, S. A.

Crassh surge já no fim do Curso Geral de Gestão. Uma oportunidade única de desenvolvimento de soft skills, num ambiente que promove o companheirismo e entreajuda num grupo de pessoas de origens profis-sionais tão diversas. E com três ensaios apenas, construiu-se uma ‘missão impossível’...

A intensidade e a motivação foram partilhadas por todos, incluindo os inexcedíveis formadores, conta-giando também o público. Como resultado, eis que meros “cantores de chuveiro” entram em palco e, com cabos de vassoura, baldes de tinta e a sua “afinada” voz, fazem um grande e divertido espetáculo.

32

A U.DREAM (UD) é a primeira empresa júnior social do país. Exclusivamente constituída por estudantes univer-sitários do Porto, Braga e Aveiro (em breve, também de Coimbra e Lisboa), tem como objetivo a realização de sonhos e desejos de crianças com frágeis ou dramáticos estados de saúde. Uma experiência impactante, que humaniza, e à qual ninguém consegue ficar indiferente.

Aquele que começou por ser um projeto social é, hoje, um projeto educativo que visa, através dos estudantes, mudar vidas e moldar consciências. A UD assenta sobre 3 eixos: o Sonho, a Empresa e a Academia.

SONHOAcompanhamos durante 3 meses, no domicílio, as crianças e respetivas famílias para que possamos assim ter um impacto maior a longo prazo nas suas vidas.

EMPRESAAssente num sistema sustentabilidade único, a UD garante — através do desenvolvimento do cartão de sócio e da prestação de serviços de formação e consultoria — a capacidade de não depender de donativos privados e/ou apoios estatais.

ACADEMIAA Academia integra um plano formativo que procura desenvolver os estudantes a nível profissional e técnico, mas mais importante ainda, a nível pessoal e humano. “Aprende o melhor de todos e ensina o melhor de ti!”. Foi exatamente nesta premissa que a Católica Porto Business School decidiu investir em nós e nos nossos Sonhos, proporcionando à Direção da UD Porto um conjunto de formações executivas anuais, que possibilitam que, juntos, sejamos mais capazes de tornar o mundo um local um pouco mais justo, ou não fosse o conhecimento e o altruís-mo as duas armas mais importantes nesta difícil missão! Em suma, a UD quer influenciar hoje aqueles que amanhã vão tomar as grandes decisões do país, aqueles que vão, mais cedo ou mais tarde, ser responsáveis pela educação das próximas gerações. Esta é, na nossa ótica, a solução para a crise que vivemos. A de mentalidades. Não prometemos mudar o Mundo já, mas prometemos trabalhar todos os dias para dar início a essa mudança.

Quer ajudar a UD? Para o fazer sugerimos que se faça sócio, podendo dessa forma usufruir de 10% de desconto na formação executiva selecionada da Católica Porto Business School (para informações detalhadas visite o site www.udream.pt).

Valorizaçãodas pessoasU.DREAM

KNOW-PEOPLESOFT SKILLS

33

Muito obrigado à Católica Porto Business School por ter acreditado em mim e me ter oferecido esta bolsa que me permitiu tirar este curso fantástico e obrigado à U.Dream por tornar mais este Sonho em realidade.

Não existem muitas organizações juvenis que proporcionam este tipo de privilégios gigantescos aos seus membros mas, como sempre, às vezes basta sonhar... :)

DIOGO CRUZCEO e Fundador da U.Dream

34

A organização Junior Achievment Portugal, fundada em setembro de 2005, tem como missão inspirar e prepa-rar crianças e jovens para a economia global, através da consciencialização de temáticas como Cidadania e Ética, Empreendedorismo e Literacia Financeira.

Em anos anteriores a Católica Porto Business School participou nos seguintes programas de voluntariado da Junior Achievement Portugal: "A Família", "Europa e Eu", "É o Meu Negócio", "Economia para o Sucesso", "A Empresa" e "A Comunidade".

Valorizaçãodas pessoasJunior Achievement Portugal

Junior Achievement Portugal — Uma experiência enriquecedora a não perder! Num primeiro contacto com a missão da JAP, de imediato me apercebi da importância que os temas como o empreendedorismo, criatividade e inovação, contribuem para o desenvolvimento dos jovens e melhor os preparam para um futuro cada vez mais exigente. A primeira experiência como voluntário, no programa “A Empresa”, foi um verdadeiro desafio: poder partilhar a minha experiência profissional e pessoal, orientar os alunos fazendo a ligação entre a escola e o mundo dos negócios, vestir o papel de mentor num apoio contínuo ao grupo de trabalho, fazendo-os acreditar nas suas capacidades!

Muito bom! A repetir!

RUI SILVAHead of Customer Care and CollectionBanco Credibom, SA - Credit Agricole Consumer Finance Group

KNOW-PEOPLESOFT SKILLS

35

KNOW-PEOPLESOFT SKILLS

A identidade CATÓLICA da nossa Universidade está na génese da criação da UDIP — Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa em 2009. A UDIP tem procurado desde então propor todos os anos à Comunidade da Católica Porto um conjunto de iniciativas como oportunidades de crescimento e desenvolvimento de capacidades e talentos. Solidariedade, Espiritualidade, Cultura, Paz, Diálogo, Fraternidade são palavras-chave que dão sentido às nossas atividades. Queremos através destas, transmitir valores e princípios que consideramos vitais porque acreditamos serem construtores do bem comum e assentes na formação humana dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Conheça algumas das nossas iniciativas:

CASO | CAtólica SOlidáriaPossibilidade de realizar voluntariado regular durante pelo menos um ano lectivo ou pontualmente, em diversas áreas, com acompanhamento da Equipa CASO.

Recolha de SangueOrganizada duas vezes por ano com o apoio do Instituto Português de Sangue e da Transplantação, a recolha de sangue é aberta a todos os que queiram e possam dar vida.

CapelaniaCelebrações da eucaristia nos dois campi, acompanhamento espiritual e celebração dos principais momentos da Vida Cristã (Advento, Natal, Quaresma, Páscoa) | Capelão: Pe. José Pedro Azevedo - [email protected]

Caminho de SantiagoTodos os anos durante 4 ou 5 dias, percorremos as últimas etapas do Caminho Francês ou Português. É sempre um momento de encontro, reflexão e espiritualidade em contacto com a natureza e com outros. É uma atividade aberta a todos com prioridade para a comunidade interna: estudantes, docentes e colaboradores.

Grupo de Estudo da BíbliaA partir do Evangelho do Domingo seguinte, estas sessões ajudam a interpretar melhor os textos do Evangelho. São uma oportunidade única para aprender e aprofundar o conhecimento sobre Jesus e a Sua mensagem. Para todos.

Ciclo de CinemaProjeção de filmes com uma mensagem de desenvolvimento pessoal e com um comentário inicial.

Nas7quintasConversas informais sobre temas de Vida (eutanásia, aborto, barrigas de aluguer…)

Valorizaçãodas pessoasDesenvolvimento integral da pessoa

Contatos: Carmo Themudo · www.udip.porto.ucp.pt · [email protected] · 226196272 / 939196278

36

A Associação dos Antigos Alunos da Católica Porto Business School reforça a visibilidade, reputação e influên-cia da Universidade Católica na sociedade, em geral, e no mundo empresarial, em particular. Uma rede de conhecimento, oportunidades e vivências ao dispor dos nossos Alumni.

A Católica Porto Business Alumni desempenha um papel importante no desenvolvimento de iniciativas para atuais e antigos alunos, trabalhando em estreita articulação com a Escola através do Career and Development Office. Esta parceria dinamiza a partilha de oportunidades e informações online através do site e grupo no LinkedIn da Associação e promove eventos de networking dos quais se destacam o Jantar Anual de Antigos Alunos e o Encontro Alumni Abroad: Sharing Experiences. A potenciação desta rede a nível internacional tem também levado a uma aposta na dinamização de encontros de antigos alunos no estrangeiro. Esta iniciativa já se realiza em Londres, Madrid, Maputo e Rio de Janeiro e o número de cidades continuará a aumentar.

UniversoCatólicaCatólica Porto Business Alumni

Alumni Career and Development Office CoordinatorValquíria [email protected] | +351 226196223

É alumni? Junte-se a esta rede! Contacte-nos

5 CONTINENTES MAIS DE 30 PAÍSES 2000 ASSOCIADOS

37

38

Parcerias

39

40

41

Clube de EmpresasMBA Executivo

42

Testemunhos

A minha procura de atualização de alguns conceitos relacionados com a área profissional levou-me até à Católica Porto Business School. A participação no Curso Executivo de Marketing and Sales Intelligence como parte integrante da Pós-graduação de Marketing foi bastante gratificante. A abordagem é feita de uma forma muito simples e eficaz, a dinâmica da estrutura curricular permite de uma forma descomplicada assimilar os conteúdos programáticos.

VANDA MIRANDAAssistente de Marketing, The Fladgate PartnershipCurso Executivo Marketing and Sales Intelligence

Diria que fui um dos afortunados participantes na 12ª Edição do Curso Geral de Gestão da Católica Porto Business School. Afortunado porque, tendo um background de engenharia, e sentindo necessidade de reforçar os meus conhecimentos de gestão, ao optar por esta escola, vim a frequentar um curso que veio em muito superar as minhas expectativas. As expectativas eram altas e as minhas funções exigiram que eu desenvolvesse competências nas áreas financeiras e organizacionais. Estas e outras competências foram adquiridas, dando-me ferramentas indispensáveis à minha vida profissional. A multidisciplinaridade dos participantes permitiu o enriquecimento pessoal e profissional através da partilha de conhecimentos, experiências e novas formas de trabalhar. Ficou a vontade de voltar…

LUÍS SENA DE VASCONCELOS Coordenador de Compras de Materiais Diretos, Sogrape VinhosCurso Geral de Gestão

A área financeira é sem qualquer dúvida uma área intelectualmente desafiante. Estando no início da minha carreira profissional, encontro desafios tão interessantes como exigentes e que requerem um nível técnico que me permita elevar o meu desempenho profissional. Foi precisamente nesse prisma que se enquadrou, e continua a enquadrar o meu percurso no Curso Executivo em Gestão Financeira da Católica Porto Business School. Uma formação, numa escola de renome, com uma estrutura e organização de excelência, com Docentes de grande reputação e disponibilidade, e que conjuga as vertentes teórica e prática de forma a maximizar a aprendizagem de cada um.

JOÃO FERNANDES Analista Financeiro, Renault Cacia Curso Executivo Gestão Financeira

A Pós-Graduação Gestão na Saúde é um programa extremamente bem organizado e estruturado, conseguindo equilibrar as áreas mais numéricas e “hard” (como por exemplo Fundamentos de Gestão Financeira ou Avaliação de Projetos) com as áreas curriculares mais “soft” e relacionais (ex. Comunicação, Liderança de Equipas, Comportamento Organizacional...). O balanço das matérias lecionadas induz uma verdadeira mudança na forma de pensar habitual. É de destacar ainda a simpatia e eficiência da equipa não docente envolvida, a par do profissionalismo e competência do corpo docente, cujo esforço se evidencia na transmissão dos conhecimentos mas, também, de valores!

MARIA JOSÉ COSTEIRADiretora Clínica, Hospital da Senhora da Oliveira — Guimarães, EPE Pós-Graduação em Gestão na Saúde

43

Num país e numa cidade onde o Turismo e a Hotelaria estão em constante crescimento e a proporcionar ótimas oportunidades de negócio, o curso de Pós-Graduação em Gestão Hoteleira de uma Escola tão conceituada como a Católica Porto Business School, que está na vanguarda do ensino da Gestão, veio-me permitir adquirir os conhecimentos e as ferramentas desejadas. A dimensão e a mecânica do curso muito orientadas para a parte prática, os conhecimentos e versatilidade dos Professores, a vantagem de conhecer pessoas que já estão no mercado de trabalho com uma enorme rede de contatos, proporciona-nos as literacias necessárias para que se possa ter um visão integrada da gestão de uma empresa ou área de negócio.

EDUARDO PEREIRADiretor Coordenador, IBERSOL Pós-Graduação em Gestão Hoteleira

O Programa Intensivo de Gestão da Católica Porto Business School é um meio de adquirir competências nesta área e, mais, sistematizar e aprofundar os conhecimentos práticos que vamos adquirindo no desenvolvimento das nossas carreiras, mas que, muitas vezes, carecem de sustentação académica. A Católica Porto Business School com a sua vasta experiência em formação executiva, foco no aluno e com horários adequados para quem desenvolve atividades profissionais exigentes, torna esta experiência academicamente e profissionalmente relevan-tes. Não posso deixar de referir que o networking gerado pelo contacto com profissionais das mais variadas áreas e backgrounds (Professores e Alunos) cria relações que perduram para além do fim do programa.

LUIS SENA Gestor Comercial, Montepio CréditoPrograma Intensivo de Gestão

As constantes alterações a nível Fiscal requerem um acompanhamento muito próximo da realidade. O Curso Fiscalidade Intensiva, permitiu-me consolidar conhecimentos, aprender novos conceitos e ter uma visão muito mais abrangente dos diversos assuntos. Um dos aspetos diferenciadores, foi o corpo docente. Com um know-how muito profundo, obtido através da experiência académica e profissional, conseguiram transmitir os conhecimentos e simplificar muitas temáticas que julgávamos mais complexas. O facto de conciliarem estas qualidades, fez toda a diferença. Saliento, também, o networking o qual foi muito positivo. Recomendo este curso, que está bastante completo e estruturado, a todos os que pretendem melhorar as suas competências.

GASPAR ANTÓNIO BORGES Co-CEO, Grupo ABB Curso Executivo Fiscalidade Intensiva

O Curso Executivo de Marketing Management foi uma experiência extremamente enriquecedora para mim, que me permitiu simultaneamente reavivar e adquirir conhecimentos nesta área tão dinâmica e tão desafiante. A componente prática deste curso, bem como a disponibilidade do corpo docente, relembrou-me da importância de obter do mercado informação útil e deu-me mais certezas do caminho a seguir para a definição e implementação da uma estratégia de marketing coesa e diferenciadora.

CAROLINA XAVIER E SOUSA Responsável de Marketing e Comunicação, Iad PortugalCurso Executivo Marketing Management

Corporateconnections

PAINEL DEPROFISSIONAIS

PATROCÍNIOS PROCESSOS DERECRUTAMENTO

E SELEÇÃO

SEMINÁRIOS CATÓLICA PORTOBUSINESS SCHOOL

CONVIDA EMPRESAS

DENOMINAÇÃODE ESPAÇOS

JOGOS DE GESTÃOE ESTRATÉGIA

MENTORING ESTÁGIOS CENTRO DE AVALIAÇÃODE COMPETÊNCIAS

PROJETOS TFM

MESTR ADOS

ADVISORY CENTER

TEEN ACADEMYYOUNG ENTERPRISE

PRÉ-UNIVERSIDADE

ESTÁGIOSDE VERÃO

PROJETOFINAL

PROJETOMULTIDISCIPLINAR II

PROJETOMULTIDISCIPLINAR I

LIC

EN

CIA

TU

RA

S

CEGEA

LEAD LAB

SLAB

INVESTIG

AÇÃO E CONSULTORIA

CAREERCOACHING

CAREER DAY

CONNECTINGWITH BUSINESS

CONSULTINGEXPERIENCE

PARCERIAEM CURSOS

FO

RM

ÃO

EX

EC

UT

IVA

Rua Diogo Botelho, 13274169 – 005 Porto+351 226 196 [email protected]