catecismo da igreja católica - aula 19

22

Upload: rubens-junior

Post on 24-May-2015

684 views

Category:

Spiritual


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19
Page 2: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

1919 Notas e Atributos da IgrejaNotas e Atributos da Igreja

Page 3: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica

781 a 810

Esta é a única Igreja de Cristo, que no Credo confessamos ser una, santa, católica e apostólica. Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si indicam traços essenciais da Igreja e da sua missão. A Igreja não os confere a si mesma; é Cristo que, pelo Espírito Santo, concede à sua Igreja que seja una, santa, católica e apostólica, e é ainda Ele que a chama a realizar cada uma destas qualidades.

Page 4: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Introdução

Ao constituir a Igreja como pré-requisito para a nossa felicidade eterna, o Senhor não deixou de estampar nela, claramente, a sua marca, o sinal da sua origem divina, e tão à vista que não pudéssemos deixar de reconhecê-la no meio da miscelânea de mil seitas, confissões e religiões do mundo atual. Podemos dizer que a “marca” da Igreja é um quadrado, e que o próprio Jesus Cristo nos disse que devíamos olhar para cada lado desse quadrado.

Page 5: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Ideias principaisIdeias principais

Page 6: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Marcas da Igreja

AP

OS

TO

LIC

IDA

DE

SA

NT

IDA

DE

UNIDADE

CATOLICIDADE

Page 7: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Unidade

HIERARQUIA (PASTORES)

UNAUNA

O Bispo O Papa

Para a Igreja local Para a Igreja universal

SignificaSignifica que não há diversas igrejas

fundadas por Jesus, mas apenas umauma.

A mesma Fé – Unidade de Credo

Os mesmos Sacramentos – Unidade de Culto

A mesma Hierarquia – Unidade de Autoridade

Page 8: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

As verdades em que cremos são as que foram dadas a conhecer pelo próprio Cristo; são verdades que procedem diretamente de Deus.Não há Igreja que possa dizer que é de Cristo se todos os seus membros não creem nas mesmas verdades, já que essas verdades são de Deus, eternamente imutáveis, as mesmas para todos os povos. Sabemos que na Igreja Católica, todos cremos nas mesmas verdades; bispos, sacerdotes ou leigos. Cada católico, esteja onde estiver, diz exatamente o mesmo quando recita o Credo dos Apóstolos.

Page 9: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Estamos unidos também no culto, como nenhuma outra Igreja. Temos um só altar, sobre o qual Jesus Cristo renova, todos os dias, o seu oferecimento na cruz. Só um católico pode dar a volta ao mundo sabendo que , aonde quer que vá, se encontrará sempre em casa, do ponto de vista religioso. Em toda a parte, a mesma Missa; em toda a parte, os mesmos sete sacramentos.

Page 10: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Não estamos unidos entre nós apenas pelo que cremos e pelo que celebramos, mas também por estarmos sob a mesma autoridade. Jesus Cristo designou São Pedro como pastor supremo do seu rebanho, e tomou as medidas necessárias para que os sucessores do Apóstolo até o fim dos tempos fossem a cabeça da sua Igreja e quem guardasse as suas verdades. A lealdade ao Bispo de Roma, a quem chamamos carinhosamente Santo Padre, será sempre o centro obrigatório da Igreja de Cristo: “Onde está Pedro, ali está a Igreja.”

Uma fé, um culto, uma cabeça. Esta é a unidade pela qual Cristo orou, a unidade que estabeleceu como um dos sinais que identificariam perpetuamente a sua Igreja. É uma unidade que só pode ser encontrada na Igreja Católica.

Page 11: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Santidade

O SEU FUNDADORFUNDADOR, , JESUS CRISTO, JESUS CRISTO, É SANTOSANTO

A DOUTRINADOUTRINA QUE NOS ENSINA É SANTASANTA

PROMOVE A PROMOVE A SANTIDADESANTIDADE DE DE TODOSTODOSSANTASANTA

A A

ORAÇÃOORAÇÃO

OS

SACRAMENTOSSACRAMENTOS

(são santos)

para a alcançarpara a alcançar

E OFERECE OS MEIOSMEIOS

SignificaSignifica que é santa na sua CabeçaCabeça (Jesus Cristo) e em muitos dos seus membrosmembros,

e que possui possui todostodos os meios os meios para para santificarsantificar os homens.

Page 12: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Igreja é, aos olhos da fé, indefectivelmente santa. Com efeito, Cristo, Filho de Deus, que é com o Pai e o Espírito proclamado o “único santo” amou a Igreja como sua esposa, entregou-Se por ela para santificar, uniu-a a Si como seu Corpo e cumulou-a com o dom do Espírito Santo para a glória de Deus. A Igreja é, pois, o povo santo de Deus, e os seus membros são chamados santos.

Page 13: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Catolicidade

Em todos os tempos, todas as verdades, em todos os lugares. Esta frase descreve de uma forma condensada a terceira das quatro notas da Igreja. É o terceiro lado do quadrado que constitui a “marca” de Cristo e que nos prova a origem divina da Igreja. É o selo da autenticidade que só a Igreja Católica possui.A palavra católica significa que abrange tudo, e provém do grego; e significa o mesmo que a palavra universal, que provém do latim.

Page 14: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Igreja Católica não só é a única cuja história não se interrompe desde os tempos de Cristo, como também é a única que ensina todas as verdades que Jesus ensinou e como Ele as ensinou.Além de ser universal no tempo (todos os dias desde o Pentecostes) e universal na doutrina (todas as verdades ensinadas por Jesus Cristo), a Igreja Católica levou a mensagem de salvação à todas as partes do mundo. A Igreja católica é a única que está em toda a parte, por todo o mundo.

Page 15: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Apostolicidade

A quarta nota da autêntica Igreja de Cristo, a que completa o quadrado, é a apostolicidade, que significa que a Igreja que pretenda ser de Cristo deverá provar a sua legítima descendência dos Apóstolos, alicerce sobre o qual Jesus edificou a sua Igreja.

Page 16: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A Igreja é apostólica porque está fundada sobre os Apóstolos. E isso em três sentidos:

Foi e continua a ser construída sobre o alicerce dos Apóstolos, testemunhas escolhidas e enviadas em missão pelo próprio Cristo.

Guarda e transmite, com a ajuda do Espírito Santo que nela habita, o bom depósito, as sãs palavras recebidas dos Apóstolos.

Continua a ser ensinada, santificada e dirigida pelos Apóstolos até o regresso de Cristo, graças àqueles que lhes sucederam no ofício pastoral: o Colégio dos Bispos, assistido pelos sacerdotes, em união com o sucessor de Pedro, pastor supremo da Igreja.

Page 17: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Atributos da Igreja

Para um católico que raciocina, a aceitação das verdades da fé deve ser uma aceitação raciocinada, uma aceitação inteligente. É certo que a virtude da fé em si mesma – a faculdade de crer – é uma graça, um dom de Deus. Mas a fé adulta edifica-se sobre a razão, não é uma frustação da razão.À competência da Igreja para falar em nome de Cristo sobre matérias de fé doutrinal ou de ação moral, para administrar os sacramentos e exercer o governo espiritual, chamamos autoridade da Igreja. O homem que, pelo uso da sua razão, vê com clareza satisfatória que a Igreja Católica possui este atributo de autoridade, não vai contra a razão, mas, pelo contrário, segue-a quando afirma: “Creio em tudo o que a Igreja Católica ensina.”

Page 18: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

De modo geral, o católico segue tanto a razão como a fé quando aceita a doutrina da infalibilidade. Este atributo significa que a Igreja (seja na pessoa do Papa ou de todos os bispos juntos sob o Papa) não pode errar quando proclama solenemente que certa matéria de fé ou de conduta foi revelada por Deus e deve ser aceita e seguida por todos. A promessa de Cristo: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo (Mt 28,20)” não teria sentido se a sua Igreja não fosse infalível.O direito de falar em nome de Cristo e de ser escutada é o atributo da Igreja Católica a que chamamos autoridade. A certeza de estar livre de erro quando proclama solenemente as verdades de Deus é o atributo a que chamamos infalibilidade.

Page 19: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Existe uma terceira qualidade característica da Igreja Católica: a indefectibilidade.O atributo da indefectibilidade significa que a Igreja permanecerá até o fim dos tempos como Jesus a fundou, que não é perecível, que continuará a existir enquanto houver almas a salvar.

Page 20: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

A sentença “fora da Igreja não há salvação” significa que não há salvação para os que se acham fora da Igreja por culpa própria. Alguém que seja católico e abandone a Igreja deliberadamente não poderá salvar-se se não retornar; a graça da fé não se perde a não ser por culpa própria.Mas aqueles que se encontram fora da Igreja sem culpa própria, e que fazem tudo o que podem conforme o seu reto entender, fazendo bom uso das graças que Deus certamente lhes dará em vista da sua boa vontade, esses poderão salvar-se.

Page 21: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Propósitos de vida cristãPropósitos de vida cristã

Page 22: Catecismo da Igreja Católica - Aula 19

Um propósito para avançar

Meditar no encargo de Cristo, que deixou a todos os cristãos a responsabilidade de que se cumpra a missão da Igreja.

Rezar com frequência pelo Papa e pelos Bispos. Sobretudo pelo bispo da tua própria diocese; pode fazer-se de modo especial na Santa Missa.

www.conhecendominhafe.blogspot.com.br